Seminário irá debater a Saúde no Sistema Prisional - Unijuí

Seminário irá debater a Saúde no Sistema Prisional

Para reforçar sua função como canal de interação, o primeiro evento do Espaço Social Unimed neste ano trará uma proposta diferenciada.

Envolvendo a parceria de entidades que atuam em Ijuí e região, será realizado o 1º Seminário “Saindo da invisibilidade em busca de um novo olhar sobre o Sistema Prisional”. O evento ocorre através da parceria entre Unimed Noroeste/RS, Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe/RS) e Secretaria Municipal da Saúde de Ijuí (SMS), com apoio Escola Superior de Gestão e Negócios (ESGN/UNIJUÍ) e da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde.

O objetivo principal do Seminário, que será realizado no dia 8 de maio, é propor a discussão sobre o contexto da saúde no sistema penitenciário. Além disso, será um momento para debate sobre os avanços e desafios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp).

Com o evento, o Espaço Social segue promovendo o debate sobre temas variados, envolvendo diversos segmentos da sociedade. De acordo com o presidente da Cooperativa Médica, médico Leandro Roberto Oss Zambon, “ao oportunizar a discussão sobre temas diversos, a Unimed Noroeste/RS auxilia no desenvolvimento da comunidade em nível local e regional”.

Conforme a diretora da Penitenciária Modulada de Ijuí, Eliane Kunkel, “a Unidade Básica de Saúde Prisional de Ijuí foi efetivada em 2012 e segue garantindo mais segurança, tanto para profissionais, quanto para a população do município”. A diretora ressalta que o trabalho realizado traz maior resolutividade, além de ser qualificado e humanizado. “O objetivo do evento é desmistificar e mostrar a realidade no que se refere à saúde no Sistema Prisional. É importante conscientizar que a punição se caracteriza pela privação da liberdade e não pela ausência de um dos direitos fundamentais do ser humano”, reforça.

O Seminário será realizado no Salão de Atos da UNIJUÍ, em Ijuí, das 8h30 às 17h. O público-alvo são profissionais da rede de saúde, docentes, estudantes e população regional. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio na Unidade de Educação Continuada da UNIJUÍ. Confira a programação completa: