COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Extensão

UNIJUÍ promove evento de volta às aulas com a Escola Timbaúva

 

A UNIJUÍ por meio do Projeto de Extensão Mediação de Conflitos na Escola, desenvolvido pelo curso de Direito, promoveu na manhã de segunda-feira (06), mais um encontro com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Timbaúva, no Auditório Central do Campus Santa Rosa.

Na oportunidade foi realizada a atividade “Volta às aulas da Escola Timbaúva”, com uma sessão de cinema por meio do filme, “Escritores da Liberdade”. Após a transmissão do filme, foi organizado um debate com os alunos das turmas do 6º ao 9º ano, a respeito de suas impressões sobre o filme e da relação da história trazida por este com as suas vivências pessoais.

Para a professora da Escola Timbaúva, Viviane Engler, as atividades desenvolvidas pela UNIJUÍ estão sendo muito importantes para a escola, pois já estão refletindo positivamente no comportamento dos alunos.

A coordenadora do Projeto de Extensão Mediação de Conflitos na Escola, professora Fernanda Serrer destacou que a partir do desenvolvimento do Projeto, em parceria com a equipe diretiva e corpo docente, percebe-se a qualificação do relacionamento escolar, a formação de um sentimento de pertencimento e implicação com o outro, bem como o protagonismo dos alunos na busca pela solução dos conflitos escolares.

O projeto tem como objetivo a promoção da cultura de paz na escola, bem como estimular o diálogo entre a direção, professores e alunos. Ao longo dos encontros são trabalhados e debatidos vários temas de grande relevância como responsabilidade, cooperação, engajamento social, alteridade, preconceitos e violência.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito do Campus Santa Rosa, professora Francieli Formentini, o curso desenvolve pesquisa e extensão, além das atividades de ensino, sendo um dos diferenciais da formação dos acadêmicos. Além disso, a extensão também fortalece a conexão com a comunidade.

 


Programa de incubação da Criatec está com inscrições abertas

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Incubadora

                       

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) está com inscrições abertas para o edital de incubação. São três novas vagas para empresas que querem iniciar suas atividades no mercado e desejam contar com auxílio para impulsionar seus negócios, recebendo capacitações e acesso a uma infraestrutura qualificada. A Criatec oferece às empresas incubadas, num prazo de até dois anos, instalações físicas e consultorias em diversas áreas para fortalecer os novos negócios, além de apoio nas áreas financeira, jurídica, mercadológica, tecnológica, gestão, assessoria de comunicação, acompanhamento e orientação para as atividades empresariais. O objetivo é formar novos empreendedores e ajudá-los na estruturação de seus negócios.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.criatecunijui.com.br, na aba Editais, até o dia 20 de agosto. Os inscritos deverão realizar uma apresentação do modelo de Pitch Canvas com a ideia de negócio, no dia 27 de agosto. Para auxiliar nesse processo, a incubadora oferece, no dia 7 de agosto, uma oficina de Canvas e no dia 14 de agosto uma oficina de Pitch com objetivo de preparar os inscritos para a apresentação do dia 27.

Podem participar do processo de incubação alunos da Unijuí dos cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, docentes e técnicos-administrativos e também pessoas da comunidade regional. O edital é uma realização da Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão (VRPGPE), Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0200, com Maria Odete Palharini.

Por Giuli Ana Izolan, acadêmica de Jornalismo.

 


UNIJUÍ disponibilizará serviços do Balcão do Consumidor para a comunidade santa-rosense e região

O Curso de Direito da UNIJUÍ, Campus Santa Rosa, juntamente com o PROCON RS firmaram protocolo para instalação do Balcão do Consumidor no Escritório Modelo, dia 23 de maio.

O Balcão do Consumidor tem como objetivo prestar atendimento preliminar de consumidores, buscando a solução de conflitos resultantes de relações de consumo de forma extrajudicial. O serviço é gratuito, sendo que os atendimentos serão realizados por estudantes do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ, sob a orientação dos professores e de um assessor jurídico. 

De acordo com a Coordenadora do curso de Direito, professora Francieli Formentini, "o Balcão do Consumidor é mais um espaço de prática jurídica que o Curso oferece aos estudantes possibilitando o aprendizado e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o exercício profissional”, destaca. 

Nesse sentido, os estudantes que participam do projeto de extensão "Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativa de tratamento e resolução" e dos estágios supervisionados terão novas experiências práticas envolvendo relações de consumo, além das tradicionalmente já realizadas no decorrer do curso.

Segundo a Coordenadora de Atendimento ao Consumidor do PROCON RS, Peti Pithan, "a parceria entre o Procon/RS e a UNIJUÍ, Campus Santa Rosa, para implementar Balcão do Consumidor representa um grande ganho ao Estado do RS, uma vez que possibilita aos consumidores, da região, buscar soluções para conflitos consumeristas de forma extrajudicial, além de contribuir para o conhecimento prático para os acadêmicos do Curso de Direito", afirma Peti.

O Balcão do Consumidor iniciará os atendimentos no segundo semestre, junto ao Escritório Modelo do Curso de Direito, situado à Avenida Rio Branco, nº 657, sala 201, Centro de Santa Rosa.

 


Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde promove 3ª Roda de Conversa

No dia 06 de junho, o Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, realizou a 3ª Roda de Conversa com o tema “Valores/relações humanas X Saúde mental”, o qual foi ministrado pela professora do curso de Psicologia, Sônia da Costa Fengler.

De acordo com a técnica administrativa do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, Tatiane Renz, o momento propôs uma reflexão interativa acerca dos valores nas relações humanas e como isto pode influenciar na saúde mental.

As rodas de conversa estão sendo realizadas desde o início de 2018, com o objetivo de integrar os usuários do Laboratório, trazendo reflexões e informações acerca de temas relacionados à prevenção, saúde e qualidade de vida, como uma das propostas de promoção à saúde. Participaram também do encontro alguns residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde.


Alunos e professores da região embarcam para a VI Feira Nacional de Matemática no Acre

Alunos da região e professores da Unijuí embarcam na terça-feira, 22, rumo ao Acre para a VI Feira Nacional de Matemática que acontece dos dias 23 a 25 de maio. O grupo é constituído por 27 pessoas e é responsável por representar o Rio Grande do Sul com oito trabalhos. Esses trabalhos foram selecionados na I Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul que aconteceu no Ginásio da Unijuí no dia 25 de agosto de 2017.

As categorias, municípios e escolas dos oito trabalhos que vão representar o Rio Grande do Sul estão no quadro seguinte:

CATEGORIA

MUNICÍPIO

INSTITUIÇÃO - ESCOLA

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ijuí

Escola Municipal Fundamental Dr Ruy Ramos

Ensino Fundamental - Anos Finais

Coronel Barros

Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Panambi

E.M.E.F Dona Leopoldina

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Ijuí

E.E.E.F. Giovana Margarita

Ensino Médio e/ou Profissionalizante

Panambi

Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi

Ensino Médio e/ou Profissionalizante

Ijuí

Colégio Tiradentes da Brigada Militar

Ensino Médio e/ou Profissionalizante

Ijuí

Colégio Tiradentes da Brigada Militar

Ensino Superior

Ijuí

UNIJUÍ

 

Na comitiva estão três professores da Unijuí, Peterson Cleyton Avi, Claudia Piva e Vanessa Faoro, que serão avaliadores na Feira Nacional e estão vinculados ao projeto de extensão da Unijuí – Feiras de Matemática no RS: consolidação e expansão. Os professores são representantes do Rio Grande do Sul na Comissão Nacional.

A Feira Nacional de Matemática está na sua sexta edição e acontece de dois em dois anos. Serão um total de 106 trabalhos apresentados dos estados de: Santa Catarina (40), Acre (24), Amapá (09), Rio Grande do Sul (08), Bahia (08), Tocantins (06), Pará (04), Espírito Santo (02), Minas Gerais (02), Pernambuco (02) e Ceará (01).

 


Dia de Campo promove a troca de experiências entre pesquisadores, agricultores e estudantes

                

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, agricultores e estudantes, e para contribuir no fortalecimento, viabilidade e sustentabilidade da agricultura, com foco na bovinocultura de leite, foi realizado, na tarde desta quinta-feira, o 8º Dia de Campo.

O evento foi promovido pelo Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da UNIJUÍ e a Rede Leite e aconteceu no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), localizado na localidade de Boca da Picada, em Augusto Pestana.

O público presente pode conferir quatro estações de trabalho:

Forrageiras e alimentação animal no período de vazio forrageiro de outono

Produção e qualidade de silagem

Sanidade animal – doenças reprodutivas e o uso do ultrassom

Atuação da Rede Leite em Unidades de Produção e os avanços obtidos

Segundo Cesar Oneide Sartori, engenheiro agrônomo que atua no DEAg e foi um dos organizadores do evento, atualmente a produção leiteira é uma atividade que exige bastante aprimoramento. “É importante estar a par das tecnologias disponíveis. Além disso, o Dia de Campo foi uma oportunidade de pesquisadores, produtores e estudantes trocarem experiências”, observa.

Sobre a Rede Leite

É um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento que tem o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e famílias de agricultores. João Schommer, superintendente regional da Ascar/Emater, que fez uma das falas do Dia de Campo no IRDeR, salienta que um dos grandes objetivos é trazer a pesquisa para dentro das unidades de produção familiar. Participam diretamente na Rede Leite aproximadamente 56 famílias de agricultores, 140 extensionistas rurais e 30 pesquisadores.


Projeto Feira de Matemática contribui para formação de professores da região


Com o tema “A Matemática é para todos”, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão - UNIJUÍ está promovendo, com professores de diferentes instituições e redes de ensino da região, um Ciclo de formação com vistas à participação na II Feira Regional de Matemática, que acontecerá no dia 24 de agosto, no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi. 

Nos encontros de formação, aspectos norteadores da Feira de Matemática são abordados e discutidos. Consideram a elaboração de projetos de pesquisa que atendem às modalidades propostas pela Feira: materiais e/ou jogos didáticos; matemática aplicada e/ou inter-relação com outras disciplinas; e matemática pura. Nesse contexto, o currículo da Matemática também é posto em discussão, contribuindo, dessa forma, na compreensão, pelos professores, de aspectos apresentados pelo referido documento.

O Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão já envolveu em torno de 120 professores e representantes de instituições e redes de ensino da região e tratou da elaboração e desenvolvimento de Projetos de pesquisa, da Gestão e Organização das Feiras ou Mostras de Matemática. No mês de maio ainda será desenvolvido um encontro de formação com acadêmicos, visando a integração destes estudantes na II Feira Regional de Matemática do estado do Rio Grande do Sul.

Como a Feira de Matemática se configura num processo educativo científico-cultural, há uma intrínseca articulação entre processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Nesse sentido, para o mês de junho está previsto um encontro de formação que tem como foco discussões relacionadas à avaliação de trabalhos em Feiras de Matemática.  Este Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão - UNIJUÍ se encerra no dia 12/07/2018, com o Seminário Sistematizador das formações desenvolvidas.

Saiba mais sobre o Projeto

A Feira de Matemática configura-se num processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior, Educação Especial e professores das instituições das redes públicas e privadas, e comunidade em geral. A centralidade da Feira de Matemática gira, assim, em torno da valorização do professor e de processos de ensino e de aprendizagem em Matemática que têm a pesquisa como um dos princípios norteadores e visam o letramento matemático por meio de competências relacionadas ao raciocínio, a comunicação, a representação e a argumentação em Matemática.

Ela está integrada a uma rede de feiras, interligando pessoas e instituições, exigindo uma estrutura organizativa que prima pelo coletivo. A ideia de movimento se mostra no estabelecimento de diferentes processos, seja em nível de sala de aula, de escola, de município, região, estado e nação, ou relacionados ao movimento de expansão. A feira é itinerante.

Por meio da Feira de Matemática viabilizada pelo Projeto de extensão, a UNIJUÍ, enquanto Universidade envolvida com a comunidade regional, intervém positivamente na formação inicial e contínua de professores de Matemática e/ou de professores que ensinam Matemática. 

Próximas formações

Feiras de Matemática: possibilidades de inserção – Ensino Superior             

17/05/2018

Sede Acadêmica

UNIJUI

Isabel Koltermann Battisti

Patrícia Spilimbergo

Avaliação de Trabalhos em Feiras de Matemática

28/06/2018

Auditório do DCEEng

Isabel Koltermann Battisti

Peterson Cleyton Avi

 

Seminário Sistematizador das formações realizadas                                               

12/07/2018

Auditório do DCEEng

Cláudia Piva

Isabel Koltermann Battisti

Patrícia Spilimbergo Peterson Cleyton Avi

 

Como a Feira de Matemática se configura num processo educativo científico-cultural, há uma intrínseca articulação entre processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Nesse sentido, para o mês de junho está previsto um encontro de formação que tem como foco discussões relacionadas à avaliação de trabalhos em Feiras de Matemática.  Este Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão- UNIJUI se encerra no dia 12/07/2018, com Seminário Sistematizador das formações desenvolvidas.


Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde realiza reunião educativa

Na última quarta-feira, dia 11, o Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde do Campus Santa Rosa promoveu a segunda reunião educativa com o tema “Refletir: é preciso parar”, a professora do curso de Psicologia Sônia da Costa Fengler, ministrou o encontro.

Na oportunidade foi realizada uma reflexão de forma dinâmica e participativa em torno da importância e da complexidade do exercício de escutar o outro.

A reunião educativa é uma atividade que está sendo realizada desde o início de 2018, com o objetivo de integrar os usuários do Laboratório e trazer reflexões e informações acerca de temas relacionados à prevenção, saúde e qualidade de vida, uma das propostas de promoção à saúde.


Estágio Integrado leva ciência e saúde à Escolas da rede pública do município

Neste dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para marcar a data vamos falar sobre um atividade bem bacana desenvolvida por cursos da área da saúde da Unijuí em escolas públicas da cidade de Ijuí. Os estudantes em Estágio Integrado levam informação e conhecimento sobre ciência e saúde para os alunos do Ensino Fundamental. 

Estudantes do Estágio Integrado em Saúde dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia reuniram alunos de escolas públicas de Ijuí para falar sobre ciência e saúde. Dentro do Programa Saúde na Escola – PSE, que envolve a equipe de Saúde da Família Thomé de Souza e escolas da área.

Durante a oficina “Conhecendo o corpo para cuidar da saúde”, os alunos do 8º e 9º anos da Escola Thomé de Souza, de Ijuí, reforçaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com o material didático disponível no Laboratório de Anatomia da Universidade e com o auxílio de estudantes da graduação da Unijuí.

Segundo a professora diretora da Escola Thomé de Souza, Marcia Seidenfuz Schütz, essas visitas à Universidade são feitas todos os anos pela escola. “Todo ano eu trago uma turma para a Unijuí para visitar esses laboratórios, em função desse material didático que tem na Universidade e que na escola a gente não dispõe. Na Unijuí a gente ainda tem a disponibilidade de estudantes para ajudar. Essa parceria é muito importante para nós”, salienta a diretora.

Para além disso, as estudantes acrescentaram as informações recebidas aos seus conhecimentos sobre saúde. De acordo com a estudante do curso de Enfermagem da Unijuí, Graciele Felix Spaniol, os cursos trabalham juntos para auxiliar a comunidade. “Pensamos em grupo, juntamente com a professora Maristela, buscando realizar um trabalho em comum com a comunidade e com a escola sobre o que a gente pode fazer enquanto acadêmico para ajudar a sociedade. Convidamos os alunos para virem até a Universidade, nos laboratórios, para reforçar os estudos de sala de aula, junto com os professores. É um trabalho em conjunto”, ressalta.

Maristela Busnello é professora do curso de Nutrição, ela é uma das professoras que orientam os estudantes durante o Estágio Integrado. Segundo ela, essas atividades fomentam a busca pela informação. “O Estágio Integrado e uma estratégia desenvolvida pelos cursos da área da saúde para buscar formação multidisciplinar e interdisciplinar já durante as graduações em saúde na Unijuí”, comenta.

Paralelamente às atividades no Laboratório de Anatomia no Campus, outros dois grupos de estudantes desenvolveram atividades no Bairro Thomé de Souza e na Escola Municipal de Educação Infantil Cândida Turra.

 


Exposição de Física proporciona interação com experimentos

Escolas podem agendar visitas para conhecer o Projeto “Física para todos” na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.


Quem nunca ouviu falar de Albert Einstein? Você sabe o que é a teoria da relatividade geral? Ou entende o conceito de espaço-tempo? Pois é, podemos não saber tudo sobre Física, mas sabemos que foi Einstein quem “inventou” essas teorias e que são revolucionárias.

Afinal, a física está presente em nosso cotidiano a todo instante. E para que possamos confirmar essa ideia, a UNIJUÍ possui o projeto “Física para todos”. Trata-se de um museu interativo itinerante, onde há mais de duas décadas, o projeto circula em locais como escolas, praças, parques de exposições de municípios do Rio Grande do Sul e de outros

Através desse projeto crianças, jovens e adultos despertam a curiosidade e o gosto pela Física, por meio de experimentos intrigantes e desafiadores. Produzindo conhecimentos sobre o papel que a experimentação desempenha no ensino da Física e oferece alternativas sobre a sua inserção metodológica em sala de aula.

Para o Coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Mauro Rodrigues, “o projeto Física para Todos desmistifica a relação teórica da Física, permitindo ao aluno a interação com os experimentos através da visualização, do manuseio e da participação efetiva. Além disso, busca despertar a curiosidade por trás da ciência aplicada permitindo que o aluno vislumbre uma nova perspectiva da Matemática aplicada na Física e transportada para a experimentação. A visitação orientada permite isso”, destaca Mauro.

Mesmo que você não seja um físico renomado ou aspirante a Albert Einstein, pode encontrar na Física uma forma diferenciada de perceber os fenômenos da natureza. O Campus Santa Rosa está recebendo escolas de Santa Rosa e região para conhecer o Projeto “Física para todos”, durante os meses de abril, maio e junho. Os interessados deverão ligar no (55) 3511-5200 e realizar o agendamento para os turnos manhã e tarde.

Para o segundo semestre o projeto irá trazer mais novidades, mostra completa com eletromagnetismo e competição de foguetes a pressão.