Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Psicologia (Bacharelado)

Aula inaugural do curso de Psicologia aborda a atuação do psicólogo do trabalho

O curso de Psicologia da Unijuí realizou, nessa quinta-feira, 7 de março, a sua aula inaugural. A atividade ocorreu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum e reuniu estudantes da graduação, de forma híbrida, do campus Ijuí e do campus Santa Rosa. A atividade foi uma promoção do Centro Acadêmico do curso de Psicologia (Capsi) e teve o objetivo de apresentar uma área de atuação diversificada e integrar os estudantes no início do semestre. 

A aula inaugural abordou “A atuação do psicólogo do trabalho e o sofrimento psíquico”, palestra que foi ministrada pela professora Laís Sartor e apresentou temas referentes ao trabalho executado pelos profissionais nesta área de atuação.  “A ideia foi de apresentar um pouco da profissão, a partir de uma abordagem baseada na psicodinâmica do trabalho”, ressaltou a psicóloga durante a sua fala, levando em conta que há diferenças entre o psicólogo do trabalho e aqueles que buscam ser psicólogos organizacionais. 

A coordenadora do curso de Psicologia do campus Ijuí, professora Sonia Aparecida da Costa Fengler, deu as boas-vindas aos estudantes do curso e salientou a importância dos acadêmicos aproveitarem a sua caminhada durante os anos de graduação. “Este é um passo importante de um estágio maior que vai vir logo mais à frente. Esperamos que este seja um percurso de muita produção, aprendizado e que todos possam passar por ele de uma forma muito tranquila”, comentou.

A docente também argumentou que é preciso aproveitar o maior tempo possível da vivência na Universidade para que todos possam colecionar conhecimento. "Este é um tempo precioso e todos os nosso corpo docente também pensa da mesma forma. Recebemos todos vocês com votos de um ótimo semestre e no que precisarem estaremos à disposição”, completou. 


Curso de Psicologia da Unijuí promove aula inaugural nesta quinta-feira

O curso de Psicologia da Unijuí vai promover, na próxima quinta-feira, 7 de março, a sua aula inaugural de 2024. A atividade terá a promoção de uma palestra, com o tema “A atuação do psicólogo do trabalho e o sofrimento psíquico”, a qual será ministrada pela professora Laís Sartor. 

A Aula Inaugural vai ocorrer no Salão de Atos,no campus de Ijuí, a partir das 19h30. A programação é promovida pelo Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI) e ocorrerá de forma híbrida, com transmissão via meet para os estudantes do curso de Psicologia de Santa Rosa. 

Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do curso. 

Serviço

Evento: Aula Inaugural do curso de Psicologia

Tema: A atuação do psicólogo do trabalho e o sofrimento psíquico

Quando:  Quinta-feira, 7 de março, às 19h30

Onde: Salão de Atos - campus Ijuí e via Meet. 


Aumenta procura por atendimentos e encaminhamentos na Clínica de Psicologia da Unijuí - Campus Ijuí

A Clínica de Psicologia da Unijuí - Campus Ijuí registrou um aumento no número de atendimentos em 2023. Ao todo, foram atendidos 264 pacientes, que representaram, ao longo do seu tratamento, 3.401 atendimentos psicológicos. 

Segundo a coordenadora da Clínica, professora Elisiane Schonardie, não só mais pessoas procuraram pelo atendimento junto ao espaço, quanto mais pacientes foram encaminhados pela rede pública de saúde do município. “Outro fator que contribuiu para o acréscimo foi que, no ano passado, contamos com um número maior de terapeutas estagiários, permitindo que mais pessoas fossem atendidas”, destacou a professora.

Entre as principais queixas relatadas pelos pacientes estão a depressão, quadros de ansiedade e questões decorrentes de conflitos familiares. De acordo com a professora, também surgiram muitas queixas relacionadas ao sofrimento no trabalho e alguns quadros de risco para suicídio. 

“A Clínica de Psicologia tem sido um importante espaço para a comunidade ao oferecer um tratamento psicológico de qualidade, uma vez que todos os casos são assistidos por um profissional da área de psicologia, que também é professor do curso. A Clínica é uma instituição comprometida com a formação de profissionais, tanto de novos quanto de egressos, através de atividades de extensão clínica”, explica a professora Elisiane.

Além disso, é na Clínica que os acadêmicos fazem o seu percurso de estágio em Psicologia e Processos Clínicos. “O foco principal do trabalho é o atendimento psicológico ao paciente, mas a clínica também é um espaço de formação. Então, para além dos atendimentos clínicos a crianças, adolescentes, adultos e idosos, os alunos se envolvem em atividades como estudos de casos, reuniões clínicas, seminários, jornadas clínicas, grupos de estudos e supervisão de casos”, finalizou a professora.


Curso de Psicologia da Unijuí oferece ampla estrutura para formar profissionais capacitados e reconhecidos no mercado

Com foco em oferecer os principais estudos do campo e capacitar os estudantes para atuar com a saúde mental, tanto clinicamente quanto nos aspectos que envolvem as questões organizacionais, de saúde mental no trabalho, os processos educacionais e sociais, o curso de Psicologia da Unijuí é destaque em formar profissionais de excelência, capazes de desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde, com objetivo de dar maior qualidade de vida às pessoas e à comunidade. 

Com cinco anos de formação, o curso é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e conta com ampla estrutura para dar aos estudantes a melhor formação na área. As inscrições para o curso estão abertas no Vestibular Contínuo 2024, as quais podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular até o dia 19 de fevereiro.

Como diferenciais, os estudantes da graduação contam com a possibilidade de vivenciar experiências profissionais desde o início do curso dentro da Clínica Escola de Psicologia, onde podem atuar em atendimentos psicoterapêuticos, acolhendo diversas questões de sofrimento psicológico em crianças adolescentes, adultos e idosos  A formação também disponibiliza Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia e Processos Educacionais da Infância e Adolescência e de Avaliação Psicológica, nos quais os alunos desenvolvem as habilidades requeridas para o exercício da profissão.

Conforme a coordenadora do curso no campus de Ijuí, professora Sônia Aparecida da Costa Fengler, além da estrutura qualificada, a formação dispõe de um corpo docente capacitado, com experiência prática e profissional, que possibilita uma supervisão individualizada de cada estudante durante as atividades e experiências práticas. “Os acadêmicos têm contato com a prática desde o primeiro semestre, sempre com mentoria dos professores em cada etapa de formação”, ressalta. 

A professora Simoni Antunes Fernandes complementa que há outras vivências que o estudante pode ter durante a sua graduação. Uma delas é a possibilidade de se estudar fora do país. “É possível que o acadêmico busque ampliar seus conhecimentos a partir do intercâmbio. O estudante também terá contato com ensino e atividades de pesquisa científica no decorrer da formação, podendo atuar em projetos de extensão comunitária e junto a programas de pós-graduação ofertados pela Universidade”, comenta. 

Mais informações sobre o curso e sobre as suas respectivas atuações e atividades práticas podem ser acessadas no site da Unijuí.


Clínica de Psicologia da Unijuí - Campus Santa Rosa teve grande procura pelo público jovem em 2023

Os efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde mental da população foi sentida pelos estudantes e professores da Unijuí - Campus Santa Rosa, que atuaram em 2023 na Clínica de Psicologia. Segundo a coordenadora da Clínica, professora Simoni Fernandes, houve uma procura maior por atendimentos entre os jovens, que sofreram com o isolamento social justamente em uma fase da vida onde o contato com o outro é um elemento importante. 

“Atendemos um número significativo de jovens com quadros de ansiedade e também escolares, ou seja, crianças que estavam em processo de alfabetização durante a pandemia e que encontraram obstáculos, alguma inibição intelectual pós-pandemia”, explicou a professora, lembrando da importância da Clínica Escola para a comunidade, que tem um espaço para trabalhar o seu sofrimento psíquico, tão presente nos dias de hoje. 

“Não são tempos fáceis para a condição humana e é importante que a comunidade tenha este espaço de escuta, que fortalece a rede de atenção à saúde existente em Santa Rosa, que é tão qualificada. Quanto mais espaços direcionados à saúde mental tivermos, melhor será a qualidade de vida de uma população”, completou a professora. 

Além de sua importância para a comunidade, a Clínica é um importante espaço de formação para os acadêmicos - ou melhor, para os clínicos em formação, como são chamados. Alicerçada em pilares teóricos de escuta a partir da psicanálise, a Clínica possibilita que os estudantes façam atendimentos supervisionados por professores, que também são psicólogos. No local, eles também participam de seminários de estágio, onde trabalham teoricamente as questões relacionadas aos casos, de reuniões clínicas e de estudos de casos. “Todos estes são momentos ricos para a formação profissional, e onde também trabalhamos a ética profissional”, reforça a professora. 

Em 2023, a Clínica Escola contou com um número menor de estudantes atuando no atendimento, em razão da mudança curricular do curso. Por conta disso, há uma lista de espera, que deverá ser atendida neste ano. 


Com a participação de voluntários da Unijuí, projeto Substanciarte será lançado nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, a comunidade local poderá participar do lançamento do projeto Substanciarte, um coletivo de geração de trabalho e renda que nasceu junto ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS AD de Ijuí, e que vem contando com a ajuda de voluntários para se fortalecer, a exemplo do curso de Psicologia da Unijuí. 

“A demanda pela organização deste coletivo partiu dos próprios usuários do CAPS AD, que viram na iniciativa uma forma de retornar ao mercado de trabalho. Esse coletivo de geração de renda é baseado nos princípios da Economia Solidária, que é uma diretriz do Sistema Único de Saúde, e segue os moldes de coletivos já consolidados, como o GerAção POA, de Porto Alegre, que visitamos recentemente, e o Corre Dazarte, de Santa Maria”, explicou a coordenadora do CAPS AD e egressa do curso de Psicologia da Unijuí, Andressa Dias.

Dentro do CAPS AD, foi formado um grupo para produção de materiais que possam ser comercializados. A renda, por sua vez, será dividida entre os participantes, observando os critérios de participação e produtividade. Hoje, o coletivo trabalha na produção de macramê, telas e ecobags, mas a ideia é, ao longo do tempo, ampliar esse portfólio. “As produções e oficinas são feitas a partir das habilidades dos participantes. Ensinamos uns aos outros. Inclusive, dentro do grupo, não há uma diferenciação entre pacientes e profissionais. Todos somos oficineiros”, destacou Andressa.

Carolina Gross, que é professora do curso de Psicologia, está auxiliando o coletivo na construção do seu estatuto ao lado de dois estudantes, que se vinculam ao projeto por meio de estágios voluntários. “O coletivo vem aos poucos tomando corpo e contando com a articulação do curso de Psicologia, dentro da perspectiva da saúde mental e da cidadania. Nós temos nesta iniciativa o trabalho como um elemento central, e a partir dele nós percebemos que muitos usuários tinham dificuldades de manter relações de trabalho mais rígidas. Exatamente em razão disso, é importante estabelecermos espaços para que eles possam propor o seu trabalho e produzir aquilo que realmente querem apresentar à sociedade”, explicou a professora .

De acordo com Carolina, o coletivo vem permitindo que os pacientes sejam protagonistas e que, mais do que produzir e apresentar aquilo que desejam à sociedade, eles têm a chance de tomar à frente e discutir questões como custo, comercialização, o que fazer, como fazer e quais técnicas utilizar para produção dos produtos. Para muitos, como para o oficineiro Edimilson Kanieski, a experiência no coletivo tem sido maravilhosa.

“A primeira semana que comecei a fazer o macramê foi maravilhosa. Hoje eu saio do CAPS para casa com uma alegria grande e uma paz profunda. Agora, só quero passar o conhecimento adiante, trazer mais oficineiros e fazer o grupo crescer”, disse.

O lançamento desta quarta-feira tem início às 18h30, no auditório do Hospital Bom Pastor, e contará com a participação da banda Aprendendo a Viver, do CAPS AD, grupo do Revolua, apresentação do coletivo Substanciarte e a venda de produtos. A entrada é gratuita. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.