COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina Veterinária (Bacharelado)

Hospital Veterinário finaliza campanha de castração de caninos e felinos


Estudantes do curso de Medicina Veterinária participação das ações

Nessa semana o Hospital Veterinário da Unijuí encerrará mais um intensivo da Campanha de Castração de Caninos e Felinos oriundos de ONG’s locais. A ação totalizou 26 animais castrados pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária.

Desde 2019 o Hospital Veterinário realiza campanhas de castração de animais da população de baixa renda. Até o momento 110 animais foram castrados e, de acordo com a professora e Diretora Clínica do Hospital Veterinária, Gabriele Maria Callegaro Serafin, o objetivo é continuar com o projeto ao longo de 2020.

“Os benefícios desse projeto são inúmeros, pois possibilita que a população de baixa renda tenha acesso a castração por um custo mais baixo e que estudantes do curso possam praticar os procedimentos anestésicos e cirúrgicos, contribuindo para sua formação. Além disso, os benefícios para a saúde dos animais que a ovariohisterectomia e orquiectomia proporcionam”, comenta a professora.  


Estudantes realizam visita a indústria Lactalis, unidade de Ijuí

No dia 19 de outubro, estudantes da disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Animal do curso de Medicina Veterinária, acompanhados do professor Raul Vicenzi, realizaram visita técnica à empresa Lactalis, unidade de Ijui. Durante a visita, foi apresentada a estrutura e funcionamento da empresa por meio de vídeo institucional e posteriormente os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as principais operações unitárias no beneficiamento do leite, desde a chegada da matéria-prima na indústria, passando pelo controle de qualidade físico-químico, bem como as etapas de fabricação de alguns produtos lácteos, como queijos, soro de queijo em pó, composto lácteo em pó, fatiamento de queijos, envase, armazenamento dos produtos prontos e expedição.

                    


Estudantes de Medicina Veterinária com melhor desempenho recebem Mérito Acadêmico

O curso de Medicina Veterinária iniciou neste semestre a entrega do Mérito Acadêmico, o qual visa reconhecer os acadêmicos do curso com o melhor desempenho no semestre.

A certificação tem como objetivo estimular a competição sadia entre os acadêmicos e, principalmente, valorizar e incentivar os estudantes.

São avaliados os estudantes do 1º ao 9º semestre. O 10º semestre fica de fora, uma vez que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS premia o graduando com a melhor média acadêmica do curso no momento da colação.

Os estudantes que receberam o Mérito Acadêmico referente ao 1/2019 foram:

- Vanessa Zanon Balzan, estudante do 1º Semestre.
- Munique Andreia Huppes, estudante do 2º Semestre.
- Palema Brutti, estudante do 3º Semestre.
- Larissa Koslowski Weiss, estudante do 4º Semestre.
- Andrei Kapelinski, estudante do 5º Semestre.
- Beatriz Zanfra Sereno, estudante do 6º Semestre.
- Renata Schwanke Ritter Dahmer, estudante do 7º Semestre.
- Tainara Letícia Zientarski, estudante do 8º Semestre.
- Caroline Fernandes Possebon, estudante do 9º Semestre.


Ouro Fino Saúde Animal e Unijuí firma convênio de cooperação

O curso de Medicina Veterinária assinou, na tarde desta sexta-feira, 25, convênio de cooperação com a empresa Ouro Fino Saúde Animal, realizado no Departamento de Estudos Agrários da Unijuí. Representando a empresa, esteve presente na assinatura a Médica Veterinária Ana Paula Toniolo da Silva e representando a Unijuí, a professora Denize da Rosa Fraga. O presente convênio tem por objetivo a doação de medicamentos de uso veterinário para utilização em atividades em aulas práticas do curso e nos cursos de qualificação profissional. Este convênio qualifica e diversifica ainda mais as opções de tratamento terapêutico que poderão ser acessadas em aulas.

             


Estudantes de Medicina Veterinária UNIJUÍ estiveram presentes na Expoijuí 2019

              

O curso de Medicina Veterinária da Unijuí, vinculado ao Departamento de Estudos Agrários, participou, do dia 10 a 20 de outubro, da Expoijuí. Desde o dia anterior a abertura do evento, os estudantes do curso já estavam no Parque assessorando a Inspetoria Veterinária na entrada dos equinos da raça Crioula , atividade essa que perdurou durante toda a feira com os bovinos e os equinos Quarto de Milha, no dia 16/10. 

Durante toda a Feira também prestaram assistência ao médico veterinário responsável, aos Médicos Veterinários da Inspetoria Veterinária e ao pessoal do Gado de Leite. O professor Fernando Silverio Ferreira da Cruz, coordenador do curso na Unijuí, destaca que os estudantes vivenciaram algumas das atribuições do Médico Veterinária. “Eles estiveram auxiliando o médico veterinário responsável nos cuidados com o manejo sanitário, nos atendimentos médicos e no bem-estar animal atentando-se às instalações e ao manejo e deslocamento dos animais expostos durante o evento e nos concursos”, destaca. Ademais, os acadêmicos acompanharam a zootecnista Maisa Scheleski nos eventos relacionados ao gado de leite.

A participação da Unijuí na Expoijuí, por meio do Departamento de Estudos Agrários, tem o objetivo de aproximar a Universidade da Comunidade socializando conhecimentos e estudos para o desenvolvimento da comunidade regional. 


Unijuí busca apoios para a ampliação do Hospital Veterinário

             

Com o objetivo de realizar a ampliação do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal (Hospital Veterinário) e passar a atender demandas relacionadas a animais de grande porte, principalmente da bovinocultura e equideocultura na região, a Unijuí está buscando apoio de parlamentares e lideranças. O projeto visa a construção de um centro Clínico e Cirúrgico de Grandes Animais e um Laboratório de Virologia e Análise de Alimentos de Origem Animal, que dará suporte a Frigoríficos e Agroindústrias da Região, além do diagnóstico de doenças infecciosas.

A construção contemplará espaço para atendimento clínico e internação, o centro cirúrgico, além de duas salas de aula/cursos. “Parte da região que trabalha com a bovinocultura de leite e corte, além da suinocultura e das agroindústrias familiares, que produzem alimentos, poderão fazer a análise na Unijuí e posteriormente a distribuição de uma forma certificada. Além disso, o Laboratório servirá também para o diagnóstico de doenças infecciosas que afetam a produtividade e a reprodução”, observa o professor Fernando Ferreira da Cruz, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade.

Para além de qualificar o atendimento aos produtores da região, esta ampliação vai permitir campo de ensino para os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unijuí. “Teremos toda a infraestrutura para a formação de profissionais que que querem trabalhar com animais de grande porte”, complementa o professor.

Apoios na Câmara de Vereadores de Ijuí e em Brasília

Com o objetivo de concretizar esta ampliação, o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, professor Fernando Silvério Ferreira da Cruz, esteve anteriormente em Brasília (24/09), conversando com assessores e deputados federais, buscando apoio da Bancada Gaúcha para a ampliação e modernização do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal.  A indicação do projeto para uma emenda de bancada foi efetuada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que fez o convite ao professor para apresentar a proposta aos parlamentares, a fim de buscar recursos via bancada, que são da ordem de R$ 2,5 milhões para a efetivação do Projeto. “As conversas foram produtivas, contando com o apoio dos deputados para a viabilização da proposta, devido a importância da mesma para a Região Noroeste, uma vez que fortalece o vínculo da Unijuí com a comunidade rural”, salienta Fernando.

Deputados Federais contatados: Elvino Bohn Gass, Covatti Filho , Jerônimo Goergen, Giovani Cherini, Pompeo de Mattos, Darcísio Perondi, Pedro Westphalen, Liziane Bayer, além dos senadores Paulo Paim e Luis Carlos Heinze.

Além disso, no sábado (28 de setembro), a Reitora da Unijuí, Profa. Cátia Maria Nehring e o Prof. Fernando S. F. da Cruz, apresentaram a proposta e a solicitação de apoio para a deputada Federal Liziane Bayer e a deputada Estadual Franciane Bayer, em uma visita a Ijuí, por intermédio do vereador Jefferson Dalla Rosa. O vereador Cesar Busnello também se comprometeu a buscar apoios em Brasília ao Projeto de ampliação.

No município de Ijuí, a Câmara de Vereadores apoia o projeto, tendo os Vereadores Beto Noronha, Andrei Cossetin, Marcos Barrichelo e o ex-prefeito Fioravante Ballin como os articuladores na viabilização dos contatos, além de Adilar Meller, do município de Independência.