COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunic@

Unijuí apoiou realização do Campeonato Brasileiro e Gaúcho de Rally de Regularidade em Panambi

               

O Campeonato Brasileiro e Gaúcho de Rally de Regularidade 4x2 tiveram o encerramento desta temporada com chave de ouro, disputada em Panambi, um dos templos do Rally, no final de semana, nos dias 12 e 13 de outubro. Foram quatro etapas disputadas entre a sexta-feira e o sábado. A Unijuí foi uma das apoiadoras do evento.

Confira os resultados:

GRADUADO:

A categoria Graduado, a elite do automobilismo Brasileiro, viu intensa disputa no final de semana entre líderes, disputada segundo a segundo, palmo a palmo. A terceira colocação ficou com a dupla de Tomas Silva e Fabio Dall’Agnol de Passo Fundo/RS, em uma prova muito regular e agressiva, característica da dupla. Terceiro lugar merecido e muito comemorado.

Ari Peruzzo e Rogerio Colla de Nova Prata/RS, mantiveram o altíssimo nível e andaram no limite, como de costume, entretanto problemas mecânicos na segunda etapa tiraram as chances reais de brigar pelo título, finalizando assim na segunda colocação. Alexandre Blume e Carlos Casanova de Nova Prata/RS foram impecáveis, cirúrgicos, imbatíveis no final de semana. Sem cometer um erro, venceram três das quatro etapas e faturaram o título Brasileiro de 2018; merecido e muito comemorado pela dupla.

1° #208 – ALEXANDRE BLUME E CARLOS CASANOVA – NOVA PRATA/RS

2° #237 – ARI PERUZZO E ROGERIO COLLA – NOVA PRATA/RS

3° #235 – TOMAS SILVA E FABIO DALL’AGNOLL – PASSO FUNDO/RS

TURISMO:

Daniel Longhi e Eduardo Minozzo de Nova Prata/RS vinham para assegurar o título de campeão Gaúcho, porém não foi o final de semana dos sonhos da dupla. Logo na primeira etapa tiveram problemas mecânicos e tiveram que se contentar com a segunda colocação. Com maestria a dupla de Eduardo Knorr e Valdir de Oliveira Júnior de Panambi/RS levaram o carro e a prova com o regulamento de baixo do braço. Em uma excelente prova a dupla venceu duas etapas e faturaram o título do Brasileiro.

1° #265 – EDUARDO KNORR E VALDIR DE OLIVEIRA JUNIOR – PANAMBI/RS

2° #253 - DANIEL LONGHI E EDUARDO MINOZZO – NOVA PRATA/RS

NOVATO

A categoria de acesso do automobilismo Brasileiro a Novato novamente deu um show nesta etapa. Com duplas de altíssimo nível e sem favoritismo a vitória foi definida no critério de desempate! Finalizando em terceiro lugar a dupla de Fernando Krahe e Cleiton Hack de Panambi/RS tiveram um excelente final de semana, entretanto um resultado inesperado na primeira etapa tirou as chances reais do título.

Em segundo lugar, a dupla de pai e filho que vem fazendo um sucesso nessa temporada, de Andre Windmoller e Henrique Windmoller de Panambi/RS com uma navegação exímia disputaram ponto a ponto o título brasileiro, porém um pequeno erro de roteiro na terceira etapa tirou as chances do título. Segundo lugar merecido e muito comemorado por pai e filho.

Merecido. Podemos definir assim esta vitória da dupla de Anderson Lang e Alexandre Colvero de Panambi/RS. Como de esperado a dupla manteve o altíssimo nível, foram impecáveis, venceram duas etapas e faturaram o título brasileiro de 2018.

1° #262 – ANDERSON LANG E ALEXANDRE COLVERO – PANAMBI/RS

2° #274 – ANDRE WINDMOLLER E HENRIQUE WINDMOLLER – PANAMBI/RS

3° #207 – FERNANDO KRAHE E CLEITON HACK – PANAMBI/RS

Fotos: Aclupa/Divulgação


Decisão sobre o curso de Medicina traz mais estabilidade para o andamento do processo, avalia Reitora

               

A Unijuí recebeu uma importante decisão para dar continuidade à implantação do curso de Medicina em Ijuí, de Brasília, na quarta-feira, dia 17, a desembargadora Federal, Daniele Maranhão, acolheu uma solicitação feita pela Universidade e autorizou o prosseguimento do Edital na cidade. O caso estava suspenso desde o mês de abril, quando a própria desembargadora havia concedido decisão liminar acolhendo o recurso da Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda., que participou da chamada pública para implantar o curso de Medicina na cidade de Limeira/SP e estava questionando a participação de um consórcio de instituição no processo.

Mesmo fazendo parte do Edital que estava suspenso, a Unijuí e o município de Ijuí não estão envolvidos no questionamento do resultado, ou seja, a decisão judicial não abrange o Rio Grande do Sul, por isso, a Universidade pediu à Justiça que a decisão de suspensão total do Edital fosse revista, o que aconteceu nesta quarta-feira, deixando o Ministério da Educação autorizado a prosseguir o processo.

Segue trecho do despacho da desembargadora:

"RECONSIDERO, EM PARTE 120/121 (rolagem única), para que o procedimento licitatório objeto do Edital nº 01/2017/SERES/MEC seja suspenso somente em relação aos municípios de Tucuruí e Limeira, devendo prosseguir em relação ao município de Ijuí, cuja vencedora do certame foi a mantenedora Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE".

Agora, a Universidade solicitará ao MEC a visita in loco ao município, aos hospitais conveniados e à Universidade, que é a etapa final para autorização da abertura do curso. Só após essa visita, e com a prévia autorização do Ministério, a Instituição poderá ofertar o Vestibular para o curso. Ainda não há uma data confirmada para que isto ocorra.

Mesmo com esta decisão favorável, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, lembra que no período em que esteve suspenso o Edital, a Instituição manteve todos os encaminhamentos necessários, como a contratação de professores, organização de estruturas fisicas, estabelecimento de parcerias e convênios para a implantação do curso de Medicina em Ijuí. “Não é a Unijuí que receberá o curso de Medicina, mas Ijuí e região. Todo o projeto do curso é atrelado ao Sistema Único de Saúde e está relacionado com as políticas públicas de atenção integral à saúde”, complementa.

A Reitora da Unijuí, observa, ainda, que a decisão traz mais tranquilidade e estabilidade para o andamento do processo. “O município e a região, professores e futuros estudantes, que aguardam com expectativa a instalação do curso, recebem uma grande notícia”, avalia.


Conheça os novos cursos ofertados neste Vestibular de Verão

           

A Unijuí é uma Universidade completa e bem avaliada pelo MEC. Por isso, busca sempre novas possibilidades de formação para os estudantes da região. Neste Vestibular de Verão, diversos novos cursos estão disponíveis. Conheça a seguir as novas ofertas:

Campus Ijuí

História


Prepara para atuação no ensino de história na educação básica, séries finais do ensino fundamental e ensino médio. Prepara para a contextualização de questões emergentes no mundo contemporâneo, discutindo as problemáticas que atingem a história geral e do Brasil, bem como, para fazer análises de estruturas e conjunturas. O Historiador pode atuar também como pesquisador em arquivos, museus, instituições que preservam a memória da sociedade, empresas, sindicatos e movimentos sociais, em consultorias e em programas de turismo histórico.

Jogos Digitais


Prepara para atuar na criação, desenvolvimento e manutenção de jogos, proporcionando sólida formação teórico-prática em projetos de jogos para atuar em diferentes áreas, no entretenimento em meios digitais e em jogos educativos. Você poderá trabalhar em empresas produtoras de jogos digitais; agências de publicidade; produtoras de vídeos de animação; veículos de comunicação; instituições educacionais, institutos e Centro de Pesquisa; ou como autônomo na produção de jogos digitais.

Campus Santa Rosa

Ciências Contábeis


Prepara para atuar com profundo conhecimento da ciência, das técnicas e das práticas contábeis. Para prestar serviços de contabilidade e atuar com ética, responsabilidade técnica e social no gerenciamento e controle em organizações e no processo de geração, análise e comunicação de informações contábeis gerenciais. Atuar em escritórios de contabilidade, empresas em geral, instituições públicas, órgãos públicos, como perito contábil, em auditoria e consultoria, entre outras áreas. Capacitado para elaborar projetos, orçamentos, cálculos de custos, perícias, auditorias e análises contábeis.

Engenharia Mecânica


Prepara você para elaborar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas. Além disso, você é capacitado para realizar simulação numérica e experimentação de protótipos, estudo dos materiais empregados na construção de máquinas e equipamentos, supervisão e administração dos processos de fabricação, montagem e manutenção, atuação em indústrias e incubadoras de base tecnológica, administração da produção e gerenciamento de sistemas da qualidade. O profissional é capacitado para atuar no setor industrial, público ou privado, em setores de projeto, planejamento e de manufatura em indústrias dos segmentos metal-mecânico e automobilístico, bem como em empresas de consultoria de engenharia.

Engenharia de Produção


Forma Engenheiros de Produção com sólido embasamento científico-conceitual, matemático, tecnológico, econômico e social, com competências técnicas para analisar, avaliar, projetar, otimizar e gerenciar sistemas de produção de bens e serviços. Prepara para atuar na gerência de produção, gestão da qualidade, gestão ambiental, projeto do produto, finanças, organização do trabalho, gerência da manutenção em entidades estatais, paraestatais, autárquicas, de economia mista e organizações privadas.

Engenharia de Software


Softwares e aplicativos estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. Vivemos cada vez mais conectados e integrados às mídias digitais, por meio de diferentes tecnologias. Neste contexto, o (a) Engenheiro (a) de Software é cada vez mais requisitado para a tomada de decisões e, principalmente, para determinar a inovação da infraestrutura de software dos sistemas de computação. Com a Quarta Revolução Industrial e com o avanço da Internet das Coisas é imprescindível a presença deste profissional para a escolha de técnicas e ferramentas apropriadas ao planejamento de cada sistema. Você poderá atuar em áreas que envolvam a indústria de software, sistemas de informações, automação, gerência de projetos, dentre outros, atendendo os setores acadêmico, empresarial, industrial, centros de pesquisa e desenvolvimento e instituições de ensino.

Campus Panambi

Ciências Contábeis


Prepara para atuar com profundo conhecimento da ciência, das técnicas e das práticas contábeis. Para prestar serviços de contabilidade e atuar com ética, responsabilidade técnica e social no gerenciamento e controle em organizações e no processo de geração, análise e comunicação de informações contábeis gerenciais. Atuar em escritórios de contabilidade, empresas em geral, instituições públicas, órgãos públicos, como perito contábil, em auditoria e consultoria, entre outras áreas. Elaborar projetos, orçamentos, cálculos de custos, perícias, auditorias e análises contábeis.


Jornada Internacional debate temáticas relacionadas a água

A Unijuí está sediando durante o dia de hoje (18) e amanhã (19) a IV Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade realizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo, no Campus Santa Rosa. Na oportunidade a jornada contempla painéis que abrem a discussão para a temática: “Água, desenvolvimento e sustentabilidade”.

A abertura oficial ocorreu na manhã de hoje, no auditório central e contou com a participação do Pró-reitor do campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, do Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo, Adilson João Steffen, do Secretário de Desenvolvimento do Município de Santa Rosa, Artur Lorenz, do Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Fernando Setembrino Cruz Meirelles, assim como demais autoridades, entidades, comunidade e imprensa.

O evento tem como objetivo dar continuidade ao produtivo diálogo sobre as águas, compartilhando com a nossa região, estado e outros países da nossa região fronteiriça, as atividades que vem sendo realizadas, a forma de organização e a gestão das águas a fim de aproximar as ações no interesse comum da preservação e uso das águas para a presente e futuras gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável das pessoas e da sociedade.

Os painéis dessa manhã contemplaram o Fórum Mundial da Água (FMA) e Fórum alternativo Mundial da Água (FAMA): legado para a região, estado e nação. Durante a tarde a temática abordada trouxe a questão das doenças de veiculação hídrica e o caso toxoplasmose de Santa Maria.

A programação continua durante o dia e a noite de amanhã, sexta-feira (19). O evento está sendo realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo, Unijuí; Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa e Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

Confira a programação das demais atividades:

 


Medicina na Unijuí: decisão judicial autoriza prosseguimento do Edital

No mês de maio deste ano, a Portaria da SERES nº 328, de 10 maio de 2018, suspendeu o prosseguimento da chamada pública regida pelo Edital 1/2017/SERES/MEC, em face dos processos seletivos de implantação de Cursos de Medicina nos municípios de Limeira/SP, Tucuruí/PA e Ijuí/RS. A suspensão foi motivada por um processo judicial promovido pela Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda., que participou da chamada pública para implantar o curso de Medicina na cidade de Limeira/SP, onde essa entidade questiona a legalidade da participação de Instituições Mantenedoras do Grupo Ânima no âmbito do referido Edital.

Naquela oportunidade, a Desembargadora Federal Daniele Maranhão, do Tribunal Federal Regional da 1º Região, relatora do Agravo de Instrumento nº 1004915-80.2018.4.01.0000 (Processo Referência: 1003236-30.2018.4.01.3400), deferiu, na data de 26 de abril de 2018, uma liminar que suspendeu a licitação objeto do Edital 1/2017/SERES/MEC, requerida pela Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda., que atingiu, inclusive, o certame público no Município de Ijuí/RS onde a UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul através da mantenedora Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE, foi aclamada vencedora para a implantação do curso de Medicina.

Na data de 17 de outubro de 2018, com a publicação de nova decisão da Desembargadora Federal Daniele Maranhão que, após manifestações e provimentos recursais da Universidade, reformou, em parte, a decisão liminar anteriormente deferida, para o fim de autorizar o prosseguimento do procedimento licitatório, devendo prosseguir em relação ao município de Ijuí, cuja vencedora do certame foi a mantenedora Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE/UNIJUÍ, conforme fundamentação judicial a seguir descrita:

"RECONSIDERO, EM PARTE 120/121 (rolagem única), para que o procedimento licitatório objeto do Edital nº 01/2017/SERES/MEC seja suspenso somente em relação aos municípios de Tucuruí e Limeira, devendo prosseguir em relação ao município de Ijuí, cuja vencedora do certame foi a mantenedora Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE."

Com a decisão de revogar a suspensão do Edital em relação ao Município de Ijuí, a Desembargadora Federal desmembra o processo movido pela Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda., do Edital 1/2017/SERES/MEC, entendendo que a motivação da ação judicial não abrange a situação jurídica da FIDENE/UNIJUÍ, vencedora do certame para a implantação do Curso de Medicina na cidade de Ijuí/RS, estando o Ministério da Educação autorizado a prosseguir nesse processo.

Mesmo no período em que esteve suspenso o Edital, a UNIJUÍ manteve todos os encaminhamentos necessários, respeitando o cronograma estabelecido quando da divulgação do resultado desse Edital, com contratação de professores, organização de estruturas, estabelecimento de parcerias e convênios para a implantação do Curso de Medicina na cidade de Ijuí/RS.

A partir desse momento, a Universidade faz a solicitação ao MEC, para visita in loco ao município, aos hospitais e à Universidade. 


Dia de Campo sobre produção de aveia será realizado pela Unijuí

Nessa quinta-feira, dia 18, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural – IRDeR, pesquisadores e técnicos do Departamento de Estudos Agrários (Deag) e do Departamento de Ciências Vida (DCVida) da Unijuí vão apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo projeto “Avanços Tecnológicos na Produção de Aveia na Região Noroeste Colonial/RS”, apoiado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul/SDECT.  A apresentação será realizada no II Curso de Atualização em Tecnologia e Produção de Aveia, que acontece das 8h às 12h, e também no Dia de Campo, que ocorrerá das 13h30 às 17h30.

As atividades serão conduzidas pelo professor do curso de Agronomia, José Antonio Gonzalez da Silva, coordenador do Projeto. O público-alvo do evento são agricultores, funcionários de agroindústrias, cooperativas, estudantes de graduação em Agronomia e/ou Medicina Veterinária e técnicos agropecuários.

Cultivo da Aveia - O aumento do cultivo da aveia branca nos últimos anos procede dos inúmeros benefícios que a mesma oferece ao sistema de produção. Na alimentação animal, a aveia tem assumido grande importância como produtora de grãos, forragem, feno, silagem e composição da ração. Além disto, vem sendo cada vez mais utilizada na alimentação humana, pelo alto teor de proteínas de qualidade e fibras solúveis, caracterizando um alimento de alta qualidade para o consumo, com benefícios à saúde pela redução do colesterol e riscos de enfermidades cardiovasculares Portanto, o enorme crescimento e gama de finalidades de uso da aveia nas unidades de produção e qualidade à alimentação humana tem favorecido o crescimento no número de agroindústrias familiares e indústrias de alimentos para processamento do cereal.


Palestra discute o endividamento de idosos

O projeto Balcão do Consumidor participou da palestra “O idoso e a necessidade de sua proteção: quais os seus direitos e como prevenir o endividamento” nesta quarta-feira, 17, no Sesc Ijuí.  A palestra foi ministrada pela professora coordenadora do Balcão do Consumidor, Fabiana Fachinetto, com o objetivo de esclarecer os direitos previstos no Estatuto do Idoso em relação à acessibilidade, saúde, assistência social, transporte, empréstimos consignados e outros assuntos de interesse da terceira idade.

“Hoje, o crédito tornou-se uma maneira dos idosos fazerem frente às suas despesas mensais com medicamentos e alimentação, por exemplo, e muitos acabam entrando em uma situação bastante complicada em função das taxas de juros”, comenta.

A atividade foi promovida pelo Grupo Sesc Maturidade Ativa de Ijuí, Fecomércio e Sesc.


Final do Desafio de Robótica foi realizada na ExpoIjuí

O Parque de Exposições Wanderley Burmann recebeu, na tarde desta terça-feira, 16 de outubro, a final do Desafio de Robótica 2018. Equipes de escolas de Ijuí e região competiram com um robô construído por eles próprios em uma pista de corrida, o objetivo era finalizar o percurso no menor tempo. O primeiro lugar ficou com a equipe Rainbow, da Escola Polivalente.

A final também contou com a participação do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, que entregou a premiação ao grupo vencedor.

Com o objetivo de promover a difusão e a popularização das ciências exatas, o Projeto de Extensão Física para Todos: Oficinas de Robótica, realizou oficinas desde o mês de julho, culminando com a final desta semana. Com atividades envolvendo eletrônica, computação e robótica, as ações do projeto proporcionaram aos alunos e professores do Ensino Médio e Fundamental, a oportunidade de vivenciar conceitos e suas aplicações com objetos do cotidiano, como tablets e smartphones.  

Participaram cerca de 80 alunos de escolas da região de Ijuí e Santa Rosa. Durante os últimos meses, os alunos realizaram diversas montagens, desde simples acionamentos eletrônicos até a confecção de um robô, aplicando a eletrônica e a computação na prática. Todos os participantes receberam um certificado de participação nas atividades.

Segundo o professor do Departamento de Ciência Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng), Mateus Schonardie, o envolvimento dos alunos foi o grande diferencial das ações. “A gente conseguiu trabalhar muitos conceitos aplicados na prática, com coisas que vivenciam no dia a dia, isso deixou eles bastante entusiasmados”, observa.


Unijuí participa da XIX Jornadas Latinoamericanas de Educación

A Unijuí participou nos dias 12 e 13 de outubro na Universidade privada de Encarnación (UNAE), no Paraguai, da XIX Jornadas Latinoamericanas de Educación, da Federación de Asociaciones Educativas de América Latina y el Caribe (FAELA).

O tema do congresso tratou sobre a educação inclusiva e equitativa de qualidade, com oportunidades de aprendizagem permanente para todos. Durante o encontro foram apresentadas seis publicações de professores, estudantes de graduação e pós-graduação, totalizando 21 coautores nestes trabalhos.

De acordo com o coordenador dos cursos de engenharias do Campus Santa Rosa, professor Mauro Fonseca Rodrigues, dentro deste programa foram enviados e aprovados cinco artigos da área de engenharia, sendo três diretamente voltados para a Extensão Universitária da Unijuí, destacando os Projetos Física para Todos e Energia Amiga.

“Esses projetos apresentam a Ciência de forma lúdica e prática para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, incentivando a prática e despertando o interesse pelas Ciências Exatas tanto para homens, quanto para mulheres. Os outros dois trabalhos são da área de segurança a partir da aplicação de microcontroladores, circuitos eletrônicos, em identificação de pessoas e formas de garantir acesso seguro a ambientes controlados, desde residências até salas comerciais/industriais”, destaca Mauro.

Para o Coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas, professor do curso de Administração da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender, que apresentou resultados da pesquisa sobre governança cooperativa na Cotrirosa e o desenvolvimento, o espaço de integração entre a pesquisa e as universidades amplia as relações de cooperação e desenvolvimento da região transfronteiriça. São mais de 10 anos da Rede de Universidades – Rede Cidir, gerando oportunidades na educação, ciência e tecnologia e institucionalizando a produção acadêmica e cidadã na América Latina.  

A UNAE, sede do Evento, firmou convênio de cooperação universitária com a UNIJUÍ em visita institucional realizada a Ijuí no dia 22 de agosto.


Unijuí realiza programação especial no domingo, em Santa Rosa

A Unijuí vai realizar uma programação especial para receber a comunidade santa-rosense no domingo, dia 21 de outubro, a partir das 15h30 no Tape Porã, em Santa Rosa. Na oportunidade a Universidade irá desenvolver atividades com todos os cursos do Campus Santa Rosa.  

Os visitantes poderão participar de atividades como: desafio de robótica, pintura de rosto, asa delta virtual, game day, avaliação física e muito mais. Também estarão sendo disponibilizados brinquedos infláveis, mateada e atrações musicais por meio de talentos locais. Os interessados que realizarem a inscrição do vestibular durante o domingo, vão ganhar um kit personalizado da Unijuí.


Sub-categorias