Estudante de Ciências Econômicas da Unijuí pesquisa o capital humano no Brasil - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Ciências Econômicas da Unijuí pesquisa o capital humano no Brasil

André Bellini Mello, concluinte do curso de Ciências Econômicas da Unijuí, pesquisou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “Dinâmicas da mobilidade do capital humano no Brasil”. Orientado pelo professor doutor Airton Adelar Mueller, o estudante explorou a temática do capital humano no Brasil e associou às mudanças populacionais existentes em diferentes municípios.

O capital humano envolve habilidades, conhecimentos, experiências e demais capacidades de determinada população, que é adquirido por meio da educação formal e também por treinamentos, oferecidos pelos locais de trabalho. André explica que sua pesquisa teve como objetivo verificar a existência de correlação entre a  variação populacional e o estoque de capital humano em municípios brasileiros. Foram analisadas as consequências da existência dessa relação, pela constatação da importância do capital humano.

“A educação e o capital humano são equivalentes. O retorno sobre o investimento em educação no Brasil é positivo para todos os graus de instrução, além de ser crescente. Conforme o nível final de educação obtido, por exemplo, indivíduos com Ensino Superior completo geram o maior retorno, com 11,2%”, explica o estudante. André também constatou que, no período entre 2012 e 2017, as taxas de retorno pessoal foram de 6,6% para o Ensino Fundamental e 9,1% para o Ensino Médio. O retorno acaba sendo benéfico, consequentemente, para empresas, municípios e o país como um todo.

A pesquisa de André também contribui com dados importantes à comunidade, pois suas constatações podem ser utilizadas na economia local e regional, ao pensar em medidas de incentivo à educação. “Os municípios da Região Noroeste são cidades menores e interioranas e, em grande parte, sofrem déficits populacionais anualmente (excluindo centros regionais como Ijuí, Santa Rosa e afins). Como o estudo demonstra que cidades que perdem população também perdem capital humano, ele se torna relevante para a comunidade, por apontar um problema pertinente e passível de ser tratado”, destaca o concluinte do curso de Ciências Econômicas da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.