COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Daniel Fagundes é vice-campeão em Gramado

                     

No dia 19 de maio a cidade de Gramado foi palco do maior campeonato de Jiu-Jitsu do Rio Grande do Sul, o Abu Dhabi International PRO. O evento é realizado pela AJP (Abu Dhabi Jiu-Jitsu Profissional) e premia os campeões com as passagens e inscrição para o Abu Dhabi Grand Slam, que é realizado todo ano na cidade do Rio de Janeiro.

Quatro atletas ijuienses, da equipe Team Fagundes, participaram da competição. O destaque ficou por conta do faixa preta Daniel Fagundes, que ganhou a primeira luta em 2 minutos e 16 segundos contra o atleta Rafael Filippi, da Atos Jiu-Jitsu, garantindo uma vaga na final da categoria faixa preta adulto até 62kg. A luta teve transmissão ao vivo pelo Canal Combate.

Segundo os comentaristas do Canal Combate, “em uma final muito disputada”, Daniel Fagundes perdeu por 2 pontos de diferença para o atleta João Silveira, da equipe Mestre Júlio Secco, ficando com o vice-campeonato. Daniel comentou que está muito feliz com os últimos resultados. “Mês passado chegamos na final em Nova York e agora em Gramado, sinto que estamos no caminho certo”. Para participar desta competição, o atleta contou com o apoio da Unijuí, Óptica Wolfstreet e Equillibrium Massoterapia.


Unijuí recebe visita do Curso de Gestão de Cooperativas de Porto Alegre

A Unijuí recebeu na última terça-feira (21), no Campus Santa Rosa uma turma do Curso de Gestão de Cooperativas, da Escoop/Porto Alegre. O encontrou possibilitou um intercâmbio acadêmico por meio de troca de informações e experiências com os estudantes dos cursos de Administração e Gestão de Cooperativas da Universidade.

De acordo com o professor Pedro Luís Büttenbender, as relações institucionais da Universidade com o Sistema Cooperativo perpassam várias décadas, por meio de cursos de graduação e de pós-graduação, projetos de pesquisa e ações concretas com as cooperativas, solidificando esta integração. “Essa troca de informações e experiências não apenas confirma a Unijuí como referência nesta área de conhecimento, mas também valoriza as nossas iniciativas e fortalece os processos de ensino-aprendizagem dos nossos alunos na área”, destaca. 

A iniciativa dessa atividade foi liderada pelo Professor Pedro e contou com a presença do Coordenador do Programa Integrado de Formação de Gestores, professor Ariosto Sparemberger e do Pró-Reitor do campus, professor Marcos Paulo Scherer.


Dia das Línguas Estrangeiras: programação celebrou a diversidade cultural na Universidade

                      

Quem acessou o site da Unijuí já nas primeiras horas desta quarta-feira, dia 22 de maio, se deparou com três textos diferentes na sessão de notícias, o Comunic@: uma em inglês, outra em espanhol e também em russo! O motivo: celebrar a diversidade de línguas faladas na Universidade por estudantes e professores de Graduação e Pós-Graduação. E não só isso, pois no fim de tarde e durante a noite, uma verdadeira celebração da diversidade cultural ocorreu na Instituição, na primeira edição do Dia das Línguas Estrangeiras.

A programação contou com um amplo conjunto de atividades, realizadas de forma simultânea, como workshops, rodas de conversa, karaokê, palestras, sessões de cinema, exposição oral de trabalhos de pesquisa, apresentações culturais, mostra gastronômica, grupos de leitura, entre outras atividades. Para além desta celebração, o objetivo foi mostrar a importância de se aprender outro idioma, proporcionando a prática das línguas inglesa, espanhola, alemã, entre outras, em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, “o Dia das Línguas Estrangeiras é uma iniciativa acadêmica, que envolve toda a Unijuí, orientada a sensibilizar a comunidade universitária sobre o valor do uso e a aprendizagem de línguas estrangeiras para o ensino, a pesquisa e a extensão. O propósito foi estimular os estudantes a ter contato e usar alguma língua estrangeira durante suas atividades na instituição”.

Confira um pouco do que aconteceu neste Dia

 

                    

                     

 

 

                        


Unijuí realiza Dia das Línguas Estrangeiras

 

Para evidenciar a importância de se aprender uma língua estrangeira, a Unijuí realiza o Dia das Línguas Estrangeiras, na quarta-feira, 22 de maio. O objetivo é proporcionar a prática de diversas línguas: inglesa, espanhola, alemã, entre outras, em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida.

Os participantes poderão optar por participar de atividades de sala de aula, workshop, quiz, palestras, entre muitas outras atividades. Dentre as línguas estrangeiras citadas, a atenção se volta para a língua inglesa, que tem grande influência no mundo conectado neste século 21.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, “o Dia das Línguas Estrangeiras é uma iniciativa acadêmica, que envolve toda a Unijuí, orientada a sensibilizar a comunidade universitária sobre o valor do uso e a aprendizagem de línguas estrangeiras para o ensino, a pesquisa e a extensão. Em linhas gerais, o propósito é que, pelo menos nesse dia, todos os acadêmicos tenham contato e usem alguma língua estrangeira durante suas atividades na instituição”.

Programação do Dia das Línguas Estrangeiras na UNIJUÍ 

- Será necessária inscrição prévia apenas nas palestras e workshops, as demais atividades são livres. Faça a inscrição pelo Portal da Universidade. 

Dia 22 de maio – Quarta-feira, a partir das 17h – Campus Ijuí 

FEIRA DAS LÍNGUAS E DAS NAÇÕES

1) Feira de Internacionalização – 18h30m – Lounge da Biblioteca Mario Osorio Marques – Escritório de Relações Internacionais

2) Mostra Gastronômica - Feira de Alimentos do “Mundo” – 17h às 21h - Lounge da Biblioteca Mario Osorio Marques – Feira de Economia Solidária

3) Apresentação dos Grupos Étnicos de Ijuí (mostra da língua, cultura, roupas tradicionais, danças e cantos) – 19h – Hall da Biblioteca Mario Osorio Marques – UETI

4) Recepção de Escolas de Inglês de Ijuí – Importância da Língua estrangeira – 19h - Hall da Biblioteca Mario Osorio Marques

5) Karaokê – 19h – Espaço do Gasteiz Vitoria – Estudantes do Curso de Letras: Português/Inglês

6) Lançamento do Curso de Inglês no Campus para o 2º semestre. 

INTERAÇÃO COM O USO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – WORKSHOPS E PALESTRAS

1) Workshop: Cinema (filme + discussão) – 4 sessões com início às 19h30min, 20h10min, 20h50min, 21h30min – Sala 200 Centro de Eventos – Profa. Marykate Melanson/DHE - EUA

2) Workshop: Música (música + contexto/discussão) – 3 sessões de música de contexto histórico (antigo e contemporâneo) com início às 19h15min, 20h e 20h45min – Miniauditório 1 – Prof. Carlos E. E. Montano/VRPGPE

3) Workshop: Leitura e Escrita Acadêmica (Abstract) – 3 oficinas com início 19h30min, 20h30min, 21h30min – Miniauditório 4 - Profa. Dra. Fabiana Diniz Kurtz/DHE

4) Quiz: História das Línguas (língua e cultura) – 2 sessões com início às 19h30min e 20h40min – Miniauditório 2 – Profa. Laura Gilbert/DHE - EUA

5) Workshop: Séries de TV como recurso para a aprendizagem e prática de línguas estrangeiras – 2 sessões com início às 19h30min e 20h40min – Sala de Vídeo conferência (2º Piso Biblioteca Campus) – Prof. Lucas R. Prauchner/VRPGPE

6) Workshop: Recorrido Cultural por Colombia (Diversidade cultural e biológica da Colômbia/ Uso da Língua Espanhola) – 3 oficinas com início às 19h30min, 20h15min e 21h – Miniauditório 3 – Prof. Juan Gabriel Perilla Jimenez e Profa. Jacqueline Ramirez – Colômbia

7) Palestra: An Introduction to Enterprise Application Integration – Início às 19h30min – Sala 306 no DCEEng - Prof. Dr. Rafael Frantz

8) Palestra: Short presentation of the UNIJUÍ Research Group in Physiology – Início às 17h20min – Laboratório de Fisiologia - Professor Thiago Gomes Heck (Ph.D.)

9) Palestra: Heat shock response in noise-induced hearing loss  Início às 17h30min - - Professor Marcos Soares (M.Sc., M.D.)

10) Palestra: Effects of intermittent fasting on obese rats – Início às 17h50min - Laboratório de Fisiologia - Bruna Letícia Endl Bilibio (Master in Integral Health Care Student)

11) Palestra: Effects of exercise and heat therapy association on obese rats – Início às 18h – Laboratório de Fisiologia - Wellington Althaus (Graduate Student)

12) Palestra: How to write a scientific paper: more tips, less rules – Início às 18h10min – Laboratório de Fisiologia - Professor Thiago Gomes Heck (Ph.D.) 

13) Palestra: So wäre dein Alltag, wenn du in Deutschland studieren würdest (Tradução: That would be your everyday life when you study in Germany) – Início às 19h30min – Sala F1 – Prof. Dr. Airton Muller


Oficina de Relaciones Internacionales: servicios facilitan la movilidad desde el Grado hasta el Doctorado

 

Unijuí incentiva acciones para fortalecer la relación con otras instituciones de enseñanza, posibilitando al alumno el desarrollo científico y el intercambio de conocimiento a través de la movilidad académica. Se produce por medio de alianzas con instituciones internacionales de todo el mundo.

Los estudiantes tienen la oportunidad de cursar hasta dos semestres en el exterior, en una universidad colaboradora, con gratuidad. Por ello, UNIJUÍ tiene acuerdos de cooperación con universidades de Latinoamérica, en países como Argentina, Uruguay, Paraguay y Colombia, aparte de instituciones educativas en Portugal, España, Alemania, Austria, Polonia, Letonia y Rusia.

Para participar en un intercambio es necesario tener buen desempeño académico y tener dominio del idioma en que las clases serán impartidas. "Quien posee dominio de una segunda lengua, como el inglés, español o alemán, tiene un conjunto mucho más amplio de opciones, para realizar estudios e investigaciones en el exterior, ya que el conocimiento de la lengua es un factor fundamental para ser aceptado en una institución en el exterior ", observa Vanderleia de Andrade Haiski, asesora de asuntos internacionales de la ORI.

Como parte de las acciones de internacionalización, los alumnos del Doctorado de la Unijuí pueden participar en el Programa de Doctorado-Sandwich de la Capes. Así, los estudiantes pueden quedarse entre 6 meses y un año realizando investigaciones en el exterior. Compruebe con la ORI los requisitos para participar en este programa.

La Oficina de Relaciones Internacionales (ORI) acompaña y ayuda a los estudiantes durante todo el proceso, dándoles soporte antes, durante y después de la movilidad.

Documentos bilingües

Por medio de la colaboración de la Secretaría Académica, la ORI también ofrece documentos bilingües para estudiantes y egresados ​​que necesiten ese servicio. "Este es un diferencial de Unijuí, ya que pocas instituciones disponen de documentos originales en lengua extranjera. El servicio es ofrecido debido a la dificultad de encontrar traductores juramentados en la región y también por el alto costo ", observa Vanderleia de Andrade Haiski, asesora de asuntos internacionales de la ORI.

Los documentos disponibles en lengua inglesa son:

Historiales Académicos

Certificados

Diploma de Grado y Postgrado

El servicio puede ser solicitado directamente en el Portal de la Universidad.

Para hablar con la Oficina:

Contacte por el correo electrónico eri@unijui.edu.br o personalmente, en los turnos de la tarde y noche en la segunda planta del edificio de la Biblioteca Mario Osorio Marques, en el Campus Ijuí. Compruebe los servicios y otras informaciones en la página de la Oficina en el sitio web de Unijuí. https://www.unijui.edu.br/institucional/mundo

*Esse texto foi traduzido por Luiza Scortegagna, egressa Unijuí, graduada em Engenharia Civil, professora e tradutora de espanhol, com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. 

 

 

Hoje é o Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí, um dia para evidenciar a importância de se aprender uma língua estrangeira. O objetivo é proporcionar a prática de diversas línguas: inglesa, espanhola, alemã, entre outras, em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida. Confira a programação completa no Portal da Unijuí

 

Escritório de Relações Internacionais: serviços facilitam intercâmbio desde a Graduação até o Doutorado

A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo.

Os estudantes têm a oportunidade de cursar até dois semestres no exterior, em uma universidade parceira, com gratuidade. Por isso, a Unijuí possui acordos de cooperação com Universidades da América Latina, em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia, além de instituições de ensino em Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, Polônia, Letônia e Rússia.

Para participar de um intercâmbio é preciso ter bom desempenho acadêmico e ter domínio do idioma em que as aulas serão ministradas. “Quem possui domínio de uma segunda língua, como inglês, espanhol ou alemão, tem um conjunto bem mais amplo de opções, para realizar estudos e pesquisas no exterior, já que o conhecimento da língua é fator fundamental para ser aceito em uma instituição no exterior”, observa Vanderleia de Andrade Haiski, assessora de assuntos internacionais do ERI.

Como parte das ações de internacionalização, os estudantes de Doutorado da Unijuí podem participar de Programa de Doutorado-Sanduíche da Capes. Assim, os doutorados podem ficar entre 6 meses e um ano realizando pesquisas no exterior. Confira com o ERI os requisitos para participar deste Programa.

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) acompanha e auxilia os estudantes durante todo o processo, dando suporte antes, durante e após o intercâmbio.

Documentos bilíngues

Por meio de parceria com a Secretaria Acadêmica, o ERI também disponibiliza documentos bilíngues para estudantes e egressos que necessitem desse serviço. “Este é um diferencial da Unijuí, visto quer poucas instituições dispõe de documentos originais em língua estrangeira. O serviço é ofertado devido a dificuldade de encontrar-se tradutores juramentados na região e também pelo alto custo”, observa Vanderleia de Andrade Haiski, assessora de assuntos internacionais do ERI.

Os documentos disponíveis em Língua Inglesa são:

Históricos Acadêmicos

Atestados

Diploma de Graduação e Pós-Graduação

O serviço pode ser solicitado diretamente pelo Portal da Universidade.

Para falar com o Escritório:

Contate pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou pessoalmente, nos turnos da tarde e noite no segundo andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí. Confira os serviços e outras informações na página do Escritório no site da Unijuí. https://www.unijui.edu.br/institucional/mundo


Обмен: «Это был год замечательных достижений и опыта»

                      

Ознакомьтесь с отчетом об обмене от студентки-физиотерапевта Луаны Морини, которая провела год по обмену  в IPleiria, в Португалии

«Обмен является уникальной и незабываемой возможностью в жизни студента, потому что он обогащает профессиональное будущее, а также обеспечивает личностный рост. Покинуть Бразилию и столкнуться с совершенно другой культурой поначалу пугает, но сегодня, оглядываясь назад и видя всё что, связано с этим опытом, вызывает чувство неописуемой благодарности.

Я училась в Португалии, в IPL - Политехническом институте Лейрии. Преподаватели, коллеги и весь персонал приняли меня очень хорошо и всегда были готовы помочь. Физиотерапия в Португалии - это относительно новый курс, который в некотором смысле удивил нас и заставил меня ценить наше учреждение, которое имеет отличную инфраструктуру, качественное обучение, профессионалов, которые всегда держат студентов в курсе, предлагая курсы для дальнейшей квалификации.

Лейрия - небольшой и прекрасный город, расположенный в центральной части Португалии, с легким доступом к крупным центрам, таким как Лиссабон и Порту. Таким образом, мне удалось узнать многие регионы Португалии и шесть других стран Европы. У меня также была возможность принять участие в конгрессе в Мадриде, организованном SEFIP - Sociedad Española de Fisioterapia en Pediatría, на тему участия и включения детей и молодых людей с ограниченными возможностями в наше общество, что позволяет повысить личную автономию, функциональность и эмоциональное благополучие у таких детей. 

Без сомнения, это был целый год замечательных достижений и опыта, поэтому я благодарна Unijuí и моим родителям за предоставленную мне возможность, благодаря которой я получила новые знания, изучила культуру другой страны, а также за прекрасные дружеские отношения, которые я приобрела.

*Esse texto foi traduzido por Antonio Dari Zhbanova, Tradutor Juramentado, e Evgeniya Iurevna, Filósofa. 

 

Hoje é o Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí, um dia para evidenciar a importância de se aprender uma língua estrangeira. O objetivo é proporcionar a prática de diversas línguas: inglesa, espanhola, alemã, entre outras, em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida. Confira a programação completa no Portal da Unijuí

 

Intercâmbio no exterior: “foi um ano inteiro de realizações e experiências maravilhosas”

Confira o relato de intercâmbio, da estudante de fisioterapia Luana Morini, que fez um ano de intercâmbio no IPleiria, em Portugal

“O intercâmbio é uma oportunidade única e inesquecível na vida de um estudante, pois enriquece o futuro profissional e proporciona também o crescimento pessoal. Sair do Brasil e encarar uma cultura totalmente diferente assusta no início, mas, hoje, ao olhar para trás e enxergar todo o crescimento decorrente dessa experiência, traz um sentimento de gratidão indescritível.

Estudei em Portugal, no IPL - Instituto Politécnico de Leiria. Os professores, colegas e toda a equipe me recepcionaram muito bem e estavam sempre dispostos a ajudar. A Fisioterapia em Portugal é um curso relativamente novo, que surpreendeu em alguns aspectos e me fez valorizar ainda mais a nossa instituição, que conta com ótima infraestrutura, ensino de qualidade, profissionais que mantém os alunos sempre atualizados, disponibilizando cursos para qualificar ainda mais a nossa formação. 

Leiria é uma cidade pequena e adorável, que está localizada no centro de Portugal, com fácil acesso para grandes centros, como Lisboa e Porto. Assim, foi possível conhecer muitas regiões de Portugal e mais seis países da Europa. Também tive a oportunidade de participar de um congresso em Madri, promovido pela SEFIP- Sociedad Española de Fisioterapia en Pediatría, sobre a participação e inserção de crianças e jovens com deficiência na nossa sociedade, gerando melhor autonomia pessoal, funcionalidade e bem-estar emocional nas crianças. 

Sem dúvidas foi um ano inteiro de realizações e experiências maravilhosas, que repetiria inúmeras vezes. Por isso sou grata pela oportunidade que a Unijuí e meus pais me proporcionaram, possibilitando todo o aprendizado, cultura e adaptação em um território totalmente diferente, assim como grandes amizades que fiz e que levarei para a vida.


Escolha profissional e mercado de trabalho norteiam Bate-Papo em Santa Rosa

Uma conversa descontraída e instigante fez com que alunos do ensino médio lotassem o auditório central da Unijuí em Santa Rosa nesta terça-feira (21). Os participantes puderam agregar conhecimentos com as temáticas envolvendo “Escolha Profissional e Mercado de Trabalho”.

O encontro contou com a participação do gerente de Marketing da Unijuí, Giancarlo Dari Bottega, que falou com os alunos sobre o mercado de trabalho. Na sequência das atividades, o professor Escobar Nogueira, da Doctor Vestibulares de Santa Maria, abordou a escolha profissional.

Para a estudante Anandha Dewes, do Instituto Estadual Cristo Redentor, de Cândido Godói, a atividade foi fundamental para conhecer os cursos e esclarecer as dúvidas sobre o seu futuro profissional. “O Bate-Papo foi muito importante para conhecer melhor os cursos que a Universidade oferece e entender a dinâmica das atividades desenvolvidas. Também nos fez refletir um pouco mais sobre o que estamos querendo e como podemos encontrar a opção certa para o nosso futuro”, relata.

Outras atividades também aproximaram os alunos da Universidade, como a conversa com Éder Schuinsekel, da Unidade de Relacionamento da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, que abordou sobre a importância da prova do Enem e as Bolsas e Benefícios que a Unijuí oferece. Os alunos participaram ainda de uma conversa com os coordenadores dos 13 cursos ofertados no campus Santa Rosa.

O próximo Bate-Papo Unijuí vai acontecer em Ijuí, nos dias 23 e 24 de maio. No campus Três Passos, a data marcada para realização da atividade é no dia 14 de agosto.


Semana Acadêmica do DCEEng inicia com atividades em Ijuí, Panambi e Santa Rosa

                 

Com o objetivo de propiciar maior integração entre estudantes, professores, técnicos-administrativos e a comunidade, teve início, nesta segunda-feira, a Semana Acadêmica dos cursos do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng). Com atividades simultâneas nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi, a programação contempla palestras, minicursos, momentos culturais, entre outros, que objetivam a reflexão sobre as respectivas formações, as relações entre as diferentes profissões, bem como as tendências de mercado dos respectivos cursos.

Segundo o chefe do Departamento, professor Peterson Cleyton Avi, em discurso na primeira noite de atividades no Campus Ijuí, são dez cursos de graduação, entre bacharelados e licenciatura, um programa de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, e atuação em 3 campis da UNIJUÍ, com quase 1800 alunos e mais de 80 professores. “Esses números dimensionam o tamanho desse Departamento e a relevância das atividades para a formação dos sujeitos envolvidos e no comprometimento com o desenvolvimento da comunidade local e regional. Neste evento, sobretudo na palestra de abertura, está proposta a discussão de temas comuns a todos os cursos do departamento, aproveitem ao máximo, pois são temáticas que tendem a permear de forma ampla as proposições do DCEEng nos próximos anos”, salientou.

Fazem parte do DCEEng os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Matemática.

A programação completa da Semana, que ocorre até a próxima sexta-feira, dia 24, está disponível no site da Unijuí.

Ijuí

Em Ijuí, o evento aconteceu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, com cerimônia de abertura das atividades. Antes da palestra inaugural, o chefe do Departamento, professor Peterson Cleyton Avi e a Vice-reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, fizeram saudações institucionais. Além disso, a professora Airam Sausen fez uma apresentação da proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática – Mestrado e Doutorado, do qual é coordenadora.

Como atividade principal, os participantes assistiram a palestra “Smart City: como você é parte deste processo?”, realizada por Tiago Bandeira Marchesan. O palestrante possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica (2007) pela mesma Universidade. Realizou seu doutorado com estágio na Universidad de Oviedo, España. Atualmente é Coordenador de Transferência de Tecnologia da UFSM, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Também é professor de Engenharia Elétrica na Unijuí.

“Uma cidade inteligente é altamente tecnológica. Porém, a tecnologia é a via que faz a cidade se tornar inteligente. O contexto pessoal é o que realmente torna a cidade inteligente e, para isso, é preciso mexer na cultura das pessoas. Isso leva tempo, ocorre lentamente, não é do dia para a noite. É preciso de educação, entre outros fatores. Uma cidade inteligente é cara, demanda recursos para isto”, observou.

Santa Rosa

No Campus Santa Rosa os participantes assistiram a palestra “Empreendedorismo e Vale do Silício”, ministrada por Claudiomiro Rex, da Tecnicon. E também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), por meio de um bate-papo com o técnico-administrativo, Lucas Escher.

Segundo o coordenador dos cursos de engenharia do Campus, Mauro Fonseca Rodrigues, as atividades oportunizam aos estudantes interagirem com o mercado de trabalho, conhecer novas tecnologias, interligar conhecimentos de sala de aula com aplicações profissionais e confraternizar. “Para isso, foi montada uma sequência de atividades que iniciam com a inovação e o empreendedorismo; passa pelos desafios do mercado de trabalho, desde a formação até a experiência profissional, com oficinas de aplicação específicas e palestras sobre aplicações técnicas e acadêmicas. No final, será realizado um jantar de confraternização, com a participação de egressos da instituição falando sobre suas experiências profissionais”, observa.

Panambi

Dando início a semana acadêmica do curso de Engenharia Mecânica, curso do Departamento ofertado no Campus, foi realizado um Workshop sobre Engenharia Estrutural, com o Dr. Fábio Goedel e o Eng. Renan Machado da Silva.

Segundo a professora Patrícia Pedrali, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, a semana acadêmica é uma oportunidade única para os estudantes do curso de graduação em engenharia mecânica, como meio para expandir e aprofundar o conhecimento através da troca de experiências entre profissionais, acadêmicos e docentes.


Interop reuniu mais de 500 participantes na Unijuí

                  

A Unijuí recebeu, no sábado, dia 18 de maio, o Interop, com o objetivo de disseminar novas tecnologias de TI. O evento, que reuniu mais de 500 pessoas entre profissionais e estudantes, aconteceu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.

Durante todo o dia os participantes conferiram mais de 20 palestras com temáticas diversas, entre elas: "O dia a dia de um desenvolvedor com deficiência visual", com Alexandre Magoo, MVP Microsoft. "A indústria de jogos digitais no Brasil" (palestra dedicada aos 30 anos do curso de Ciência da Computação da Unijuí), realizada por Tiago Zenobini de Souza, e a palestra “IOT Plug-And-Play da Microsoft”, com Claudenir Andrade, RD e MVP Microsoft, entre outros temas. 

O foco do evento foi a interoperabilidade, tirando proveito de tecnologias Microsoft e Open Source.​ A interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema. O Interop é um evento que acontece há mais de uma década com o objetivo de disseminar as novas tecnologias para profissionais de TI, sejam eles desenvolvedores de software, administradores de infraestrutura, estudantes e entusiastas.

Na abertura do evento, a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, fez uma saudação institucional.


Confira a Programação do Dia das Línguas Estrangeiras

                

Para evidenciar a importância de se aprender uma língua estrangeira, a Unijuí vai realizar o Dia das Línguas Estrangeiras, nesta quarta-feira, 22 de maio.

O objetivo é proporcionar a prática de diversas línguas: inglesa, espanhola, alemã, entre outras, em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida. Os participantes poderão optar por participar de atividades de sala de aula, workshop, quiz, palestras, entre muitas outras atividades. Dentre as línguas estrangeiras citadas, a atenção se volta para a língua inglesa, que tem grande influência no mundo conectado neste século 21.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, “o Dia das Línguas Estrangeiras é uma iniciativa acadêmica, que envolve toda a Unijuí, orientada a sensibilizar a comunidade universitária sobre o valor do uso e a aprendizagem de línguas estrangeiras para o ensino, a pesquisa e a extensão. Em linhas gerais, o propósito é que, pelo menos nesse dia, todos os acadêmicos tenham contato e usem alguma língua estrangeira durante suas atividades na instituição”.

Programação

Dia 22 de maio – Quarta-feira, a partir das 17h – Campus Ijuí

FEIRA DAS LÍNGUAS E DAS NAÇÕES

1) Feira de Internacionalização – 18h30m – Lounge da Biblioteca Mário Osório Marques – Escritório de Relações Internacionais

2) Mostra Gastronômica - Feira de Alimentos do “Mundo” – 17h às 21h - Lounge da Biblioteca Mário Osório Marques – Feira de Economia Solidária

3) Apresentação dos Grupos Étnicos de Ijuí (mostra da língua, cultura, roupas tradicionais, danças e cantos) – 19h – Hall da Biblioteca Mário Osório Marques – UETI

4) Recepção de Escolas de Inglês de Ijuí – Importância da Língua estrangeira – 19h - Hall da Biblioteca Mário Osório Marques

5) Karaokê – 19h – Espaço do Gasteiz Vitoria – Estudantes do Curso de Letras: Português/Inglês

6) Lançamento do Curso de Inglês no Campus para o 2º semestre.

INTERAÇÃO COM O USO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – WORKSHOPS E PALESTRAS

1) Workshop: Cinema (filme + discussão) – 4 sessões com início às 19h30min, 20h10min, 20h50min, 21h30min – Sala 200 Centro de Eventos – Profa. Marykate Melanson/DHE - EUA

2) Workshop: Música (música + contexto/discussão) – 3 sessões de música de contexto histórico (antigo e contemporâneo) com início às 19h15min, 20h e 20h45min – Miniauditório 1 – Prof. Carlos E. E. Montano/VRPGPE

3) Workshop: Leitura e Escrita Acadêmica (Abstract) – 3 oficinas com início 19h30min, 20h30min, 21h30min – Miniauditório 4 - Profa. Dra. Fabiana Diniz Kurtz/DHE

4) Quiz: História das Línguas (língua e cultura) – 2 sessões com início às 19h30min e 20h40min – Miniauditório 2 – Profa. Laura Gilbert/DHE - EUA

5) Workshop: Séries de TV como recurso para a aprendizagem e prática de línguas estrangeiras – 2 sessões com início às 19h30min e 20h40min – Sala de Vídeo conferência (2º Piso Biblioteca Campus) – Prof. Lucas R. Prauchner/VRPGPE

6) Workshop: Recorrido Cultural por Colombia (Diversidade cultural e biológica da Colômbia/ Uso da Língua Espanhola) – 3 oficinas com início às 19h30min, 20h15min e 21h – Miniauditório 3 – Prof. Juan Gabriel Perilla Jimenez e Profa. Jacqueline Ramirez – Colômbia

7) Palestra: An Introduction to Enterprise Application Integration – Início às 19h30min – Sala 306 no DCEEng - Prof. Dr. Rafael Frantz

 8) Palestra: Short presentation of the UNIJUÍ Research Group in Physiology – Início às 17h20min – Laboratório de Fisiologia - Professor Thiago Gomes Heck (Ph.D.)

9) Palestra: Heat shock response in noise-induced hearing loss - Início às 17h30min - Laboratório de Fisiologia - Professor Marcos Soares (M.Sc., M.D.)

10) Palestra: Effects of intermittent fasting on obese rats – Início às 17h50min - Laboratório de Fisiologia - Bruna Letícia Endl Bilibio (Master in Integral Health Care Student)

11) Palestra: Effects of exercise and heat therapy association on obese rats – Início às 18h – Laboratório de Fisiologia - Wellington Althaus (Graduate Student)

12) Palestra: How to write a scientific paper: more tips, less rules – Início às 18h10min – Laboratório de Fisiologia - Professor Thiago Gomes Heck (Ph.D.)

13) Palestra: So wäre dein Alltag, wenn du in Deutschland studieren würdest (Tradução: That would be your everyday life when you study in Germany) – Início às 19h30min – Sala F1 – Prof. Dr. Airton Muller

ATIVIDADES DE SALA DE AULA (Sugestões de atividades a serem trabalhadas pelos professores: Uso do portal de periódicos da Capes, Busca e seleção de artigos da área de interesse através da análise de Abstract e/ou Resumen, Elaboração de curriculum vitae, Fórum, Chat, Complete, Leitura, E-mails, Entrevista, Imersão, Laboratório, Leitura, Seminário/Exposição, palestras, oficinas...)

.......................................................................................................................................................

Campi Santa Rosa, Panambi e Três Passos: Interação de Escolas de Inglês na Universidade, falando sobre “A Importância da Língua estrangeira” e Lançamento do Evento Dia das Línguas Estrangeiras a ocorrer nos Campi no decorrer do 2º semestre