.jpeg)
A Unijuí, por meio do projeto de extensão Gestão Social e Cidadania, em parceria com a Prefeitura Municipal de Catuípe e a Emater, promoveram uma oficina com merendeiras que atuam nas escolas do município. A atividade ocorreu no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da Universidade, e teve o objetivo de capacitá-las para prepararem alimentos mais saudáveis, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar determina.
Durante a oficina, as merendeiras aprenderam receitas e técnicas sem a adição de açúcar, com o uso de açúcar mascavo e mel, além de bolos salgados e sorvetes naturais, com uso de frutas. As atividades foram conduzidas por professores que integram o projeto de extensão, bolsistas e estudantes do curso de Nutrição.
“Além de ter sido um momento de aprendizado, as merendeiras relataram que estavam muito gratas por terem essa experiência no nosso laboratório. Para muitas, era um sonho estar ali produzindo refeições”, destaca a professora Eilamaria Libardoni Vieira.
A nutricionista responsável pela alimentação escolar em Catuípe, Rosemeri Aquilla, destaca que a oficina busca qualificar a oferta de merenda nas escolas. “Agradecemos a parceria com a Unijuí e a Emater para que isso fosse possível. A proposta é testar receitas e usar aqueles ingredientes que podem gerar mais saúde na nossa realidade, para incluir essas produções no cardápio escolar”, detalha.
Já a extensionista rural da Emater, Cláudia Nunes, ressalta que são trabalhadas oficinas ao longo do ano e que a parceria com a Unijuí vai ajudar a fortalecer a qualificação das merendeiras. “Essa capacitação valoriza e qualifica o trabalho dessas profissionais. Faz com que elas possam adquirir experiências para diversificar os alimentos das escolas”, comenta.

A Unijuí promove, nesta quinta-feira, 23 de outubro, a 9ª edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) e III Mostra de Extensão da Universidade.
A abertura oficial ocorrerá no Salão de Atos, a partir das 8h30. Às 9h, será realizada uma mesa redonda da Mostra com o tema: "Eu na Escola". Às 10h, inicia visitação de estandes, com apresentação dos trabalhos dos estudantes, e a Mostra dos trabalhos feitos pelos projetos de extensão da Universidade.
A 9ª MoEduCiTec e III Mostra de Extensão Unijuí é promovida pela Universidade, em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed), o Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) e Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).
As duas mostras têm o objetivo de fomentar a iniciação científica como prática pedagógica integrada ao cotidiano escolar, por meio da socialização das produções dos estudantes em colaboração com seus professores, promovendo a curiosidade, a criatividade e a atitude investigativa como fundamentos do protagonismo estudantil e do desenvolvimento humano e social, a partir de um conhecimento escolar que articula ciência, tecnologia, cultura, trabalho, ambiente e vida em sociedade.
Mais informações podem ser obtidas pelo site unijui.edu.br/eventos.

Os bolsistas do projeto de extensão em Gestão Social e Cidadania da Unijuí, Pedro Manica e Vitória Palharini, participaram, no último fim de semana, do Hackathon da Saúde, promovido pela Universidade, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), em parceria com o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI).
A equipe formada pelos bolsistas, também contou com a participação dos estudantes Laura Capssa e Mateus Kaloh, e a colaboradora do HCI, Maira Beier. A composição multidisciplinar favoreceu a troca de conhecimentos e experiências, permitindo a construção de soluções inovadoras e consistentes.O grupo ficou em 2º lugar no desafio, o que evidencia o potencial transformador da união entre a universidade e a comunidade.
A participação dos bolsistas Pedro e Vitória representa um importante passo para a qualificação do projeto Gestão Social e Cidadania, pois amplia a vivência prática em processos de inovação social e gestão de serviços e contribui para a formação de profissionais comprometidos com a transformação social.
O Hackathon foi uma maratona de inovação, que reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores em equipes multidisciplinares para desenvolver soluções criativas e tecnológicas em um curto período de tempo. O objetivo foi estimular a cocriação de ideias, aproximando a comunidade acadêmica das demandas concretas da sociedade.
Durante esta edição, os participantes foram convidados a enfrentar desafios reais vivenciados pelo HCI. O tema do evento foi “Tempo é leito” e mobilizou as equipes a refletirem e desenvolverem propostas para otimizar o fluxo de pacientes, integrar setores e sistemas hospitalares e garantir uma ocupação eficiente e segura dos leitos, sem perder de vista a qualidade da assistência prestada.

No último domingo, mesmo com o tempo chuvoso, o Projeto Gestão Social e Cidadania marcou presença na Corrida do Bem, realizada no campus da Unijuí. O evento foi promovido pelos acadêmicos do curso de Nutrição como parte das atividades da disciplina de Projeto Integrador, reunindo mais de 80 atletas em uma manhã dedicada à saúde, solidariedade e cidadania.
Representando o projeto, a professora Eilamaria Libardoni e a bolsista voluntária Isabela Dahmer prepararam um chá quente para aquecer os participantes ao longo da manhã. Além disso, nos dias que antecederam a corrida, os integrantes do projeto produziram uma granola que foi oferecida aos atletas, reforçando o compromisso com o cuidado e o acolhimento em eventos comunitários.
Para o aluno Willian Diniz, integrante do projeto, a experiência foi extremamente positiva. "Apesar da chuva, tivemos mais de 80 atletas participando da prova. Esse é o objetivo do Projeto Gestão Social e Cidadania: trazer um significado social para as pessoas, promovendo também valores morais."
A Corrida do Bem demonstrou, mais uma vez, o potencial de integração entre ensino, extensão e comunidade, promovendo experiências práticas e significativas aos estudantes e benefícios concretos à sociedade.

A extensão universitária promovida pela Unijuí, além de render melhorias para a sociedade, conta, também, com o papel de estabelecer relações com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa possam incentivar o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas. Com esta proposta, desde 2019, é desenvolvido o projeto Observatório de Direitos Humanos, o qual é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unijuí.
A proposta do projeto de extensão é identificar situações que denunciam as agressões aos direitos humanos, através de um banco de dados, informações e análises que ofereçam suporte para as atividades acadêmicas, do ensino, da pesquisa e da extensão. O Observatório é, ainda, um espaço de visibilidade para os direitos humanos e difusão para sua importância.
A partir do Observatório é possível desenvolver estudos e análises que qualifiquem as políticas públicas em toda a região. Ele também se constitui em um espaço de voz para os movimentos sociais e as organizações de luta por direitos humanos, onde é promovida a aproximação e diálogo com os diferentes setores e grupos que tem como enfoque a promoção, a proteção e a educação para os direitos humanos e a cidadania.
Atualmente, o Observatório de Direitos Humanos se apresenta como um projeto guarda-chuva, que tem desenvolvido importantes inserções na comunidade local, regional e nacional por meio de diversos projetos. Um deles é o “Determinantes multidimensionais da pobreza e da fome no Brasil e na Argentina: estudo comparado sobre o alcance dos programas de desenvolvimento e assistência social na superação das situações de vulnerabilidades”, vinculado à Fapergs e desenvolvido sob coordenação da professora Anna Paula Bagetti Zeifert, que também coordena o projeto de extensão.
O Observatório também está inserido no projeto “Populações vulneráveis, comunidades tradicionais e o impacto das mudanças climáticas na região Noroeste do Rio Grande do Sul”, vinculado à Fapergs, no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Voltado a Desastres Climáticos.
“A compreensão da dinâmica de reivindicação e afirmação dos Direitos Humanos, bem como sua consolidação, voltada para a construção de alternativas de justiça social, respeito às diferenças com relações sociais e ambientais mais humanas e sustentáveis, evidencia que o Observatório de Direitos Humanos pressupõe a construção de novos olhares e de novos conceitos para a compreensão dos direitos humanos no mundo atual”, destaca a coordenadora do projeto de extensão, Anna Paula Bagetti Zeifert.
Segundo ela, é fundamental a ação da academia, no ensino, pesquisa e extensão, ambas como dimensões emancipatórias dos direitos humanos, sobre a democratização dos espaços públicos, sobre o fortalecimento dos movimentos sociais e o reconhecimento das minorias, sobre o sistema de justiça e seus instrumentos.
Além de estar inseridos em projetos, o Observatório de Direitos Humanos colaborou e participou de atividades e projetos como o “Agenda 2030: Experiências da Colaboração Interinstitucional de Pesquisas e Observatórios para Subsidiar Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável”, proposto na chamada pública FAPESC Nº 15/2021 do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de apoio aos grupos de pesquisa da Associação Catarinense de Fundações Educacionais; do “I Seminário Internacional da Rede de Observatórios Latino-Americanos pela Efetivação da Agenda 2030”, o qual foi transmitido pelo Youtube do PPGD da Unijuí, sendo destinado a estudantes da graduação e pós-graduação das universidades envolvidas.

Com o papel de integrar as instituições e estabelecer relações com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa possam incentivar o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas, a extensão universitária promovida pela Unijuí tem rendido bons frutos em diversos locais da sociedade.
Projetos como o “Meninas que Engenham o Futuro”, desenvolvido há alguns anos pela Universidade e conduzido por professores dos cursos da área de Engenharia, desempenham um papel importante com a realização de atividades e projetos com estudantes da rede básica de ensino. A partir dele, por exemplo, equipamentos e melhorias feitas têm contribuído para a comunidade com o passar dos anos.
O projeto em questão buscou levar temas voltados à sustentabilidade na área de energia elétrica e abastecimento de água a cinco escolas, sendo três de Ijuí e outras duas de Santa Rosa, onde foram desenvolvidas atividades que renderam projetos voltados à eficiência energética e ao reuso da água. A partir do projeto de extensão, foram instaladas cisternas nas instituições de ensino que são utilizadas para o armazenamento da água da chuva e reutilização sustentável.
Instalada em 2019, a cisterna situada na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, em Ijuí, tem sido utilizada nos últimos meses pelos estudantes no projeto “Plantando na Escola”, o qual é coordenado pelas professoras Janaina Hickenbick e Silvane Dill, e consiste na otimização dos espaços da escola com a criação e manutenção de uma mini horta pelos próprios alunos. O objetivo é estimular e incentivar a reflexão sobre a responsabilidade social e ambiental no contexto escolar com a proposição de soluções que visem a sustentabilidade e o consumo consciente.
“É muito legal ver que as nossas ações desenvolvidas lá atrás vinculadas ao projeto de extensão têm sido utilizadas com uma finalidade tão importante”, destaca uma das responsáveis pelo “Meninas que Engenham o Futuro” à época, a professora Taciana Paula Enderle.
Já a professora Caroline Radüns, que também era uma das responsáveis, ressalta a importância da realização dos projetos de extensão junto à comunidade. “É muito gratificante essa ação, pois mostra que os projetos de extensão da Unijuí não são iniciativas isoladas no tempo e ultrapassam a fronteira de execução inicial, promovendo mudanças duradouras e deixando um legado acadêmico para a sociedade.”
Segundo a docente, o legado vai além e evidencia a qualificação de profissionais, a produção de conhecimento, melhoria de serviços e serve de inspiração para novas iniciativas. “É um ciclo contínuo de aprendizagem que gera impactos, o que torna os projetos de extensão muito relevantes, que se perpetuam em benefícios para as gerações futuras”, completa.
_html_f42395bbbf608700.jpg)
Estimular a curiosidade, a reflexão e uma participação ativa e colaborativa no processo de aprendizagem são algumas das características que uma atividade experimental pode proporcionar. Para além da sala de aula, os espaços não formais de educação são ambientes valiosos para o ensino de Ciências, oferecendo oportunidades de aprendizagem mais envolventes, significativas e contextualizadas, que podem contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e interessados pela ciência.
É nesse contexto que o projeto de extensão universitária Física para Todos está inserido. No dia 29 de abril, na sala do projeto, foram recebidos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santana. Já no dia 15 de maio, o projeto acolheu duas turmas da Educação Infantil, 2A e 2B, da Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos, do município de Coronel Barros.
Em ambos os dias, os alunos participaram de diversas atividades experimentais nas áreas de mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo e astronomia. Conforme o coordenador do projeto, professor Nelson Toniazzo, essas atividades contribuem para promover a difusão e a popularização da Ciência e da Física.

O projeto de extensão Cidadania para Todos, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave), realizou uma atividade voltada ao fortalecimento das relações e à promoção de um ambiente escolar mais saudável, que são os Círculos de Construção de Paz, com estudantes do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, dos cursos Normal, Médio Gaúcho e Técnico em Edificações.
Os Círculos de Paz são uma metodologia da Justiça Restaurativa, que tem como objetivo promover o diálogo, a escuta ativa e o acolhimento entre os participantes, incentivando o respeito mútuo e o sentimento de pertencimento dentro do espaço escolar. Além de prevenir conflitos, essas práticas ajudam a fortalecer os vínculos entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar, promovendo a corresponsabilidade nas relações interpessoais.
A Justiça Restaurativa vem se consolidando como uma ferramenta eficaz na construção de uma cultura de paz nas escolas. Ao priorizar a empatia, o entendimento e a reparação de danos, ela contribui para um ambiente mais seguro, respeitoso e inclusivo, onde cada estudante se sente valorizado e parte essencial do coletivo.
_html_5af3356157a09f08.png)
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, o Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania (GSC) da Unijuí contribuiu para o desenvolvimento de mais uma edição da tradicional atividade realizada pelo Sesc Mesa Brasil, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com a saúde e da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.
Realizada na Praça da República, em Ijuí, a atividade reuniu diversas instituições parceiras, entre elas o SENAC, o SESC, a Escola Antônio Padilha, o Projeto de Extensão Educação em Saúde e o Projeto Integrador Ser Biológico e Social. Segundo Ana Paula, responsável pelo Mesa Brasil, apesar do tempo instável, o evento foi marcado pela excelente organização, troca de conhecimentos e grande envolvimento da população.
Durante a programação, foram oferecidos serviços como aferição da pressão arterial, medição da glicemia capilar (HGT) e orientações sobre a técnica correta para a aferição da pressão. Além disso, os participantes receberam informações sobre a quantidade de açúcar presente em produtos industrializados, orientações nutricionais e aprenderam receitas saudáveis, com direito à degustação de bolo e sacolé nutritivos, ambos sem adição de açúcar refinado.
O evento também contou com um momento especial voltado ao público infantil. As estudantes Andieli, Bruna, Julia e Natalia organizaram uma atividade educativa que incentivava as crianças a se desconectarem dos celulares e redescobrirem brincadeiras tradicionais, como pular corda, pega-pega e esconde-esconde. A ação foi complementada com a entrega de folders contendo frases motivacionais e com a realização de pinturas faciais, promovendo interação, criatividade e movimento.
Ana Paula reforça que a ação foi um sucesso e atingiu plenamente seu objetivo: conscientizar a comunidade sobre práticas simples, acessíveis e eficazes para melhorar a saúde e o bem-estar. Diante da participação ativa e inspiradora do Projeto Gestão Social e Cidadania da Unijuí, o Sesc Mesa Brasil já antecipa que novas parcerias com o projeto serão muito bem-vindas em futuras edições.

A vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí promoveu, na última semana, a primeira reunião dos bolsistas de extensão de 2025. Neste ano, serão investidos R$ 206 mil em bolsas, que serão distribuídas entre os projetos de extensão da Universidade.
O objetivo da primeira reunião foi dar as boas-vindas aos novos bolsistas e alinhar questões relacionadas à inserção deles nos projetos. Neste ano, são 15 projetos de extensão com bolsistas em atuação na Unijuí.
“Essa primeira reunião de alinhamento teve grande relevância para apresentarmos a importância dos projetos de extensão para os novos bolsistas. Neste ano, tivemos o ingressos de 80% novos bolsistas, então foi uma conversa relevante para deixar todos a par da responsabilidade e importância dos projetos no qual farão parte e o relacionamento da Unijuí com a comunidade de Ijuí e de toda a região”, destaca o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
Os projetos em execução são: Formação e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática e do Professor que Ensina Matemática na Educação Básica; Ações comunitárias; AppGO; Cidadania para Todos; Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo; Conflitos Sociais e Direitos Humanos; Educação em Saúde; Energia Amiga; Física para Todos; Gestão Social e Cidadania; Leitura e Existência; Programe seu Futuro; Projeto Prematuros; Robótica Educacional; e Traças Digitais.

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.