COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física (Bacharelado)

Estudantes de Educação Física realizam atividades com deficientes visuais

Na última quinta-feira, 29, os estudantes do Curso de Educação Física da Unijuí, turma Bases da Motricidade Humana, ministrada pela Professora Fabiana Ritter Antunes, realizaram uma intervenção com deficientes visuais integrantes das associações ADEVICA de Cruz Alta e a APDEVI de Ijuí no Ginásio da Sede Acadêmica da Unijuí.

Os estudantes destacaram a importância da oportunidade para vivenciarem e criarem experiências com os deficientes visuais. “Nesses casos a prática se diferencia bastante da teoria, só através dela adquirimos as experiências necessárias para desempenhar nossas funções futuramente. Levaremos os conhecimentos adquiridos para toda a vida, além da formação acadêmica", destacou uma estudante.

O objetivo da atividade foi fomentar a experiência prática do desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controle motor a partir do que foi estudado e debatido em aula, além de incentivar a inclusão social.

 

 


PITI: coordenador participa de reunião do Conselho Estadual da Pessoa Idosa

                  

Na última semana, Prof. Leopoldo Schonardie Filho, Professor da Unijuí e Coordenador do Programa Integrado para a Terceira Idade – PITI/Unijuí participou de reunião do Conselho Estadual Da Pessoa Idosa – CEI, em Porto Alegre, no Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul. O Professor Leopoldo esteve representando a Unijuí e o Fórum Gaúcho das IES com Ações Voltadas ao Envelhecimento.

Entre os assuntos da reunião, foram discutidos sobre o convênio a ser estabelecido entre os entes de execução pública estadual e municipal; Andamento das Conferências Municipais; Comissão organizadora da Conferência Estadual; Seminário Compartilhando Experiências – Rede e Fluxo – CAO Direitos Humanos; GT para Rede e Fluxo; Andamento do GT do Programa Permanente de Capacitação de Autores Sociais; Aprovação da minuta de Termo de Referência para Edital FUNEPI-PM; Apreciação e aprovação de minuta de Resolução para recursos do FUNEPI para VI Conferência Estadual; Encaminhamento para o novo Governo.

Confraternização

Ainda, no domingo, dia 25 de novembro, ocorreu, na AFFI, o almoço de encerramento das atividades do ano de 2018 do PITI. O evento foi organizado pela presidente Nilda Pierine e demais colaboradores. Durante a tarde ocorreu uma apresentação artística do Grupo Regalos da Tradição, formado por integrantes do grupo. Também aconteceu o sorteio de uma rifa organizada pela direção. Além dos integrantes do grupo, participaram da festividade os familiares dos idosos do programa. 


Grupo de Estudos tem foco na Constituição e Alteração de Saberes na Educação Física

               

O Grupo de Estudos sobre Constituição e Alteração de Saberes na Educação Física (CASEF) estuda, no Campus Santa Rosa, tanto o processo de formação de conhecimentos acerca de temas da Educação Física, quanto as possibilidades de modificação das concepções de professores/profissionais vinculados à licenciatura e ao bacharelado que atuam na área.

Especificamente, o CASEF se dedica a refletir/discutir sobre as concepções de ensino dos atuantes de Educação Física, em interface com o aprendizado obtido nas formações inicial e continuada. Nesse contexto, centra atenção no estudo e testagem de estratégias educacionais que possam colaborar com a constituição e alteração de saberes ligados à Educação Física.

Atualmente participam da proposta 14 estudantes do Campus Santa Rosa. “A discussão em grupo, de modo colaborativo, é uma oportunidade de aprender com os outros integrantes e testar o conhecimento sobre os temas estudados. Permite, também, qualificar a habilidade argumentativa na defesa de pontos de vista”, observa o coordenador do Grupo, professor Robson Borges.


PITI vivencia o atletismo

No dia 14 de novembro, foi realizada uma intervenção com o PITI – Programa Integrado para a Terceira Idade, no ginásio da Sede Acadêmica. A atividade foi organizada e executada pelos alunos de Educação Física, matriculados no componente curricular Metodologia do Ensino dos Esportes III, ministrado pela Professora Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer, que tem como modalidade esportiva de referência o atletismo.

Durante a manhã, foi trabalhado o atletismo de forma adaptada considerando as características dos componentes do grupo de terceira idade. Foram desenvolvidas adaptações de provas oficiais, como corridas de velocidade, arremesso de peso e lançamento de dardo.

Cerca de 22 integrantes do PITI participaram da atividade e tiveram uma aceitação muito positiva. Inclusive, recomendaram que atividades como essa sejam pensadas para serem realizadas entre os grupos de terceira idade com que eles têm interagido. Relataram, ainda, que para a maioria foi uma vivência incomum em que puderam relembrar as experiências do seu período escolar.

O objetivo da ação foi promover uma situação de planejamento e intervenção a partir do atletismo para os acadêmicos de Educação Física. Ainda nessa quinta-feira (22), o grupo do PITI comemorou os aniversários do segundo semestre do ano com lanche coletivo.

Em novembro, os integrantes do grupo participaram do IV Conferência Municipal do Idoso, onde fizeram uma apresentação artística intitulada Regalos da Tradição. E neste domingo, para encerrar as atividades do ano, será realizado um almoço na AFFI que contará com a participação dos integrantes, familiares e coordenação do PITI.


Curso de Educação Física promove Semana Acadêmica no Campus Santa Rosa

 

Durante essa semana o curso de Educação Física da Unijuí estará promovendo a tradicional Semana Acadêmica, no Campus Santa Rosa. A programação contemplará diferentes debates com profissionais e professores da área.

De acordo com a professora do curso de Educação Física, Cléia Inês Rigon Dorneles a Semana Acadêmica tem como objetivo oportunizar o debate e a reflexão dos conhecimentos na área da Educação Física com estudantes e egressos do curso, profissionais da rede municipal, estadual e privada de ensino, além dos profissionais que atuam na área da saúde.

Confira a programação completa abaixo:

 


Semana Acadêmica do Curso de Educação Física é marcada por palestras e vivências práticas

Na última semana, foi realizada a Semana Acadêmica Curso de Educação Física do Campus Ijuí promovida pelo Centro Acadêmico do curso, com o apoio do Núcleo de Eventos.

Na primeira noite da programação aconteceu a palestra “Os desafios da Educação Física na contemporaneidade”, no Centro de Eventos, ministrada pelo Professor Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, contando com a mediação da Acadêmica Laura Bornholdt. Na mesma noite, o público pode prestigiar uma apresentação da Cia. Cadagy/Unijuí.

Na terça-feira aconteceram duas oficinas. O egresso do Curso de Educação Física, Mestre Tiago Müller, ministrou uma oficina de Capoeira no Ginásio da Sede Acadêmica e a Alessandra Azambuja ministrou a oficina de Dança Contemporânea na Sala dos Espelhos.

Na noite seguinte, o Professor Dr. Matias Nunes Frizzo do curso de Farmácia da Unijuí falou sobre “Riscos da sobrecarga proteica: alterações hepáticas e renais”. O acadêmico Alex Soares fez a mediação. Antes da palestra o Projeto de Dança da EFA apresentou-se para o público.

A quinta-feira foi marcada por duas oficinas. A Professora Ms. Fabiana Ritter Antunes – Unijuí e Professora Ms. Aline Aparecida Cezar Costa da Unicruz ministraram a oficina “Ampulheta heurística: como aplicá-la no cotidiano escolar e não escolar”. Após, vivências em Hitt e Funcional foram monitoradas pelo profissional egresso do Curso de Educação Física, Mathias Ribeiro no Ginásio da Sede Acadêmica.

Na sexta-feira, Tatiele Walker Soardi Rosa, funcionária da AGIT, Unijuí fez uma fala sobre fontes de financiamento: atividades esportivas e eventos culturais. Após, aconteceu uma oficina de Cross Fitt na Academia Boa Forma.

A programação da Semana Acadêmica ainda conta com dois eventos externos. Um deles foi o Workshop: Iron School – Método Intensidade Total – Aspectos Principais e Características Particulares com Waldemar Guimarães, que aconteceu no último sábado no Salão de Atos. O outro acontece no próximo domingo, durante o Domingo no Campus. Será o Workshop - A Prática de Esportes na Natureza SUP - Stand Up Paddle no Lago do Campus da Unijuí.