Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Fisioterapia (Bacharelado)

Aula inaugural marca o início das comemorações dos 25 anos do curso de Fisioterapia

Marcando o início das comemorações dos seus 25 anos, o curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu na noite desta quinta-feira, 14 de março, sua aula inaugural, integrando professores, veteranos e calouros. 

A noite contou com acolhimento aos bixos, apresentação de professores e estudantes, e com uma fala da assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia Haiski, que abordou as possibilidades de intercâmbio existentes na Universidade.

“O curso de Fisioterapia comemora 25 anos neste ano, com mais de 550 profissionais formados. E para nós, é um orgulho falar do sucesso de muitos egressos, que atuam não só na região, em outros Estados, mas também fora do Brasil”, destacou a coordenadora do curso, professora Simone Strassburger, que também reforçou a relevância do curso para as redes de saúde.

“Por meio do curso, nós conseguimos qualificar a assistência fisioterapêutica em vários municípios da região, através de uma formação preocupada com o todo. Nosso curso instiga vocês, estudantes, a sempre olharem o paciente como um todo e o que há por trás da dor, da disfunção que ele apresenta. Essa é a nossa essência e é algo que nunca devemos perder”, completou a professora.

Diversas ações estão sendo organizadas para os próximos meses, em comemoração ao aniversário. Uma delas é a Noite de Prata do Curso de Fisioterapia, que acontecerá no dia 27 de setembro, junto ao Open de Ijuí.


Curso de Fisioterapia comemora 25 anos em Aula Inaugural

O curso de Fisioterapia da Unijuí vai promover, na próxima quinta-feira, 14 de março, a sua aula inaugural. A atividade vai ocorrer no segundo piso do Centro de Eventos, a partir das 19h10. 

Neste ano, a aula inaugural será voltada às comemorações dos 25 anos de criação do curso, com a proposta de ser um momento de integração, recepção e acolhimento a todos os estudantes da graduação. O momento terá distribuição de pipoca aos acadêmicos, que poderão levar seu chimarrão. 


Clínica Escola de Fisioterapia incentiva a prática de estudantes na reabilitação de pacientes

A Clínica Escola de Fisioterapia da Unijuí é um importante espaço de acesso facilitado à comunidade no atendimento a serviços de fisioterapia cardiovascular, pélvica e neurofuncional, tanto para crianças quanto para adultos, e na área de traumato-ortopedia. Localizado junto ao Complexo 3 da Unijuí Saúde, a Clínica conta com atendimentos feitos por acadêmicos, que são orientados por professores para auxiliar nos diversos casos de reabilitação dos pacientes. 

Em 2023, a Clínica Escola de Fisioterapia prestou um total de 1.735 atendimentos à comunidade nas diferentes áreas de estágio. Ao todo, 140 pessoas foram atendidas. As principais demandas foram em atendimentos voltados à fisioterapia em traumato-ortopedia (casos de lombalgias, pré e pós operatórios, lesões no esporte, lesões ocupacionais, amputações), na fisioterapia pélvica (incontinência urinária, gestantes e puérperas) e na fisioterapia cardiovascular e respiratória (cardiopatias e doenças respiratórias). 

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Simone Zeni Strassburger, os atendimentos prestados pela Clínica são de grande importância, pois garante o acesso da comunidade. “É um acesso facilitado para um serviço vinculado à fisioterapia atualizada e que tem supervisão direta de professores especializados em suas áreas de atuação, garantindo um atendimento completo aos pacientes”, comenta. 

Como avanços, a Clínica em 2023 ampliou os atendimentos nos casos de pós-operatório imediato na área de traumatologia. Também foi adquirido um aparelho de laser de última geração, que auxilia e acelera o processo de cicatrização e reparo dos tecidos lesados, o qual é usado em complicações de ferida operatória de todos os tipos, inclusive nas cesarianas.

A participação acadêmica, conforme a coordenadora, é um ganho importante para a formação dos profissionais, que passam a ter contato direto com a prática. “É um espaço que proporciona aos alunos vivências de casos clínicos variados e diferentes durante sua formação. É uma oportunidade deles  trocarem experiências com os profissionais e expandir o conhecimento. Buscamos para este ano a ampliação dos serviços.”, destaca. 

Para acessar os serviços prestados pela Clínica Escola de Fisioterapia, a comunidade pode fazer agendamento de forma individual e particular. O paciente passará por uma avaliação e receberá um plano de tratamento e acompanhamento. Há, ainda, como ter acesso aos serviços prestados via convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa). Interessados em fazer agendamento ou buscar mais informções podem entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0204.


Egressa do curso de Fisioterapia da Unijuí é aprovada na Residência Multiprofissional Integrada da UFSM

Egressa do curso de Fisioterapia da Unijuí, Isabela Mattione começou o ano de 2024 recebendo uma ótima notícia: a aprovação no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão Hospitalar no Sistema Público de Saúde, na área de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, junto à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A fisioterapeuta conta que, durante os últimos anos da graduação, já começou a procurar por possíveis residências. Na época, no entanto, teve dificuldades em encontrar áreas que eram do seu interesse. “Foi então que uma amiga me enviou um e-mail sobre a residência da UFSM, com foco na saúde da mulher e da criança, área em que tenho muito amor em atuar. Decidi me candidatar, mas, com o TCC e os estágios, não tive muito tempo para estudar no último ano do curso. Me formei, comecei a trabalhar na área de fisioterapia pélvica em Ajuricaba e a estudar. Fiz a prova no ano de 2022 e não passei, fiquei em segundo lugar. Já neste ano eu consegui. Foram muitas e muitas horas de estudo”, comenta Isabela. 

De acordo com a egressa, ao longo do curso de Fisioterapia, sempre teve muito apoio dos professores, que a incentivaram a seguir no caminho da residência. Na época da graduação, chegou a participar de um projeto de extensão e na pesquisa de um doutorado que, segundo ela, lhe ajudaram a abrir o seu olhar e a ter a certeza de que gostaria de atuar nas áreas da saúde da mulher e saúde da criança.

“A residência começa no mês de março e tenho muitas expectativas. São 60h semanais de dedicação exclusiva, então vou fechar meu consultório em Ajuricaba e me mudar para Santa Maria. Pretendo seguir na carreira após a residência, mas não sei ao certo se vou ficar na área Hospitalar ou na área Clínica. Sei que a residência vai abrir muitas portas para o meu trabalho e para a realização do meu sonho, que vai me permitir ajudar muitas mulheres e crianças”, finalizou Isabela.

Com duração de dois anos, a residência será realizada no Hospital Universitário de Santa Maria.


Curso de Fisioterapia da Unijuí qualifica formação dos estudantes com práticas em laboratórios especializados

Melhorar a qualidade de vida das pessoas, recuperar o bem-estar dos pacientes e adquirir competências capazes de incentivar a reabilitação para inúmeros problemas. É com esses propósitos que o curso de Fisioterapia da Unijuí tem se fortalecido e vem ganhando destaque ao longo dos anos. 

Com cinco anos de duração, o curso oferece uma ampla formação aos estudantes, com atividades práticas e teóricas fundamentais para a carreira profissional na área. Eles podem atuar em serviços públicos de saúde, em clínicas, hospitais, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, clubes esportivos e laboratórios de avaliação e pesquisa, e outras possibilidades. A graduação em Fisioterapia é ofertada no campus de Ijuí e as aulas acontecem nos turnos da tarde e noite até o 4º ano, sendo que no 5º ano de curso, algumas disciplinas também acontecem no turno da manhã, em decorrência dos estágios obrigatórios.  Ele está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro, que podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular

A formação prepara os acadêmicos para atuarem na prevenção, diagnóstico fisioterapêutico e reabilitação de disfunções do corpo humano, com foco em uma formação atualizada de profissionais fisioterapeutas que sejam éticos, humanistas, críticos e com capacidade para atuar com excelência em todos os níveis da área da Saúde. 

Entre os diferenciais, o curso de Fisioterapia da Unijuí conta com qualificada infraestrutura de laboratórios e uma Clínica-escola de Fisioterapia que proporciona aos estudantes aulas práticas e estágios com atendimento a pacientes. Outra possibilidade que o curso oferece é a possibilidade de os acadêmicos realizarem estágios curriculares em hospitais, casas de longa permanência para idosos, Unidades Básicas de Saúde e, em especial,  no Centro de Especialidade em Reabilitação Física, Visual e Intelectual (CER III - Unir). 

A coordenadora do curso, professora Simone Zeni Strassburger, destaca que a atuação no CER III - Unir faz com que os estudantes recebam uma qualificação diferenciada, sendo inseridos para avaliar, orientar pacientes referenciados pelo SUS e atuar em diversas funções. “Nossos acadêmicos podem participar de estágios e atividades práticas dentro do nosso serviço. Somos a única referência para 32 municípios na reabilitação física, intelectual e visual, o que nos diferencia por termos uma gama muito grande de pacientes e quadros clínicos, fazendo com que os estudantes passem por várias experiências profissionais de atendimento durante a formação”, relata. 


Egressa do curso de Fisioterapia compartilha experiências com estudantes

A egressa do curso de Fisioterapia da Unijuí, Evelise Patz Hein conversou com os estudantes da disciplina de Fisioterapia em Saúde Coletiva, ministrada pela professora doutora, Simone Zeni Strassburger. O objetivo do encontro entre a egressa e estudantes, é de compartilhar experiências atuais com os futuros profissionais e abordar a importância do fisioterapeuta na atenção primária à saúde. 

Evelise é residente em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a egressa relatou sobre sua trajetória e enfatizou as diversas possibilidades de atuação na área.

De acordo com a professora Simone Zeni Strassburger, Evelise destacou em sua fala a relevância das atividades realizadas de forma interdisciplinar em Unidades de Saúde, principalmente com ações preventivas e de promoção à saúde, como consultas compartilhadas e acolhimentos. 


Nesta terça-feira, 26 de setembro, os estudantes que participam da disciplina de estágio final do curso, juntamente com a egressa Evelise realizaram uma roda e conversa sobre autocuidado e valorização à vida, com os usuários da Estratégia de Saúde da Família do Meio Rural.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.