COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Letras: Português e Inglês (Licenciatura)

Unijuí é contemplada com projeto internacional para formação de professores

A Unijuí foi contemplada entre 12 universidades do Brasil para a realização do programa VELF – Virtual English Language Fellow, que proporcionará cursos de formação com docente norte-americano para professores da Universidade, professores da rede básica de ensino e acadêmicos do curso de Letras - Português e Inglês.

O projeto “Innovation in teaching methodologies: VELF at Unijuí” consiste na oferta de dois cursos: o primeiro é voltado para os professores da Unijuí, tematizando o Inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of Instruction – EMI), tendo como objetivo capacitar os docentes em metodologias que possibilitem ministrar as aulas em língua inglesa, contemplando as mais diferentes áreas do conhecimento.

Segundo o professor do curso de Letras e coordenador do projeto, Anderson Amaral de Oliveira, “o EMI contempla diversos aspectos metodológicos e interculturais que permitem o uso da língua inglesa como meio para o ensino das mais diferentes disciplinas, sendo uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem”. Destaca ainda que o EMI representará um importante avanço em termos metodológicos e linguísticos, potencializando aos docentes o trabalho com estudantes falantes de língua inglesa, nativos ou que usem o inglês como segunda língua, contribuindo para o processo de internacionalização da universidade.

O segundo curso é voltado para a Educação Básica, tematizando as metodologias de ensino de língua inglesa, tendo como público-alvo os professores já atuantes e os professores em formação, estudantes do curso de Letras. “Sabemos que o trabalho online e híbrido têm desafiado os professores em garantir a qualidade da aprendizagem de seus alunos. Essa será uma forma de continuarmos contribuindo com a formação inicial e continuada de professores na nossa região”, salienta o professor Anderson.

Os cursos terão carga horária de 30 horas, ocorrendo de 2 de agosto a 3 de dezembro, com aulas quinzenais síncronas e atividades assíncronas de forma online.

O projeto é uma iniciativa do curso de Letras Português e Inglês e da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, financiado pela embaixada dos Estados Unidos, consulado no Brasil, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) com apoio da Comissão Fulbright.

As inscrições iniciam em breve pelo portal da Unijuí. Mais informações podem ser obtidas no Escritório de Relações internacionais da Universidade, pelo e-mail eri@unijui.edu.br e pelos telefones (55) 3332-0329 ou 3332-0200 - Ramal 2010/2013.


Welcome to English Club: Laboratório de Ensino de Línguas oferece práticas com diversão

                

O Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (Lelu) disponibiliza uma nova oportunidade para estudos em língua inglesa. O aprendizado acontece de maneira divertida: o "English Club" é um espaço para a prática do inglês, além de oferecer intercâmbio cultural (seja em inglês ou português) com duas auxiliares da língua inglesa, oriundas dos Estados Unidos. São ofertadas as seguintes atividades: conversa e intercâmbio cultural em inglês/português, jogos da mesa, o quebra-cabeças, jogo de cartas, karaokê, discussão das notícias e mídias norte-americanas, leitura em inglês, consulta do abstrato do T.C.C. (com agendamento), apoio suplementar para estudantes do Lelu e Letras.

Uma série de eventos já estão agendados, confira e participe!

29/08, quinta-feira

Intercultural Happy Hour - Inspirado pelo evento Raising the Bar

http://www.rtbevent.com/ at Sherlock

September

Week/Date

Activity

1: 03/09, 16h-17h

Walk n Talk

2: 04/09

Filme: Documentário True Cost

3: 11/09

Apresentação Cultural: Meet the Candidates, Know the Issues (US Presidential Election)

5: 17/09, 16h-17h

Walk n Talk

6: 19/09, 19h30-20h30

Regional Varieties of U.S. English 

7: 26/09, quinta-feira

Intercultural Exchange - Inspirado pelo evento Raising the Bar

http://www.rtbevent.com/ at Puzzle

Informe-se sobre os horários de atendimento:

Campus Ijuí sala C2

lelu@unijui.edu.br

Fone: (55) 3332-0200 ramal 3019

Facebook: https://pt-br.facebook.com/lelu.unijui


Unijuí aplicou Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)

                     

A Unijuí, como Posto Aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira, aplicou provas nos dias 28 e 30 de maio, no Campus Ijuí. Foram ofertadas 30 vagas no Exame 30 candidatos, candidatos oriundos de nações como a Nigéria, Cuba, Bolívia, Argentina, Benim, Bangladesh, entre outros países.

Os resultados do Celpe-Bras 2019/1 serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU) em 8 de agosto de 2019. O resultado também pode ser consultado pelo Sistema Celpe-Bras.

O Exame é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em Postos Aplicadores: Instituições de Educação Superior, que é o caso da Unijuí, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

No segundo semestre haverá uma segunda aplicação do Exame, com datas a serem estipuladas pelo Inep. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail dhe@unijui.edu.br.


Professor do curso de Letras vence campeonato de Jiu Jitsu em Santa Maria

O professor do curso de Letras Português e Inglês Anderson Amaral de Oliveira participou do campeonato de Jiu Jitsu Elite Pro Open, em Santa Maria, no dia 14 de abril, obtendo o 1º lugar na categoria peso pesado/master faixa branca e 3º lugar na categoria absoluto.

Anderson faz parte da equipe treinada pelo professor de Jiu Jitsu Tiago Pimentel (MFT/Cícero Costha). Da mesma equipe, o atleta Gabriel Dambroz conquistou o 3º lugar na categoria peso pena/adulto faixa azul.


Unijuí participa de formação de professores da 36ª CRE

                 

Os professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa das escolas da rede estadual de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, reuniram-se durante o dia a última terça-feira, dia 15 de maio, no auditório da CRE, para o segundo encontro da formação continuada da área das Linguagens.

No encontro, os professores do curso de Letras da Unijuí, Anderson Amaral de Oliveira e Taise Possani, falaram sobre as competências da área das Linguagens elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proporcionando o debate de aspectos teórico-conceituais para o trabalho com a Língua Portuguesa e Língua Inglesa na sala de aula.

As assessoras da 36ª CRE, Angela Link de Jesus e Vania Simon, ressaltaram a importância das contribuições dos professores na construção do Referencial Curricular Gaúcho, o qual encontra-se aberto até o dia 25 de maio para receber as sugestões dos professores das redes estadual, municipal e privada das escolas do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, os professores debateram o Currículo Escolar a partir do Plano de Estudos de cada escola, considerando a BNCC e a necessidade de refletir sobre sua prática pedagógica, buscando o realinhamento curricular dos componentes de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.


Curso de Letras recebe professoras dos Estados Unidos

O Curso de Letras português e inglês receberá no ano letivo de 2018 duas professoras estrangeiras, enfatizando a aquisição do segundo idioma.

                

Como parte do processo de internacionalização da Unijuí, o Curso de Letras Português e Inglês recebeu duas professoras intercambistas - Elizabeth (Libby) Rush e Elizabeth (Lizz) Melville - por meio do programa English Teaching Assistant – Professor Assistente de Língua Inglesa, apoiado pela Capes/Fulbright. O projeto “Ensinando Línguas, aproximando fronteiras” foi contemplado pelo órgão de fomento internacional, por meio de rigorosa seleção entre universidades de todo o Brasil. 

“O curso de Letras possui como base a Língua, a Cultura e a Literatura dos países, falantes de língua inglesa, nesse sentido, receber professoras com um conhecimento de outras culturas tornará a vivência de uma segunda língua ainda mais enriquecedora, ressalta o coordenador do projeto e coordenador do Laboratório de Ensino de Línguas, professor Anderson Amaral. 

Além das professoras intercambistas, o curso de Letras Português e inglês conta com importantes diferenciais aos estudantes, como o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí – LELU, que atende diariamente a comunidade acadêmica e externa com cursos e atividades voltadas ao estudo e a prática do idioma. Conta também com bolsas remuneradas e voluntárias aos alunos, bem como, convênio com universidades estrangeiras para realização de intercâmbios. Saiba mais, acesse a página do curso. Ou curta no Facebook.