COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Fisioterapia (Bacharelado)

Curso de Fisioterapia celebra 20 anos de história

                  

O Curso de Fisioterapia da Unijuí está completando 20 anos em 2019. E, para marcar a data, diversas atividades foram programadas e estão sendo desenvolvidas.

Nesta quarta-feira, dia 15 de maio, foi realizado, dentro da programação da Jornada de Fisioterapia no 6º Congresso Internacional em Saúde, um jantar no restaurante Confraria, com a participação de estudantes, egressos, funcionários e professores do curso, além da participação da Reitoria. Na oportunidade foi realizada uma celebração por quem fez e faz a história do curso. A coordenação também preparou um vídeo especial para o momento, retratando a trajetória do curso. Durante o evento, a próxima turma de formandos anunciou a escolha de paraninfo, patronesse, amigos da turma e funcionários homenageados. 

As atividades iniciaram em março, com o lançamento de um selo comemorativo e uma palestra com o menino Tiago Linck, intitulada “Superando Limites”. Também está na programação o “Integrafisio”, que é um momento de integração dos estudantes e professores, que, nesse ano, completa 15 edições e acontecerá em novembro.

A história do curso

A Unijuí, acreditando no potencial da formação para área da saúde, iniciou, em 1998, uma proposta de oferta do Curso de Fisioterapia. Um grupo de fisioterapeutas, com esforço, dedicação e perseverança, elaborou e concretizou o projeto pedagógico que levou a implementação da primeira turma na Unijuí, em 1999. De lá para cá muitas foram as conquistas, entre elas as parcerias estabelecidas com as secretarias de saúde e educação do município, com a 17ª coordenadoria regional de saúde, com os hospitais de Caridade e Bom Pastor, entidades como Apae e Sabeve e, sobretudo, no ano de 2011, a criação da Unidade de Reabilitação Física de Ijuí, a UNIR. Em todos esses espaços, o curso de Fisioterapia tem inserção e estabelece uma relação de ensino e atendimento à comunidade.

“Nas duas décadas de atividades construímos junto a essa Universidade e a comunidade regional, uma bonita história. Sustentado nos propósitos desta Universidade, que se caracteriza por uma universidade comunitária, comprometida com o desenvolvimento regional e com o apoio das diversas instituições de saúde do município, foi e é possível qualificar a cada ano a formação do profissional fisioterapeuta na Unijuí”, observa a coordenadora do curso, a professora Simone Zeni Strassburguer.

A constante preocupação do corpo docente com a formação ética e qualificada sempre foi o alicerce para a busca de um currículo acadêmico atualizado e voltado à evolução da própria Fisioterapia como profissão, que em 2019 completa 50 anos de regulamentação. “Hoje somos Conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o ENADE. Temos projetos de pesquisas nas áreas de gerontologia, pediatria e reabilitação cardiopulmonar e projetos de extensão de atenção à saúde da pessoa com deficiência e educação em saúde. Nesses 20 anos, passaram pela infraestrutura da universidade 27 turmas de formandos, totalizando 472 fisioterapeutas qualificados para atender a comunidade de Ijuí e Região”, complementa a professora.


Curso de Fisioterapia celebrou 20 anos de história em evento

                

A Unijuí, acreditando no potencial da formação para a área da saúde, iniciou, em 1998, uma proposta para oferta do Curso de Fisioterapia. Um grupo de fisioterapeutas, com esforço, dedicação e perseverança, elaborou e concretizou o projeto pedagógico que levou à implementação da primeira turma do curso de Fisioterapia na Unijuí, no ano de 1999. Um evento especial marcou esta data, na tarde desta quinta-feira, 28, no Salão de Atos do Campus Ijuí.

Na programação, música com um grupo formado por Vânia Diel, Joaquim Gatto e Donato Dreher e dança com os alunos da APAE. A tarde também contou com a palestra “O Desafio de Superar Limites”, com o menino Tiago Linck. Tiago é de Tiradentes do Sul, e, nascido com uma síndrome, não possui membros. É um menino que gosta de brincar com a irmã, vai à escola e gosta de esportes. É alegre e gosta de dividir esta alegria com todos a sua volta, aprendeu desde muito cedo que é preciso superar as dificuldades para seguir em frente e divide esta experiência com o público em palestras.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Simone Zeni Strassburguer, observou que um dos maiores orgulhos do curso é a implantação da UNIR, que presta atendimento de reabilitação física à população regional pelo Sistema Único de Saúde, atendendo, desde 2011, mais de 3 mil pessoas. Esta história precisa ser comemorada, pois foram muitas conquistas do curso e da área da saúde ao longo desses anos”, avalia.

O evento foi uma realização do curso de Fisioterapia da Unijuí e contou com o apoio do Programa Sinergia, Departamento de Ciências da Vida, Unidade de Reabilitação Física de Ijuí (UNIR), Diretório Acadêmico do curso de Fisioterapia vinculado ao Diretório Central dos Estudantes, e as empresas: Ortomobil, Ortopedia Canadense e Simony Malhas. Durante o evento também foi apresentado um selo em comemoração aos 20 anos do curso. Além disso, a celebração marcou a aula inaugural do primeiro semestre de 2019.

Sobre o curso e sua história

Desde a criação, muitas foram as conquistas realizadas pelo curso de Fisioterapia, como as parcerias estabelecidas com as secretarias de saúde e educação do município, com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com os hospitais de Caridade e Bom Pastor, entidades como Apae e Sabeve e, sobretudo, no ano de 2011, a criação da Unidade de Reabilitação Física de Ijuí – a UNIR. Em todos esses espaços, o curso de Fisioterapia tem inserção e estabelece uma relação de ensino e atendimento à comunidade.

Nesses 20 anos, passaram pelo curso 27 turmas de formandos, totalizando 472 fisioterapeutas qualificados para atender a comunidade de Ijuí e Região. E é por isso que com muito carinho, a coordenação do curso, juntamente dos demais professores, alunos e egressos, prepararam uma programação intensa ao longo deste ano, que visa comemorar os 20 anos da Fisioterapia na Unijuí.


Unijuí realiza a XIV Integra Fisio e a Aula do Adeus




O Curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu, no dia 07 de novembro, o XIV Integra Fisio, que tem o objetivo de proporcionar a integração dos estudantes e professores do curso. A programação iniciou às 11 horas e continuou até o fim da tarde, com uma série de atividades que integrou os diferentes semestres do curso.

Toda a programação é, tradicionalmente, organizada pelos formandos do curso, que trabalham para que o dia seja de muita alegria e descontração. São realizadas atividades artísticas, de recreação e um delicioso almoço.

Uma gincana também foi previamente organizada e envolveu os diferentes semestres em Tarefas Solidárias, dentre as quais incluiu a arrecadação de alimentos e fraldas, que, neste ano serão doados para a Unidade de Reabilitação (UNIR) da Unijuí e para a SABEVE (Serviço de Amparo e Bem-Estar da Velhice). Outra tarefa foi a doação de sangue. Ocorreu ainda um sorteio de prêmios entre os estudantes. Destaque especial para a colaboração do Centro Acadêmico e agradecimento aos vários que contribuíram com prêmios para os sorteios.

No dia 28 de dezembro, no turno da tarde, na UNIR, o curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu, como de costume, a “Aula do Adeus” com os formandos do Curso. Esta aula é organizada pelo professor (a) paraninfo (a) da turma, neste ano, a Professora Eliane Winkelmann. Tem por objetivo dar a última aula para os estudantes formandos, com um tema escolhido pelo professor e também com o objetivo de destacar os anos vividos na Unijuí e a formação em Fisioterapia, as amizades, o conhecimento construído e toda experiência que estão levando consigo. Destaca-se também, a importância da qualidade no ensino oferecida na Unijuí.

Na programação aconteceu um momento avaliativo com as estudantes formandas, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação, em que tiveram a oportunidade de conversar/relatar o que marcou a sua trajetória acadêmica na Unijuí, bem como sugestões para a constante qualificação do curso e da Instituição. As formandas destacaram como diferencial do curso o Projeto Pedagógico, com ênfase nos estágios, tendo em vista que possibilitam a aprendizagem pela articulação entre a teoria e a prática.

O Curso de Fisioterapia parabeniza os formandos pela conquista e salienta que a formatura não é o fim da caminhada, e que, formados são convidados a retornar e continuar seus estudos na Pós-Graduação a nível de especialização, mestrado e doutorado.

Segundo a professora do curso, professora Heloísa Meincke Eickhoff “estes eventos são organizados com muita alegria e envolvimento de estudantes e professores, o que agrega uma significativa carga de emoção, amizade e receptividade", comenta.

 


Professoras e estudantes da Unijuí participam do Congresso Internacional de Fisioterapia

 

As professoras do curso de Fisioterapia da Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann, Elenita Costa Beber Bonamigo e Edina Linassi Coelho, juntamente com estudantes do curso participaram do 10º Congresso Internacional de Fisioterapia em Fortaleza, no Ceará. Na oportunidade a professora de Fisioterapia e do Mestrado em Atenção Integral em Saúde, Eliane Roseli Winkelmann, e a estudante do curso de Fisioterapia, Ana Paula Tiecker, realizaram apresentação oral de trabalhos oriundos de pesquisas produzidas na Unijuí. 

Este é o maior congresso de Fisioterapia do país e reúne fisioterapeutas e estudantes do Brasil e exterior para a discussão e atualização da fisioterapia nas suas diferentes especialidades.


Unijuí e APAE assinam convênio para atividades de estágio

A Unijuí e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ijuí – APAE, assinaram um convênio que possibilita a realização de atividades de estágio na área de fisioterapia neurológica. O estágio tem ênfase em saúde da criança. A supervisão será da professora doutora Simone Zeni Strassburger, do curso de Fisioterapia.

Serão desenvolvidas atividades de estimulação motora precoce envolvendo atendimento de crianças menores de três anos com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ou com histórico gestacional e neonatal de risco para o desenvolvimento global. Os atendimentos também serão voltados às crianças com paralisia cerebral, com objetivos e metas individualizadas de acordo com a avaliação fisioterapêutica realizada pelo estágio. A APAE oferece aos usuários uma piscina térmica, que também poderá ser utilizada para atendimentos desse público com hidroterapia.

O estágio em fisioterapia proporcionará aos estudantes situações e experiências que irão aprimorar a formação, como a troca de conhecimento, convivência e a realidade vivenciada.

 

 


Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Atenção Integração à Saúde participam de evento da SOCERGS

Estudantes e egressos do Curso de Fisioterapia da Unijuí e do Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde participaram, entre os dias 16 e 18 de agosto, do Simpósio de Especialidades da Fisioterapia promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul - SOCERGS. Eles foram acompanhados pela professora da Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann.

Eles participaram do evento com apresentações de trabalhos científicos resultados de pesquisas realizadas pelos grupos de pesquisa da Unijuí. A professora do Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Atenção Intenção Integral à Saúde, Eliane Roseli Winkelmann, também proferiu uma palestra sobre Reabilitação Cardíaca.

Um dos trabalhos apresentados dentro da sessão de temas livre do Simpósio foi resultado da dissertação de mestrado da professora do Curso Fisioterapeuta Pollyana Windmoller (Mestre em Atenção Integral à Saúde – UNIJUÍ / UNICRUZ), orientada pelas professoras Eliane Roseli Winkelmann e Audrey Borghi-Silva e recebeu uma premiação no evento.

Outro trabalho com destaque foi do médico cardiologista Rafael Manhabosco Moraes (Mestre em Atenção Integral à Saúde – UNIJUÍ / UNICRUZ), orientado pelas professoras Eliane Roseli Winkelmann e Christiane de Fátima Colet. O trabalho foi apresentado no Congresso Médico da SOCERGS.

O evento foi uma oportunidade importante dentro da área de cardiologia para a atualização e também para poder mostrar as contribuições que nossa região, em especial a Unijuí, realiza dentro da pesquisa na área.