COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física (Bacharelado)

Semana Acadêmica do Curso de Educação Física é marcada por palestras e vivências práticas

Na última semana, foi realizada a Semana Acadêmica Curso de Educação Física do Campus Ijuí promovida pelo Centro Acadêmico do curso, com o apoio do Núcleo de Eventos.

Na primeira noite da programação aconteceu a palestra “Os desafios da Educação Física na contemporaneidade”, no Centro de Eventos, ministrada pelo Professor Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, contando com a mediação da Acadêmica Laura Bornholdt. Na mesma noite, o público pode prestigiar uma apresentação da Cia. Cadagy/Unijuí.

Na terça-feira aconteceram duas oficinas. O egresso do Curso de Educação Física, Mestre Tiago Müller, ministrou uma oficina de Capoeira no Ginásio da Sede Acadêmica e a Alessandra Azambuja ministrou a oficina de Dança Contemporânea na Sala dos Espelhos.

Na noite seguinte, o Professor Dr. Matias Nunes Frizzo do curso de Farmácia da Unijuí falou sobre “Riscos da sobrecarga proteica: alterações hepáticas e renais”. O acadêmico Alex Soares fez a mediação. Antes da palestra o Projeto de Dança da EFA apresentou-se para o público.

A quinta-feira foi marcada por duas oficinas. A Professora Ms. Fabiana Ritter Antunes – Unijuí e Professora Ms. Aline Aparecida Cezar Costa da Unicruz ministraram a oficina “Ampulheta heurística: como aplicá-la no cotidiano escolar e não escolar”. Após, vivências em Hitt e Funcional foram monitoradas pelo profissional egresso do Curso de Educação Física, Mathias Ribeiro no Ginásio da Sede Acadêmica.

Na sexta-feira, Tatiele Walker Soardi Rosa, funcionária da AGIT, Unijuí fez uma fala sobre fontes de financiamento: atividades esportivas e eventos culturais. Após, aconteceu uma oficina de Cross Fitt na Academia Boa Forma.

A programação da Semana Acadêmica ainda conta com dois eventos externos. Um deles foi o Workshop: Iron School – Método Intensidade Total – Aspectos Principais e Características Particulares com Waldemar Guimarães, que aconteceu no último sábado no Salão de Atos. O outro acontece no próximo domingo, durante o Domingo no Campus. Será o Workshop - A Prática de Esportes na Natureza SUP - Stand Up Paddle no Lago do Campus da Unijuí.


Curso de Educação Física realiza atividades cooperativas com mais de 500 estudantes

O curso de Educação Física da Unijuí realizou na tarde de hoje (08), no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson em Santa Rosa, atividades cooperativas com mais de 500 estudantes do Ensino Fundamental.

O objetivo das atividades realizadas com os estudantes participantes do Projeto Tribos, foi desenvolver vivências de atividades cooperativas por meio de jogos e dinâmicas integrativas.

Para a coordenadora das atividades do curso de Educação Física da Unijuí, Tatiane Renz, a Universidade promove ações na comunidade santa-rosense constantemente e o Projeto Tribos vêm ao encontro dessa visão institucional, além de integrar os estudantes do curso de Educação Física em atividades cooperativistas. “A Unijuí é uma Universidade comunitária e participa de diferentes ações na região. O envolvimento dos estudantes no planejamento de atividades cooperativas foi fundamental para a vivência acadêmica dos mesmos. Na maioria das vezes pensamos sempre em promovermos eventos competitivos esquecendo da cooperação, que também deve estar presente em nosso dia a dia”, destaca Tatiane.

O evento denominado Fórum Municipal dos Tribeiros é uma promoção da ONG Parceiros Voluntários da Acisap e conta com o apoio do Sicredi.


Curso de Educação Física realizou a “Tarde Rosa” na Unijuí

O curso de Educação Física realizou no dia 30 de outubro, no Campus Santa Rosa, uma programação especial denominada “Tarde Rosa”.

Na oportunidade foram desenvolvidas diversas atividades envolvendo avaliações físicas, aulão de dança e uma palestra com a Ginecologista e Obstetra, Dra. Mariana Tomasi. Durante a sua fala, Mariana trouxe questões relacionadas ao "Câncer de Mama", os sinais e os sintomas da doença, assim como o diagnóstico e a prevenção.

A atividade também fez parte da programação “Outubro Rosa” realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa e Assessoria de Políticas para as Mulheres. As atividades foram organizadas pela professora Moane Krug e a Técnica Administrativa da Unijuí Tatiane Renz, uma promoção do curso de Educação Física, Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde e Pró-reitoria da Unijuí Campus Santa Rosa.


Estudantes de Educação Física visitam Centro de Educação Física e Desportos, na UFSM

No dia 01 de novembro de 2018, a turma da disciplina de “Bases da Motricidade Humana”, do curso de Educação Física da Unijuí - Campus Ijuí, sob responsabilidade da professora Fabiana Ritter Antunes, realizou uma visita na Universidade Federal de Santa Maria, para conhecer o Centro de Educação Física e Desportos – CEFD.

O objetivo da viagem foi conhecer os diferentes laboratórios e vivenciar alguns testes de desenvolvimento humano, os locais visitados foram: Laboratório de Desenvolvimento Motor, Laboratório de Biomecânica, Laboratório de Performance em Ambiente Simulado.

Essa viagem já se configura tradição dentro do componente curricular.


Prática Pedagógica uniu estudantes de Educação Física e Pedagogia

Na última quinta-feira (25/10), no Ginásio da Sede Acadêmica da Unijuí, estudantes do curso de Educação Física do campus Ijuí planejaram uma prática pedagógica interdisciplinar para os acadêmicos do curso de Pedagogia. O conteúdo girou em torno dos tipos de jogos dentro do conjunto sem interação com adversário: jogos de marca e precisão e os tipos de jogos com interação entre adversário: jogos de luta e jogos de invasão ex: pelada de futsal. 

Essa vivência foi organizada no componente curricular de Educação Física na Educação  Infantil  e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades foram planejadas pelos acadêmicos do curso de Educação Física Lauriane, Jadir e Anderson, organizadas dentro de um circuito que possibilitou a vivência e a problematização sobre este conteúdo. As práticas pedagógicas foram finalizadas com uma roda de conversa e reflexão sobre este trabalho interdisciplinar, onde os acadêmicos do curso de pedagogia relataram sobre o que significou esta noite de aula.


Curso de Educação Física da Unijuí fecha parceria com Lar do Idoso

 

A Unijuí por meio do curso de Educação Física fechou parceria com o Lar do Idoso de Santa Rosa, no dia 19 de setembro, para implementação do projeto de pesquisa que visa a estimulação cognitiva e aptidão física de idosos.

O objetivo será estimar o efeito de um programa de estimulação cognitiva, mediado pelo uso de computadores e jogos eletrônicos, bem como a prática de atividade física, na função cognitiva e na aptidão física de idosos institucionalizados. As atividades serão realizadas nas terças e quintas, com os idosos que aceitarem participar das atividades.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, professora do curso de Educação Física, Moane Marchesan Krug, essa pesquisa vai oportunizar e estimular a aprendizagem aos acadêmicos, a partir de experiências teórico práticas que envolvam as dimensões de planejamento, intervenção e avaliação. Além de oportunizar aos idosos institucionalizados da comunidade de Santa Rosa, a vivência em atividades que venham a contribuir com a sua saúde e qualidade de vida. Essa troca de saberes entre o Laboratório de Atividade Física e Promoção de Saúde, do Campus Santa Rosa, e a comunidade do lar do idoso, contribui com a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática, que é um dos objetivos da Unijuí enquanto universidade comunitária.

Os participantes da pesquisa serão avaliados antes e após o programa, sendo analisados os efeitos do programa na função cognitiva e na aptidão física. Outras variáveis como índice de depressão, capacidade funcional, fragilidade e qualidade de vida também serão avaliadas.

A Presidente do Lar do Idoso, Nedi Gnatta Pisoni, destacou a importância da parceria com a Unijuí. “Estamos muito felizes em fechar essa parceria com o curso de Educação Física da Unijuí, pois sabemos a relevância da atividade física para os nossos idosos. E esse contato com os estudantes, para os idosos é fundamental, adoram receber visitas de pessoas da comunidade”, ressalta Nedi.

Essa pesquisa terá a duração de 12 meses e, poderá ser renovada caso os resultados sejam positivos para a comunidade e para a Unijuí. Os bolsistas e estudantes do curso de Educação Física, Marcos Antônio da Silva Lamarque e Matheus Henrique Schmidt, estarão realizando as atividades, acompanhados da coordenadora do projeto.