EFA realiza inauguração de memorial - Unijuí

EFA realiza inauguração de memorial

Nesta sexta feira, 7 de dezembro, aconteceu na EFA – Centro de Educação Básica Francisco de Assis, a inauguração do memorial alusivo aos 50 anos da Escola.

A ocasião foi pensada em dois atos, um no turno da manhã, outro no turno da tarde, onde, alunos, professores, funcionários e a comunidade escolar puderam participar da ação que consistiu em depositar no memorial, a revista dos 50 anos, fotos e  cápsulas do tempo que continham cartas, desenhos,  que foram construídas em sala de aula, trabalhadas sob a perspectiva da reflexão, com proposta é que daqui há 50 anos, em 2068, seja realizada a abertura dessas cápsulas.

O evento se caracterizou também por ser a última etapa da jornada de pesquisa que perpassou o ano, buscando através da invertigação, pesquisa e reconhecimento da EFA no presente, as marcas do passado trilhado em 50 anos e o que o futuro nos reserva ( projeções e sonhos). A Jornada de Pesquisa  foi pensada pelos professores de história, Josei Pereira e Gian Ruschel, pela professora de Sociologia e Filosofia, Sandra Nunes,  pelo professor de Geografia, Gilmar Walker e equipe diretiva.

Segundo Diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, até aqui foram 50 anos de uma história pensada e construída por mãos de pessoas que acreditaram e acreditam em um projeto educacional ousado e desafiador. A EFA se sustentou, ao longo deste meio século, a partir de um projeto ousado, o qual primou sempre pela dialogia, pela busca do estudo in loco, pela preservação do meio natural e da relação de respeito do homem com seu lugar de convivência, a humanização das pessoas, e quer continuar com estes princípios por muitos anos.  Assim caminhando e contribuindo na transformação social por meio da educação.