COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina Veterinária (Bacharelado)

Hospital Veterinário completa 8 anos com meta de atender área oncológica

Neste mês de abril, o Hospital Veterinário (HV) da Unijuí completa oito anos de funcionamento. E desde a inauguração, em 5 de abril de 2013, tanto a equipe quanto os serviços ofertados foram ampliados.

Conforme explica a diretora clínica do HV, professora doutora Gabriele Maria Callegaro Serafini, o espaço conta com atendimentos clínicos, cirurgias, internações e serviços de laboratórios, como o de diagnóstico por imagem, microbiologia, histopatologia, análises clínicas e parasitológicas, para pacientes internos ou externos.

Ao longo dos anos, com o intuito de qualificar os serviços ofertados, o Hospital passou a contar com radiografias digitalizadas, endoscopia e, atualmente, está trabalhando para oferecer o serviço de quimioterapia para os pacientes oncológicos. O projeto está previsto para ter início neste ano.

Desde que o Hospital Veterinário foi aberto, a comunidade ganha com a prestação de serviço especializado a cães e gatos, além de projetos de atendimento e cirurgias, voltados à população de menor renda – por meio de iniciativas realizadas em parceria com o poder Executivo”, explica a diretora clínica, lembrando que, somente em 2020, 2.200 consultas e 805 cirurgias foram realizadas.

Outra grande conquista aconteceu em 2019, quando o Hospital Veterinário passou a contar com o Programa de Aprimoramento Integrado em Medicina Veterinária, semelhante ao de residência, onde médicos veterinários, orientados por professores, têm a oportunidade de atuar na rotina do HV e se especializar em diferentes áreas.

Outro diferencial está em nossa equipe, formada por profissionais que, além da qualificação técnica, possuem paixão pela Medicina Veterinária. Nossos pacientes não são apenas animais, são o amor da vida de alguém”, ressalta Gabriele. Hoje, a equipe é formada por cerca de 40 pessoas.


Unijuí oferta Especialização em Nutrição e Reprodução de Bovinos

             

A região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul é uma das regiões de maior produção leiteira, com forte impacto deste setor na economia. Porém, há um conjunto de problemas e dificuldades que devem ser enfrentados rotineiramente. Além disso, há demanda por profissionais qualificados e especializados nesta área, justificando a necessidade de qualificação e atualização constante para o veterinário de bovinos.

Desta forma, é objetivo da Especialização em Nutrição e Reprodução de Bovinos, oferta da Unijuí, capacitar os profissionais para atuar na área . O curso tem previsão de início para 28 de agosto de 2020, sendo que a oferta está com inscrições abertas. A matrícula para o curso será realizada exclusivamente pela internet no endereço www.unijui.edu.br/educacaocontinuada, até  16 de agosto de 2020.

Objetivos específicos do curso:

  • Qualificar e atualizar conhecimentos sobre a produção científica a respeito de aspectos técnicos relacionados a área de nutrição e reprodução de bovinos.

  • Capacitar metodologicamente para o diagnóstico de dietas de bovinos, de corte e leite, análise e ajustes.

  • Capacitar metodologicamente para diagnosticar doenças reprodutivas, tratá-las e assim prevenir novos casos clínicos.

  • Aperfeiçoar a capacidade de ação nas áreas de reprodução e  nutrição de bovinos através de novos enfoques técnicos, teóricos e práticos.

As aulas serão realizadas nas sextas feiras das 18h às 22h e aos sábados das 9h às 12h e das 13 às 16h. Serão contabilizadas 12 horas aula a cada final de semana, sendo 10 horas presenciais e 2 horas destinadas para atividades não presenciais, utilizando o percentual de até 20% para atividades não presenciais que podem ser desenvolvidas no Ambiente Virtual de aprendizagem.

Confira todos os detalhes na página do curso, clicando neste link.

 


Profissionais do Hospital Veterinário participam de live sobre cuidados com os cães

          

Nesta quinta-feira, dia 30 de julho, profissionais do Hospital Veterinário, ligado ao curso de Medicina Veterinária da Unijuí, participaram de uma live na página do facebook do Zalmir Soares, radialista de Ijuí, com atuação também na Rádio Repórter, falando sobre cuidados com os cães e divulgando um pouco de trabalho do Hospital. Também participou da discussão o presidente da ONG GICAI, Alexandre Reichert. Como representantes do HV estiveram as aprimorandas do Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária, Luísa Oliveira e Taysa Caye. 

Confira a discussão na íntegra:

              


Novo exame: Hospital Veterinário passa a oferecer ecocardiogramas

Recentemente o Hospital Veterinário da Unijuí passou a oferecer o teste de SDMA, um exame que detecta precocemente lesões renais de cães e gatos. Agora, o novo exame oferecido é o ecocardiograma, o qual consiste em uma ultrassonografia cardíaca que permite avaliar a estrutura e circulação sanguínea do coração, diagnosticando doenças que apenas com o eletrocardiograma e raio-x não seria possível. Os animais estão vivendo cada vez mais e uma das doenças comuns de idosos são as cardiopatias. O exame é solicitado quando o médico veterinário achar necessário avaliar mais criteriosamente o coração e o mesmo é realizado por um especialista. 

            

Sobre o Hospital

O Hospital Veterinário da Unijuí faz parte do Complexo do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Esse complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para complementar a estrutura de funcionamento do Curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado. Fundado 2013, conta com uma equipe especializada de colaboradores, desde a área técnica até a administrativa, no tratamento e assistência dos pacientes. Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. É um espaço destinado às aulas práticas, a atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação. 

Horário de funcionamento:

  • Segundas a sextas-feiras: das 8h às 19h

  • Sábados: das 8h às 16h

Contato Telefônico: (55) 3332—0653

e-mail: hospitalveterinario@unijui.edu.br

Localização: Campus Ijuí

 


Hospital Veterinário oferece novo exame para diagnóstico de problemas renais em cães e gatos

O Hospital Veterinário da Unijuí, buscando aprimorar a qualidade nos serviços oferecidos, agora passa a realizar o teste de SDMA. Esse teste, feito com uma amostra de sangue, tem a função de detectar problemas renais em cães e gatos com mais precocidade que os exames convencionais. Segundo a professora Gabriele Serafini, diretora clínica do Hospital, a vantagem é que ao diagnosticar doenças renais na fase mais inicial, o animal já poderá se beneficiar com a antecipação do início do tratamento. 

        

Sobre o Hospital

O Hospital Veterinário da Unijuí faz parte do Complexo do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Esse complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para complementar a estrutura de funcionamento do curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado. Fundado 2013, conta com uma equipe especializada de colaboradores, desde a área técnica até a administrativa, no tratamento e assistência dos pacientes.

Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. É um espaço destinado às aulas práticas, a atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação.

Saiba mais na página do Hospital.

 


Hospital Veterinário finaliza campanha de castração de caninos e felinos


Estudantes do curso de Medicina Veterinária participação das ações

Nessa semana o Hospital Veterinário da Unijuí encerrará mais um intensivo da Campanha de Castração de Caninos e Felinos oriundos de ONG’s locais. A ação totalizou 26 animais castrados pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária.

Desde 2019 o Hospital Veterinário realiza campanhas de castração de animais da população de baixa renda. Até o momento 110 animais foram castrados e, de acordo com a professora e Diretora Clínica do Hospital Veterinária, Gabriele Maria Callegaro Serafin, o objetivo é continuar com o projeto ao longo de 2020.

“Os benefícios desse projeto são inúmeros, pois possibilita que a população de baixa renda tenha acesso a castração por um custo mais baixo e que estudantes do curso possam praticar os procedimentos anestésicos e cirúrgicos, contribuindo para sua formação. Além disso, os benefícios para a saúde dos animais que a ovariohisterectomia e orquiectomia proporcionam”, comenta a professora.