Biblioteca Universitária diversifica seus serviços para adaptação aos tempos de pandemia - Unijuí

Neste momento de pandemia e com a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom) fechada à circulação de pessoas, os estudantes e professores podem acessar qualquer serviço pela Biblioteca Digital. Confira alguns deles:

Renovações e reservas de materiais para retirada

A renovação pode ser feita via online e a devolução pode ser realizada junto à Central de Atendimento ao Aluno. Se o usuário possuir multa por atraso, o mesmo deve enviar um e-mail para biblio@unijui.edu.br.  Serão dadas orientações de como proceder para que não haja o deslocamento desnecessário a um dos campi. A reserva também pode ser feita, porém está condicionada à disponibilidade do material. A retirada da reserva pode ser feita mediante agendamento via e-mail da Biblioteca com horário marcado visando o controle e os cuidados necessários para o atual momento. Lembrando que o usuário não tem acesso ao acervo de livros, sendo atendimento somente na portaria da Biblioteca, a uma distância segura atendente e usuário do serviço, lembrando que todos devem usar suas máscaras de proteção.

Acesso à comunidade externa e Repositório Institucional atualizado

A Biblioteca é comunitária, assim como a Universidade. Neste sentido, os usuários externos podem ter acesso ao acervo in loco para pesquisa. Como  a Biblioteca está fechada, o acesso presencial não é possível, porém o site da Biblioteca tem alcance universal e gratuito. Nele, os usuários podem conhecer a vasta produção acadêmica da Universidade desde o ano de 2011, quando o Repositório foi agregado ao site da Biblioteca. No Repositório, é possível acessar artigos, TCCs, relatórios, dissertações e teses produzidos no âmbito dos programas de graduação e de pós-graduação da Unijuí, além de obras online gratuitas e/ou autorizadas a compor este acervo.

Entre as últimas inserções no Repositório, está a tese do Prof. Dr. Adelar Francisco Baggio, que efetuou uma entrega simbólica do seu documento no dia 16 de abril, devidamente equipado com máscara de proteção para os cuidados que o momento de pandemia requer. A Tese física passou pela quarentena de cinco dias e agora está junto ao acervo de livros da Bumom, que possui mais de 230.000 exemplares de obras em todos os campi e áreas do conhecimento. O documento online está disponível no repositório e pode ser acessado na íntegra de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Confira a tese de doutorado do Prof. Baggio, que foi o primeiro Reitor da Unijuí e o doutorando mais idoso a concluir seu doutoramento (Doutor em Desenvolvimento Regional), após os 70 anos, demonstrando que a construção do conhecimento independe de idade e é necessária pela vida toda. Conheça também as muitas outras produções acadêmicas da Universidade, no site da Biblioteca, no Repositório Institucional. O mesmo foi atualizado recentemente e a pesquisa de títulos e autores está bem mais amigável e completa. Atualmente, são mais de 6.200 produções acadêmicas disponíveis para consulta online.

Capacitações online feitas pela Bibliotecárias

A Biblioteca Universitária também está efetuando suas tradicionais capacitações pelo aplicativo Meet, a partir de agendamento dos professores com uma das bibliotecárias responsáveis. As capacitações disponíveis via Meet são a de normatização de trabalhos acadêmicos (já atualizada com o novo Guia Unijuí de formatação de trabalhos Científicos); acesso e cadastro ao Portal de Periódicos da Capes; e sobre o próprio uso da Biblioteca Digital da Unijuí, que possui acesso a várias bases de acesso gratuito em todas as áreas do conhecimento.

O e-mail para contato com a Biblioteca, nos três turnos do dia, de segunda à sexta-feira (exceto feriados) é:  biblio@unijui.edu.br

Assim, a Biblioteca Universitária está atuando contra a COVID 19 e a favor da continuidade da disseminação do conhecimento científico, fundamental para buscar meios de vencer esta "luta desigual" contra a humanidade.