ITECSOL realiza oficina de artesanato com reaproveitamento de material - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

ITECSOL realiza oficina de artesanato com reaproveitamento de material

Aconteceu, na última terça-feira, nas dependências da incubadora, uma oficina para trabalhar técnicas de como produzir peças artesanais, a partir do reaproveitamento de material automotivo.

A oficina foi articulada pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Agência de Inovação e Tecnologia por meio da Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social, com o objetivo de desenvolver novos produtos no segmento do artesanato, para integrantes da Feconsol - Feira de Economia Solidária.

Para os participantes, o dia foi rico na troca de saberes e experiência com o oficineiro, Celito Oscar Roman que, com seus 76 anos de idade, ainda demonstra empolgação ao compartilhar o que aprendeu com suas invenções que começaram quando ainda jovem. Ele é natural de Ibirubá, mas hoje reside em Estrela e permanece trabalhando com resíduos automotivos mesmo depois de ter diminuído seu ritmo de trabalho, principal com a mecânica de carros. Utilizando o descarte da mecânica dá vida a peças utilitárias e decorativas. Algumas destas peças poderão ser apreciadas na primeira edição de feiras de 2019, que acontece hoje no campus da Unijui.

Também esteve participando da oficina Francisco Lovera Lezcano que reside no Paraguai e está na cidade realizando pesquisas para desenvolver sua dissertação. Francisco atua com dança contemporânea voltada para crianças, jovens e pessoas idosas que estão nas ruas, buscando por meio da arte, a ressocialização dessas pessoas, além disso, confecciona peças artesanais com reaproveitamento de sementes nativas.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.