Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina (Bacharelado)

Unijuí entrega equipamentos e apresenta balanço das contrapartidas repassadas ao município de Ijuí pela criação do curso de Medicina

A Unijuí promoveu, nesta segunda-feira, 25 de março, o ato de entrega de equipamentos referente à destinação de contrapartidas da Universidade ao município de Ijuí em razão da implantação do curso de Medicina. O ato foi realizado no Complexo das Ciências da Saúde e buscou, também, apresentar um balanço de todas as contrapartidas entregues pela Unijuí ao Município desde a criação do curso. 

No evento, chamado de  “Unijuí e Curso de Medicina: Fortalecendo a Saúde da Comunidade”, foi oficializada a entrega de 17 armários de vestiário, além de uma cama hospitalar infantil, que foram destinados para a rede municipal de saúde, em uma contrapartida equivalente a R$ 24,2 mil em investimentos. A entrega dos itens faz parte das contrapartidas referentes ao ano de 2023, quinto ano da criação do curso pela Universidade. 

O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, destaca que a ideia do evento, mais do que fortalecer a rede de saúde municipal com mais equipamentos, foi de fazer uma espécie de prestação de contas à comunidade do impacto da implantação do curso de Medicina em Ijuí. “Às vezes não temos a dimensão do que significa tudo isso, por essa razão precisamos mostrar à comunidade o que representa o curso, não somente para Ijuí, mas para toda a nossa região”, ressalta. 

Durante a apresentação, o professor evidenciou todos os investimentos feitos até agora, que inclui a oferta de bolsas de estudos para pós-graduação lato e stricto sensu, além de bolsas em residência médica, e aquisição de uma grande quantidade de equipamentos para qualificar o atendimento prestado pelas unidades de saúde do município. Segundo o reitor, mais de R$ 3,6 milhões já foram repassados. “Ijuí e região ganharam com a implantação do curso. São investimentos que serão e estão sendo revertidos na melhora para a saúde de toda a comunidade”, comenta.

A coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Unijuí, professora Heloísa Meincke Eickhoff, fez uma apresentação sobre como está o curso atualmente. Conforme explica, hoje a formação conta com 351 estudantes, dos quais 104 estão no internato. “Nossos estudantes já estão atuando nos serviços e auxiliando a população. Estamos com um corpo docente significativo. São cerca de 100 médicos que contribuem com a formação desses futuros profissionais.”

Além do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, e da coordenadora pedagógica do curso de Medicina, a professora  Heloísa Meincke Eickhoff, também estiveram presentes no evento o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger; o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Adamy, além de representantes dos hospitais do município, entidades comunitárias e comunidade em geral. 

Ao final do evento, autoridades puderam conhecer os laboratórios de simulação realística, localizados no Complexo das Ciências da Saúde.


Curso de Medicina da Unijuí volta às aulas com recepção aos calouros

O primeiro semestre letivo de 2024 da Unijuí começou na manhã desta quarta-feira, 14 de fevereiro, com o início das aulas do curso de Medicina. Neste primeiro dia, ocorreu a recepção dos acadêmicos veteranos e acolhimento aos novos estudantes aprovados no Vestibular Medicina 2024/01. Na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, será a vez dos acadêmicos dos demais cursos retornarem às atividades presenciais nos campi de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa. No dia 20 de fevereiro, as aulas retornarão no campus de Panambi. 

Os novos estudantes do curso de Medicina foram recebidos pelo coordenador, professor Jorge Brust, a coordenadora pedagógica, Heloísa Eickhoff, docentes do curso e pela vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi. Na atividade foi feita a recepção de boas-vindas, foram repassadas informações referentes ao curso, à Universidade e as inúmeras possibilidades disponíveis na Unijuí para a formação dos acadêmicos. 

“Bem-vindos à Unijuí. É uma alegria iniciarmos mais uma turma do curso de Medicina. Para nós é um momento especial, onde podemos nos apresentar e mostrar como todos os nossos estudantes são esperados. Todos vão começar a conhecer um universo, que é a universidade, um universo de possibilidades, onde terão aulas com um corpo docente  qualificado, de excelência, e aprenderão muitas coisas”, destaca a professora Bruna Comparsi. 

O coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, também estendeu as boas-vindas aos novos estudantes. “Todos vocês começam hoje um novo curso. Iniciam desde as bases do corpo humano, onde aprendem sobre moléculas e células, e vão continuar até chegar aos estágios. Precisamos que todos se concentrem e foquem bastante nos estudos, pois nosso intuito é formar e qualificar profissionais para que sejam médicos de excelência e com muita técnica, pois serão cobrados por essa qualidade. Então usem o tempo do curso para aprender e estudar muito. Sejam muito bem-vindos e no que precisarem estaremos à disposição.”

Natural de Cruz Alta, a estudante Ana Júlia Prevedello, está com grandes expectativas para iniciar o curso de Medicina na Unijuí. “Sempre foi um sonho fazer Medicina. Estudei por dois anos para conquistar a vaga, então estou muito feliz e de coração aberto para todas as experiências. Espero aprender muito, aproveitar cada momento e ser muito realizada aqui”, relata. 

Já o acadêmico Jonatas Zeni Klafke, que é formado em Biomedicina e era docente do curso de Medicina, ingressou na formação agora como estudante. Segundo ele, é uma realização pessoal. “É uma oportunidade para todas as pessoas que gostam da área da Saúde e projetam coisas novas para suas carreiras, especialmente pela Unijuí ter uma tradição muito forte na Medicina e nos demais cursos da área. Fazer parte do time, até então, fez com que eu conhecesse mais a proposta e buscasse por essa formação. É um sonho bastante trabalhado e de muito esforço, pois conquistar uma vaga como essa não é fácil. É um momento muito feliz e especial que encaro com grandes expectativas e motivação”, completa.  


Estudantes do curso de Medicina da Unijuí iniciam etapa de internato

Acadêmicos da terceira turma de Medicina da Unijuí ingressaram, nesta semana, nos Estágios de Formação em Serviço. O internato, como é chamado, ocorre no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ijuí. O período do internato, que é de dois anos, corresponde à última etapa do curso de Medicina, no qual os estudantes passam a atuar diretamente com o atendimento à população. 

O internato é organizado em 10 Unidades de Ensino Aprendizagem, totalizando 3.240 horas e é realizado, respectivamente, no quinto e sexto anos de formação. No período, os estudantes atuam em diferentes áreas, como Clínica Médica e Medicina Intensiva, Clínica Cirúrgica I e II, Medicina da Família e Comunidade I e II, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental, e Urgência e Emergência. Há, ainda, o Estágio Eletivo, no qual o estudante poderá optar pela especificidade médica que deseja atuar futuramente. 

“Esta é uma importante etapa, no qual os alunos deixam a fase da teoria e partem para a prática em serviços. O internato é o momento em que nossos alunos vão ser desafiados a atenderem a comunidade, fazerem e estabelecerem avaliações e tratamentos adequados para os pacientes, tudo assistido pelos professores. É uma importante vivência para que eles possam começar a tomar atitudes e vivenciar o ser médico, o que é muito importante neste momento”, destaca o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust. 

Na última segunda-feira, 15 de janeiro, foi promovida a ambientação do Internato, no auditório do HCI, que serviu para receber e inserir os estudantes nos campos de estágio. Eles receberam instruções e informações sobre diversas questões, como o regimento do Internato, controle de infecção, segurança do paciente, manuseio de resíduos, segurança e medicina do trabalho, além de normas e rotinas dos campos de estágio. 

Atualmente, o internato possui aproximadamente 100 estudantes realizando estágio de formação em serviço no HCI e nas UBSs de Ijuí, e em breve também atuarão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps). 


Primeira seleção de médicos preceptores para o curso de Medicina será realizada neste mês de dezembro

Acontecerá neste mês de dezembro a primeira seleção de médicos preceptores que atuarão nas atividades práticas, de estágio curricular e internato do curso de Medicina da Unijuí, a partir do mês de janeiro. O processo seletivo é realizado pela Unijuí em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a partir do Termo de Cooperação Científica firmado entre as partes, bem como o disposto na Lei Municipal nº. 7.430/2023.

Para participar do processo seletivo é necessário integrar o quadro de servidores públicos médicos ativos da Prefeitura Municipal e estar em pleno exercício das atividades médicas junto às Unidades Básicas de Saúde do Município. Interessados deverão realizar sua inscrição via manifestação/inscrição em formulário, que pode ser acessado neste link

Entre as atividades do preceptor estão orientar e acompanhar as atividades práticas e/ou de internato a serem realizadas pelos estudantes/internos, conforme o Projeto Pedagógico do curso e regulamentos específicos, principalmente o Plano de Ensino de cada Unidade de Ensino e Aprendizagem; prestar serviço na preceptoria em Medicina quando for necessário o conhecimento médico especializado; atuar na condição de preceptor das práticas médicas do curso de graduação; apresentar a unidade concedente ao estudante/estagiário, facilitando-lhe o acesso às informações necessárias; orientar e acompanhar a execução das atividades previstas aos estudantes; e avaliá-los.

O processo seletivo compreende a análise das informações do formulário eletrônico preenchido pelo candidato, indicando a habilitação e classificação ou não do servidor médico. Aqui, serão observados os seguintes critérios de seleção: residência/especialização médica; titulação acadêmica; experiência de ensino em medicina; e experiência em preceptoria médica. 

A Secretaria Municipal de Saúde divulgará o resultado após a homologação dos classificados. Ao profissional que atuar como preceptor será pago o valor de R$ 44,00 por hora de preceptoria, mediante prévio repasse da Universidade. Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível neste link




Estudantes de Medicina da Unijuí visitaram Instituições de saúde em Santa Rosa

Na última semana, os estudantes do 3º semestre do curso de Medicina da Unijuí realizaram visitas técnicas ao Hospital Vida e Saúde e à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa. A atividade foi acompanhada pelas professoras Adriane Kolankiewski e Maristela B. Busnello, com propósito de conhecer a realidade de trabalho das instituições e seu planejamento estratégico. 

Segundo a professora Maristela B. Busnello, os acadêmicos puderam saber mais da história da casa hospitalar e trocar experiências sobre organização e gestão dos serviços, com a diretora do Hospital Vida e Saúde, Vanderli de Barros, e equipe. “Os estudantes também conheceram as estruturas do Hospital para compreender a inserção dos futuros médicos no contexto assistencial e relacionar os estudos do semestre com a vivência prática”, explicou. 

A segunda visita foi realizada à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, na qual foram recepcionados pelo presidente da Fundação, Delcio Stefan. A diretora de Gestão da Atenção Primária à Saúde, a médica Fabiana Breitenbach, apresentou os processos de planejamento e organização da atenção primária em saúde no município. Para que a conversa fosse compreendida  na prática, os futuros médicos puderam visitar a Unidade de Saúde do Bairro Cruzeiro. 


Irmãos compartilham o sonho profissional com curso de Medicina da Unijuí

Os irmãos Isadora e Marcelo Weide Daniel, de 21 e 22 anos, respectivamente, compartilham o sonho de se tornarem médicos. Naturais de Sobradinho/RS, eles encontraram na Unijuí a oportunidade de cursar Medicina.

Acadêmica do 5º semestre do curso, Isadora conta que a escolha pelo curso ocorreu durante o Ensino Médio. “Sempre tive afinidade com a área das ciências biológicas, era curiosa e empolgada acerca do funcionamento do corpo humano e dos detalhes que o compunham. A partir disso, e de diversos outros fatores, cheguei à conclusão de que Medicina era o curso que mais se encaixava comigo”, conta. 

Já para Marcelo, que está no 3º semestre do curso na Unijuí, a opção o acompanha desde cedo. “A decisão veio a partir de um sonho de infância, que ao longo da adolescência foi se tornando mais evidente, até se consolidar na escolha do curso”, diz. 

Para eles, dividir a vida acadêmica torna a jornada mais leve e prazerosa. Os irmãos aproveitam os momentos em casa para trocar experiências. “Ter um irmão como colega de curso é maravilhoso, pois podemos discutir e mostrar nossa visão individual acerca dos conteúdos”, explica Isadora. 

Para Marcelo, ter alguém da família ao seu lado e que entende “na pele” a rotina e como é ser estudante de Medicina, está sendo uma experiência única. “Minha irmã está há dois semestres à frente, então, muitas das suas vivências e conquistas me inspiram a continuar dando meu melhor. A nossa troca de ideias ocorre a todo momento, desde hipóteses diagnósticas na hora do almoço, até planejamentos de carreira, como a abertura de uma clínica em conjunto no futuro. Também são proveitosas as dicas que a Isadora me passa do que priorizar mais nos conteúdos que ela já vivenciou”.

Além disso, a opção pela Unijuí não foi por acaso. Os irmãos escolheram a Universidade pela qualidade do ensino e estrutura altamente qualificada. “Optamos pela Unijuí porque é uma Instituição de ponta na região. O que mais impressionou foi a infraestrutura dos laboratórios e do Complexo de Saúde 2, que conta com tecnologias de padrão europeu”, explicou Isadora.

Inscrições abertas

Se você deseja também trilhar esse caminho e viver experiências transformadoras durante a graduação, saiba que ainda dá tempo de se inscrever para o Vestibular de Medicina da Unijuí. As inscrições encerram-se neste domingo, dia 18 de junho, no site unijui.edu.br/estude/graduacao/como-ingressar/vestibular-medicina

Nesta edição, são ofertadas 30 vagas para quem optar pela realização da prova presencial, no dia 25 de junho, e 10 vagas para quem desejar fazer o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O candidato que realizar a inscrição para o processo seletivo deve efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 200, até o dia 21 de junho, na rede bancária, agências lotéricas, nos caixas da Unijuí nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, ou ainda via cartão de crédito ou PIX.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.