COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ensino

Pós-Graduação em Tecnologias para Unidades Armazenadoras de Grãos e Sementes realiza Aula Inaugural

O primeiro curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Tecnologias para Unidades Armazenadoras de Grãos e Sementes da Unijuí, Campus Panambi, iniciou, no dia 15 de junho, com a Aula Inaugural ministrada pelo Professor Doutor Moacir Elias da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Na oportunidade, Moacir falou sobre os assuntos envolvendo o mercado de armazenagem e destacou a importância de setor produtivo para a economia brasileira e mundial.

O Curso pretende oportunizar o desenvolvimento de habilidades em diferentes temas e abordagens relativas a tecnologias para unidades armazenadoras, constituindo um ambiente propício para pesquisa de soluções criativas e inovadoras para problemas atuais.

A proposta também é uma oportunidade de atualização para os profissionais ampliar a visão tecnológica e a inserção no contexto atual de competitividade, de modernização e de preocupação com as condições de trabalho e a conservação ambiental nas unidades armazenadoras de grãos e sementes.

O Coordenador do curso, professor Olavo Kleveston, falou sobre expectativa de explorar todos os conhecimentos em torno do setor durante o decorrer do curso. “Os estudantes terão a oportunidade de conhecer os processos, produtos e as diversas tecnologias envolvidas na Unidades Armazenadoras de Grãos e Sementes, possibilitando que o aluno tenha a visão crítica e desafiadora deste setor”, comenta.

O cronograma das aulas prevê encontros quinzenais nas sextas-feiras à noite e sábado pela manhã, durante o ano de 2018 e 2019.

 


EFA: Língua Espanhola e Copa do Mundo

No clima da copa do mundo, o primeiro ano do ensino médio da EFA, foi desafiado pelas professoras de Espanhol e de Educação Física, Eliana Biolchi e Silvana Marchioro a desenvolver uma pesquisa especial, envolvendo as oito seleções participantes da copa da Rússia, que tem o espanhol com língua oficial em seus países.

Dentre as nações estudadas estão: Argentina, Uruguai, Espanha, Panamá, Costa Rica, Peru, Colômbia e México. Na pesquisa os alunos abordaram o retrospecto dessas seleções nos últimos 50 anos em copas do mundo, produzindo linhas de tempo, envolvendo: questões culturais, curiosidades, placar dos jogos, classificação, jogadores destaques, politica, foram temas abordados pelos estudantes.

O resultado das pesquisa  culminou na apresentação dos trabalhos , para as demais turmas da escola, na manhã da abertura da copa do mundo, 14 de junho. Toda a escrita dos trabalhos foi feita na língua Espanhola, assim com as apresentações.

Segundo a professora Eliana, usar temas de interesse dos estudantes, como a copa do mundo, para estudar a língua espanhola, é fundamental para despertar ainda mais o prazer de aprender e de buscar o conhecimento.


MoEduCiTec realizou Oficina Pedagógica em preparação ao evento

                   

Nesta segunda-feira, dia 11 de junho, a organização da Mostra Interativa de Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec), realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, Oficina Pedagógica com o objetivo de capacitar professores e estudantes para a estruturação e submissão de artigos científicos na Mostra.

Segundo a professora Marli Frison, coordenadora do evento, a MoEduCiTec é um amplo espaço de interação e também de formação de estudantes e professores da educação básica e superior, vinculados a todos os níveis e modalidades de ensino, em todas as áreas do conhecimento.

A Oficina foi realizada em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação e apoio do CNPq e SINPRO/Noroeste.

Mais sobre a 4ª Edição da Mostra

A 4ª Mostra Interativa de Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) será realizada no dia 05 de agosto, na Unijuí. Os objetivos da MoEduCitec se pautam em oportunizar atividades de interação por meio da socialização de conhecimentos mobilizados em processos de estudo e pesquisa, como espaço de aprendizagem de múltiplos saberes que acompanham as atividades do ensino, em nível básico e superior, em prol da qualificação da Vida na Sociedade/Ambiente, pelo viés da Educação nas Ciências. Trata-se, assim, de um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre distintos contextos socioculturais que, promovendo e sendo promotor do protagonismo estudantil, expande os limites de interlocução/formação mais imediatos, pela interação entre redes de saber mediadoras da qualificação da Vida, partindo de distintos campos, níveis e modalidades de ensino, aprendizagem, educação e desenvolvimento humano/social.


MoEduCiTec realiza Oficina Pedagógica para professores e estudantes na próxima segunda-feira

              

Na próxima segunda-feira, dia 11 de junho, a Unijuí vai realizar, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, 2º piso, Oficina Pedagógica da 4ª Mostra Interativa de Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec). O evento, que será realizado nos turnos da tarde e noite, tem como objetivo capacitar professores e estudantes para a estruturação e submissão de artigos científicos na Mostra.

A professora Lenir Zanon, uma das organizadoras do evento, comenta sobre a proposta da Oficina: “é um evento que tem a educação em questão, a produção de texto, a pesquisa em foco, para melhorar a produção textual dos envolvidos no evento”, comenta.

Já a professora Marli Frison, coordenadora do evento, fala sobre a importância da MoEduCiTec. “É um amplo espaço de interação e também de formação de estudantes e professores da educação básica e superior, vinculados a todos os níveis e modalidades de ensino, em todas as áreas do conhecimento”, analisa.

O evento também vai contar com a participação dos estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências, bolsistas e voluntários. Será realizado em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação e apoio do CNPq e SINPRO/Noroeste. Para mais informações, contato: (55) 3332-0461, eventos.dcvida@unijui.edu.br.

Mais sobre a 4ª Edição da Mostra

A 4ª Mostra Interativa de Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) será realizada no dia 05 de agosto, na Unijuí. Os objetivos da MoEduCitec se pautam em oportunizar atividades de interação por meio da socialização de conhecimentos mobilizados em processos de estudo e pesquisa, como espaço de aprendizagem de múltiplos saberes que acompanham as atividades do ensino, em nível básico e superior, em prol da qualificação da Vida na Sociedade/Ambiente, pelo viés da Educação nas Ciências. Trata-se, assim, de um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre distintos contextos socioculturais que, promovendo e sendo promotor do protagonismo estudantil, expande os limites de interlocução/formação mais imediatos, pela interação entre redes de saber mediadoras da qualificação da Vida, partindo de distintos campos, níveis e modalidades de ensino, aprendizagem, educação e desenvolvimento humano/social.


Reitoria recebe estudantes do DCE, Centros e Diretórios Acadêmicos

              

Em continuidade à busca de retorno à normalidade das atividades acadêmicas, a Reitoria da Unijuí recebeu, no final da manhã desta quarta-feira, 30/05, estudantes integrantes do Diretório Central dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos no Gabinete da Reitora, professora Cátia Maria Nehring. Nesta oportunidade, foram discutidas estratégias para que os estudantes, afetados pelos bloqueios e falta de combustíveis, não sejam prejudicados nas atividades acadêmicas. 

Após a publicação da nota que marcava a retomada das aulas para a quarta-feira, dia 30 de maio, a partir de decisão tomada em reunião entre Reitoria e representantes do DCE, na terça-feira pela manhã, estudantes manifestaram suas dificuldades de locomoção em razão do atraso no reabastecimento de combustíveis nas cidades da região. Diante disso, um grupo deles reivindicou, na manhã desta quarta-feira, pela suspensão das aulas até sábado, dia 02 de junho, considerando o feriado da quinta-feira. 

A Professora Cátia Nehring, Reitora, juntamente com professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, destacaram a necessidade de manutenção da segurança dos estudantes, diante dos possíveis bloqueios em rodovias, como fator relevante para a manutenção da suspensão das aulas, assim como, as consequências das faltas em decorrência dessa dificuldade. Para além da interação com os acadêmicos, a Reitoria está mantendo contato com as chefias de Departamento, que também apresentam a preocupação da segurança dos acadêmicos e a responsabilidade da instituição em priorizar a recuperação das aulas, com tranquilidade e qualidade. 

Na sexta-feira, o grupo se reunirá novamente para monitorar os acontecimentos e definir os encaminhamentos para a próxima semana, acreditando na volta às atividades institucionais.


Unijuí promove formação para professores sobre “Ciência, Tecnologia e Sociedade: novos paradigmas para a educação”

                    

Nesta sexta-feira, dia 25, a Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí promoveu formação continuada para docentes da Instituição. O tema do encontro trabalhado foi “Ciência, Tecnologia e Sociedade: novos paradigmas para a educação”, com o professor Walter Antônio Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O palestrante possui graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, o Programa de Formação Continuada objetiva compor as competências e habilidades do perfil docente Unijuí. “É um importante Programa Institucional coordenado pela VRG, pois debate, tematiza e traz reflexões sobre a ação docente, especialmente em sala de aula, proporcionando atualização constante aos professores da Unijuí”, observa.

O palestrante também vai realizar uma fala, na noite desta sexta-feira, no Salão de Atos do Campus Ijuí, na programação da Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).


Cursos de Administração e Gestão de Cooperativas da UNIJUÍ promovem Intercâmbio Internacional

Com o objetivo de integrar e realizar trocas de aprendizagens os cursos de Administração e Gestão de Cooperativas da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, estarão realizando uma viagem de estudos no período de 21 a 23 de junho, para o Paraguai.

O roteiro da viagem de estudos estará contemplando visitas na Sede Cooperativa Colônias Unidas, Ruínas de Trinidad, centro comercial de Encarnacioón, Costanera e Universidade Autónoma de Encarnación (UNAE). Na oportunidade os estudantes também estarão participando do Seminário Internacional de Cooperativismo, que estará ocorrendo nos dias 22 e 23 de junho, no Campus Urbano da UNAE.

De acordo com o professor Pedro Büttenbender, os cursos da UNIJUÍ oferecem oportunidades diferenciadas de desenvolverem competências de abrangência internacional, confirmadas com vivências, intercâmbios, o fortalecimento de redes acadêmicas, de negócios e profissionais internacionais. A viagem oportunizará conhecer experiências de administração e cooperativismo e a participação de eventos internacionais.


Projeto Jangada: estudantes da EFA participam de atividade no lago do Campus Ijuí

Educação física, sustentabilidade, matemática, orientação, física e vivência ao ar livre. Todas essas disciplinas foram trabalhadas em uma mesma atividade desenvolvida de forma colaborativa por professores e alunos do terceiro ano da EFA. O desafio da vez foi construir uma jangada funcional para duas pessoas com materiais sustentáveis.

                          

A tarde ensolarada do dia 23 de maio garantiu clima adequado para os alunos que se aventuraram a colocar a jangada no lago da Campus da Unijuí. A cada remada vinha a confirmação de que os estudos foram bem conduzidos. A jangada resistiu, navegando lago adentro tripulada pelo aluno Leonardo Pohlmann Scherer e a professora Anamaria Pereira Moreira.

Além de toda a diversão proporcionada, esse momento serviu para colocar em prática alguns conceitos aprendidos pelos alunos durante o ano, como explica a professora de matemática Carla Dal Molin: “Os alunos construíram a jangada em sala de aula, utilizando materiais recicláveis, tendo bem claros os conceitos matemáticos e muitas vezes utilizando indiretamente conceitos já adquiridos como área, perímetro, volume, razão, proporção, regra de três, entre outros”, detalha a professora.

A professora de educação física Eduarda Burckardt destaca que o objetivo "na educação física é poder potencializar esses adolescentes para trabalhar com as atividades de aventura na natureza”. Segundo Eduarda “cada disciplina trouxe sua contribuição, mas o projeto foi organizado por eles, com materiais reaproveitados e sem custos além do próprio esforço dos alunos”. A Jangada foi construída com galões usados e bambu, unidos por corda de sisal.

O aluno Leonardo Pohlmann Scherer foi quem se colocou à prova na hora de colocar a jangada na água. “No começo a gente acha que vai afundar, que não vai dar certo. Mas a partir do momento que você se acalma, que vê que vai boiar, é muito divertido”.

Ao final da atividade os alunos participaram de uma caminhada de orientação pelas imediações do campus, colocando em prática também conhecimentos sobre geografia.

Confira na íntegra as entrevistas com os professores e o aluno participante nessa matéria.

Confira uma galeria de fotos da atividade


Últimos dias para inscrições ao Concurso de Redação da Unijuí FM

Podem participar estudantes dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental de Escolas de Ijuí. As inscrições encerram no dia 30 de maio.

                    

Até o dia 30 de maio, a UNIJUÍ FM e o Curso de Letras do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ estão recebendo as produções do Concurso Literário "Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente", atividade que integra a edição de 2018 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí. A ideia é que os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escrevam um conto, trazendo um ou mais personagens/personalidades da Literatura, da Cultura Popular, da História, da Filosofia, da Arte e/ou da Ciência, fabulando um enredo em relação ao meio ambiente e sustentabilidade em tempos do século 21.

Os campeões serão conhecidos durante cerimônia no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum no dia 26 de junho. Haverá premiações e medalhas para os alunos nas seguintes colocações:            

- 1º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: 01 fone de ouvido sem fio com bluetooth, entrada para cartão de memória SD e rádio FM para cada colocação, com apoio da Ecos Sistema de Ensino, de Ijuí.

- 2º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: 01 caixa de som com rádio FM, entrada para cartão de memória SD e entrada USB para pendrive para cada colocação, com apoio da Supera Ginástica para o Cérebro, de Ijuí.

- 3º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: 1 vale-livro e 1 vale-lanche na Literatus Xok’s, de Ijuí.

                 

Os professores orientadores das produções literárias que ficarem em primeiro lugar dos 6º ao 9º anos também serão premiados com certificados e kits personalizados com produtos da UNIJUÍ e NetCopy.

Como parte da premiação haverá um sorteio entre os primeiros lugares de cada ano (ou seja, entre os quatro alunos melhores colocados) de uma bolsa 100% para um ano de curso no Supera Ginástica para o Cérebro. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. O sorteio será realizado na cerimônia de premiação. 

Confira as dicas sobre o gênero conto que a professora do Curso de Letras da UNIJUÍ, Maristela Righi Lang preparou para você: 

                          

 Clique aqui para fazer o download do Regulamento do Concurso Literário.pdf.

 


Semana Acadêmica das Licenciaturas debateu Sociedade Informacional, Arte e a reforma do Ensino Médio

                 

Com o objetivo de tematizar a educação e a formação no horizonte do ciberespaço e das políticas públicas para a Educação Básica e debate sobre os desafios e as perspectivas da educação no contexto social atual, foi realizada, nesta semana, a V Semana Acadêmica das Licenciaturas da Unijuí juntamente com a Formação Geral e Humanista no Campus Ijuí. 

A programação englobou temas como “Psicopolítica da sociedade informacional: alguns impactos na educação”, com o palestrante mestre Leandro Beck Freiberg, já na abertura do evento. “A arte no contexto do projeto Fraternidade sem Fronteiras”, com a artista visual Valéria Pinheiro. E a palestra “A Reforma do Ensino Médio: desafios e potencialidades para pensara educação”, com o Dr. Sidinei Pithan da Silva e a Dra. Vânia Lisa Fischer Cossetin. 

Também fez parte da programação da Semana, uma série de oficinas, segmentadas por assuntos pertinentes aos diferentes cursos de Licenciatura da Universidade. 

Segundo a coordenadora do evento, professora Maria Regina Johann, a Semana complementa o currículo dos cursos de licenciaturas e visa ampliar os estudos e debates que se realizam na especifidade de cada componente curricular. “Os temas que foram tratados contribuem para a reflexão acerca das mudanças na educação básica, de modo especial, em relação ao currículo do Ensino Médio.  Neste sentido, entendemos de fundamental importância o diálogo com os colegas da escola básica que nos ajudam a pensar os desafios da formação inicial no contexto das políticas públicas de educação e de formação de professores”, observa. 

Ainda de acordo com a professora, as oficinas ofertadas pelos acadêmicos e professores tiveram o objetivo de dar visibilidade as especificidades dos cursos e estimular o protagonismo dos acadêmicos como agentes formação, de educação e de inter-relação entre a Universidade e a Escola.

Santa Rosa

O evento também ocorreu no Campus Santa Rosa, com programação específica. Confira uma galeria de fotos das oficinas realizadas: