Até o fim do mês de dezembro, proprietários de cães e gatos podem participar de uma campanha de vacinação promovida pelo Hospital Veterinário da Unijuí. A iniciativa, que ocorre desde o início do mês, tem o objetivo de incentivar a imunização dos pets para evitar a proliferação de doenças e outros cuidados.
A campanha abrange todos os tipos de vacina e terá, além das imunizações, repasse informações aos tutores, tira-dúvidas, entre outras ações. Os tutores podem buscar mais detalhes a respeito da campanha entrando em contato pelos telefones do Hospital Veterinário: (55) 3332-0653 ou 3332-0652
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec promoveu, nesta terça-feira, 10 de dezembro, o Conecta.AI Startup. O evento marcou o encerramento das atividades de 2024 da Incubadora e foi realizado em parceria com a Virtus-CC, a partir do programa HA.IA com a realização de uma formação e de um pitch com empresas que buscam ingressar na Criatec no próximo semestre.
Também foram homenageadas as empresas já incubadas, no âmbito do Gestão e Inovação, as quais receberam troféus de prática de qualidade da Criatec, além da certificação dos mentores. A homenagem reconhece a contribuição das empresas para o ecossistema de inovação local e regional.
Durante o evento, foi promovida a palestra “Como saber se minha aplicação precisa de IA?”, ministrada pelo especialista em Inteligência Artificial da Virtus-CC, Daniel Macedo, que apresentou as mais recentes inovações e tendências dessa tecnologia, além de mostrar como utilizar a IA a favor dos negócios.
“Podermos nesse momento falarmos em Inteligência Artificial para que elas ajudem nossas startups incubadas é muito importante, pois precisamos falar sobre isso e desenvolver nossos negócios instalados aqui na Criatec. Não temos como fugir das IAs, ainda mais se a ferramenta está aí para auxiliar, então precisamos usar para facilitar e melhorar as gestões das nossas organizações”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio.
Acontece amanhã, dia 10 de dezembro, no Centro de Eventos da Unijuí, o encerramento das atividades de 2024 da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec.
A partir das 19h, será realizada uma palestra exclusiva sobre Inteligência Artificial, com Daniel Macedo, que é especialista na área. Ele vai compartilhar as mais recentes inovações e tendências dessa tecnologia revolucionária, além de mostrar como utilizar a IA a favor dos negócios. Essa palestra é fruto da parceria entre a Criatec e Virtus, através do programa HA.IA.
Além disso, serão homenageadas as empresas incubadas da Criatec, no âmbito da Gestão e Inovação, reconhecendo suas contribuições para o ecossistema de inovação.
As inscrições para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes) estão abertas. De acordo com os editais, são disponibilizadas uma bolsa de estudo para cada Programa de Pós-Graduação da Unijuí, que contam com duração de nove meses. Podem se inscrever estudantes dos cursos de Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Direitos Humanos (PPGD), Educação nas Ciências (PPGEC), Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) e Atenção Integral à Saúde (PPGAIS).
O prazo para inscrição para estudantes interessados que fazem parte dos cursos de Doutorado do PPGDR, PPGD, PPGEC e PPGMMC, podem ser feitas até o dia 18 de dezembro, com a divulgação dos resultados até o dia 28 de dezembro, enquanto que para os estudantes do PPGAIS, o prazo se estende até o dia 15 de janeiro de 2025, com resultados sendo divulgados até o dia 29 de janeiro.
Para se inscrever, é necessário fazer a entrega da documentação completa no Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), localizado no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. A documentação necessária para concorrer a Bolsa pode ser verificada nos editais, disponíveis no site unijui.edu.br/institucional/mundo/editais.
Os componentes da bolsa de estudos para desenvolvimento do Doutorado Sanduíche no exterior são mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde. Para se candidatar, o estudante deve ter qualificado sua tese ou ter completado o primeiro ano de seu curso de doutorado. Nesta edição, não há necessidade de realizar prova de proficiência. O período de atividades no exterior deve começar entre setembro e outubro de 2025.
Mais do que oportunizar que o estudante vivencie outra cultura, o Programa visa ampliar a colaboração com cientistas do exterior, além de expandir a visibilidade da produção científica brasileira e fortalecer os programas de pós-graduação do País. Mais informações podem ser obtidas com o ERI, pelo telefone (55) 3332-0329, e-mail: eri@unijui.edu.br, ou no site do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.
Após 10 dias de programação, a Fenasoja chegou ao fim neste domingo, dia 8 de dezembro, no município de Santa Rosa. A Unijuí esteve presente com uma ampla gama de atividades, desenvolvidas por seus diferentes cursos e setores.
No estande da Unijuí, neste domingo, o curso de Engenharia Mecânica promoveu a ação “Conhecendo o curso e suas atividades profissionais”. Estiveram presentes, também, os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, promovendo interações com os óculos de realidade virtual.
No estande, o público pôde obter informações sobre os cursos e degustar da tradicional pipoca doce.
A Cia Cadagy também esteve presente, promovendo interações no parque. O Coral da Unijuí, por sua vez, encerrou a programação do Palco Cultural com um espetáculo.
Este sábado, 7 de dezembro, marcou o penúltimo dia de atividades da Unijuí na Fenasoja, feira que teve início no dia 29 de novembro, junto ao Parque de Exposições Santa Rosa.
No estande da Unijuí, o curso de Engenharia Elétrica apresentou projetos de pesquisa e trabalhos realizados pelos estudantes. Já o curso de Fonoaudiologia fez a avaliação de disfagia.
Neste domingo, último dia de feira, o curso de Engenharia Mecânica estará com a atividade “Conhecendo o curso e suas atividades profissionais” no estande da Unijuí, das 14h às 18h. Das 15h às 18h, os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software estarão no estande com o robô NAO e os óculos de realidade aumentada.
No Espaço Cultural da feira, serão realizadas apresentações da Cia Cadagy e do Coral Unijuí à tarde.
Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a Unijuí contou com ações diversificadas na Fenasoja - feira multissetorial. As atividades envolveram os cursos de Graduação em Direito, Gastronomia, Biomedicina e Agronomia, e ocorreram no estande da Universidade, na Cozinha da Soja e na ExpoRural. Também ocorreram ações a partir da Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Unijuí, na Arena Inovação.
No estande da Unijuí, o curso de Biomedicina promoveu uma ação de saúde, com foco em realizar orientações e testes de glicemia com o público visitante da Feira. Já o curso de Direito promoveu um encontro com egressos do campus Santa Rosa, momento que reuniu gerações diferentes de ex-estudantes da Universidade que passaram pela formação. “Essa é uma história muito bonita, que juntos construímos e reconstruímos com professores e novos estudantes”, destaca a coordenadora do curso de Direito do campus Santa Rosa, professora Fernanda Serrer.
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle comenta que todos que passaram pelo curso de Direito contribuíram de alguma forma muito significativa para o desenvolvimento da região. “Nosso curso tem muitos anos e tem uma história muito bonita, Vocês aqui presentes fazem parte disso e temos muito orgulho de ter vocês aqui conosco neste encontro”, ressalta.
Já na Cozinha da Soja, o curso de Gastronomia promoveu uma oficina com a preparação de receitas à base de carne de soja, com o preparo de um prato com pimentão, queijo, molho, purê e proteína de soja. Enquanto que na ExpoRural, o curso de Agronomia fez uma mostra de cultivares de soja, sementes e rochas.
Neste sábado, 7 de dezembro, a programação segue com ações do curso de Fonoaudiologia que promove uma oficina de fonoaudiologia hospitalar, e com o curso de Engenharia Elétrica, que fará uma mostra P&D e uma oficina de robótica.
O Espaço + Inovação Unijuí em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí promoveu, nesta quinta-feira, 5 de dezembro, no auditório do Espaço, o Campeonato de Robótica das Escolas Municipais de Ijuí. O evento marca o fechamento das oficinas que foram realizadas com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino.
Segundo o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Cleiton Avi, as ações vão ao encontro de um dos objetivos do Espaço, que é compartilhar saberes. “Fechamos um ciclo de oficinas que desenvolvemos em um projeto piloto, que aborda a programação e a robótica através dos kits da Lego Spake. Foram quatro encontros e para fechar, o campeonato, com seis equipes classificadas, onde os alunos foram desafiados a colocar em prática o conhecimento adquirido. Esse é um dos objetivos do Espaço, que busca levar o conhecimento para a comunidade através de oficinas e experiências”, frisou.
A assessora pedagógica em Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação de Ijuí, Camila Martins, destaca o benefício para os alunos. "Para a rede municipal de Ensino este projeto foi de grande relevância, onde o Espaço + Inovação trabalhou com os nossos alunos a estruturação do pensamento computacional, lógica da programação e trabalho em conjunto, cumprindo o que é determinado por lei dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sem dúvidas, ampliou o conhecimento dos estudantes preparando eles para o Ensino Médio, além de enriquecer as práticas escolares”, pontuou afirmando que, para 2025, a intenção é ampliar a parceria com a Universidade para que mais estudantes sejam contemplados e participem do projeto.
Atividades envolvendo palestras, interação e mostras de pesquisas marcaram as ações da Unijuí nesta quinta-feira, 5 de dezembro, durante a Fenasoja - feira multissetorial. As ações da Universidade ocorreram no estande, na Arena Inovação e na ExpoRural, localizadas no Parque de Exposições Santa Rosa, em Santa Rosa.
No estande da Unijuí, as ações envolveram a participação do curso de Direito, por meio da atuação do Balcão do Consumidor, que levou o Passa ou Repassa do Consumidor, e do Escritório de Relações Internacionais (ERI), que promoveu um Quiz Internacional.
Já na ExpoRural, os cursos de Medicina Veterinária e de Agronomia repassaram informações aos visitantes da Feira, e promoveram uma amostra, feita a partir do Programa de Melhoramento Genético, que esteve o dia todo no espaço divulgando pesquisas realizadas pelos bolsistas e professores. Também foi realizado, no estande da Cotrirosa, um bate-papo com a presença do professor Sandro Sawicki, voltado às novidades sobre o Agro, no qual foi abordado o projeto Living Lab Noroeste Missões Agro, desenvolvido pela Unijuí, com parceria da Cotrirosa.
Na Arena Inovação, a programação contou com a realização de dois talks. O primeiro, conduzido pela professora Adriane Fabrício, teve como abordagem o “Capital Humano e temas de Recursos Humanos”. O segundo foi feito pelo professor Jorge Sausen, que abordou as “Metodologias Ágeis, Estratégia e Inteligência nos Negócios”. Nas atividades, também houve a participação dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, com o robô NAO e óculos de realidade aumentada.
Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a programação da Unijuí segue com ações dos cursos de Graduação e outras atividades. No estande, o curso de Biomedicina fará uma atividade envolvendo tipagem sanguínea, enquanto que o curso de Estética e Cosmética fará a atividade “Estética como ferramenta de saúde”. O curso de Direito também fará um encontro com egressos.
Os cursos de Ciências da Computação e Engenharia de Software farão ações na Arena Inovação, com o robô NAO e com óculos de realidade aumentada. Além disso, os cursos de Gastronomia e Nutrição vão fazer um encontro de chefs.
Na tarde do dia 30 de novembro, os gestores de inovação e tecnologia da região Noroeste e Missões dos programas Inova RS - Leonice Parnoff, Isabela Albarello Dahmer e Vinicius Bairros - e Startup Lab - Juliana Capssa Sausen - estiveram presentes na Arena de Inovação da Fenasoja para apresentação dos resultados desses programas nesse ano de 2024 e das perspectivas e próximas ações para 2025.
O Inova RS e o Startup Lab (projeto Ecossistema Corporativo de Inovação Aberta Fase II, Região Noroeste e Missões) são programas promovidos pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul - SICT/RS, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs, e possuem como finalidade central o fomento à inovação aberta, mediante a articulação entre os atores da Quádrupla Hélices (governo, universidade, empresas/startups e sociedade civil), contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do estado do Rio Grande do Sul.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.