COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Últimas semanas para se inscrever na seleção de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

No dia 12 de fevereiro, encerra-se o período de inscrições para a seleção ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Interessados podem acessar a página do programa, disponível no endereço unijui.edu.br/ppgsas.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso tem abordagem interdisciplinar intrínseca à área de Ciências Ambientais, possuindo um método de construção do conhecimento que se sustenta na compreensão da complexidade ambiental e na resolução de suas problemáticas. O programa dedica-se à pesquisa e à geração de conhecimento com visão sistêmica e multidisciplinar, e busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.

Com até oito vagas ofertadas, o curso possui duas linhas de pesquisa: na primeira, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, busca-se apreender o processo de desenvolvimento a partir do espaço natural e do histórico de ocupação e uso. Nesta linha, investigam-se as ações humanas sobre os sistemas naturais e produtivos, com base no manejo, conservação, transformação e manutenção dos ecossistemas, e há a proposição de diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Na segunda linha de pesquisa, Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos, busca-se o aprofundamento científico na construção de processos inovadores voltados à prevenção e solução de problemas socioambientais. Considera-se, ainda, a geração de conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias que assegurem a qualidade ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Os candidatos passarão pelas seguintes etapas no processo seletivo: análise do curriculum vitae ou lattes, entrevista e discussão da intenção de pesquisa.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone 3332-0420, ou ainda pelo e-mail ppgsas@unijui.edu.br.




6 formas de ingresso na Unijuí

Se você deseja ingressar, retornar à universidade ou trocar de instituição, a Unijuí oferece diversas oportunidades – começando pelo Vestibular Contínuo, que conta com a oferta de vagas remanescentes do Vestibular de Verão para cursos presenciais.

Interessados podem se inscrever até o dia 26 de fevereiro, por meio do endereço unijui.edu.br/vestibularcontinuo, e optar por uma das três formas de seleção: a realização da prova de vestibular, que consiste na produção de uma redação online; o aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se realizado entre os anos de 2010 e 2019; ou o aproveitamento da nota de redação do Vestibular da Unijuí, referente aos anos de 2005 e 2020.

A Universidade também conta com processo seletivo para cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As inscrições para o novo módulo, que inicia as atividades em 22 de fevereiro, encerram-se ao final da semana, na sexta-feira, dia 26 de fevereiro. Para ingressar em um dos cursos é necessário realizar a prova online, que pode ser agendada. Também é possível utilizar a nota de redação do Enem ou aproveitar a nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí.

Editais lançados pela Universidade também possibilitam o ingresso de estudantes diplomados em nível superior; reingresso de alunos que interromperam seus estudos na Unijuí e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade; e o reingresso com transferência de curso, para estudantes que trancaram seus estudos e desejam retornar para outro curso, campus ou modalidade.

Há, ainda, possibilidades de transferência: externa, direcionada a estudantes de outras instituições, que desejam ingressar na Unijuí; e interna, voltada a acadêmicos regularmente matriculados na Universidade, que desejam transferir de curso, modalidade ou de campus.

Com exceção do Vestibular Contínuo e seleção EaD, as demais formas de ingresso contam com duas datas para inscrições: até 5 de março para cursos presenciais, e 26 de fevereiro para cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD).

Confira as regras e documentação nos editais.

Mais informações pelo telefone 3332-0655 ou pelo WhatsApp 9 9108-9726.


Unijuí oferta Pós-Graduação em Urgência, Emergência e Trauma

Profissionais da área da saúde têm a possibilidade de se especializar na área de Urgência, Emergência e Trauma, por meio da Pós-Graduação Lato Sensu ofertada pela Unijuí. Com inscrições abertas pelo endereço unijui.edu.br/pos, o curso tem carga horária de 360h, com previsão de início para o mês de abril. A especialização tem o objetivo de preparar os profissionais para atuar desde a prevenção até o atendimento e reabilitação de pessoas acometidas por situações de urgência e emergência.

“Cada vez mais, o cenário da saúde demanda por profissionais qualificados para atuar em situações de urgência e emergência, visto que são necessárias competências específicas, como a tomada de decisão, rápida e objetiva; ter uma comunicação assertiva; habilidade técnica para realizar procedimentos mais complexos, sem falar na importância do trabalho em equipe. Todas essas habilidades convergem para a qualidade do atendimento ao paciente crítico, com o objetivo de reduzir o número de óbitos”, explicou a coordenadora da Pós-Graduação, professora Bruna Nadaletti.

Dentre os diferenciais do curso está a interdisciplinaridade, com disciplinas que oportunizam uma formação de qualidade para todos os profissionais participantes. O curso também conta com professores altamente qualificados, inseridos nos serviços de saúde de referência, que levam para sala de aula a teoria associada à prática. “Além disso, a pós-graduação traz a oportunidade de estágio nos serviços de urgência e emergência, qualificando ainda mais a formação do profissional”, reforçou a professora.

Mais informações sobre a especialização podem ser obtidas neste link. Para contato com a unidade de Educação Continuada, o telefone é 3332-0553 e o e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br. 

Em unijui.edu.br/pos é possível conhecer outros cursos de pós-graduação ofertados pela Universidade.


Unijuí oferta mais de 100 vagas pelo Fies

Serão abertas nesta terça-feira, dia 26 de janeiro, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC). Para este primeiro semestre, a Unijuí contará com 101 vagas, divididas em diferentes cursos e nos quatro campi da Instituição: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. A relação completa das vagas pode ser acessada neste link. Interessados têm até o dia 29 de janeiro, sexta-feira, para se inscrever diretamente no portal do novo Fies, no endereço fies.mec.gov.br.

Para se inscrever, é necessário efetuar o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta “gov.br”, caso seja o primeiro acesso à plataforma; ou inserir o número do CPF e senha, caso já possua uma conta. Após realizar o procedimento, o candidato retornará ao FiesSeleção para continuar a sua inscrição.

Somente poderão participar os candidatos que obtiveram média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre os anos de 2010 a 2019. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Os resultados estarão disponíveis a partir de 2 de fevereiro. O candidato que não for convocado na chamada única regular estará automaticamente na lista de espera. A complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única vai de 3 a 5 de fevereiro.

O Fies é um programa do MEC que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pela pasta e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. O novo Fies divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juro zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.




Comunicado: aplicação das provas do Enem

COMUNICADO

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Fidene vem pelo presente comunicar que nas datas de 17/01/2021 e 24/01/2021, no turno da tarde, fez a locação dos espaços físicos institucionais dos Campi Panambi, Santa Rosa e Três Passos à Fundação CESGRANRIO para fins de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/2020. No Campus Ijuí NÃO haverá aplicação de provas.

Informamos que os espaços foram disponibilizados com ajustes na capacidade de lotação, considerando os protocolos de distanciamento controlado devido ao quadro de pandemia.

A empresa Fundação Cesgranrio é a exclusiva responsável pela organização, coordenação e segurança do evento, contratação da equipe de trabalho, assim como pelo fornecimento de álcool gel, higienização, demarcação com fitas, entre outros aspectos relacionados aos cuidados com a Covid-19.

Atenciosamente,

 

Direção da Fidene 


Unijuí está com inscrições abertas para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

A pandemia de covid-19 não só forçou a mudança de hábitos, como também deixou evidente a necessidade de estar preparado, no campo profissional, para contornar as dificuldades. Ter conhecimento, em um cenário de incertezas, é um diferencial.

Por meio dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, MBA e Especialização, a Unijuí não só contribui para o desenvolvimento profissional e crescimento acadêmico, como também oferece, aos participantes, contatos que podem abrir portas e oportunidades.

Diversos cursos, em diferentes áreas, estão com inscrições abertas na Universidade, por meio deste link. Para quem quer um curso na modalidade Ensino a Distância (EaD), há as opções de Marketing e Engenharia de Avaliações e Perícias.

No campus Ijuí, estão abertas as inscrições para Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Finanças e Mercado de Capitais; Saúde Mental; Controladoria e Gestão Empresarial; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Urgência, Emergência e Trauma; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Auditoria e Planejamento Tributário; e Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições.

Por meio do campus Três Passos, são ofertadas as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário. Em Santa Rosa, é ofertado o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade.

Para mais informações, está disponível o telefone 3332- 0553 e o e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.


Unijuí estrutura Núcleo de Inovação Pedagógica

O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) é mais uma das novidades da Unijuí para este ano. Vinculado à Coordenadoria de Gestão Acadêmica, este núcleo será responsável por fazer o elo entre os setores de apoio pedagógico ao professor, de acompanhamento e acessibilidade ao estudante e, ainda, da educação a distância à tecnologia.

O NIP agora incorpora toda a discussão institucional de apoio ao professor, envolvendo inovação pedagógica e incorporação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; apoio aos estudantes relacionando as suas dificuldades; além de também abranger as políticas institucionais de internacionalização, línguas e Ensino a Distância (EaD).

Três setores estão sob a responsabilidade do NIP: o primeiro, Setor de Apoio Pedagógico Institucional (SAPI), tem como objetivo dar suporte aos professores e realizar as formações institucionais.

Já o segundo, Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI), visa desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, com o intuito de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação no Ensino Superior.

Por fim, o Setor de Educação a Distância e Tecnologias (SEADT), que tem como propósito garantir a qualidade no Ensino a Distância, por meio do suporte pedagógico e tecnológico às disciplinas da modalidade na graduação e na pós-graduação.

Conheça outros dois setores já apresentados:

- Central de Atendimento ao Estudante (CAE)

- Central de Atendimento ao Funcionário (CAF)


Instituições de ensino aderem à campanha de vacinação contra a covid-19

O Ministério da Saúde ganhou fortes aliados na campanha de vacinação contra a covid-19. O Programa Nacional de Imunização (PNI), que deve começar ainda este mês, terá o apoio do segmento da Educação Superior em todo o País. Universidades federais, comunitárias, particulares, estaduais e municipais se uniram e colocaram as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal com a finalidade de ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação da população – entre as instituições, está a Unijuí.

Essa iniciativa, que prevê inclusive cessão de parte de suas estruturas físicas, equipamentos e, em alguns casos, até recursos humanos, visa dar maior potência ao SUS na tarefa de imunizar o maior número de pessoas em menor tempo possível. “Nós temos uma rede de hospitais universitários, de ensino, filantrópicos e particulares, com profissionais habilitados aos processos pedagógicos das variadas campanhas de imunização nacional e que podem ampliar o potencial de atendimento disponível no SUS”, disse o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Waldemiro Gremski, em ofício enviado ao Ministro da Saúde, ao Ministro da Educação, ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, ao Presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Saúde e ao presidente do Fórum de Secretários Municipais de Saúde. “Algumas instituições educacionais já possuem projetos, em parceria com gestores de saúde municipais, estaduais e do Distrito Federal, junto às Unidades Básicas de Saúde – UBS", diz outro trecho do ofício.

Esta iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações, como o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), da qual faz parte da diretoria a reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring.

Até o momento, mais de 152 instituições já aderiram à iniciativa do Fórum de Presidentes do Crub, em apoio ao SUS e aos gestores de Saúde.

Confira algumas instituições gaúchas que já aderiram à campanha:

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL)

Faculdade Dom Bosco Porto Alegre

Faculdade Horizontina (FAHOR) Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA)

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Universidade de Novo Hamburgo (FEEVALE) Universidade de Passo Fundo (UPF)

Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)  

Foto ilustrativa


Unijuí se despede do ex-diretor do MADP, professor Danilo Lazzarotto

É com muito pesar que a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) informa o falecimento do professor Danilo Lazzarotto (1933-2021), ex-professor da Universidade e ex-chefe do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP). Internado desde o dia 26 de dezembro no Hospital Unimed Noroeste/RS, Lazzarotto faleceu nesta sexta-feira, dia 15 de janeiro, em decorrência da covid-19.

Natural de Veranópolis, onde moravam seus pais, Ambrósio e Erondina, Danilo Lazzarotto mudou-se para Ijuí quando ainda era frei capuchinho – ele deixou a Ordem dos Freis aos 42 anos de idade. Ele deixa a esposa, Maria Ivone Lazzarotto, ex-professora da Unijuí, e três filhas, todas graduadas pela Universidade: Flávia, formada em Direito, Raquel e Daniele, graduadas em Publicidade e Propaganda.

Elo com a educação e a Fidene/Unijuí

Danilo Lazzarotto era licenciado e bacharel em História, além de mestre na mesma área. Mais do que professor, ajudou a fundar o curso de História na Unijuí, conforme lembra a filha, Raquel Lazzarotto. “A história com a Instituição é antiga. O pai contava que ajudou a plantar metade das árvores do campus da Unijuí”, recorda.

Ligado ao Departamento de Ciências Sociais, o professor assumiu, em 1º de abril de 1975, a chefia do Museu Antropológico Diretor Pestana. Em 2016, chegou a receber, em meio a outros grandes nomes, a homenagem de professor sênior pela Universidade.

Autor de diversos livros – como Os Capangas do Coronel, Os Sete Povos das Missões, História de Ijuí, Itaí e sua história, História do Rio Grande do Sul, A presença italiana em Ijuí e Os Lazzarotto;  o professor chegou a ser homenageado em 1996 pelo Município, sendo escolhido patrono da IV Feira do Livro de Ijuí e VII Feira do Livro Infantil, promovidas pelo Sesc e Prefeitura.


Comunidade tem acesso a mais de 200 mil títulos na Bumom

Não importa a época do ano: um dos locais mais procurados na Unijuí é, com certeza, a Biblioteca Mario Osorio Marques, que dispõe de mais de 200 mil títulos de livros e outros materiais bibliográficos, além de uma ampla estrutura para atender à comunidade. Em 2020, para se ter uma ideia, mesmo com a pandemia de covid-19 e com as aulas acontecendo de forma remota, a equipe registrou uma circulação de cerca de 60 mil empréstimos, renovações e devoluções de livros. Muito se deve às mudanças que também ocorreram no espaço.

“No ano passado, em função da pandemia, a Biblioteca buscou formas alternativas para atender os estudantes, professores e egressos. Desde o fechamento do espaço do acervo por decreto municipal, em março de 2020, o atendimento foi feito nos três turnos do dia, de segunda a sexta-feira, pelo e-mail biblio@unijui.edu.br. Por meio dele, era possível fazer a solicitação e reserva de material. Passamos a trabalhar com horário agendado e com os protocolos sanitários necessários”, explicou Laura Dalpiaz, coordenadora da Bumom.

A pandemia também fez com que a equipe adotasse um sistema de “quarentena de livros”. Ou seja: os livros que chegavam eram separados e assim permaneciam por cinco dias, até que estivessem livres de covid-19, caso tivessem sido infectados. A medida foi adotada para proteger todos os usuários.

Desde 2019, a Biblioteca disponibiliza mais de 18 mil livros eletrônicos a partir das bibliotecas virtuais contratadas - Pearson e Minha Biblioteca. O acesso a esses e-books está sendo feito de forma gradativa, via intranet, e vários cursos já dispõem desse benefício. A Bumom também mantém o repositório institucional online com mais de 6 mil títulos de documentos acadêmicos e e-books autorizados, disponíveis gratuitamente a toda a comunidade via site.

“Além disso, a Bumom é credenciada junto ao Portal de Periódicos Capes, tendo o acesso privilegiado a textos completos, disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações, dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento”, reforçou Laura. Os estudantes e professores da Unijuí podem fazer seu cadastro e usufruir desse benefício. No site da Biblioteca há um vídeo tutorial para o acesso. 

Capacitações 

Uma mudança, ocasionada em razão da pandemia, foi o formato das tradicionais capacitações sobre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Portal de Periódicos Capes, que desde abril de 2020 foram feitas via Meet, nas salas de aula virtuais e síncronas dos professores que agendaram esse serviço, sendo mais um benefício para estudantes Unijuí de todos os níveis e campi. A própria Biblioteca também organizou webinários para a comunidade acadêmica interessada, nos meses de maio, agosto e setembro. Ao todo, foram 35 meets, com 1.253 participantes.

Outra novidade da Biblioteca, no ano passado, foi o empréstimo de chromebooks aos estudantes que não possuíam equipamentos para acompanhar o ensino remoto online

O tempo de isolamento social também possibilitou, pela primeira vez, a participação das bibliotecárias em uma reunião da ABNT, realizada de forma online com pessoas de todas as regiões do Brasil, que tratou sobre a atualização da norma de citação, que deve ser publicada no início do primeiro semestre deste ano.