Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Letras: Português e Inglês (Licenciatura)

Professor do Amanhã: forte relação do corpo docente com redes de ensino da região é diferencial do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí

A Unijuí está ofertando 74 vagas, de forma gratuita, para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês, por meio do programa Professor do Amanhã - uma iniciativa do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que visa fortalecer a formação de profissionais da educação. Além de os cursos serem gratuitos, os estudantes receberão como benefício uma bolsa mensal de R$ 800, que os ajudará na manutenção dos estudos ao longo de toda a graduação. 

Para o curso de Letras: Português e Inglês são disponibilizadas 37 vagas. Avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação, o curso tem duração de quatro anos e é ofertado no turno noturno. Além disso, conta com um quadro docente formado por mestres e doutores que possuem uma forte relação com as redes de educação básica de toda a região.

Conforme destaca a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani, os estudantes terão contato com professores pesquisadores das áreas de tecnologia da educação, multiletramentos e literatura, além de poderem ter uma forte vivência cultural, intercultural e multimidiática por meio do curso. “Tudo isso com base naquilo que pressupõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional para Formação de Professores. Tenho certeza que com a expertise de uma Universidade conceito 5, como é a Unijuí, que conta uma infraestrutura qualificada, os estudantes terão uma formação de excelência”, destacou a professora.

Se você busca uma formação diferenciada e alinhada com as demandas contemporâneas da educação, inscreva-se para o curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, via Programa Professor do Amanhã, no site unijui.edu.br/professor-do-amanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março e o resultado final, com a lista dos candidatos aprovados, será divulgado no dia 19 de março. 

Para ter direito à bolsa, o estudante deve atender a alguns critérios, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo média mínima de 400 pontos. O candidato também precisa ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação.

Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual. Mais informações podem ser obtidas no edital do processo seletivo, disponível neste link.


Aula inaugural dos cursos de licenciatura acontece na segunda-feira

Na segunda-feira, 26 de fevereiro, será realizada a aula inaugural dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí. O evento, que integrará as modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD), acontecerá às 19h, no prédio 14, sala 102.

Durante a aula estará em destaque “A formação de professores e o futuro da educação na era digital”, que será conduzido pela professora do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi e doutora em Educação nas Ciências, Sirlei Rigodanzo.


Estudante de Letras - Português e Inglês da Unijuí tem excelente desempenho em concurso estadual para professor

Estudante do 9º semestre do curso de Letras - Português e Inglês da Unijuí, Thiago Nasi da Silva teve uma importante conquista recentemente: ele foi aprovado no concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para o cargo de professor de Letras/Inglês e Literatura da Língua Inglesa, na área de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ele não só foi aprovado como ficou em 1º lugar na prova objetiva e 1º lugar na prova de redação.

“Não imaginava que teria esse desempenho na prova. Como foi meu primeiro concurso na área da educação, não tinha experiência com o estilo das questões, nem mesmo imaginava como seriam tratados os conteúdos do edital”, revela o estudante, que é bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni) e hoje também atua junto ao Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí.

Segundo Thiago, o curso de Letras - Português e Inglês foi fundamental para a conquista dos resultados. “Todos os conteúdos presentes na prova foram estudados em algum momento da graduação - tanto os específicos, da área de Língua Inglesa, quanto os pedagógicos e os legislativos”, destacou.

A prova de redação, como exemplifica, que tratava do ensino por competências e do currículo integrado, contou com temas transversais, presentes em todas as disciplinas do curso, das teóricas ao estágio, e algumas até mesmo tratando especificamente do assunto. “Além disso, a participação nos projetos institucionais foi essencial para essa preparação, pois trabalhamos com diversos assuntos de relevância, a exemplo do PIBID, que é ofertado pela Unijuí com o fomento da Capes, do qual fui bolsista por dois anos”, completou. 

Com a formatura já prevista para o próximo semestre, Thiago deseja assumir a vaga e trabalhar na Educação Básica. “Quero também seguir realizando mestrado e, posteriormente, o doutorado, para aprofundar minha formação na área de Letras, como professor e pesquisador”, finalizou.


Aula do curso de Letras: Português e Inglês utiliza literatura e transmídia

Estudantes do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí tiveram na noite desta segunda-feira, 11 de setembro, uma aula diferenciada dentro da disciplina de Teoria da Literatura. O professor responsável, Anderson Amaral de Oliveira, utilizou o jogo Assassin's Creed para trabalhar a literatura clássica da Grécia Antiga, a exemplo de Édipo Rei de Sófocles, e as teorias de Aristóteles. O jogo permite que seus usuários façam visitas e aprendam ainda mais sobre o mundo antigo. 

“O jogo nos permitiu fazer um tour pela Grécia Antiga, expandindo os conhecimentos sobre esse universo fantástico que traz referências profundas sobre a origem da nossa cultura. Foi possível perceber as diversas influências que temos até hoje, tanto na literatura, nas artes, na própria arquitetura, vindas daquela civilização. Inclusive, fizemos comparações com a estrutura da Praça da República, onde podemos ver fortes influências do mundo grego antigo”, explicou o professor. 

Conforme explica Anderson, o curso de Letras trabalha muito a transmídia, que é a possibilidade de utilizar recursos tecnológicos a partir de diversos formatos, levando aos estudantes a literatura, o cinema, jogos digitais, jogos de tabuleiro e até séries de TV. “Nós fizemos uma inter-relação entre os conteúdos e os diversos meios de comunicação, aproveitando o que cada um deles têm de melhor. Essa é uma forma de trazer uma experiência imersiva aos alunos, ampliando o universo ficcional e teórico a partir dessas dimensões tecnológicas”, completou o docente. 

Como exemplifica o professor, mesmo que a turma tivesse recursos para visitar a Grécia, ainda não seria possível conhecer a Grécia Antiga de Sócrates, por exemplo. “Por meio da tecnologia, a gente consegue fazer uma imersão no mundo antigo, como ele era. É uma forma de potencializar os recursos pedagógicos”, finalizou.


Experiências profissionais e acadêmicas são compartilhadas em Seminário de Estudos de Língua e Literatura

Na última semana, 27 de abril, estudantes do cursos de Letras, modalidades presencial e a distância da Unijuí, juntamente com estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), estiveram reunidos para um webinar envolvendo a atuação profissional do profissional de Letras, com relatos de experiência de duas egressas do curso de Letras da Unijuí, professoras Viviane Debortolli e Daiane Faoto, e da doutoranda Elisângela Oliveira, aluna do Programa Interinstitucional com a Universidade de Balsas, no Maranhão.

A egressa do curso de Letras e do mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí, professora Daiane Faoto, atualmente estuda PhD em Early Childhood Education na University of Massachusetts- Boston, nos Estados Unidos. Tem pós-mestrado em Early Childhood Education também pela UMass Boston. É mestre em Educação nas Ciências e graduada em Letras - Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas pela Unijuí, além de ser professora adjunta na Massbay Community College no departamento de Early Childhood Education e Kindergarten teacher em Boston. 

A convidada destacou inúmeras experiências vividas tanto na esfera acadêmica como profissional, associando o ensino de língua inglesa e educação infantil, já iniciado em seus estudos na graduação e mestrado na Unijuí. Daiane evidenciou muitas oportunidades abertas a egressos de Letras nos Estados Unidos, especialmente na região de Framingham, Massachusetts, onde reside, ficando à disposição para mediar e auxiliar interessados. Sua fala no evento foi intitulada "De egressa do curso de Letras Inglês da Unijuí a professora da educação básica e superior em Massachusetts". 

A também egressa de Letras da Unijuí, professora Viviane Debortolli, cuja fala foi intitulada "Foca na Redação: resultados exitosos de produções textuais significativas e estratégicas no Ensino Médio", fez igualmente uma fala destacando todo seu percurso árduo ao estudar magistério, optar por Letras, as dificuldades de deslocamento na época até o campus Ijuí, e sua recente trajetória junto ao mestrado e doutorado na UFSM. Doutoranda no PPGL da UFSM, é docente da rede estadual onde se destaca a partir de seu competente trabalho de ensino de produção textual a alunos do Ensino Médio.

Recentemente destaque na imprensa local e regional, a professora tem acompanhado o êxito de seus alunos com notas bastante elevadas no ENEM, o que não apenas a orgulha e motiva, como instiga pesquisas e estudos, como os que está envolvida. Segundo a professora, é uma missão de vida preparar alunos da rede pública para seus futuros profissionais que, obrigatoriamente, passam por uma produção textual qualificada, dentre outros aspectos. Possui uma página no Instagram, @profvividebortolli , que vem crescendo a cada dia, sendo também procurada por professores e alunos de várias cidades e estados em função do desempenho de seus estudantes em Tenente Portela. A professora é também pós-graduada em docência no ensino superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci .

Da mesma forma, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências a partir do Minter/Dinter com a Unibalsas no Maranhão, professora Elisângela Oliveira, enfatizou percursos profissionais e a oportunidade de qualificação, como docente de Língua Inglesa da rede pública daquele Estado, em um programa da Fulbright nos Estados Unidos. Destacou todo o percurso, desde os trâmites e exigências para o curso de qualificação e, especialmente, as atividades culturais e linguísticas realizadas em Delaware, Estados Unidos, junto a vários colegas de tantos outros países. 

A professora inspirou os estudantes e demais presentes, e especialmente professores em atuação na rede pública, a encorajar-se e participarem de editais como este da Fulbright, considerando a singular oportunidade de enriquecimento cultural, linguístico e humano viabilizado. A convidada é doutoranda em Educação nas Ciências na Unijuí, mestre em Letras pela UFTocantins, graduada em Letras Português, Inglês pela UEstadual do MA. Professora de inglês e português na educação básica em Balsas-MA, Elisângela esteve presente com sua turma de Letras da UEMA, o que suscitou o interesse em continuar o encontro em um outro momento, articulado pelos estudantes de ambas as instituições, de modo a interagirem sobre sua formação e profissão.

A professora  doutora Fabiana Diniz Kurtz, docente do curso de Letras do PPGEC da Unijuí, fez a mediação do evento e destacou a rica contribuição das professoras, tanto na dimensão profissional como humana dos estudantes de graduação e pós-graduação presentes. A partir da integração dos cursos de Letras, modalidades presencial e a distância, estudantes de História EaD também engajados em Estágio Curricular juntamente com o PPGEC e a UEMA, além da participação da professora Daiane diretamente de Boston, fica evidente a superação de barreiras geográficas tanto na dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão, e que o contato com egressos é sempre imprescindível na formação do futuro professor. “Esperamos oportunizar outros momentos tão ricos como este a nossos estudantes, sempre em perspectiva interdisciplinar, evidenciando a interação entre graduação e stricto sensu, o que também motiva os estudantes a seguirem sua vida acadêmica e profissional no campo escolhido”.


Seminário de Estudos em Língua e Literatura acontece nesta quinta-feira, de forma online

Na próxima quinta-feira, 27 de abril, será realizado o Seminário de Estudos em Língua e Literatura, com o tema “Experiências profissionais e acadêmicas em Letras no Brasil e no exterior”. O evento será realizado de forma online, a partir das 19h30, pelo curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí. 

O evento contará com três palestras: a primeira, “Relato de experiência no PDPI 2023”, será proferida pela doutoranda em Educação nas Ciências da Unijuí e professora de Inglês e Português na Educação Básica em Balsas, no Maranhão, Elisangela Campos de Oliveira.

Depois, Daiane Ribas Faoto vai palestrar a partir do tema “De egressa do curso de Letras Inglês da Unijuí à professora da Educação Básica e Superior em Massachusetts”. Ela é doutoranda em Early Childhood Education na UMass Boston, nos Estados Unidos, mestra em Early Childhood Education também pela UMass Boston e mestra em Educação nas Ciências pela Unijuí. 

Já o tema "Foca na redação: resultados exitosos de produções textuais significativas e estratégicas no Ensino Médio" será trabalhado por Viviane Aparecida Pandolfo Debortolli, doutoranda e mestra em Letras pela UFSM, pós-graduada em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci e graduada em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Unijuí.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.