Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina (Bacharelado)

Vestibular de Medicina: últimos dias para garantir a inscrição no processo seletivo

Mais um Vestibular de Medicina está chegando e é grande a expectativa dos candidatos que, no dia 3 de dezembro, vão disputar uma das vagas para o curso. As inscrições encerram-se na segunda-feira, dia 27 de novembro, e podem ser realizadas em unijui.edu.br/vestibular.

Para quem já está no curso, recordar o processo seletivo é um misto de alegria e de certeza de que este foi o melhor caminho a seguir. É o caso da acadêmica Amanda Caroline Melo da Rosa, que está no 9º semestre da graduação.

“Quando descobri que tinha passado no Vestibular de Medicina da Unijuí, não tive dúvidas de que essa seria a universidade certa. Por mais que o curso fosse novo, é de conhecimento geral o grande destaque que a Unijuí tem na região, especialmente na área da saúde. Além disso, minha mãe fez parte da primeira turma de Psicologia e só tem elogios para a instituição, algo que apenas aumentou meu desejo de estudar aqui”, comentou a estudante, que é natural de Santo Ângelo e pôde, ao estudar na Unijuí, ficar mais próxima de sua família.

Na avaliação da estudante, o currículo do curso, por módulos, foi organizado de uma forma inteligente, permitindo que os acadêmicos tenham um amplo contato com cada área, antes de partirem para uma próxima disciplina. “Nós temos laboratórios bem estruturados e, a partir do Complexo 2 da Unijuí Saúde, temos acesso a bonecos de simulação realística, que nos permitem exatamente simular os procedimentos antes de partirmos para a prática”, comentou a acadêmica, que também vê como ponto positivo o olhar que o curso e a Unijuí têm para a saúde coletiva. “Nos inserimos neste mundo desde o primeiro semestre, o que é fundamental para qualquer profissional da saúde”, completou. 

Amanda vem aproveitando cada oportunidade gerada na Universidade: em 2020, ajudou a criar a Liga Acadêmica de Saúde da Família, da qual foi presidente. Em 2021, ingressou no projeto de extensão Educação em Saúde, onde permaneceu até a metade de 2022. Hoje, ela tem uma vivência 100% prática da medicina, junto ao internato, atendendo pacientes e acompanhando a realização de procedimentos, sob a supervisão de médicos. “O internato é completamente diferente do que eu imaginava. Estou conseguindo ver exatamente como a medicina funciona”, finalizou. 

Vestibular

Até o dia 27 de novembro, é possível realizar a inscrição para o processo seletivo. Nesta edição, são ofertadas 40 vagas, sendo que 30 serão disputadas pelos candidatos que realizarem a prova e 10 pelos candidatos que optarem por aproveitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

No caso do aproveitamento das notas do Enem, os candidatos devem ter realizado a prova entre os anos de 2018 e 2022. As notas consideram a redação e as questões objetivas referentes às quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

Os candidatos que se inscreverem para realização da prova terão que desenvolver uma redação e responder a 40 questões objetivas, divididas da seguinte forma: cinco questões de Matemática e suas Tecnologias; 13 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e 12 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A prova será aplicada no dia 3 de dezembro, um domingo, das 13h às 17h, no campus da Unijuí em Ijuí. 


Aulas do curso de Medicina da Unijuí iniciam nesta segunda-feira

As aulas já iniciaram para o curso de Medicina na Unijuí. Na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro, marcando o início de mais um ano letivo, calouros e veteranos foram recebidos no hall da Unijuí Saúde - Complexo 2 por professores, técnicos-administrativos e de apoio.

Participaram da recepção a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust; a coordenadora pedagógica, professora Heloísa Eickoff; e representantes do Centro Acadêmico.

Conforme destacou o coordenador, professor Jorge Brust, a Unijuí está recebendo a sétima turma do curso, que conta com 40 estudantes. “Muitos são de Ijuí e região e isso nos orgulha muito. Significa que o curso ofertado pela Unijuí está possibilitando que nossos jovens cursem Medicina próximos de suas casas, de suas famílias, o que não era possível há alguns anos. Era necessário ir para longe para realizar este sonho”, explicou. Ao mesmo tempo em que a sétima turma é recebida, a primeira turma do curso inicia os primeiros passos no internato. 

A vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, desejou a todos um ano de muitas aprendizagens e muito coleguismo, e parabenizou os 40 novos estudantes pela conquista. “Muitos gostariam de ter sido aprovados no vestibular, que é bastante concorrido. E vocês conseguiram. Desejo que aproveitem os próximos seis anos e usufruam de todo o aprendizado, de toda a estrutura disponibilizada pela Universidade”, afirmou.

Quem também deu as boas-vindas aos acadêmicos foi a coordenadora pedagógica, Heloísa Eickoff, que desejou, especialmente aos novos estudantes, uma “bela jornada” na Unijuí. “Tenho certeza que a estrutura da Universidade conseguirá dar conta de todas as expectativas de vocês. Desejo um ano de excelente formação a todos, com muitas trocas e experiências”, disse.

Para os demais estudantes, o retorno às aulas acontecerá no dia 22 de fevereiro. 


Unijuí divulga a lista de classificados no Vestibular de Medicina 2023

Foram conhecidos nesta quarta-feira, 7 de dezembro, às 17h, os 40 classificados no Vestibular de Medicina 2023 da Unijuí. No portal da Universidade, unijui.edu.br/medicina, também é possível conferir o boletim de desempenho da prova realizada no último domingo, junto à Sede Acadêmica. Ao todo, 656 candidatos realizaram a prova, que compreendeu questões objetivas e também uma redação.

A matrícula dos aprovados inicia-se nesta quinta-feira, 8 de dezembro, e deve ser realizada presencialmente pelo vestibulando ou pelo seu responsável legal, das 13h30 às 20h30, na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) do campus Ijuí. No mesmo dia, às 21h, será chamada a primeira lista de suplentes, se restarem vagas, cujos classificados poderão efetivar a matrícula na sexta-feira, dia 9, das 13h30 às 17h. Os demais suplentes serão chamados se as vagas não forem preenchidas.

No momento da matrícula, os candidatos devem apresentar histórico escolar com certificado de conclusão - ou atestado onde conste a provável conclusão do Ensino Médio até o dia 6 de fevereiro; certidão de nascimento, casamento ou divórcio; carteira de identidade; título eleitoral; comprovante de alistamento militar ou certificado de reservista; comprovante de endereço atualizado e carteira de vacinação.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 0800 646 7100 ou 55 3332-0557, e-mails estude@unijui.edu.br ou vestibular@unijui.edu.br e ainda WhatsApp 55 3332-0200.


Ligas Acadêmicas do curso de Medicina têm ações voltadas ao Outubro Rosa

As Ligas Acadêmicas do curso de Medicina da Unijuí têm, entre seus objetivos, estender à comunidade ações de promoção à saúde, viabilizando a integração entre a sociedade e a Universidade. A partir disso, as Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia (Liago) e Diagnóstico por Imagem (Lardim) organizaram, no mês de outubro, ações de conscientização sobre o câncer de mama e a possibilidade de rastreio precoce da doença, a partir da campanha Outubro Rosa.

Nos dias 12 e 15 de outubro, os estudantes se dividiram em diferentes horários na Expofest Ijuí, junto ao espaço do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e da Unijuí, para a distribuição de folderes e um possível diálogo com a população que passava pelo local. O material foi produzido a partir de uma parceria entre o DCE e a clínica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem RAD +. Os alunos identificaram a ação como “O cuidado com as mamas: cada corpo tem uma história”. 

Além disso, a RAD + disponibilizou 10 exames de mamografia para sorteio entre a população de rastreio. A ação teve um efeito positivo, recebendo diversas parabenizações sobre a iniciativa e promovendo um ato médico de saúde para uma população diversificada, além de ter tido um grande alcance.

O câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente na população feminina, com altas taxas de mortalidade, principalmente devido ao fato de que muitos casos são diagnosticados em estágios avançados. Assim, é recomendável que as mulheres de 50 a 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos, além de um exame clínico com médico uma vez ao ano, para o chamado rastreio da doença. Campanhas de conscientização como a desenvolvida pelos acadêmicos são fundamentais, pois mais de 90% dos casos da doença evoluem para cura, se diagnosticados precocemente. 


Liga Acadêmica de Cardiologia promove curso sobre eletrocardiograma

Estudantes e profissionais da área da saúde puderam participar, na última sexta-feira e sábado, 6 e 7 de outubro, do curso “Descomplicando o Eletrocardiograma: bases para a interpretação do eletrocardiograma”, promovido pela Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Vascular, do curso de Medicina da Unijuí. 

Durante a programação realizada no Centro de Eventos da Universidade, foram abordados os temas: ciclo cardíaco e sua relação com as ondas do eletrocardiograma; interpretando o ECG: o que é o Freia?; contando a frequência cardíaca no ECG; avaliando o ritmo cardíaco no ECG; isquemia e intervalos - o que é importante avaliar e, casos práticos. 

O curso foi ministrado pelo cardiologista Rafael Manhabosco Moraes, coordenador médico do Instituto de Cardiologia do Hospital de Caridade de Ijuí, que destacou que a  realização dessa atividade estimula os acadêmicos em diversas áreas e agrega conhecimento em suas formações. "O objetivo é que os participantes tenham uma ideia mais estruturada sobre o que representam as ondas do eletrocardiograma para que eles possam ter mais subsídio durante a graduação e na vida profissional”.

Segundo a presidente da Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Vascular, Héllen Guimarães, o evento foi destinado aos acadêmicos e profissionais de medicina, enfermagem e fisioterapia, áreas que mais utilizam o exame no dia a dia. "O eletrocardiograma está presente na prática médica e é muito importante que o estudante não saia Universidade sem saber interpretá-lo. O nosso intuito, enquanto liga acadêmica, é oportunizar aos estudantes a participação em atividades extracurriculares", avaliou.


Município de Ijuí e Unijuí recebem visita de monitoramento do curso de Medicina

Universidade também busca novas vagas para oferta do curso

Visita ao Poder Executivo, em Ijuí

Em seu terceiro ano de implementação, o curso de Medicina da Unijuí recebeu, nesta semana, a primeira visita de monitoramento presencial realizada por representantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), designada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC). A avaliação, prevista em edital para ser realizada anualmente, não ocorreu no ano de 2020, em função da pandemia.

Conforme explica a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, que esteve acompanhando a visita das avaliadoras juntamente com a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a pesquisadora institucional, Cristina Luisa Villa, o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, e a coordenadora pedagógica do curso, professora Heloisa Eickhoff, é neste momento que o MEC avalia a concretização de todas as propostas feitas pelo Município de Ijuí e pela Unijuí para receber o curso de Medicina. 

O roteiro de visitas teve início na quarta-feira, dia 25, no Poder Executivo, que acolheu o curso de Medicina em Ijuí e realizou as parcerias com hospitais do município e da região para práticas e internato dos acadêmicos. A equipe esteve nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Thomé de Souza e Herval, no Hospital Bom Pastor e no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), todos em Ijuí. Na região, o Hospital Santo Ângelo recebeu as avaliadoras. A única visita não realizada foi ao Hospital Panambi, também credenciado para ser um campo de prática, mas que já havia recebido a avaliação durante o processo de autorização do curso. Como os estudantes ainda não iniciaram as práticas nesta instituição, a visita não foi considerada necessária neste momento.

O prefeito Andrei Cossetin e o secretário de Saúde Marcio Strassburger receberam as avaliadoras destacando a importância do curso para o Município. Participaram das visitas externas no HCI o presidente Douglas Uggeri, o diretor clínico Rafael Manhabosco Moraes e o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) Edilson Walter; no Hospital Bom Pastor, o presidente Martinho Kelm e a diretora executiva Rosane Schiavo; e no Hospital Santo Ângelo, a provedora Isabel Cristina Santos Câmera, o diretor técnico Renato Salzano, o administrador hospitalar Gelson Luis Schneider e o sócio da GV Consulting - empresa responsável pela administração do Hospital, Claudinei Valim dos Santos.

Na Unijuí, foram avaliados o Projeto Pedagógico do Curso (PPC); Plano de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde; Plano de Infraestrutura da Instituição de Educação Superior; Plano para Implantação de Programas de Residência Médica e Plano de Contrapartida à Estrutura de Serviços, Ações e Programas. 

“Durante a visita, também solicitamos a autorização para 30 novas vagas. Hoje contamos com 50, mas a nossa expectativa é que, com a aprovação, possamos realizar dois processos seletivos durante o ano, cada um com 40 vagas”, explicou a reitora, lembrando que a mudança impactaria positivamente na organização do trabalho dos estudantes e dos professores, bem como na interação com a rede de saúde. Para esta ampliação de vagas, torna-se necessário ter mais um hospital como campo de práticas. Por isso, no ano de 2019, foi firmada uma parceria com o Hospital Santo Ângelo. 

“A visita foi extremamente animadora. As avaliadoras elogiaram muito o que viram e as informações que obtiveram. Conversas foram realizadas na prefeitura, com a Reitoria, com a coordenação do curso, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante, acadêmicos, docentes e técnicos vinculados ao curso. Saímos animados, com grande expectativa de aprovação das 30 novas vagas, materializando o planejamento apresentado em 2017”, completou a reitora.

A partir de agora, as avaliadoras finalizam o relatório da visita, que vai para a Diretoria de Regulação da Educação Superior (DIREG) e, se aprovadas as vagas, estas serão encaminhadas à Seres, que remete seu posicionamento ao Ministério da Educação, que, por fim, expede uma portaria de autorização.




Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.