“Haiti – A Missão de Nossas Vidas” é premiado no 18º Gramado Cine Vídeo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Haiti – A Missão de Nossas Vidas” é premiado no 18º Gramado Cine Vídeo

Documentário produzido no curso de Comunicação Social venceu em duas categorias
Aconteceu no último sábado, dia 13, a premiação do 18º Gramado Cine Vídeo. O maior evento do cinema universitário brasileiro premiou neste ano, o vídeo produzido pelos alunos do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, “Haiti – A Missão de Nossas Vidas”.

O documentário que teve a direção de Alex Pires Duarte e produção de Monique Antes foi premiado na categoria Vídeo Universitário Brasileiro como Documentário e na categoria Melhor de todos.

O vídeo foi produzido pelos acadêmicos como projeto experimental do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, sob a orientação do coordenador do curso de Artes Visuais, professor Paulo Ernesto Scortegagna, e retratou a missão do exército brasileiro no Haiti.

Alex destacou que neste ano a emoção foi em dose dupla. “Além de recebermos o Prêmio de Melhor Vídeo Documentário Brasileiro, conseguimos a inédita premiação de melhor vídeo Universitário Brasileiro de todas as Categorias, fato inédito não apenas para o Curso de Comunicação Social da Unijuí, mas para todas as Universidades Gauchas”. Já para Monique, está é a concretização de um sonho. “Conquistar este prêmio é saber que qualquer sonho é possível sim, só basta ter coragem e ir à luta. Acho que até imaginávamos receber este prêmio, afinal o documentário ficou muito bom e a toda esta repercussão, são os frutos.”

Nesta edição do Gramado Cine Vídeo, concorreram mais de 1,1 mil produções de todo o país. Para o Festival foram selecionados 59 vídeos que foram exibidos durante o evento e avaliados por um corpo de jurados composto por diretores, atores, cineastas, críticos e produtores culturais, que elegeram os melhores trabalhos em quatro categorias.

Alex destacou ainda que “o mais importante é o trabalho social que cerca este projeto. O audiovisual tem este poder de transformação social. Esta transformação que de alguma maneira, acaba provocando e despertando a reflexão nas pessoas. É por isso, que não queremos parar por aqui. Já estamos planejando a volta ao Haiti. Desta vez, o foco será a reconstrução do país após o terremoto”.

Alex Duarte atualmente trabalha em uma nova produção, o filme “Cromossomo 21”, que tem no elenco a atriz Marisol Ribeiro, da TV Globo. Para saber mais sobre este trabalho acesse www.cromossomo21.com.br.


Vencedores do Festival do Vídeo Brasileiro

Vídeo Universitário Gaúcho

Documentário

Mães Especiais (IPA), de Vanessa Gonçalves

Ficção

Primeiro Beijo (UFRGS), de Leonardo Ferreira e e Nathalia dos Santos Silva

Vídeo Clipe

Caos (UNISC), de Pablo Melo

Melhor de Todos

Mães Especiais (IPA), de Vanessa Gonçalves

Vídeo Universitário Brasileiro

Documentário

Haiti – A Missão de Nossas Vidas (FIDENE UNIJUI), de Alex Pire Duarte

Ficção

Na Casa ao Lado (UNB)

Vídeo Clipe

Bacubahia (Universidade Federal da Bahia)

Melhor de Todos

Haiti – A Missão de Nossas Vidas (FIDENE UNIJUI), de Alex Pire Duarte

Vídeo Independente Brasileiro

Documentário

Jardineiro e o Pirata (Florianópolis SC), de Patrícia Monegatto e Stella Boss

Ficção

1:21 (Recife PE), de Adriana Camana

Melhor de Todos

Jardineiro e o Pirata, (Florianópolis SC), de Patrícia Monegatto e Stella Boss

Televisão Universitária Brasileiras

Programa de TV

Espaço Unisanta (Santa Cecília TV – TV Educativa/Santos SP), de Alessandra Pereira

Reportagem

Paternidade ausente, histórias incompletas (PUC/RJ)

Documentário

Nossa Família (TV UVA/RJ), de Mônica Miranda

Melhor de Todos

Paternidade ausente, histórias incompletas (PUC/RJ)




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.