Programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí impulsionam o desenvolvimento por meio do conhecimento - Unijuí

A Unijuí acredita que o conhecimento transforma o amanhã. Tendo em vista essa premissa, um dos pilares que baseia os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade é, justamente, a produção de conhecimento qualificado. Por meio de seus cursos de Mestrado e Doutorado, a Instituição fomenta o crescimento de toda comunidade regional, com base em pesquisa e inovação.

Seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu são oferecidos pela Universidade, todos recomendados pela Capes. Quatro deles com a oferta de Mestrado e Doutorado - Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos, Educação nas Ciências e Modelagem Matemática e Computacional; e outros dois com ofertas de vagas para Mestrado - Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando González, destaca que muitas pesquisas de alto impacto para o desenvolvimento da Região são desenvolvidas dentro dos espaços dos Programas. “Os avanços a partir da pesquisa são extraordinários. Por meio deles é possível iniciar esse processo de transformação que o mundo tanto precisa. Nosso objetivo, enquanto Universidade, é pensarmos no bem-estar e evolução da sociedade como um todo. Essa é a nossa missão, também, enquanto pesquisadores e formadores de novos pesquisadores”, ressalta.

Para além da contribuição com o desenvolvimento da sociedade, a pesquisa também traz benefícios para o próprio pesquisador. “Os cursos de Mestrado e Doutorado contribuem com uma formação de alto nível, tanto para os profissionais que buscam uma melhor qualificação em seu campo de atuação como para aqueles que pensam em seguir suas carreiras junto à academia”, salienta o professor Fernando.

Atuação da Unijuí junto à comunidade

O vice-reitor também destaca o compromisso que a Unijuí possui, desde a sua fundação, com a promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural e sustentável da Região. “Prova da conceituada trajetória construída junto à comunidade é o número de parcerias sendo consolidadas com empresas da Região interessadas em qualificar seus profissionais junto à Universidade. O desenvolvimento e o desejo de estar sempre aprendendo são contagiosos e isso é o que estamos promovendo por meio dos nossos Programas, a inspiração em continuar a evolução”, finalizou.

Ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado

O ingresso nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ocorre por meio de processo seletivo público, divulgado em Edital no Portal da Unijuí. A seleção regular acontece sempre no 2º semestre do ano, com início das atividades no 1º semestre do ano seguinte. Também há a opção de cursar disciplinas como estudante eventual ao longo do ano, que são aproveitadas em caso de ingresso futuro no curso. Os Editais, informações e link de inscrição ficam disponíveis na página de cada Programa.