COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Gastronomia (Tecnologia)

Gastronomia oportuniza inserção no mercado de trabalho

Em menos de um ano no curso, a jovem Greice Kelly já conquistou sua primeira experiência

Greice Kelly Menegassi, de 19 anos, não imaginava que sua vida mudaria tanto em tão pouco tempo. Natural de Ibarama, no Centro do Estado, a jovem integra a primeira turma do curso de Gastronomia da Unijuí, cujas aulas tiveram início no primeiro semestre deste ano. Bolsista integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ela já conquistou sua primeira experiência no mercado de trabalho, como estagiária no Open Gastro Pub, com sede em Ijuí.

“Desde pequena, sempre gostei de cozinhar, de aprender coisas novas, e sempre me imaginei fazendo o que faço hoje”, conta, lembrando que a bolsa de estudos a motivou a correr atrás do seu sonho. “Eu jamais imaginava, no entanto, que estaria, de fato, trabalhando na área”, reforçou a jovem.

Após a formatura, Greice quer continuar adquirindo experiência e buscando novidades – especialmente para a região, onde o ramo da Gastronomia ainda é pouco explorado. “Estamos chegando ao fim do segundo semestre e é uma satisfação olhar as recordações do início do curso e perceber o quanto já evoluímos”, comenta a estudante.

Com duração de dois anos e meio, o curso de Gastronomia da Unijuí possui alguns diferenciais: valoriza a diversidade étnica, cultural e gastronômica que caracteriza a região Noroeste do Estado. Por meio de suas disciplinas, é estudada a gastronomia de cinco continentes. Outro diferencial é que o estudante, ao final do 3º semestre, já recebe o título de auxiliar em gastronomia. Já na conclusão do curso, o diploma de tecnólogo em Gastronomia.

Conheça mais sobre o curso clicando aqui.


Curso de Gastronomia da Unijuí participa do Garibaldi Gastrô

             

Na última sexta-feira, 23/10, o Curso de Gastronomia da Unijuí esteve presente no evento Garibaldi Gastrô, que ocorre anualmente em Garibaldi, na serra gaúcha. O aluno do curso Cléber Sperotto, e a chef contratada pelo curso Tiana Hintz participaram do evento que esse ano completou a quarta edição. Foi um encontro de saberes e sabores que durou quatro dias e mesclou programação online e presencial, em conformidade com o protocolo estadual para realização de eventos. Foi de 20 a 23 de outubro com bate-papos, oficinas, almoço solidário e jantar autoral e harmonizado com vinhos da região a bordo da Maria Fumaça, finalizando com um passeio noturno entre Garibaldi e Carlos Barbosa.

"Origens" foi o tema e promoveu uma troca de experiências e conhecimento entre a cadeia gastronômica: agricultores, empresários e gestores, chefs, cozinheiros, estudantes e professores. Estiveram envolvidos no evento os seguintes Chefs: Altemir Pessali, Catherine Tedesco, Fábio Gioavanaz Variani, Gerson Bem, Giordano Tarso, Odete Bettú Lazzari, Roberto Zucolotto e Rodrigo Bellora, com o apoio operacional da Associação Garibaldi Gastrô.

Menu servido:
Antepastos - pães de fermentação natural, frios e queijos da Santa Clara.
Canapés - torta de cenoura com milho e patê de fígado. - Bombom caprese (tomates assados, creme de mozarela de búfala e manjericão).
Entrada fria - carpaccio de tatu defumado e beterraba com folhas amargas, redução de balsâmico e lascas de quijo Vaccino Romano. Harmonização: Rosé Franc Dal Pizzol.
Entrada quente - codeguim, chucrute, focaccia artesanal e mostardas. Harmonização: Cave Amadeu Rosé Brut.
Principal - Ossobuco, gremollata, polenta de milho crioulo e queijo colonial. Harmonização: Reserva Tempranillo da Miolo.
Sobremesa - panacotta de grappa e calda de frutas vermelhas. Harmonização: Moscatel Branco Garibaldi.
Café 3 Corações acompanhado de mini grostoli e farfale.

Segundo a chef contratada do curso de Gastronomia da Unijuí, Tiana Hintz, foi uma experiência prática e única no setor de eventos, em que todos os alunos do Curso foram convidados pelo chef e professor Israel Bertamoni na aula diferenciada sobre apresentação visual dos pratos e criatividade que ele ministrou para a turma em setembro. "Os alunos, aos lados dos chefs de cozinha, montaram os pratos e todos fizeram o serviço levando a sequência dentro dos vagões diretamente aos clientes. O serviço de bebidas foi feito a parte pela equipe de bebidas", relata.