COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunic@

ITECSOL/ UNIJUÍ participa da 25ª FEICOOP e do XXII Encontro Nacional da Rede ITCPs

Durante os dias 12 a 15 de julho aconteceu, em Santa Maria, a 25ª FEICOOP (Feira Internacional Jubilar do Cooperativismo), na qual a ITECSOL (Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social vinculada a AGIT Agencia de Inovação e Tecnologia, foi representada pela participação dos seguimentos da agricultura familiar e artesanato incubados pela Itecsol, e de técnicos e bolsistas. Dentro da programação da FEICOOP, no dia 14, ocorreu o XXII Encontro Nacional da Rede ITCPs (Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares), tendo como pauta questões sobre a organicidade da Rede e discussões referentes a preparação do V Congresso Nacional da Rede e do II Simpósio Internacional. A reunião também contou com a participação de representante do Ministério do Trabalho, que ouviu um breve relato dos representantes das incubadoras de economia solidária sobre o andamento dos projetos que tiveram recursos aprovados pelo CNPQ/SENAES.


UNIJUÍ FM comemora 17 anos lançando a promoção Férias de Ouro

Parceria com a Goldentur irá proporcionar ao ganhador um voucher de R$ 2.500,00 em viagem

                    

Foi lançado nesta terça-feira, o Concurso Cultural Férias de Ouro, promovido pela UNIJUÍ FM para comemorar seus 17 anos, com apoio da Goldentur Viagens e Turismo. Para participar, basta preencher um cupom com dados de identificação, respondendo à seguinte frase: “Por que você merece curtir essas Férias de Ouro”?, indicando ainda a citação do destino desejado para uma viagem. A melhor frase, seguindo critérios do regulamento, será premiada com um voucher no valor de R$ 2.5000,00 proporcionado pela Goldentur.

A diretora da Rádio, Cláudia Gesing Bohrer, explica a ideia da promoção, que tem início no dia 23 de julho. “O Concurso Cultural tem vários objetivos, além de trazer a Agência para a promoção, queremos marcar o aniversário da Rádio e proporcionar uma interatividade com nosso ouvinte, que vai participar da promoção”, explica.

O participante poderá retirar o seu cupom tanto na secretaria da UNIJUÍ FM como na Goldentur Viagens e Turismo. Será aceito somente um cupom por participante, sendo que o valor do prêmio poderá ser usufruído de maneira individual, com acompanhante ou complementar este valor, caso opte por uma viagem com um custo maior. Para Cleusa Pavani Wazlawick, uma das sócias-proprietárias da agência, a ideia é que o ganhador do concurso possa usufruir do melhor e que encontre aquilo que ele deseja em termos de viagem. “Nosso papel como agência hoje está focado mais na prestação de serviços do que realmente na venda. Trabalhamos com todo o tipo de turismo, passagens, cruzeiros, destinos nacionais e internacionais. Que o ganhador possa escolher algo do seu sonho, vamos auxiliar, proteger, cuidar de tudo para que ele faça uma viagem bonita e inesquecível”, afirma Cleusa.

Para ficar por dentro do Concurso Cultural Férias de Ouro, acesse o regulamento. O ganhador será conhecido no dia 9 de dezembro.

Ouça a participação da diretora da Rádio UNIJUÍ FM, Cláudia Gesing Bohrer e da sócia-proprietária da Goldentur Viagens e Turismo, Cleusa Pavani Wazlawick, no Rizoma desta terça-feira: 


Chá EFAmília marca o lançamento da revista alusiva aos 50 anos da EFA

                  

No último sábado, 14, A EFA realizou, no centro de evento da paróquia São Geraldo, mais uma edição do tradicional Chá EFAmília, momento especial de confraternização envolvendo toda comunidade escolar. Na oportunidade, ocorreu o lançamento da revista “Encantamento Pela Educação”, alusiva aos 50 anos da Escola. A revista, organizada pela professora Rosane Nunes Becker, traz um recorte de memórias do Centro de Educação Básica Francisco de Assis, através de fatos, fotos e de relatos que contam, narram e comentam a história da escola.

O evento, que teve organização da escola e conselho de pais, foi presenteado com um lindo dia de sol. As famílias lotaram o salão e assistiram apresentações dos grupos de dança da EFA, da orquestra e canções das turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais, além de degustar o chá preparado pelos pais.

A diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, afirma que comemorar uma trajetória é sempre motivo de festa, em especial quando são cinco décadas de um compromisso com a educação de crianças e jovens. “Educação constituída no encantamento e nas possibilidades humanas. No decorrer destas cinco décadas, marcas apontam novos horizontes de conhecimen­tos e aguçam a crença nos sonhos e projetos de crianças e jovens, porque seus professo­res sonham e se encantam, continuamente”, salienta.

O evento ainda contou com a presença da presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, do diretor Executivo da Fidene, professor Dieter Rugard Siedenberg, os quais destacaram a importância da EFA para a instituição FIDENE, salientando a estreita relação com a Unijuí, o que aprimora a escola na construção de seu diferencial de qualidade.  Também esteve presente a ex-diretora da EFA e ex-Reitora da UNIJUÍ, professora Eronita Barcelos, a qual foi responsável por escrever a apresentação da revista. Ela ressaltou a trajetória de 50 anos marcados por uma educação entendida como admiração, encantamento e apostas nas possibilidades humanas.


Extravestibular: Unijuí abre novas possibilidades de ingresso

                   

Boas escolhas são responsáveis por resultados transformadores, seja na sua vida ou na vida de milhares de pessoas. Na Unijuí são várias as opções para fazer a diferença em uma Universidade com mais de 60 anos de ensino superior. As inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto.

Se você está pensando em ingressar, retornar à universidade ou trocar de instituição, a UNIJUÍ lhe oferece diversas oportunidades. Acesse o edital e conheça algumas alternativas para você ingressar na Universidade por meio do Ingresso Extravestibular. Confira as modalidades:

Diplomados: estudantes diplomados em curso de Nível Superior. A Unijuí dá até 40% de desconto no valor da mensalidade.

Reingresso: estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.

Reingresso com transferência de curso: estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.

Transferência externa: estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.

Transferência Interna: estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.

Ingresso especial: interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.

Confira os detalhes na página do Extravestibular.


UNIJUÍ sediará atrações culturais da 4ª Aldeia Sesc Yvy Pytã

Espetáculo "A Salto Alto" - Foto: Rodrigo Menezes

A UNIJUÍ irá receber duas grandes atrações culturais na 4ª Edição da Aldeia SESC Yvy Pytã. O evento ocorre no período de 11 a 15 de agosto, com apresentações teatrais, musicais, de dança, cinema, artes visuais, shows e oficinas, em Santa Rosa.

A Universidade sediará no dia 14 de agosto, às 20h, no Auditório Central do Campus Santa Rosa, o principal destaque da programação, o novo Show do Vitor Ramil, que reúne canções gravadas ao longo de sua carreira. E no dia 15 de agosto, às 20h, acontece o espetáculo "A Salto Alto" - Palco Giratório, no Hall do Bloco C. A fábula romântica da Cinderela é satirizada, em meio a críticas ao consumismo desenfreado da nossa sociedade.

O Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, destaca a importância da parceria, momento que possibilita aos estudantes, técnicos-administrativos e professores, atividades culturais. O SESC assim como a UNIJUÍ possui destacada atuação na sociedade o que fortalece ainda mais a parceria.

A UNIJUÍ é uma das apoiadoras do evento. A programação completa pode ser conferida no site do SESC.

 


História do rock é contada em série na UNIJUÍ FM

O conteúdo tem o objetivo de divulgar o espetáculo “Na Onda do Rock”, em 19 de agosto, na UNIJUÍ

              

Marcando o Dia Mundial do Rock, estreia nesta sexta-feira, na programação da UNIJUÍ FM, o material de divulgação do espetáculo “Na Onda do Rock”, em que o Coral UNIJUÍ e Cia Cadagy sobem ao palco com convidados no dia 19 de agosto. A série no rádio, que leva o mesmo nome, vai trazer a história deste gênero musical em diferentes décadas e cenários, além de curiosidades sobre músicas e músicos escolhidos para compor o repertório, e vai ao ar às 7h30, 11h, 14h30, 18h e 21h. 

No espetáculo, Elvis Presley e Beatles vão representar o rock dos anos 50 e 60, que também terá representantes nacionais, como Cely Campelo, Raul Seixas, Rita Lee, Lulu Santos e Roupa Nova, que atingem o auge do sucesso na década de 80. Segundo Helena Sala, regente do Coral UNIJUÍ e idealizadora do “Na Onda do Rock”, a apresentação encerra com o rock gaúcho dos anos 90. “O repertório atravessa vários subgêneros, como o rock mais voltado para o country, o rock pop até o rock’n’roll. Escolhemos diversos músicos e compositores por questões do trabalho vocal com o Coral, mas teria muito mais para mostrar”, explica. 

A ideia é intercalar narrativas, fotos, vídeos, canto coral, banda e performances artísticas. E, para isso, entra em cena a Cia Cadagy. A professora do curso de Educação Física da UNIJUÍ e idealizado do espetáculo, Eloísa Borkenhagen, explica que as performances se basearam em dois elementos de criação, entre eles, a própria história do rock. “Estudamos quais foram as principais características dessa história que se inicia na década de 50 e para isso nos debruçamos num estudo dos estilos, o que se vestia, o que se dançava, como se dançava. E numa segunda perspectiva de criação buscamos nos inspirar no enredo que criamos junto com a história do rock, já que os personagens do palco vão ter suas performances embaladas pelas canções e sensações que estas canções produzem ao serem ouvidas”, conta. 

Para a apresentação, o “Na Onda do Rock” também vai receber convidados: Conjunto Instrumental do CEAP, e os músicos Lucas Prauchner, Carlos Eduardo Echart Montano, Oséias Machado e João Pedro Pacheco Van Der Sand. Será no dia 19 de agosto, às 19h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brumm, com ingressos vendidos ao valor promocional de R$ 15,00 valor social de R$ 10,00 e ingresso normal a R$ 20,00, que podem ser adquiridos com integrantes de ambos os grupos culturais ou nos caixas da Unijuí.


UNIJUÍ FM comemora 17 anos ao vivo com Mariana Marques e convidados

A programação também marca os dois anos do programa Canto das Fronteiras na emissora.

               

Mariana Marques apresenta ao vivo neste sábado, o Canto das Fronteiras, a partir das 12h, com participação de convidados que representam a música latinoamericana, vindos da Argentina e Paraguai. A programação marca os 17 anos da UNIJUÍ FM, comemorados em 20 de julho, e os dois anos do programa da cantora na emissora. 

Música, bate-papo e interação com os ouvintes devem marcar o Canto das Fronteiras, que recebe Los Alonsitos, da Argentina, e Marcelo Rojas, do Paraguai, que também sobem ao palco do Sesc com Mariana Marques nesta sexta-feira, 13 de julho, para o lançamento de Latinoamericana, novo trabalho da cantora. 

Mariana destaca que vai mostrar neste trabalho canções que fazem parte do cancioneiro brasileiro, mostrando elementos de nossa formação cultural e a integração entre os países. “Los Alonsitos estão com mais de 30 anos de carreira musical, são figuras muito conhecidas pelo chamamé, e que também abriram espaço para a música latina. Na Argentina, o Ariel, o Marcelo e o Marco são como o Zezé di Camargo e Luciano no Brasil. E o Paraguai é outra figura muito importante dentro desse cancioneiro, tendo o Marcelo Rojas como um grande harpista, que ganhou inúmeros festivais e faz turnês na Europa tocando este instrumento que, para mim, é um dos mais lindos. Nas minhas veias sempre correram sangue muito mais latinos do que de um só lugar, eu sou latinoamericana”, afirma. 

No programa desta sábado, Mariana Marques compartilha ao vivo sua nova música de trabalho, “Melodías em Flor”, em que divide os vocais com Los Alonsitos. Além de acompanhar essa grande comemoração pelas ondas do rádio, a UNIJUÍ FM vai promover uma LIVE a partir das 12h, pelo facebook.com/radiounijuifm.

                


Um mergulho nos 50 anos da EFA: Histórias e Perspectivas

Esta semana foi marcada pela segunda etapa da jornada de pesquisa da EFA, conduzida pela área das Ciências Humanas.

                   

Os estudantes foram instigados a pesquisar e construir linhas de tempo para representar, cronologicamente, a história dos 50 anos da Escola, relacionando seus acontecimentos com fatos relevantes da história local, nacional e global, constituindo uma leitura contextualizada e abrangente da história em perspectiva ampliada.

Esse trabalho envolveu todas as turmas da Escola, da Educação Infantil ao terceiro ano do Ensino Médio. As crianças pesquisaram aspectos ligados à história da EFA, como práticas pedagógicas, viagens, espaços de aprendizagem, formando, assim, uma linha de tempo da história da Escola, e uma rica mostra de trabalhos. Os estudantes dos anos finais e ensino médio fizeram um estudo de contraponto, trazendo fatos relevantes em aspectos históricos, políticos, econômicos e culturais.

As famílias dos estudantes se fizeram presente em diversos momentos para prestigiar o evento e viajar na história, bem como conhecer e prestigiar o estudo feito pelos seus filhos. As pesquisas com destaque terão projeção em eventos científicos da Unijuí, como a Moeducitec e o Salão do Conhecimento, no segundo semestre de 2018.


Professoras da Unijuí participam do 5º Congresso Internacional em Saúde, em Portugal

                   

Entre os dias 10 e 13 de julho aconteceu o 5º Congresso Internacional em Saúde, que desenvolveu a temática Atividade Física e Saúde. O evento ocorreu na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. O evento tradicionalmente é realizado na Unijuí, a cada dois anos, sendo que, na última edição, foi estabelecida uma parceria com a Universidade do Minho, encaminhando esta quinta edição para Portugal. A Professora Doutora Graça Simoes de Carvalho, da Universidade do Minho, foi a coordenadora desta edição. As professoras da Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann, Eva Teresinha de Oliveira Boff e Maria Cristina Pansera de Araújo, participaram do Comitê Internacional de organização e estiverem presentes no evento. 

A professora doutora Eliane Roseli Winkelmann também participou da mesa de abertura e, nesta oportunidade,  enfatizou a importância desta parceria entre as Universidades para a qualificação da pesquisa, relacionamento internacional nas diferentes dimensões e oportunidade para os participantes realizarem a troca de experiências e estabelecerem contatos que possam fortalecer e qualificar a internacionalização em seus projetos de pesquisa, extensão e também do ensino. Também realizou a divulgação do próximo evento, o 6º Congresso Internacional em Saúde, que ocorrerá em Ijuí, no Campus da Unijuí, de 14 a 17 de maio de 2019, com a temática Vigilância em Saúde: Ações de Promoção, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento.

A professora fez ainda a apresentação de tema livre, mostrando resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS), da Unijuí, no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde, e realizou uma das conferências do evento, denominada "Da Prevenção a Reabilitação: Evidências do Exercício Físico na Cardiologia".

As professoras doutoras Eliane Roseli Winkelmann e Maria Cristina Pansera de Araújo realizaram a apresentação oral dos resultados de suas pesquisas realizadas na Unijuí, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa Sobre Educação em Ciências (GIPEC) e Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação nas Ciências, assim como auxiliaram na coordenação da apresentação dos temas livres durante o evento. 

O evento contou com participantes de diferentes estados brasileiros, assim como de diversos países da Europa e África, que tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas. 

Uma ação inovadora neste evento foi a oportunidade de apresentação de trabalhos científicos online por brasileiros e, dentre estes, estudantes e professores da Unijuí. Esta modalidade permitiu a participação a distância durante o evento para aqueles que não conseguiram estar presentes em Portugal. 

A professora Eliane salienta, ainda, sobre a importância do evento. "Uma oportunidade criada em 2010, quando foi realizado o projeto do Congresso Internacional em Saúde, executado na sua primeira edição, em 2011. Desde então, o evento vem ampliando o número de participantes, qualificando sua programação científica e apresentação de temas livres, bem como ampliando sua internacionalização. Isto está permitindo aos pesquisadores e professores da Unijuí e outras instituições do Brasil e agora da África e da Europa, a troca de experiências no ensino, extensão e na pesquisa", complementa.


Programa de incubação da Criatec está com inscrições abertas

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Incubadora

                       

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) está com inscrições abertas para o edital de incubação. São três novas vagas para empresas que querem iniciar suas atividades no mercado e desejam contar com auxílio para impulsionar seus negócios, recebendo capacitações e acesso a uma infraestrutura qualificada. A Criatec oferece às empresas incubadas, num prazo de até dois anos, instalações físicas e consultorias em diversas áreas para fortalecer os novos negócios, além de apoio nas áreas financeira, jurídica, mercadológica, tecnológica, gestão, assessoria de comunicação, acompanhamento e orientação para as atividades empresariais. O objetivo é formar novos empreendedores e ajudá-los na estruturação de seus negócios.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.criatecunijui.com.br, na aba Editais, até o dia 20 de agosto. Os inscritos deverão realizar uma apresentação do modelo de Pitch Canvas com a ideia de negócio, no dia 27 de agosto. Para auxiliar nesse processo, a incubadora oferece, no dia 7 de agosto, uma oficina de Canvas e no dia 14 de agosto uma oficina de Pitch com objetivo de preparar os inscritos para a apresentação do dia 27.

Podem participar do processo de incubação alunos da Unijuí dos cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, docentes e técnicos-administrativos e também pessoas da comunidade regional. O edital é uma realização da Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão (VRPGPE), Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0200, com Maria Odete Palharini.

Por Giuli Ana Izolan, acadêmica de Jornalismo.

 


Sub-categorias