Além de permanecer na Sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) até o dia 15 de dezembro, a exposição Saberes e Sabores também circulou por municípios da região, fortalecendo o diálogo com as comunidades que integram o processo de pesquisa.
A itinerância é uma forma de devolver à comunidade os resultados do trabalho desenvolvido pelo Museu. Ao longo da pesquisa, a equipe esteve em diferentes territórios, como Catuípe — onde se encontra o Quilombo Passo do Araçá — e a região de Tenente Portela, Redentora e Miraguaí, marcada pela presença de Terras Indígenas. Circular com a exposição nesses espaços é uma maneira de reconhecer e valorizar os saberes locais, ampliando a participação das comunidades na construção das narrativas apresentadas.
No dia 18 de novembro, o Museu participou da 1ª Feira Cultural, em Catuípe, levando parte da mostra ao público do evento. Já no dia 1º de dezembro, a itinerância chegou ao Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, em Miraguaí, aproximando estudantes e educadores das reflexões sobre memória, alimentação e identidade cultural.
A ação rompe os limites físicos do Museu e reforça seu papel como instituição comprometida com o território e com a produção de conhecimento compartilhado. Ao circular pela região, o Saberes e Sabores amplia seu alcance e fortalece a compreensão da cultura alimentar como patrimônio vivo.
A itinerância integra o Projeto Saberes e Sabores, realizado pela Associação de Amigos do Museu e Museu Antropológico Diretor Pestana, em parceria com os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí, com apoio da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
.jpeg)
Na tarde de terça-feira, 2 de dezembro, o professor e autor Ivo dos Santos Canabarro participou do encontro dos diretores das escolas municipais de Ijuí (RS), promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Durante o evento, o pesquisador apresentou o box Fotógrafos Gaúchos, publicação que integra o catálogo da Editora Unijuí com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
A obra reúne dois volumes – Família Beck: uma arqueologia fotográfica e Eduardo Jaunsem: uma arqueologia fotográfica – resultado de uma investigação histórica que resgata o legado de dois importantes fotógrafos imigrantes que atuaram no Rio Grande do Sul entre o final do século 19 e meados do 20. Por meio de documentos, imagens e contextualizações, a coleção evidencia a relevância desses profissionais para a constituição da memória visual do Estado.
Durante a apresentação, Canabarro destacou a importância de aproximar a produção acadêmica do cotidiano escolar e de valorizar o patrimônio cultural regional. Segundo ele, compreender a história da fotografia gaúcha contribui para ampliar as possibilidades pedagógicas nas escolas, especialmente em projetos voltados para identidade, memória e cultura local.
Como parte da ação, foram entregues dois boxes da coleção para cada biblioteca das escolas municipais, ampliando o acesso dos educadores e estudantes ao material e fortalecendo o acervo das instituições.
A participação do autor no encontro reforça o compromisso da Smed em promover espaços de formação e diálogo, conectando educadores com obras e pesquisas que enriquecem o trabalho desenvolvido na rede municipal.

Fotos: Assessoria de Comunicação da SMED

Na última segunda-feira, 1º de dezembro, o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, acompanhado dos vice-reitores Bruna Comparsi, Daniel Baggio e Edson Padoin, foi recepcionado pela direção do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), onde participou de uma reunião de alinhamento das ações entre as duas instituições na área da saúde em 2026. Pelo HCI, estiveram presentes o presidente Douglas Prestes Uggeri, os diretores Dorkas Picinini e Rui Protti, o secretário administrativo Eduardo Moraes, o advogado Valmor Alievi e a assessora de comunicação Marília Munareto.
Por parte da reitoria da Unijuí, foi apresentada uma agenda preliminar de eventos, atividades de ensino articuladas a práticas assistenciais e ações propostas na área da saúde para o ano de 2026. As iniciativas listadas no documento foram estruturadas a partir do planejamento interno dos cursos de graduação que realizam estágio curricular obrigatório no Hospital de Clínicas Ijuí, de projetos de extensão e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, contemplando possibilidades de interesse comum entre as instituições.
A agenda apresentada pela Unijuí foi encaminhada para conhecimento do Hospital de Clínicas Ijuí, com o objetivo de subsidiar o diálogo e fortalecer oportunidades de cooperação na organização de eventos, ações científicas, programas de formação e demais iniciativas voltadas à qualificação profissional e acadêmica na área da saúde.
Segundo o reitor da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, é necessário consolidar a sinergia entre essas duas grandes instituições que atuam nas áreas da saúde e da educação superior em nosso município. “Isso para que possamos potencializar ainda mais as atividades desenvolvidas, ajudando a destacar Ijuí nos cenários regional e estadual. Ações paralelas representam um dispêndio de esforço e energia; ações conjuntas significam um reforço substantivo na qualidade dos propósitos”, afirmou.
.jpeg)
A Associação de Amigos do Museu e o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) iniciaram o processo de mapeamento e registro dos cemitérios comunitários localizados na zona rural de Ijuí. A iniciativa busca identificar, documentar e valorizar esses espaços de memória, fundamentais para compreender a história e os vínculos culturais das comunidades do interior do município.
O trabalho envolve visitas às localidades, registros fotográficos, entrevistas com moradores e o levantamento de informações históricas, sociais e arquitetônicas, contribuindo para a preservação desses patrimônios cemiteriais.
O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 31/2024, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado.

Na noite desta terça-feira, 2 de dezembro, a Criatec – incubadora de empresas da Unijuí reuniu parceiros, empreendedores e representantes institucionais para celebrar conquistas, compartilhar experiências e fortalecer conexões. O encontro foi marcado por diálogos, reconhecimento de trajetórias e a apresentação de resultados de iniciativas que vêm impulsionando o empreendedorismo inovador no Noroeste e Missões.
A abertura oficial do evento foi realizada pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Prof. Dr. Daniel Knebel Baggio, que destacou o compromisso da Universidade em fomentar ambientes que aproximem a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento regional.
“É um momento que nós temos hoje de celebrar. Celebrar todas as conquistas e todas as iniciativas que foram desenvolvidas na Criatec ao longo desse ano de 2025. Com todas as incubadas, com todos os gestores de inovação que estiveram aqui. Todas as pessoas que se envolveram com inovação. Quando nós falamos em inovação em Ijuí, o coração da inovação de Ijuí que pulsa é a Criatec.
A programação teve início com o reconhecimento de três empresas participantes da Jornada Criatec: Infinitum, Digity Company e Cuidados Conecta, que compartilharam aprendizados, desafios e avanços ao longo de sua trajetória no programa.
Um dos destaques da noite foi a Graduação da empresa Faxinou, iniciativa que ingressou na Criatec em 2023, durante o Startup Weekend, e consolidou-se como negócio voltado à profissionalização do setor de limpeza residencial e comercial. Ao longo do período de incubação, a empresa evoluiu seu modelo de negócio, qualificou processos, ampliou sua atuação no mercado e demonstrou que soluções inovadoras também transformam necessidades do cotidiano.
O evento também foi marcado pela entrega de certificados às empresas que se destacaram em 2024. A premiação foi realizada por Maria Odete Palharini e pelo Prof. Dr. Daniel Knebel Baggio.
Foram reconhecidas: a empresa Mérito à Gestão e a Nexo SSP – Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho, pela organização, consistência e evolução ao longo do ano e a Mérito à Inovação: Cuidados Conecta, empresa que se destacou pela capacidade de pensar e agir de forma inovadora, inspirando todo o ecossistema.
A Criatec também homenageou seus mentores e facilitadores, profissionais que contribuem diretamente para a qualificação dos empreendedores. Foram citados ainda os colaboradores que não puderam estar presentes: Cledison Eduardo Fritzen, Henrique Ott, Mikael Nunes Cattani e Thais Teixeira Pinto.
Na sequência, a VetLab Diagnóstico e Assessoria recebeu o certificado de empresa associada da Criatec.
O evento apresentou, ainda, os resultados do Programa Startup Lab, iniciativa de inovação aberta apoiada pela Unijuí e pela Criatec, que realizou quatro ciclos na região Noroeste e Missões. Ao longo de dois anos, o programa desenvolveu estratégias, ações e conexões que impactaram diretamente o ecossistema empreendedor regional.
Durante a cerimônia, foram reconhecidas as empresas, solucionadoras e profissionais que contribuíram para o sucesso do programa, reforçando a importância da cooperação para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico.
Representando as empresas participantes, Gilberto Medeiros, gerente de Marketing e Produto da Novatech Agro, compartilhou a experiência da organização, que integrou três dos quatro ciclos do programa e se destacou pela disposição em inovar e apoiar novas ideias.
Na perspectiva das solucionadoras, Cristiano Brudna, da Solo Sense, empresa incubada na Criatec e participante do primeiro ciclo , apresentou sua trajetória ao desenvolver solução tecnológica para a Fockink.

A Unijuí foi certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) como Instituição Socialmente Responsável. Esta é a quarta vez consecutiva que a Instituição recebe o selo, que é válido pelo período de um ano - 2025 a 2026. O selo tem o objetivo de mostrar à sociedade que a Unijuí promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento da sua comunidade.
Para obter a certificação, a Unijuí participou da 21ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Nesta campanha, a Instituição apresentou suas ações promovidas nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, por meio dos seus cursos de graduação e projetos de extensão.
A campanha é realizada anualmente e tem o objetivo de aproximar o setor acadêmico da sociedade por meio de ações voluntárias promovidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Estudantes, professores, técnicos e voluntários participam ativamente, guiados pelos princípios de solidariedade e cidadania.
Aderindo à campanha, a IES não só mostra o seu trabalho, como também contribui para ampliar a conscientização da sociedade sobre o importante papel desempenhado por universidades, faculdades e centros universitários em todo o País.

Em uma ação conjunta entre a Unijuí, Prefeitura Municipal de Três Passos, Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Três Passos (Cacis) e o Projeto Cante e Encante, está de volta o evento “Janelas Cantantes da Unijuí”. A apresentação, que não acontecia desde 2018, promete encantar o público e evidenciar a magia do Natal no coração de Três Passos.
O evento vai acontecer no dia 12 de dezembro, a partir das 20h no prédio histórico da Unijuí, no Centro da cidade, e contará com apresentações do Coral da Unijuí e do Coral Cante e Encante, além de intervenções artísticas da Cia Cadagy.
Os detalhes da programação foram definidos em encontro na última semana, no campus da Unijuí, em Três Passos. Participaram o prefeito em exercício, Rodrigo Ipê, a coordenadora de Cultura, Andrea Baraldi, a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, o presidente da Cacis, Paulo Cesar Bohn, a vice-presidente Cristiane Sell Müller, e a coordenadora do Projeto Cante e Encante, Zenaide Tomm.
“O retorno do tradicional evento de Natal na Unijuí, representado por crianças e adolescentes cantando nas janelas iluminadas desse prédio histórico do campus Três Passos, significa o fortalecimento dos laços da nossa Universidade com a nossa comunidade trespassense e regional”, destaca o coordenador do campus, professor André Giovani de Castro.
De acordo com o professor, o resgate do evento parte da colaboração de diferentes instituições e indivíduos, materializando a essência comunitária da Unijuí. “Teremos uma noite especial, mágica e nostálgica. Para tornarmos esse momento ainda mais valioso, a presença das pessoas é fundamental e, por isso, fazemos o convite para que estejam conosco, revivam essa experiência e compartilhem do espírito natalino”, ressalta.
Serviço:
Evento: Janelas Cantantes da Unijuí
Local: Prédio da Unijuí – Centro de Três Passos
Data: 12/12/2025
Início: 20h
Traga sua Cadeira!

Se você busca uma formação de excelência, com flexibilidade para estudar quando e onde quiser, o EaD da Unijuí é a escolha certa. E neste Vestibular 2026, há uma condição especial para os candidatos aprovados: a primeira mensalidade do curso é totalmente gratuita.
Os interessados têm até o dia 15 de fevereiro para se inscrever em unijui.edu.br/ead. Na graduação, são ofertadas vagas nos cursos de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis, além dos cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Para ingressar, o candidato pode realizar o vestibular, que consiste em uma prova de redação, realizada online. Também é possível utilizar a nota de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), válida a partir de 2010, ou a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí realizados a partir do mesmo ano.

A Unijuí, em parceria com a Germinar Consultoria, abre inscrições para o Treinamento em Análise e Identificação de Sementes, uma qualificação presencial que une teoria e prática para quem deseja aprofundar conhecimentos e atuar com segurança e precisão na área.
O curso aborda todas as etapas que compõem uma análise de sementes: desde a recepção da amostra no laboratório, passando pelos procedimentos técnicos, até a emissão dos resultados finais. Além disso, os participantes terão um módulo específico de identificação de sementes, ampliando a capacidade de diagnóstico e entendimento das características das espécies.
A formação é destinada a Responsáveis Técnicos de Laboratórios, Analistas, Auxiliares de Laboratório, professores, estudantes e a todos que tenham interesse no tema e que buscam atualização ou aperfeiçoamento profissional.
O treinamento acontecerá presencialmente no Campus Ijuí, de 23 a 27 de fevereiro de 2026.
Se você atua na área ou deseja se qualificar para novas oportunidades no segmento, essa é a oportunidade ideal para fortalecer sua formação com conteúdos alinhados às práticas profissionais do mercado.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu, nesta quinta-feira, 28 de novembro, a visita da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi). Durante a visita, o grupo conheceu a exposição Saberes e Sabores, que apresenta práticas, memórias e tradições alimentares da região, em uma vivência marcada pela atenção à inclusão e ao acesso ao patrimônio cultural.
A atividade contou com o uso de audioguia dos textos curatoriais e de audiodescrição dos objetos em exposição, recursos que possibilitaram ao grupo acessar o conteúdo de forma autônoma e qualificada. Além da visita, os participantes também vivenciaram uma Trilha Sensorial, onde puderam sentir aromas e saborear diferentes preparações, em um momento marcado pela experimentação, sensibilidade e diálogo com as memórias alimentares evocadas pela mostra.
A ação reforça o compromisso do Museu com a acessibilidade e com a construção de um espaço cultural de todos e para todos, garantindo que diferentes públicos possam fruir das exposições em igualdade de condições.
A iniciativa integra o Projeto Saberes e Sabores, realizado pela Associação de Amigos do Museu e pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, em parceria com os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí, com apoio da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.