COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física (Bacharelado)

Estudantes do Campus Santa Rosa trocam experiências com profissionais de diversas modalidades de artes marciais

         

A disciplina de Lutas do curso de Educação Física da Unijuí - Campus Santa Rosa, ministrada pela professora Fabiana Ritter Antunes oportunizou aos estudantes, nas aulas online pelo Google Meet, devido a pandemia, discussões para oportunizar troca de experiências com profissionais de algumas lutas e artes marciais, conforme definidos no Plano de Ensino do componente. A professora contou com o apoio de monitores na organização das atividades, os estudantes Clecio Antônio Szinvelski e Alisson Mateus Fabricio.

Inicialmente, a experiência com a Capoeira se deu em dois dias, por se tratar de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.  A turma de lutas contou com a participação do Mestre de Capoeira, Marcelo Odestro Rodrigues, egresso do Curso de Educação Física da Unijuí e a acadêmica Suelen Carolina Dias Roth, nos dias 30 de abril e 7 de maio de 2020.

Já na semana seguinte, foi a vez da experiência com o Jiu Jitsu, facilitada pelo egresso do curso, Gesiel Carvalho da Cruz, também nos dias 14 e 21 de maio de 2020. No dia 28 de maio de 2020 foi a vez da experiência com a oficina de Kung Fu, realizada pelo acadêmico do curso, Leandro Natan Cabral Corrente.

Dando continuidade, nos dias 04 e 18 de junho, foi a experiência do Boxe, com a presença da Campeã Brasileira de Boxe, Gabrielle Sá, seu treinador e egresso do curso, Alexandre Savian e o profissional de Boxe, Maurício Peixoto Seffrin. Para encerrar as oficinas previstas para este 1º semestre de 2020, foi a vez do Judô, no dia 25 de junho, com o egresso do curso, Jean Veiga de Souza.

Nesse sentido a avaliação da Professora Fabiana é de que, mesmo com a pandemia e com a necessidade de adaptação das oficinas neste componente, os alunos do curso de Educação Física tiveram a oportunidade de discutir e conhecer o universo das Lutas e Artes Marciais na sociedade contemporânea.

Os estudantes também avaliaram positivamente as experiências: "importantíssimo levarmos as modalidades para todas as faixas etárias, nos adaptarmos com a característica dos alunos, com certeza teremos muitas possibilidades de trabalho", avalia José Vitor Correa da Silva Neto. "As aulas foram muito interessantes e de muito conhecimento, pelas  vivencias, algo que nos proporciona um conhecimento enorme", disse Wesley Henrique Klein.


Profissionais do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde de Ijuí visitam Laboratório de Santa Rosa

A visita ocorreu na tarde do dia 20 de maio, com o objetivo de conhecer o novo espaço físico do Laboratório, aproximar contatos com os professores e estagiários/bolsistas, além de planejar ações para este período de pandemia. Na oportunidade foi realizada uma explanação do funcionamento de ambos os Laboratórios. Estavam presentes nesse encontro os professores  Leopoldo Schonardie Filho, Julio Andreazza, Cléia Inês Dornelles, Moane Marchesan Krug, e as responsáveis técnicas dos Laboratórios, Michele Santos da Rosa Basso e Lídia Santos, além dos estagiários Mateus Martinelli da Veiga e Mateus Henrique Schmidt.

               


PITI realiza atividades de confraternização e elege nova diretoria

                   

Neste mês de novembro, o Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI/UNIJUÍ, realizou uma série de atividade. No dia 21, ocorreu a comemoração dos “aniversariantes do segundo semestre”. Também, na oportunidade, ocorreu à eleição da nova Diretoria Interna do Programa para a gestão de 2020 e 2021, ficando constituída com os seguintes integrantes: Presidente - Lecir Elisabete Oliveira; Vice-Presidente – Maria de Fátima Scheifer; Secretárias – Sandra Santos e Bronilda Souza; Tersoureiros – Evanir Sartori e Elias Dahlke; Comissão Social – Ivone Beschorner, Maria Elena Stolz, Vera Atkinson e Zenaide Madke.

Já no dia 24 de novembro, foi realizada, no C.T.G Laureano de Medeiros, o tradicional “almoço de final de ano”, com apresentações de dança pelos integrantes do Programa. O evento contou com a presença do Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão o Prof. Dr. Fernando Jaime González, que falou em nome da Reitoria ressaltando a importância do PITI/UNIJUÍ para a Instituição.

Na oportunidade, o coordenador Geral do Programa, o Prof. Dr. Leopoldo Schonardie Filho, agradeceu a presença da Reitoria, a colaboração da Equipe Técnica chefiada pela Profª Michele Santos da Rosa Basso, os bolsista Mateus Jardel Dallabrida, Felipe Glitzenhirn Barriquello e Gabrieli Roncaglio. Também homenageou os membros fundadores do PITI/UNIJUI no ano de 1999, nas pessoas de: Ligia Eder, Leonilda Schiavo, Norma Weber, Alecinda Casaline, Elvira Basso e Iara Terezinha Von Groll. Por fim, o coordenador Geral agradeceu a Diretoria que está findando seu mandato na Presidência, do casal Nilda e Davi Pierine, que por quatro anos exerceu seu mandato com grande maestria e inovações. A Sra. Nilda Pierine agradeceu a todos os membros do PITI/UNIJUÍ, principalmente seus colaboradores diretos, brindou, com mimos, os membros colaboradores no período de sua gestão.

O Programa é um projeto de extensão do curso de Educação Física da UNIJUÍ que completou 20 anos em junho desse ano. Tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida, bem-estar, lazer e integração social entre seus participantes, por meio de programas estruturados, visando melhorar a capacidade física e amenizar os efeitos provocados pelo processo de envelhecimento. Atualmente o programa conta com a participação, em média, de 120 integrantes, sendo 100 mulheres e 20 homens. 

O PITI irá efetuar, a partir do dia 17/12/2019, o período de recesso das atividades de final de ano e de férias. A data prevista para retorno é 03/02/2020.


Alunos de escolas de Ijuí recebem ensinamentos sobre segurança em ambientes aquáticos e educação ambiental

                 

A disciplina de Atividades Aquáticas II, do curso de Educação Física da Unijuí, tem como uma das suas temáticas a relação do homem com a água, desenvolvendo competências e conhecimentos em relação aos cuidados, recomendações e técnicas para se usufruir dos espaços aquáticos em segurança, além de ter uma educação ambiental para sua preservação. Com o objetivo de disseminar informações da Disciplina, os estudantes de Educação Física, juntamente com estudantes de Ciências Biológicas, professores e representantes da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), realizaram, em dois momentos desta semana, atividades para crianças do ensino fundamental da rede municipal de Ijuí. Na terça-feira, o Projeto foi até a EFA e, nesta quinta, no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab).

Denominado “Vamos a La Playa”, o projeto surgiu a partir de uma preocupação com o alto índice de afogamentos no país. Dados recentes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), indicam que, a cada minuto, um brasileiro morre afogado, colocando o Brasil no terceiro lugar mundial por mortes desse tipo. Além disso, 51% das mortes por afogamento são de crianças, na faixa de 1 a 9 anos de idade. Dessa forma, segundo um dos coordenadores da iniciativa, o professor Paulo Carlan, é importante a realização de trabalhos pedagógicos, na perspectiva da prevenção e segurança.

De forma didática e criativa, o Projeto levou ensinamentos básicos, capazes de conscientizar e até mesmo salvar a vida de crianças em ambientes aquáticos, assim como os devidos cuidados com a exposição ao sol, hidratação do corpo, cuidados com fauna e flora, os níveis de afogamento, significados das cores das bandeiras que orientam os banhistas, técnicas de reanimação cardiorrespiratória, por meio da massagem cardíaca, entre outras recomendações para a conscientização dos alunos.

Estiveram envolvidos os professores Paulo Carlan, Eloisa de Souza Borkenhagem Bohrer, Francesca Werner Ferreira e representantes da Aipan, entre eles Diego Coimbra e também Jaqueline Kempp, Júlia Stiebe Callai, Yan Antunes Hubert e Darlene da Veiga. O projeto contou ainda com parcerias da Secretária Municipal de Educação e Cultura de Ijuí e Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Ijuí (Sinpro).


Saúde em movimento: projeto proporciona qualidade de vida a pessoas com doenças crônicas

 

Saúde em movimento é o nome do projeto que está sendo desenvolvido em parceria entre o Curso de Educação Física da Unijuí e a Unidade de Saúde da Família do Bairro Alvorada, em Ijuí. O projeto consiste na prática de atividades físicas com pacientes que integram o grupo de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, colesterol, depressão, entre outros.

A estudante do nono semestre do Curso de Educação Física Daiana Weber kovaleski, é quem desenvolve as atividades com o grupo todas as segundas e sextas-feiras, às 8h da manhã, no posto do Bairro.

Ela conta que o projeto teve início na USF do Bairro quando a médica responsável e os enfermeiros perceberam a necessidade e a importância de incluir as atividades físicas na rotina dos pacientes.

“As atividades são planejadas após uma anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença) com todos os pacientes. E, para aqueles que possuem 60 anos ou mais é realizado um teste de aptidão física para idosos (TAFI) ”, comenta.

As atividades desenvolvidas durante o projeto são alongamentos, caminhadas, exercícios para trabalhar fortalecimento muscular, equilíbrio e coordenação motora. Além dos inúmeros benefícios à saúde física, a estudante destaca a importância da interação social proporcionada a essas pessoas.

“Participar de projetos como este, além da experiência adquirida, é também gratificante, pois nós, profissionais, sabemos a importância da atividade física para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que precisam se manter ativas. Somente estando inserido nesse campo que percebemos o quanto essa área de saúde pública necessita da atuação de um profissional de Educação Física. Não somente para controle de doenças crônicas, mas também para trabalhar a prevenção de doenças”, avalia.

Compõem a equipe da USF 17 do bairro Alvorada:

A médica Carina Andressa Dick, a enfermeira Adriana Rodrigues Lino Eckert, as técnicas de Enfermagem Fernanda Giacobbo Costa e Letícia Morgana Bertholdo de Souza, as agentes Comunitárias de Saúde Sônia da Silva dos Anjos, Salete Zimmer, Mácia Nienov, Francieli de Oliveira e a higienizadora Anita Rodrigues Oliveira.


PITI/UNIJUÍ realiza viagem à Serra Gaúcha

O Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI/UNIJUÍ, realizou, nos dias 08 e 09 de novembro, uma viagem à Serra Gaúcha, com roteiro em Nova Petrópolis, Canela, Gramado e Bento Gonçalves, passando pelos Caminhos das Pedras, Vinícola Aurora e Vale dos Vinhedos.

O PITI é um projeto de extensão, do Curso de Educação Física, que tem por objetivo promover uma melhor qualidade de vida, bem-estar, lazer e integração social entre seus participantes, por meio de programas estruturados e orientados, visando amenizar os efeitos provocados pelo envelhecimento. Além das atividades relacionadas a aptidão física e recreativas também envolvem atividades turísticas e culturais.