Pesquisa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa

Pesquisa promovida pela Unijuí identifica danos causados por praga na cultura do alpiste em Ijuí

Um trabalho conjunto feito pelo professor do curso de Agronomia, Deivid Araújo Magano, e os pesquisadores, professores Ivan Ricardo e José Antônio Gonzalez da Silva, do Grupo de Melhoramento Genético, do curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí identificaram e relataram danos causados por uma praga nas lavouras da cultura de alpiste, em Ijuí. 

A Mythimna sequax, como é chamada, é uma espécie de lepidóptero com significativa influência nos cultivos de alpiste. Ela é conhecida por sua capacidade de causar danos consideráveis em culturas agrícolas, representando uma ameaça significativa para os produtores de alpiste. As lagartas consomem as folhas e os brotos da planta, comprometendo não apenas a quantidade, mas também a qualidade da colheita. 

Este achado vem em um momento crucial, uma vez que a produção e produtividade da cultura estão em foco devido ao crescente interesse no mercado. Esse tipo de praga ainda não havia sido registrada no cultivo de Ijuí. 

Conforme explica o professor Deivid Magano, que é especialista em Entomologia, estratégias de controle se fazem necessárias de forma urgente para garantir a sustentabilidade dos produtores e a viabilidade econômica deste cultivo promissor. O docente tem liderado esforços para compreender melhor o ciclo de vida e os padrões de infestação. 

O professor também tem colaborado ativamente com outros especialistas na formulação e implementação de estratégias de controle eficazes e ambientalmente sustentáveis. "Nossa prioridade, agora, é fornecer aos produtores de alpiste ferramentas e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios apresentados pelo Mythimna sequax e outras possíveis pragas", afirma. 

Segundo Magano, neste momento os pesquisadores estão comprometidos em promover práticas agrícolas que garantam a sustentabilidade econômica e ambiental dos sistemas de cultivo de alpiste da cidade e da região. 

A descoberta foi publicada no periódico A2 na área de Ciências Agrárias, sendo conduzida em sua totalidade na Unijuí. “Com este importante avanço na identificação e no entendimento dos danos causados pelo inseto na cultura do alpiste, a Unijuí reafirma seu compromisso com a pesquisa aplicada e com o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos produtores agrícolas”, complementa o docente. 


Professores da Unijuí são contemplados com bolsas de Produtividade da CNPq

Três professores da Unijuí foram contemplados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Os pesquisadores atuam como docentes junto aos Programas de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional e Desenvolvimento Regional da Universidade. 

O resultado parcial, divulgado na última semana, traz como aprovados os professores Airton Adelar Mueller, Argemiro Luis Brum e Rafael Zancan Frantz, os quais foram selecionados a partir da chamada 09/2023. Um dos objetivos dessa bolsa é de valorizar os pesquisadores que têm produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. 

Com a aprovação dos professores, a Unijuí agora possui 18 pesquisadores com bolsas de Produtividade. “Na pós-graduação,  as bolsas de produtividade expressam a excelência dos professores que estão produzindo na área de pesquisa das universidades. Neste edital, temos três novos docentes incluídos, o que destaca a qualidade do nosso quadro de professores e a excelência dos nossos programas. Ter uma quantidade de docentes com essas bolsas tende a proporcionar e contribuir para que os nossos programas se destaquem no cenário nacional”, comenta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Daniel Baggio. 

O vice-reitor ressalta que o número de pesquisadores com bolsas de Produtividade na Unijuí vem crescendo, o que expressa o poderio da pesquisa feita na Universidade. Somente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), com a inclusão dos professores Argemiro Brum e Airton Mueller, são cinco os docentes que possuem bolsas, o que representa 50% do quadro. “Passamos a ter uma quantidade importante de professores com a bolsa. Estamos sendo referência na pesquisa e na publicação de conhecimento em periódicos nacionais e internacionais, refletindo em pesquisas de alto impacto feita pelos nossos profissionais”, completa Baggio.


Professores do PPGDR têm pesquisas publicadas em livro da 11ª edição do simpósio da Red-Cidir 2023

Professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí tiveram dois trabalhos de pesquisa escolhidos para compor o livro “Cooperação Internacional, Inovação e Empreendedorismo: Intensificando redes de integração para o desenvolvimento regional”. 

Organizado pelos autores Marcelo Blume, Edemar Rotta, Geovane Webler e Milton César Gerhardt, o livro reúne os melhores trabalhos apresentados na 11ª edição do Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional, integrada ao SIEF 2023 e ao 3º Seminário Internacional de Inovação na Educação, que ocorreu este ano em Horizontina e que teve coordenação da Rede Internacional de Universidades (Red-CIDIR), no qual a Unijuí e o PPGDR fazem parte. 

Ao todo, são 21 capítulos que reúnem pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos nos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação. Produzidos pelos docentes da Unijuí Daniel Cenci, Pedro Luís Büttenbende e Ariosto Sparemberger, estão os capítulos intitulados “Gestão Pública e Marketing de Lugares: Um olhar sob a ótica dos gestores de um pequeno município da região Celeiro do Rio Grande Do Sul acerca da atratividade turística e econômica da cidade” e “Actual desventaja por no poseer electrovía de ferrocarril en la provincia de Misiones: necesidad y posibilidad de transportar personas y mercancías, principalmente por electrovía y complementariamente por automotor”.

“Os cumprimentos e gratidão aos organizadores do evento e co-autores da publicação,  que fortalecem a cooperação institucional via Rede de Universidades.  É a internacionalização universitária acontecendo na prática, combinada com projetos de pesquisa em rede, aulas integradas de graduação, cátedras doutorais conjuntas e outras jornadas de fomento à inovação, conhecimento, ciência, tecnologia e promoção do desenvolvimento e da integração regional”,destaca o professor Pedro Luís Büttenbender, do PPGDR da Unijuí e representante institucional junto à Rede de Universidades.

A publicação pode ser acessada através de download no link da editora.


Plamedic da Unijuí promove oficina sobre aromaterapia

Integrantes do projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos (Plamedic), da Unijuí, ministraram nesta quarta-feira, 20 de dezembro, uma oficina sobre aromaterapia nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros Glória e Herval. 

A atividade faz parte de um ciclo de ações promovidas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí e contou com a participação de mestrandas dos Programas de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde e de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. 

A oficina teve como temática a aromaterapia, produção de escalda pés e travesseiros, conforme explica a coordenadora do projeto, a professora Christiane Collet. "Durante a oficina, propomos um momento de meditação, preparo e experimentação do escalda pés, para que eles pudessem levar para casa e ensinar os componentes que podem ser utilizados e seus benefícios”, pontuou. 

Essa foi a terceira e última oficina do ciclo que iniciou em outubro deste ano, onde foram abordados temas como, as diferentes formas de produção de tinturas a partir da utilização de algumas plantas e alimentação saudável a partir de técnicas de utilização de sal e azeite temperados.

Para a professora, a promoção destas ações caracterizam-se como uma forma de promover a integração com a comunidade. “Esses momentos são fundamentais, pois é uma oportunidade de termos trocas, ensinar e também aprender. Além disso, conseguimos socializar os resultados das nossas pesquisas, onde muitas respostas dos questionamentos feitos durante a oficina foram fundamentados em pesquisas realizadas na Unijuí. Também considero uma forma de aproximar a Universidade da comunidade, dos usuários do Sistema Único de Saúde”, frisou.


GAIC da Unijuí tem artigos publicados em livro renomado da área de Engenharia

Artigos produzidos pelo Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) da Unijuí  foram publicados no livro Smart Grids—Renewable Energy, Power Electronics, Signal Processing and Communication Systems Applications", da editora Springer, que é uma das mais renomadas do mundo na área de Engenharia. 

Segundo o coordenador do Gaic, professor Maurício de Campos, a publicação demonstra a relevância da pesquisa real, feita pelo Grupo, e o reconhecimento das pesquisas como de alto nível. Conforme explica, a edição especial do livro trata especificamente de redes elétricas inteligentes, que atualmente é a área que o GAIC mais tem pesquisado. “Os artigos exploram o papel crucial de fontes renováveis não convencionais, como energia a partir de biogás, eólica e fotovoltaica, no aprimoramento da segurança energética global e na mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Apesar de seus benefícios ambientais, essas fontes enfrentam desafios como sazonalidade e intermitência.”

O  primeiro artigo  recebeu o título de Smart Grids—Renewable Energy, Power Electronics, Signal Processing and Communication Systems Applications e foi elaborado pelo coordenador e os autores Alcedir Finkler, Paulo Sausen, Fabiano Salvadori  e Airam Sausen.  

A construção foi o resultado de um trabalho de doutorado no Programa Pós-Graduação de Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí.  “A temática está diretamente relacionada a sistemas de geração de energia por biogás que é uma das vocações da nossa região. No entanto, existem apenas duas unidades deste tipo de fonte energética em toda região. Nesse sentido é fundamental aumentar os esforços e estudos para disseminar essa tecnologia e desenvolver soluções desta natureza.  O capítulo trata de um dos principais problemas desse tipo de geração que é o ilhamento que pode provocar sérios acidentes em sistemas de distribuição de energia que utilizam geradores síncronos”, detalha Maurício. 

Já o segundo artigo recebeu o título de Aplicações de Armazenamento de Energia em Sistemas de Energias Renováveis e foi construído pelos autores Fabiano Salvadori, Oswaldo Hideo Ando Junior, Maurício de Campos, Paulo Sérgio Sausen, Eder Andrade da Silva, André Quites Ordovás Santos e Fernando Marcos de Oliveira. 

A pesquisa foi uma parceria de pesquisa entre o GAIC com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  “Integrando eficazmente um sistema de armazenamento de energia (ESS), podemos superar as limitações impostas pela variabilidade das fontes de energia renovável, garantindo o gerenciamento ideal de sistemas de energia e promovendo um futuro sustentável de energia”, descreve o professor Maurício. 

O coordenador do GAIC ressalta que ambos os artigos publicados oferecem uma exploração abrangente sobre a interseção entre redes inteligentes, eletrônica de potência, processamento de sinais, sistemas de comunicação e aplicações de armazenamento de energia. “É uma leitura obrigatória para profissionais e entusiastas apaixonados por avançar nas soluções de energia renovável”, finaliza.


Plamedic da Unijuí promove oficinas de alimentação saudável nas ESFs do bairro Glória e Herval

Integrantes do projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic promoveram, nesta semana, oficinas sobre alimentação saudável. As ações contemplaram as Estratégias em Saúde da Família (ESFs) dos bairros Herval e Glória, tendo uma excelente participação da comunidade. 

A proposta das atividades foi de ofertar opções saudáveis e incentivar uma alimentação melhor dos participantes e de seus familiares. Nas ações foram ensinadas técnicas de utilização de sal e azeite temperados. 

Conforme a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Colet, as oficinas têm o objetivo de instrumentalizar o uso de plantas medicinais, com relação aos cuidados de saúde. “A ideia é que os participantes das oficinas possam utilizar alimentos mais funcionais e embasar o uso tradicional dos itens que já consomem, mas que não usam com o cuidado em saúde”, explica. 

As oficinas realizadas ontem pelo Plamedic fazem parte de uma parceria com a Secretaria de Saúde de Ijuí. São realizadas ações mensais, que iniciaram no mês de outubro, onde foi abordado as diferentes formas de produção de tinturas a partir da utilização de algumas plantas. “As participantes aproveitaram o encontro desta terça-feira para repassar o feedback das suas experiências na primeira ação. Elas vêm por adesão, a qual tem sido bem grande nas duas unidades, onde trazem suas plantas e embalagens para levar o que é produzido. O público tem sido bastante participativo”, comenta a coordenadora. 

A próxima oficina será promovida no dia 20 de dezembro, também nas duas unidades de saúde, onde será trabalhado a questão da aromaterapia e escalda-pés, além da produção de travesseiros medicinais, com o objetivo de os participantes pensarem em suas hortas como opções terapêuticas mais caseiras e saudáveis para os problemas primários que envolvem a saúde. 


Unijuí faz parte de Grupo de Pesquisa junto ao Instituto Cappra

A partir de um contato realizado pela participação do fundador do Instituto Cappra, Ricardo Cappra, no Salão do Conhecimento 2022, estabeleceu-se um Grupo de Trabalho com alguns professores da Unijuí, em parceria com o Instituto, com objetivo de pesquisar soluções possíveis para alguns cases relacionados à inteligência artificial. “A partir de janeiro deste ano de 2023, foram realizadas reuniões de trabalho e dentre todos os temas possíveis de estudo, recortou-se as implicações éticas do uso da inteligência artificial e tecnologia”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González. 

Desde então, o Instituto Cappra vem selecionando um conjunto de casos que levam em consideração essa temática, enviando-os ao grupo de estudo estabelecido na Unijuí e coordenador pelo professor Mateus de Oliveira Fornasier. “Tem sido uma experiência interessante do ponto de vista institucional. Não se trata de um projeto de pesquisa nos moldes tradicionais, mas sim, de uma atividade dialogal entre o Instituto e o grupo da Unijuí, formado por professores dos PPGs em Direitos Humanos e Educação, principalmente, e estudantes dos referidos programas. A partir de pautas envolvendo questões éticas no uso da IA selecionadas especialmente pelo Instituto Cappra, os pesquisadores buscam apresentar respostas embasadas no ordenamento jurídico brasileiro e em teorias filosóficas pertinentes”, comenta o professor Mateus.

Ricardo Cappra, fundador do Instituto, fala sobre a parceria entre as instituições."Estamos entusiasmados com nossa parceria com a Unijuí, que representa um marco importante na união entre teoria e prática no Instituto Cappra. Essa colaboração nos permite integrar nossa experiência prática no desenvolvimento de laboratórios de dados, inteligência artificial e tecnologias emergentes com a rica base teórica e filosófica da Unijuí. Acreditamos que essa sinergia entre o conhecimento de mercado do Instituto Cappra e a excelência acadêmica da Unijuí enriquecerá tanto nossa abordagem prática quanto a pesquisa teórica, criando um ecossistema de conhecimento mais robusto e integrado no campo da tecnologia e inovação".

O vice-reitor de  Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destaca ainda que isso posiciona a Unijuí dentro de um alto padrão de capacidade técnica e pesquisa dentre as Universidades da região. “O Instituto Cappra é um instituto de referência e temos a honra de termos sido escolhidos por Ricardo para integrar um grupo de estudo que permitirá evoluir às discussões a respeito de inteligência artificial e o uso das tecnologias”, conclui.

Para o ano de 2024, espera-se apresentar uma publicação contendo os artigos produzidos pelos professores da Unijuí, resultantes das soluções propostas aos questionamentos apresentados pelo Instituto Cappra.


Plamedic da Unijuí ministra oficinas nos bairros Herval e Glória

Integrantes do projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos - Plamedic da Unijuí, ministraram na última quinta-feira, dia 26 de outubro, oficinas sobre produção de tinturas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros Herval e Glória. 

As oficinas estão sendo realizadas por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. O primeiro ciclo de formação contou com o tema voltado à produção de tinturas, conforme explica a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Colet. 

As oficinas têm como objetivo falar sobre o uso racional de plantas medicinais, cuidados com as plantas e forma de utilização delas. Nesta formação, abordamos as diferentes formas de produção de tinturas a partir da utilização de arnica, menstruz, alecrim, cobrina e citronela. A atividade foi bem interessante onde tivemos uma boa participação da comunidade. Além disso, é um importante espaço para que possamos socializar as pesquisas que realizamos na Universidade", explicou. 

O planejamento prevê novas oficinas. No dia 29 de novembro, às 9h, ocorrerá a oficina sobre alimentação saudável, abordando a produção de sal e azeite temperado e no dia 20 de dezembro, às 9h, o tema será aromaterapia.


Salão do Conhecimento: cerca de 300 trabalhos são esperados na primeira edição do Seminário Acadêmico da Graduação

Voltado ao compartilhamento de conhecimento científico, o Salão do Conhecimento da Unijuí é uma excelente oportunidade para que professores, extensionistas e estudantes dialoguem sobre suas pesquisas. Uma das novidades da edição de 2023 do evento é a promoção do 1º Seminário Acadêmico da Graduação. 

O Seminário é destinado à apresentação de trabalhos acadêmicos elaborados no âmbito de disciplinas dos cursos de graduação da Unijuí e tem como objetivo fomentar a participação e o maior envolvimento dos estudantes dos cursos de graduação no Salão do Conhecimento, incentivando a submissão de trabalhos.

A expectativa é de que cerca de 300 resumos realizados em 58 disciplinas ofertadas neste segundo semestre letivo sejam apresentados no evento. Conforme explica a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, a proposta engloba todos os cursos e visa despertar o gosto pela pesquisa, importante pilar do Ensino Superior. 

“O Salão do Conhecimento é um evento tradicional da Unijuí. Neste ano, integramos uma das possibilidades de publicação com a primeira edição do Seminário Acadêmico que envolve a publicação e apresentação de trabalhos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula visando motivar nossos estudantes a conhecer o Salão e incentivá-los à pesquisa acadêmica”, frisou a vice-reitora. 

O Salão do Conhecimento 2023 acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro, nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, com abordagem convergente com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano é "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável".


Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí disponibiliza livros gratuitos

Interessados podem escolher entre versões impressas ou e-books

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí está disponibilizando gratuitamente livros impressos e e-books, produzidos por seus professores, por intermédio da Editora Unijuí. As publicações podem ser adquiridas através de download pelo site da Editora, ou na loja física, localizada no campus Ijuí. 

O livro Gestão e Controle Social em Territórios, escrito e coordenado pelo professor e doutor Sérgio Luís Allebrandt, está disponível para download gratuito no site. A publicação está organizada em três volumes: o volume 1, leva o subtítulo “Elementos teórico-conceituais”; o volume 2 tem por subtítulo “Análise de práticas"; e o volume 3, aborda “Diálogos pertinentes". 

Os livros fazem parte do projeto interinstitucional de pesquisa “Observando o Desenvolvimento Regional no Rio Grande do Sul: Gestão e Controle Social nos Territórios dos Coredes Noroeste Colonial, Vale do Rio Pardo, Missões e Litoral”, aprovado no Programa Pesquisador Gaúcho. O projeto foi coordenado pelo professor Sérgio Luís Allebrandt, com a participação de pesquisadores do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí; o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul;  o Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade da Fronteira Sul – campus Cerro Largo; e o Mestrado em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – campus Litoral. 

De acordo com o professor Sérgio, os livros abordam temas de interesse das Ciências Sociais e Humanas. O volume 1 reúne a produção de caráter teórico-conceitual sobre os temas de controle social, gestão social, esfera pública, desenvolvimento regional e governança territorial. No volume 2 é possível analisar práticas diversas a partir de pesquisas de campo, tendo por objeto a gestão e o controle social de dinâmicas e processos de planejamento e gestão do desenvolvimento. E o último volume, destaca diálogos e interações entre os pesquisadores das Instituições participantes e parceiras

Os volumes 1 e 2 já se encontram disponíveis para download gratuito no site da editora Unijuí, o volume 3 estará disponível nos próximos dias. Os volumes 1 e 2 também estão disponíveis em versão impressa, sem custo para os estudantes.

Os livros da coleção Controle Social de Territórios Teoria e Prática, volumes 2, 3 e 4, também estão disponíveis para download gratuito. As publicações fazem parte do “Projeto de Gestão Social e Cidadania: O Controle Social do Desenvolvimento em Atenção", desenvolvido nos anos de 2014 a 2018, por meio de Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Os livros abordam por meio de formas conceituais e práticas o que é considerado controle social.

A Editoria Unijuí possui loja física no campus Ijuí, com atendimento de terça-feira a quinta-feira, das 13h30 às 17h. O acesso também pode ser feito pelo site https://www.editoraunijui.com.br.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.