COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Coronavirus

Ensino online: instituições mundo afora se adaptam para manter o conhecimento em movimento

              

Um notebook, tablet ou smartphone nas mãos de um estudante. Esta imagem tem se tornado comum nas últimas semanas para retratar situações de aula ou estudo. É a nova realidade no setor educacional. Universidades do mundo inteiro se adaptando e aprendendo a oferecer ensino online, em razão da pandemia de Coronavírus. E os estudantes tendo acesso ao conhecimento, professores e estrutura das instituições de ensino com a mediação diferentes tecnologias de informação. O desafio que se coloca para a comunidade acadêmica ao redor do mundo é seguir as atividades de forma digital, produzindo conhecimento, formando profissionais e contribuindo com o desenvolvimento das comunidades. Além de somar esforços no combate ao COVID-19 por meio da pesquisa e ações diretas na sociedade.

Aulas online já foram adotadas em diversas instituições pelo mundo. Harvard, nos Estados Unidos, uma das universidades mais reconhecidas e tradicionais, tomou esta medida radical desde o início do mês de março. Em matéria da Revista Exame, que cita o Reitor Lawrence Summers, destaca: “o objetivo dessas mudanças é minimizar a necessidade de grupos grandes se encontrarem e passarem muito tempo próximos em lugares como salas de aula, refeitórios”, diz ele.   

Segundo a assessora para assuntos internacionais da Unijuí, vinculada ao Escritório de Relações Internacionais, Vanderléia Haiski, em tempos de COVID-19, a tecnologia tem sido uma grande aliada da educação. “Por meio de aulas online, universidades do mundo inteiro têm  mantido suas atividades sem colocar em risco a saúde dos seus estudantes. Estima-se que em torno de 1,5 bilhão  de estudantes estão com as aulas suspensas ou reconfiguradas ao redor do mundo, o que representa 87% de todos os estudantes  do planeta (dados da Unesco). Logo, fazer parte de uma Universidade com capacidade de se adaptar e dar continuidade nas atividades, de forma segura, é um diferencial”, observa.

Grandes universidades parceiras da Unijuí no exterior, salienta a assessora, como a Universidade do Porto e o IPLeiria, em Portugal, e a UMCS, na Polônia, adotaram o sistema de aulas online, tanto para estudantes de Graduação quanto de Pós-Draduação. “Essa medida permite que todos os acadêmicos  deem continuidade aos seus estudos e pesquisas, incluindo os estudantes da Unijuí que estão em intercâmbio no exterior", complementa. 

Em isolamento na cidade do Porto, cidade em que só os serviços essenciais estão funcionando já há alguns dias, a estudante da Unijuí Alana Zanfra, realizando parte da formação  na Universidade do Porto, relata que as atividades estão acontecendo prioritariamente online, inclusive com estágios suspensos por enquanto. “Compreendo que neste momento precisamos mudar nossas rotinas presenciais e nossos cronogramas para que não se agrave ainda mais a situação que ocorre em todo o mundo. Atividades online são a única forma de contornar o problema e seguir realizando a pesquisa que estou desenvolvendo neste momento, por exemplo”, observa.

              

Na Unijuí

A realidade é a mesma na Unijuí. Para cursos presenciais - Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu - estão em uso, desde a quinta-feira, dia 19 de março, ferramentas digitais de ensino. A plataforma Google permite que os estudantes da Universidade tenham acesso ilimitado aos recursos do Google For Education, uma solução tecnológica que facilita a vida de professores e estudantes, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, além de possuir armazenamento ilimitado de drive na nuvem e e-mails.

Chats, arquivos compartilhados e que podem ser editados por todos, aulas online por meio de videoconferência, entre muitas outras ferramentas estão disponíveis. A Universidade está estimulando e procurando criar ambientes de interação entre estudantes e professores. Uma das ferramentas do pacote, por exemplo, é o Google Meet, que permite videoconferências em tempo real para a discussão de conteúdos. 

Segundo Gilberto Nogara, estudante de Enfermagem: “as aulas online estão sendo de suma importância neste momento de pandemia do Covid-19, visto que se não estivéssemos ativos, poderíamos perder um semestre letivo. Estão fazendo com que os estudantes adiantem conteúdos teóricos e não percam o ritmo, para que mais na frente, as aulas práticas não sejam prejudicadas. Usar essas ferramentas não só mostram o bom uso das tecnologias e que tudo dá-se um jeito, como também promove a união e o respeito às orientações dadas pelo Ministério da Saúde em evitar aglomerações para evitarmos ao máximo a transmissibilidade e consequentemente o contágio das pessoas por essa pandemia. O formato online mostra praticidade e uma alternativa quando a presencial deve ser evitado!”. 

Saiba como acessar as plataformas:

No momento da matrícula, todos os estudantes da Unijuí já possuem acesso liberado ao Google For Education, por meio do endereço @sou.unijui.edu.br, bastando apenas realizar o acesso. O G Suite for Education permanece ativo após a formatura, ou seja, o estudante continuará contando com as ferramentas e benefícios mesmo após a colação de grau.

Confira abaixo como realizar o primeiro acesso, troca de senha e login no e-mail Google Unijuí: 

Como eu faço o primeiro acesso e troca de senha 

Como faço o login no e-mail Google UNIJUÍ


NOTA OFICIAL FIDENE/06 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

 

 

Em atenção aos decretos publicados pelo Estado e pelos municípios da região de abrangência da FIDENE/UNIJUÍ nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção, informa as novas medidas de prevenção a serem adotadas. 

Considerando que os decretos definem medidas que evitam a aglomeração de pessoas, entre elas a suspensão de sistemas públicos de transporte, fica definido o seguinte:

1 - As aulas dos cursos de graduação da modalidade Presencial serão mantidas na forma ONLINE até o dia 06/04/2020.

2 - A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail e telefone, nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa até o dia 06/04/2020, em virtude da continuação das atividades acadêmicas na Modalidade Presencial de forma ONLINE e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD. Isso significa que a universidade mantém o funcionamento de suas atividades sem atendimento presencial ao público. 

3 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais.

4 - A Unijuí, por meio de seus canais institucionais nas redes sociais, está proporcionando uma Rede de Ajuda online aos acadêmicos que tiverem dúvidas na realização das atividades das disciplinas de graduação e pós-graduação.

5 - A Unijuí Saúde, que realiza atendimento à comunidade externa, em acordo com as normas para prevenção ao coronavírus, mantém suspensos os atendimentos clínicos eletivos.

6 - O Hospital Veterinário continua com o atendimento de casos de urgência e emergência. Não haverá marcação de consultas, nem cirurgias eletivas e os animais internados não receberão visitas.

7 - O Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) mantém atendimento normal, cuidando e monitorando o acúmulo de pessoas. Para informações contate: unilab@unijui.edu.br ou ligue (55) 3332-0554 - Ramal: 3216.

8 - A Farmácia Escola está atendendo normalmente, produzindo, inclusive álcool gel, produto recomendado para a higienização das mãos. Para informações e encomendas, contate: faruniversitaria@unijui.edu.br ou ligue (55) 3332-0518 ou Ramal: 3213.

A FIDENE/UNIJUÍ entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federal, estadual e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais e educar precisa continuar, por isso a FIDENE/UNIJUÍ enxerga este momento também como sendo de aprendizado. Estamos potencializando o uso de plataformas de ensino online, utilizando novos recursos e descobrindo novas formas de ensinar e aprender, reforçando o nosso compromisso com a educação de excelência.

O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM. 

Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus 

 


Ação da Farmácia Universitária disponibiliza 50 litros de álcool gel para o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga

                 

A Farmácia Universitária da Unijuí está produzindo álcool gel para a comunidade, produto recomendado, além de água e sabão, para a higienização das mãos, ajudando a evitar o adoecimento. Na tarde desta sexta-feira, 27 de março, com o objetivo de contribuir com uma ação do Sindicato dos Transportes Autônomos de Carga (Sinditac) Ijuí, a Universidade disponibilizou, a preço de custo, 50 litros do produto para a entidade distribuir aos profissionais da categoria.

Para além da importância de contribuir com a segurança da comunidade neste momento de pandemia, a produção de álcool gel envolve estudantes do curso de Farmácia, que estão vivenciando, na prática, aspectos importantes da atuação profissional. A Farmácia Universitária já produziu, nas últimas semanas, mais de 300 litros de álcool gel, distribuindo 900 unidades do produto para a comunidade. Para informações e encomendas, contate: faruniversitaria@unijui.edu.br ou ligue (55)3332-0518 ou Ramal:3213.

              


NOTA OFICIAL FIDENE/05 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

Em atenção aos decretos publicados pelo Estado e pelos municípios da região de abrangência da FIDENE/UNIJUÍ nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção, informa as novas medidas de prevenção a serem adotadas. 

Considerando que os decretos definem medidas que evitam a aglomeração de pessoas, entre elas a suspensão de sistemas públicos de transporte, fica definido o seguinte:

1 - A Instituição passa a atender em regime de plantão, na cidade de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. Os setores técnicos-administrativos e de apoio, que realizam atividades presenciais, terão sua lógica de trabalho reorganizada em combinação com o gestor de cada unidade administrativa, utilizando preferencialmente um sistema de rodízio, com o objetivo de evitar aglomerações nos espaços de trabalho. Mesmo assim, a Instituição seguirá funcionando, atendendo demandas acadêmicas, em virtude da continuação da Modalidade Presencial na forma ONLINE e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD.

2 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais.

3 - A Unijuí Saúde, que realiza atendimento à comunidade externa, em acordo com as normas para prevenção ao coronavírus, irá suspender os atendimentos clínicos eletivos.

4 - O Hospital Veterinário irá atender apenas casos de urgência e emergência. Não haverá marcação de consultas, nem cirurgias eletivas e os animais internados não receberão visitas.

5 - O Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) mantém atendimento normal, cuidando e monitorando o acúmulo de pessoas. 

ATUALIZAÇÃO

6. A Farmácia Escola está atendendo normalmente, produzindo, inclusive álcool gel, produto recomendado, além de água e sabão, para a higienização das mãos. Para informações e encomendas, contate: faruniversitaria@unijui.edu.br ou ligue (55)3332-0518 ou Ramal:3213.

A FIDENE/UNIJUÍ entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais e educar precisa continuar, por isso a FIDENE/UNIJUÍ enxerga este momento também como sendo de aprendizado. Estamos potencializando o uso de plataformas de ensino online, utilizando novos recursos e descobrindo novas formas de ensinar e aprender, reforçando o nosso compromisso com a educação de excelência.

O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da Universidade. 

Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus  

 


UNIJUÍ FM lança série sobre tecnologia e ensino em tempos de quarentena

A Rádio UNIJUÍ FM está com uma nova série no ar, “Desconfinando”, que traz nos próximos dias experiências que unem tecnologia e ensino neste período de isolamento físico e social devido à pandemia do coronavírus. Professores da UNIJUÍ compartilharam depoimentos tendo como foco a transformação do fazer docente e a reorganização das aulas a partir do online, falando sobre ferramentas e metodologias utilizadas.

O Google Class Room e o as videoconferências através do Google Meet foram apontadas pela maioria dos professores como alternativa para as aulas online. A professora de Direito Processual Penal e Estágio Supervisionado, do curso de Direito, Patrícia Moura, explicou que através dessas ferramentas os alunos têm a possibilidade de gravar a aula e visualizar os materiais que seriam apresentados na modalidade presencial. “Faço uma exposição de uma hora e meia, eles tiram dúvidas, passo exercícios de fixação, análise de texto, questionários. Os alunos estão participando, estão gostando, não é uma aula EAD e sim online, com a interação simultânea entre professor e aluno”, explica.

Esta interação também foi destacada como ponto positivo pelo professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Maurício de Campos, que atualmente ministra as disciplinas de Introdução à Engenharia e Automação Industrial. Segundo ele, este formato de aulas online possibilita a instantaneidade, com tudo acontecendo rapidamente, a exposição de conteúdos, o bate-papo, o momento de tirar as dúvidas e a avaliação. E através desta instantaneidade foi possível diagnosticar e resolver problemas em tempo real, diferente do que aconteceria nas avaliações de sala de aula. “No final da aula, resolvi fazer uma avaliação usando as ferramentas da internet, que já corrige e dá um feedbak na hora. Percebi que um dos conteúdos não havia sido entendido pela turma. Então, deu tempo de na mesma aula dar uma reforçada e agora estou gravando vídeos para eles assistirem ao longo da semana. A avaliação também é do professor, se ele está conseguindo transmitir aquele conteúdo”, avalia.

Outras alternativas que estão sendo utilizadas pelos professores são: canal no Youtube, podcasts em áudio, vídeos pelo whatsapp, emoji para interação em ambiente virtual, mapas e desenhos, plataforma Conecta, entre outras. Além de professores da UNIJUÍ, a série também traz depoimentos de professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). Alunos da Universidade, escolas de idioma e até o Coral da UNIJUÍ compartilharam suas avaliações deste momento de ensino online. A série “Desconfinando” vai ao ar às 11h, 16h e 20h30, na UNIJUÍ FM e em breve estará disponível em podcast.

Helena Sala e os ensaios online do Coral UNIJUÍ

Ações do Bem: Solidariedade em tempos de quarentena           

Outra série que também estreou na UNIJUÍ FM nesta sexta-feira traz “Ações do Bem”, com histórias de pessoas, empreendedores e empresas que estão mobilizadas em prol da comunidade e principalmente instituições de saúde em tempos de coronavírus. Diariamente, às 9h, os ouvintes poderão acompanhar cases de solidariedade, como o de hoje, da empresa Sacada 3D, que está engajada na impressão de peças voltadas à saúde, como máscaras de proteção (face shields) e itens para respiradores. Também será possível acompanhar a história da decoradora de festas que confecciona máscaras para o Cacon, a professora do bairro Modelo que faz compras para vizinhos idosos da rua, a aposentada que costura jalecos para profissionais da Saúde, entre outros.