Estudantes de Jornalismo criam o “Leitura, câmera e ação”, projeto de leitura para os cursos de Comunicação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Jornalismo criam o “Leitura, câmera e ação”, projeto de leitura para os cursos de Comunicação

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí agora contam com um novo projeto de leitura. Intitulado Leitura, câmera e ação”, o projeto faz parte da disciplina de Produção e Redação Multimídia, da professora Danieli Antonello, e foi elaborado junto com os estudantes de Jornalismo Giordano Cardoso Toniazzo e Vitória Caroline Patias.

A professora Danieli contou que buscou para a disciplina metodologias e instrumentos avaliativos para manter os alunos interessados na disciplina durante os quatro meses de duração. A partir disso, escolheu abordar algo mais próximo da realidade deles, então surgiu a ideia de criar uma espécie de clube do livro da comunicação. 

“A ideia é utilizar parte dos conteúdos programáticos para a criação deste projeto”, destacou a docente. “E também criar e manter o hábito da leitura nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. Como essa é uma disciplina que mobiliza o conceito de multimídia, a turma pensou em convidar todos os outros estudantes da comunicação para participar”, completou. 

Os estudantes carregam na bagagem um histórico de leitura muito amplo, fato que facilita a construção do projeto. Vitória tem uma página no Instagram, a “Leitora Baixa Renda", onde compartilha sua rotina de leitura e os livros que lê. “Quero transmitir a quem me acompanha que não precisa de muito para ser um leitor, basta gostar de ler”. Ela acredita que a leitura nos faz conhecer outras realidades, desenvolver mais empatia, ser mais crítico e argumentativo.

Giordano é filho de professores, então a leitura sempre esteve presente em sua casa. O aluno confessou que já foi um leitor mais assíduo no passado, e atualmente não consome o mesmo volume de obras que consumia tempos atrás. Ele acredita que o projeto pode, sim, lhe instigar a retomar o hábito da leitura. “Por utilizar o meio da rede social, buscamos atingir o público bem no espaço que muitas vezes nos impede de construir este hábito: redes sociais”, frisou o estudante.

Uma seleção de quatro livros pertinentes para a área da comunicação foi feita, entre os títulos estão: “A Quem Pertence a Informação”, de Washington Novaes; “O Olho da Rua: uma repórter em busca da literatura da vida real”, de Eliane Brum; “Diante da Cor dos Outros”, de Susan Sontag; e “Psicodinâmica das Cores em Comunicação”, de Modesto Farina, Clotilde Perez e Dorinho Bastos.

A escolha do nome do projeto foi realizada através de uma enquete no perfil do Instagram dos cursos de Jornalismo e Publicidade. Da mesma maneira, foi feita a escolha do livro “Psicodinâmica das Cores em Comunicação” para a turma ler e compartilhar os conceitos do autor e o entendimento que tiveram. Essa produção também será disponibilizada no instagram dos cursos @jornalismopublicidadepropaganda  na primeira quinzena de dezembro. 

Por Inácio Mastella, estagiário da Usina de Ideias.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.