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Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde será publicada em edição especial de revista internacional

Os resultados da pesquisa experimental realizado no Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIJUI (GPeF) serão divulgados em um importante periódico internacional no próximo ano. A revista Oxidative Medicine and Cellular Longevity (Medicina Oxidativa e Longevidade Celular) publicará, em abril de 2018, uma edição especial com o temática "Exercise and Environmental Stress: Molecular Mechanisms Corresponding to Exercise under Stress Conditions" (Exercício e Estresse Ambiental: Mecanismos moleculares do exercício em situações de estresse, trad. aprox.).

               

A pesquisa mostra, pela primeira vez, que a exposição crônica a poluentes atmosféricos durante o esforço físico pode representar risco a saúde cardiovascular por causar danos oxidativos, mesmo que em concentrações baixas de poluentes, ou seja, dentro dos limites considerados de baixo risco atualmente pela organização mundial da saúde-OMS. Por outro lado, a pesquisa mostra também que treinamento físico regular, dependendo da intensidade realizada, pode gerar benefícios anti-inflamatórios importantes que se contrapõem aos efeitos inflamatóios da inalação de poluentes. Neste estudo, foi investigado especificamente a inalação de material particulado fino que são partículas suspensas no ar com menos de 2,5 micrometros de tamanho, que quando inaladas se depositam no pulmão e podem atingir até mesmo a corrente sanguínea. 

Estes resultados são referentes ao projeto "HSP70 COMO BIOMARCADOR DO “PONTO CRÍTICO” DAREALIZAÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO EXPOSTO À POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NO DIABETES", coordenado pelo Prof. Dr. Thiago G. Heck e que foi financiado pela FAPERGS no Edital Pesquisador Gaúcho-2013.

O projeto foi executado por estudantes de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) e por Bolsistas de Iniciação Científica do GPeF dos diferentes cursos da Unijuí (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas), sob orientação dos Professores: Dra. Mirna S. Ludwig (PPGAIS), Dr. Matias N. Frizzo (PPGAIS), Ms. Pauline B.G. Fiorin e do coordenador do Projeto. Saiba mais em www.gpef-unijui.com.

 


Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão participou de reunião com a Fapergs

O professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí esteve, na tarde da última terça-feira (18), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul-FAPERGS em conjunto com os membros integrantes do Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação do Estado do Rio Grande do Sul- FOPROP/RS para uma reunião sobre diversos temas, em especial, sobre as perspectivas de lançamentos dos próximos editais.

Na pauta da reunião, o “Dia C da Ciência” que foi apresentado pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UERGS, Clódis de Oliveira Andrades Filho, que propõe diversas ações com foco na Ciência que serão desenvolvidas por instituições de ensino e pesquisa do Estado como parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

                

O "Dia C da Ciência" será realizado no dia 25 de outubro, sendo uma iniciativa de universidades federais, centros e institutos tecnológicos para conscientizar a população da importância do investimento em pesquisa científica. Em Porto Alegre, a UFCSPA, UFRGS e UERGS promoverão ação na esquina da Rua Sarmento Leite com Avenida Osvaldo Aranha para divulgar a produção científica das instituições e seu impacto na sociedade. Na ocasião haverá a exibição de vídeos com depoimentos de pesquisadores e a distribuição de materiais informativos aos pedestres que passarem pelo local.

O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, apresentou a estrutura organizacional da Fundação, a avaliação de editais e a sugestão de lançamento dos próximos editais, acompanhado do diretor técnico-científico, Érico Marlon de Morais Flores.


Unijuí vai realizar atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, estimular a curiosidade e a inovação, a Unijuí vai se engajar nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Governo Federal. De 21 a 30 de outubro de 2017, a Universidade vai realizar uma série de atividades tendo como temática “A Matemática está em tudo”, tema oficial da Semana e que já foi trabalhada no Salão do Conhecimento e Feira Regional de Matemática este ano.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, “esta iniciativa, que surge do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), é muito importante, já que permite, através de uma ação coordenada das instituições de ensino superior, colocar em pauta o impacto da pesquisa no desenvolvimento do pais e no cotidiano das pessoas. Particularmente, a Unijuí priorizou para essa semana iniciativas que darão continuidade a atividades importantes realizadas durante o ano, como a I Feira Regional de Matemática e a exposição do Programa de Modelagem Matemática da instituição”, observa.

                 

Confira a Programação

- De 21 a 30 de outubro, serão desenvolvidas atividades em escolas de Ijuí e região, ressaltando a Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia, e o tema deste ano, e, assim, a importância da Ciência e da Tecnologia na sociedade em geral. As ações fazem parte do desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Tecnologias de Informação e da Comunicação do Curso de Graduação em Matemática, que abordam conceitos e softwares desta área do conhecimento.

- No dia 21 de outubro, participação do PIBID no evento “Centenário em Movimento”, que ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário; 

- No dia 25 de outubro, em evento alusivo ao Dia C da Ciência, a Universidade vai realizar uma série de atividades em escolas de Ijuí e região. Espera-se que essa atividade passe a ser realizada anualmente, sempre no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criando então a cultura do Dia C da Ciência Brasileira. 

- Pontualmente no dia 25 de outubroserão desenvolvias atividades nas seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha – Ijuí/RS; Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário – Ijuí/RS; Escola Técnica Estadual 25 de Julho – Ijuí/RS; Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde – Panambi/RS. 

- Nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, serão promovidas duas palestras com palestrantes da Rede de Feiras de Matemática do Estado de Santa Catarina. O objetivo é a capacitação de gestores, avaliadores e orientadores através de acompanhamento e processo de formação. As palestras serão direcionadas a alunos do Ensino Superior principalmente dos cursos de Matemática e Pedagogia, Professores do Ensino Superior e Básico, gestores de instituições de Ensino Superior e Básico de Ijuí, Santa Rosa, Ibirubá, Panambi e Bagé. 

Tema já está em evidência na Unijuí

O tema “A matemática está em tudo” já vem sendo amplamente trabalhado pela Unijuí ao longo de 2017, sendo que o Salão do Conhecimento, que dedica uma semana inteira para a divulgação científica na Universidade desenvolveu o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Mais de 2 mil participantes tiveram a oportunidade de prestigiar as comunicações orais e apresentações em pôsteres durante o Salão. Foram inscritos trabalhos completos e resumos expandidos em nove áreas do conhecimento (A Matemática está em tudo; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Linguística, Letras e Artes), totalizando 164 trabalhos completos, 450 Resumos Expandidos e mais 207 Resumos Expandidos de Bolsistas. 

Também foi realizado na Unijuí, a 1ª Feira Regional de Matemática no Noroeste do Estado. O evento reuniu estudantes da rede pública e particular de ensino de toda a região, que apresentaram trabalhos visando a sistematização dos projetos que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos. Foram 81 trabalhos inscritos no total.


Grupo de Pesquisa em Fisiologia tem projeto sobre obesidade e diabetes aprovado pela Fapergs

O Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) da UNIJUI, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS-UNICRUZ-UNIJUI) e ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUI, teve, na ultima semana, projeto de pesquisa aprovado para financiamento no Edital Pesquisador Gaúcho (Edital PqG-02/2017) da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Neste edital, com mais de 1.600 concorrentes, apenas 13% das propostas foram contempladas.

            

O projeto aprovado investiga a interação entre fatores ambientais (poluição atmosférica) e o desenvolvimento da obesidade e Diabetes Mellitus tipo 2 durante o processo de envelhecimento feminino (Menopausa). O projeto tem como coordenador o Prof. Dr. Thiago Gomes Heck (PPGAIS) e como membros da equipe os professores Mirna Stela Ludwig (PPGAIS), Matias Nunes Frizzo (PPGAIS) e Pauline Brendler Goettems Fiorin (DCVida), além de contar com alunos de mestrado e de graduação dos diferentes cursos da área da saúde como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Educação Física e Biologia. Ainda, o projeto tem como parceiros os professores Paulo Ivo Homem de Bitencourt Jr (UFRGS) e Claudia Ramos Rhoden (UFCSPA), que junto à UNIJUI formam uma rede de pesquisa ativa desde 2011 por ações propostas pelo GPeF.

O projeto aprovado soma-se as ações de pesquisa do GPeF que nos últimos 5 anos teve um projeto aprovado por ano para financiamento externo por agencias de Fomento à pesquisa, como CAPES (1), CNPq (1) e FAPERGS (3). Todos os projetos do GPeF são pautados em pesquisa básica (pré-clínica) quanto aos processos químicos e biológicos do desenvolvimento do Diabetes, e a partir destes dados, estes projetos propõem novas estratégias terapêuticas não farmacológicas para o controle da obesidade e diabetes. Mais informações podem ser vistas em www.gpef-unijui.com.


Saúde na Unijuí: o reconhecimento de instituições parceiras pela qualidade no ensino

Na década de 1980, com a criação do curso de Enfermagem, a Unijuí passou a ofertar cursos e a desenvolver projetos e ações na área da saúde. De lá para cá, uma verdadeira transformação na região aconteceu. Confira a segunda matéria especial sobre a área da saúde na Unijuí.

 A formação superior em saúde na Instituição sempre foi construída a partir das políticas públicas e orientações do Ministério da Saúde. A Universidade se preocupa em formar profissionais comprometidos com a realidade local e regional, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde.

Já se formaram pela Unijuí mais de 4,5 mil profissionais em diversas áreas da saúde, pessoas que, em sua maioria, trabalham em municípios de toda a região, atendendo a população nas diferentes áreas da saúde. A Universidade, nas últimas décadas já realizou inúmeros investimentos em toda a região noroeste, atuando fortemente na formação de profissionais qualificados e no fortalecimento das estruturas da saúde.

 
    
 

Por meio de parcerias com diversas importantes instituições da região, a população do Noroeste tem mais e melhores serviços de saúde. “Nós, enquanto instituição hospitalar macrorregional, temos uma relação de forte parceria com a Unijuí. Há muitos anos, os estágios dos acadêmicos das áreas da saúde são realizados aqui e, muitas vezes, esta mão-de-obra especializada é absorvida pelo HCI, por acreditar nos profissionais formados por esta importante instituição de educação superior. Reconhecemos na Unijuí uma instituição comunitária que presta relevantes serviços à comunidade regional, que comunga dos meemos anseios da sociedade, que exige ética, inclusão social e visão de futuro”, observa o presidente do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Cláudio Matte Martins, uma das maiores instituições hospitalares do interior do Estado.

As duas instituições também possuem uma parceria na área de pós-graduação. Os trabalhadores do Hospital podem se qualificar com descontos nas mensalidades, viabilizando um investimento necessário no competitivo mercado de trabalho.

Novo curso

Recentemente a Unijuí foi autorizada pelo MEC a ofertar um novo curso na área: Biomedicina, no Campus Ijuí. O curso vai preparar o estudante para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e empreendedora, com ênfase para atuar na área de Patologia Clínica. Este curso veio para fortalecer ainda mais o ensino na área da saúde, possibilitando aos estudantes exercerem as suas habilidades profissionais dentro das mais diversas especificidades.

Além disso, a Universidade submeteu seu projeto ao edital para implantação do curso de Medicina em Ijuí. Conforme os prazos divulgados, o cadastramento das instituições interessadas encerrou no dia 19 de julho, o resultado preliminar será divulgado no dia 30 de outubro e o resultado final em 12 de dezembro, com homologação no dia 31 de janeiro de 2018. A Universidade, a partir da sua experiência na formação profissional na área da saúde, está preparada para receber o curso, caso seja aprovada.

“Somos parceiros desde a primeira hora para que a Unijuí tenha um curso de medicina. Estamos juntos nesta caminhada e esperamos brevemente esta conquista. Para tanto, estamos nos preparando para nos tornarmos um Hospital-Escola, para que os futuros acadêmicos de medicina possam desempenhar suas atribuições da melhor maneira possível", complementa Cláudio Matte Martins, presidente do HCI. 


Mais de 200 trabalhos são apresentados na terceira edição da MoEduCiTec

A 3ª Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica – MoEduCiTec, trouxe para a Universidade o protagonismo estudantil como tema da edição desse ano. Dezenas de estudantes da educação básica, ensino médio e ensino superior participaram da programação do evento.

                 

Ao todo, a Mostra reuniu 205 trabalhos apresentados por 704 autores, além de 60 professores que atuaram na comissão e 44 Instituições com trabalhos apresentados. De acordo com a Coordenadora do Evento, Lenir Basso Zanon, o evento se caracteriza como um espaço de interlocução de saberes, onde uns aprendem com os outros. “Tudo aquilo que se ensina, se estuda, se aprende e que é produzido em sala de aula é motivo para se trazer aqui nesse espaço de interlocução de saberes” salienta.

Na abertura do evento, o professor doutor Décio Auler, da Universidade Federal de Santa Maria, palestrou sobre ‘Relações entre Educação, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Cultura na Sociedade e Ambiente’. 

Confira uma reportagem da UNIJUÍ FM sobre o evento

A MoEduCiTec trata-se de um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre distintos contextos socioculturais que, promovendo e sendo promotor do protagonismo estudantil, expande os limites de interlocução e formação mais imediatos pela interação entre redes de saber mediadoras da qualificação da vida, partindo de distintos campos, níveis e modalidades de ensino, aprendizagem, educação e desenvolvimento humano/social.


Pesquisa aponta preferência de presentes para o Dia das Crianças

O levantamento da UNIJUÍ também envolveu as próprias crianças de duas escolas de Santa Rosa.

A UNIJUÍ divulgou nesta quinta-feira, dia 21, os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as intenções de moradores de Santa Rosa e Tuparendi, no que se refere a presentes para o Dia da Criança. A indicação foi concebida a partir da visão dos adultos. Um questionário foi aplicado no centro das cidades para uma amostra de 291 pessoas durante o período de 31 de agosto até 15 de setembro.

O estudo mostra que no momento da pesquisa, 63% das pessoas entrevistadas pretendem comprar presente. Dos entrevistados, 57,4% pretendem presentear os filhos, 14,4% sobrinhos, 10,7% afiliados e 10,3% os netos.  Os principais produtos que serão adquiridos como presente são com 37,6% bicicletas, 26,2% brinquedos e 17,2% celular. Também citados computador, TV, livros, vídeo game boneca, calçados e jogos.

Quanto ao número de crianças que o entrevistado pretende presentear a pesquisa indica que 77% dos entrevistados irão presentear entre uma e duas crianças.  A maioria dos presentes será dada pelos pais 57,4%, tios 12,4%, padrinhos 11,7% e avô e avó 10,7%. Os fatores para a escolha são com 40,9% promoção, 36,8% o desejo da criança e o preço com 13,7%.   

Em relação ao valor a ser gasto, o estudo mostra que 77% dos entrevistados vão gastar até R$ 300,00. Sendo que há também  gastos acima de R$ 500,00, chegando ainda, segundo a pesquisa há R$ 2.000,00.      

Quanto a forma de pagamento, a pesquisa revelou que 68,4%  pretendem pagar  o presente em dinheiro, 25,6%  em cartão de crédito e ainda no crediário e carne da loja.    O estudo também identificou a preferência   dos  entrevistados em relação ao local onde pretendem realizar a compra do presente. Com 33,7% aparece camelô,  28,4% no comércio formal do centro, 22,8% na internet, 11,2%  na livraria e ainda no comércio do bairro e supermercado. 

Para o professor e coordenador da pesquisa Ariosto Sparemberger, o dia da criança é uma data que tem um forte apelo emocional e os adultos tendem a gastar mais para presentear os filhos. Também é uma oportunidade para o comércio investir em campanhas publicitárias e promoções, para atrair o consumidor. O bom atendimento com vistas a fidelização de clientes, também é necessário. E nada melhor, para o comércio, do que aproveitar a oportunidade de uma data importante para praticar estratégias voltadas ao consumidor.

“Embora a iniciativa de criar um dia em homenagem às crianças tenha sido política, na década de 1920, o que fortaleceu a data foi ações dos fabricantes de presentes, nos anos 60, com campanhas para aumentar as vendas de brinquedos”, explica o professor. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou data importante para o setor varejista. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos.

PREFERÊNCIA DAS CRIANÇAS

Com o objetivo de sentir o que as crianças gostariam de receber no seu dia, como presente, a pesquisa também envolveu estudantes de duas escolas de Santa Rosa: Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Albino da Rosa (2ª Série, 3ª Série e 4ª Séries) e Polivalente (5ª série) para uma amostra de 98 crianças. Deste total, 63 crianças possuem entre 8 e 10 anos e 44,9% são do sexo masculino e 55,1% do sexo feminino. Os resultados indicam que 30% preferem ganhar celular, 13% bicicleta, 12% computador e 12% outros, tais como mochila, tablet, arma de brinquedo, um abraço, Iphone 7 e boneca. Os estudos ainda mostram que 8% preferem ganhar vídeo game, 7% livro e 6% brinquedos.

O trabalho foi realizado pelo laboratório de Gestão, Projeto de Extensão e Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. A pesquisa foi liderada pelo bolsista e acadêmico Maicon Dall’Alba. A coleta ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistado em relação as opções de resposta.


Unijuí vai realizar a 3ª edição da MoEduCiTec

Inscrições encerram neste sábado dia 02 de setembro, pelo Portal da Unijuí.

                     

Em outubro será realizada a 3ª edição da MoEduCiTec - Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica na Unijuí. Este ano, o tema será “O Protagonismo Estudantil em Foco”, oportunizando espaço de formação na interação entre estudantes e professores da educação básica e superior, de todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as áreas de conhecimento, pela socialização de aprendizados e produções decorrentes de vivências em salas de aula.

O evento, que será realizado no dia 2 de outubro, na Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, tem como co-promotores a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, com apoio do CNPq e Sinpro.

Segundo a coordenadora do evento, Lenir Basso Zanon, são aceitos duas modalidades de trabalhos: relatos de experiência ou trabalhos de pesquisa. “A Mostra valoriza as experiências educativas, as práticas formativas bem sucedidas”, observa.

Os objetivos da MoEduCitec são oportunizar atividades de interação por meio da socialização de conhecimentos mobilizados em processos de estudo e pesquisa, como espaço de aprendizagem de múltiplos saberes que acompanham as atividades do ensino, em nível básico e superior, em prol da qualificação da Vida na Sociedade/Ambiente, pelo viés da Educação nas Ciências. Trata-se, assim, de um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre distintos contextos socioculturais que, promovendo e sendo promotor do protagonismo estudantil, expande os limites de interlocução/formação mais imediatos, pela interação entre redes de saber mediadoras da qualificação da Vida, partindo de distintos campos, níveis e modalidades de ensino, aprendizagem, educação e desenvolvimento humano/social.

A Mostra abrange todas as áreas de conhecimento, bem como níveis e modalidades de ensino, com vistas à publicação de produções em Educação Científica e Tecnológica, decorrentes do ensino vivenciado em sala de aula.

Para se inscrever no evento, é só acessar o Portal da Universidade, na página do evento. As inscrições encerram neste sábado, dia 02 de setembro. Mais informações pelo fone: (55) 3332.0461 ou pelo e-mail: eventos.dcvida@unijui.edu.br

Programação, dia 02 de outubro

- 7h30 - 8h30: Recepção aos Expositores e Organização dos Estandes

- 8h30: Solenidade de Abertura Oficial da 3ª MoEduCiTec

- 8h45: Palestra de Abertura - "Relações entre Educação, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Cultura na Sociedade e Ambiente"; Dr. Décio Auler (UFSM)

- 09h30 - 16h: Visitação à 3ª MoEduCiTec

- 16h: Encerramento


Projeto de alimentos sem glúten da Unijuí realiza visita técnica em empresa referência nacional em Entre-Ijuís

Professores coordenadores e bolsistas do projeto ‘Desenvolvimento de Alimentos sem Glúten a partir de Grãos Cultivados na Região Noroeste do Rio Grande do Sul’, realizado em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, fizeram uma visita técnica na empresa Giroil, parceira do projeto, em Entre-Ijuís.

                 

Participaram da visita os professores da Unijuí Raul Vicenzi, coordenador do projeto, e Eilamaria Libardoni Vieira do curso de Nutrição, Fernanda da Cunha Pereira professora do curso de Engenharia Química, professor José Antônio da Silva do curso de Agronomia, a bolsista Michele Nardes e a estagiária em Alimentação Institucional Samara Sagim, do curso de Nutrição. 

Segundo os coordenadores do projeto foi importante observar a cadeia de produção dos grãos, farinhas e outros produtos e a troca de conhecimento entre a empresa e a equipe do projeto. 

Giroil é uma empresa referência nacional no fornecimento de produtos saudáveis para lojas de produtos naturais, farmácias e supermercados em todos os estados brasileiros. A empresa é líder de mercado na maior parte dos segmentos da atuação. 

A visão de futuro e o conhecimento em cultivo de grãos conduziram a empresa para a produção de um amplo portfólio de produtos. A mesma é pioneira no cultivo e processamento de grãos de Chia e Freekeh no Brasil. 

Grande parte dos investimentos da empresa é direcionada à preparação e qualificação dos profissionais, atualização tecnológica de máquinas e de processos, pesquisa e desenvolvimento, além da constante ampliação da capacidade produtiva para atender as demandas de mercado. 

Os sócios proprietários Vera Dalla Véchia e Vinícios Dalla Véchia apresentaram a empresa e os processos de produção e colaboraram para o delineamento das metodologias de trabalho do projeto. 

A empresa tem um portifólio de produtos nacionais e importado, dentre eles: linhaça, chia, trigo sarraceno, teff, painço, psyllium, girassol, freekeh, óleos prensados a frio, suplementos alimentares e outros. 

As professoras do curso de Agronomia da SETREM, colaboradores do projeto, Angélica Reolon da Costa e Ana Paula Ceccato também acompanharam a visita.


Projeto estuda como aspectos da cidade podem colaborar para a qualidade de vida da população

Na correria do dia a dia não prestamos atenção às diversidades a nossa volta. Vivemos no caos da rotina e poucas vezes paramos para pensar no que a nossa cidade nos proporciona, contribuindo para o nosso bem-estar. O projeto de Pesquisa “Direito à Cidade Sustentável”, coordenado pela professora Elenise Felzke Schonardie, tem como principal objetivo investigar as funções da cidade para a efetivação dos Direitos Humanos. 

De acordo com a coordenadora, o projeto já está no final. A pesquisa é basicamente teórica e a coleta de dados se dá em fontes indiretas. Para chegar aos resultados, a pesquisa abordou, primeiramente, em materiais, os aspectos teóricos sobre a cidade: como se deu a sua formação, teorias a respeito e o que é o direito à cidade hoje, no contexto brasileiro. “A partir desses dados procuramos olhar o local, pensando de que maneira as pessoas podem perceber a cidade, não como algo cansativo e tumultuado, mas sim como um local onde desenvolvem suas vidas buscando nele uma melhor qualidade de vida sem pensar em uma mudança territorial”, destaca. 

                     

O acesso à moradia é uma das funções da cidade. Então, em um segundo momento, a pesquisa focou neste ponto. “Escolhemos a faixa de financiamento do programa Nacional “Minha Casa, Minha Vida”, prevista para a população economicamente carente”. 

Os pesquisadores procuraram informações junto à Secretaria Municipal de Habitação e também na Agência Financiadora Federal, para saber quantos projetos foram desenvolvidos para esse público e quantas pessoas puderam ser alocadas, ou estão em vias de alocação, dentro do território de Ijuí. “Acredito que podemos ter dados surpreendentes a respeito dessa questão. Se existir esse déficit habitacional na região, ele foi suprido ou não? Ainda falta moradia para a população de baixa renda? Precisamos ainda desenvolver infraestrutura urbana nos bairros da cidade?”, questiona a professora.

Após finalização do texto conclusivo da pesquisa, será feita sua publicação, porém, segundo Elenise, algumas constatações parciais já podem ser apontadas.

Existe uma quantidade muito grande de indivíduos no meio urbano, não só em grandes cidades, mas também nas cidades de porte médio, como Ijuí.  “Observamos uma acentuação nos últimos tempos da migração campo – cidade, e de municípios pequenos para cidades de porte médio ou regiões metropolitanas” frisa a professora.

Conforme ela, acredita-se que essa busca pelo espaço urbano se dá, em um primeiro momento, pela falta de condições de sobrevivência no campo. Visto que, na perspectiva do indivíduo, a cidade oferece mais oportunidades. “É um local onde ele pode alcançar melhores condições de vida, desde o acesso ao trabalho, à moradia, prestação de serviços à saúde e a comodidade do comércio, encontrando um ponto para desenvolver alguma atividade economicamente ativa”.

Outro ponto levantado pela pesquisa trata sobre a acentuação da exclusão social, já que nem todos os indivíduos que acessam hoje a cidade, têm seus postos de trabalhos garantidos. “Temos um grande contingente populacional nas cidades, não só em função da crise econômica brasileira que enfrentamos, mas também pela dificuldade das cidades em receber essa população, porque isso necessita de um certo planejamento e nem todas fizeram essa previsão de expansão da população urbana. Em Ijuí, por exemplo, tivemos alguns crescimentos de bairros, com projetos desenvolvidos pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, em convênio com o município, na tentativa de melhorar a moradia da população de baixa renda”. 

O projeto deve seguir ainda para uma segunda fase, que é a de tentar identificar os principais problemas da estrutura urbana brasileira. “Das demais funções da cidade como acesso à água potável e saneamento básico, moradia, trabalho, lazer e transporte, nós só trabalhamos com um aspecto, que é a moradia. Temos ainda mais quatro para serem desenvolvidos”.

Contribuições

O projeto está vinculado à linha de pesquisa do mestrado ‘Direitos Humanos - novos direitos e meio ambiente’. “Nós temos estudantes do mestrado que estão desenvolvendo sua dissertação com foco em uma das funções da cidade”.

De acordo com Elenise, o projeto incentiva o despertar do acadêmico, para que ele perceba a cidade como um objeto de estudo jurídico, um local de efetivação dos direitos humanos, de como esse ambiente pode ser melhorado.

Com relação à população, o projeto busca despertar a participação da comunidade nos contextos de decisões sobre a cidade. Através de consultas populares e audiências públicas, ouvir a população sobre o que pensam a respeito das instalações, da inexistência ou da necessidade de equipamentos urbanos em locais próximos da sua moradia ou trabalho. “A lei do estatuto da cidade prevê a gestão democrática, mas de que maneira ela pode acontecer? Vamos pensar na necessidade do município, por exemplo, ampliar o perímetro urbano ou incentivar a criação de um novo loteamento. Que tipo de loteamento vai ser esse? Para que extrato social será direcionado? Quais equipamentos urbanos serão disponibilizados a essa população? Será que ela quer uma praça bem grande, com brinquedos para crianças, ou prefere uma unidade de saúde?”, indaga a professora.  


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