COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ensino

Alunos da EFA permanecem conectados com os estudos

Desde a última semana a Escola se reorganizou para que os estudantes dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio seguirem conectados com os estudos.  

             

Por meio do Portal da Unijuí os professores estão, diariamente, postando conteúdos específicos para as turmas. A rotina de estudos das turmas dos Anos Finais e Ensino Médio segue a mesma, toda manhã o estudante tem acesso ao material da aula. As formas e ferramentas que os professores estão usando para interagir são as mais diversas, dentre elas o google Classroom, Hangout, Youtube, Email e Whatsapp, entre outros aplicativos, que já eram usados pelos professores e estudantes da EFA, antes mesmo da suspensão temporária das aulas. 
Segundo a Coordenação Pedagógica da Escola, o momento exige cuidados e uma nova organização, pensar em aulas criativas e interativas, pois sem o contato físico dos estudantes é um desafio maior ainda. Além das plataformas já usadas pelos professores, novas maneiras de manter os alunos estudando e com os conteúdos em dia  estão sendo pensadas diariamente pelos professores. A EFA vive, dessa forma, novas possibilidades no ensino e isso é enriquecedor e dinâmico.
Para a estudante do terceirão, Maísa Castro Schorn, “a forma como estão sendo encaminhadas as aulas e a organização do material é muito eficiente neste período de pandemia, em que precisamos ficar afastados da escola e de aglomerações. Os matérias que a EFA vem fornecendo são explicativos e ajudam muito para que nossos conteúdos fiquem em dia. A escola tem sido responsável conosco, o que potencializa nosso empenho nos estudos”.
A direção da EFA salienta que o mundo vive um momento delicado, o qual exige muito cuidado com a saúde física, como um todo, neste sentido, desde o início das aulas, quando surgiram as primeiras notícias sobre o vírus que atingia especialmente a China, a EFA já se tomou providências quanto esclarecimentos, informações e ações junto aos estudantes. A partir da necessidade de suspensão temporária das aulas, imediatamente se cuidou da segurança de toda nossa comunidade escolar (estudantes, professores, funcionários e famílias). Alinhamentos e encaminhamentos junto à mantenedora FIDENE, que dá o suporte para continuidade de rotina de estudos através do portal da UNIJUÍ, o principal canal de contato com os estudantes, além dos demais já citados anteriormente. A escola também mantém plantão no turno da tarde, disponibilizando telefones e e-mail da secretaria para tirar dúvidas e orientações que forem necessárias. 

No momento o compromisso é com o bem maior de todos,  a vida, salienta a direção da EFA, assim é necessário seguir tomando todas as medidas de segurança e resguardo, para que, em breve, possa se retomar com as atividades, de forma segura. A EFA tem compromisso e excelência, marcas da Instituição, finaliza a direção.

                  


Evento de boas-vindas integra veteranos e calouros dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

              

Com o objetivo de apresentar os laboratórios, professores e técnicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de integrar calouros e veteranos, foi realizada a recepção dos acadêmicos na noite desta quinta, dia 12 de março, no Prédio da Comunicação. O evento, organizado pela coordenação juntamente com a Usina de Ideias, teve início com uma fala da professora Gisele Noll a partir da temática “Assistentes de voz: comunicação no contexto tecnológico contemporâneo”.

Na sua fala, a professora destacou a rapidez com que as assistentes pessoais digitais de voz têm entrado no mercado e nas casas, e ela prevê que em menos de cinco anos elas devem ser utilizadas por todos diariamente. “Desde 2014 para cá, houve o avanço de muitas assistentes de voz, o que incentiva cada empresa a lançar a sua. E as pessoas vão usar, porque a voz é inerente ao ser humano, é a nossa primeira habilidade, salvo exceções, mas a maioria das pessoas já nasce chorando, já nasce se expressando vocalmente. Daqui cinco anos eu acredito que todo mundo vai estar usando junto com realidade virtual, realidade aumentada, que vai crescer e nós precisamos colocar conteúdo para esses novos formatos”, explica.

Segundo Gisele, este mercado novo apresenta um desafio para os profissionais da comunicação, que devem pensar maneiras de produzir conteúdo que estejam de acordo com essas tecnologias. “A gente vai ter que pensar que esse é um novo formato que está em casa, e é muito similar ao que o rádio fazia e faz ainda. Porém, não é mais jornal, não é mais meio digital, não é um rádio, podcast. Então como que nós, comunicadores, vamos pensar que formato que é o melhor para isso? Nós precisamos entender essa linguagem tecnológica de aprendizagem de máquina, de inteligência artificial, de programação, de algoritmo, para levar nossos conteúdos para essas pessoas. Então a gente vai ter que inovar, a gente vai ter de criar, e vai ter que pensar como que isso está acontecendo e no que implica”, afirma.

Após a fala da professora Gisele, foi realizada uma gincana em que os acadêmicos, em grupos mistos, realizaram atividades nos laboratórios e com as assistentes de voz. No final da atividade, cada grupo participante recebeu peças de um quebra-cabeça que simboliza o início das celebrações dos 25 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí.

Por Manuela Joana Engster, acadêmica de Jornalismo


EFA realiza ação de prevenção ao Coronavírus

Na quarta-feira, 04/03, os estudantes da EFA tiveram palestra de esclarecimento sobre o Coronavírus e demais doenças virais.

                

Em um primeiro momento, a professora de Ciências da Escola, Mariana Trevisan conversou com os estudantes sobre o surgimento da doença, sobre as características de um vírus, contextualizou a situação global, local e sanou diversas dúvidas dos estudantes. 

Para a ação, realizada nos turnos da manhã e da tarde, a Escola recebeu a enfermeira Fernanda Goi e técnica em enfermagem Mirian Haisky, do SESMT/UNIJUÍ, que falaram sobre prevenção, cuidados essenciais no dia a dia para evitar a transmissão de diversas doenças semelhantes ao contágio do Coronavírus (covid-19). Dentre as dicas observadas, estão: lavar as mãos corretamente, em torno de 20 segundos, fazendo os movimentos adequados é uma das formas que foi abordada para se evitar contaminação por qualquer vírus. Além disso, cuidados ao espirrar, tossir em direção de outras pessoas, ou coçar os olhos, colocar a mão na boca, também são ações que devem ser evitadas.

Por fim, foram disponibilizados em todas as salas de aulas frascos com álcool gel para complementar a higienização das mãos. A Diretora da EFA enfatiza que é dever da escola promover esses momentos de debate e informação a fim de prevenir e zelar pela saúde de todos que circulam pelo ambiente escolar. 

 

 


Residentes suspendem atividades em apoio ao Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações

                 

Reivindicando pautas como reajuste da bolsa-salário; redução e requalificação da carga horária sem redução da bolsa-salário; retomada imediata da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRS) e dos Seminários Nacionais e Regionais; criação da Política Nacional de Residências em Saúde, os Residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família UNIJUI/FUMSSAR, paralisaram as atividades na terça-feira, dia 03 de março, acompanhando o movimento nacional intitulado um Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações.

De acordo com o Coletivo de Residentes em Saúde de Santa Rosa “tendo, cada vez mais, consciência dos atos políticos, que fazem parte da construção cotidiana dos profissionais em Saúde Pública, nós, Profissionais Residentes do Ministério da Saúde, estamos organizados quanto Coletivo Nacional no enfrentamento das desigualdades que nos circundam, entre elas o valor de nossa bolsa permanência, que não sofre reajuste desde o ano de 2016, quando houve um congelamento para este contingente até o presente ano, mas que, por outro lado, sofre com o repasse integral dos descontos da Previdência, reajustados anualmente”.

Os residentes informaram às Coordenações Acadêmica e de Serviço do programa UNIJUI/FUMSSAR e a comunidade “que o dia de paralização serviu para reflexão sobre temas relacionados à participação política do Residente na garantia de espaços como - Coletivo de Residentes em todas as esferas; -Reajuste proposto para aumento dos valores de bolsa para as Residências Médicas, excluindo-se deste as Residências Multi e Uniprofissionais; -Presença de representação na Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU); -Realização de reuniões mensais para articulação do Coletivo Local/Santa Rosa.

Na programação do Dia, foram realizadas algumas atividades na Praça da Bandeira, em Santa Rosa, como a aplicação de auriculoterapia e discussão com a comunidade; roda de conversa: reforma da previdência e precarização do sistema único de saúde/ condições de trabalho dos residentes; panfletagem sobre os motivos da paralisação; café com arte, discussão de redes e confecções de mandalas e, no Campus da Universidade, ocorreu a construção de documento norteador e confecção de cartazes identificando a paralisação e seus motivos para ser colocados nos quatro Campi.


Estudantes da Unijuí possuem acesso ilimitado aos recursos do Google For Education

Uma parceria iniciada em 2019 permite que os estudantes da Universidade possuam acesso ilimitado aos recursos do Google For Education, uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e estudantes, dentro e fora da sala de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Com isso, os estudantes podem desfrutar de um canal de aprendizagem direto com seus professores, além de possuir armazenamento ilimitado de drive na nuvem e e-mails. A plataforma conta ainda com acesso gratuito à ferramentas e aplicativos Google Documentos, Google Planilhas e Google Apresentações.

No momento da matrícula, todos os estudantes já possuem acesso liberado ao Google For Education, por meio do endereço @sou.unijui.edu.br, bastando apenas realizar o acesso. O G Suite for Education permanece ativo após a formatura, ou seja, o estudante continuará contando com as ferramentas e benefícios mesmo após a colação de grau.

 

Consulte abaixo algumas informações úteis para você!

Como eu faço o primeiro acesso e troca de senha

Como faço o login no e-mail Google UNIJUÍ 

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato pelo telefone (55) 3332-0370.

 


Unijuí oferta a 5ª edição da especialização em Oncologia

Com inscrições abertas até o dia 05 de abril, a especialização em Oncologia ofertada pela Unijuí chega a sua 5ª edição. O curso oportuniza a formação de profissionais especialistas em oncologia com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a identificação dos impactos políticos, sociais e culturais do câncer, no que tange o cuidado com o indivíduo doente, sua família, assim como aqueles sob o risco de adoecer devido ao câncer e, ainda, os sobreviventes da doença.

Segundo a coordenadora do curso, professora Bruna Nadaletti, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou uma estimativa que aponta cerca de 620 mil novos casos de câncer em 2020. “Isso nos faz pensar na alta demanda de profissionais especializados para estarem inseridos nos serviços de saúde que prestam assistência aos pacientes oncológicos”, destacou em entrevista à Unijuí FM.

A formação tem duração de 360 horas, o que corresponde a dois anos de curso em média. Dentro dessas 360 horas há 60 horas de atividades de estágio, que acontecerão dentro dos serviços de saúde do município de Ijuí, tanto na área hospitalar quanto na área de saúde coletiva, serviços esses que prestam assistência a pacientes oncológicos. “A pós-graduação possui característica interdisciplinar, tornando possível que profissionais da área da saúde e das ciências humanas possam cursar a especialização”, ressalta a professora.

O Curso é ofertado na modalidade presencial. As aulas acontecerão no campus Ijuí a cada 15 dias, a partir de abril, no turno da tarde e da noite, às sextas-feiras, e aos sábados no turno da manhã. O corpo docente, conforme explica a coordenadora, é diversificado: “São profissionais de Ijuí e região e também de Passo Fundo, Porto Alegre, Chapecó/SC, professores com diversas experiências e vivências, o que qualifica ainda mais a formação dos alunos”.

As inscrições podem ser realizadas no portal da Unijuí pelo endereço: https://www.unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao/oncologia-267. Mais informações podem ser obtidas na Unidade de Educação Continuada, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br ou telefone 55 3332-0553.


Unijuí apoiou publicação de livro de Escola Estadual de Santo Ângelo

             

A Unijuí apoiou a publicação de livro “Interlocução de Saberes XV”, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, de Santo Ângelo. O lançamento ocorreu na noite de segunda-feira, com a presença de Tarso dos Reis Fin, da equipe de Relacionamento com o Mercado da Coordenadoria de Marketing da Universidade.

Em 2019, a escola completou 85 anos de atividades, por isso, a décima quinta edição da publicação, vem para marcar esta caminhada da Instituição, escrita coletivamente. Entre as várias coletâneas, reúne os escritos de seus professores e outras produções de professores de fora do Instituto. A publicação também contempla as leituras e inúmeras fontes de consulta de teóricos e profissionais de Educação, em referências bibliográficas que incluem obras de Mário Osório Marques, que fomenta a expressão "Interlocução de Saberes".

A poligrafia "Interlocução de Saberes XV", mostra, segundo a direção da escola, representada pela diretora Iara Graciéte Matje de Campos, que o grupo do Instituto Odão vai além das aspirações iniciais. O professor Adelino Jacob Seibt, segundo ela, apresentou um dos projetos, a criação de um livro que reunisse textos produzidos pelo corpo docente. “O passo seguinte foi estabelecer o título da obra conjunta. Diversos foram os nomes lançados. Uma votação aponta “Interlocução de Saberes", sugerido pelo professor Martin Kuhn, com o nome mais indicado para reunir e divulgar os textos produzidos pelo corpo docente do Odão”, observa.

                


Três Passos: Curso Técnico em Enfermagem da EFA lança atividades para a turma 2020

                

Nesta quarta feira, 11/12, foi realizado, no Campus Três Passos, o lançamento da nova turma para o curso Técnico em Enfermagem, que iniciará as atividades em março de 2020.   Após o lançamento oficial, aconteceu um Treinamento sobre Primeiros Socorros para os trabalhadores dos Lares de acolhimento do município, organizado por Emerson Ronei da Cruz, diretor do Campus Três Passos. 

Segundo a coordenadora do curso, professora Sandra Leticia Righi Furini, com 15 anos de atuação, o curso  está consolidado na região Celeiro do Estado, oferecendo excelência na formação de profissionais para atuar com educação, promoção, prevenção, proteção, e reabilitação da saúde. Nesta trajetória, quase 300 alunos já foram formados no curso.

Em sua proposta, o curso acontece todas as noites, de segunda a sexta-feira, com duração de 2,5 anos no total, com aulas teóricas no campus  Três Passos e aulas práticas no Hospital de Caridade e Unidade Básica de Saúde de Três Passos, acompanhadas por professores capacitados e com experiência na área. O curso é 100% presencial.

Além disso, de acordo com a coordenadora, o curso prepara o profissional para atuar em hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratório de análises clínicas, abrigos, casa de repouso, dentre outros. Inscrições na Coordenação do curso e Central de Atendimento ao Aluno. 

 


EFA realiza Noite Natalina

              

Aconteceu, na quinta feira, 05/12, a Noite Natalina da EFA, realizada na quadra aberta da Escola. O evento contou com apresentações das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais, do projeto de Dança da Escola e do Orquestra Estudantil. Após as apresentações as famílias partilharam um lanche e em seguida receberam o Papai Noel, que presenteou as crianças.

A Noite Natalina 2019 evidenciou alguns dos princípios e valores mais significativos da Escola: a fraternidade e o amor, além da percepção à beleza na simplicidade, além da reunião das famílias, valorizando e contemplando o que de mais belo se manifesta nas relações familiares, amigáveis e também escolares: a união! A noite foi de celebrar e comemorar o Natal como sendo tempo de agradecer às conquistas, vivências e a imensidão de novos aprendizados durante o ano de 2019.

Nesta sexta feira a escola encerrou as atividades letivas para as turmas dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio com uma programação especial que envolveu atividades esportivas e recreativas. A Educação Infantil terá aula até o dia 11/12. A EFA estará aberta até o dia 23 de dezembro, retornando no dia 02 de janeiro, período no qual as famílias podem vir até a escola para consulta de vagas e realização das matrículas.


Estudantes do curso Técnico em Enfermagem de Três Passos realizam práticas no Campus Ijuí

             

A turma do Curso Técnico em Enfermagem realizou, no dia 30 de novembro, aula prática do Componente Curricular de Anatomia e Fisiologia Humana, atividades que foram realizadas no Campus Ijuí. A turma teve o acompanhamento da professora Sandra Gelatti, bióloga e da professora Fabiana Graebin Granich, fisioterapeuta. A disciplina tem como objetivo: Adquirir conhecimentos anatômicos teóricos e prático- descritivos sobre os diversos órgãos e sistemas componentes do corpo humano".

A EFA proporciona, durante o curso, momentos de aprendizado como este, na companhia das professoras, que organizam a aula de forma a favorecer o aprendizado do aluno, disciplina fundamental na formação do técnico em enfermagem.

Sobre o curso

O curso prepara o profissional para trabalhar com educação, promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, em: hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, creches, spas, instituições de ressocialização, abrigos, casa de repouso, dentre outros.