Não abandone animais no campus e em nenhum lugar - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Não abandone animais no campus e em nenhum lugar

O abandono de animais é uma questão de saúde pública e uma prática muito comum no país

Em Ijuí, além do abandono nas ruas, é frequente o abandono de animais dentro do campus da Unijuí. Por ser um lugar amplo, com espaço e área verde, e também por possuir um Hospital Veterinário, há a ilusão de que este seja um local adequado para abandonar os animais.

Eles, por sua vez, permanecem no campus. No entanto, a permanência de cães e gatos na universidade representa um problema de saúde pública que compromete o bem-estar das pessoas e dos animais, por viverem em um local inadequado. 

É crescente o número de reclamações, registrados na Ouvidoria, de pessoas atacadas por cães e gatos, que se incomodam com o odor de seus resíduos e com a invasão deles em sala de aula. Além disso, os resíduos dos alimentos dados aos animais se espalham pela universidade, o que contribui para a proliferação de ratos e bactérias.

O abandono de animais deve ser denunciado a fim de promover a cidadania por meio do cuidado com os animais e do estímulo a uma convivência sustentável. Diante dessa situação, a Universidade tem uma campanha contra o abandono de animais que estará disponível em cartazes pelo campus e ônibus que circulam no local.

A professora Cristiane Teichmann, Diretora da Clínica do Hospital Veterinário, ressalta que o campus não pode oferecer os cuidados necessários aos animais. “As pessoas abandonam os animais aqui [no campus] porque acham que somos capazes ou responsáveis por esses animais. Nós não somos e nem podemos nos responsabilizar por todos. Aqui eles são estressados, não possuem o afeto necessário ou atividade física adequada. A condição dos animais, livres no campus, não é a ideal e nem substitui o lar. Além de representar um ato de extrema crueldade, abandonar animais constitui crime ambiental”.

Os animais que foram abandonados e ainda permanecem no campus estão disponíveis para adoção. Os interessados deverão ligar para o Hospital Veterinário e preencher um cadastro.  A adoção é considerada o ato mais adequado e eficiente para que os cães e gatos sejam retirados do campus e acolhidos em um lar.

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas e legitimadas pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal. Ela prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.