Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Presencial

Projeto Integrador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tem como demandante a Unimed Noroeste/RS

A Mostra de Projetos Integradores do 4º Módulo dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí foi realizada no dia 7 de dezembro. Na ocasião, os estudantes apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, na disciplina ministrada pelas professoras Gisele Noll e Nilse Maldaner, para a demandante Unimed Noroeste/RS.

A professora Nilse explica que a proposta deste PI, que tem como tema gerador Comunicação, Assessoria e Marketing Digital”, é trabalhar com os diferentes públicos de uma empresa, desenvolvendo as competências na área da Gestão de Comunicação Organizacional. Portanto, a parceria com a Unimed Noroeste/RS foi fundamental, possibilitando aos acadêmicos o contato com uma organização que possui uma comunicação estruturada de forma estratégica. “Durante o semestre, contamos com a participação dos profissionais da Unimed, como clientes e ao mesmo tempo como mentores, o que permitiu chegarmos ao final com um bom projeto sendo apresentado pelos alunos à empresa”, destaca Nilse.

A questão norteadora determinada pela Unimed Noroeste/RS era a de identificar as principais oportunidades para a construção unificada da proposta de comunicação, com o objetivo de gerar maior nível de engajamento, comprometimento e inspiração nos diferentes públicos, internos e externos. No desenvolvimento do projeto, foram mentores dos estudantes, o assessor de Comunicação Corporativa João Bindé, o coordenador de Comunicação Interna, Anderson Zarth; o coordenador de Marketing, Geovani Gelatti; e a coordenadora de Comunicação Corporativa, Jaíse Schumann. 

“Tentamos trazer para eles aspectos do posicionamento da marca Unimed. Valores que estão presentes na marca, é uma marca que cuida, é uma marca que promove a saúde. Esses são os balizadores fundamentais que apresentamos para os projetos. Os diferentes grupos trabalharam propostas a diferentes públicos, ao cooperado, ao cliente, ao nosso beneficiário, ao nosso público interno, colaboradores, mas independente de qual desses públicos cada o grupo trabalhou, essas diretrizes da marca estão bem presentes e apontamos isso como algo fundamental a ser trabalho pelos grupos em seus diferentes projetos”, explica Bindé.

A professora Gisele evidencia que o posicionamento dos estudantes na apresentação é o resultado da evolução dos acadêmicos ao longo do semestre. “Foi muito interessante o quanto eles cresceram. Dá pra ver isso ao longo do semestre, e uma questão particular, de como eles aceitaram as críticas, de como eles deveriam fazer, do que era esperado da postura. Eles evoluíram muito nesse sentido de postura profissional e de apresentação profissional, de como eles se portam na frente do cliente, como eles falam com esse cliente, como apresentam as questões”, ressalta Gisele.

Ao integrar teoria e prática para solucionar problemas reais, o PI mobilizou os acadêmicos para aplicarem os conhecimentos do semestre. A professora Nilse enfatiza a contribuição dessa experiência para a vida acadêmica dos estudantes. ”Esse contato da Universidade com a realidade e com a comunidade regional vem se consolidando como um diferencial importante no ensino da graduação. Dessa forma, temos muito a agradecer a parceria que tivemos com área da comunicação e marketing da Unimed”, finaliza Nilse.

Por Keila Rosa, estagiária da Usina de Ideias


Projetos Integradores de Administração abordam estudos de mercado e atividades de Marketing

No dia 1º de dezembro, estudantes do quarto módulo do curso de Administração da Unijuí apresentaram seus Projetos Integradores (PIs) aos representantes das organizações que demandaram as atividades. Os PIs oportunizam a aprendizagem por meio de uma relação teórico-prática contextualizada, onde os acadêmicos buscam solucionar um problema real da sociedade, considerando o tema gerador de cada módulo e relacionando os conhecimentos, habilidades e atitudes dos diferentes componentes curriculares desenvolvidos ao longo do semestre. 

Neste semestre, o PI desenvolvido pelos estudantes de Administração foi relativo ao Módulo de Marketing e Relações com o Mercado, envolvendo as disciplinas de Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado; Vendas de Alta Performance; Marketing Digital; e Práticas em Gestão de Marketing. 

Um dos desafios foi apresentado pelo gerente de Marketing e Mercado do Grupo Fricke, Maiquel Kelm. Ele manifestou a necessidade de realização de uma análise de um segmento específico das Lojas denominado Fricke Design. O estudo levaria em conta os produtos e serviços disponibilizados no segmento, bem como a identificação da percepção dos principais públicos que se relacionam diretamente com o espaço Fricke Design. 

O segundo desafio foi apresentado pelo presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, que demandou estudos para avaliar aspectos relacionados com o atendimento aos clientes nas empresas de Ijuí, bem como as competências essenciais para o atendimento e identificação dos principais fatores que contribuem para a motivação de colaboradores das empresas de Ijuí.  

Na apresentação dos resultados dos PIs estavam presentes o sr. Maiquel Kelm e a sra. Sabrina Keutermann, gerente do espaço Fricke Design, e o sr. Rodrigo Bernardi, integrante da diretoria do Sindilojas Noroeste.

Para o desafio apresentado pelo Grupo Fricke, os estudantes Vanessa Bonfada, Paulo Gottschefski, Gabriele Nowicki e Bernardo Mensch realizaram um estudo junto aos clientes deste segmento para avaliar as variáveis que integram cada elemento do composto de marketing varejista, sendo eles: produto, preço, ponto de venda, comunicação, equipe de colaboradores e apresentação da loja. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa com os profissionais que trabalham com projetos e design de interiores e que atuam como influenciadores das escolhas dos clientes, buscando opiniões acerca dos produtos e serviços voltados ao segmento de casa e construção no município e ainda avaliar a relação destes profissionais com as empresas que os ofertam. Os resultados permitiram identificar os principais aspectos positivos e também os que necessitam de melhoria de acordo com os dois públicos pesquisados. A partir dos dados, os estudantes apresentaram algumas sugestões para qualificar as ações de Marketing do espaço Fricke Design. O trabalho contou com a mentoria da empresária Graciela dos Santos Konagevski.

Para dar conta da demanda apresentada pelo Sindilojas Noroeste, os estudantes Eduarda Dahmer e Arthur Matter realizaram duas pesquisas. A primeira envolveu a entrevista de 440 entrevistas com clientes de empresas de Ijuí e objetivou identificar a importância atribuída às principais competências que vendedores e atendentes devem ter para prestar um bom atendimento ao público. Identificou-se ainda os atributos que os clientes consideram mais importantes para escolherem uma empresa para realizarem suas compras e suas atitudes com relação às suas experiências e opiniões quando são bem ou mal atendidos em uma loja. A segunda pesquisa foi realizada com 168 vendedores e atendentes de empresas de Ijuí, identificando a opinião desses colaboradores a respeito das competências que mais os ajudam a desempenhar um bom atendimento aos clientes e ainda os fatores que mais os motivam para a realização de suas atividades em uma empresa. Tais informações permitiram identificar quais devem ser as ações prioritárias em termos de qualificação por parte do Sindilojas Noroeste. Esse desafio contou com a mentoria da empresária Lucinéia Woitchunas.

Após a apresentação dos resultados, ambos os demandantes destacaram a qualidade dos resultados dos Projetos Integradores, manifestando o empenho dos estudantes ao longo de todo o trabalho realizado. Eles ainda salientaram a importância da Unijuí ter inserido tais projetos nos cursos, pois isso permite desafiar os acadêmicos a realizarem trabalhos teórico-práticos desde o início do processo formativo, o que contribui para que estejam ainda mais preparados para atuarem profissionalmente ao se formarem.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, que esteve à frente deste PI, os trabalhos realizados evidenciaram que experiências de aprendizagem como essa, que envolvem problemas e desafios reais, permitem mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, além de reforçarem o comprometimento e o protagonismo dos estudantes durante todo o processo. “Foi uma grande alegria, enquanto professor, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do semestre e, ao mesmo tempo, perceber o entusiasmo deles à medida em que colocavam em prática o que haviam aprendido nos demais componentes curriculares do módulo”, afirmou.


Ciclo de Debates de Administração propõe conversa sobre possibilidades do metaverso dentro da área

Na última terça-feira, dia 18 de outubro, o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), em parceria com a Unijuí, promoveu o XX Cidead 2022 - Ciclo de Debates de Administração. Participaram do evento professores e estudantes dos cursos de Administração, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade, além de empreendedores e profissionais de áreas afins, interessados em aprender sobre os desafios e oportunidades do metaverso.

Ijuí é a terceira cidade a receber a edição presencial do Cidead em 2022, após dois anos sem a possibilidade de realizar o evento presencialmente devido à pandemia. “Nós ficamos curiosos com as oportunidades que temos na Administração dentro da temática do metaverso. Nesse sentido, é muito bem-vindo, por parte do CRA-RS, esse ciclo de debates, que traz um tema tão atual e pertinente”, ressaltou o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg.

Para falar sobre a temática do metaverso, a convidada foi a fundadora e CEO da Cubic Jogos Digitais, Lizi Quadros. Formada em Administração, a palestrante sempre teve o hobby de desenvolver jogos - utilizando, inclusive, planilhas do Excel. Em 2021, um professor sugeriu que ela participasse do Game Jam da Campus Party, maratona de desenvolvimento de jogos originais que ocorre em São Paulo. Lizi foi a ganhadora da competição e, com a repercussão, seu trabalho alcançou grandes empresas.

Foi então que surgiu a Cubic Jogos Digitais, em janeiro de 2022. A empresa se expandiu rapidamente e, em apenas nove meses, conquistou diversos clientes em todo o Brasil. Entre eles, a MagaluGames. “Comecei a fazer negociações e tive que usar o que aprendi na Administração”, destacou Lizi. O principal diferencial da empresa é levar a diversidade e inclusão para dentro dos games. Assim, a startup cria jogos para que as companhias debatam esses temas com seus colaboradores.

Após a palestra, foram convidados para participar do debate e também responder as dúvidas dos estudantes, a presidente do CRA-RS, Claudia Pereira; a professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Márcia Almeida; e o representante da subseção do CRA-RS Ijuí - Região Noroeste, Rogério Hansen.


Projeto Decolar é a nova parceria entre o curso de Administração e Sebrae

Com o objetivo de transformar a educação, inovando e apresentando as mais diversas alternativas para desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida, o Sebrae realizou nesta quarta-feira, 20 de julho, uma visita ao curso de Administração da Unijuí, onde foram apresentadas e discutidas alternativas de parcerias para oferta de novidades aos estudantes durante o segundo semestre letivo.

O curso estará participando do projeto Decolar, que trabalha com foco na educação empreendedora. Em agosto, os estudantes de Administração vão participar de um evento online.

Estiveram presentes na reunião a coordenadora do curso de Administração, professora Fernanda Pasqualini; o professor Luciano Zamberlan; o gestor de Educação Empreendedora, Ricardo Ninoz do Sebrae; e Dionato Oliveira, egresso do curso de tecnologia em Gestão Pública, pós-graduado em Marketing e estudante do curso de bacharelado em Administração da Unijuí, atualmente trabalhando no Sebrae como assistente de relacionamento com o cliente.


Alunos do Ceap participam de oficina sobre Empreendedorismo no Setor Farmacêutico na Unijuí

Alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) participaram nesta quinta-feira, 7 de julho, de uma oficina promovida pelo curso de Administração da Unijuí, com o tema Empreendedorismo no Setor de Cosméticos. A atividade esteve sob coordenação do professor Luciano Zamberlan e da coordenadora do curso de Administração nos campi de Ijuí, Panambi e Santa Rosa, professora Fernanda Pasqualini. 

A partir de uma parceria entre o Ceap e a Unijuí, os estudantes realizam na Universidade o Itinerário Formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que faz parte do novo Ensino Médio. Os Itinerários Formativos correspondem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações de trabalho, que buscam ampliar e aprofundar aprendizagens em uma ou mais áreas de interesse do jovem e/ou na Formação Técnica e Profissional.

Conforme explicou a professora Fernanda, durante o semestre os estudantes participaram de uma atividade junto ao curso de Farmácia, onde produziram cosméticos. E ontem foi a vez de trabalhar o empreendedorismo no setor, agora conhecido por eles. “A oficina utilizou o modelo do Canvas, que é um mapa visual, formado por nove blocos que compõem o modelo de negócio, e que tem o objetivo de desenvolver e esboçar ideias de negócios novos ou já existentes. Com o Canvas é possível planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações. Dessa forma, os estudantes desenvolveram ideias de negócios para os cosméticos que foram produzidos na oficina do curso de Farmácia”, explicou a professora. 

No mês de agosto, a mesma oficina será realizada com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da escola. 


Disciplina desenvolve materiais audiovisuais promovendo a Usina de Ideias e os cursos de Comunicação

Durante a disciplina de Produção Audiovisual em Publicidade e Propaganda, vinculada ao primeiro semestre de 2022, estudantes produziram dois materiais: um vídeo divulgando os serviços da agência experimental, a Usina de Ideias, e outro divulgando os cursos de Comunicação da Unijuí. Os materiais foram apresentados à coordenação do curso e à Usina de Ideias na noite da última segunda-feira, dia 27 de junho.

Os vídeos foram produzidos na disciplina ministrada pela professora Márcia Almeida, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre a prática audiovisual publicitária, além do desenvolvimento da capacidade de elaborar e argumentar as peças publicitárias, melhorar as habilidades de atuação em equipe e as diferentes funções na atuação profissional.

A escolha dos temas para a elaboração do trabalho teve o intuito de aproximar os alunos, visto que a pandemia trouxe maior distanciamento e impossibilitou a circulação dos estudantes pelo prédio da Comunicação, então, a ideia foi gerar mais conhecimento sobre os serviços realizados pela Usina de Ideias. Além disso, não há ninguém melhor para falar de comunicação que os próprios estudantes da área. 

Segundo a professora Márcia, um dos objetivos da realização desses materiais foi trazer mais informações para a comunidade sobre o que acontece dentro da Usina de Ideias e dos cursos de Comunicação.  Além disso, tem como objetivo criar um processo de trabalho, pois é perceptível quando ele funciona, sendo o resultado um material com uma qualidade bem superior. “Sempre é o objetivo criar esse processo de trabalho, porque quando a gente fala de vídeo, existe uma série de etapas que precisam ser cumpridas. Por exemplo, quando a gente tem a ideia e reúne as informações para criação do roteiro, se a gente não faz uma pré-produção bem feita, muitas vezes, na hora de gravar, falta alguma coisa”, complementa.

De acordo com Mozara Sandri, estudante do 5º semestre de Publicidade e Propaganda, a construção das ideias para o vídeo de divulgação dos cursos fez-se a partir de brainstormings, realizados durante as aulas. Cada semana era uma ideia diferente até chegar em um consenso. “Tivemos até participação dos alunos de Comunicação em um dinâmica no quadro negro, onde cada um deveria escrever uma palavra sobre Jornalismo e Publicidade”, completa.

Já a ideia de divulgação da agência experimental Usina de Ideias, começou com um briefing com a analista de Comunicação, a técnica Andriele Müller, para entender as necessidades e alavancar a comunicação. Depois disso, ocorreram reuniões de brainstorming onde várias ideias surgiram. Acrescenta Brenda Berwanger, estudante do 5º semestre de Publicidade e Propaganda: “em seguida, convidamos várias pessoas que fizeram parte da Usina para participarem e demos início à produção dos vídeos.” 

Sobre a maior dificuldade encontrada durante a elaboração dos vídeos, Brenda afirma que foi principalmente resumir em poucas palavras “comunicação” para o material de divulgação dos cursos. Já com relação ao vídeo divulgando a Usina de Ideias, ela conta que passaram por algumas dificuldades como arquivos corrompidos. “Mas nada que nos impediu de gravar novamente para que conseguíssemos cumprir com nosso objetivo”, afirma. Mozara acrescenta que as maiores dificuldades foram gravar e editar os vídeos, já que foi a primeira matéria presencial realizada com produção audiovisual.

Os aprendizados dos materiais produzidos não serviram apenas de uma nota para a disciplina, mas incluíram a estruturação de um roteiro, utilização dos equipamentos de gravação e iluminação, a edição e também a conversa com o cliente. “As nossas dificuldades nos ajudaram a estarmos mais atentos aos nossos erros e tentar fazer melhor no nosso próximo passo”, destacou Mozara. Brenda completou que, “além do manuseio dos equipamentos e edição, neste trabalho aprendemos a nos colocar no lugar do cliente”.

Os materiais produzidos serão divulgados nas redes sociais da Usina de Ideias e canais institucionais, além das redes sociais dos cursos, porém, a ideia é que o material seja compartilhado também em outros locais.

Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias


Sub-categorias