Projeto de Atividades Aquáticas está chegando ao fim - Unijuí

Projeto de Atividades Aquáticas está chegando ao fim

Projeto beneficiou cerca de 200 pessoas da comunidade de Santa Rosa, com aulas de natação e hidroginástica

Após quatro meses de aulas de hidroginástica e natação e muitas atividades de entretenimento chega ao fim, nesta última semana de março, a primeira etapa do projeto de atividades aquáticas realizado em parceria pela Vigor Promoções e Eventos (Cartório Haigert) e o Curso de Educação Física da UNIJUÍ – Campus Santa Rosa. As aulas aconteceram nas piscinas da sede social da Vigor. O projeto beneficiou cerca de 200 crianças, jovens, adultos e integrantes da terceira idade de diferentes setores da sociedade, além dos colaboradores da UNIJUÍ e do Cartório Haigert, com aulas gratuitas de natação e hidroginástica. As aulas foram ministradas pelos acadêmicos do curso de Educação Física e integrantes do Núcleo de Eventos da UNIJUÍ, Luis Fernando Klockner e Diane Cristina Fröhlich. O encerramento do projeto será com uma gincana recreativa nesta sexta-feira, dia 28 de março.

As crianças participantes do projeto são alunos do Centro de Assistência Social (CAS), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita, da Escola Estadual Visconde de Cairú e de outras escolas do município. Para muitos, a oportunidade foi única. “Foi bem legal, aprendemos a nadar corretamente, nas diversas modalidades: crawl, costa, peito”, conta Djulia Carine Leschner, 11 anos, “Também aprendemos a respirar corretamente, melhorando nossa forma de nadar, além de fazermos muitos amigos”, completou Pedro Henrique Steffen Neis, 11 anos.

Clóvis Soares, 82 anos, fez aulas de hidroginástica duas vezes por semana. “Na nossa idade, estas aulas são muito importantes. Quando a gente sai da piscina está revigorado, sente-se melhor, com mais disposição. Parece que todos os problemas ficam dentro da água”, destacou Soares. Para Palmira Bernardi, 73 anos, as aulas de hidroginástica aconteceram por recomendação médica. “Foi maravilhoso. A musculatura melhora e já estou bem mais aliviada das dores nas costas” contou Palmira Bernardi.

Na avaliação do professor e coordenador Júlio Andreazza, o projeto, além de beneficiar a comunidade com a oportunidade de realizar atividades físicas gratuitamente, melhorando sua qualidade de vida, constitui-se como um espaço de desenvolvimento de atividades de ensino do curso de Educação Física da UNIJUÍ. As atividades integraram o componente curricular de Atividades Aquáticas I e II, oportunizando, aos acadêmicos, vivências didático/pedagógicas e de interação social. “O projeto constituiu-se como um espaço de aprendizagem e vivência prática, importante na formação do futuro profissional de Educação Física”.

Para os acadêmicos que deram aulas no projeto, Luis Fernando Klockner e Diane Fröhlich, o trabalho foi um laboratório de experiências. “No início foi um grande desafio, que se tornou importante e nos permitiu executar, na prática, o que aprendemos na faculdade”, disse Fernando. Para ele, as aulas também foram base para um trabalho científico que estuda o meio líquido como agente facilitador do movimento na terceira idade.

As aulas do projeto Atividades Aquáticas UNIJUÍ/Vigor estão suspensas a partir deste mês de março devido à chegada do inverno, pois a piscina não tem cobertura e nem sistema de aquecimento de água. Já existem, porém, negociações para que o projeto tenha continuidade no próximo verão.