COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

ITECSOL/ UNIJUÍ participa da 25ª FEICOOP e do XXII Encontro Nacional da Rede ITCPs

Durante os dias 12 a 15 de julho aconteceu, em Santa Maria, a 25ª FEICOOP (Feira Internacional Jubilar do Cooperativismo), na qual a ITECSOL (Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social vinculada a AGIT Agencia de Inovação e Tecnologia, foi representada pela participação dos seguimentos da agricultura familiar e artesanato incubados pela Itecsol, e de técnicos e bolsistas. Dentro da programação da FEICOOP, no dia 14, ocorreu o XXII Encontro Nacional da Rede ITCPs (Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares), tendo como pauta questões sobre a organicidade da Rede e discussões referentes a preparação do V Congresso Nacional da Rede e do II Simpósio Internacional. A reunião também contou com a participação de representante do Ministério do Trabalho, que ouviu um breve relato dos representantes das incubadoras de economia solidária sobre o andamento dos projetos que tiveram recursos aprovados pelo CNPQ/SENAES.


UNIJUÍ FM comemora 17 anos lançando a promoção Férias de Ouro

Parceria com a Goldentur irá proporcionar ao ganhador um voucher de R$ 2.500,00 em viagem

                    

Foi lançado nesta terça-feira, o Concurso Cultural Férias de Ouro, promovido pela UNIJUÍ FM para comemorar seus 17 anos, com apoio da Goldentur Viagens e Turismo. Para participar, basta preencher um cupom com dados de identificação, respondendo à seguinte frase: “Por que você merece curtir essas Férias de Ouro”?, indicando ainda a citação do destino desejado para uma viagem. A melhor frase, seguindo critérios do regulamento, será premiada com um voucher no valor de R$ 2.5000,00 proporcionado pela Goldentur.

A diretora da Rádio, Cláudia Gesing Bohrer, explica a ideia da promoção, que tem início no dia 23 de julho. “O Concurso Cultural tem vários objetivos, além de trazer a Agência para a promoção, queremos marcar o aniversário da Rádio e proporcionar uma interatividade com nosso ouvinte, que vai participar da promoção”, explica.

O participante poderá retirar o seu cupom tanto na secretaria da UNIJUÍ FM como na Goldentur Viagens e Turismo. Será aceito somente um cupom por participante, sendo que o valor do prêmio poderá ser usufruído de maneira individual, com acompanhante ou complementar este valor, caso opte por uma viagem com um custo maior. Para Cleusa Pavani Wazlawick, uma das sócias-proprietárias da agência, a ideia é que o ganhador do concurso possa usufruir do melhor e que encontre aquilo que ele deseja em termos de viagem. “Nosso papel como agência hoje está focado mais na prestação de serviços do que realmente na venda. Trabalhamos com todo o tipo de turismo, passagens, cruzeiros, destinos nacionais e internacionais. Que o ganhador possa escolher algo do seu sonho, vamos auxiliar, proteger, cuidar de tudo para que ele faça uma viagem bonita e inesquecível”, afirma Cleusa.

Para ficar por dentro do Concurso Cultural Férias de Ouro, acesse o regulamento. O ganhador será conhecido no dia 9 de dezembro.

Ouça a participação da diretora da Rádio UNIJUÍ FM, Cláudia Gesing Bohrer e da sócia-proprietária da Goldentur Viagens e Turismo, Cleusa Pavani Wazlawick, no Rizoma desta terça-feira: 


Extravestibular: Unijuí abre novas possibilidades de ingresso

                   

Boas escolhas são responsáveis por resultados transformadores, seja na sua vida ou na vida de milhares de pessoas. Na Unijuí são várias as opções para fazer a diferença em uma Universidade com mais de 60 anos de ensino superior. As inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto.

Se você está pensando em ingressar, retornar à universidade ou trocar de instituição, a UNIJUÍ lhe oferece diversas oportunidades. Acesse o edital e conheça algumas alternativas para você ingressar na Universidade por meio do Ingresso Extravestibular. Confira as modalidades:

Diplomados: estudantes diplomados em curso de Nível Superior. A Unijuí dá até 40% de desconto no valor da mensalidade.

Reingresso: estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.

Reingresso com transferência de curso: estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.

Transferência externa: estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.

Transferência Interna: estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.

Ingresso especial: interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.

Confira os detalhes na página do Extravestibular.


UNIJUÍ sediará atrações culturais da 4ª Aldeia Sesc Yvy Pytã

Espetáculo "A Salto Alto" - Foto: Rodrigo Menezes

A UNIJUÍ irá receber duas grandes atrações culturais na 4ª Edição da Aldeia SESC Yvy Pytã. O evento ocorre no período de 11 a 15 de agosto, com apresentações teatrais, musicais, de dança, cinema, artes visuais, shows e oficinas, em Santa Rosa.

A Universidade sediará no dia 14 de agosto, às 20h, no Auditório Central do Campus Santa Rosa, o principal destaque da programação, o novo Show do Vitor Ramil, que reúne canções gravadas ao longo de sua carreira. E no dia 15 de agosto, às 20h, acontece o espetáculo "A Salto Alto" - Palco Giratório, no Hall do Bloco C. A fábula romântica da Cinderela é satirizada, em meio a críticas ao consumismo desenfreado da nossa sociedade.

O Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, destaca a importância da parceria, momento que possibilita aos estudantes, técnicos-administrativos e professores, atividades culturais. O SESC assim como a UNIJUÍ possui destacada atuação na sociedade o que fortalece ainda mais a parceria.

A UNIJUÍ é uma das apoiadoras do evento. A programação completa pode ser conferida no site do SESC.

 


Professoras da Unijuí participam do 5º Congresso Internacional em Saúde, em Portugal

                   

Entre os dias 10 e 13 de julho aconteceu o 5º Congresso Internacional em Saúde, que desenvolveu a temática Atividade Física e Saúde. O evento ocorreu na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. O evento tradicionalmente é realizado na Unijuí, a cada dois anos, sendo que, na última edição, foi estabelecida uma parceria com a Universidade do Minho, encaminhando esta quinta edição para Portugal. A Professora Doutora Graça Simoes de Carvalho, da Universidade do Minho, foi a coordenadora desta edição. As professoras da Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann, Eva Teresinha de Oliveira Boff e Maria Cristina Pansera de Araújo, participaram do Comitê Internacional de organização e estiverem presentes no evento. 

A professora doutora Eliane Roseli Winkelmann também participou da mesa de abertura e, nesta oportunidade,  enfatizou a importância desta parceria entre as Universidades para a qualificação da pesquisa, relacionamento internacional nas diferentes dimensões e oportunidade para os participantes realizarem a troca de experiências e estabelecerem contatos que possam fortalecer e qualificar a internacionalização em seus projetos de pesquisa, extensão e também do ensino. Também realizou a divulgação do próximo evento, o 6º Congresso Internacional em Saúde, que ocorrerá em Ijuí, no Campus da Unijuí, de 14 a 17 de maio de 2019, com a temática Vigilância em Saúde: Ações de Promoção, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento.

A professora fez ainda a apresentação de tema livre, mostrando resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS), da Unijuí, no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde, e realizou uma das conferências do evento, denominada "Da Prevenção a Reabilitação: Evidências do Exercício Físico na Cardiologia".

As professoras doutoras Eliane Roseli Winkelmann e Maria Cristina Pansera de Araújo realizaram a apresentação oral dos resultados de suas pesquisas realizadas na Unijuí, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa Sobre Educação em Ciências (GIPEC) e Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação nas Ciências, assim como auxiliaram na coordenação da apresentação dos temas livres durante o evento. 

O evento contou com participantes de diferentes estados brasileiros, assim como de diversos países da Europa e África, que tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas. 

Uma ação inovadora neste evento foi a oportunidade de apresentação de trabalhos científicos online por brasileiros e, dentre estes, estudantes e professores da Unijuí. Esta modalidade permitiu a participação a distância durante o evento para aqueles que não conseguiram estar presentes em Portugal. 

A professora Eliane salienta, ainda, sobre a importância do evento. "Uma oportunidade criada em 2010, quando foi realizado o projeto do Congresso Internacional em Saúde, executado na sua primeira edição, em 2011. Desde então, o evento vem ampliando o número de participantes, qualificando sua programação científica e apresentação de temas livres, bem como ampliando sua internacionalização. Isto está permitindo aos pesquisadores e professores da Unijuí e outras instituições do Brasil e agora da África e da Europa, a troca de experiências no ensino, extensão e na pesquisa", complementa.


Nota de Esclarecimento



A UNIJUÍ comunica que está circulando um e-mail falso atribuído ao Pró-Reitor do Campus Panambi, professor Nelson Thesing, que também cita outras pessoas que atuam na Universidade e em outras Instituições de Ensino. Na mensagem fraudulenta, endereçada por nelsonthesing.unijui@gmail.comé oferecida uma oportunidade de concorrer para vagas de coordenadores e auxiliares em Processos Seletivos de Instituições de Ensino, mediante o depósito de uma quantia em dinheiro. Este e-mail é uma fraude e trata-se, muito provavelmente, de um crime de estelionato e de falsidade ideológica. A Universidade reitera que o citado e-mail não é de domínio da UNIJUÍ, pois está cadastrado em uma plataforma externa, de outra empresa, que já foi expressamente notificada do fato. Além disso, já foi devidamente registrado um boletim de ocorrência para informar as autoridades policiais sobre esse crime. Solicitamos a todos que desconsiderem os e-mails recebidos do endereço eletrônico nelsonthesing.unijui@gmail.com. Informamos, ainda, que estão sendo tomadas as medidas jurídicas cabíveis para a resolução desse problema.

 


Aplicativo da rádio UNIJUÍ FM está com recurso novo

A partir de agora o aplicativo da rádio UNIJUÍ FM, que está disponível tanto para Android quanto para IOS, conta também com um Gerador de RDS, tecnologia que já estava disponível no site da rádio UNIJUÍ FM. Esse equipamento possibilita à emissora disponibilizar informações importantes diretamente no display do aparelho receptor do ouvinte, como nome da Rádio, da música e do artista ou banda.

Essa tecnologia RDS (Radio Data System) é originária da Europa, onde a maioria das emissoras utilizam o sistema. O Gerador de RDS está em franca expansão pelo mundo, sendo produzido cada vez mais por fabricantes de rádio receptores que o colocam em seus modelos de equipamentos de rádio.

O aplicativo da UNIJUÍ FM está disponível de forma gratuita na loja de apps do seu celular, digitando Radio UNIJUÍ FM na sua loja de aplicativos, seja a Play Store no caso dos celulares Android ou na Apple Store no caso de celulares IOS. Comece a curtir agora o som da UNIJUÍ FM também no seu smartphone.


UNIJUÍ E SESCOOP avaliam perspectivas para a área da educação cooperativa na região

Importante encontro aconteceu na segunda-feira, dia 9, em Porto Alegre, no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (SESCOOP/RS). Participaram da reunião representando a UNIJUÍ, o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger e os professores Luciano Zamberlan, Pedro Büttenbender e Eusélia Vieira, assim como o Presidente do Sistema OCERGS/SESCOOP-RS Vergilio Frederico Perius e sua equipe de trabalho.

Na oportunidade ocorreu a prestação de contas em relação às atividades relacionada a parceria entre as instituições, voltadas principalmente a oferta dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, na área do Cooperativismo em Santa Rosa. Considerado positivo os resultados pelo Presidente Vergílio, principalmente pela contribuição qualificada da Universidade em cumprir o seu papel na formação específica de pessoas no ensino superior para o segmento cooperativa.

De acordo com o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, um conjunto de ações estão sendo analisadas e avaliadas, com boas perspectivas para a região poder contar com novas possibilidades de formação na área do sistema.

 

 


“Propriedade intelectual: marcas e softwares” será tema de workshop nesta terça-feira

               

“Propriedade intelectual: marcas e softwares”, esse será o tema de workshop que será realizado pela Incubadora de Empresas de Inovação e Tecnologia – Criatec da Unijuí, nesta terça-feira, dia 10 de julho, das 8h30min às 11h30min. O evento vai ocorrer na sede da Incubadora, próximo ao Campus Ijuí.

A atividade será ministrada por Jordano Klein Lorenzoni, formado em Direito pela Unijuí, com atuação na Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, de 2007 a 2012, para assuntos relativos a propriedade intelectual. Atualmente é advogado com foco no atendimento para empresas, atuante no ramo da propriedade industrial e procurador em Ijuí.

Conteúdo

- Visão geral sobre o tema;

- Aspectos importantes sobre marcas;

- Aspectos importantes sobre sofwtares;

- Relação com a inovação;

- Aplicação da propriedade intelectual na inovação;

- Vantagens em trabalhar com a cultura da propriedade intelectual;

- Propriedade intelectual como vantagem competitiva – países.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Incubadora.


Últimos dias para submissão de trabalhos ao Salão do Conhecimento 2018

                 

As inscrições para participantes do Salão do Conhecimento com submissão de trabalhos encerram no próximo dia 10 de julho. Fique atento, pois não haverá prorrogação de prazo! Confira as normas e o passo a passo para submissão de trabalhos na opção Trabalhos, disponível no site do evento.

O Salão do Conhecimento da Unijuí tem como objetivo a divulgação científica da produção em pesquisa e extensão, permitindo a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Unijuí e em demais instituições participantes. A programação inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas.

O evento acontece de 01 a 04 de outubro nos quatro campi da Unijuí. Neste este ano, o autor demandante da inscrição poderá submeter o segundo trabalho no mesmo evento ou em outra modalidade de evento do salão, sem taxa adicional. Neste sentido, o segundo trabalho poderá ser inscrito somente após o primeiro e estará confirmado mediante pagamento de valores do boleto gerado na primeira inscrição. Outra novidade é a participação da Editora Unijuí, que neste ano está inserida no evento oferecendo aos participantes, de todas as modalidades do Salão, brinde exclusivo de acordo com a área de conhecimento escolhida pelos autores.

Concomitante ao Salão do Conhecimento, ocorre também o XXVI Seminário de Iniciação Científica, a XXIII Jornada de Pesquisa, a XIX Jornada de Extensão, a VIII Mostra de Iniciação Científica Júnior e o VIII Seminário de Inovação e Tecnologia.