Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunicação Social - Jornalismo (Bacharelado)

Bate-papo sobre Convergência marca boas-vindas aos estudantes da Comunicação

O evento de boas-vindas aos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí integrou veteranos e calouros no prédio da Comunicação, durante a noite de quarta-feira, 15 de março. Com o objetivo de criar um primeiro contato dos calouros com a área, o evento reuniu estudantes de todos os semestres de ambos os cursos, egressos, professores e técnicos-administrativos. 

A coordenadora dos cursos, Rubia Schwanke, fez uma fala inicial de boas-vindas aos estudantes e destacou a programação de atividades e eventos do ano de 2023, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A programação contou com o bate-papo: “Comunicação em tempos de convergência: relatos de experiências”, com a egressa em jornalismo, UX Writer na Compass.Uol e empresária pela Eugênia Conteúdo, Natani Paz, e a egressa em Publicidade e Propaganda, gerente de marketing da Unicred Eleva, Katia Cavalheiro.

A professora Nilse Maldaner, responsável neste semestre pela disciplina de Cultura Digital e Convergência, intermediou o bate-papo com as egressas. Sobre a temática, as convidadas compartilharam as suas experiências profissionais atuando com comunicação, uma área movimentada por processos tecnológicos e constante transformação. 

No bate-papo, as convidadas destacaram que as transformações não se limitam à área do Jornalismo ou da Publicidade, mas realizam um processo de convergência entre elas e entre seus profissionais. Natani conta que a sua aspiração criativa a guiou em aventuras por novas áreas, como a experiência de trabalhar por cinco anos em uma empresa de branding. O que mudou a sua vida e a levou a se conhecer como profissional. “É importante ter essa base, mas depois o mercado, ele muda tanto a todo momento que é importante a gente ter, talvez, até uma humildade, um dinamismo para a gente entender que pode ser muitas outras coisas também”, destacou Natani.

A cultura midiática mudou não só a área, mas a forma como os consumidores recebem o conteúdo. Trabalhando com marketing, Katia destaca que o cliente  quer entender o que está sendo feito por ele, o que é perceptível, pois, ele se faz visto nas redes, respondendo às ações e campanhas. “Hoje há um propósito dentro das empresas, que é de fazer essa empresa pensar nesse humano e nesse mundo afora, o que de positivo a gente vai deixar, não só para o acionista ou para o dono da empresa”, afirmou Katia.

Após o bate-papo o evento seguiu com a interação entre os estudantes e a recepção organizada aos calouros da comunicação.

Texto por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.

Fotos por Ana Carolina Bazana, estudante de jornalismo.


Laboratórios de Comunicação: tecnologia e criatividade aliadas à formação de qualidade

A Unijuí conta com diversas estruturas preparadas para auxiliar na formação de seus acadêmicos. Dentre esses ambientes, os laboratórios de Fotografia, Vídeo e Áudio instrumentalizam os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí, além de serem utilizados também por outros cursos da Graduação, Pós-Graduação e os Projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. 

Devidamente equipados, os laboratórios foram adequados com a evolução da comunicação, proporcionando experiências que aproximam os acadêmicos da prática profissional e permitindo que refinem sua criatividade. Nesses ambientes, os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula e testar suas habilidades, necessárias para sua atuação em rádio e televisão. 

No Laboratório de Áudio está disponível um estúdio completo, com os microfones e a mesa de som. É neste local onde são criados spots, podcasts, locuções e demais arquivos de áudio utilizados em campanhas publicitárias e reportagens para a mídia sonora. 

Já o Chroma Key, recurso que permite a substituição de uma cor sólida, geralmente verde, por outra imagem, e a câmera ficam no Laboratório de Vídeo. O ambiente permite que sejam feitos materiais audiovisuais como a elaboração de conteúdos publicitários, jornalísticos, artísticos e documentais.

Também possuem câmeras o Laboratório de Fotografia. Esse espaço conta com todo o suporte necessário, como a utilização de fundo infinito, por exemplo, para que os estudantes possam desenvolver fotografias de retratos, comerciais, de moda e de alimentos. Os acadêmicos podem também reservar equipamentos como câmera, tripé e lentes para testes externos e trabalhos acadêmicos.

A reserva dos itens pode ser feita pelo e-mail usina@unijui.edu.br. Já a reserva dos ambientes é feita junto ao técnico responsável pelos laboratórios, Célio Ferrazza, pelo e-mail celio.ferrazza@unijui.edu.br


Palestra sobre produção de conteúdo encerra a Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda 

A Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí foi encerrada nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na sala de ideação do Espaço + Inovação. A última noite de programação contou com a palestra sobre o tema “Produção de conteúdo para além da redação tradicional”, com a jornalista e doutora em Comunicação, Vanessa Scalei, que possui mais de 15 anos de experiência em redação jornalística e é head de conteúdo na Agência Canarinho.  

Na palestra, a jornalista falou sobre sua trajetória profissional, trazendo relatos de desafios e experiências positivas que teve ao longo da carreira, o que ajudou os estudantes a terem uma visão mais clara da profissão. “Desde que o mundo é mundo, a narrativa é importante, contar boas histórias é importante. Desde a pintura rupestre já estavam contando alguma coisa ali, até a gente chegar nas histórias com realidade virtual. Por mais que mude a plataforma, a importância está sempre naquilo que estamos contando, narrando. É importante ficarmos atentos em como estruturamos o conteúdo”, destacou Vanessa.

Referente às atividades da Semana Acadêmica, que abordou a temática “Práticas e tendências em comunicação”, a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Schwanke, ressaltou a relevância dos acadêmicos terem essas vivências, que constituem-se como oportunidades importantes para a troca de conhecimentos com os profissionais convidados. “Essas experiências possibilitam que os estudantes consigam transpor a teoria que está sendo debatida em sala de aula e perceber a sua aplicação prática, o que reforça o processo de ensino-aprendizagem, consolidando os conhecimentos adquiridos na Universidade e contribuindo para a preparação dos futuros profissionais”, finalizou. 

Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias


Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade Propaganda recebe jornalistas do Grupo RBS

Na noite da última quinta-feira, dia 22 de setembro, foi realizada a abertura oficial da Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. O evento reuniu estudantes e professores e contou também com a presença de jornalistas da RBS TV. As atividades que integram a programação abordam o tema “Práticas e tendências em comunicação”.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Schwanke, realizou uma fala de abertura, na qual ressaltou o papel social da comunicação. “É importante nos sentirmos orgulhosos por termos escolhido a área da comunicação, porque nós somos muito importantes para a sociedade. Nós temos um fazer que tem uma diretriz social, nunca se esqueçam disso”, destacou.

O coordenador de telejornalismo da Região Norte da RBS TV, Mateus Rodighero, e a repórter Gherusa Cassol apresentaram ao público presente o Projeto Primeira Pauta RBS. O evento oportunizou uma troca de aprendizados entre os acadêmicos e convidados, que contaram sobre suas experiências, desafios e realizações da profissão, bem como compartilharam sobre suas rotinas como comunicadores. “Se você quer ser um comunicador, um operador, um repórter, você vai ter que enxergar isso e entender o caminho que vai precisar trilhar para chegar lá”, afirmou Mateus.

A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, que também esteve presente no evento, enfatizou a relevância do momento para a vida acadêmica dos estudantes. “A Universidade está aqui para abrir a nossa mente para diversos aspectos. Esses momentos são planejados com muito carinho pelos nossos professores, para vocês conhecerem outras realidades”. Ela ainda acrescentou que essas trocas com profissionais que vivem o mundo da comunicação, expandem os horizontes para as possibilidades do mercado de trabalho e as novidades nos campos de atuação.

A programação da Semana Acadêmica iniciou na quarta-feira, dia 21 de setembro, com a realização da Noite de Oficinas. O técnico de edição de vídeo e áudio da Unijuí, Celio Ferrazza, e os egressos do curso de Publicidade e Propaganda Gilmar Laurindo e Jacson Silveira ministraram, respectivamente, as oficinas práticas de Edição de Vídeo, Podcast e Direção de Arte.

A acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Laura Carvalho, participou da oficina de Podcast e destacou a importância da atividade. “A publicidade e propaganda vai aumentando, vai mudando, a comunicação vai mudando, então temos que nos adaptar em cada local. Ter uma experiência dessas é importante para tirar dúvidas e estar preparado caso a gente queira seguir nessa linha ou fazer algo parecido com o podcast”, ressaltou.

O encerramento da Semana Acadêmica irá acontecer nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na Sala de Ideação do Espaço + Inovação, onde a convidada Vanessa Scalei abordará a pauta “Produção de Conteúdo”.

A Semana Acadêmica “Práticas e tendências em comunicação” é promovida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Usina de Ideias e Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom). O evento busca promover ações de aproximação entre profissionais, professores e estudantes, além de proporcionar a discussão de assuntos da contemporaneidade e das práticas voltadas às áreas da comunicação. 

Por Keila Rosa, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Usina de Ideias


Acadêmicas da Unijuí são premiadas na Expocom, que integra Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

A acadêmica de Jornalismo, Andressa Buchner do Amaral, e a estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Amanda Buchner do Amaral, foram premiadas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), durante o 45° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. As irmãs viajaram até João Pessoa, na Paraíba, onde o evento foi realizado junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 5 e 9 de setembro. Lá, apresentaram seu projeto experimental e retornaram para casa com o prêmio.

O curta-metragem Solum foi desenvolvido no primeiro semestre de 2022, na disciplina de Fotografia e Vídeo para Mídias Digitais, ministrada pela professora doutora Gisele Noll. Foi inscrito na Expocom, a premiação para trabalhos experimentais produzidos por alunos de Comunicação, onde as estudantes venceram em âmbito regional em junho, no Intercom Sul, e garantiram a classificação para a fase nacional, onde também conquistaram a categoria Produção Publicitária Audiovisual para Internet.

Andressa conta com empolgação sobre a possibilidade de apresentar seu projeto. “Estou muito feliz em ter conseguido ir para João Pessoa e poder apresentar nosso trabalho. Foi uma experiência muito incrível e de muito aprendizado, além de ser uma honra estar representando a região Sul neste congresso nacional”. 

Além de apresentar o curta no maior Congresso de Comunicação do Brasil, as estudantes prestigiaram debates e oficinas. Amanda destacou algumas das suas experiências. “Eu participei do VII Colóquio Latino-americano de Ciências da Comunicação; da oficina Construindo um Podcast Narrativo do Zero: como tirar boas histórias do papel; Expocom e da solenidade de abertura do Intercom”.

A participação no evento trouxe experiências na vida profissional das estudantes, que tiveram contato com uma nova cultura e conheceram outros acadêmicos e profissionais da área. A premiação é simbólica, mas qualifica o currículo e amplia as oportunidades no mercado de trabalho.

Por Keila Rosa, estagiária da Usina de Ideias.


Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda recebem alunos da Escola Margarida Pardelhas, de Cruz Alta

Estudantes do 2º Ano da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, realizaram uma visita à Unijuí na manhã desta terça-feira, 30 de agosto. O objetivo dos alunos é elaborar um curta-metragem sobre refugiados, a partir do seu projeto interno denominado Gritos de Paz. Para ampliar os conhecimentos que envolvem a produção do curta, os estudantes foram recebidos pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, no Centro de Eventos da Universidade.

Pela manhã, os alunos participaram de duas oficinas, uma de entrevista e outra de vídeo. No turno da tarde, os estudantes se desafiaram a aprender recursos de roteiro, edição e fotografia, que também agregarão no momento em que os curtas começarem a ser produzidos.

Segundo a coordenadora de ambos os cursos, professora mestre Rúbia Beatriz Schwanke, o primeiro contato entre os cursos de comunicação da Unijuí com o projeto Gritos de Paz ocorreu no Profissional do Futuro deste ano. “Durante o evento, eles nos procuraram e contaram sobre a iniciativa que estavam começando a trabalhar na escola”, conta.

A professora Vanessa Falconi Bastolla, da Escola Margarida Pardelhas, entrou em contato com Rúbia, explicando que a ideia era a produção de um curta-metragem sobre os refugiados e que os alunos precisariam de auxílio dos cursos para aperfeiçoar as habilidades necessárias para elaborar o filme. “Após a professora Vanessa relatar os objetivos do projeto, a gente começou a estruturar esse momento. Inicialmente a ideia era trabalhar com grupos menores, mas esse aulão com todos trabalhando em conjunto iria funcionar melhor e está funcionando”, salienta Rubia.

Segundo Vanessa, o projeto Gritos de Paz busca desenvolver uma visão crítica nos alunos. “O projeto nasceu quando decidimos trabalhar a formação dos professores abordando a situação da guerra entre Ucrânia e Rússia. Então, a partir disso, nós, professores, nos reunimos e pensamos de que forma a gente poderia integrar o contexto atual, vinculando a essa proposta de vídeo”, salienta Vanessa. 

Na sequência, os professores propuseram aos seus estudantes a leitura de um livro intitulado “Layla, a menina síria” e a conceituação de termos como refugiado e direitos humanos. “Na cabeça de muitos, o termo ‘refugiado’ significa somente pessoas que saíram de um local em guerra. O termo vai além e trata de outros motivos sociais e econômicos. Frisamos bem isso para que eles entendessem o que é um refugiado e para que, após a visita à Unijuí, pudessem iniciar a atividade”, completa. 

Além da professora Vanessa, os alunos estiveram acompanhados das professoras Alessandra Bertão Ribas e Elza Elisabeth Maran Queiroz da Silva, e da supervisora Jaqueline Chesani. Eles tiveram contato com ferramentas como o chroma key, microfones e câmeras. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí