COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Letras: Português e Inglês (Licenciatura)

Unijuí aplicou Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)

                     

A Unijuí, como Posto Aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira, aplicou provas nos dias 28 e 30 de maio, no Campus Ijuí. Foram ofertadas 30 vagas no Exame 30 candidatos, candidatos oriundos de nações como a Nigéria, Cuba, Bolívia, Argentina, Benim, Bangladesh, entre outros países.

Os resultados do Celpe-Bras 2019/1 serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU) em 8 de agosto de 2019. O resultado também pode ser consultado pelo Sistema Celpe-Bras.

O Exame é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em Postos Aplicadores: Instituições de Educação Superior, que é o caso da Unijuí, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

No segundo semestre haverá uma segunda aplicação do Exame, com datas a serem estipuladas pelo Inep. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail dhe@unijui.edu.br.


Professor do curso de Letras vence campeonato de Jiu Jitsu em Santa Maria

O professor do curso de Letras Português e Inglês Anderson Amaral de Oliveira participou do campeonato de Jiu Jitsu Elite Pro Open, em Santa Maria, no dia 14 de abril, obtendo o 1º lugar na categoria peso pesado/master faixa branca e 3º lugar na categoria absoluto.

Anderson faz parte da equipe treinada pelo professor de Jiu Jitsu Tiago Pimentel (MFT/Cícero Costha). Da mesma equipe, o atleta Gabriel Dambroz conquistou o 3º lugar na categoria peso pena/adulto faixa azul.


Unijuí participa de formação de professores da 36ª CRE

                 

Os professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa das escolas da rede estadual de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, reuniram-se durante o dia a última terça-feira, dia 15 de maio, no auditório da CRE, para o segundo encontro da formação continuada da área das Linguagens.

No encontro, os professores do curso de Letras da Unijuí, Anderson Amaral de Oliveira e Taise Possani, falaram sobre as competências da área das Linguagens elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proporcionando o debate de aspectos teórico-conceituais para o trabalho com a Língua Portuguesa e Língua Inglesa na sala de aula.

As assessoras da 36ª CRE, Angela Link de Jesus e Vania Simon, ressaltaram a importância das contribuições dos professores na construção do Referencial Curricular Gaúcho, o qual encontra-se aberto até o dia 25 de maio para receber as sugestões dos professores das redes estadual, municipal e privada das escolas do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, os professores debateram o Currículo Escolar a partir do Plano de Estudos de cada escola, considerando a BNCC e a necessidade de refletir sobre sua prática pedagógica, buscando o realinhamento curricular dos componentes de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.


Curso de Letras recebe professoras dos Estados Unidos

O Curso de Letras português e inglês receberá no ano letivo de 2018 duas professoras estrangeiras, enfatizando a aquisição do segundo idioma.

                

Como parte do processo de internacionalização da Unijuí, o Curso de Letras Português e Inglês recebeu duas professoras intercambistas - Elizabeth (Libby) Rush e Elizabeth (Lizz) Melville - por meio do programa English Teaching Assistant – Professor Assistente de Língua Inglesa, apoiado pela Capes/Fulbright. O projeto “Ensinando Línguas, aproximando fronteiras” foi contemplado pelo órgão de fomento internacional, por meio de rigorosa seleção entre universidades de todo o Brasil. 

“O curso de Letras possui como base a Língua, a Cultura e a Literatura dos países, falantes de língua inglesa, nesse sentido, receber professoras com um conhecimento de outras culturas tornará a vivência de uma segunda língua ainda mais enriquecedora, ressalta o coordenador do projeto e coordenador do Laboratório de Ensino de Línguas, professor Anderson Amaral. 

Além das professoras intercambistas, o curso de Letras Português e inglês conta com importantes diferenciais aos estudantes, como o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí – LELU, que atende diariamente a comunidade acadêmica e externa com cursos e atividades voltadas ao estudo e a prática do idioma. Conta também com bolsas remuneradas e voluntárias aos alunos, bem como, convênio com universidades estrangeiras para realização de intercâmbios. Saiba mais, acesse a página do curso. Ou curta no Facebook.


Unijuí realiza IX Seminário Institucional do PIBID

 
 

Durante o Seminários foram apresentados trabalhos interdisciplinares desenvolvidos no ano de 2016


Leia mais...

Curso de Letras promove Cinema no Câmpus

 

 

Primeira edição de “Clássicos Cabeça” apresenta o filme Into the Wild – Na Natureza Selvagem


Leia mais...