COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física (Bacharelado)

Jantar Dançante comemora os 40 anos do curso de Educação Física em Santa Rosa

O curso de Educação Física da Unijuí celebra 40 anos de atividades em Santa Rosa. Na noite de sábado, dia 13, foi realizado um Jantar Dançante no salão do Círculo Operário em Santa Rosa, onde reuniu egressos, estudantes, técnicos administrativos, professores e comunidade regional.

Durante o evento foi destacado pelo cerimonial a trajetória do curso na região de Santa Rosa e realizado homenagens. Os professores Júlio Andreazza e Cléia Rigon Dorneles foram agraciados com uma placa ressaltando o reconhecimento pelos anos dedicados ao curso de Educação Física.

Na oportunidade o Coordenador do Curso de Educação Física, professor Robson Machado Borges, ressaltou as conquistas e desafios durante os 40 anos de trajetória do curso, afirmando que cada vez mais aumenta o compromisso com a comunidade de formar profissionais com excelência e reconhecimento.

O Grupo Cia. Cadagy do Campus Santa Rosa, projeto que valoriza a arte e a cultura, composto por estudantes da Instituição, também realizou apresentações de danças contemporâneas durante o evento.

O curso já formou cerca de 900 profissionais na área da Educação Física. Possui projetos de extensão que beneficiam a comunidade santa-rosense, além de proporcionar aos acadêmicos oportunidades no ensino e pesquisa. Confira os diferenciais e o histórico do curso.

 


Unijuí celebra 40 anos na formação de profissionais em Educação Física

A Unijuí construiu ao lado da comunidade seu reconhecimento regional, promovendo a qualidade de vida das pessoas pela educação. O curso de Educação Física foi um dos protagonistas nessa construção, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, teve um papel fundamental no desenvolvimento de Santa Rosa e região.

No mês de julho o curso de Educação Física da Unijuí, Campus Santa Rosa, celebra os 40 anos do seu primeiro processo seletivo. O Curso já contribuiu para a formação de cerca de 900 profissionais e proporciona à comunidade projetos relacionados à qualidade de vida.

Para o coordenador do Curso, professor Robson Machado Borges, foram diversas conquistas e muitos profissionais formados nesse período. “Esse envolvimento regional e o compromisso com a qualidade na formação de nossos egressos rendeu um reconhecimento de destaque no cenário nacional, como se percebe nas avaliações em larga escala. Muito desse resultado positivo é fruto da qualidade dos docentes do curso. No momento em que se comemoram os 40 anos, assumimos o compromisso com a comunidade regional de seguir formando profissionais com excelência”, ressalta o professor que é também egresso da Unijuí.

Diferenciais do curso e projetos envolvendo a comunidade regional

Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde: realiza trabalho de extensão, atendimentos a usuários com doenças crônicas, principalmente cardiopatias e câncer, por meio de exercício físico orientado e direcionado. Além disso, realiza rodas de conversa, ginástica laboral, avaliações e atividades físicas na comunidade.

Grupos de estudos: no Campus Santa Rosa estão constituídos três grupos, com encontros quinzenais de estudos. Trata-se de uma oportunidade de qualificação profissional para além das aulas presenciais.

Vagas para acadêmicos em bolsas de iniciação científica: atividades como incentivo à produção de conhecimento por meio de pesquisas.

Programa Residência Pedagógica: o programa compreende 28 pessoas, que desenvolvem aulas de Educação Física em uma perspectiva inovadora, em escolas públicas.

Cia CADAGY Unijuí – Corpo em Movimento: projeto que valoriza a arte e a cultura, composto por estudantes da Instituição. Promove e incentiva atividades culturais e artísticas na comunidade local e regional apor meio de espetáculos e apresentações que combinam um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, lutas, artes circenses e malabares, tornando-se um espaço de enriquecimento de formação profissional e pessoal de seus integrantes e de integração do meio universitário com a comunidade, levando a cultura a diversos públicos de diferentes idades. 

Histórico do curso em Santa Rosa

Em 1971 surgiram os primeiros indícios de que Santa Rosa receberia um curso de Educação Física. No Instituto Educacional Dom Bosco (IEDB) já havia o funcionamento dos cursos de Pedagogia, Letras, Filosofia e Ciências, por meio da UFSM. E, no ano de 1976, foi encaminhada a solicitação do curso de Educação Física ao MEC por meio dos salesianos. No dia 06 de setembro de 1978 o Conselho Federal de Educação autoriza o funcionamento do curso de Educação Física da Faculdade Salesiana de Educação Física (FASEF), na cidade de Santa Rosa, com o primeiro vestibular realizado em 1979, por meio de teste de aptidão física e habilidade esportiva.

Dois anos após o primeiro vestibular, em 10 de julho de 1981, o Conselho Federal de Educação reconhece pela portaria n° 198 o curso de Educação Física.

No ano de 1990 o curso de Educação Física, assim como os demais cursos de ensino superior do IEDB, passaram a pertencer à FIDENE/UNIJUÍ, por meio de acordo entre as instituições, com o objetivo de formar uma Universidade Regional.  E, a partir deste processo, o curso de Educação Física passa a vigorar com um novo currículo, uma nova proposta e estrutura curricular. Sendo o curso de Educação Física da Unijuí reconhecido em 1995 por meio da portaria ministerial de 7/12/95.

Jantar Dançante em comemoração aos 40 anos

O Curso irá realizar no próximo sábado, dia 13, a partir das 20h, no Círculo Operário de Santa Rosa, um jantar dançante alusivo aos 40 anos do curso de Educação Física em Santa Rosa. O cartão no valor de R$ 35 poderá ser adquirido com os professores do Curso ou diretamente no Campus Santa Rosa. Informações pelo telefone (55) 3511-5200.

 

 


Curso de Educação Física participa dos Jogos Universitários Gaúchos

O Curso de Educação Física da Unijuí Campus Santa Rosa participou da 40ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), na modalidade de Atletismo, no dia 15 de junho, em Porto Alegre. Neste ano a competição teve a participação de 522 atletas.

Na oportunidade participaram três estudantes do curso de Educação Física, sob a coordenação do professor Júlio Andreazza e tiveram as seguintes colocações:  

*Marcos Rocha de Oliveira - 5º lugar no Arremesso de Peso e 6º no lançamento do Dardo;

*Dalvane dos Santos - 5º lugar na corrida de 5000 metros;

*Bruno Andrei da Silva - 3º lugar nos 1500 metros e 7º nos 5000 metros.

De acordo com o Coordenador do curso de Educação Física, Robson Machado Borges, na classificação geral, entre 20 universidades participantes, a Unijuí ficou classificada em 10º lugar. “Visando a próxima edição dos jogos, os estudantes do Campus Santa Rosa iniciarão o processo de treinamento no segundo semestre deste ano”, destacou o professor.

 


Curso de Educação Física da Unijuí propicia práticas de esportes na natureza

O estudante do curso de Educação Física da Unijuí Santa Rosa, Anderson Henrique Rozek Mallmann, organizou uma atividade com 24 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, de Campina das Missões, na quinta-feira (13), no Parque Museu do Imigrante em Cândido Godói.

A programação com os alunos contemplou corrida, ascensão em cordas e rapel na cascata. De acordo com Anderson tudo ocorreu dentro do planejado, “a turma estava exausta após as atividades realizadas e tivemos várias manifestações de satisfação pela oportunidade que tiveram em conhecer e práticas corporais na natureza”, destacou.

A atividade integra o estágio do curso que está relacionada ao conhecimento e estímulos recebidos durante a formação acadêmica na disciplina de práticas corporais na natureza. O componente curricular tem como objetivo propiciar a utilização dos conhecimentos teórico-práticos das diferentes práticas corporais na natureza, na perspectiva de propor, orientar e avaliar experiências corporais no campo da educação ministrada pelo professor Mauro Bertollo.

A ação realizada contou com a presença de membros da equipe diretiva da escola, que acompanharam e incentivaram a atividade, juntamente com egressos do curso de Educação Física da Universidade, que auxiliaram no suporte técnico e pedagógico.

 


PITI celebrou 20 anos de atividades em Encontro Regional da Terceira Idade

                       

Para celebrar os 20 anos de atividades do Programa Integrado para a Terceira Idade PITI/UNIJUÍ, ocorreu, no sábado, dia 08 de junho, na Sede Acadêmica, em Ijuí, o 1º Encontro Regional da Terceira Idade. O evento teve como base a integração regional e contou com a presença do SESC de Ijuí e do SESC de Santo Ângelo, parcerias que almejam a melhoria da qualidade de vida da população idosa.

A programação foi iniciada com a recepção aos convidados, seguido da solenidade de abertura no Auditório da Sede Acadêmica com a presença de autoridades e representantes de cada instituição. Logo após, foram efetuados os torneios com os jogos de câmbio e canastra. Posteriormente, no Restaurante Universitário, foi realizado almoço, sorteio da rifa e entrega das medalhas e troféus para os três primeiros colocados. A programação também contou com uma apresentação do histórico das entidades participantes, eleição para 2º Encontro Regional, que ocorrerá em 2020, festa de integração com música ao vivo e a finalização com um lanche coletivo. “O Programa faz um agradecimento especial para o Poder Público, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, que nos brindou com medalhas para distribuirmos aos participantes do evento”, observa o professor Leopoldo Schonardie Filho, coordenador do PITI.

O Programa Integrado para a Terceira Idade – PITI/UNIJUI, projeto de extensão do curso de Educação Física, tem como objetivo realizar atividades que visam promover uma melhor qualidade de vida, bem-estar, lazer e integração sociocultural entre os participantes. Iniciado no ano de 1999 sob a coordenação do professor Paulo Carlan, atualmente é coordenado pelo professor Leopoldo Schonardie Filho e atende a cerca de 120 idosos, oportunizando atividades como ginástica, dança, musculação, jogos adaptados, trabalho em parceria com entidades assistenciais do município, entre outras ações. “Um dos pressupostos da Unijuí como Universidade Comunitária é proporcionar estas atividades e integrar ações com a nossa comunidade”, observa o coordenador do PITI.


Rodas de conversa proporcionam momentos de interação e bate-papo

O Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde realiza constantemente rodas de conversa com objetivo de proporcionar um momento de interação e bate-papo entre os usuários do laboratório, sobre diversos temas relacionados à saúde, prevenção e qualidade de vida, com profissionais da área.

A 2ª edição deste ano foi organizada pelos estudantes do curso de Educação Física, através do componente curricular "Práticas corporais - Saúde III", sob orientação da professora Moane Marchesan Krug.

De acordo com a Técnica Administrativa, Tatiane Renz, foram momentos muito agradáveis de interação e conhecimentos. “A atividade proporcionou aos usuários do laboratório e familiares um momento que contou com atividades culturais como teatro, música, dança, bate-papo sobre saúde mental, ansiedade e depressão, finalizando com confraternização e um lanche saudável”, destacou a responsável pelo Laboratório.