Estudantes de Medicina levantam dados sobre o nível de informação sobre a vacina contra covid-19 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Medicina levantam dados sobre o nível de informação sobre a vacina contra covid-19

Estudantes da Unidade Integradora do curso de Medicina da Unijuí, sob orientação do professor Carlos François, realizaram a pesquisa “Vacinação contra a covid-19, o que você precisa saber?”. A pesquisa ocorreu entre os dias 15 abril e 25 de maio e teve como tema o nível de informação da população sobre a vacina. Para recolher os dados, foi utilizado um formulário nos ambulatórios do Hospital de Caridade de Ijuí e do Hospital Bom Pastor, ambos na cidade de Ijuí, com um total de 111 entrevistados na faixa etária de 36 a 50 anos.

A pesquisa teve como público-alvo a população de Ijuí, mas também contou com respostas de pessoas  de outras cidades da região, como São Luiz Gonzaga, Panambi, Cruz Alta, Catuípe, Ajuricaba e Coronel Barros. Foram realizadas oito perguntas sobre os dados pessoais dos entrevistados e suas opiniões acerca da vacinação contra a covid-19. Inicialmente, o grupo responsável desejava alcançar um maior número de pessoas para a pesquisa, entretanto, a pandemia foi um grande desafio, limitando-a para o público com consulta marcada nos ambulatórios referidos. 

Os resultados da pesquisa apontaram uma desinformação por parte da população. Revelou aos estudantes a necessidade de melhorar a forma como as informações são entregues, adicionando dados básicos sobre a vacinação, como: quem pode ou não se vacinar, eficácia da vacina e o porquê é importante se vacinar. 

A necessidade de informar o básico sobre a vacinação à comunidade surgiu dadas as respostas presentes no formulário em que a pesquisa foi realizada. Os questionamentos apontaram questões simples como, por exemplo, a possibilidade de uma pessoa que já teve covid-19 tomar a vacina. O fato relevante foi de que aproximadamente 20% dos entrevistados responderam que não poderiam, fator importante que os estudantes levaram em conta para a organização de materiais de divulgação com informações objetivas e claras para a comunidade.

"Ao realizar a pesquisa, percebi que ainda falta sim, muita informação à população, porque eles sabem que é importante a vacina, mas faltam muitos pontos que são importantes também, que causam impacto quanto à decisão de se vacinar ou não”, destaca a acadêmica do curso de Medicina e integrante do grupo que aplicou a pesquisa na comunidade, Amanda Machado.

A análise também  revelou que uma parcela da população pesquisada sofre com uma causa e consequência, pois não possui interesse em se vacinar, como também, não possui conhecimento sobre o assunto. “É necessário  disseminar informações de qualidade entre a população, que acaba utilizando as redes sociais e aplicativos de conversa para se atualizar”, destaca a estudante Paola Vanzin. 

O grupo desenvolvedor da pesquisa, formado exclusivamente por estudantes de Medicina, presenciou outra realidade relacionada à informação sobre a área da saúde, percebendo a atenção que isso necessita. Com isso, após toda a análise feita, foi possível concluir que é extremamente importante entregar a informação de forma fácil, simples e didática, encaminhando essa por fontes seguras e confiáveis, objetivando alcançar o maior público possível. 

A partir da pesquisa, os acadêmicos estão desenvolvendo materiais informativos, com base teórica e científica, com o objetivo informar a comunidade acerca da importância da vacinação, apontando as principais dúvidas notadas no período da aplicação da pesquisa. Todo esse material poderá ser conferido nas redes sociais do curso (@medicinaunijui) e solicitado aos integrantes responsáveis pela pesquisa: Amanda Machado, Arthur Blatt, Douglas Giovelli, Emanuele Bettinelli, Guilherme Buchner, Henrique Bervian, Paola Vanzin, Pedro Araldi, Roberto Lorenzoni e Vitória Massafra.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí


Confira resultados da pesquisa:



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.