COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina Veterinária (Bacharelado)

Hospital Veterinário vai realizar campanha de castração de animais durante o mês de julho

                     

Durante o mês de julho o Hospital Veterinário da Unijuí vai realizar campanha de castração de animais, caninos e felinos, machos e fêmeas. Os animais aptos a passar pelos procedimentos estão sendo selecionados por ONG’s. O Objetivo é auxiliar pessoas da comunidade de baixa renda, já que a castração terá um custo menor do que a rotina.

A campanha vai iniciar no dia 08 de julho e se estende até o dia 02 de agosto. E as castrações serão realizadas pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unijuí com a supervisão de médicos veterinários que estão se qualificando na área.

Sobre o Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário da UNIJUI faz parte do Complexo do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Esse complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para complementar a estrutura de funcionamento do Curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado. Fundado 2013, conta com uma equipe especializada de colaboradores, desde a área técnica até a administrativa, no tratamento e assistência dos pacientes.

Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. É um espaço destinado às aulas práticas, a atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação. 

Horário de funcionamento:

  • Segundas a sextas-feiras: das 8h às 19h
  • Sábados: das 8h às 16h

Contato Telefônico: (55) 3332—0653

e-mail: hospitalveterinario@unijui.edu.br

Localização: Campus Ijuí


Hospital Veterinário passa a usar tecnologia de raio-X digitalizado

                 

O Hospital Veterinário da Unijuí passou a contar, a partir deste mês de junho, com serviço de raio-X digitalizado. A tecnologia fornece imagem com melhor nitidez e definição, tornando a avaliação radiológica mais precisa, primando pela qualidade dos serviços.

Segundo a médica veterinária e professora, Gabriele Maria Callegaro Serafini, a radiografia digitalizada em tela de computador permite mais agilidade no atendimento. Quem realiza as radiografias é o técnico de radiologia, que passou por treinamento para o uso do equipamento. Além disso, os estudantes do curso de Medicina Veterinária ganharam mais um instrumento para estudos. “A grande vantagem é que, na disciplina de Diagnóstico por Imagem, eles poderão ter acesso a essas radiografias, qualificando o aprendizado”, observa.

                   

Sobre o Hospital

O Hospital Veterinário da Unijuí faz parte do Complexo do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Esse complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para complementar a estrutura de funcionamento do Curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado. Fundado 2013, conta com uma equipe especializada de colaboradores, desde a área técnica até a administrativa, no tratamento e assistência dos pacientes.

Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. É um espaço destinado às aulas práticas, à atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação. 

Horário de funcionamento:

  • Segundas a sextas-feiras: das 8h às 19h
  • Sábados: das 8h às 16h

Contato Telefônico: (55) 3332—0653

E-mail: hospitalveterinario@unijui.edu.br

Localização: Campus Ijuí


Hospital Veterinário da Unijuí completa seis anos de funcionamento

Com a função de desenvolver atividades de ensino no curso de Medicina Veterinária da Unijuí e prestação de serviços à comunidade, era inaugurado, em abril de 2013, o Hospital Veterinário da Unijuí. Em 2019, o Hospital completa seis anos de funcionamento.

Atualmente, a equipe do Hospital Veterinário é formada por médicos veterinários especializados, médicos veterinários aprimorandos, professores, técnicos, estagiários e demais funcionários, os quais são fundamentais para manter o nível de excelência dos serviços oferecidos.

O Hospital conta com atendimentos clínicos, cirurgias e serviços de laboratórios, como o de diagnóstico por imagem, microbiologia, histopatologia, análises clínicas e parasitológicas, tanto de pacientes internos, como externos.

Nesse ano de 2019 o Hospital Veterinário passou a oferecer o serviço de endoscopia e, em breve, passará a oferecer radiografias digitalizadas com o intuito de aperfeiçoar, ainda mais, os diagnósticos e tratamentos realizados.


Conheça o Programa de Aprimoramento Integrado em Medicina Veterinária da Unijuí

                

A Unijuí passou a ofertar, neste primeiro semestre de 2019, uma novidade na área da Medicina Veterinária. Com a proposta de oferecer treinamento profissional intensivo, o Programa de Aprimoramento Integrado em Medicina Veterinária deu início às atividades no dia 07 de março.

A formação tem o propósito de conceber e desenvolver, em ambientes ambulatoriais, laboratoriais e cirúrgicos, estudos em relação às diversas condições patológicas que acometem os animais, além de aperfeiçoar os métodos de diagnóstico veterinário e contribuir para o tratamento mais eficaz, por parte dos proprietários.

Tem como objetivo também treinar e aprimorar a formação de médicos veterinários para o exercício da profissão, aliado a um aprofundamento na formação acadêmica. Também complementar o processo de formação para melhor elaboração de diagnósticos, condutas terapêuticas, técnicas anestésicas, controle e profilaxia de doenças que acometem os animais, participando ativamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Desta forma, contribui com a manutenção da saúde pública e a promoção do desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região. Os aprimorandos, além das atividades práticas da rotina, irão participar de disciplinas que englobam Metodologia de Pesquisa, Saúde Pública e Zoonoses, Seminários, além da elaboração de um Trabalho de Conclusão.

Segundo a coordenadora do Programa, professora Cristiane Beck, os médicos veterinários do Programa estão se aprimorando sob a forma de serviço supervisionado, objetivando capacitar o Médico Veterinário dentro de sua área de atuação como clínica médica, clínica cirúrgica, anestesiologia e diagnóstico por imagem. “Um grande diferencial é o trabalho em equipe. Acrescenta-se que o médico veterinário aprimorando é visto como um exemplo a ser seguido pelos alunos da graduação e serve como um forte estímulo ao melhor desempenho acadêmico”.

Com o Programa de Aprimoramento foi possível aumentar o número de vagas para atendimentos e cirurgias acadêmicas, que o Hospital Veterinário oferece desde final de 2017 e que possuem menor custo.


Estudantes de Medicina Veterinária acompanham suinocultura do IRDeR

No inicio de 2018, foram adquiridas 21 leitoas Agroceres, com alta eficiência reprodutiva, melhorando os índices zootécnicos da Unidade Produtora de Leitões (UPL), principalmente no que se refere ao numero de leitões/parto e valor genético. Desta forma, o IRDeR produzirá leitões com genética de ponta, melhor qualidade de carcaça e sanidade, atendendo a demanda regional de produtores familiares.

A renovação do plantel de matrizes suínas e a implantação do uso de inseminação artificial, abriram portas para os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unijuí realizarem estágios no local, acompanhando os manejos reprodutivo e sanitário, além de práticas zootécnicas, e na manutenção do bem-estar sob supervisão do responsável pelo Setor e do Médico Veterinário.

Neste novo cenário na UPL, os estudantes participam ativamente da rotina, acompanhando os nascimentos de leitões, os procedimentos de inseminação artificial, as práticas zootécnicas, que proporcionam a troca de experiências, agregando à formação acadêmica e a aplicação do aprendizado teórico-prático, enriquecendo os estudantes na vida acadêmica e pessoal.

 

 


Outubro Rosa Pet: triagem identifica câncer de mama em pets

 

A prevenção do câncer de mama em cães e gatos é tão importante quanto em mulheres. Essa é a doença que causa mais mortes entre as fêmeas das duas espécies. O Hospital Veterinário da Unijuí realiza durante este mês de outubro a campanha Outubro Rosa Pet, com exames preventivos gratuitos.

De acordo com a professora Cristiane Teichmann, diretora clínica do Hospital Veterinário, durante o mês de outubro será feita uma triagem com os pequenos animais para verificar a presença ou não de alguma alteração nas mamas.

Nessa triagem, os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unijuí realizam o ‘toque amigo’, que identifica alguma anomalia nas mamas. O procedimento será ensinando aos proprietários dos animais.

Segundo Cristiane, o principal objetivo da campanha é a prevenção. “Essa campanha busca justamente alertar para a importância da prevenção”, comenta. A triagem é gratuita e a comunidade poderá procurar o Hospital Veterinário durante o horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone: (55) 3332-0653.