COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Extensão

IRDeR receberá Dia de Campo da Batata-Doce e da Mandioca

                  

Com o objetivo de mostrar tecnologias relacionadas ao cultivo da batata-doce e da mandioca, o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) da Unijuí recebe, na próxima terça-feira, 18, Dia de Campo.  O encontro objetiva o estudo das hortaliças, abrangendo a produção de mudas, cultivo e aproveitamento na alimentação, sistemas de manejo, processamento e agroindustrialização. O evento receberá produtores rurais, estudantes de graduação e também o público em geral.

O Dia de Campo de Batata-doce e Mandioca terá início às 13h. Logo após terá início a visitação nas diferentes estações de trabalho. Os temas abordados serão: Viveiros de produção de mudas de batata-doce na região Noroeste do Rio Grande do Sul; Aproveitamento de batata-doce e da mandioca na alimentação; Sistemas de cultivo e manejo da batata-doce e da mandioca; e Pós-colheita, processamento e agroindustrialização da mandioca e da batata-doce. 

A iniciativa será realizada em conjunto pela Unijuí, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura de Augusto Pestana e Prefeitura de Ijuí.


Unijuí Santa Rosa recebe escolas para exposição interativa de experimentos em física

Mesmo que você não seja um físico renomado ou aspirante a Albert Einstein, pode encontrar na Física uma forma diferenciada de perceber os fenômenos da natureza. A Unijuí Santa Rosa está recebendo escolas da região para conhecerem e interagirem com o Projeto “Física para Todos”.

Trata-se de um museu interativo itinerante, que tem como objetivo despertar a curiosidade e o gosto pela Física por meio de experimentos intrigantes e desafiadores. O objetivo é produzir conhecimentos sobre o papel que a experimentação desempenha no ensino da Física, além de alternativas sobre a sua inserção metodológica em sala de aula.

Para o coordenador dos cursos de Engenharia do Campus Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues, “o projeto Física para Todos desmistifica a relação teórica da Física, permitindo ao aluno a interação com os experimentos através da visualização, do manuseio e da participação efetiva. Além disso, busca despertar a curiosidade por trás da ciência aplicada permitindo que o aluno vislumbre uma nova perspectiva da Matemática aplicada na Física e transportada para a experimentação. A visitação orientada permite isso”, destaca Mauro.

O projeto contempla experimentos de eletromagnetismo, mecânica clássica, ótica, movimento, astronomia e segurança no trânsito. As escolas interessadas em conhecerem o Projeto “Física para Todos”, poderão realizar o agendamento pelo fone (55) 3511-5200, para os turnos manhã e tarde. A exposição interativa estará disponível no Campus Santa Rosa até o mês de julho.

Confira algumas imagens de escolas que já participaram do projeto:

 


Unijuí busca parceiros para o desenvolvimento de projetos com suínos

                  

Imagem ilustrativa/banco de imagem

A Unijuí, por meio do Departamento de Estudos Agrários (DEAg), com o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, está com processo de seleção para empresas parceiras no desenvolvimento de projetos colaborativos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Prestação de Serviços na área de suínos (manejo, nutrição, reprodução, sanidade).

Desta forma, as propostas deverão ter como objetivo o desenvolvimento de novos produtos, experimentos, processos e ou serviços inovadores em manejo nutricional, reprodutivo e sanitário das matrizes e na fase de creche, em atividades relacionadas à manutenção de leitões em estrutura de Unidade Produtora de Leitões (UPL), que funciona junto ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR).

As propostas, que podem ser encaminhadas até o próximo dia 31 de maio, deverão ser apresentadas com a composição de valor a ser disponibilizado com investimento. Durante a análise a Universidade estudará a viabilidade e calculará os custos envolvidos para a execução. O processo de seleção será realizado em três etapas: entrega de documentação, avaliação da proposta por comitê do DEAg e AGIT e contato com os candidatos.

Confira o cronograma e edital completo na página de Informes e Editais da Unijuí, clicando neste link.

Infraestrutura do Departamento

Para o desenvolvimento das atividades a Unijuí disponibiliza, por meio do DEAg, dois cursos de Graduação: Agronomia e Medicina Veterinária e o curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, além de cursos de especialização e qualificação. Atuam nestes cursos professores com mestrado e doutorado desenvolvendo diversas pesquisas na área. Além disso, o Departamento também possui um conjunto de Laboratórios que prestam auxílio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O IRDeR é um espaço para realização de pesquisas, trabalhos, dissertações e teses de doutorado. Do total da área, 101 ha são considerados não agricultáveis, sendo 78,0 ha de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas. A superfície de área útil representa 135,0 ha distribuídos entre culturas anuais, erva-mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.

Também disponibiliza o Hospital Veterinário da Unijuí, integrando o Complexo do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Esse complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para complementar a estrutura de funcionamento do Curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado. Fundado em 2013, conta com uma equipe especializada de colaboradores, desde a área técnica até a administrativa, no tratamento e assistência dos pacientes. Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. É um espaço destinado às aulas práticas, a atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação. 


Educação Continuada oferta cursos de qualificação no Campus Santa Rosa

A Unidade de Educação Continuada da Unijuí está com a oferta de cursos de qualificação profissional em Excel Avançado (para a área da Engenharia), e Criação de Coreografias em Dança: teoria e prática, ambas no Campus Santa Rosa.

O curso de Excel Avançado para Engenharias será ministrado pelo instrutor Maurício Pedrotti Almeida, no dia 24 de maio (noite) e 25 de maio (manhã e tarde). A atividade possibilitará a visualização das potencialidades e aplicação de forma prática das ferramentas nas mais diversas áreas do Excel.

O curso de Coreografias em Dança: teoria e prática acontecerá no dia 1º de junho (manhã e tarde), com o coreógrafo e bailarino profissional, Uanderson de Oliveira Farias. A atividade visa instrumentalizar profissionais e estudantes no processo de criação de coreografias para diferentes ritmos de danças.

Mais informações no Portal da Unijuí ou pelo fone (55) 3332-0553 e e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br. Os interessados deverão realizar a sua inscrição no Portal da Universidade.


Edição Panambi: Desafio Empreendedor Unijuí busca soluções inovadoras

Mais uma edição do Desafio Empreendedor da Unijuí será realizada na próxima semana. No dia 16 de maio, a partir das 19h30, o Auditório do Campus Panambi receberá a primeira etapa do evento. O Desafio tem o objetivo de estimular a criatividade e a inovação por meio de atividades que auxiliem no processo de inovação.

Os participantes serão desafiados a encontrarem soluções para problemas reais. A empresa LH Equipamentos participará fornecendo a demanda: elevador de carga móvel com acionamento mecanizado de custo baixo.

As atividades serão realizadas em duas etapas. Na primeira, no dia 16 de maio, próxima quinta-feira, os participantes conhecerão a demanda, que será apresentada pelos sócios da LH Equipamentos, e momentos formativos.

A segunda etapa, será realizada no dia 06 de junho, a final do Desafio Empreendedor, com a apresentação das propostas e anúncio dos vencedores. Durante o intervalo de 20 dias, as equipes receberão mentorias presenciais e a distância.

Confira a programação do primeiro dia de Desafio:

Cronograma do Desafio

Primeiro dia 16 de maio
19h10min: Abertura
19h20min: Dinâmica de validação e formação de equipes.
19h45 : Apresentação do problema pelo Sócio da Empresa LH Equipamentos
20h : Oficina Canvas de Projeto
20h20 min: Atividades nos grupos com apoio do facilitador e professores
20h50min: Intervalo
21h05min : Atividades em equipe
21h 30 min- Oficina Desenvolvendo um Pitch de Sucesso  
22h30min -Encerramento

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail criatec@unijui.edu.br .


Criatec promove workshop sobre o uso e a potencialização do Linkedin

A maior rede social de negócios do mundo será tema de workshop promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí.  “Linkedin: Carreira e negócios” será o tema que estará norteando os workshops no Campus Santa Rosa, dia 16 de maio, às 19h30 e no Campus Ijuí no dia 31 de maio, às 15h, ambos estarão ocorrendo no Espaço Coworking de cada incubadora.

O consultor e especialista em marketing, Rogério Hansen, estará abordando questões relacionadas ao uso e a potencialização das ferramentas no Linkedin, para carreira profissional e geração de negócios. Na oportunidade os participantes terão conhecimento de como montar um perfil atrativo e de como gerar e prospectar negócios por meio da rede social.

A qualificação é destinada a profissionais liberais, empresários, estudantes e interessados em conhecer e gerenciar as ferramentas ligadas ao Linkedin. Interessados poderão realizar sua inscrição gratuita, no Site da Criatec, as vagas são limitadas.

Sobre o consultor

Rogério Hansen é graduado em Administração, especialista em Marketing. Possui experiência em gestão de empresas, marketing corporativo, marketing esportivo, vendas e gestão de pessoas. Mais de 13 anos de atuação em Marketing On e Off-line, consultorias em gestão, marketing e negócios. Entusiasta da relação entre o marketing e a tecnologia da informação.

 

 


Rondon: viagem precursora possibilita a primeira imersão da Unijuí em Novo Oriente do Piauí

                     

Uma nova realidade desdobrou-se para a professora Luciana Viero, de 7 a 13 de abril, período em que esteve no Piauí, em viagem precursora do Projeto Rondon – Operação João de Barro 2019. Como uma das coordenadoras, ela representou os professores e acadêmicos que integram o grupo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

A viagem tem como principal objetivo ultimar as preparações para as atividades do projeto. A partir desse momento há a primeira imersão dos representantes das Instituições de Ensino Superior, nas comunidades em que realizarão ações de 12 a 28 do mês de julho. As equipes foram recepcionadas em evento solene, na sede do poder executivo do Piauí, em Teresina, que contou com a presença do coordenador-geral do Projeto Rondon, Almirante Barros Coutinho, e do governador do Estado, Wellington Dias.

Nos dias subsequentes, Luciana teve contato com a vida e a cultura do município de Novo Oriente do Piauí – que conta com uma população estimada em pouco mais de 6 mil habitantes –, onde os universitários da Unijuí irão desenvolver as atividades elaboradas para o projeto. “O que mais me tocou foi a hospitalidade e o acolhimento do povo. Eles têm um carinho muito grande pelos rondonistas”, enfatizou ela ao relembrar a chegada à localidade. 

Ao retornar da precursora, a coordenadora destacou aos alunos a respeito das principais observações feitas, para que o planejamento das ações permita a execução de atividades que realmente tenham impacto e transformem a vida das 16 comunidades do município que serão visitadas pelo grupo da Unijuí. Em reunião realizada nesta semana, na sala dos conselhos da Universidade, os oito acadêmicos, em conjunto com as coordenadoras Luciana e Maria Aparecida Zasso, pensaram proposições que tem por interesse melhorar as condições dos moradores das respectivas localidades.

O encontro expositivo contou com apresentação de fotos, que permitiram aos universitários – junto ao relato detalhista da professora –, ter dimensão das principais problemáticas a quais devem apresentar soluções viáveis para as realidades da população novo-orientense.

O planejamento é intensificado

Destacam-se no planejamento, atividades que visam o auxílio no controle de doenças, bem como sugestões para com o trato animal, principalmente de galinhas. Oficinas a respeito de bovinos, suínos, caprinos e ovinos também deverão ser realizadas. A criação de peixes será outro tema abordado. O planejamento para hortas comunitárias; manejo do solo visando uma melhor produtividade e técnicas alternativas e baratas de irrigação também foram pensadas. Oficinas de orientação alimentar, reaproveitamento de lixo orgânico e outros materiais que podem ser reaproveitados, entre outras atividades, foram elencadas. Ressalta-se ainda ações que possibilitem a economia e fomentem melhoria econômica das comunidades. Por fim, manifestações culturais devem integrar a grade de programação dos trabalhos do grupo.      

A expectativa se faz cada vez maior no peito dos jovens rondonistas da Unijuí, que como João de Barro – com seu canto mais bonito –, querem levar informações e difundi-las aos corações que, do outro lado do país, aguardam ansiosos os viajantes da instituição. Luciana afirma que o morador do Novo Oriente tem muito desejo no aprendizado que receberão e, apesar disso, é afirmativa na conclusão: “a maior transformação será dos próprios alunos”.

Por Róbson Gomes


Estudantes da região aprendem a desenvolver aplicativos inovadores para dispositivos móveis

O Projeto de Extensão da Unijuí “Programe o seu futuro” estará trabalhando com estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, de Santa Rosa e Ijuí, nos próximos dois anos.

O objetivo principal é ensinar e transferir conhecimento tecnológico para o desenvolvimento de aplicações inovadoras em dispositivos móveis (smartphones e tablets), demonstrando que cada pessoa pode ser um ente ativo da tecnologia e despertando o espírito empreendedor.

Durante a noite de terça-feira (16), foi realizado o primeiro encontro com os pais dos estudantes interessados em participar do projeto. A atividade foi realizada no mini auditório do Campus Santa Rosa e contou com a participação do Pró-Reitor, professor Marcos Paulo Scherer, do Coordenador dos cursos de Engenharia, professor Mauro Fonseca Rodrigues e do Coordenador do Projeto, professor Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro.

Para o coordenador do projeto, a perspectiva é trabalhar em conjunto com a comunidade por meio das escolas e com o apoio de empresas, na realização das ações almejadas. “Serão utilizadas diferentes metodologias e tecnologias para aprimorar o conhecimento e habilidades dos estudantes, preparando-os para uma carreira profissional nas diversas áreas das ciências exatas. Além de aperfeiçoar o raciocínio lógico dos estudantes e com isto melhorar seu desempenho em sala de aula, bem como no desenvolvimento de habilidades e competências”, destaca Marcos.

Primeira aula com os estudantes nos Campi Santa Rosa e Ijuí:

O projeto contempla a participação de estudantes do ensino fundamental e médio, gratuitamente. A metodologia utilizada será por meio de sala de aula invertida, os encontros serão nas terças-feiras em Ijuí e nas quintas-feiras em Santa Rosa. O primeiro encontro já ocorreu no dia 11 de abril no laboratório de informática do Campus Santa Rosa e em Ijuí na tarde de ontem (16).

Na próxima terça-feira, dia 23 de abril, estará ocorrendo no auditório do DCEEng, uma reunião com os pais dos estudantes envolvidos em Ijuí.

Reunião com os pais dos estudantes em Santa Rosa:

 


Alunos aprendem conceitos na prática em Feira do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias

                

Mais de 500 alunos de 39 escolas participaram, em Pinhal, na última quinta-feira, dia 04, da mostra do Projeto Feira Extensão em Ação, parceira entre Unijuí e Grupo Creluz, iniciando as atividades do Programa Educacional Ligado nas Escolas em 2019, do Grupo.

Segundo a professora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí, Caroline Raduns, uma das organizadoras da atividade, a parceria tem o objetivo de levar para a região de atuação da Creluz, atividades dos Projetos de Extensão do Departamento. “Visa aproximar os conceitos em uma exposição interativa, prática”, complementa. Participaram da atividade os Projetos “Física Para Todos”, “Feira de Matemática”, “MathGo”, “Energia Amiga” e “Rompendo Barreiras”.

“Pudemos ver, na prática, os conceitos trabalhados em sala de aula. Isso é muito importante e a experiência foi ótima ”, salientou a professora Josiane Manfio, da Escola Municipal 30 de Novembro, de Jaboticaba. Os estudantes também aprovaram e ficaram entusiasmados com os projetos: “a gente teve bastante ideias que podem ser usadas nas nossas feiras de ciências com os Projetos”, observou Andrele Frozzi, estudante de Pinhal.

Confira, em vídeo do grupo Creluz, como foram as atividades

                      

Texto: com informações do Grupo Creluz.


Autoestima é tema de roda de conversa

O Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da Unijuí promoveu na tarde de 27 março, a 1ª Roda de Conversa do ano de 2019, no campus Santa Rosa. A temática do encontro abordou uma reflexão sobre autoestima.

Para o usuário do Laboratório, Emerson Kaefer, o tema proposto foi interessante e pertinente. “A autoestima aborda a nossa individualidade fazendo com que possamos entender e reavaliar os nossos sentimentos. Esses encontros são importantes pois nos fazem compreender e interagir em grupo”, destaca o usuário.

Na oportunidade os participantes também realizaram uma atividade em grupo de caça ao tesouro e um lanche ao ar livre para finalizar o encontro.