Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Unijuí entrega equipamentos ao Município de Ijuí em contrapartida ao curso de Medicina

Nesta terça-feira, 31 de janeiro, a Unijuí realizou mais uma entrega de equipamentos ao Município de Ijuí, em contrapartida à implantação do curso de Medicina. O ato ocorreu no Almoxarifado da Universidade e contou com a presença da Reitora Cátia Maria Nehring e do Secretário Municipal de Saúde Marcio Strassburger. Nesta etapa foram entregues R$ 178.551,00 em equipamentos para a qualificação da rede pública de saúde, representando a última remessa referente ao ano de 2022.

A lista de itens recebidos pelo Poder Executivo de Ijuí inclui um cardioversor e desfibrilador, 16 notebooks, quatro mesas ginecológicas, dois oxímetros de pulso com cabo extensor/bateria recarregável, 34 apoios/suportes para injeção, 25 mochos giratórios com rodízio, 34 escadas de dois degraus, 44 mesas auxiliares e nove kits de limpeza.

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, destacou a importância dessa contrapartida tanto para os servidores quanto para a comunidade. “Se a Universidade está formando novos médicos que vão para a rede de atenção à saúde, como podemos qualificar esses espaços para seus usuários? A Unijuí tem trabalhado todos esses anos com contrapartida, principalmente de equipamentos, no qual qualificamos essas unidades de atenção básica, UPA, secretaria de saúde, para que os servidores da área da saúde, não só médicos, possam ter uma qualidade melhor e atender efetivamente a nossa comunidade melhor”, ressaltou.

Em 2023, está prevista a entrega de aproximadamente 600 mil reais em equipamentos. O Secretário Municipal de Saúde, Marcio Strassburger, relatou que sempre é realizado um levantamento prévio dos itens mais necessários nas unidades, o qual é entregue para a Unijuí. “Todos são materiais importantes e que vem qualificar a nossa estrutura física, melhorar o serviço para a comunidade e, sem dúvida nenhuma, melhorar para o servidor que está entregando o trabalho para a comunidade”, afirmou o secretário.


Estudos independentes: como elaborar a rotina certa para você

Na Graduação Mais Unijuí, os estudos independentes são uma das estratégias de ensino que promovem o protagonismo do estudante. Esses estudos constituem-se em atividades extraclasse que poderão ser planejadas de diferentes formas, de acordo com as características de cada disciplina, tornando a sala de aula um espaço de aprendizagem ativa.

Ao mesmo tempo em que incentiva a autonomia e responsabilidade do futuro profissional, estudar de forma independente requer disciplina por parte do estudante. Fatores como ambiente, tempo e planejamento são determinantes para que uma pessoa passe do estudo esporádico para o processo de aprendizagem contínua. Dessa forma, algumas dicas podem ser úteis para a organização de uma rotina de estudos eficiente.

Segundo a professora do curso de Pedagogia, Marta Borgmann, muitas pessoas pensam que estudar é um ato dinâmico e natural. “Quando estudamos, fazemos por algum objetivo, buscando atingir um determinado conhecimento. Porém, estudar traz conhecimentos para nossa vida profissional. Portanto, não podemos pensar em somente decorar para as provas. Necessitamos saber para a vida”, destaca.

O estudo envolve várias estratégias. Uma delas é ter um ambiente próprio para a prática. Assim, a capacidade de concentração do estudante aumenta, facilitando a compreensão e interpretação de novos conhecimentos. “Um ambiente tranquilo, confortável e onde há organização e visibilidade dos materiais que serão utilizados. O ideal é ter uma mesa para estudar, pois a cama ou sofá pode nos remeter a lazer e sono, por exempo”, explica Marta.

O tempo também precisa ser bem administrado, pois tem relação direta com os resultados dos estudos. O planejamento é algo pessoal que deve ser realizado conforme a rotina e necessidade do estudante. “Cada um deve saber a hora que rende mais, seja à noite, madrugada, manhã ou tarde. É importante organizar uma agenda de estudos e estudar com antecedência”, afirma a professora.

Para Marta, outra dica importante para quem quer deixar seus estudos em dia em 2023 é desligar o celular enquanto estiver estudando. “Não ter contato com as redes sociais favorece uma maior concentração. Desligue o aparelho e só retorne seu uso quando estipular um tempo para parar de estudar”, aconselha.

Por último, a professora salienta que não existe o jeito certo ou errado de estudar, existe o seu. “Tente descobrir com muita seriedade o seu jeito, sabendo que não se estuda para a prova, mas para obter novos conhecimentos. A atualização constante é o mais importante”, completa Marta.


Vestibular Contínuo: últimos dias para realizar a inscrição

Encerra-se no dia 13 de fevereiro, o período para realizar a inscrição para o Vestibular Contínuo. O processo seletivo conta com vagas remanescentes em diversos cursos de graduação presenciais, nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. A inscrição e o edital podem ser conferidos no endereço unijui.edu.br/vestibularcontinuo

A prova do vestibular é composta por uma redação, que pode ser realizada até o dia 20 de fevereiro, online, na página do vestibular. O tema da redação será revelado no momento em que o vestibulando iniciar o processo seletivo. Lembrando que após o acesso, o candidato tem até 2h para desenvolver a redação. 

Além disso, há outras formas de seleção: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2022; ou da nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, a partir de 2010.

Vagas

No campus Ijuí são ofertadas vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia,  Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

No campus Panambi, há oferta para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica. No campus Três Passos há vagas para curso de Direito e, no campus Santa Rosa, para os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Psicologia.


Como a Graduação Mais pode contribuir com as soft skills certas para suas carreiras

Amplamente debatida nos últimos tempos, as soft skills - ou habilidades interpessoais - são reconhecidas como a capacidade de se comunicar claramente, ter resiliência, empatia e respeito. A inteligência emocional, nesse contexto, é palavra-chave no que diz respeito ao comportamento pessoal e profissional do indivíduo. 

Mas como a Universidade se coloca no desenvolvimento destas habilidades e competências dentro da formação acadêmica? A Unijuí pensou nisso e acrescentou dentro do currículo da Graduação Mais a disciplina de Formação Pessoal e Profissional, voltada exatamente para o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, organização, gestão de tempo, planejamento de vida e carreira, empatia, colaboração, flexibilidade, resiliência, capacidade de resolver problemas, relacionamento interpessoal, liderança, negociação, ética, dentre outras. 

“Ao trabalharmos por competências, pensamos no profissional que queremos formar para o mercado de trabalho. Construímos os currículos pensando que os estudantes precisam ser formados a partir de uma tríade: conhecimento, que é o saber científico; aplicabilidade, ou saber fazer aquilo que aprendeu teoricamente; e saber ser. Buscamos trabalhar as atitudes destes futuros profissionais, seja em termos de comunicação, de trabalho em grupo, gerenciamento de conflitos, de ética e responsabilidade, que são valores muito importantes”, explica a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

Ela ressalta ainda que é importante ter em mente que as soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e precisa estar em constante aperfeiçoamento, por isso as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional contemplam todo o currículo da Graduação Mais durante o processo formativo do estudante Unijuí. “Assim sendo, nosso acadêmico é estimulado a fortalecer suas habilidades e competências a partir do reconhecimento de suas capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual”, finaliza.


Qualificações profissionais da Unijuí potencializam formação de estudantes

As qualificações profissionais da Unijuí são uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de competências que facilitam a atuação prática no mercado de trabalho. Além de serem destinados a profissionais já formados, para atualização de técnicas e habilidades, os cursos também representam uma possibilidade para que estudantes, ainda durante a Graduação, agreguem conhecimentos para além da sala de aula, contribuindo para o ingresso em seu ramo de atividade.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Continuada, Graciele Wadas Zardin, os cursos são perfeitos para acadêmicos que desejam aplicar o conhecimento aprendido no dia a dia. “São cursos de curta duração, ministrados por docentes qualificados e com vasta experiência nas áreas em que atuam, enfatizando a prática através de metodologias focadas na atuação e aplicação diária do profissional”, destaca.

Para atender as demandas existentes na comunidade regional, a Unijuí possibilita que todos os estudantes encontrem nas qualificações profissionais uma forma de aprimorar seus aprendizados,  qualificando-os para atenderem as demandas de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. “Oferecemos cursos em todas as áreas do conhecimento: Agrárias e Veterinária; Ciências Biológicas; Direito; Comunicação; Educação; Engenharia e Tecnologia; Gestão e Negócios; e Saúde, Estética e Cosmética”, afirma Graciele.

O público-alvo é determinado de acordo com cada oferta, sendo que a comunidade externa é amplamente convidada a participar das capacitações. Elas ocorrem em salas de aula ou laboratórios espalhados pelos quatro campi da Unijuí - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. Em alguns casos, as qualificações também podem ocorrer de forma online. 

Para mais informações sobre as qualificações profissionais ofertadas pela Unijuí, acesse a página unijui.edu.br/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Do maternal à graduação: aluna trilha trajetória junto ao complexo Fidene

Mariana Della Flora faz parte de um grupo de amigos que têm relação com o grupo Fidene desde o maternal. Estudante do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - a EFA - desde a infância, ela agora vai ingressar no curso de Direito da Unijuí e está ansiosa por conhecer as novas possibilidades que o Universo Fidene tem a lhe oportunizar.

“É uma oportunidade incrível poder crescer dentro de uma instituição com estrutura de universidade, isso permitiu usufruir de todos os espaços oferecidos pela instituição. Durante a escola já podíamos ter contato com toda a estrutura da universidade o que contribuiu muito para a nossa formação”, relata e ainda conta que durante sua formação na EFA pôde aproveitar da infraestrutura do Museu, dos laboratórios e salas de aula da Universidade, bem como da Biblioteca, o que lhe ajudou na escolha profissional.

Para Mariana, além das experiências de ensino, as amizades construídas ao longo desses anos também foram importantes para sua construção pessoal. “As que construí aqui perduram há mais de 14 anos e agora vamos ter a oportunidade de seguir com elas na graduação, em diferentes cursos, mas no mesmo espaço, podendo dividir algumas disciplinas. Essa oportunidade de seguir com os laços criados na escola é muito especial, criando espaço para acompanharmos e participarmos do crescimento e evolução um dos outros, sempre se apoiando nesta nova jornada”, afirma.

Questionada sobre a escolha do curso de Direito, Mariana ressalta que a escolha se deu a partir da participação na Feira das Profissões da EFA e também por já conhecer a infraestrutura da Universidade. “Escolhi seguir na Unijuí por já conhecer o espaço. A EFA sempre nos proporcionou conhecer os diferentes espaços dos cursos e também os professores, especialmente com a Feira das Profissões, o que facilitou a minha escolha”, disse e acrescentou que, por isso, os planos para 2023 são de “me dedicar e aprofundar na área que escolhi, focando e me aperfeiçoando, aproveitando os espaços que a Universidade oferece como o Escritório Modelo e o Balcão do Consumidor e assim estabelecer as minhas metas futuras”.


Pós-Graduação Lato Sensu: amplie seus conhecimentos na Unijuí

Buscando aprimoramento constante e uma atuação diferenciada no mercado de trabalho, a egressa da Unijuí, Denise Volpatto Dobler da Costa, realizou o MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas, o qual concluiu em dezembro de 2021. Atuando como Chefe de Gabinete da Reitoria, ela viu no curso uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver competências necessárias em um mercado cada vez mais competitivo.

“Em primeiro lugar, percebi a necessidade de obter novos conhecimentos e habilidades para desenvolver um trabalho de uma forma mais assertiva e qualificada. Em um segundo momento, a pós-graduação com certeza possibilita a ampliação da nossa rede de relacionamentos e isso traz resultados positivos para nossa atuação diária”, explica Denise sobre os motivos que a levaram a buscar a Pós-Graduação na Unijuí.

Em cerca de 65 anos de história, a Instituição formou mais de 10 mil profissionais em cursos de Pós-Graduação. Além do desenvolvimento profissional e enriquecimento do networking, os cursos também contribuem para a formação pessoal dos participantes. “Os movimentos de educação continuada nos tornam mais do que profissionais melhores. Nos tornam pessoas melhores”, afirma.

Denise também destaca a importância da qualificação para se atualizar frente a um mundo em constante transformação. “Se queremos continuar dando respostas competentes, tanto no nosso trabalho quanto para sociedade, a formação continuada é essencial”, destaca. Dessa forma, a Unijuí oferta formações que impactam diretamente na carreira dos pós-graduandos e na geração de profissionais qualificados para atender às demandas da sociedade. 

No momento, oito cursos de MBA e Especialização estão com inscrições abertas para você explorar novos caminhos: Ensino e Treinamento Esportivo (campus Santa Rosa), Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (campus Santa Rosa), Auditoria e Planejamento Tributário (campus Ijuí), Finanças e Mercado de Capitais (campus Ijuí), Fisioterapia Neurofuncional (campus Ijuí), Microbiologia Laboratorial (campus Ijuí) e Tecnologias Educacionais Colaborativas (EaD).

Para mais informações sobre os cursos de MBA e Especialização da Unijuí, acesse o site unijui.edu.br/pos ou entre em contato com o setor de Educação Continuada, por meio do telefone 55 3335 0553 ou e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.


Nova edição do curso de Iniciação e Prática à Jovem Advocacia é ofertada no campus Três Passos

Estão abertas as inscrições para a Qualificação Profissional Iniciação e Prática à Jovem Advocacia, ofertada de forma presencial, no campus Três Passos da Unijuí. Interessados podem se inscrever no site unijui.edu.br/qualificacao-profissional, até o dia 27 de fevereiro. Com duração total de 10 horas, o curso irá ocorrer de 6 a 10 de março, das 19h30 às 21h30.

Oferecido por meio de uma parceria entre a Unijuí e a Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Três Passos, o curso objetiva familiarizar os jovens advogados com a prática na advocacia privada, esclarecer dúvidas sobre o dia a dia do profissional e complementar o ensino prático da graduação. 

Destinada a estudantes de Direito e advogados da OAB - Subseção de Três Passos, a qualificação abordará temas como gestão de carreira, ética e atuação prática. Para mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, acesse unijui.edu.br/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone 55 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.


Unijuí oferta Qualificação Profissional para atualização de Diretor Geral de CFC

Oportunizar o desenvolvimento e atualização de competências aos profissionais que atuam como diretores gerais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) é o objetivo da Qualificação Profissional “Atualização de Diretor Geral”, ofertada pela Unijuí. Interessados podem realizar sua inscrição pelo site unijui.edu.br/qualificacao-profissional, até o dia 12 de março. 

O curso é destinado para profissionais que realizaram formação na área há cinco anos e precisam atualizá-la para renovação do credenciamento junto ao órgão executivo de trânsito do Estado. A capacitação, que possui um total de 20 horas, ocorrerá de forma online, de 27 a 30 de março, das 18h30 às 22h40, horário em que o estudante deverá estar conectado de forma remota.

A qualificação será ministrada pela consultora, professora e palestrante na área de gestão e liderança e gestão de trânsito, Juliana Marim, que abordará conteúdos como: responsabilidades profissionais e função social do Diretor Geral; peculiaridades da gestão de um CFC planejamento e controle da gestão do CFC; recrutamento e seleção de pessoas; e motivação e supervisão dos profissionais.

Para realizar sua inscrição, bem como obter mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, acesse o site www.unijui.edu.br/qualificacao-profissional ou entre em contato com a Unidade de Educação Continuada pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.


Abertas as inscrições para o curso de Análise de Sementes: teste de vigor e germinação

A Unijuí está com inscrições abertas para a qualificação em Análise de Sementes: teste de vigor e germinação. O curso recebe inscrições até o dia 11 de junho e destina-se aos profissionais envolvidos no processo de produção e análise de sementes. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/educacaocontinuada.

Na qualificação serão estudadas as culturas de soja, trigo, azevém, tomate e alface, a partir dos tópicos: Importância da Análise de sementes; Amostragem; Divisor de amostras (centrífugo e de solos); Análise de Pureza; Determinação de outras sementes por número; Verificação de outras cultivares; Germinação; Teste de envelhecimento acelerado e Teste de frio.

O curso será realizado presencialmente, no campus Ijuí, nos dias 26 (manhã e tarde), 27 (manhã e tarde) e 28 de junho (tarde). Pela manhã, as aulas ocorrem das 8h30 às 12h e, à tarde, das 13h às 17h.  

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 55 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.