O evento de boas-vindas aos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí integrou veteranos e calouros no prédio da Comunicação, durante a noite de quarta-feira, 15 de março. Com o objetivo de criar um primeiro contato dos calouros com a área, o evento reuniu estudantes de todos os semestres de ambos os cursos, egressos, professores e técnicos-administrativos.
A coordenadora dos cursos, Rubia Schwanke, fez uma fala inicial de boas-vindas aos estudantes e destacou a programação de atividades e eventos do ano de 2023, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
A programação contou com o bate-papo: “Comunicação em tempos de convergência: relatos de experiências”, com a egressa em jornalismo, UX Writer na Compass.Uol e empresária pela Eugênia Conteúdo, Natani Paz, e a egressa em Publicidade e Propaganda, gerente de marketing da Unicred Eleva, Katia Cavalheiro.
A professora Nilse Maldaner, responsável neste semestre pela disciplina de Cultura Digital e Convergência, intermediou o bate-papo com as egressas. Sobre a temática, as convidadas compartilharam as suas experiências profissionais atuando com comunicação, uma área movimentada por processos tecnológicos e constante transformação.
No bate-papo, as convidadas destacaram que as transformações não se limitam à área do Jornalismo ou da Publicidade, mas realizam um processo de convergência entre elas e entre seus profissionais. Natani conta que a sua aspiração criativa a guiou em aventuras por novas áreas, como a experiência de trabalhar por cinco anos em uma empresa de branding. O que mudou a sua vida e a levou a se conhecer como profissional. “É importante ter essa base, mas depois o mercado, ele muda tanto a todo momento que é importante a gente ter, talvez, até uma humildade, um dinamismo para a gente entender que pode ser muitas outras coisas também”, destacou Natani.
A cultura midiática mudou não só a área, mas a forma como os consumidores recebem o conteúdo. Trabalhando com marketing, Katia destaca que o cliente quer entender o que está sendo feito por ele, o que é perceptível, pois, ele se faz visto nas redes, respondendo às ações e campanhas. “Hoje há um propósito dentro das empresas, que é de fazer essa empresa pensar nesse humano e nesse mundo afora, o que de positivo a gente vai deixar, não só para o acionista ou para o dono da empresa”, afirmou Katia.
Após o bate-papo o evento seguiu com a interação entre os estudantes e a recepção organizada aos calouros da comunicação.
Texto por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.
Fotos por Ana Carolina Bazana, estudante de jornalismo.
A Unijuí conta com diversas estruturas preparadas para auxiliar na formação de seus acadêmicos. Dentre esses ambientes, os laboratórios de Fotografia, Vídeo e Áudio instrumentalizam os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí, além de serem utilizados também por outros cursos da Graduação, Pós-Graduação e os Projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade.
Devidamente equipados, os laboratórios foram adequados com a evolução da comunicação, proporcionando experiências que aproximam os acadêmicos da prática profissional e permitindo que refinem sua criatividade. Nesses ambientes, os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula e testar suas habilidades, necessárias para sua atuação em rádio e televisão.
No Laboratório de Áudio está disponível um estúdio completo, com os microfones e a mesa de som. É neste local onde são criados spots, podcasts, locuções e demais arquivos de áudio utilizados em campanhas publicitárias e reportagens para a mídia sonora.
Já o Chroma Key, recurso que permite a substituição de uma cor sólida, geralmente verde, por outra imagem, e a câmera ficam no Laboratório de Vídeo. O ambiente permite que sejam feitos materiais audiovisuais como a elaboração de conteúdos publicitários, jornalísticos, artísticos e documentais.
Também possuem câmeras o Laboratório de Fotografia. Esse espaço conta com todo o suporte necessário, como a utilização de fundo infinito, por exemplo, para que os estudantes possam desenvolver fotografias de retratos, comerciais, de moda e de alimentos. Os acadêmicos podem também reservar equipamentos como câmera, tripé e lentes para testes externos e trabalhos acadêmicos.
A reserva dos itens pode ser feita pelo e-mail usina@unijui.edu.br. Já a reserva dos ambientes é feita junto ao técnico responsável pelos laboratórios, Célio Ferrazza, pelo e-mail celio.ferrazza@unijui.edu.br.
A Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí foi encerrada nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na sala de ideação do Espaço + Inovação. A última noite de programação contou com a palestra sobre o tema “Produção de conteúdo para além da redação tradicional”, com a jornalista e doutora em Comunicação, Vanessa Scalei, que possui mais de 15 anos de experiência em redação jornalística e é head de conteúdo na Agência Canarinho.
Na palestra, a jornalista falou sobre sua trajetória profissional, trazendo relatos de desafios e experiências positivas que teve ao longo da carreira, o que ajudou os estudantes a terem uma visão mais clara da profissão. “Desde que o mundo é mundo, a narrativa é importante, contar boas histórias é importante. Desde a pintura rupestre já estavam contando alguma coisa ali, até a gente chegar nas histórias com realidade virtual. Por mais que mude a plataforma, a importância está sempre naquilo que estamos contando, narrando. É importante ficarmos atentos em como estruturamos o conteúdo”, destacou Vanessa.
Referente às atividades da Semana Acadêmica, que abordou a temática “Práticas e tendências em comunicação”, a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Schwanke, ressaltou a relevância dos acadêmicos terem essas vivências, que constituem-se como oportunidades importantes para a troca de conhecimentos com os profissionais convidados. “Essas experiências possibilitam que os estudantes consigam transpor a teoria que está sendo debatida em sala de aula e perceber a sua aplicação prática, o que reforça o processo de ensino-aprendizagem, consolidando os conhecimentos adquiridos na Universidade e contribuindo para a preparação dos futuros profissionais”, finalizou.
Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias
Na noite da última quinta-feira, dia 22 de setembro, foi realizada a abertura oficial da Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. O evento reuniu estudantes e professores e contou também com a presença de jornalistas da RBS TV. As atividades que integram a programação abordam o tema “Práticas e tendências em comunicação”.
A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Schwanke, realizou uma fala de abertura, na qual ressaltou o papel social da comunicação. “É importante nos sentirmos orgulhosos por termos escolhido a área da comunicação, porque nós somos muito importantes para a sociedade. Nós temos um fazer que tem uma diretriz social, nunca se esqueçam disso”, destacou.
O coordenador de telejornalismo da Região Norte da RBS TV, Mateus Rodighero, e a repórter Gherusa Cassol apresentaram ao público presente o Projeto Primeira Pauta RBS. O evento oportunizou uma troca de aprendizados entre os acadêmicos e convidados, que contaram sobre suas experiências, desafios e realizações da profissão, bem como compartilharam sobre suas rotinas como comunicadores. “Se você quer ser um comunicador, um operador, um repórter, você vai ter que enxergar isso e entender o caminho que vai precisar trilhar para chegar lá”, afirmou Mateus.
A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, que também esteve presente no evento, enfatizou a relevância do momento para a vida acadêmica dos estudantes. “A Universidade está aqui para abrir a nossa mente para diversos aspectos. Esses momentos são planejados com muito carinho pelos nossos professores, para vocês conhecerem outras realidades”. Ela ainda acrescentou que essas trocas com profissionais que vivem o mundo da comunicação, expandem os horizontes para as possibilidades do mercado de trabalho e as novidades nos campos de atuação.
A programação da Semana Acadêmica iniciou na quarta-feira, dia 21 de setembro, com a realização da Noite de Oficinas. O técnico de edição de vídeo e áudio da Unijuí, Celio Ferrazza, e os egressos do curso de Publicidade e Propaganda Gilmar Laurindo e Jacson Silveira ministraram, respectivamente, as oficinas práticas de Edição de Vídeo, Podcast e Direção de Arte.
A acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Laura Carvalho, participou da oficina de Podcast e destacou a importância da atividade. “A publicidade e propaganda vai aumentando, vai mudando, a comunicação vai mudando, então temos que nos adaptar em cada local. Ter uma experiência dessas é importante para tirar dúvidas e estar preparado caso a gente queira seguir nessa linha ou fazer algo parecido com o podcast”, ressaltou.
O encerramento da Semana Acadêmica irá acontecer nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na Sala de Ideação do Espaço + Inovação, onde a convidada Vanessa Scalei abordará a pauta “Produção de Conteúdo”.
A Semana Acadêmica “Práticas e tendências em comunicação” é promovida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Usina de Ideias e Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom). O evento busca promover ações de aproximação entre profissionais, professores e estudantes, além de proporcionar a discussão de assuntos da contemporaneidade e das práticas voltadas às áreas da comunicação.
Por Keila Rosa, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Usina de Ideias
A acadêmica de Jornalismo, Andressa Buchner do Amaral, e a estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Amanda Buchner do Amaral, foram premiadas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), durante o 45° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. As irmãs viajaram até João Pessoa, na Paraíba, onde o evento foi realizado junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 5 e 9 de setembro. Lá, apresentaram seu projeto experimental e retornaram para casa com o prêmio.
O curta-metragem Solum foi desenvolvido no primeiro semestre de 2022, na disciplina de Fotografia e Vídeo para Mídias Digitais, ministrada pela professora doutora Gisele Noll. Foi inscrito na Expocom, a premiação para trabalhos experimentais produzidos por alunos de Comunicação, onde as estudantes venceram em âmbito regional em junho, no Intercom Sul, e garantiram a classificação para a fase nacional, onde também conquistaram a categoria Produção Publicitária Audiovisual para Internet.
Andressa conta com empolgação sobre a possibilidade de apresentar seu projeto. “Estou muito feliz em ter conseguido ir para João Pessoa e poder apresentar nosso trabalho. Foi uma experiência muito incrível e de muito aprendizado, além de ser uma honra estar representando a região Sul neste congresso nacional”.
Além de apresentar o curta no maior Congresso de Comunicação do Brasil, as estudantes prestigiaram debates e oficinas. Amanda destacou algumas das suas experiências. “Eu participei do VII Colóquio Latino-americano de Ciências da Comunicação; da oficina Construindo um Podcast Narrativo do Zero: como tirar boas histórias do papel; Expocom e da solenidade de abertura do Intercom”.
A participação no evento trouxe experiências na vida profissional das estudantes, que tiveram contato com uma nova cultura e conheceram outros acadêmicos e profissionais da área. A premiação é simbólica, mas qualifica o currículo e amplia as oportunidades no mercado de trabalho.
Por Keila Rosa, estagiária da Usina de Ideias.
Estudantes do 2º Ano da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, realizaram uma visita à Unijuí na manhã desta terça-feira, 30 de agosto. O objetivo dos alunos é elaborar um curta-metragem sobre refugiados, a partir do seu projeto interno denominado Gritos de Paz. Para ampliar os conhecimentos que envolvem a produção do curta, os estudantes foram recebidos pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, no Centro de Eventos da Universidade.
Pela manhã, os alunos participaram de duas oficinas, uma de entrevista e outra de vídeo. No turno da tarde, os estudantes se desafiaram a aprender recursos de roteiro, edição e fotografia, que também agregarão no momento em que os curtas começarem a ser produzidos.
Segundo a coordenadora de ambos os cursos, professora mestre Rúbia Beatriz Schwanke, o primeiro contato entre os cursos de comunicação da Unijuí com o projeto Gritos de Paz ocorreu no Profissional do Futuro deste ano. “Durante o evento, eles nos procuraram e contaram sobre a iniciativa que estavam começando a trabalhar na escola”, conta.
A professora Vanessa Falconi Bastolla, da Escola Margarida Pardelhas, entrou em contato com Rúbia, explicando que a ideia era a produção de um curta-metragem sobre os refugiados e que os alunos precisariam de auxílio dos cursos para aperfeiçoar as habilidades necessárias para elaborar o filme. “Após a professora Vanessa relatar os objetivos do projeto, a gente começou a estruturar esse momento. Inicialmente a ideia era trabalhar com grupos menores, mas esse aulão com todos trabalhando em conjunto iria funcionar melhor e está funcionando”, salienta Rubia.
Segundo Vanessa, o projeto Gritos de Paz busca desenvolver uma visão crítica nos alunos. “O projeto nasceu quando decidimos trabalhar a formação dos professores abordando a situação da guerra entre Ucrânia e Rússia. Então, a partir disso, nós, professores, nos reunimos e pensamos de que forma a gente poderia integrar o contexto atual, vinculando a essa proposta de vídeo”, salienta Vanessa.
Na sequência, os professores propuseram aos seus estudantes a leitura de um livro intitulado “Layla, a menina síria” e a conceituação de termos como refugiado e direitos humanos. “Na cabeça de muitos, o termo ‘refugiado’ significa somente pessoas que saíram de um local em guerra. O termo vai além e trata de outros motivos sociais e econômicos. Frisamos bem isso para que eles entendessem o que é um refugiado e para que, após a visita à Unijuí, pudessem iniciar a atividade”, completa.
Além da professora Vanessa, os alunos estiveram acompanhados das professoras Alessandra Bertão Ribas e Elza Elisabeth Maran Queiroz da Silva, e da supervisora Jaqueline Chesani. Eles tiveram contato com ferramentas como o chroma key, microfones e câmeras.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí