Conselho da Editora: experiência acadêmica a serviço do conhecimento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conselho da Editora: experiência acadêmica a serviço do conhecimento

                 

A Editora Unijuí tem por objetivo principal incentivar e estimular a produção intelectual dos professores da Unijuí e de outras Instituições de Ensino Superior por meio da publicação de livros e revistas em variadas áreas. Conta com um acervo editorial de mais de 600 títulos publicados em coleções, revistas especializadas e cadernos didáticos. Todas as obras editadas, publicadas e disponibilizadas no catálogo passam pela aprovação de um Conselho da Editora. 

Criado pelo professor Mario Osorio Marques, o Conselho tem como missão analisar originais, discutir os pareceres frente ao aceite ou não das obras a partir de vários critérios. Todo o avanço de desenvolvimento de novas coleções, é analisado e discutido pelo Conselho a necessidade de encerramento de publicação das obras. O Conselho também é quem define as diretrizes orçamentárias frente aos resultados econômicos e as novas perspectivas, buscando a qualificação do processo de publicação. Pronuncia-se, também, sobre a realização de convênios com outras Editoras. 

Por isso, conta com o trabalho de professores de diferentes áreas e Departamentos da Universidade, sendo eles atualmente: Arnildo Rockembach (DHE/Santa Rosa), Otávio Maldaner (DcVida), José Antonio Gonzalez da Silva (Deag), Ligia Franz (DcVida), Patrícia Spilimbergo, Lourdes Froeming (DACEC), Doglas Cesar Lucas (DCJS) e Paulo Sausen (DCEEng). 

Segundo o editor-chefe, professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, “a Editora é uma das joias da Unijuí e toda joia necessita de cuidados especiais. Os professores que compõem o Conselho da Editora, juntamente com o seu corpo técnico, são os responsáveis por essa tarefa na nossa instituição. Para cumprir esse papel, cada membro do Conselho da Editora coloca a serviço da instituição sua experiência e prestígio acadêmico, motivo pelo qual somos muito gratos”, observa. 

A professora Lourdes Froeming observa que um dos grandes desafios das editoras universitárias é difundir melhor o conhecimento universitário, tornando acessível a comunicação entre o que é produzido em seu meio e a sociedade. É nesse contexto que nosso conselho Editorial tem procurado desempenhar seu papel e, como participantes de nossa Comunidade Acadêmica é com orgulho que buscamos desempenhar da melhor maneira nossa missão”, avalia a professora. 

Sobre os membros do Conselho: 

Arnildo Rockembach

 

Departamento: DHE, (professor do Quadro Sênior/Santa Rosa) 

Membro do Conselho Editorial: desde o ano de 1999 

Currículo: Graduado em Filosofia pela Urcamp, em Bagé, Pedagogia (Administração Escolar) PUC - Porto Alegre. Pós-Graduado em Administração Escolar: IEDB – Santa Rosa. Mestre em Educação pela Unijuí. Atuou como professor do Ensino Fundamental: 1958 a 1990.  Professor do Ensino Superior, de 1976 a 2017 pela Faculdade Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco e Faculdade Salesiana de Educação Física – IEDB – Santa Rosa, 1976 a 1991. Pelo Departamento Pedagogia e DHE na Unijuí, de 1991 a 2017. Foi chefe do Departamento Pedagogia – IEDB; Coordenador Adjunto DEPE/ Unijuí; Membro, Presidente do Conselho Municipal de Educação – Santa Rosa; Assistente Especial da 17º Delegacia Estadual de Educação – Santa Rosa; Membro do Conselho Diretor – FIDENE; Membro do Conselho Curador – FIDENE. Também foi vereador e presidente Câmara Municipal de Vereadores – Cerro Largo: 1963 a 1965. Presidente da Comissão de Emancipação de São Paulo das Missões 1964 a 1965. Já recebeu a “Menção Honrosa: Educador Emérito do Estado do Rio Grande do Sul – 2007”. 

Doglas Cesar Lucas


Departamento: DCJS

Membro do Conselho Editorial: desde 2014

Currículo: Possui graduação em Direito pela Unijuí (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Direito pela Unisinos (2008) e Pós-Doutorado em Direito pela Università Degli Studi di Roma Tre (2012). É professor dos Cursos de Graduação e de Mestrado em Direito na Unijuí. Avaliador do MEC/INEP. Consultor Ad Hoc da Capes. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos humanos, identidade, interculturalidade, desobediência civil, direito de resistência e democracia. 

José Antonio Gonzalez da Silva

 

Departamento: DEAg/UNIJUÍ

Membro do Conselho Editorial: desde 2010 

Currículo: José Antonio Gonzalez da Silva iniciou suas atividades na UNIJUÍ em março de 2007, selecionado para o quadro de professores do Departamento de Estudos Agrários/UNIJUÍ, onde desenvolve, atualmente, atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando nas áreas de Experimentação em Ciências Agrárias, Ecofisiologia da Produção Vegetal, Melhoramento Genético de Plantas e Manejo das principais espécies de interesse agronômico para a região Noroeste do Estado, com atividades vinculada a bolsistas e estagiários e estudantes de pós-graduação da UNIJUÍ. É membro do Comitê Científico e de Ética na Pesquisa da UNIJUÍ. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Agronomia. É também, professor do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática. É também, bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq e atua em parceria com outras Instituições de Ensino e Pesquisa no desenvolvimento de projetos estratégicos e de orientação a alunos de pós-graduação. 

Lígia Franz

 

Departamento: DcVida 

Membro do Conselho Editorial: desde 2009 

Currículo: Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (1980), mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo (1998) e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo (2003). Membro do NDE do curso de Graduação em Nutrição. Docente do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde - Mestrado em rede UNIJUÍ/UNICRUZ. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano. Avaliadora de cursos de graduação em nutrição e gastronomia pelo INEP/MEC. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, epidemiologia, nutrição, avaliação nutricional, obesidade, envelhecimento feminino. 

Lourdes Froeming

 

Departamento: DACEC 

Membro do Conselho Editorial: desde 2012 

Currículo: graduada em Administração pela Unijui, especializada em Economia Rural, também pela Unijui, Mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ; Doutora também em Administração pelo PPFA/UFRGS, ambos com ênfase em Marketing, área em que tem atuado na Unijuí, nos cursos de graduação, especialização e também no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento. 

Otávio Maldaner

 

Departamento: DCVida, (professor do Quadro Sênior) 

Membro do Conselho Editorial: desde 2000. 

Currículo: Primeira Graduação em Licenciatura em Filosofia Pela Universidade Católica de Curitiba (1968). Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade de Passo Fundo (1974), graduação em Ciências Plenas Hab Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é do Quadro Sênior da UNIJUÍ e Professor Colaborador da pós-graduação em Educação nas Ciências. Tem experiência na área de Química como Pesquisa, Ensino Superior e Ensino Básico, atuando hoje, principalmente, nos seguintes temas: formação de professores, situação de estudo, ensino de química e de Ciências, interdisciplinaridade e debate epistemológico na compreensão da Produção Científica. 

Paulo Sausen

 

Departamento: DCEEng 

Membro do Conselho Editorial: 2012 

Currículo: graduado em Informática pela Unijuí (1993), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia (DECEng), membro do NDE do Curso de Ciência da Computação, Coordenador do Grupo de Pesquisa GAIC e professor permanente do Programa em Modelagem Matemática (cursos de Mestrado e Doutorado). Possuí experiência nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Matemática Aplicada, com ênfase em Smart Grids, Modelagem Matemática de baterias e gerenciamento dinâmico de energia.

Patrícia Spilimbergo


Departamento: DCEEng

Membro do Conselho: Desde 2009

Currículo: possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1981) e Mestrado em Matemática pela Unijuí (1996). Atualmente é professora assistente do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e Coordenadora do Curso de Graduação em Matemática Unijuí. Além disso, é coordenadora Adjunta da Comissão Própria de Avaliação Universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Matemática, bem como em Modelagem Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, equilíbrio químico, combustão, biomassa e software livre.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.