Curso de Jornalismo está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Jornalismo está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo

Se você tem interesse em cursar Jornalismo, saiba que a Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular Contínuo, até o dia 19 de fevereiro pelo site unijui.edu.br/vestibularHá diferentes formas de seleção disponíveis, sendo elas: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre 2010 e 2023; aproveitamento da nota de redação de outros Vestibulares da Unijuí realizados a partir de 2010 e a prova de Vestibular, que consiste em uma redação online, que pode ser realizada acessando o site do Vestibular a partir da inscrição do candidato. 

A coordenadora do curso de Jornalismo, a professora Nilse Maldaner compartilhou as particularidades do novo cenário que os profissionais encontram no mercado atual. “Sai daquela ideia mais tradicional que a gente tinha, que para chegar até o meu público, eu preciso fazer televisão, rádio, jornal. Hoje não, nós temos vários canais diretos com esses públicos e isso ampliou bastante a área de atuação dos jornalistas”, enfatizou Nilse.

As pessoas percebem a necessidade de estratégias para se posicionarem no digital, o que torna esse mercado promissor. Nesse sentido, a professora destaca que os profissionais formados na Unijuí são preparados para atender a essas demandas. “Eu estou há 26 anos na Unijuí e o que me orgulha bastante de estar aqui é que a gente sempre teve um grupo muito preocupado em estar acompanhando o que há de mais novo acontecendo na área. Então as nossas propostas de currículo sempre foram bastante inovadoras”.

Segundo a professora do curso de Jornalismo, professora Gisele Noll, apesar das transformações na área, a importância do trabalho tradicional dos jornalistas é reforçada pelo cenário pandêmico atravessado nos últimos anos e pela onda de fake news. “Nós passamos por uma transformação da sociedade que reforça a função social do jornalista. A gente precisa trabalhar como agente, defensor dessa democracia, isso continua no cerne, do que é ser jornalista”, explica Gisele.

Nilse, como coordenadora do curso, relata que há uma grande procura por indicação de estudantes, para estagiar na área. “Muitas vezes a gente não tem quem indicar porque está todo mundo já trabalhando, está todo mundo já estagiando e aí também isso tem sido um motivo importante inclusive de valorização do profissional e valorização financeira”. A professora complementa que a “crise” do jornalismo não é mais percebida, porque há um vasto mercado onde os profissionais de comunicação podem atuar.

Quanto às habilidades exigidas para o profissional de jornalismo, se atribui a capacidade de escrever bem, ser criativo e observador. A professora Gisele, explica que essas habilidades são trabalhadas, por meio da graduação, que exige do estudante produções em formatos variados. Escrevendo, produzindo materiais em áudio e vídeo, fotografia, dados e trabalhando com o ambiente digital.  “É o grande diferencial, nesse momento de transformação da sociedade, mas também que a gente foi levando o curso de jornalismo para esse caminho nesses últimos anos”.

Por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.