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Administração na Unijuí: formação dinâmica e inovadora para o mercado

Com disciplinas voltadas para formação pessoal e profissional, buscando desafiar os estudantes a solucionar e vivenciar desafios do mercado de trabalho, o curso de Administração da Unijuí chega aos seus 50 anos formando profissionais com excelência e capacitados para atuar nos mais diversos campos que a profissão oferece. Desde o ano passado, houve uma reformulação do currículo do curso que passou a integrar a Graduação Mais da Unijuí. 

Com disciplinas que aproximam ainda mais os estudantes do mercado de trabalho, a formação foi estruturada por módulos com temas geradores. “São oito módulos, quatro desenvolvidos em conjunto com o curso de Ciências Contábeis e quatro específicos. Estes representam as áreas da Administração, mantendo as linhas de formação que são: Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing, Produção e Operações”, explica a coordenadora do curso de Administração em Ijuí, professora Stela Maris Enderli. 

O grande avanço dessa proposta, segundo a coordenadora, são os Projetos Integradores, presentes desde o primeiro módulo, e que oportunizam aos estudantes o contato com a prática a partir de desafios demandados pela comunidade. “Essa construção do novo currículo nos trouxe o desafio de aliar a experiência de um curso que está completando 50 anos com a necessidade que o mercado traz, de um profissional dinâmico e inovador”, completa a professora.

O profissional em formação no curso de Administração da Unijuí é capacitado para atuar no mercado, por meio de um olhar mais completo, crítico e analítico, transformando problemas em soluções, respeitando a ética e desenvolvendo a sustentabilidade das organizações. “Nossos estudantes têm a oportunidade de vivenciar os desafios do mercado, propor alternativas e apresentar propostas. Essa vivência é totalmente diferenciada”, acrescenta o coordenador do curso no campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger.

Saiba mais sobre o curso de Administração da Unijuí acessando o link

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo 


Empresário compartilha experiências com estudantes do curso de Administração

Aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 13 de maio, mais uma atividade de relacionamento da Unijuí com a comunidade. Organizada pelo curso de Administração, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir e de perguntar por mais de duas horas ao profissional convidado.

O participante externo, presidente da ACI, diretor da empresa Hidroenergia e graduado em Engenharia Elétrica, Marcos Kieling, dividiu a sua fala basicamente em três importantes momentos.

Inicialmente, contextualizou o atual cenário, partindo da análise global até a local. Destacou o impacto das principais potências mundiais, em especial a China e os Estados Unidos na economia, principalmente em relação à necessidade do consumo de proteínas pela população, o crescimento industrial e a necessidade do desenvolvimento econômico considerar o meio ambiente. Nesta direção, falou da saída de algumas empresas da China e que o Brasil tem potencial para se destacar no cenário mundial. Segundo Marcos, a educação é o caminho que possibilita às pessoas obterem qualificação e buscar seu espaço. Outro aspecto destacado foi em relação a algumas dificuldades da nossa região em termos de logística e infraestrutura.

O diretor, por várias vezes, se referiu aos estudantes de modo especial, destacando as oportunidades atuais existentes, podendo ocupar em breve posições e postos de destaque no mundo empresarial. Para isso, é necessário aproveitar o máximo da universidade e estudar de forma intensa. O jovem hoje tem muito acesso às informações e muita tecnologia disponível para o seu aprendizado, como exemplo a internet. O incentivo para o empreendedorismo da criação de startups foi muito comentado por Marcos, motivando os alunos para esse desafio.

No segundo momento, o destaque foi para a ACI que, em 2017, completou 100 anos. Fez referência à importância da Unijuí estar representada na associação. Ele pretende intensificar na ACI ações que possam aumentar a participação dos associados para fortalecer a entidade e que, desta forma, seja possível fomentar os negócios. Falou dos grupos de trabalho dos jovens empresários como estratégia de envolver esse segmento mais jovens no empreendedorismo e nos negócios. A necessidade da qualificação permanente dos empresários, associados por meio de cursos, eventos, são ações para fomentar os negócios.

Na última parte, Marcos falou da empresa que coordena, a Hidroenergia, que iniciou há mais de 30 anos e hoje é destaque em termos de tecnologia, sendo que o que há de mais moderno no mundo, hoje é fabricado em Ijuí. A empresa atende além de estados brasileiros, muitos países do Mercosul, Europa e Ásia. O ponto positivo do crescimento da empresa é a capacidade de adaptação às necessidades do cliente. Por exemplo, para o Japão foi adaptado segundo a realidade daquele país. O rendimento dos equipamentos e da tecnologia que a empresa utiliza proporciona um rendimento da usina fabricada a nível mundial.

A empresa produz vários produtos como geradores, automação, turbinas hidráulicas, hidromecânicos, entre outros. Os geradores Hidroenergia, por exemplo, são estudados e projetados para aliar a maior geração energética possível a custos de produção mais baixos. Nossos geradores conseguem um rendimento muito próximo a 100% da sua capacidade. São desenvolvidos com tecnologia própria e sob demanda para atender as especificidades do seu projeto por uma equipe de engenheiros muito bem capacitada e com mais de 20 anos de experiência na fabricação de equipamentos para usinas hidrelétricas.

Para os professores organizadores da atividade, Ivo Ney Kuhn e Ariosto Sparemberger, o momento foi positivo e muito qualificado. A experiência, conhecimento e vivência possibilitaram aos estudantes um espaço de muito aprendizado. Por meio do estudo é possível todo profissional ter destaque na sua atividade profissional. Ainda participou do evento o professor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.


Curso de Administração promove Evento de Articulação

A partir das 19h30 desta quinta-feira, dia 13 de maio, o curso de Administração da Unijuí promove o “Evento de articulação com o mundo empresarial”. A atividade faz parte das disciplinas de Estratégias de Finanças, do professor Ivo Ney Kuhn, e de Arquitetura Organizacional, do professor Ariosto Sparemberger.

A programação contará com dois destaques: A experiência da Hidroenergia num contexto globalizado e Os desafios de gerenciar uma entidade de classe – o caso da ACI Ijuí.

À frente da palestra estará o diretor-presidente da Hidroenergia e presidente da ACI de Ijuí, Marcos Kieling.


Unijuí recebe seu primeiro aluno com síndrome de down

O ano de 2021 será especial para o jovem de 18 anos, Lucas Forgiarini de Matos, que dará início ao curso de Educação Física na Unijuí. Ele será o primeiro aluno com síndrome de down a ingressar na Instituição.

O Lucas optou pela Educação Física por gostar muito de esportes”, comenta o pai, Agostinho Alves de Matos, que conta, com orgulho, que o filho pratica futebol, judô e ainda realiza treinos diários de musculação – em casa, especialmente agora, em razão da pandemia, ou na academia. Todas essas práticas sempre estiveram mescladas a uma rotina intensa de estudos.

O jovem concluiu o Ensino Médio no ano passado, no Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), onde estudou desde os 4 anos. Apesar da vida marcada por dificuldades, por idas e vindas de clínicas, realizando estimulações desde cedo, Lucas sempre se destacou nos estudos e nas atividades que desempenhou. Tanto que, aos seis anos, como lembra o pai, já começou a ler. “Sempre prestamos toda a estrutura e o acompanhamento necessário e hoje o Lucas é o que é: faz de tudo. Com a conclusão do Ensino Médio, decidimos continuar investindo nele, que queria realizar uma graduação. Isso ajuda até na sua autoestima”, declara Agostinho, que contou com o apoio da esposa, Lenir Forgiarini de Matos.

A psicopedagoga na EFA, Juliana Sfalcin relata que Lucas teve uma bela trajetória desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “A convivência com seus colegas, as interações com estudantes da mesma idade ou de idades diferentes, em situações diversas através de atividades individuais e coletivas, possibilitaram o respeito às diferenças e a socialização entre os alunos, contribuindo para o seu crescimento social e emocional”, explica a profissional, que relata que desempenhou um trabalho de acompanhamento com intervenções de acordo com as necessidades e potencialidades, e de orientação para os professores, para que todas as adequações curriculares fossem realizadas.

No decorrer do percurso escolar, o Lucas mostrou-se comunicativo, carismático, afetivo, dedicado aos estudos e com grande facilidade para criar vínculos, sempre interagindo com os colegas e professores. Participativo em todos os processos, teve avanços significativos e, de forma a considerar a sua capacidade cognitiva, respondeu de forma positiva às aprendizagens. Por isso acreditamos que terá sucesso também no Ensino Superior”, reforçou Juliana, lembrando que, mesmo durante a pandemia, com as aulas remotas, Lucas conseguiu acompanhar todas as mudanças e teve um desempenho excelente. “Ele participou das aulas online e realizou as atividades propostas. Por estes motivos, não estamos surpresos e acreditamos que o Lucas terá uma ótima performance na graduação. Com certeza esse é um exemplo que mostra que é possível promover a inclusão. O mais importante nos processos de ensino e aprendizagem é fazer com que o estudante se sinta capaz de superar as suas dificuldades, potencializando as suas habilidades, sempre com muito respeito, empatia e sensibilidade”, finalizou.


Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital é o novo curso da Unijuí

O curso terá duração de dois anos e meio e capacitará o estudante para atuar na gestão, análise e métricas de mídias digitais, assessoria e marketing digital, produção de conteúdo multimídia e multiplataforma, inteligência artificial aplicada à comunicação, entre outras habilidades inerentes à atuação do comunicador no ambiente digital. 

             

Este novo curso Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital está dividido em cinco módulos e possibilitará que o profissional complete sua formação em até dois anos e meio. Os conteúdos e o desenvolvimento de competências no decorrer dos módulos compreendem aspectos de comunicação e inovação, comunicação digital e suas tecnologias, produção de conteúdo e narrativas, inteligência artificial aplicada, marketing e estratégias digitais e assessoria para comunicação digital. 

A coordenadora, professora Rúbia Schwanke, pensando na nova proposta institucional que visa a aproximação e transdisciplinaridade de áreas afins a partir das competências formativas de cada curso, a Comunicação uniu-se a Ciência da Computação, Engenharia de Software, Design e Administração, áreas estratégicas para a atuação do profissional na compreensão, na inserção e na inovação da comunicação no ambiente digital. “Essa integração promove um grande diferencial do curso dentro da instituição, garantindo que o aluno troque experiências com colegas de áreas distintas, além de adquirir conhecimentos que perpassam todas essas formações”, explica. 

De acordo com ela, a principal motivação da instituição para ofertar um curso de tecnologia com essas características foi aumentar as possibilidades de atuação de  profissionais capacitados que, em um curto período de tempo, adquirem um diploma de curso superior, em uma proposta mais prática e aplicada. A novidade garante ainda, conforme explica a professora de Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, que a Comunicação Social seja entendida como uma plataforma. “Somos profissionais estratégicos para pensar o mundo contemporâneo, rodeado por tecnologias e pessoas. Nós não fazemos apenas o uso desses aparatos tecnológicos, nós somos estrategistas de uma área que domina qualquer relação humana, seja ela com outros humanos ou com máquinas”, afirma. 

Assim que finalizar o tecnólogo o estudante estará apto a atuar como estrategista e gestor de mídias digitais, assessor de comunicação digital, produtor de sites, vídeos, fotos e mídias sonoras. Para contribuir com a formação dos acadêmicos, o curso possibilita a vivência prática em seus laboratórios de áudio, vídeo, fotografia e edição digital, além de espaços de formação profissional como a Usina de Ideias e com professores experientes em aliar conhecimento teórico ao prático, ampliando as experiências formativas de seus alunos a partir de dinâmicas interativas em sala de aula e da resolução de problemas reais de comunicação.

Sobre o curso

Duração: 2,5 anos
Período: Noturno
Modalidade: Presencial
Campus: Ijuí

O curso já está disponível a partir do Vestibular de Verão 2021. Confira todos os detalhes em www.unijui.edu.br/vestibular

Cursos Presenciais

Inscrições: até 30 de novembro

Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.


Gastronomia da Unijuí: capacitação profissional para o mundo

O profissional de Gastronomia formado pela Unijuí conta com amplos e modernos laboratórios, equipados para a realização de aulas práticas, com ênfase no conhecimento gastronômico dos cinco continentes. Durante os dois anos e meio de curso, o acadêmico é preparado para atuar em restaurantes, centros gastronômicos, empresas de hospedagem, eventos, hospitais, clínicas e spas, indústrias de alimentação, parques, escolas, grandes instituições ou ainda empreender no ramo da gastronomia. 

Os três princípios básicos do curso são: alimentação adequada e saudável; comida como cultura e respeito à diversidade, sustentabilidade;  inovação e empreendedorismo. “A comunidade sai beneficiada, na medida em que recebe profissionais mais capacitados, profissionais que conseguem de fato interagir e atender as demandas do mercado de trabalho”, comenta a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Adriane Huth. 

Ao final do terceiro semestre, o estudante é certificado como auxiliar de Gastronomia e, na conclusão do curso, como tecnólogo em Gastronomia. O curso oferece quatro disciplinas presenciais e uma em modelo EaD, o que possibilita maior flexibilidade na formação do acadêmico. Sendo assim, o estudante é integrado com um currículo flexível e ainda mais completo e inovador. 

Para saber mais sobre o curso de Gastronomia, acesse o link

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí


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