COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Vestibular

Saiba mais sobre o EAD da Unijuí, que está com inscrições abertas

Como ingressar? Quais os cursos ofertados? É 100% virtual? Confira informações sobre a Educação a Distância (EAD) da Unijuí.

 

                     
 

De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2018, 1,8 milhões de estudantes universitários estudam a distância, o que representa 21,2% do total de matrículas do ensino superior. De acordo com a vice-reitora de Graduação da Unijuí, Cristina Pozzobon, o mundo anda cada vez mais veloz, o que exige que novas formas de ensino-aprendizagem e de comunicação sejam constantemente inventadas e estabelecidas, nesse sentido a Unijuí está propondo um projeto que possibilita que aqueles  interessados em estudar, mas que não têm condições de um horário fixo de estudo e nem de se deslocar para a universidade para um processo de aprendizagem presencial, também possam estar no ensino superior a partir do EAD.

Por que estudar EAD na Unijuí?

O ensino a distância da Unijuí permite que o aluno estude do seu jeito e no seu tempo, ou seja, o estudante pode ter aulas em casa e no horário que for mais conveniente. Apesar das aulas não serem presenciais, a formação possui a mesma qualidade do ensino presencial da Unijuí. “O diploma Unijuí possui reconhecimento no mercado, é um diploma reconhecido e que traz a nossa qualidade formativa, porque o profissional graduado pela Unijuí ele de fato sai com competências, habilidades, atitudes e valores que fazem com que ele possa responder às demandas cobradas pelo mercado de trabalho”, destaca a vice-reitora de Graduação. Além disso, a Unijuí possui 62 anos de atuação no ensino superior, conceito 04 no MEC, 95% dos professores mestres e doutores e já graduou mais de 40 mil profissionais.

Como é o ingresso?

Há três formas de ingressar:

Prova Agendada

No vestibular agendado do EAD Unijuí o candidato escolhe o melhor dia e horário para realizar a sua prova.

Nota de Redação do ENEM (a partir de 2010)

É possível ingressar nos cursos EAD Unijuí utilizando a nota de Redação do ENEM (válido a partir de 2010), sem realizar vestibular.

Nota de Redação de outros Vestibulares realizados na Unijuí

Outra opção é o ingresso utilizando a nota de outros vestibulares realizados na Unijuí, a partir do ano/período fixado no Edital Específico (válido a partir de 2005), sem realizar novo vestibular.

Para fazer a inscrição, basta acessar https://www.unijui.edu.br/ead 

Até quando ingressar?

O ingresso neste primeiro semestre pode ser feito até o dia 22 de abril.

Quais são os valores?

Os cursos EAD possuem um valor diferenciado, sendo ofertados com mensalidades a partir de R$ 259,00.

Quais os cursos ofertados?

Administração (Bacharelado)

Ciências Contábeis (Bacharelado)

Gestão Financeira (Tecnologia)

Gestão de Recursos Humanos (tecnologia)

Gestão de Micro e Pequenas Empresas (Tecnologia)

Logística (Tecnologia)

Processos Gerenciais (Tecnologia)

Como é a plataforma EAD da Unijuí?

O professor Luciano Zamberlan, coordenador de ensino do EAD da Unijuí, explica que o ensino a distância da Unijuí foi remodelado. “Qualificamos ainda mais os materiais didáticos do ponto de vista de e-books e vídeos e o estudante vai obter o conhecimento para constituir habilidades e competências e, sobretudo, ele vai poder interagir de forma muito mais direta por meio da plataforma Moodle, que é uma ferramenta extremamente versátil e bastante poderosa no que diz respeito a recursos do ponto de vista educacional, que permite trabalhar dentro da plataforma com os textos, gráficos, vídeos e com podcast, além de uma série de recursos que o aluno vai poder acessar para poder ter informações a respeito das disciplinas e dos módulos que ele vai cursar”, explica. O ensino é 100% a distância, por meio dessa plataforma. Os cursos são organizados em três módulos no ano, com uma carga horária que permita um bom aproveitamento e aprendizagem do aluno. O estudante poderá agendar sua prova ao final de cada módulo.

Como obter mais informações?

Sede:

Ramal: 2430

Fone celular: (55) 99102-8336

E-mail: eadij@unijui.edu.br 

Polo Panambi:

Ramal: 6430

Fone celular: (55) 99108-9726

E-mail: eadpb@unijui.edu.br 

Polo Três Passos:

Ramal: 8430

Fone celular: (55) 99108-5034

E-mail: eadtp@unijui.edu.br 

Polo Santa Rosa:

Ramal: 4430

Fone celular: (55) 99106-8499

E-mail: eadsr@unijui.edu.br

 


Unijuí divulga os classificados no primeiro Vestibular de Medicina

Matrículas serão realizadas nesta quarta-feira, das 13h30 às 19h.

                    

A Unijuí divulgou, nesta terça-feira, a lista dos classificados ao curso de Medicina. Os 30 candidatos classificados – e os suplentes - podem conferir a informação no Portal da Universidade. A prova do Vestibular foi realizada no domingo, dia 24, e esta primeira edição registrou cerca de 1,1 mil candidatos inscritos no total, de 18 estados da federação. Só do Rio Grande do Sul foram 121 municípios com candidatos presentes neste processo seletivo.

“Parabéns aos novos estudantes da Unijuí. É com muita alegria que divulgamos este resultado. Agora a Universidade se prepara para proceder as matrículas e dar início às atividades do curso com tranquilidade”, observou a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon.

Nesta quarta-feira, das 13h30 às 19h, a Universidade receberá os estudantes para a matrícula. Os classificados que não comparecerem nesta data perderão as vagas ao curso e os candidatos da lista de suplentes serão chamados. O calendário completo, bem como os detalhes também estão disponíveis no site da Universidade.

Os primeiros colocados

Com 815,09 pontos, Israel Jelinek Dihl foi classificado em primeiro lugar nesta primeira turma do curso de Medicina. Natural de Porto Alegre, o candidato tem 21 anos. O segundo lugar geral foi conquistado por Pedro Manzke Glanzel, com 799,62 pontos. De 23 anos, ele também é natural de Porto Alegre. “Foi uma prova bem mais difícil do que eu esperava. Faço curso de preparação para Medicina e também estudo em casa. É muito importante estabelecer esta rotina para ter sucesso em um Vestibular de Medicina”, relata Pedro em entrevista para a Unijuí FM.

Já o terceiro lugar ficou com Ricardo Schroeder Canova, de Três Passos, que alcançou 791,29 pontos. O quarto lugar é de Jarbas Ivan Rohr, 29 anos, natural de Porto Alegre, que marcou 765, 25 pontos. E o quinto lugar é de João Pedro Figueiredo, 21 anos, de Canoas, que alcançou 755,58 pontos.

O curso

A primeira turma de Medicina da Unijuí iniciará as atividades no dia 11 de março de 2019. A Unijuí está preparando uma Aula Magna com programação especial aos estudantes do curso, que será realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. “A Universidade já vem se organizando há algum tempo para o início do curso, com o corpo docente preparando disciplinas, práticas e atividades avaliativas. Temos grande expectativa quanto ao início do curso de Medicina na Unijuí”, observa a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí.

O curso de Medicina, que terá duração de seis anos, vai preparar os profissionais para atuar nas áreas de atenção à saúde, de gestão e educação em saúde, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas em diferentes cenários de trabalho: unidades básicas de saúde, unidades sanitárias especializadas, ambulatórios, serviços de vigilância sanitária, assistência domiciliar, na comunidade (escolas e creches), unidades especializadas em reabilitação física, serviços de atendimento móvel de urgência, hospitais-dia, hospitais secundários e terciários, com todos os seus serviços (inclusive pronto-atendimento e emergência), consultório/clínicas, instituições de ensino e/ou pesquisa.

Documentos necessários para a matrícula:

- Original ou cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio com Certificado de Conclusão.

* O candidato que concluiu o Ensino Médio no exterior deve ter seu Certificado do Ensino Médio reconhecido no país de origem e submetê-lo, no prazo de seis meses a contar da efetivação da matrícula, à revalidação no Brasil pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul;

- Uma cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Uma cópia da Cédula de Identidade;

- Uma cópia do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;

- Uma cópia do Título Eleitoral;

- Uma cópia do comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista;

- Uma cópia de Comprovante de Residência; 

- Uma cópia da Carteira de Vacinação (em atendimento à Portaria nº 3318/2010 do Ministério da Saúde e Resolução VRG nº 02/2010).

- O estudante estrangeiro somente pode efetivar a matrícula se estiver devidamente registrado no órgão competente da Polícia Federal, de acordo com o artigo 83 do Decreto nº 86.715 de 10/12/81.


Dia histórico: Unijuí realiza primeiro Vestibular do curso de Medicina

Cerca de 800 candidatos realizaram a prova para o curso.

Às 6h da manhã deste domingo, dia 24 de fevereiro, começavam a chegar os candidatos inscritos para o primeiro Vestibular do curso de Medicina da Unijuí. Apesar da abertura dos portões estar marcada para às 8h, os vestibulandos chegaram cedo para a prova que é tão importante para eles, quanto para a Universidade. É um dia histórico, pois após muita luta, o sonho da Unijuí de ofertar o curso de Medicina para a comunidade regional é enfim uma realidade. Para a professora Cátia Nehring, reitora da Unijuí, este domingo mostra o resultado de um trabalho desenvolvido há 28 anos, o que significa para uma Instituição definir um projeto estruturante até chegarmos no dia de hoje, um projeto que terá impacto regional.

Os candidatos realizaram a prova na Sede Acadêmica da Universidade. As sirenes para o início da prova soaram às 8h30 e o término foi às 12h30. A prova foi composta por 40 questões objetivas, além de uma redação. Os candidatos consideraram a prova tranquila e muitos se mostraram positivos em relação ao resultado. “A prova foi tranquila, mas achei marcantes as questões de física, o tema da redação achei bastante abrangente”, disse Mabel Christensen, de 18 anos, residente em Santa Rosa. Para Heron Brum, candidato de 20 anos, de Cerro Largo, a prova foi difícil, apesar de ser objetiva, apesar disso ele diz ter achado a redação bastante interessante. Já Ana Lúcia Dal Maso, 18 anos, de Marau, gostou da prova, mas como é o primeiro vestibular afirmou que não sabia o que esperar, apesar disso gostou de fazer a prova e considerou o tema da redação bastante amplo.

O tema de redação do primeiro Vestibular do curso de Medicina foi baseado em um texto publicado no jornal “El País Brasil”, de Mariana Cerrati, que é consultora online do Banco Mundial, que questiona “Quanto custa formar o trabalhador do futuro?”. O texto afirma que oferecer educação de qualidade, saúde e proteção social às novas gerações sai caro, mas essencial e possível, segundo novo relatório do Banco Mundial. A partir desse relatório se apresentam alguns elementos e uma pergunta pertinente para a realidade. A proposta era em uma dissertação responder à pergunta proposta pelo texto, considerando as informações apresentadas, seus conhecimentos, experiências e com argumentos consistentes. “Entendo que é um assunto de discussão global e que envolve educação, saúde, qualidade de vida, inclusive tributação, os próprios destinos dos recursos públicos e os candidatos do curso de medicina já devem ter se deparado com essas questões, já devem ter lido e devem ter feito uma boa redação”, afirma a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação.

Esta primeira edição registrou cerca de 1,1 mil candidatos inscritos no total. “Recebemos inscrições de candidatos de 18 estados da federação. Só do Rio Grande do Sul são 121 municípios com candidatos que tiveram inscrições homologadas”, comenta a professora Cristina.

Para a aplicação da prova, a Unijuí organizou uma estrutura completa para receber pais e estudantes. Os candidatos tiveram acesso ao local às 8h e os acompanhantes foram encaminhados ao Centro de Eventos da Igreja São Geraldo, que fica ao lado da Sede Acadêmica. Segundo a Vice-Reitora de Graduação, dentro da Sede Acadêmica, local de aplicação das provas, foi permitida a presença somente dos candidatos, com tranquilidade, com silêncio, com o maior conforto possível para que esses pudessem fazer a prova com calma. Externamente foi oferecida uma estrutura de acolhimento aos pais e acompanhantes, no Centro de Eventos da Igreja São Geraldo, composta por balcão de informações sobre a Universidade e o município, sobre o setor imobiliário; recebemos também os cursinhos pré-vestibulares que vieram acompanhando seus candidatos e também estamos disponibilizando todas as informações referentes ao curso de Medicina na Unijuí. Os pais também tiveram à disposição café da manhã, música ao vivo e visitas ao Museu da Instituição para acolher todos que estiveram presentes acompanhando os candidatos e este dia importante para todos nós.

Valdecir Pietrobelli, da cidade de Barra Funda, veio acompanhar o filho Gustavo e achou a receptividade muito boa: “a Unijuí está de parabéns, conhecemos o Museu e achamos tudo muito interessante”, elogiou. Egon Kist de Itapiranga, Santa Catarina, também aproveitou a estrutura e disse desejar muito que o filho estude na Unijuí. “Espero que daqui há seis anos eu possa estar na plateia vendo meu filho se formar. Ele se preparou muito, já fez outros vestibulares, mas eu gostaria que ele cursasse em Ijuí, pela proximidade. Sempre acompanhei o processo da vinda do curso de Medicina para cá e estava torcendo para que se tornasse realidade”, declarou.

A lista de classificados foi antecipada e sua divulgação acontece na terça-feira, dia 26, e o início das matrículas será na quarta-feira, dia 27. 

Sobre o curso

O curso de Medicina da Unijuí, que terá duração de seis anos, vai preparar os profissionais para atuar nas áreas de atenção à saúde, de gestão e educação em saúde, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas em diferentes cenários de trabalho: unidades básicas de saúde, unidades sanitárias especializadas, ambulatórios, serviços de vigilância sanitária, assistência domiciliar, na comunidade (escolas e creches), unidades especializadas em reabilitação física, serviços de atendimento móvel de urgência, hospitais-dia, hospitais secundários e terciários, com todos os seus serviços (inclusive pronto-atendimento e emergência), consultório/clínicas, instituições de ensino e/ou pesquisa.


Unijuí realiza o primeiro vestibular para o curso de Medicina neste domingo

                   

O domingo, dia 24 de fevereiro, será um dia histórico para a Unijuí e para a comunidade regional. Após intensa luta, será realizado o primeiro vestibular para o curso de Medicina, o único da região Noroeste do Estado. Os candidatos realizarão a prova na Sede Acadêmica da Universidade, com início às 8h30 e término às 12h30, e deverão responder 40 questões objetivas, além de elaborar uma redação. O local de prova já está disponível no Portal da Universidade.

Esta primeira edição registrou cerca de 1,1 mil candidatos inscritos no total. Há candidatos de 18 estados da federação, totalizando cerca de 250 municípios brasileiros. Só do Rio Grande do Sul são 121 municípios com candidatos que tiveram inscrições homologadas. “Haverá movimentação em toda a cidade no que diz respeito ao setor de serviços: hotéis e restaurantes, além de transporte. Ou seja, o curso de Medicina traz benefícios a outros setores que não só da educação e saúde”, observa a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon.

Para a aplicação da prova, a Unijuí realizou capacitações aos técnicos-administrativos e de apoio sobre os procedimentos para a recepção e aplicação da prova e, também, para a identificação de documentos oficiais, entre outros procedimentos. Também está sendo preparada uma estrutura de atendimento para recepcionar os vestibulandos e acompanhantes. Os candidatos terão acesso ao local às 8h e os acompanhantes serão encaminhados ao Centro de Eventos da Igreja São Geraldo, que fica ao lado da Sede Acadêmica.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, este é um importante momento, construído coletivamente para atender às expectativas de um longo período de esforços que agora se concretiza.

A lista de classificados foi antecipada e sua divulgação acontece na terça-feira, dia 26, e o início das matrículas será na quarta-feira, dia 27. 

                   

Técnicos-administrativos e de apoio receberam treinamentos para a aplicação da prova.

Não esqueça

Acesso a prova: às 8h;

Prova: das 8h30 às 12h30. Serão 40 questões objetivas + redação;

O que levar: documento oficial com foto. Também é possível levar barra de cereal e/ou outro alimento em pequena porção e água sem rótulo;

Respire: Mantenha a tranquilidade, comece pelas questões mais fáceis deixando as mais complexas por último. Para conseguir uma boa concentração no dia da prova é importante ter um boa noite de sono.

Sobre o curso

O curso de Medicina da Unijuí, que terá duração de seis anos, vai preparar os profissionais para atuar nas áreas de atenção à saúde, de gestão e educação em saúde, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas em diferentes cenários de trabalho: unidades básicas de saúde, unidades sanitárias especializadas, ambulatórios, serviços de vigilância sanitária, assistência domiciliar, na comunidade (escolas e creches), unidades especializadas em reabilitação física, serviços de atendimento móvel de urgência, hospitais-dia, hospitais secundários e terciários, com todos os seus serviços (inclusive pronto-atendimento e emergência), consultório/clínicas, instituições de ensino e/ou pesquisa.


Últimos dias de inscrições ao Vestibular de Medicina da Unijuí

                     

Vestibular de Medicina está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 17 de fevereiro, pelo site da Universidade. Para validar a inscrição, que terá um valor de R$ 180, os candidatos obrigatoriamente deverão ter prestado o Enem a partir do ano de 2015, obtendo no mínimo 450 pontos.

Uma característica da seleção para o curso de Medicina na Unijuí está em valorizar os estudantes e escolas da região Noroeste do Estado: candidatos que cursaram todo o ensino médio e o concluíram em escolas – públicas ou particulares – de um dos cinco Coredes da região Noroeste (Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro e Alto Jacuí) terão cinco pontos somados à média final do processo seletivo.

Os candidatos terão que realizar uma prova com 40 questões objetivas e elaborar uma redação, em no máximo 4 horas, no dia 24 de fevereiro, em Ijuí, de forma presencial. Outro detalhe deste edital diz respeito à aprovação dos futuros estudantes do curso: para garantir uma das 30 vagas na primeira turma, os candidatos serão avaliados pela nota obtida na prova do concurso Vestibular, aplicado pela Universidade, e pela nota global do Enem, ou seja, será realizada uma média dessas duas notas para determinar a classificação final.

O curso na Unijuí

O curso tem uma proposta generalista com atuação do profissional em defesa da vida e em conformidade com as políticas públicas de saúde, seja na atenção em saúde, seja na gestão em saúde, seja em educação em saúde.

De acordo com a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, essas são as três grandes áreas pelas quais perpassará a formação e, consequentemente, a possibilidade de atuação profissional do médico graduado na Unijuí.

O Curso terá nove mil horas de aulas teóricas e práticas distribuídas em seis anos, ou seja, doze semestres. Os estudantes do Curso de Medicina da Unijuí terão aulas nos turnos da manhã e da tarde, quase que integralmente, e estágios no Sistema Único de Saúde e nos hospitais que fazem parte do projeto do curso: Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor e Hospital de Panambi.

Segundo a professora Cristina, a formação dos estudantes possibilitará a atuação profissional em qualquer área. “Propusemos a formação de um profissional que vai receber a sua aprendizagem em uma complexidade crescente que começa na atenção primária da rede de saúde até chegar ao hospital. Isso dará conta da formação de um médico completo que poderá atuar em qualquer área e que poderá optar por qualquer especialidade e cursar residência em qualquer área também”, explica.

No projeto do curso há, inclusive, a previsão de oferta de cursos de Residência. A Instituição já oferta, há mais de cinco anos, programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa/RS.


Gestão de Cooperativas: nova oportunidade de inscrição com bolsas de 60%

A Unijuí está com as inscrições abertas até sexta-feira (15), para o processo seletivo do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. O curso está sendo ofertado no Campus Santa Rosa e conta com um aporte de 60% de desconto para associados e funcionários de Cooperativas afilhadas ao SESCOOP/RS.

O curso, que tem duração de 30 meses, visa formar profissionais com a visão empreendedora em gestão de cooperativas, com sólida formação conceitual crítico-reflexiva, competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.

Depois de formado, o tecnólogo pode atuar nos empreendimentos cooperativistas em funções ou cargos de liderança, de direção ou de prestação de serviços, ou ainda, como profissional autônomo.

As inscrições poderão ser realizadas no Portal da Unijuí. A prova acontece no dia 20 de fevereiro, no Campus Santa Rosa, a partir das 18h30. A lista de classificados será divulgada no dia 21 de fevereiro e as matriculas ocorrem no dia 22 de fevereiro. Mais informações no site www.unijui.edu.br/vestibular ou pelo WhatsApp (55) 99148-0221.

 


Matrículas do Vestibular Mais são realizadas a partir desta quarta-feira

                

A Unijuí divulgou, nesta terça-feira, a lista dos aprovados no Vestibular Mais 2019. Os futuros estudantes da Universidade podem conferir a informação diretamente no site do Vestibular. As matrículas iniciaram nesta quarta-feira, dia 06, nos quatro Campi da Universidade.

A Unijuí disponibilizou um calendário de matrículas aos candidatos que realizaram a prova, com as datas e documentação necessária. Mas também é possível conferir as informações na página do Vestibular, no Portal da Unijuí. “Preferencialmente pedimos que os estudantes respeitem estes horários já estabelecidos. Teremos equipes qualificadas para prestar todo o atendimento, pois é um momento de esclarecermos todas as dúvidas com relação ao ingresso na Universidade”, observa a secretária acadêmica da Unijuí, Cátia Gherke de Medeiros.

Para o ingresso em 2019, a Universidade oferece um conjunto de bolsas e benefícios aos futuros alunos, como o CrediUnijuí e o Plano de Flexibilização de Pagamento, entre outras formas de pagamento.

A Prova

A prova foi aplicada no domingo, dia 03 de fevereiro, na Sede Acadêmica, em Ijuí, além dos Campi Santa Rosa, Três Passos e Panambi. Os candidatos responderam a 40 questões objetivas e mais uma prova de redação. Nesta edição o tema foi Desemprego. Os futuros estudantes da Unijuí receberam um texto base, com o título “Desalentados: o lado oculto do desemprego”, de Alan Rodrigues para a Revista Isto É, e a partir disso, produziram um texto dissertativo argumentativo expressando a opinião sobre o tema, levando em consideração o seu conhecimento e a sua experiência, podendo fazer uso de exemplos, fatos e dados.

Nils Bronzato Olson, 17 anos, com 746,20 pontos, que prestou Vestibular para o curso de Direito, ficou em primeiro lugar na colocação geral do concurso.


Tradição na área da saúde: conheça melhor esta história da Unijuí

                

O curso de Medicina já é uma realidade na Unijuí. Após intenso trabalho e mobilização regional para esta conquista, a Unijuí será a única instituição do Noroeste a ofertar este curso. Novos médicos serão formados, coroando uma tradição da Universidade: a oferta de cursos na área da saúde.

Desde a década de 1980 a Unijuí possui cursos nesta área. O resultado deste movimento foi uma verdadeira transformação na saúde regional: formação de profissionais qualificados, desenvolvimento da pesquisa e de extensão, residências, um Programa de Mestrado, entre outros importantes projetos. Com isso, a Instituição já formou mais de 4,5 mil profissionais em diversas áreas da saúde, pessoas que, em sua maioria, trabalham em municípios de toda a região, atendendo a população nas diferentes áreas da saúde.

Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética e mais recentemente Biomedicina, ligados ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) e Educação Física e Psicologia, ligados ao Departamento de Humanidades e Educação (DHE), são os cursos ofertados na área.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, além de qualificar novos profissionais de saúde, os cursos também contribuem para a ampliação dos serviços ofertados para a comunidade local e regional. As atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação qualificam a rede assistencial e fomentam o debate sobre novas tecnologias para a área.

A formação superior em saúde na Instituição sempre foi construída alinhadas as políticas públicas e orientações do Ministério da Saúde, constituindo profissionais comprometidos com a realidade epidemiológica e sociocultural local e regional, além dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Mestrado e Residências

Buscando desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos, reflexivos e com competência técnica, capazes de intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e a população estão inseridos, a Unijuí oferta o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, um projeto em associação com a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

A Instituição também oferta, há mais de cinco anos, programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa/RS, além de diversos cursos lato sensu.

Faça parte desta história

O Vestibular de Medicina está com inscrições abertas. Pode ser feita no Portal da Universidade até o dia 17 de fevereiro. Para validar a inscrição, que terá um valor de R$ 180, os candidatos obrigatoriamente deverão ter prestado o Enem a partir do ano de 2015, obtendo no mínimo 450 pontos.

Os candidatos terão que realizar uma prova com 40 questões objetivas e elaborar uma redação, em no máximo 4 horas, no dia 24 de fevereiro, em Ijuí, de forma presencial. Outro detalhe deste edital diz respeito à aprovação dos futuros estudantes do curso: para garantir uma das 30 vagas na primeira turma, os candidatos serão avaliados pela nota obtida na prova do concurso Vestibular, aplicado pela Universidade, e pela nota global do Enem, ou seja, será realizada uma média dessas duas notas para determinar a classificação final. Além disso, candidatos que cursaram todo o ensino médio e o concluíram em escolas – públicas ou particulares – de um dos cinco Coredes da região Noroeste (Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro e Alto Jacuí) terão cinco pontos somados à média final do processo seletivo.


Prova do Vestibular Mais foi realizada neste domingo

             
Neste domingo a Unijuí realizou a prova do Vestibular Mais 2019. Com início às 8h30min, a seleção, em Ijuí, foi realizada na Sede Acadêmica. Também foi aplicada nos Campi Santa Rosa, Três Passos e Panambi.

Os candidatos responderam a 40 questões objetivas e mais uma prova de redação. Nesta edição o tema foi Desemprego. Os futuros estudantes da Unijuí receberam um texto base, com o título “Desalentados: o lado oculto do desemprego”, de Alan Rodrigues para a Revista Isto É, e a partir disso, produziram um texto dissertativo argumentativo expressando a opinião sobre o tema, levando em consideração o seu conhecimento e a sua experiência, podendo fazer uso de exemplos, fatos e dados.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, o processo seletivo transcorreu normalmente, conforme o planejado neste novo espaço. “A estrutura preparada para a prova e o acolhimento de familiares atendeu a expectativa da Comissão organizadora do Vestibular”, avaliou.

O gabarito será divulgado na segunda-feira, dia 04, e o listão sai na terça-feira, dia 05. As matrículas iniciam na quarta-feira, dia 06. Todas as informações podem ser consultadas no site do Vestibular: www.unijui.edu.br/vestibular. “Para o ingresso em 2019, a Universidade oferece um conjunto de bolsas e benefícios aos futuros alunos, como o CrediUnijuí e o Plano de Flexibilização de Pagamento”, lembra a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon.


Dicas importantes para o Vestibular Mais 2019 da Unijuí

O próximo domingo é dia de Vestibular Mais na Unijuí. A prova tem início às 8h30min e será realizada nos Campi da Universidade, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, e em Ijuí na Sede Acadêmica.

Os inscritos que concorrem as vagas remanescentes disponíveis, em mais de 30 ofertas de cursos de graduação, vão responder 40 questões objetivas e mais uma prova de redação.

Para realizar a prova com tranquilidade é necessário que os candidatos estejam atentos a dicas importantes. Confira

- Chegue meia hora antes da prova

- Traga documento oficial com foto

- Caneta azul ou preta para realização da prova;

- Durma e se alimente bem;

- Beba bastante água;

- Faça a prova com tranquilidade, que o tempo destinado é suficiente para a realização dela;