COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física (Bacharelado)

Curso de Educação Física realiza atividades práticas com Escola Glória Veronese de Três de Maio

 

Os estudantes do curso de Educação Física da Unijuí Campus Santa Rosa, realizaram uma oficina de dança com os alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese, de Três de Maio. A atividade aconteceu no ginásio da Escola Da Paz, em Santa Rosa, na noite de segunda-feira, dia 21 de maio.

A ação faz parte da disciplina de Práticas Corporais Expressivas II, ministrada pela professora Eloisa de Souza Borkenhagen.

De acordo com a professora Eloisa, a atividade proposta por meio da oficina de dança, teve a finalidade de aproximar os estudantes do curso de Educação Física, do universo profissional. “Entendemos que através desse contato com o universo escolar, os estudantes passam a se relacionarem de uma forma muito mais afetiva com os saberes docentes.  Buscando entender quais são as necessidades de conhecimento, em termos de conteúdo e metodologias de ensino. São intervenções que permitem que os estudantes vivenciem o espaço de mediação, por meio do ser professor, planejando as atividades, metodologias e estratégias para operacionalizar a ação proposta”, destaca a professora.

 


Pedalando, Patinando e Caminhando e Vencendo o Diabetes: evento tradicional ocorre no sábado


O evento tradicional, que está chegando em sua 14ª edição, acontece neste sábado 19 de maio, às 14h30 em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho).  

O Pedalando, Patinando e Caminhando e o 11° Vencendo o Diabetes consiste em um passeio pelas ruas do centro da cidade de Ijuí, percorridos a pé, de bicicleta, skate, patins, patinete ou qualquer outro meio não motorizado, e tem o objetivo de estimular a prática saudável de atividades físicas, conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento do diabetes e incentivar atitudes solidárias.

Além do passeio, durante a tarde haverá uma aula de Spinning com a Scala Academia e apresentações artísticas com o CTG Fogo de Chão e Grupo Lustige Tiroler, do centro cultural Austríaco de Ijuí.

Disponibilização de erva mate e água quente para chimarrão, venda de lanches e verificação de índice glicêmico e orientações de saúde também vão fazer parte da programação.

As inscrições para participação podem ser realizadas no dia/local do evento até as 14h30 mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a instituições assistenciais do município.

Os participantes inscritos vão concorrer ao sorteio de uma bicicleta, de um prato de festa Subway e brindes.

O evento é uma promoção do Curso de Educação Física da Unijuí, organizado e executado pelo seu Núcleo de Eventos, Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho), Associação dos Diabéticos de Ijuí e Região (ADIR) e Ponto do Diabético tendo como apoiadores a Unimed, Ervateira Seiva Pura e Prefeitura Municipal de Ijuí.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail eventosedf@unijui.edu.br, fanpage Núcleo de Eventos EDF ou pelo telefone 55 3332-0210.

 

 


Vem aí o 14º Pedalando, Patinando e Caminhando e 11º Vencendo o Diabetes

 

A 14ª edição do Pedalando, Patinando e Caminhando e o 11° Vencendo o Diabetes acontece no dia 19 de maio a partir das 14h30 em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho). O tradicional evento consiste em um passeio pelas ruas do centro da cidade percorridos a pé, de bicicleta, skate, patins, patinete ou qualquer outro meio não motorizado. O objetivo da programação é estimular a prática saudável de atividades físicas e conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento do diabetes.

Durante o evento haverá apresentações artísticas, venda de lanches, disponibilização de erva mate e água quente para chimarrão, além da verificação de índice glicêmico e orientações de saúde. As inscrições podem ser realizadas no dia e local do evento, ou antecipadamente no Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a instituições assistenciais do município. A inscrição prévia dá direito à participação do sorteio de uma bicicleta e brindes.

As inscrições também podem ser realizadas nas escolas credenciadas. Todas as escolas de Ijuí são convidadas a participar. As escolas presentes no evento ganham um presente e concorrem ao sorteio de uma impressora jato de tinta multifuncional, oferecida pelo Ponto do Diabético.

O evento é uma promoção do Curso de Educação Física da Unijuí, organizado e executado pelo seu Núcleo de Eventos, Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho), Associação dos Diabéticos de Ijuí e Região (ADIR) e Ponto do Diabético tendo como apoiadores a Ervateira Seiva Pura e Prefeitura Municipal de Ijuí.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail eventosedf@unijui.edu.br, fanpage Núcleo de Eventos EDF ou pelo telefone 55 3332-0210.

 

 


Desafio "10 horas de Natação" é promovido pelo Curso de Educação Física

A participação da comunidade marcou o desafio “10 Horas de Natação”, realizado no último sábado na Sociedade Recreativa Ijuí.

Mais uma edição do “10 Horas de Natação” foi realizado no último sábado, 14/04, na Sociedade Recreativa Ijuí. O tradicional evento consiste em realizar atividades aquáticas durante 10 horas ininterruptas tendo como principal objetivo estimular a prática da natação.

A programação teve uma boa participação da comunidade. Além dos nadadores, pessoas de todas as idades participaram das atividades desenvolvidas no evento. Foram percorridos 68.500 metros ininterruptos nas raias da piscina da Sociedade Recreativa Ijuí pelos 170 participantes inscritos.

Durante as 10 horas o 27º GAC manteve equipes de nadadores em uma das raias da piscina. Também foram desenvolvidas aulas de hidroginástica a atividades com crianças, dentre elas, uma aula de iniciação à natação e muita diversão com a professora Patrícia Lazzarotto.

A edição deste ano também contou com a participação do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, grupo do PITI – Programa Integrado para a Terceira Idade da Unijuí, da AABB Comunidade, de alunos da Escola Rocha Pombo de Augusto Pestana, acadêmicos do curso de Educação Física de Santa Rosa, além de pessoas da comunidade. Também marcaram presença as academias Estação Fitness e Xtreme Academia.

O evento que oportuniza a vivência da natação e também busca promover um momento de lazer e integração para o público, é uma promoção do Curso de Educação Física da Unijuí, organizado e executado pelo Núcleo de Eventos, com a parceria da Sociedade Recreativa Ijuí, apoio do 27° GAC, Corpo de Bombeiros, alunos do curso de Educação Física, Net. Copy e Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo.


“Movimento é Vida”: tema da aula inaugural do curso de Educação Física

O curso de Educação Física da UNIJUÍ realizou na noite de quarta-feira, dia 11, aula inaugural com o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, no auditório Central do Campus Santa Rosa.

A temática desenvolvida durante o encontro trouxe a discussão sobre o Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional (RDHN) - Movimento é vida: Atividade física e esportivas para todas as pessoas, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo que o Diretor Acadêmico da elaboração e escrita do relatório foi o professor Fernando.

Na oportunidade Fernando destacou que o relatório busca situar a prática de atividades físicas e esportivas como elemento constitutivo do lazer moderno, identificando seu valor intrínseco como fator de desenvolvimento humano, quando de relações positivas com a saúde, a educação, a economia, a sociabilidade e a cognição.

Hoje a aula inaugural também estará ocorrendo no Auditório do DCEEng, na Sede Acadêmica, do Campus Ijuí.


Curso de Educação Física promove o Desafio "10 Horas de Natação"

Neste sábado, 14 de abril, acontece mais uma edição do desafio “10 Horas de Natação”. A programação, que será desenvolvida das 8h às 18h na Sociedade Recreativa Ijuí, é uma promoção do Curso de Educação Física da Unijuí, organizado e executado pelo Núcleo de Eventos.

Serão 10 horas de atividades aquáticas ininterruptas com o objetivo de estimular a prática saudável de exercícios físicos e proporcionar a vivência da natação para crianças, jovens, adultos e idosos. Todos estão convidados a participar do evento, que também se constitui como um espaço de lazer para a comunidade acadêmica e comunidade, mesmo para aqueles que não têm experiência com natação.

A edição de 2018 tem confirmada a participação do 27º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) e do Corpo de Bombeiros, que tradicionalmente organizam uma equipe de nadadores para manter a atividade durante as 10 horas, em duas raias da piscina térmica da Recreativa. A AABB Comunidade e o Programa Integrado para a Terceira Idade – PITI da Unijuí também  confirmaram participação.

Durante o dia haverão aulas de hidroginástica (9h e 16h) e atividades de iniciação à natação para crianças às 15h. Além disso, foi lançado o desafio para que as academias de Ijuí participem com seus alunos e colaboradores, algumas, inclusive, garantiram participação.

As inscrições para participar são gratuitas e podem ser realizadas na data e local do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: eventosedf@unijui.edu.br, telefone (55) 3332-0210, e pela fanpage Núcleo de Eventos EDF.