COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física (Bacharelado)

PITI visita laboratórios do DCVida

No dia 05 de setembro o Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI, recebeu representantes do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí - DCVida, com a prosposta do Projeto de Extensão Comunitária que tem o objetivo de desenvolver ações e oficinas em educação na saúde.

No dia 11 de setembro, o grupo realizou a primeira ação: uma caminhada até o campus, para membros da Terceira Idade conhecer os laboratórios do DCVida em que foram realizadas algumas oficinas com temas relevantes no cuidado com a saúde e o bem-estar.


Pedalando, Patinando e Caminhando movimentou Ijuí no sábado

A 14ª edição do Pedalando, Patinando e Caminhando e o 11º Vencendo o Diabetes movimentou o centro de Ijuí no dia 25 de agosto, um sábado ensolarado de baixa temperatura. Um grande público se reuniu em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho) para prestigiar o evento em prol da saúde e solidariedade.

Durante a programação, a Scala Academia realizou uma aula de Spinning. Os participantes também puderam prestigiar o Grupo de Folclore Fogo de Chão e o grupo de danças Lustige Tiroler do Centro Cultural Austríaco, que apresentaram algumas músicas folclóricas do seu repertório. O público também pode participar de um aquecimento monitorado por acadêmicas do Curso de Educação Física antes do tradicional passeio pelas ruas da cidade percorrido a pé, patins, skate, patinete, bicicleta ou qualquer outro meio não motorizado.

Após o passeio, ocorreu o sorteio de prêmios aos inscritos presentes no evento. Os prêmios foram oferecidos pelo Subway, Unimed, Farmácias São Lucas, Unijuí e Ruizinho. Mathias Everling, de Augusto Pestana, ganhou o principal prêmio do evento: uma bicicleta. Os alimentos arrecadados nas inscrições serão destinados a uma instituição assistencial do município

Neste ano a programação contou com a participação da Escola Ruy Ramos, Escola Davi Canabarro, além da Escola Ruizinho, que também foram premiadas com brindes do Ponto do Diabético e Farmácias São Lucas. Os participantes também tiveram acesso a informações sobre a prevenção e tratamento do diabetes, verificação de índice glicêmico e pressão arterial. Também houve venda de lanches e disponibilização de erva mate e água quente para chimarrão com a Seiva Pura. O Núcleo de Eventos destaca o empenho dos acadêmicos do Curso de Educação Física, que trabalharam unidos para o sucesso da programação.

O tradicional evento, que tem como principal objetivo incentivar a prática de exercícios físicos e conscientizar a população sobre prevenção e o tratamento do diabetes é uma promoção do Curso de Educação Física da Unijuí, organizado e executado pelo seu Núcleo de Eventos, Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho), Associação dos Diabéticos de Ijuí e Região (ADIR) e Ponto do Diabético tendo como apoiadores a Ervateira Seiva Pura, Unimed e Poder Executivo, por meio da Coordenadoria de Trânsito.


Curso de Educação Física recepciona estudantes da Escola de Alecrim

A tarde de quarta-feira (22) foi divertida e de novos aprendizados para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, de Alecrim. Um grupo de 31 estudantes e mais os professores da escola estiveram visitando a UNIJUÍ e foram recepcionados pelo Núcleo de Eventos do curso de Educação Física, do Campus Santa Rosa.

Na oportunidade realizaram visitação nos laboratórios, na biblioteca, no auditório e no Espaço Coworking da Universidade. Também conheceram as atividades desenvolvidas pelo curso de Educação Física.

A Diretora da Escola, professora Adriana Rockenbach, afirma que estão desenvolvendo um projeto dentro da escola sobre jogos. “Nesse projeto os alunos terão que realizar uma expedição investigativa (conhecer um lugar novo) e buscar conhecimento sobre os jogos. A nossa ideia foi proporcionar essa visita na UNIJUÍ, para eles conhecerem um pouco mais sobre o curso de Educação Física e os jogos desenvolvidos”. 


Pedalando, Patinando e Caminhando e Vencendo o Diabetes: evento tradicional ocorre neste sábado

O evento tradicional, que está chegando em sua 14ª edição, acontece neste sábado, 25 de agosto, às 14h30min em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho).  O Pedalando, Patinando e Caminhando e o 11° Vencendo o Diabetes consiste em um passeio pelas ruas do centro da cidade de Ijuí, percorridos a pé, de bicicleta, de skate, de patins, de patinete ou qualquer outro meio não motorizado. A atividade tem o objetivo de estimular a prática saudável de atividades físicas, conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento do diabetes e incentivar atitudes solidárias.

Além do passeio, durante a tarde haverá uma aula de Spinning com a Scala Academia e apresentações artísticas com o CTG Fogo de Chão e Grupo Lustige Tiroler, do centro cultural Austríaco de Ijuí. Farão parte da programação também a verificação de índice glicêmico, pressão arterial, orientações de saúde, distribuição de erva mate e água quente para chimarrão e venda de lanches. 

As inscrições para participação podem ser realizadas no dia/local do evento até as 14h30min mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a instituições assistenciais do município. Os participantes inscritos vão concorrer ao sorteio de uma bicicleta, de um prato de festa Subway e de brindes.

O evento é uma promoção do Curso de Educação Física da Unijuí, organizado e executado pelo seu Núcleo de Eventos, Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho), Associação dos Diabéticos de Ijuí e Região (ADIR) e Ponto do Diabético tendo como apoiadores a Unimed, Ervateira Seiva Pura e Prefeitura Municipal de Ijuí.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail eventosedf@unijui.edu.br, fanpage do Núcleo de Eventos EDF ou pelo telefone 55 3332-0210.


Mostra de Performances Cênicas e confraternização junina movimentam o Campus Santa Rosa

Os estudantes do curso de Educação Física da UNIJUÍ juntamente com a coordenação do curso, desenvolveram na noite de quarta-feira (20) uma Mostra de Performances Cênicas e confraternização junina, no Campus Santa Rosa.

A atividade faz parte da disciplina de Práticas Corporais Expressivas II, ministrada pela professora Eloisa de Souza Borkenhagen e tem como objetivo uma unidade de ensino sobre a expressão corporal nas artes cênicas, elaboração e apresentação de performances de teatro por parte dos estudantes.

O encerramento da atividade reuniu estudantes e professores do curso de Educação Física e demais cursos do Campus Santa Rosa.


Curso de Educação Física da UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa discutem parcerias

Na tarde de terça-feira, dia 29 de maio, a coordenadora do curso de Educação Física da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professora Cleia Dorneles, juntamente com a Coordenadora do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, professora Moane Marchesan Krug e a técnica do laboratório, Tatiane Renz, participaram de um encontro com o Vice-prefeito, Luiz Antônio Benvegnú. Na oportunidade foram discutidas demandas dos serviços de saúde que visam a reabilitação física de doentes crônicos no município.

De acordo com a Coordenadora do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, professora Moane, o objetivo do encontro foi conhecer um pouco mais sobre o quadro da saúde pública do município, afim de contribuir com a melhora da qualidade de vida da população, a partir da oferta de atividades especializadas no Laboratório de Atividade Física do Campus de Santa Rosa.