Metodologias ativas são debatidas em webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Metodologias ativas são debatidas em webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes”

O webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” teve, nesta semana, seu quarto encontro. A convidada da atividade foi a professora doutora Fernanda Moreto Impolcetto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que discorreu sobre o tema “Metodologias ativas na Educação Física Escolar”. A temática foi debatida de forma online, com transmissão no canal da Unijuí, no YouTube.

Segundo a professora doutora Maria Simone Vione Schwengber, mediadora do debate, a temática é central no desenvolvimento de aulas práticas e teóricas da Educação Física. “As metodologias ativas vêm sendo tratadas como a alma de um planejamento, porque nos ajuda a estruturar toda a organização de ensino”, destaca a docente.

Durante o encontro, a palestrante questionou os participantes sobre o quão atualizadas estão as metodologias ativas na educação em âmbito geral e especialmente na educação física. “Por que existe um apelo dos pesquisadores para que os professores inovem na educação? Podemos observar que de modo geral existem muitas críticas ao modelo de ensino, que é essencialmente transmissivo, centrado no conhecimento do professor”, explica Fernanda.

Além disso, Fernanda comenta que nesse formato metodológico a Educação Física está atrasada em comparação a outros ramos do conhecimento. “A gente encontra muito conteúdo sobre metodologias ativas em diversas áreas do conhecimento, mas pouco na Educação Física”, afirma e ainda complementa que “a Educação Física é uma disciplina com enorme potencial para o desenvolvimento de metodologias ativas, além de ser necessário se adaptar aos perfis das novas gerações e investir na formação dos professores”..

O próximo webinar ocorre dia 22 de novembro, às 19h15, com transmissão do canal da Unijuí no YouTube. O convidado da quinta reunião do webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” é o professor doutor Osmar Moreira de Souza Junior, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O tema do encontro é “O ensino do esporte na Educação Física escolar”.

É possível acompanhar a palestra da professora Fernanda Moreto Impolcetto na íntegra pelo link youtube.com/watch?v=oa-hHFiiDfM

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.