COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunic@

NOTA OFICIAL Fidene/16 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

         

Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:

CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL:

. Aulas teóricas cognitivas - seguem de forma online até o fim do semestre letivo, tendo em vista a situação ainda preocupante da pandemia, bem como a pesquisa de opinião realizada junto aos estudantes e professores, em que 89,60% e 76,60% dos participantes, respectivamente, manifestaram-se contrários ao retorno das atividades presenciais.

. Aulas práticas e estágios presenciais - estão suspensas no campus de Ijuí, obedecendo o Decreto do município de Ijuí, com validade até 08 de novembro. Nos demais campi, as atividades seguem conforme cronograma e organização de cada coordenação de curso, obedecendo os protocolos de saúde expressos no Plano de Contingências, conforme Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020.

. As aulas práticas e estágios presenciais externos são permitidos, de acordo com a manutenção  do campo, seguindo os protocolos de cada local.

 . Somente serão mantidas as atividades práticas e de estágio presenciais internas que são essenciais para a continuidade de prestação de serviço ou de realização de pesquisa científica. 

2. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) -  permanecem de forma online conforme cronograma da oferta, bem como as demais ofertas de educação continuada (qualificação profissional e extensão). 

3. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) - as aulas seguem de forma online conforme calendário específico de cada curso. 

4 - As aulas da EFA também seguem de forma online, podendo ocorrer uma avaliação para retorno presencial conforme o quadro da pandemia. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais.

5 - A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail, telefone, chat e whatsapp nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, em virtude da continuação das atividades acadêmicas da Modalidade presencial, a partir das atividades práticas e de estágio, das aulas ONLINE,  e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD. 

6 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais, contudo, caso precisarem de atendimento presencial deverão fazer agendamento prévio.

7 - A Biblioteca Universitária permanece fechada presencialmente. No entanto, reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual, ou ainda, em caso de dúvidas e pedidos de materiais, o atendimento é feito pelo e-mail: biblio@unijui.edu.br

8 - A prestação de serviços feito pelas Unidades/Laboratórios - Unijuí Saúde, Hospital Veterinário, Laboratório de Análises Clínicas (Unilab); Farmácia Escola, Central Analítica; Biotério; Central de Recebimento de Amostras dos Laboratório de Sementes, Solos e Bromatologia seguem o atendimento normal.

 9 - A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades em regime de plantão.  

10 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo o Decreto do município de Ijuí, mantém-se fechado para o atendimento ao público.

A Fidene/Unijuí entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais, pesquisadores e produzir conhecimento precisa continuar, por isso a Fidene/Unijuí enxerga este momento também como sendo de aprendizado e manutenção de nosso compromisso com a educação de excelência.

O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.

Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

 


Participantes do Profissional do Futuro podem concorrer a bolsas

            

Os participantes do Profissional do Futuro 2020, além de ficar por dentro dos cursos e das oportunidades ofertadas pela Unijuí, poderão concorrer a prêmios. Confira o que a Universidade vai oferecer para os inscritos no evento que vai acontecer de 9 a 13 de novembro, de forma virtual:

  • Sorteio de uma bolsa de 50% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.

  • Sorteio de outras duas bolsas de 25% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.

  • Sorteio de cinco bolsas integrais para o curso de Inglês no Campus online.

Se inscreva neste link para participar do evento e concorrer a uma destas bolsas.

Como será o evento

Chega a hora de fazer uma escolha muito importante para o futuro e isso pode dar uma angústia, certo? Para que você faça sua escolha profissional, a Unijuí criou o Profissional do Futuro, que será realizado do dia 9 ao dia 13 de novembro. Queremos ajudar os estudantes mostrando as profissões, o mercado de trabalho e as possibilidades para construir um futuro melhor. Em razão da pandemia da covid-19, a edição 2020 do Profissional do Futuro será online. Vamos nos conectar com você e apresentar em oficinas online e bate-papos com professores, estudantes e egressos, a sua futura profissão. 

Na programação, você vai poder conferir palestras, mostras de cursos e profissões, aulas de redação, dicas para o Enem e muito mais. Uma das atrações desta edição é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. O estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos. Acesse o site e fique por dentro de toda a programação do evento, clicando neste link.  

         

Vestibular de Verão

O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições  estão abertas.


Mecenato: comunidade pode apoiar o MADP destinando parcela de impostos

Pessoas Físicas e Jurídicas podem colaborar com o Museu Antropológico Diretor Pestana, até 30 de dezembro, destinando uma parcela do Imposto de Renda.

             

Qualquer pessoa, Física ou Jurídica, pode ajudar o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), da Unijuí, a manter e fortalecer suas atividades e estrutura ao longo de todo o ano. Isso é possível por meio da modalidade de mecenato – um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos e, mais amplamente, de atividades artísticas e culturais.

Conforme explica a analista de Projetos do Museu, Sandra Denise Felipin Boger, é possível colaborar destinando uma parcela do Imposto de Renda para a Instituição.

A Pessoa Física que opta pela declaração do Imposto de Renda, através de formulário completo, pode contribuir com até 6% do imposto devido; enquanto que a Pessoa Jurídica, que faz a declaração com base no lucro real, pode colaborar com até 4% do imposto devido.

Ambos, Pessoa Física e Jurídica, podem deduzir 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado pelo Museu se enquadra no Artigo 18 da Lei de Incentivo, que autoriza essa dedução. O Projeto Plano Plurianual de Atividades – Documentação Museológica e Manutenção do Acervo do Museu – Pronac 192683, tem como proponente a Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, sendo uma realização da Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo.

As captações acontecem durante todo o ano, até o dia 30 de dezembro. Somente em 2019, foi possível arrecadar R$ 47.270,00 – valor que poderá não se repetir neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. “Nos últimos meses, por conta da pandemia, passamos a viver um momento ‘anormal’ em nossas vidas. A situação passou a ser instável para muitos e, naturalmente, refletiu na captação de recursos. Mas, estamos otimistas que tudo irá melhorar”, destacou Sandra, lembrando que há, hoje, um número maior de doadores Pessoa Física. Porém, o montante em valores é maior por meio da Pessoa Jurídica.

O recurso captado vai possibilitar a aquisição do sistema de traineis em mezanino, além de equipamentos para continuidade dos processos documentais e de sistematização, mantendo a preservação integral dos bens culturais, reunidos em quase seis décadas de existência do MADP. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br. 

Como contribuir?

Deve ser feito um depósito em nome do MINC PRONAC 192683, Banco do Brasil, Agência 0371-9, conta 59681-7.

Identificador 1: informar CPF ou CNPJ do doador. 

Identificador 2: informar o número 1 para PATROCINADOR e 2 para DOADOR. 

Enviar cópia do depósito, juntamente com os dados pessoais do doador, nome completo e endereço, para o e-mail madp@unijui.edu.br.

 


Perdeu o bate-papo com o Potter e convidados? Confira o que rolou na live

             

O mercado de trabalho e o profissional do futuro no pós-pandemia. Esse foi o tema do bate-papo com os convidados: o comunicador do Grupo RBS Luciano Potter, a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, Fabiana Fachinetto, o presidente da Agência de Inovação de Santa Rosa, Marcos Scheren, o egresso de engenharia da Unijuí, empresário, proprietário da Hidroenergia, Rafael Kiling. Confira um pouco do que rolou na noite desta quarta-feira:

Potter: “Acho que algumas profissões vão ter, sim, mudanças drásticas daqui para a frente. Mas a principal mudança é que perdemos o medo da tecnologia. Vamos ganhar tempo, ser mais ágeis e gastar menos dinheiro com deslocamento, com logística (...) A humanização, hoje, é tudo que a gente quer, a gente não quer mais só ver tela. Agora, o que a gente aprendeu ferramentas que agilizam, que a gente gasta menos tempo e dinheiro, acho que a pandemia nos deu de presente. Nem tudo é presencial”.

Fabiana Fachinetto: “A Universidade vê a necessidade de trazer o mercado de trabalho mais próximo dos estudantes e conciliar mais o conhecimento teórico deste mercado. Queremos trazer a comunidade para dentro da Universidade já desde o início do curso. Isso vai fazer o nosso estudante perceber as necessidades e competências que ele precisará desenvolver para ser um bom profissional”.

Marcos Scheren: “Já temos uma assimilação da transformação tecnológica, impregnando na nossa cultura e modo de fazer. A virtualização do trabalho vai gerar muito mais oportunidades. Outra tendência é a robotização invadindo muitas profissões, principalmente as mais mecânicas e repetitivas. Existe uma transformação no mundo do trabalho que vai acontecer a partir da tecnologia”.

Rafael Kiling: “Todas as empresas vão precisar se adaptar tecnologicamente. Também surgirão novas competências para os profissionais, que vão precisar se adaptar às tecnologias, ser mais flexíveis de agora em diante. Obviamente o mercado vai ficar mais concorrido”.

 

A live, que foi mediada pela encarregada da Coordenadoria de Marketing, Talita Mazzola, também contou com um momento musical com Pimenta e Lucas e sorteios de brindes como uma pulseira relógio Mi Band, fones de ouvido sem fio tipo xiaomi, cartões presente Digitais para Netflix, Spotify e Google Play. Durante a programação também teve a divulgação de novidades especiais para os participantes do Profissional do Futuro:

  • Sorteio de uma bolsa de 50% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.

  • Sorteio de outras duas bolsas de 25% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.

  • Sorteio de cinco bolsas integrais para o curso de inglês no campus online.

Confira a live na íntegra:

 

O Profissional do Futuro

Chega a hora de fazer uma escolha muito importante para o futuro e isso pode dar uma angústia, certo? Para que você faça sua escolha profissional, a Unijuí criou o Profissional do Futuro, que será realizado do dia 9 ao dia 13 de novembro. Queremos ajudar os estudantes mostrando as profissões, o mercado de trabalho e as possibilidades para construir um futuro melhor. Em razão da pandemia da covid-19, a edição 2020 do Profissional do Futuro será online. Vamos nos conectar com você e apresentar em oficinas online e bate-papos com professores, estudantes e egressos, a sua futura profissão. 

Na programação, você vai poder conferir palestras, mostras de cursos e profissões, aulas de redação, dicas para o Enem e muito mais. Uma das atrações desta edição é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. O estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos. Acesse o site e fique por dentro de toda a programação do evento, clicando neste link.  

             

Vestibular de Verão

O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições  estão abertas.


Mestrados e Doutorados da Unijuí seguem com inscrições abertas

Até o fim do mês de novembro a Unijuí terá Programas de Mestrado e Doutorado recebendo inscrições para novas turmas de curso. Confira os diferenciais de pesquisa que a Universidade oferece: 

                

  1. Os são recomendados pela Capes e constituem um espaço reconhecido e consolidado de formação de pesquisadores e de preparação para a docência universitária na região noroeste do Rio Grande do Sul. 

  2. Os cursos da Unijuí são balizados por três pilares: formação de pesquisadores e professores universitários, a produção do conhecimento e o apoio ao desenvolvimento regional com base na pesquisa e na inovação, considerando as especificidades de cada área;

  3. O sistema de pós-graduação da Universidade cumpre um papel fundamental da Instituição: materializa compromissos fundamentais das universidades, como a produção de conhecimento e a formação de pesquisadores. 

  4. A Unijuí possui quase 400 estudantes de pós-graduação Stricto Sensu matriculados atualmente, formando, entre mestres e doutores, mais de 100 novos profissionais a cada ano, publica mais de 300 artigos em revistas indexadas e interage, com base na pesquisa, com uma centena de organizações sociais do setor público e privado do Brasil e do exterior, 

  5. Os cursos e pesquisas significam muito para a região onde a Unijuí está inserida: um exemplo claro é o fato de que todas as instituições de ensino superior da região têm em seus quadro de professores, egressos da pós-graduação da Unijuí. Isso mostra que nossos programas se convertem num vetor fundamental do desenvolvimento regional pela educação. 

Os cursos ofertados:

Educação nas Ciências

 

O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. É credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. Confira os detalhes na página do Programa, neste link

Desenvolvimento Regional

 

Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Confira os detalhes na página do Programa, neste link

Modelagem Matemática e Computacional

  

Tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses, para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas. Confira os detalhes na página do Programa, neste link. 

Direitos Humanos

 

Em como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Confira os detalhes na página do Programa, neste link

Atenção Integral à Saúde

 

É um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Confira os detalhes na página do Programa, neste link

Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

 

Tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.


#SomosMaisUnijuí: Reitor da Univates relata experiências de reinvenção institucional

              

Na tarde desta quarta-feira, dia 28, os professores e técnicos administrativos da Unijuí ouviram o relato de experiências do Reitor da Univates, de Lajeado, Ney Lazzari, dando sequência nas atividades formativas de Reinvenção Institucional que a Reitoria está oportunizando.

O palestrante iniciou realizando um histórico resumido da Univates, com a qual possui ampla ligação, pois conduziu a instituição comunitária desde 1999, participando ativamente de várias etapas importantes de transformação institucional. O professor também mostrou dados da Univates hoje, no que se refere a cursos, atividades, estudantes e a expansão para outras regiões do Estado e do país.

Como a Unijuí, a Univates passou recentemente por um grande processo de transformação e foi neste ponto que o professor Ney concentrou grande parte de sua fala. “Na Univates temos iniciativas de dois grandes blocos: um mais acadêmico e outros de novos serviços e negócios. Implantamos um sistema de emprego aos alunos com as empresas da nossa região, acredito que devemos ser a maior agência de empregos daqui, por exemplo”, observa. 

Segundo ele, também foram realizadas uma série de reformas administrativas e acadêmicas nos últimos anos, com a redução de pró-reitorias e coordenações de cursos, extinção de diretorias, entre outras questões. “Estamos com diversos grupos de trabalho repensando nossa estrutura institucional neste momento, inclusive contratamos uma empresa para fazer um diagnóstico de cada um dos setores para fazer uma revisão econômica”, relata. 

Ao final, os membros da Reitoria, professora Cátia Nehring, Reitora, professor Dieter Siedenberg, Vice-Reitor de Administração, Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação e Fernando González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, conduziram um debate, ampliando as discussões com o Reitor Ney Lazzari, também composto por questionamentos realizados por técnicos administrativos e professores da Unijuí.

       


Professor Sérgio Allebrandt recebe o título de Cidadão Ijuiense da Câmara de Vereadores

            

Foto: Jornal da Manhã Ijuí.

O professor da Unijuí, Dr. Sérgio Allebrandt, recebeu, nesta terça-feira, dia 27, o título de Cidadão Ijuiense da Câmara de Vereadores em Sessão Solene. A indicação do nome foi realizada pelo Poder Executivo.

Segundo o professor: “ser agraciado com esta homenagem nos deixa honrados, mas ao mesmo tempo também nos compromete mais ainda na atuação enquanto cidadão. Além disso, o recebimento desta homenagem, no meu caso, tem tudo a ver com minha trajetória na FIDENE/UNIJUÍ, são 48 anos vivendo em Ijuí e 48 anos trabalhando na FIDENE/UNIJUÍ”, observa.

Além da sua ampla atuação enquanto professor da Unijuí, Allebrandt também atuou por um período na Prefeitura, como Secretário Municipal. “Sempre tive uma atuação na sociedade como voluntário e/ou representando a própria Unijuí, em espaços públicos, como conselhos municipais e regionais. Por isso, sem dúvida preciso dividir a homenagem com todos: professores, técnicos, alunos e cidadãos com quem aprendi e aprendo, construí e continuo construindo a cidadania”, complementa.

A Sessão Solene foi transmitida na íntegra. Confira neste link.

         

Conheça mais sobre a trajetória do professor

Nascido em 1951, natural de Marques de Souza-RS (então 5° distrito do município de Lajeado), passou a infância e adolescência em Lajeado, onde cursou o primário, o ginásio, o científico e o técnico em Contabilidade, todos na Escola Evangélica Alberto Torres. Casado com a professora ijuiense Lídia Inês (Protti) Allebrandt desde 1976, tem duas filhas, Joana e Laura, a neta Tainá de 3 anos e a neta Melissa, que está se preparando para nascer nos próximos dias. 

Em 1972 passou a residir em Ijuí. Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI) obteve o título de Licenciado em Ciências (1977) e na Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí (FACACEI) o título de Bacharel em Ciências Contábeis (1979). Depois da Graduação, obteve o título de especialista em Contabilidade na FACACEI (1983), fez uma Pós-Graduação em Administração Pública na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1986/1988), é Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – Ebape/FGV (1999/2001) e Doutor em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2005/2010). 

O professor também já ocupou cargos diretivos na Unijuí e atualmente é coordenador do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Confira a trajetória completa aqui.

 


Unijuí realiza o Desafio de Inovação da Pós-Graduação em Gerontologia e Geriatria

               

Na próxima sexta, dia 30 e sábado, dia 31, a Unijuí realiza o Desafio de Inovação da Pós-Graduação em Gerontologia e Geriatria, de forma virtual. O objetivo é reunir mentores e comunidade acadêmica com o objetivo de fomentar o envolvimento dos estudantes na solução de desafios propostos pelo curso, proporcionando uma experiência única, em que possam descobrir soluções viáveis, compartilhar desejos, formando equipes e desenvolvendo seu perfil empreendedor. 

O evento vai ser realizado em forma de competição. Os participantes serão encorajados a propor ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. Para isso, vão receber um tema norteador, que será: o Brasil, considerado um país jovem até a década passada, começa a ver sua população de idosos triplicar. Os maiores de 60 anos, que eram 19,6 milhões em 2010, saltarão para 66,5 milhões em 2050, segundo as últimas projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o avanço da expectativa de vida, torna-se promissora uma área ainda pouco conhecida no mercado: a gerontologia.

Confira a Programação completa:

 

30 de outubro  de 2020

19h10min Abertura 

19h20min– Talk 1:  Apresentação de um case de sucesso de uma Startup da área

19h50min – Apresentação dos desafios e validação dos times ( Comissão organizadora)

20h – Talk 2: Design Thinking e Validação  

20h45 min – Trabalhos e Mentoria

22h - Encerramento da noite 

31 de outubro  de 2020

9h - Talk 3 : Mvp e Pitch

10h– Trabalhos e mentoria 

11h – Pré-Pitch ( Apresentação para o mentor)

13h – Trabalhos de finalização

13h30min - Entrega do Pitch em PDF 

14h – Apresentação Pitch comissão avaliadora

15h30min divulgação dos vencedores, avaliação e encerramento.

 


Unijuí vai ofertar especialização em Oncologia

           

Estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Oncologia da Unijuí. Destinada especialmente a profissionais da área da Saúde e Ciências Humanas, a qualificação forma especialistas em oncologia, com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento técnico-científico, para a identificação dos impactos políticos, sociais e culturais do câncer no que se refere ao cuidado ao indivíduo doente, sua família, aqueles sob o risco de adoecer devido ao câncer e ainda os sobreviventes da doença.

A especialização tem carga horária de 360 horas, com duração de dois anos. As aulas são quinzenais, nas sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e nos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Durante esse período, são realizadas atividades teóricas e práticas, entre elas 60 horas de estágio, que acontecem dentro dos serviços de saúde do município de Ijuí, tanto na área hospitalar quanto na área de saúde coletiva, serviços que prestam assistência a pacientes oncológicos.

A coordenadora da oferta, professora Bruna Nadaletti, destaca que essa é uma pós-graduação interdisciplinar. “Temos uma grade curricular com disciplinas que contemplam o aperfeiçoamento e a expertise de todas as classes profissionais”. Além disso, acrescenta ela, o corpo docente também é diversificado: “temos professores da região e também de fora, valorizando nossos professores da casa e trazendo novas experiências e cenários aos nossos alunos”, ressalta Bruna. O curso vai iniciar de forma online até ser possível retornar às aulas presenciais.

Os interessados podem realizar a inscrição pela página da Pós-Graduação no site da Unijuí, até o dia 30 de outubro. No endereço é possível encontrar mais informações sobre o curso, como estrutura curricular, corpo docente e valor do investimento. Em caso de dúvida, entre em contato com a Unidade de Educação Continuada, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br ou telefone 55 3332-0553.

 


Empresa instalada no Polo de Modernização de Santa Rosa expande os negócios e gera novos empregos

           

A Serttec, empresa Incubada na Criatec, foi selecionada e desde abril de 2020 ocupa o prédio 02 do espaço no Polo de Modernização Tecnológica de Santa Rosa. E, mesmo em meio a pandemia ela vem expandindo os negócios e abrindo novas frentes de trabalho com sucesso. Neste período contratou seis novos colaboradores e ainda outros cinco profissionais terceirizados como indiretos em obras que está gerenciando. 

A empresa surgiu em 2014, no início apenas prestava serviços na área de instalações elétricas e automação industrial, trabalhava só com a parte de prestação de serviços, lembra Matheus de Paula, proprietário. Agora em 2020, após a incubação e a instalação no Polo, passou a ser Grupo Serttec. “Eu englobei mais duas empresas: uma que faz móveis planejados, e a outra faz na área de construção civil, desde projetos até construção. Esta expansão foi realizada com sócios nestes novos negócios”, observa.

Segundo Matheus, que é egresso do curso de Engenharia Elétrica pela Unijuí Campus Santa Rosa, a mudança para o Polo de Modernização Tecnológica de Santa Rosa contribuiu muito para a expansão da empresa. “Atuar aqui no Polo em contrato com a Unijuí, faz com que a gente opere com um custo menor, é uma vantagem que temos em relação ao mercado e possibilita a oportunidade de expandir os negócios e criar novas oportunidades”, complementa. 

Conforme o plano apresentado pela empresa Serttec no momento da seleção no edital de cessão de uso do prédio, já previa a implantação de novos serviços, sendo alguns deles já definidos com prazos e empresas investidoras, entre eles: desenvolvimento e pesquisa de captadores de som eletrônicos para uma empresa de Acordeon, desenvolvimento de cocheiras automatizadas para cabanhas de cavalos, entre outras inovações conforme a necessidade de clientes. Além das áreas que a empresa já vem atuando mais fortemente  no ramo da construção civil e móveis planejados.

Matheus observa que a Serttec projeta estabelecer uma parceria com a Universidade no desenvolvimento de novas tecnologias. “Nosso propósito é criar um espaço interativo, em que os próprios estudantes da Universidade possam desenvolver estes novos produtos junto com a nossa empresa”, complementa.              

Mais sobre o Polo 

O Polo de Modernização Tecnológica é um local que tem como finalidade a exploração industrial nas áreas de tecnologia em alimentos, saúde, agronegócio, construção civil e elétrica. Um dos objetivos da cessão de uso aos empreendedores de empresas incubadas e graduadas em incubadoras é gerar inovação na produção industrial e na prestação dos serviços, além de qualificar o trabalho por meio da pesquisa de novas tecnologias e soluções. 

Para o pró-reitor da Unijuí Campus Santa Rosa, Marcos Scherer, está parceria com empresas assumindo o espaço do Polo possibilita diversas pesquisas e oportunidades aos estudantes da Unijuí, através de estudos práticos dentro das empresas, como também estágios e  empregos que estão sendo gerados a partir da ampliação dos negócios das empresas instaladas no espaço.

Segundo Lucas Escher, gestor da incubadora Criatec da Unijuí Santa Rosa, “o amplo espaço do Polo oportuniza às empresas a ampliação de negócios, gerando oportunidades de emprego e renda aliado com a interação entre a universidade/empresa, e mais o acompanhamento pela incubadora Criatec, proporcionará a consolidação de um ambiente de inovação em nossa região”.

 


Sub-categorias