
Os estudantes do curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância (EaD) Hericles Antonio da Rosa Tribbe, José Antônio Machado da Cunha e Eduardo Alan Dallabrida participaram, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, das seletivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Eles competiram nas provas de Atletismo, que foram disputadas em Brasília-DF.
Competindo na prova de 5.000 metros rasos, José Antônio e Eduardo Dallabrida conseguiram bons resultados. Eles ficaram em 6º e 12º, respectivamente, na classificação final da prova, que reuniu competidores de diversas universidades de todo o país. Já Hericles ficou com a 11ª colocação na final da prova de Arremesso de Peso e em 18º na final da prova de Lançamento de Disco. Gabriela Bender, que também iria participar da prova de 5.000 metros rasos no feminino, teve uma lesão e acabou ficando de fora.
José Antônio destaca que deu o seu melhor e que só de estar competindo nos Jogos é uma conquista. “Quero parabenizar a todos que participaram dos JUBs 2025. Foi um prazer conhecer tantas pessoas incríveis e compartilhar momentos únicos. A energia e a determinação de cada atleta são inspiradoras. Só de sair de onde eu saí, já sou um vencedor. Agradeço o carinho e a atenção da Universidade conosco, pois sem a ajuda dificilmente conseguiríamos ir tão longe”, comenta.
Já Eduardo Dallabrida ressalta a importância de a Universidade poder proporcionar a participação dos atletas na competição. “Gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos nesta nossa viagem. Sem eles seria impossível para nós estarmos disputando os JUBs. Este ano a medalha não veio, mas nos dedicamos por completo, agora vamos seguir o treinamento e chegar bem ano que vem mais uma vez, obrigado de coração”, completa.
Os atletas são bolsistas do programa Bolsa Atleta Universitário, da Unijuí, em parceria com a Associação Noroeste Runners (ANR-Ijuí).

A partir desta quarta-feira, 28 de maio, até o próximo domingo, 1º de junho, quatro estudantes da Unijuí estarão presentes nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição acontece em Brasília e reúne atletas universitários de todo o país em diversas modalidades. Os quatro estudantes da Unijuí são do curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância (EaD): Gabriela Bender, Hericles Antonio da Rosa Tribbe, José Antônio Machado da Cunha e Eduardo Alan Dallabrida.
Gabriela Bender, Eduardo Dallabrida e José Antonio vão competir nas provas de 5.000 metros rasos no feminino e no masculino, enquanto que Héricles Tribbe participará de duas provas: o arremesso de peso e lançamento de disco.
"Representar minha instituição nos JUBs é uma conquista que carrego com muito orgulho. Venho treinando e me dedicando completamente com muitos sonhos e objetivos, e esta oportunidade de representar a Unijuí e a minha cidade de Ajuricaba vem pra abrir muitas portas para mim. Estou confiante e sei o quanto venho me dedicando, sei que será uma prova inesquecível. Esta, também, é a chance de medir meu progresso, trocar experiências com outros atletas universitários e reforçar meu compromisso com o alto rendimento e a formação acadêmica. É um passo importante na minha trajetória como estudante e atleta", destaca um dos estudantes, Eduardo Alan Dallabrida.
Os quatro estudantes conseguiram a vaga nos JUBs após bons resultados conquistados nos Jogos Universitários Gaúchos (JUBs), disputados no mês de abril, em Porto Alegre. Gabriela Lamb Bender conquistou a medalha de Ouro ao vencer a prova de 1.500 metros rasos. Já José Antônio Machado da Cunha ficou com o Ouro na prova de 5.000 metros rasos masculino, enquanto que Eduardo Dallabrida, na mesma prova, ficou com a medalha de Prata. Hericles ficou com o Bronze no Arremesso de Peso e com o quinto lugar no lançamento de disco.
Os atletas são bolsistas do programa Bolsa Atleta Universitário, da Unijuí, em parceria com a Associação Noroeste Runners (ANR-Ijuí).
.jpeg)
Os estudantes do curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Unijuí, Gabriela Bender, José Antônio Machado da Cunha, Eduardo Dallabrida e Hericles Tribbe foram convocados para a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorre em Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias 5 e 19 de outubro. O JUBs é a maior competição esportiva universitária da América Latina.
A convocação dos atletas se deu pelas conquistas nos Jogos Universitários Gaúchos, disputados no início deste mês, na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), na modalidade de Atletismo. Hericles conquistou a vaga ao ficar em terceiro lugar na disputa do Arremesso de Peso, já Gabriela Bender por ter conquistado a medalha de Ouro nos 1.500 metros rasos. José Antonio e Eduardo Dallabrida foram convocados por terem ficado em 1º e 2º lugares na prova de 5 mil metros rasos.
Os atletas são bolsistas do programa Bolsa Atleta Universitário, da Unijuí, em parceria com a Associação Noroeste Runners (ANR-Ijuí).

Estudantes do curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Unijuí vão participar, neste domingo, 6 de abril, da 45ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos - JUGs. A competição vai ocorrer na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). É quarta participação da Universidade nos jogos.
Ao todo, serão nove atletas representando a Unijuí nas competições de Atletismo tanto no masculino quanto no feminino: Hericles Antonio da Rosa Tribbe, Victor Debesaitis dos Santos, Alex Ramos, José Antônio Machado da Cunha, Eduardo Alan Dallabrida, Geliel Pelisson Scherer, Renan Barckfeld Correia, Samara de Jesus dos Santos e Gabriela Lamb Bender.
Hericles vai competir nas provas de lançamento de dardo, disco e arremesso de peso. Victor estará competindo nas provas de 100, 200, 400 metros rasos e revezamento 4x400 metros rasos. Já Alex Ramos competirá nas provas de 1.500, 800 metros e revezamento 4x400 metros rasos. Geliel vai competir nas provas de 1.500 metros rasos e 3.000 metros com obstáculos, além do revezamento 4x400 metros. Eduardo Dallabrida, Renan Correia e José Antônio vão participar das provas de 5.000 metros rasos. Renan e Eduardo também farão parte da equipe de 4x400 metros.
Já Samara dos Santos vai disputar as provas de lançamento de dardo e disco e arremesso de peso, enquanto que Gabriela Bender disputará as provas de 1.500 e 5.000 metros rasos.
Nesta segunda-feira, 31 de março, os estudantes, acompanhados do treinador Paulo Poersch, participaram de um encontro com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, onde receberam novos uniformes para uso na competição universitária estadual.
“É uma alegria muito grande, tanto para a nossa Instituição quanto para o curso de Educação Física essa participação dos atletas. Claro, há a questão do desempenho, mas somente de estarem nos representando já é motivo de orgulho”, destaca o professor.
Os nove atletas são bolsistas do programa Bolsa Atleta Universitário, da Unijuí, em parceria com a Associação Noroeste Runners (ANR-Ijuí).

Além da modalidade presencial, o curso de Educação Física da Unijuí, tanto bacharelado quanto licenciatura, é ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD). Ao todo, o curso tem cinco anos de duração, com foco em preparar o estudante para cuidar, educar e ensinar diferentes públicos por meio de práticas corporais nos âmbitos da saúde, ensino e lazer, em sua maioria inovadoras.
O curso é dividido em uma Etapa Comum, onde os conteúdos abordam a formação geral, considerando saberes necessários tanto aos licenciados quanto aos bacharéis em Educação Física. Na segunda etapa, o estudante escolhe se quer seguir na Licenciatura ou no bacharelado.
A licenciatura em Educação Física tem o objetivo de preparar o acadêmico para atuar na formação humanista e crítico-reflexiva, com capacidade empreendedora e inovadora na carreira e na área de atuação, no ensino nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica. Já o bacharelado prepara o estudante para atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, na gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas, no planejamento e condução de projetos e no planejamento e avaliação de exercícios físicos.
Desde o início da formação, o estudante desenvolve saberes da prática profissional com o foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início, os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real, onde atuam no cuidado, na educação e no ensino de outros seres humanos através das diversas práticas corporais possíveis no âmbito da saúde, do ensino e do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, especialmente via resolução de situações-problemas, de modo que os acadêmicos participam ativamente da produção do conhecimento;
O curso disponibiliza laboratórios e equipamentos para vivência prática, que inclui academia de musculação, sala para avaliação física, sala dos espelhos, ginásio de esportes, quadra de esportes, pista de atletismo, campo de futebol, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Fisiologia, Laboratórios de Fisiologia do Exercício, entre outros; Há possibilidade, também, de bolsas via programas, projetos e estágios remunerados.
Mais informações sobre os cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Unijuí podem ser buscadas no site unijui.edu.br/ead. A Universidade conta com esta e mais de 10 opções de cursos de Graduação e com polos em diferentes regiões do Estado.

Sabia que na Unijuí é possível cursar Educação Física, bacharelado ou licenciatura, na modalidade Educação a Distância (EaD)? O curso tem duração de 5 anos e prepara o estudante para cuidar, educar e ensinar diferentes públicos por meio de práticas corporais nos âmbitos da saúde, do ensino e do lazer, de forma comprometida, ética e inovadora.
Enquanto o curso de licenciatura em Educação Física prepara o acadêmico para atuar na formação humanista e crítico-reflexiva nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, o curso de bacharelado prepara o estudante para atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, na gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas, no planejamento e condução de projetos e no planejamento e avaliação de exercícios físicos.
A formação dos estudantes tem ingresso único e desdobra-se em duas etapas, sendo uma etapa comum e outra específica, correspondendo cada uma a 50% da carga horária total do curso. Na etapa comum, os estudos centram na formação geral, considerando saberes necessários tanto aos licenciados quanto aos bacharéis em Educação Física. Na etapa específica, são abordados saberes específicos do bacharelado ou da licenciatura, considerando a escolha que os acadêmicos devem fazer ao final da primeira etapa do curso.
O curso desenvolve saberes da prática profissional com o foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início, os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real, atuando no cuidado, na educação e no ensino de outras pessoas através das diversas práticas corporais possíveis nos âmbitos da saúde, do ensino e do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, especialmente via resolução de situações-problema, de modo que os acadêmicos participam ativamente da produção do conhecimento.
O curso disponibiliza laboratórios e equipamentos para vivência prática, como academia de musculação, sala para avaliação física, sala dos espelhos, ginásio de esportes, quadra de esportes, pista de atletismo, campo de futebol, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Fisiologia, Laboratórios de Fisiologia do Exercício, entre outros; além de possibilitar que estudante se inscreva para bolsas via programas, projetos e estágios remunerados.
O curso tem como diferenciais a relação direta com a pesquisa, a pós-graduação e a extensão no processo de formação, além de contar com doutores e pesquisadores integrantes de redes nacionais e internacionais de pesquisas.
Para concorrer a uma vaga é necessário realizar o Vestibular EaD, sendo que as inscrições para o primeiro módulo encerram-se no dia 16 de fevereiro. Para mais informações ou inscrição no processo seletivo, acesse unijui.edu.br/ead.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.