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Ciências Contábeis (Bacharelado)

Laboratório presta serviços contábeis à comunidade

Localizado no campus Ijuí, o Laboratório de Contabilidade e Serviços da Unijuí é um ambiente propício para que estudantes do curso de Ciências Contábeis desenvolvam as competências obtidas em sala de aula. Neste espaço, os acadêmicos da modalidade presencial e também do Ensino a Distância desenvolvem atividades sob a supervisão de uma profissional.

Dentre as atividades desenvolvidas no Laboratório estão: escrituração do movimento contábil, emissão dos demonstrativos contábeis, prestação de contas, admissão e desligamento de colaboradores, cálculos que envolvem a folha de pagamento, envio dos eventos do e-Social. Além disso, os estudantes também realizam o envio das obrigações acessórias fiscais como a Escrituração Contábil Digital (ECD), a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), entre outras obrigações. 

O Laboratório conta também com um convênio com a Receita Federal do Brasil (RFB) chamado de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O NAF é um projeto desenvolvido em parceria com Instituições de Ensino Superior e seu objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo .

Atualmente, o Laboratório auxilia 23 entidades sem fins lucrativos como associações, diretórios acadêmicos e círculos de pais e mestres. Da mesma forma, atualmente são atendidos 19 microempreendedores individuais que necessitam de assistência para suas obrigações fiscais.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí.


Acadêmica de Ciências Contábeis apresenta artigo no Congresso Brasileiro de Custos, na Paraíba

De 16 a 18 de novembro, foi realizado o XXIX Congresso Brasileiro de Custos (CBC), em João Pessoa, na Paraíba. Representando a Unijuí, a acadêmica do 10º semestre do curso de Ciências Contábeis e egressa do tecnólogo em Processos Gerenciais, Inara Caroline e Lima Mastella, teve um artigo aprovado e apresentado durante o evento, o qual foi orientado pela professora Euselia Paveglio Vieira.

Intitulado “Gestão de Custos Públicos na Secretaria de Saúde: Estudo Comparativo Antes e Pós Covid em um Município de Pequeno Porte”, o artigo resultou de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tendo como principal objetivo identificar a contribuição dos indicadores de custos na gestão dos recursos da Secretaria de Saúde

Para a formanda, a participação no Congresso foi de grande importância em seu processo de aprendizagem. “Além de ter a oportunidade de apresentar minha pesquisa para acadêmicos e professores de outras instituições, o evento também contribuiu com novos conhecimentos, por meio das empresas que estiveram nas palestras expondo a realidade do processo gerencial e a importância de conhecer os fluxos das suas atividades para gerir os seus custos”, relatou Inara.

Outro ponto importante, segundo a acadêmica, foi a possibilidade de assistir aos trabalhos apresentados pelos demais estudantes. “Foi um momento de compartilhar e trocar informações, então isso agregou muito conhecimento”, afirmou Inara. Ela também destacou o apoio de sua orientadora, tanto no processo de elaboração do TCC quanto de publicação do artigo. “A professora Euselia teve um papel muito importante, me oportunizou um momento singular na minha trajetória acadêmica, que foi a participação no Congresso”, completou.


Cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus Panambi participam de workshop

Nesta terça-feira, dia 4 de outubro, acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus Panambi tiveram uma noite diferenciada. A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), através de uma parceria com o Laboratório de Gestão e Negócios, promoveu o workshop “Do sonho à conquista!”, com a sócia-proprietária da L&V Consultoria e Assessoria Empresarial, Leonice Parnoff.

A empresária conversou com os estudantes e trabalhou conceitos como força, motivação, persistência, estratégia e cooperação. Além disso, ela também realizou uma dinâmica com os presentes, por meio da qual os acadêmicos puderam refletir sobre seus sonhos e foram motivados a transformá-los em conquistas.

Também estiveram presentes na atividade os coordenadores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professora Fernanda Pasqualini e professor Marcelo Didoné, além das analistas da Unijuí, Raquel Beyenke e Thais Teixeira Pinto.


Curso de Ciências Contábeis do campus Panambi recebe conceito máximo em avaliação do MEC

O curso de Ciências Contábeis, do campus Panambi da Unijuí, recebeu o conceito 5 no processo de avaliação realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o que representa a nota máxima que pode ser atribuída. Foram consideradas três dimensões: a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e a infraestrutura da Universidade.

Em Ijuí, o bacharelado em Ciências Contábeis possui 47 anos. Essa longa trajetória reflete também na qualidade e credibilidade da oferta no campus Panambi. “Aqui o curso ainda é jovem, de 2019, mas o grupo de professores é o mesmo de Ijuí e Santa Rosa. Então isso gera muita confiança e credibilidade. Essa nota representa não só a qualidade da infraestrutura, mas de todo corpo docente, todo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a grade curricular, o conteúdo”, ressaltou o coordenador do curso, professor Marcelo Didoné.

Além de falar sobre a importância desse reconhecimento, o professor também destacou um dos diferenciais do curso: o Laboratório de Gestão e Negócios. “Nós temos uma interação com a comunidade a partir do atendimento de cinco entidades sem fins lucrativos, onde os estudantes, através do Laboratório, atendem essas instituições de forma voluntária. Em contrapartida, é uma excelente oportunidade para eles adquirirem conhecimento e experiência”, afirmou Marcelo.

O curso de Ciências Contábeis é noturno e tem duração de quatro anos. O professor salientou que uma das vantagens para o estudante é o contato com entidades reais e atividades práticas, por meio da Graduação Mais. “Nosso curso sempre teve a característica de trabalhar muito a parte prática, mas os Projetos Integradores alavancaram ainda mais essa questão. Neste semestre, nós temos o quinto módulo em Panambi, então a partir de demandas e desafios da comunidade, os acadêmicos têm a oportunidade de ter contato com empresários e organizações reais, o que gera, desde cedo, um conhecimento muito grande”, completou Marcelo.


TCC de Ciências Contábeis apresenta passo a passo para escriturações

Com o intuito de abordar a importância do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a recém-graduada no curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Naiara Moura, elaborou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a “Importância da escrituração fiscal digital: um estudo com enfoque na emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e o impacto na geração do SPED EFD IPI/ICMS”. 

Em sua pesquisa, Naiara elaborou um procedimento que exemplifica passo a passo todos os processos de envio de Notas Fiscais Eletrônicas. “Também registrei algumas possíveis rejeições e suas causas, bem como a importação e validação do arquivo SPED no PVA, que é o programa disponibilizado pela Receita Federal para validação e envio do arquivo SPED gerado. Ainda busquei descrever as eventuais recusas do sistema”, explica.

O TCC foi desenvolvido baseado principalmente nos projetos da Nota Fiscal Eletrônica e Escrituração Fiscal Digital (EFD IPI/ICMS) do SPED. Analisando os processos de emissão, cancelamento e inutilização de notas, e posteriormente a escrituração desses documentos fiscais no SPED ICMS/IPI, Naiara encontrou esse caminho, que visa facilitar a compreensão do serviço por parte dos demais contabilistas. 

O tema foi escolhido porque Naiara considera extremamente importante a abordagem e conhecimento referente ao SPED na formação dos acadêmicos da área. “O TCC enfatiza a importância de conhecer o SPED, sistema esse que atualmente faz parte da rotina de contadores, empresas e demais profissionais das áreas fiscais”, comenta.

Existe uma grande demanda no mercado de trabalho para atuação nas áreas fiscais de forma qualificada, para realizar a entrega do SPED e a interpretação das legislações em torno dessa obrigação. “Considerando a grande procura de qualificação técnica no mercado, esse conhecimento deve ser inserido na formação acadêmica dos profissionais, visto que ainda não está”, complementa.

Finalizada a graduação, Naiara afirma que “foram cinco anos de muito esforço, correria e aprendizado, então com toda certeza o sentimento após concluir essa etapa é de satisfação”. “Atualmente sou programadora e trabalho de forma específica no desenvolvimento dos módulos contábil e fiscal do sistema”, conta.

A recém-graduada afirma que possui objetivo profissional de se especializar no SPED e seus subprojetos. “Entendo que, cada vez mais, as tecnologias estarão inseridas na contabilidade como mecanismos de controle, geração de informações e confronto de dados”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Estudante realiza auditoria para prefeitura e apresenta resultados em TCC

Recentemente graduada no curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Tamy Aléxia Heldt elaborou a auditoria para uma prefeitura, que resultou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Auditoria operacional e a gestão de recursos humanos em uma prefeitura”.

A auditoria consiste em verificar o andamento das operações contábeis através de documentos e cruzar dados para investigar inconsistências. “A auditoria foi a área que mais me identifiquei durante o curso de Ciências Contábeis. Escolhi também aplicar a pesquisa na gestão de recursos humanos, por ser a área em que trabalho. E para tornar o TCC ainda mais desafiador, apliquei o estudo em uma prefeitura”, explica.

Os resultados foram obtidos a partir das metodologias aplicadas no ambiente público. “Para chegar às conclusões, foram utilizados os métodos de inspeção de documentos, correlação das informações, conferência de cálculos e realização de fluxogramas”, comenta.

Em sua pesquisa, Tamy conseguiu verificar as ações corretas e incorretas do ambiente de trabalho. Ela constatou que a prefeitura possui um controle interno eficiente dentro das operações do setor de recursos humanos, pois realiza a verificação dos cálculos corretamente. “Entretanto, recomenda-se que sejam verificadas as irregularidades encontradas através da auditoria, e que sejam realizadas correções acerca dos exames médicos admissionais e demissionais, existência do Termo de Posse devidamente assinado, espelhos pontos assinados e organizados, adequação dos salários e triênios, além da tributação correta do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF)”, acrescenta.

Tamy quer se dedicar ao estudo da área, a fim de aprimorar seu currículo e as possibilidades no mercado de trabalho. “Futuramente, gostaria de fazer uma pós-graduação na área de recursos humanos ou em departamento pessoal, para aprofundar meus conhecimentos e aplicar no trabalho”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


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