COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ensino

Cursos de Administração e Ciências Contábeis - Campus Panambi realizam visita na Bruning Tecnometal

                   

Na noite de terça-feira, 16/04/2019, na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí - Campus Panambiacompanhados pelo professor Remi Antônio Dama, foram recepcionados na Empresa Bruning Tecnometal.

Na oportunidade, a empresa realizou a apresentação de seu vídeo institucional e após, realizou uma dinâmica abordando o método Lean Manufacturing, desenvolvido na empresa. Para encerrar, os alunos também realizaram uma breve visita às dependências da fábrica.

A visita proporcionou aliar os conhecimentos acadêmicos com a prática, fator este, que a universidade sempre busca oferecer aos seus acadêmicos.

A Unijui campus Panambi agradece a empresa Bruning pela oportunidade e destaca a contribuição deste tipo de atividade na formação do aluno.


Engenharias da Unijuí realizam visita técnica ao Parque Tecnológico de Itaipu

Os estudantes dos cursos de Engenharia da Unijuí Campus Santa Rosa realizaram uma viagem de estudos no dia 29 de março, ao Parque Tecnológico de Itaipu, acompanhados dos professores Mauro Rodrigues e Taciana Enderle.

Na oportunidade visitaram os laboratórios de Engenharia Civil e Elétrica, verificando as pesquisas na área de solos, barragens, fundações e proteção, distribuição e novos equipamentos de controle. Também realizaram visita técnica a Itaipu e outros pontos turísticos da cidade de Foz do Iguaçu.

Para o coordenador das Engenharias, Mauro, “a grande importância das visitas técnicas, além da integração entre os estudantes, é a oportunidade de verificar a sua profissão escolhida em funcionamento, interagir com profissionais que atuam na área e observar a teoria estudada na prática. É um fator de motivação ver a aplicação da Engenharia melhorando a vida das pessoas”, destaca o professor.


EFA lança projeto especial com Jogos RPG

                   
 

Na última sexta-feira iniciou a nova proposta de projeto extracurricular da EFA para o Estudo da História, usando como base jogos de RPG.

Segundo os professores Josei Pereira e Gian Ruschel, responsáveis pelo projeto, o estilo RPG, também conhecido como “ Jogos de Interpretar Papéis”, possuem diversos temas inerentes aos estudos da história. Com esta ferramenta, será possível fazer uma viagem no tempo e vivenciar, na prática cotidiana, as diferentes sociedades. Por exemplo, na pré-historia os jogadores interpretarão as primeiras sociedades humanas, tendo que sobreviver em um mundo complexo, desconhecido e assustador. Praticamente sem armas e ferramentas, terão que improvisar e cooperar para garantir a sobrevivência individual e do grupo. E assim, vários outros períodos e sociedades específicas poderão ser trabalhadas através dos jogos.

O professor Josei salienta que a ideia é usar o RPG de uma forma didática e lúdica, visando ambientar o aluno/jogador em períodos específicos da história. "Serão narradas histórias em que o personagem deverá interpretar o ser humano de um período específico, respeitando as regras, política e cultura da época", observa.

O projeto, de caráter inovador, busca despertar nos jovens o interesse pelo estudo da história, de forma didática e lúdica. Ele também se conecta com o tema da Jornada de Pesquisa da escola em 2019: "EFA PELA CULTURA: REVITALIZAR E CONSTRUIR - Lazer como práticas culturais – Diálogos e Experiências".


Conselho de pais é eleito na EFA

A última quarta-feira, 03, foi marcada pela posse do Conselho de Pais da escola e eleição da nova diretoria. O Conselho de Pais na EFA é composto por conselheiros titulares de turmas, seus respectivos suplentes e assessorado pela Direção da EFA. O número de conselheiros corresponde ao número de turmas da Escola.

Durante o evento de posse também foi realizada a eleição da nova diretoria do conselho, assume pelos próximos dois anos como presidente Ivanildo Scheuer e como vice Liziane Oliveira da Silva. Compõe ainda a diretoria do conselho ocupando o cargo de 1ª secretaria - Carla Bertão, segunda secretária - Roberta Colling, primeira tesoureira – Vivian Regina da Silva Stroschein e segundo tesoureiro – Diego Ricardo Julg. Para o conselho fiscal foram escolhidos os pais Gilmar Wiercinski, Ederson Feller e Andreia dos Santos. Na suplência ficou Graciele da Rosa Bertoldo, Sérgio Galvão Corrêa e Claudio Jablonski.

Para o presidente eleito, Ivanildo Scheuer, seu desafio a frente do Conselho é proporcionar a participação da família na Escola e da Escola na comunidade; atuar como elemento de auxílio e complementação da administração escolar; prestar serviços à Escola em benefício dos alunos e do processo educacional; promover o aperfeiçoamento da formação sociocultural de seus integrantes (alunos, famílias e professores); estimular a transformação da Escola em centro de integração e desenvolvimento.

Segundo a Diretora da EFA, professora Maria do Carmo, o Conselho tem como objetivo essencial integrar a comunidade escolar, e proporcionar a participação da família na escola. “O Conselho de Pais  sempre foi um grande parceiro da escola, e para este  ano espera-se fortalecer cada vez mais essa parceria, estreitar laços em prol da EFA e da qualificação da educação dos estudantes, finaliza a Diretora.


Perspectivas sensorial, pedagógica e jurídica estiveram em debate na V Jornada do Autismo

                   

Nesta terça-feira, 02 de abril, dia Internacional de Conscientização do Autismo, a Unijuí sediou a “V Jornada do Autismo: construindo caminhos na perspectiva sensorial, pedagógica e jurídica”, realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O evento integra as atividades da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, que, desde a segunda-feira, dia 1º, se tornou Lei em Ijuí.

A programação do evento contou com palestras e minicursos. Na parte da manhã e da tarde, Katrien Van Heurck abordou o tema “A percepção autista, uma percepção sensorial”, compartilhando formas de como trabalhar com pessoas autistas. Na noite, a palestrante Diana Fernandes Serpe abordou o tema “Políticas Públicas para inclusão dos autistas”, abordando sobre o direito dos autistas.

Segundo Katrien Van Heurck, é preciso compartilhar informações e sensibilizar sobre a importância do tema. “É uma palavra (o autismo) que ainda carrega um preconceito muito grande, infelizmente. Falta muito para que as coisas fiquem mais estabilizados na sociedade brasileira e no mundo também, que não está preparado para conviver com pessoas diferentes. Tudo é focado na normalidade, pessoas com autismo apenas são diferentes”, observa.

A V Jornada de Autismo é promovida pelo Grupo de Estudos e de Apoio ao Autismo - ASSAMI/CASA AMA, com o apoio da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí – TEAmor. A Universidade é apoiadora do evento por meio do Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional e também dos cursos de Direito, Pedagogia e Nutrição.

A Semana terá outras atividades: nesta quarta-feira, será realizada sessão de cinema, em parceria com a Cult Cinema. Na quinta-feira, será lançado o projeto da Teamor, Autismo nossa escola, conhecer para incluir, aprovado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), e que será desenvolvido inicialmente na Escola Soares de Barros, e durante o ano disponibilizado às demais escolas. E, na sexta-feira, no encerramento da programação, a Caminhada Azul, com saída da Fidene às 16h em direção à Praça da República. Em caso de chuva, será realizada carreata.


Estudantes da EFA tem tarde de Estudos no IRDER

Com o propósito de qualificar as aprendizagens interdisciplinares que vem acontecendo em sala de aula, os alunos do nono e primeiro ano do Ensino Médio da EFA visitaram o IRDER, na última quarta-feira, dia 27 de março.

Os alunos foram até a Escola Fazenda da Unijuí acompanhados pelos professores Jader Kappaun (Química), Caren Lorenzi (FÍsica), Gilmar Walker (Geografia) e Sandra Gelati (Biologia). Para qualificar ainda mais a equipe, a professora de Biologia da Unijuí, Francesca Werner Ferreira, acompanhou as atividades fazendo intervenções que favoreceram a compreensão de conceitos e conteúdos contextualizados, interligando os saberes das diferentes áreas do conhecimento.

A EFA, por ter à disposição todos os espaços de uma Universidade, faz a diferença no seu Projeto Educacional oportunizando conhecer in loco o histórico de locais como IRDER, além de vivenciar algumas das atividades desenvolvidas neste espaço, como produção de espécies vegetais nativas e exóticas, hortaliças, medições meteorológicas, bem como, estudos e pesquisas, realizadas também por estudantes dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Unijuí.

Ampliando o espaço da sala de sala, a visita favoreceu a relação entre conceitos que vem sendo abordados em sala de aula. Segundo os professores Jader e Caren, “ensinar e aprender Química e Física é uma tarefa que se torna muito mais agradável e proveitosa quando contempla situações mediadas pela prática, pelas vivências do cotidiano”.  Assim, os componentes curriculares das Ciências da Natureza, do ensino Fundamental e Médio, procuram aproximar os alunos cada vez mais do processo de construção do conhecimento potencialmente significativo.

Com esse intuito, um dos temas aprofundados foi o funcionamento de uma estufa de plantas. O efeito estufa, correntes de convecção, as interações das radiações solares com atmosfera e as superfícies do planeta terra.  A professora Sandra, por sua vez, mergulhou na diversidade do local, através da observação dos Biomas, Ecossistemas, animais e plantas existentes. A estação meteorológica permeou os debates da Geografia, onde os alunos puderam observar temas como orientação, localização, clima, etc.

A visita foi guiada pelos técnicos do IRDER e também pelo Engenheiro Agrônomo Claudio Porazzi.

 


Vida e obra de Mario Osorio Marques foi tema de aula na Unijuí

                

Na noite desta segunda-feira, 1º de abril, o auditório da Sede Acadêmica recebeu a Aula “Vida e Obra de Marques”, dedicada a discutir e relembrar a vida e a obra do professor Mario Osorio Marques, um dos fundadores da FIDENE/UNIJUÍ. A atividade fez parte da disciplina “Pesquisa como princípio formativo”, dos cursos de Licenciatura da Universidade e foi aberta para toda a comunidade.

O evento contou com a participação de Eronita Barcelos, José Pedro Boufleuer, Paulo Rudi Schneider e Walter Frantz, professores com extensa participação na vida acadêmica da Instituição.

Na abertura da atividade, a professora Maria Regina Johann lembrou da importância do momento para os estudantes e comunidade. “Ninguém melhor que os nossos professores convidados para abordar a vida e a obra de Mario Osorio Marques, assim podemos conhecer mais sobre um dos grandes pensadores da nossa instituição e, também, do Brasil”, salientou.

A organização do evento foi das professoras Maria Regina Johann e Vânia Lisa Cossetin.


Semana de Arte moderna no Terceirão da EFA

“A arte existe porque a vida não basta” preconizou Ferreira Gullar, e literatura não se dá sem experimentação, sem sentir. Partindo destas afirmações, se fez a aula de Literatura, conduzida pela professora Anamaria Moreira com o terceirão na última quarta feira, 27/08.

Um ambiente todo especial foi preparado pela professora, os alunos puderam apreciar a música de Villa Lobos, interpretada pelo professor Oseas Machado, vislumbrar as obras dos nossos artistas (Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinare, entre outros), em uma aula que buscou reproduzir um pouco do que foi a semana de arte moderna, ocorrida em 1922.

Estimular nos alunos a imaginação, a sensibilidade reproduzindo os temas estudados é uma das características do ensino da EFA analisa a Coordenadora Vivian Lunardi. Segunda ela esse tipo de atividade desperta o interesse do aluno pelo tema e facilita o seu aprendizado e compreensão.


Programa de Residência Pedagógica da Unijuí realiza Seminário Multidisciplinar

No último sábado, dia 23, na Sede Acadêmica da Unijuí, aconteceu o I Seminário do Projeto Multidiciplinar (Biologia; Letras Português-Inglês; Matemática) do Programa Residência Pedagógica/UNIJUI, de 2019.

Estiveram presentes Residentes, Professores Preceptores, Professores Orientadores e a Professora do Departamento de Humanidades e Educação Maria Regina Johann, a qual assume a Coordenação Institucional do Programa no próximo mês e esteve acompanhado a atividade.

O Seminário ocorreu com o objetivo de relatar as diversas experiências dos residentes ao longo do segundo semestre de 2018, avaliar os impactos do programa na formação discente, bem como propiciar um momento de planejamento para o Plano de Trabalho a ser desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2019.

A proposta da Unijuí para o Programa Residência Pedagógica, o qual iniciou suas atividades em meados do ano de 2018, é a Constituição do Ser Professor articulada ao Trabalho Educativo. Tal perspectiva foi tematizada ao longo do seminário no sábado e ganha destaque nas próximas ações a serem desenvolvidas pelo subprojeto multidisciplinar, o qual se configura pelas diferentes áreas: Biologia, Letras Português-Inglês e Matemática.

 

 

 


Programa Integrado de Formação de Gestores realiza primeira aula inaugural

Apresentação dos Projetos Pedagógicos foi destaque no evento realizado pelo Programa em Santa Rosa.

Implantado neste ano pela Unijuí, por meio do Departamento de Ciências da Administração, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), o Programa Integrado de Formação de Gestores é constituído no Campus Santa Rosa, de ofertas associadas aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas, a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento.

Os cursos têm mais de 50% de carga horária integradas, a partir da oferta de disciplinas comuns que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas.

De acordo com o coordenador dos cursos, professor Ariosto Sparemberger, o programa conduz os cursos pelo princípio da formação de profissionais empreendedores para uma administração estratégica em organizações com perspectiva de inovação e criatividade, numa postura de educação empreendedora e de formação continuada, dando condições para que sejam criados novos negócios na região.

Para marcar o início do semestre com os universitários, os Coordenadores do Programa dos quatro campi da Unijuí, professor Ariosto e a professora Stela Maris Enderli, realizaram a apresentação dos projetos, falaram sobre a Universidade e ao final realizaram confraternização com os estudantes.