COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Coronavirus

NOTA OFICIAL Fidene/15 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

                

Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:

  1. CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL:

. Aulas teóricas - seguem de forma online até o dia em 3 de novembro, tendo em vista a situação ainda preocupante da pandemia, bem como a pesquisa de opinião  realizada junto aos estudantes e professores, em que 89,60% e 76,60% dos participantes, respectivamente, manifestaram-se contrários ao retorno das atividades presenciais.

. Aulas práticas e estágios presenciais - seguem conforme cronograma e organização de  cada coordenação de curso, obedecendo os protocolos de saúde expressos no Plano de Contingências, conforme Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020.

2. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) -  permanecem de forma online conforme cronograma da oferta, bem como as demais ofertas de educação continuada (qualificação profissional e extensão). 

3. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) - as aulas seguem de forma online conforme calendário específico de cada curso. 

4 - As aulas da EFA também seguem de forma online, podendo ocorrer uma avaliação para retorno presencial conforme o quadro da pandemia. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais.

5 - A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail, telefone, chat e whatsapp nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, em virtude da continuação das atividades acadêmicas da Modalidade presencial, a partir das atividades práticas e de estágio, das aulas ONLINE,  e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD. 

6 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais, contudo, caso precisarem de atendimento presencial deverão fazer agendamento prévio.

7 - A Biblioteca Universitária permanece fechada presencialmente. No entanto, reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual, ou ainda, em caso de dúvidas e pedidos de materiais, o atendimento é feito pelo e-mail: biblio@unijui.edu.br  

8 - A prestação de serviços feito pelas Unidades/laboratórios - Unijuí Saúde, Hospital Veterinário, Laboratório de Análises Clínicas (Unilab); Farmácia Escola, Central Analítica; Biotério; Central de Recebimento de Amostras dos Laboratório de Sementes, Solos e Bromatologia seguem o atendimento normal.

 9 - A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades em regime de plantão.  

10 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo o Decreto do município de Ijuí, mantém-se fechado para o atendimento ao público.

A Fidene/Unijuí entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais, pesquisadores e produzir conhecimento precisa continuar, por isso a Fidene/Unijuí enxerga este momento também como sendo de aprendizado e manutenção de nosso compromisso com a educação de excelência.

O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.

Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

 


Confira cartilha informativa sobre a covid-19

Visando manter o cuidado e a prevenção ao coronavírus, o Comitê de Operação de Emergência em Saúde para Educação – COE-E municipal de Ijuí/RS, encaminhou à Unijuí a Cartilha covid-19, desenvolvida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS. Você confere na galeria abaixo o material:


Pesquisa sobre a covid-19 em Coronel Bicaco tem continuidade nesta quinta-feira

              

Nesta quinta, dia 24, a Unijuí e a Prefeitura de Coronel Bicaco dão continuidade para a pesquisa sobre a a COVID-19 na cidade. Serão realizados mais testes e avaliações em moradores do município na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. 

Até agora, já foram realizados mais de 130 testes de um total de 367 residentes do município. Os cidadãos de Coronel Bicaco foram convidados a participar por contato telefônico. A seleção dos participantes ocorreu por sorteio, abrangendo as quatro Estratégias da Saúde da Família.  A pesquisa irá avaliar e acompanhar grupos populacionais vulneráveis a covid-19 e indivíduos que testaram positivo para anticorpos contra o SARS-CoV-2, quanto a saúde física, psíquica e seu conhecimento sobre o coronavírus (SARS-CoV-2).

A importância deste estudo é o diagnóstico populacional das condições de saúde física e psíquica, assim como identificar o número de pessoas que apresentam anticorpos para SARS-CoV-2. Ainda, com base nos resultados do exame contra anticorpos SARS-CoV-2, aqueles indivíduos que forem positivos poderão receber orientações e acompanhamento. O estudo completo, que é conduzido pelo PPGAIS, também vai fornecer dados mais precisos  sobre a COVID-19 e ajudar a traçar estratégias para o cuidado e basear ações e programas de prevenção em Coronel Bicaco. Quem ainda está com dúvidas sobre o processo, clique neste link e confira mais detalhes do estudo.

Pesquisadores passaram por testagem e treinamento nesta quarta-feira para o trabalho no município


Tire dúvidas sobre a pesquisa da covid-19 em Coronel Bicaco

Nesta quinta, dia 17 e sexta, dia 18, a Unijuí e a Prefeitura de Coronel Bicaco vão realizar testes e avaliações em moradores do município ligados em quatro Estratégias da Saúde do Município. A avaliação da população será realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. A testagem e a avaliação das condições de saúde da população de Coronel Bicaco é uma pesquisa que acompanhará a população por três meses. Entenda as principais questões e contribua:

            

Qual é o objetivo do estudo?

O objetivo desta pesquisa é avaliar e acompanhar grupos populacionais vulneráveis a covid-19 e indivíduos que testaram positivo para anticorpos contra o Sars-CoV-2, quanto a saúde física, psíquica e seu conhecimento sobre o coronavírus (Sars-CoV-2).

Quem vai participar e por quê?

Vão participar da pesquisa 367 residentes de Coronel Bicaco, selecionados em sorteio e com representação das quatro Estratégias da Saúde da Família. Os critérios para participar são: sair diariamente de casa por motivo de trabalho e/ou apresentar doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 2, cardiopatia, doenças respiratórias crônicas, doenças oncológicas ou depressão/transtornos psíquicos. 

Durante uma semana a Unijuí vinha acessando os sorteados por meio de ligações telefônicas, para identificar se atendiam aos critérios de inclusão no estudo e convidar a participarem da segunda etapa, que ocorre hoje e amanhã. 

Quais serão as próximas etapas?

Para aos que atenderam aos critérios de inclusão e aceitaram participar da pesquisa,  hoje e amanhã vão ser avaliados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. Os participantes passarão por avaliação das condições de saúde física e mental através de inquérito e testagem rápida para anticorpos para Sars-CoV-2.

Sobre o teste para covid-19, o que eu preciso saber?

O teste utilizado avalia anticorpos produzidos pelo organismo após a infecção e não identifica o vírus ativo logo após o contágio, ou seja, não é um diagnóstico de que a pessoa está, naquele momento, com o vírus ativo em seu corpo, mas que ele já teve contato com este vírus e desenvolveu anticorpos. O resultado sai em alguns minutos e utiliza apenas uma gota de sangue.

O teste empregado na pesquisa apresenta a possibilidade de 15,2% de resultados falsos negativos (pessoas que foram contaminadas com o vírus não detectadas pelo exame) de 1,0% de falsos positivos (pessoas com exame positivo que não foram contaminadas).

É seguro participar?

Sim. Toda a equipe usará equipamento de segurança e seguirá protocolos de higiene para garantir a segurança de todos os envolvidos no estudo. Estão identificados, com máscaras, jalecos e luvas e vão realizar constantemente a limpeza dos materiais com álcool 70%. Além disso, toda a equipe passou por treinamento e testagem, nesta quarta-feira, dia 16, no Campus Ijuí, antes do trabalho presencial com a população. Os moradores selecionados devem estar de máscara quando forem na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa na hora marcada. Será disponibilizado álcool em gel também.

               

Treinamento da equipe no Campus Ijuí.

Por que é importante participar?

A importância deste estudo é o diagnóstico populacional das condições de saúde física e psíquica e identificar o número de pessoas que apresentam anticorpos para Sars-CoV-2. Ainda, com base nos resultados do exame contra anticorpos Sars-CoV-2, aqueles indivíduos que forem positivos poderão receber orientações adequadas. O estudo também vai fornecer dados mais precisos sobre a covid-19 e ajudar a traçar estratégias para o cuidado e basear ações e programas de prevenção em Coronel Bicaco.

         

Confira imagens dos primeiros testes e avaliações realizadas pela equipe na cidade.


Tire dúvidas sobre a vacina da covid-19

             

Ela se tornou uma esperança para o mundo inteiro: a vacina para a covid-19 talvez seja uma das únicas na história que está recebendo acompanhamento do mundo inteiro enquanto é desenvolvida. E em tempo recorde!

Não se trata de um processo simples, para começar. Por isso, preparamos, com o auxílio dos professores Vítor Antunes de Oliveira e Bruna Comparsi, do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), este perguntas e respostas, com o objetivo de facilitar a compreensão sobre a vacina e as etapas necessárias para desenvolver esta resposta com segurança. Confira: 

 O que é uma vacina?

Vacina é um componente biológico oriundo de agentes patológicos (inativos ou modificados) ou porções específicas destes patógenos, capazes de proporcionar imunidade adquirida.

Por que está demorando meses para obtermos uma vacina contra a covid-19?

O processo de produção de uma vacina segura é demorado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dezenas de vacinas estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo, entretanto, antes de chegar até a população muitos testes são necessários. Inicialmente faz-se uma exploração laboratorial, in vitro, posteriormente testes com animais e apenas após estar minimamente segura e com potencial, inicia-se a fase clínica em seres humanos. A realidade é que no caso da covid-19 estamos avançando mais rapidamente que o normal, com empenho de cientistas pelo mundo todo, o que pode nos deixar mais esperançosos.

De onde provavelmente virá a primeira vacina?

A vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, com certeza, é a que lidera esta corrida e está mais próxima de chegar à população. A vacina já se encontra na fase 3 dos testes e, inclusive, está sendo testada atualmente aqui no Brasil.

Quando teremos uma vacina?

Talvez seja esta a pergunta que todos nós gostaríamos de ter a resposta, porém o fato é que não temos a certeza de quando teremos uma vacina realmente segura e eficaz. O que podemos assegurar é que a vacina produzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, está na frente desta corrida, na fase 3 dos testes clínicos em seres humanos, inclusive sendo testada também em voluntários aqui no Brasil. Para os mais otimistas, se esta vacina apresentar pelo menos 70% de eficácia de maneira segura, poderá começar a ser produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e distribuída ainda no início de 2021.

Veja também: