COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Fisioterapia (Bacharelado)

Professoras e estudantes da Unijuí participam do Congresso Internacional de Fisioterapia

 

As professoras do curso de Fisioterapia da Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann, Elenita Costa Beber Bonamigo e Edina Linassi Coelho, juntamente com estudantes do curso participaram do 10º Congresso Internacional de Fisioterapia em Fortaleza, no Ceará. Na oportunidade a professora de Fisioterapia e do Mestrado em Atenção Integral em Saúde, Eliane Roseli Winkelmann, e a estudante do curso de Fisioterapia, Ana Paula Tiecker, realizaram apresentação oral de trabalhos oriundos de pesquisas produzidas na Unijuí. 

Este é o maior congresso de Fisioterapia do país e reúne fisioterapeutas e estudantes do Brasil e exterior para a discussão e atualização da fisioterapia nas suas diferentes especialidades.


Unijuí e APAE assinam convênio para atividades de estágio

A Unijuí e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ijuí – APAE, assinaram um convênio que possibilita a realização de atividades de estágio na área de fisioterapia neurológica. O estágio tem ênfase em saúde da criança. A supervisão será da professora doutora Simone Zeni Strassburger, do curso de Fisioterapia.

Serão desenvolvidas atividades de estimulação motora precoce envolvendo atendimento de crianças menores de três anos com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ou com histórico gestacional e neonatal de risco para o desenvolvimento global. Os atendimentos também serão voltados às crianças com paralisia cerebral, com objetivos e metas individualizadas de acordo com a avaliação fisioterapêutica realizada pelo estágio. A APAE oferece aos usuários uma piscina térmica, que também poderá ser utilizada para atendimentos desse público com hidroterapia.

O estágio em fisioterapia proporcionará aos estudantes situações e experiências que irão aprimorar a formação, como a troca de conhecimento, convivência e a realidade vivenciada.

 

 


Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Atenção Integração à Saúde participam de evento da SOCERGS

Estudantes e egressos do Curso de Fisioterapia da Unijuí e do Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde participaram, entre os dias 16 e 18 de agosto, do Simpósio de Especialidades da Fisioterapia promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul - SOCERGS. Eles foram acompanhados pela professora da Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann.

Eles participaram do evento com apresentações de trabalhos científicos resultados de pesquisas realizadas pelos grupos de pesquisa da Unijuí. A professora do Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Atenção Intenção Integral à Saúde, Eliane Roseli Winkelmann, também proferiu uma palestra sobre Reabilitação Cardíaca.

Um dos trabalhos apresentados dentro da sessão de temas livre do Simpósio foi resultado da dissertação de mestrado da professora do Curso Fisioterapeuta Pollyana Windmoller (Mestre em Atenção Integral à Saúde – UNIJUÍ / UNICRUZ), orientada pelas professoras Eliane Roseli Winkelmann e Audrey Borghi-Silva e recebeu uma premiação no evento.

Outro trabalho com destaque foi do médico cardiologista Rafael Manhabosco Moraes (Mestre em Atenção Integral à Saúde – UNIJUÍ / UNICRUZ), orientado pelas professoras Eliane Roseli Winkelmann e Christiane de Fátima Colet. O trabalho foi apresentado no Congresso Médico da SOCERGS.

O evento foi uma oportunidade importante dentro da área de cardiologia para a atualização e também para poder mostrar as contribuições que nossa região, em especial a Unijuí, realiza dentro da pesquisa na área.

 

 


Curso de Fisioterapia realiza Jornada de Estudos




Durante dois dias, estudantes de fisioterapia participaram da 15ª edição da Jornada de Estudos em Fisioterapia - JOESFI e 12º Seminário de Socialização dos Estudos em Fisioterapia no Centro de Eventos da Unijuí.

Com diversos temas abordados na área da fisioterapia, o evento tratou de fisioterapia esportiva, promoção, recuperação e reabilitação de pacientes, fisioterapia cardiovascular e tecnologia como aliado da fisioterapia.

De acordo com a professora Edina Coelho, coordenadora do evento, a programação foi diversificada e atendeu diferentes áreas de atuação do fisioterapeuta. “A nossa programação foi muito vasta onde a gente tentou pegar diversas áreas de atuação do fisioterapeuta”, comenta.

 Além das palestras, aconteceu o Seminário de Socialização dos Estudos em Fisioterapia em que estudantes apresentaram trabalhos selecionados.


Jornada de Estudos em Fisioterapia teve início na noite desta terça-feira

                  

Na noite desta terça-feira, dia 10, o curso de Fisioterapia da Unijuí deu início a 15ª edição da Jornada de Estudos em Fisioterapia, e ao 12º Seminário de Socialização dos Estudos em Fisioterapia com palestra no Centro de Eventos do campus Ijuí. A atividade também marcou a aula inaugural do semestre.

Após a abertura oficial, realizada pela professora Heloísa Eickhoff, coordenadora do curso, ocorreu a palestra de abertura, que tratou do tema “Movimente seu cérebro na mesma medida que o corpo”, a cargo da especialista Neiva Alfama. Ao final os participantes confraternizaram com um coquetel.

O evento tem sequência na manhã desta quarta-feira, se estendendo a próxima quinta-feira, dia 12 de abril. Confira:

               

Os eventos são promovidos pelo Curso de Fisioterapia da UNIJUÍ e Centro Acadêmico de Fisioterapia.


Estágios Supervisionados para a qualificação e prática de estudantes

Além das atividades teóricas e das práticas em laboratórios, as graduações da área da saúde na Unijuí englobam, também, a prática dentro da comunidade. Os estágios supervisionados, por exemplo, se caracterizam como um momento de sistematizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aplicar em situações reais da profissão.

“Essa experiência insere o estudante na vida profissional, faz a lapidação dele. Além das atividades práticas desenvolvidas, há muita discussão clínica, estudos de casos, vivência e compreensão do sistema de saúde”, observa o professor Márcio Strassburger, chefe do Departamento de Ciências da Vida.

No departamento, todos os cursos possuem estágios supervisionados, seja direta, indireta ou a orientação de estágio. Para a área da saúde, eles são obrigatórios e na maioria das vezes têm carga horária mínima exigida. Segundo Márcio, essas atividades são importantes para a qualificação da formação, aquisição de experiências, além de contribuir com a qualidade dos serviços de saúde.

Um desses estágio está em desenvolvimento pelo Curso de Fisioterapia, por exemplo. Desde fevereiro, estudantes realizam atividades na Estratégia de Saúde Familiar do Meio Rural, na Disciplina de Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Saúde Coletiva I.

Este campo de estágio está voltado para atuação do fisioterapeuta na Saúde Pública, proporcionando ao estudante a vivência da assistência integral na atenção básica. De acordo com a professora Magliani Reis Fiorin, os estudantes podem desenvolver a prática de forma interdisciplinar.

 “O estágio propicia a experiência de atuação em uma equipe multidisciplinar de forma interdisciplinar, buscando uma maior resolutividade para cada caso. Nesta área são atendidos todos os moradores do meio rural, de idades variadas, apresentando diferentes patologias”, comenta.

O grupo realiza diferentes atividades voltadas para a promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças, através de orientações em sala de espera, visitas domiciliares, grupo de atividade orientada e atendimento ambulatorial. Os dias de atendimentos estão concentrados nas terças e quintas-feiras das 8h às 11h.