UNIJUÍ lança Escola Superior de Gestão e Negócios - Unijuí

UNIJUÍ lança Escola Superior de Gestão e Negócios

Escola aposta na qualificação da oferta de formação profissional, com cursos de especialização, aperfeiçoamento e capacitação continuada

A UNIJUÍ, através da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), está lançando na próxima sexta-feira, 30 de novembro, a Escola Superior de Gestão e Negócios (ESGN). O objetivo geral da Escola Superior é de ser a articuladora da atuação do Departamento nas questões relacionadas à formação profissional nas áreas da gestão e dos negócios. Além de cursos de pós-graduação (especialização), serão ofertados cursos de aperfeiçoamento, de atualização e de capacitação continuada, de extensão, bem como programas de formação continuada em empresas.

As ações estarão voltadas tanto aos graduados e egressos da Universidade, empresários, diretores de empresas, trabalhadores em geral e profissionais liberais, gestores e servidores públicos, conselheiros municipais e estaduais, bem como pessoas jurídicas, ou seja, o segmento privado, público e organizações não governamentais, para os quais poderão ser organizados cursos in company e universidades corporativas.

Conforme destaca a professora Lucinéia Felipin Woitchunas, coordenadora da Escola Superior, a UNIJUÍ busca, com a ESGN, posicionar as suas ofertas para um segmento específico, ou seja, promover excelência em aperfeiçoamento para perfis de referência no mercado corporativo. Entre os produtos que estão no portfólio inicial da ESGN, se destacam os programas padronizados, para atualização, aperfeiçoamento, graduação e especialização - MBAs, que poderão ser desenvolvidos em turmas abertas ou em turmas fechadas - in company; desenvolvimento de programas, cursos e soluções educacionais sob medida com conteúdo desenvolvido pela UNIJUÍ ou por demanda do cliente; modelagem e gerenciamento da gestão do aprendizado dentro da organização, por meio das universidades corporativas, oferecendo suporte educacional, acompanhamento, avaliação, locação de ambiente virtual, com formulação de programas trainne, além de potencializar as ações de intercâmbio no setor corporativo. “A atuação diferenciada na área da gestão, com certeza, irá potencializar as ações de ensino, pesquisa e extensão”, observa Lucinéia, destacando que para 2013 estão previstos 14 cursos de Pós-Graduação e MBAs, nas modalidades presencial e a distância, e 55 cursos de curta duração nas mais diversas áreas dos setores privado, público e não governamental. “A qualificação na gestão é uma necessidade para todas as áreas, mesmo para aqueles que não são administradores, mas que atuam ou pretendem atuar em seu próprio negócio, o que permite à ESGN desenvolver ações com outras áreas de formação”, conclui a coordenadora.

O gerente da Unidade de Educação Continuada da UNIJUÍ, Giancarlo Bottega, salienta que a escola, além de garantir oferta diferenciada de cursos nas mais diferentes áreas de gestão e negócios, será um elo entre a universidade e o mundo corporativo público e privado. “Os movimentos em parceria entre a academia e a sociedade garantem excelência no produto final construído”, salienta.

Evento de lançamento

A Escola Superior de Gestão e Negócios da UNIJUÍ será apresentada à comunidade regional durante evento que acontece na próxima sexta-feira, 30 de novembro, às 19h, no Salão de Atos do Campus Ijuí. O evento contará com a presença de diretores da ESIC - Business & Marketing School, Escola de Negócios da Espanha, com unidade no Brasil localizada em Curitiba, Paraná. A ESIC está dentre as principais escolas de negócios no Brasil, e será a primeira parceira a formalizar convênio com a ESGN da UNIJUÍ. O acordo será formalizado na noite do dia 30, entre o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, e os diretores Carmelo Sanchez, da área de Relações Internacionais da ESIC na Espanha; Ari Erthal, diretor geral no Brasil; e Alexandre Weiler, diretor acadêmico da ESIC/Brasil.

Outro destaque na programação do dia 30 é a presença do publicitário Eloi Zanetti, que há mais de 30 anos atua na área da comunicação e marketing, e que abordará o tema “Master Class: tendências mundiais em gestão, comunicação e marketing”. Zanetti é co-criador da Escola de Criatividade. Foi diretor de comunicação do Bamerindus (1979 a 1989), com destaque para campanhas como “O Tempo Passa o Tempo Voa…”. Atuou como diretor de marketing de O Boticário (1989 a 2000), empresa pioneira no marketing de relacionamento no Brasil. Também se destaca seu papel na criação do Prêmio Aberje Sul, instituição que congrega mais de 700 grandes empresas do Brasil na área da comunicação.