COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunic@

Cerimônia marca posse do novo Pró-Reitor da Unijuí Campus Santa Rosa

Uma cerimônia realizada na tarde de hoje (15), no auditório central, marcou a posse do novo Pró-Reitor da Unijuí Campus Santa Rosa. A Reitoria juntamente com expressivo número de autoridades políticas e representativas da região, assim como a comunidade acadêmica envolvida com a Universidade, participaram do ato.

A Presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, realizou abertura da cerimônia de posse, por meio da portaria que nomeava o novo Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer.

Na sequência o Professor Ariosto Sparemberger em seu pronunciamento destacou que durante a sua gestão foram construídos muitos avanços, melhorias e mudanças. “Todo o trabalho foi possível devido ao envolvimento e participação dos nossos técnicos, professores, coordenadores de cursos e alunos. Da mesma forma o envolvimento com a comunidade externa por meio de programas, projetos e parcerias em especial com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Todo este trabalho foi exemplar e contribuiu para consolidar a presença da Universidade junto à comunidade”, ressaltou Ariosto. 

Para o novo Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, Santa rosa e região possuem características próprias, que devem ser levadas em conta no momento do planejamento institucional para integrar de forma plena a Universidade Regional com a comunidade local. “Queremos todos alcançar o mesmo objetivo, o desenvolvimento regional sustentado e sustentável para a melhor qualidade de vida das pessoas num ambiente sadio, e a Universidade tem uma fundamental importância na formação de sujeitos com sólida base crítico-reflexiva, com ampla visão empreendedora e voltada para a atuação no mercado de trabalho”.

A Reitora da Unijuí, professora Cátia, enfatizou em seu pronunciamento os desafios para o novo Pró-Reitor. “O desafio colocado ao nosso Pró-Reitor é que ele seja, de fato, o articulador, com as diferentes lideranças de Santa Rosa e da Grande Santa Rosa, na construção de projetos em parceria que possam contribuir para o desenvolvimento desta região, a partir do que a Universidade possui enquanto expertise. Não podemos fazer tudo, mas o que nos propusemos a fazer em parceria, precisamos fazer e realizar com toda responsabilidade e competência de uma grande Universidade”, finaliza a Reitora.

O Campus Santa Rosa completa esse ano 29 anos, possui cerca de 1000 estudantes nos 13 cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia de Software; Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Pedagogia, Psicologia e Gestão de Cooperativas (tecnólogo). Ao longo de sua trajetória, já formou cerca de 6.300 egressos dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Pró-Reitor da Unijuí Campus Santa Rosa

O Professor MARCOS PAULO SCHERER é Mestre em Direito pela UNIJUÍ. Especialista em Direito pela UNISUL. Bacharel em Direito pela UNIJUÍ. Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa. Diretor de Legislação Ambiental da ACISAP de Santa Rosa. Membro da Comissão Central da Fenasoja 2020. Membro do Conselho de Avaliadores da Revista de Estudos Jurídicos da UNESP/SP. Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Rosa. Membro do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Saneamento de Santa Rosa pela OAB Subseção Santa Rosa. Sócio no Escritório SERRER & SCHERER Advogados Associados. Ex-Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa. Foi Presidente do Comude - Conselho Municipal de Desenvolvimento de Santa Rosa. Foi ainda Assessor Jurídico da Indumóveis Internacional e do Sinduscom Noroeste. Foi Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CRH e membro da Câmara Técnica Jurídica do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA. Foi também Coordenador de Curso de Direito e Professor nos Programas de Graduação e Pós-Graduação em outras instituições de ensino superior da região.

 


Nova plataforma de ensino e novos cursos: as novidades do EaD Unijuí

                

A Unijuí está com novidades no Ensino a Distância. Com o objetivo de qualificar as ofertas na modalidade, os estudantes terão a disponibilidade de uma nova plataforma, o Moodle, ambiente virtual que a Universidade passará a usar, garantindo mais conectividade para qualificar a aprendizagem.

Dessa forma, a Unijuí vai ofertar novos cursos, sendo eles:

Administração (Bacharelado)

Ciências Contábeis (Bacharelado)

Gestão Financeira (Tecnologia)

Gestão de Recursos Humanos (tecnologia)

Gestão de Micro e Pequenas Empresas (Tecnologia)

Logística (Tecnologia)

Processos Gerenciais (Tecnologia)

Os cursos são organizados em três módulos no ano, com uma carga horária que permita um bom aproveitamento e aprendizagem do aluno. O estudante poderá agendar sua prova ao final de cada módulo.

As aulas neste ano começarão no dia 22 de abril de 2019.


Ciclo de Estudos reúne professores da EFA

               

Na EFA, a quarta feira, dia 13 de fevereiro, iniciou de forma lúdica e descontraída. Professores e funcionários da Escola foram recepcionados de forma calorosa pela diretora Maria do Carmo Pilissão, vice-diretora Janete Maria Strieder e demais professoras que compõe a equipe com um café da manhã. Logo após, visando fortalecer o projeto educativo da EFA, deu-se início o Ciclo de Estudos 2019.

Na ocasião, com uma bela mensagem e uma retrospectiva de 2018, foi dado continuidade aos trabalhos, comemorando junto aos professores o acréscimo de alunos e famílias que decidiram apostar no projeto da Escola. Marcou também o primeiro dia do ciclo, além das atividades de planejamento, a roda de conversa conduzida pela professora de Direito da Unijuí, Joice Nielsson, que abordou temas como a sensibilização, acolhimento e resolução de conflitos.

O Ciclo de Estudos fecha a semana que antecede o início do ano letivo da EFA, e um dos pontos importantes do encontro foi o alinhamento da jornada de pesquisa, que esse ano abordará o tema “EFA pela cultura: revitalizar e construir”. Com esse tema pretendemos movimentar vários setores da sociedade Ijuiense buscando refletir sobre o Lazer como prática Cultural – Diálogos e Experiências.

Segunda feira, dia 18 de fevereiro, com ambientes renovados, estaremos aguardando nossos alunos do turno da manhã às 8h e os do turno da tarde às 13h30.


Últimos dias de inscrições ao Vestibular de Medicina da Unijuí

                     

Vestibular de Medicina está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 17 de fevereiro, pelo site da Universidade. Para validar a inscrição, que terá um valor de R$ 180, os candidatos obrigatoriamente deverão ter prestado o Enem a partir do ano de 2015, obtendo no mínimo 450 pontos.

Uma característica da seleção para o curso de Medicina na Unijuí está em valorizar os estudantes e escolas da região Noroeste do Estado: candidatos que cursaram todo o ensino médio e o concluíram em escolas – públicas ou particulares – de um dos cinco Coredes da região Noroeste (Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro e Alto Jacuí) terão cinco pontos somados à média final do processo seletivo.

Os candidatos terão que realizar uma prova com 40 questões objetivas e elaborar uma redação, em no máximo 4 horas, no dia 24 de fevereiro, em Ijuí, de forma presencial. Outro detalhe deste edital diz respeito à aprovação dos futuros estudantes do curso: para garantir uma das 30 vagas na primeira turma, os candidatos serão avaliados pela nota obtida na prova do concurso Vestibular, aplicado pela Universidade, e pela nota global do Enem, ou seja, será realizada uma média dessas duas notas para determinar a classificação final.

O curso na Unijuí

O curso tem uma proposta generalista com atuação do profissional em defesa da vida e em conformidade com as políticas públicas de saúde, seja na atenção em saúde, seja na gestão em saúde, seja em educação em saúde.

De acordo com a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, essas são as três grandes áreas pelas quais perpassará a formação e, consequentemente, a possibilidade de atuação profissional do médico graduado na Unijuí.

O Curso terá nove mil horas de aulas teóricas e práticas distribuídas em seis anos, ou seja, doze semestres. Os estudantes do Curso de Medicina da Unijuí terão aulas nos turnos da manhã e da tarde, quase que integralmente, e estágios no Sistema Único de Saúde e nos hospitais que fazem parte do projeto do curso: Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor e Hospital de Panambi.

Segundo a professora Cristina, a formação dos estudantes possibilitará a atuação profissional em qualquer área. “Propusemos a formação de um profissional que vai receber a sua aprendizagem em uma complexidade crescente que começa na atenção primária da rede de saúde até chegar ao hospital. Isso dará conta da formação de um médico completo que poderá atuar em qualquer área e que poderá optar por qualquer especialidade e cursar residência em qualquer área também”, explica.

No projeto do curso há, inclusive, a previsão de oferta de cursos de Residência. A Instituição já oferta, há mais de cinco anos, programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa/RS.


Unijuí realiza evento de volta às aulas para professores e técnicos-administrativos

                   

A tarde desta quinta-feira marcou oficialmente o início do ano na FIDENE e mantidas. Professores e técnicos administrativos e de apoio participaram de evento de volta às aulas com programação especial no Salão do Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.

Para dar início a programação, a Associação Cultural Novo Tom apresentou um repertório variado de músicas que embalou o início das atividades. Formada por músicos de experiências variadas, tem como principal objetivo promover a vivência musical e levar a arte para toda a nossa grande região com um repertório que vai desde o sertanejo de raiz até a música erudita.

Em seguida, a Reitoria da Unijuí passou a conduzir as atividades. Vice-Reitor de Administração, o professor Dieter Siedemberg, foi o primeiro a se pronunciar e falou sobre as perspectivas e desafios sobre as questões financeiras e administrativas da Instituição. Logo após, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González, foi chamado e fez um relato sobre as atividades da pasta, destacando sobre os Programas de Mestrado e Doutorado, especializações, e demais cursos ofertados pela Educação Continuada, além das atividades de internacionalização, cultura, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Na sequência a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, fez a sua fala, lembrando os excelentes resultados conquistados em avaliações externas no último ano. A professora destacou, ainda, sobre alterações e mudanças acadêmicas, Programas Integrados de Formação e novos cursos, como o de Medicina, que terá Vestibular no próximo dia 24 de fevereiro.

                    

Para encerrar o evento, a Reitora, professora Cátia Nehring, fez o seu pronunciamento. Ela observou sobre os desafios que Instituição vai enfrentar. “Precisamos pensar a partir das nossas grandes conquistas e, principalmente olhar este novo ano. Tivemos muitas lutas, porém, muitas páginas ainda serão abertas e teremos questões para nos reinventarmos”. E também acrescentou: “consideramos o que fazemos: formação, pesquisa, extensão, cultura, nós, docentes e técnicos-administrativos, precisamos problematizar, entender como um jovem aprende e se coloca em profissões que ainda não sabemos que existirão”, observou.  

Por fim, os professores e técnicos administrativos e de apoio da Instituição confraternizaram com um coquetel no Hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, realizado por produtores da Feira de Economia Solidária (FECONSOL), projeto desenvolvido pela Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da Unijuí (Itecsol).


Unijuí realiza matrícula da 9ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

A Unijuí realizou na última terça-feira (12) as matrículas dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, no Campus Santa Rosa. Na oportunidade 11 residentes realizaram matrícula nas áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição.

A 9ª turma iniciará as atividades com a aula inaugural no dia 1º de março, no Campus Santa Rosa. A temática da aula abordará a 16ª Conferência Nacional de Saúde e será ministrada pela farmacêutica da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Renata Linassi Barta, egressa da residência.

Formatura da 7ª turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

A Unijuí juntamente com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) realizaram no dia 02 de fevereiro, no auditório central da Unijuí Campus Santa Rosa, mais uma formatura do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

No ato solene residentes da 7ª turma, receberam o título de especialistas em Saúde da Família. O programa é financiado pelo Ministério da Saúde e conta com a parceria da Unijuí juntamente com a Fumssar.

O programa consiste em um curso em nível de pós-graduação com duração de dois anos.  As atividades práticas são desenvolvidas nas Unidades de Saúde do município de Santa Rosa e a parte teórica na Unijuí. O Programa é gratuito e o aluno recebe ainda uma bolsa de trabalho, financiada pelo Ministério da Saúde, exigindo dedicação de 60 horas semanais em atividades de formação e de ensino em serviços.

7ª Turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família


Reitora da Unijuí integrou comitiva do Comung em Brasília

               

Nesta terça e quarta-feira, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, esteve em Brasília realizando uma série de agendas para discutir assuntos de importância para as Universidades Comunitárias do Estado. Ela integrou a comitiva de diretores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.

A comitiva é composta pela presidente e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, reitora da Urcamp Lia Maria Herzer Quintana, reitora da Unijuí Cátia Maria Nehring, reitor da UCS Evaldo Antonio Kuiava, e reitor da Feevale Cleber Prodanov. Também foi realizada uma agenda com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A primeira agenda, realizada na terça-feira, com secretário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Henrique Kohlmann Schwanke, teve o objetivo de apresentar o Comung e debater a possibilidade de parcerias. No turno tarde a comitiva se reuniu com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. No primeiro dia, ainda, o grupo teve audiência no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

No segundo dia de agendas, no turno de manhã, o grupo esteve reunido com o ministro Osmar Terra, da pasta Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. Ainda pela manhã, também foi realizada agenda na Casa Civil. Logo após, participaram de um almoço e reunião com o senador Jorginho Mello (SC). Já no turno da tarde, a primeira agenda foi com o senador Luiz Carlos Heinze (RS) e, por fim, a comitiva participou da posse do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senador Dário Berger e do vice-presidente, senador Flávio Arns.

Segundo a Reitora, professora Cátia Maria Nehring, estes dois dias em Brasília, envolvendo a diretoria do Comung, tiveram por objetivo apresentar o setor das comunitárias, mostrando instituições com mais de 60 anos envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Conversamos com o ministro da educação e senadores do Sul que tenham como pauta a educação. A principal pauta com senadores foi a lei das comunitárias, que precisa ser efetiva, reconhecendo como um terceiro setor na Educação”, observou.


Grupos Culturais da Unijuí estão com editais para seleção de novos integrantes

             

Os Grupos Culturais da Unijuí – Coral e Cia. Cadagy - estão com editais abertos para a seleção de novos integrantes. Confira os detalhes e faça parte desta história:

Cia. Cadagy: a seleção será para as seguintes linguagens artísticas: dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas e arte circense. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de fevereiro, e o candidato deverá preencher e enviar uma ficha pelo e-mail cultura@unijui.edu.br. Nesta ficha é necessário colocar como assunto do e-mail e nome do documento em word: "Nome do Candidato" mais "Inscrição Cia CADAGY UNIJUI 2018", mais "linguagem artística" escolhida. Na segunda etapa da seletiva, a partir de 28 de fevereiro, serão realizadas entrevistas individuais com os candidatos e análise de performance artística.

Este edital prevê a distribuição de bolsas de 10h no valor de R$200,00 (duzentos reais) e de 20h no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), de acordo requisitos a serem atendidos. O edital completo está disponível no Portal da Universidade.

Coral: está selecionando vozes masculinas e femininas para o grupo, com prazo de inscrição até o dia 20 de fevereiro. A inscrição também deverá ser feita por e-mail, ao endereço coral@unijui.edu.br, mediante confirmação. Dados para envio: encaminhar via e-mail: Colocar como assunto do e-mail e nome do documento em word: "Nome do Candidato mais Inscrição Coral Unijuí 2019". Será realizada Reunião Coletiva no 23 de fevereiro de 2019, a partir das 13h30min, na Sala 216 da Sede Acadêmica.

Confira os detalhes do edital no site da Unijuí.

Cultura

Promover e incentivar atividades culturais e artísticas na comunidade regional é uma das ações da Unijuí. A política cultural da Universidade visa oportunizar a seus membros como à comunidade em geral o acesso às mais variadas expressões artísticas. Dessa forma a Instituição também mantém grupos culturais, constituídos por estudantes, professores, técnicos e membros da comunidade. Esses grupos, além de oferecerem espetáculos se constituem em espaços importantes para o enriquecimento da formação profissional e pessoal de seus integrantes. Além dos voluntários inseridos nos projetos, a Instituição oferece bolsas para parte dos integrantes dos grupos. Para concorrer as bolsas os interessados devem ser estudantes de graduação e participar de processo seletivo, atendendo aos critérios estabelecidos nos respectivos editais.


Gestão de Cooperativas: nova oportunidade de inscrição com bolsas de 60%

A Unijuí está com as inscrições abertas até sexta-feira (15), para o processo seletivo do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. O curso está sendo ofertado no Campus Santa Rosa e conta com um aporte de 60% de desconto para associados e funcionários de Cooperativas afilhadas ao SESCOOP/RS.

O curso, que tem duração de 30 meses, visa formar profissionais com a visão empreendedora em gestão de cooperativas, com sólida formação conceitual crítico-reflexiva, competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.

Depois de formado, o tecnólogo pode atuar nos empreendimentos cooperativistas em funções ou cargos de liderança, de direção ou de prestação de serviços, ou ainda, como profissional autônomo.

As inscrições poderão ser realizadas no Portal da Unijuí. A prova acontece no dia 20 de fevereiro, no Campus Santa Rosa, a partir das 18h30. A lista de classificados será divulgada no dia 21 de fevereiro e as matriculas ocorrem no dia 22 de fevereiro. Mais informações no site www.unijui.edu.br/vestibular ou pelo WhatsApp (55) 99148-0221.

 


Reitoria realiza reunião de Volta às Aulas e planejamento no Campus Santa Rosa

A Reitoria esteve reunida, na última sexta-feira, dia 08, com docentes e técnicos-administrativos do Campus Santa Rosa. Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados ao planejamento das atividades do Campus.

De acordo com a Reitora, professora Cátia Maria Nehring, o Campus Santa Rosa é o segundo maior Campus da Instituição e precisa ser pensado e planejado estrategicamente com o foco nessa região.

Durante o encontro também foram discutidas ações para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos, relacionados especificamente ao Campus Santa Rosa, e apresentado o Orçamento Programa do Campus para o ano 2019, bem como os números atuais.

Alinhamento estratégico da nova Pró-Reitoria

Na tarde de hoje, segunda-feira (11), o Vice-Reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedemberg, realizou a recepção e encaminhamento dos trabalhos do novo Pró-Reitor, professor Marcos Paulo Scherer.

A posse do novo Pró-Reitor está marcada para acontecer no dia 15 de fevereiro (próxima sexta-feira), às 16h, no Auditório Central do Campus Santa Rosa, envolvendo comunidade interna e externa. 


Sub-categorias