Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina Veterinária (Bacharelado)

Curso de Medicina Veterinária tem ampla estrutura para preparar estudantes para as mais diversas áreas profissionais

O curso de Medicina Veterinária da Unijuí é um dos mais completos em infraestrutura e busca preparar profissionais habilitados e qualificados para lidar com as diferentes áreas do mercado de trabalho. A formação tem cinco anos e é ofertada no campus de Ijuí em turno integral. 

Com foco em preparar estudantes para atuar no cuidado da saúde e bem-estar animal, o acadêmico de Medicina Veterinária vai adquirir conhecimentos técnico-científicos para a garantia sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, controle de zoonoses e voltados à adequação do processo produtivo animal às novas normas e exigências de um desenvolvimento sustentável. A formação está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo 2024 até o dia 19 de fevereiro, as quais podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular

Como diferenciais, o curso conta com um moderno complexo hospitalar veterinário, que inclui módulos de Patologia Animal, Clínica Médica e Cirúrgica, para atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da prestação de serviços à comunidade. Também possui uma estrutura laboratorial qualificada e uma área rural com 236 hectares, que é a Escola Fazenda (IRDeR), focada na produção animal e experimentação agropecuária. 

A coordenadora do curso, professora Luciana Mori Viero, destaca que a ampla estrutura possibilita que as atividades práticas sejam realizadas desde o primeiro módulo do curso, além de aulas interativas, que colocam o estudante em contato com as mais diversas áreas da profissão. “Na Unijuí, o estudante tem a oportunidade de experienciar estágios em todas as áreas. A Medicina Veterinária tem mais de 20 áreas de atuação, que vão desde a clínica, cirurgia, reprodução, anestesiologia, inspeção de produtos animais, entre outros”, comenta. 

Outro destaque é que o curso oferece no penúltimo semestre, cinco áreas de estágio dentro dos laboratórios da Universidade nas diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário, nos quais interagem com professores, pesquisadores, extensionistas e agricultores.

A docente lembra que o estudante também é incentivado a ingressar na área de pesquisa e extensão, e que a formação conta com corpo docente qualificado e pronto para fazer do estudante um profissional de excelência. 


Camev faz doação de uma máquina de tricotomia ao Hospital Veterinário da Unijuí

O Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (Camev) da Unijuí realizou, na última semana, a doação de uma máquina silenciosa de tricotomia ao Hospital Veterinário da Universidade.

De acordo com a secretária geral do Camev, Paola Stephanini, a máquina foi adquirida com o lucro obtido durante a Semana Acadêmica do curso, beneficiando não só a prática do HV como as aulas práticas. 

Conforme destaca a professora e diretora clínica do Hospital, Gabriele Serafin, a máquina de tricotomia será utilizada para o atendimento dos felinos, que têm a característica de serem bastante estressados. “Como essa máquina é silenciosa, a manipulação torna-se muito menos estressante ao animal. Além disso, ter mais um equipamento de tricotomia é extremamente importante para nós. A retirada do pelo é um procedimento básico e necessário, por exemplo, sempre antes da coleta de sangue, de cirurgias ou mesmo antes da limpeza de feridas”, explicou a professora.

Segundo Gabriele, não é a primeira vez que o Camev adquire e faz a doação de uma máquina de tricotomia ao Hospital Veterinário. “Nossos estudantes vivenciam o dia a dia do Hospital Veterinário e se sensibilizam com as nossas necessidades”, destacou a professora. 


Hospital Veterinário da Unijuí inicia Programa que prevê a castração gratuita de cães e gatos para comunidade de baixa renda

O Hospital Veterinário da Unijuí iniciou nesta segunda-feira, 26 de junho, o Programa Melhores Amigos. Realizado em parceria com o município de Ijuí e subsidiado pelo governo do Estado, o programa prevê a castração de 220 cães e gatos em situação de abandono ou tutelados por famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, ao longo de  2023. 

Segundo a diretora clínica do Hospital Veterinário da Unijuí, professora doutora Gabriele Callegaro Serafini, este é o segundo ano que o HV participa do Programa que tem como objetivo auxiliar no controle da superpopulação de cães e gatos e, com isso, oferecer mais qualidade de vida a esses animais.

“A castração, além de evitar a gestação descontrolada, também contribui com a saúde desses animais, evitando algumas doenças, entre elas a piometra (infecção no útero), a qual é uma doença grave que leva o animal ao óbito quando não tratada. Ela possui um percentual altíssimo na casuística de atendimentos veterinários e pode ser evitada com a castração”, explicou a diretora.

Os interessados em fazer parte do Programa Melhores Amigos devem contatar a Prefeitura de Ijuí para se cadastrar. “Os tutores, com autorização via Administração Municipal, trazem seus animais ao Hospital Veterinário, por onde passam por consulta e exames pré-cirúrgicos para depois serem castrados. As castrações são realizadas por nossa equipe de médicos veterinários com auxílio dos alunos do curso de Medicina Veterinária”, explica a professora.

Conforme explica Gabriele, o programa é importante pois contribui com a comunidade carente e saúde animal. “Além disso, estamos proporcionando aos nossos estudantes uma oportunidade de vivência prática, com situação real a que eles vão enfrentar no mercado de trabalho após sua formação. Esse é um diferencial do curso de Medicina Veterinária da Unijuí, pois os acadêmicos possuem um Hospital Veterinário com excelente infraestrutura, com atuação de médicos veterinários que possuem formação em diferentes áreas, onde os estudantes já podem estagiar desde o primeiro semestre do curso”, finaliza.


XIV Semana Acadêmica Medicina Veterinária inicia na segunda-feira

Os estudantes do curso de Medicina Veterinária participam, de 8 a 12 de maio, da XIV Semana Acadêmica, realizada nos turnos da tarde e noite, no campus Ijuí. As inscrições já estão abertas, pelo site, até o dia do evento. 

Para iniciar, os participantes da Semana Acadêmica, terão uma tarde de palestras na segunda-feira, 08, a partir das 13h45, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O primeiro tema abordado será “Biosseguridade na produção de suínos”, com o médico veterinário, César Bado; o médico veterinário, Pablo Rocha Marques, traz o conteúdo “3 fazendas, 3 realidades, 3 planejamentos (produtivos e econômicos)”. 

A partir das 19h45, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, participam em conjunto, do encontro com o médico veterinário, Adriano Lorenzoni e o engenheiro agrônomo,  Tomaz Galvão de Bem, sobre “Os desafios do Engenheiro Agrônomo e do Médico Veterinário Veterinário na região de Ijuí”. 

Na terça-feira, 09, a programação inicia às 13h30, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. A primeira palestra terá como tema “Oncologia: tudo começa pelo diagnóstico”, com o médico veterinário, Rafael Fighera; já o médico veterinário, Daniel Muller, traz o assunto “Complicações ortopédicas: a culpa é de quem?” para debater com os estudantes; o tema da terceira palestra será “Lavoura de Carne - Recria e Terminação eficiente e lucrativa”, com o médico veterinário, Eduardo Madruga; para finalizar o segundo dia de Semana Acadêmica, o médico veterinário e especialista em pecuária leiteira, Felipe Phillipsen, abordará “Indicadores zootécnicos da reprodução e impacto econômico em pecuária de leite”. 

O terceiro dia de evento inicia às 13h30, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, e terá quatro palestras realizadas ao longo do dia. A primeira será sobre “Exame pré-compra em equinos”, com o médico veterinário Dailison Victor Bogado das Chagas; a segunda palestra será sobre “Manejo reprodutivo de uma central de reprodução em equinos”, ministrada pelo médico veterinário e especialista em diagnóstico e cirurgias de equinos, Frederico da Silva Tissot; os acadêmicos poderão saber um pouco mais sobre o “Processo inflamatório e seus impactos na reprodução”, durante conversa com o médico veterinário, Rômulo Teles França; e, para finalizar o dia, o médico veterinário, Filipe Fernandes Vaz, da  GAP Genética, traz o tema “Ciclo completo: eficiência na pecuária de corte”.

Os estudantes receberão na quinta-feira, 11, no Salão de Atos, às 13h15, o médico veterinário Otávio Henrique Schiefler, para conversar sobre “ABC do trauma”, logo após, às 15h30, a médica veterinária Michelli Ataide fala sobre “Medicina de Animais Silvestres: Casos clínicos de rotina de pacientes? Complexos?”. 

Para encerrar o quinto dia de Semana Acadêmica, será realizada a 1ª edição do Sunsetchê, por meio do projeto cultural Unijuí FM é Show, das 17h30 às 19h, no estacionamento localizado ao lado do prédio 41. Os ingressos estão à venda nos caixas da Universidade.

Para o último dia da XIV Semana Acadêmica Medicina Veterinária, na sexta-feira, 12, estão sendo ofertados dois minicursos com vagas limitadas. Para participar é necessário fazer a inscrição e o pagamento. Mais informações estão disponíveis no link

O curso de “Casqueamento e ferrageamento na clínica ortopédica de equinos”, será realizado no Irder, a partir das 8h, com os professores Clóvis Soares dos Santos e Anderson Botker. O curso de “Manejo Cat friendly”, será realizado, às 8h, no Hospital Veterinário da Unijuí, com a professora Rochana Rodrigues.


Hospital Veterinário da Unijuí comemora 10 anos de atuação com evento para pets e tutores

Para celebrar seu aniversário de 10 anos, o Hospital Veterinário da Unijuí promoveu no sábado, dia 15 de abril, o “Pet Day - Seu melhor amigo registrado na nossa história”. O evento foi realizado no auditório do HV, e contou com um café da manhã para tutores clientes do hospital juntamente com seus pets. 

Com o objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada registrando seus tutores e pets na história do Hospital Veterinário, foi realizada uma sessão de fotos, onde os convidados ganharam de presente uma foto profissional com o seu animal de estimação, além da distribuição de brindes para os pets.

Márcia Zamin, é tutora dos cachorros Nanda, da raça Lhasa Apso, de oito anos, e do Shih-Tzu, Bento, de dois anos, e utiliza os serviços do hospital desde 2015. Para ela, o evento foi muito interessante. “O Pet Day foi muito divertido. Uma integração entre tutores, pets, funcionários e professores do curso de Medicina Veterinária. Muitos puderam conhecer outros funcionários que antes não conheciam e os pets fizeram amigos neste evento”, contou.

Além dos tutores e pets, o evento contou com a participação de médicos veterinários e demais profissionais que fizeram parte da história do HV ao longo dos seus 10 anos de existência e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade. 

“Ficamos extremamente satisfeitos e felizes com a presença de todos. Esse carinho que os tutores têm não só com os seus animais, mas conosco também, é uma retribuição da nossa atuação. No HV trabalhamos com o acolhimento, buscando tranquilizar os tutores, pois aqui os animais serão bem tratados, onde nossa equipe conta com vários especialistas e plantão 24 horas”, avaliou a diretora clínica do Hospital Veterinário, professora doutora Gabriele Callegaro Serafini.     

A diretora destaca ainda a evolução do Hospital. "De uma forma geral ao longo dos 10 anos, conseguimos aumentar o número de médicos veterinários, modernizamos os equipamentos, oferecemos mais especialidades e estamos trabalhando na ampliação da infraestrutura". 

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destacou que o Hospital Veterinário é uma estrutura de excelência em saúde animal. “Para a Unijuí é uma grande satisfação termos uma estrutura tão qualificada que permite a capacitação de nossos estudantes em alto nível tecnológico, de tratamento e cuidado com os animais. Neste dia festivo, pudemos perceber o agradecimento que os tutores têm pelos cuidados recebidos aqui no hospital, o que nos enche de orgulho enquanto instituição de formação profissional e prestadora de serviço”.


Hospital Veterinário da Unijuí promoverá “Pet Day” em comemoração aos seus 10 anos

Para celebrar seu aniversário de 10 anos, o Hospital Veterinário da Unijuí promoverá o “Pet Day - Seu melhor amigo registrado na nossa história”. O evento será realizado no auditório do HV, no dia 15 de abril, das 9h às 10h30, e contará com um café da manhã para tutores clientes do hospital juntamente com seus pets. 

Além disso, com o objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada registrando seus tutores e pets na história do Hospital Veterinário, será realizada uma sessão de fotos, onde os convidados ganharão de presente uma foto profissional com o seu animal de estimação. O evento contará ainda com a distribuição de brindes. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.