Semana Acadêmica do DCEEng inicia com atividades em Ijuí, Panambi e Santa Rosa - Unijuí

Semana Acadêmica do DCEEng inicia com atividades em Ijuí, Panambi e Santa Rosa

Com o objetivo de propiciar maior integração entre estudantes, professores, técnicos-administrativos e a comunidade, teve início, nesta segunda-feira, a Semana Acadêmica dos cursos do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng). Com atividades simultâneas nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi, a programação contempla palestras, minicursos, momentos culturais, entre outros, que objetivam a reflexão sobre as respectivas formações, as relações entre as diferentes profissões, bem como as tendências de mercado dos respectivos cursos.

Segundo o chefe do Departamento, professor Peterson Cleyton Avi, em discurso na primeira noite de atividades no Campus Ijuí, são dez cursos de graduação, entre bacharelados e licenciatura, um programa de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, e atuação em 3 campis da UNIJUÍ, com quase 1800 alunos e mais de 80 professores. “Esses números dimensionam o tamanho desse Departamento e a relevância das atividades para a formação dos sujeitos envolvidos e no comprometimento com o desenvolvimento da comunidade local e regional. Neste evento, sobretudo na palestra de abertura, está proposta a discussão de temas comuns a todos os cursos do departamento, aproveitem ao máximo, pois são temáticas que tendem a permear de forma ampla as proposições do DCEEng nos próximos anos”, salientou.

Fazem parte do DCEEng os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Matemática.

A programação completa da Semana, que ocorre até a próxima sexta-feira, dia 24, está disponível no site da Unijuí.

Ijuí

Em Ijuí, o evento aconteceu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, com cerimônia de abertura das atividades. Antes da palestra inaugural, o chefe do Departamento, professor Peterson Cleyton Avi e a Vice-reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, fizeram saudações institucionais. Além disso, a professora Airam Sausen fez uma apresentação da proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática – Mestrado e Doutorado, do qual é coordenadora.

Como atividade principal, os participantes assistiram a palestra “Smart City: como você é parte deste processo?”, realizada por Tiago Bandeira Marchesan. O palestrante possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica (2007) pela mesma Universidade. Realizou seu doutorado com estágio na Universidad de Oviedo, España. Atualmente é Coordenador de Transferência de Tecnologia da UFSM, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Também é professor de Engenharia Elétrica na Unijuí.

“Uma cidade inteligente é altamente tecnológica. Porém, a tecnologia é a via que faz a cidade se tornar inteligente. O contexto pessoal é o que realmente torna a cidade inteligente e, para isso, é preciso mexer na cultura das pessoas. Isso leva tempo, ocorre lentamente, não é do dia para a noite. É preciso de educação, entre outros fatores. Uma cidade inteligente é cara, demanda recursos para isto”, observou.

Santa Rosa

No Campus Santa Rosa os participantes assistiram a palestra “Empreendedorismo e Vale do Silício”, ministrada por Claudiomiro Rex, da Tecnicon. E também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), por meio de um bate-papo com o técnico-administrativo, Lucas Escher.

Segundo o coordenador dos cursos de engenharia do Campus, Mauro Fonseca Rodrigues, as atividades oportunizam aos estudantes interagirem com o mercado de trabalho, conhecer novas tecnologias, interligar conhecimentos de sala de aula com aplicações profissionais e confraternizar. “Para isso, foi montada uma sequência de atividades que iniciam com a inovação e o empreendedorismo; passa pelos desafios do mercado de trabalho, desde a formação até a experiência profissional, com oficinas de aplicação específicas e palestras sobre aplicações técnicas e acadêmicas. No final, será realizado um jantar de confraternização, com a participação de egressos da instituição falando sobre suas experiências profissionais”, observa.

Panambi

Dando início a semana acadêmica do curso de Engenharia Mecânica, curso do Departamento ofertado no Campus, foi realizado um Workshop sobre Engenharia Estrutural, com o Dr. Fábio Goedel e o Eng. Renan Machado da Silva.

Segundo a professora Patrícia Pedrali, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, a semana acadêmica é uma oportunidade única para os estudantes do curso de graduação em engenharia mecânica, como meio para expandir e aprofundar o conhecimento através da troca de experiências entre profissionais, acadêmicos e docentes.