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Museologia

Divisão de Museologia

A divisão de museologia tem o objetivo de acondicionar, conservar, documentar e expor os objetos doados ao MADP. Além de tais competências, possui o compromisso de preservar a memória dos acervos museológicos e o dever de ressignifica – los, para que assumam sua função museal.

Tal divisão é responsável pela manutenção da exposição de longa duração assim como, em conjunto com a equipe do Museu, os Departamentos da UNIJUI e os curadores, a incumbência de realizar a pesquisa, elaboração e montagem das exposições temporárias. Exposições estas que contam com atividades complementares de cunho educativo.
Atualmente possui cerca de 30.000 acervos, divididos em quatro seções: Antropologia, Arqueologia, Numismática e Filatelia e Artes Visuais.

Seção Arqueologia

Composta por material referente ao índio Pré-Missioneiro proveniente de pesquisas arqueológicas realizadas, na Região, principalmente, no período de 1967 a 1973 e acrescida pela coleta avulsa. Tais pesquisas localizaram cerca de 134 sítios arqueológicos, cujos estudos contribuíram para a seriação e datação da cerâmica no Rio Grande do Sul, pelo Instituto Anchietano de Pesquisas da UNISINOS.

No ano de 2000, em convênio com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, FATEC, de Santa Maria, foi realizado um inventário da Coleção Arqueológica do MADP a fim de determinar o número de peças e assim cumprir determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Através de tal inventário, reconheceu-se que o Museu dispõe de cerca de 24.217 (vinte e quatro mil, duzentas e dezessete) peças arqueológicas. O acervo arqueológico encontra-se hoje, em sua maioria, armazenado em Reserva Técnica, distanciados dos objetos que compõem as demais seções e acondicionado em caixas devidamente identificadas. É válido citar que algumas peças, atualmente, compõem a exposição de longa duração, e que os acervos desta seção são instrumentos em pedra, cerâmica e osso.

Seção Antropologia

Tal seção tem como objetivo pesquisar e salvaguardar o acervo que se refere ao cidadão de Ijui e Região.

Este acervo esta subdividido em três grupos: Índio, Missões e Povoamento, de acordo com a primeira utilização do objeto, e comporta material referente aos Índios desde o período missioneiro até os dias atuais, à colonização, imigração, grupos étnicos, história, religião e cultura regional.

O acervo antropológico é o maior contribuinte da exposição de longa duração do MADP, no entanto esta em sua maioria acondicionado em Reserva Técnica de acordo com suas tipologias de uso e seção de tombamento.
Atualmente o acervo antropológico esta em processo de levantamento de informações e conferência de documentação museológica, assim como higienização, digitalização e re-acondicionamento.



























Seção Artes Visuais

Esta seção tem o objetivo de reconhecer, registrar, pesquisar e apresentar a comunidade de Ijui e Região os documentos e objetos produzidos com fins estéticos e artísticos, assim como os artefatos que demonstram a criatividade e que integram as artes gráficas e plásticas.
A coleção é composta por telas, quadros, pequenas instalações, esculturas e demais representações materiais. Esta acondicionada em Reserva Técnica e passará, assim como a Seção Antropologia, por um novo levantamento.

Seção Numismática e Filatelia

Composta por moedas, cédulas, medalhas e selos cunhados no Brasil ou proveniente de outros países. Tal seção passará por um processo de documentação e identificação das peças, e por este motivo não esta aberta à pesquisa.


Taxas

Taxas

Tabela de preço dos serviços prestados pelo Museu


Arquivo de imagem e som

Pesquisa no arquivo fotográfico

O Museu preserva e disponibiliza documentos de valor informativo e histórico da comunidade pertencente à memória de Ijuí e região noroeste do Rio Grande do Sul. A documentação, além de seu expressivo volume, também possui uma diversidade, tanto por sua natureza de formação, quanto pelos gêneros documentais. Há conjuntos documentais que reúnem diferentes gêneros como o audiovisual, e iconográfico, o musical e o sonoro.


A seguir, a consulta por índices de pesquisa pode ser feita conforme cada conjunto, como também pela plataforma de acesso online clique aqui. Orientação de uso dos índices: ao localizar as informações desejadas na tabela, anote o código relativo ao (s) documento (s) para uso no atendimento à solicitação de pesquisa por e-mail (Exemplo: Cascata das Andorinhas, Rio Potiribu, código AI 0.1 0001).


FIDENE

O Arquivo Fidene, de responsabilidade também reúne suportes dos gêneros audiovisuais, iconográficos e sonoros, que representam a história institucional desde 1957, principalmente através dos materiais fotográficos e entrevistas. Os instrumentos de pesquisa ainda não estão disponíveis na internet, porém o atendimento à pesquisa desse acervo pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. O arquivo fotográfico possui mais de 41.000 documentos organizados e descritos, incluindo fotografias de processo analógico e digital, tanto coloridas como monocromáticas (preto e branco), sendo a maioria das imagens digitais registradas em catálogo eletrônico desde 2009, não disponíveis na internet. As fotografias descritas anteriormente estão registradas em fichas manuais, incluindo índices de sobrenome e temático. As fotografias recebem o arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Os documentos audiovisuais e sonoros estão parcialmente organizados e sua grande maioria está apenas ordenada cronologicamente, com índices para pesquisa. A gestão arquivística, que visa a classificação na origem de produção institucional, ainda está em elaboração.





Ijuí

Conjunto formado por diferentes proveniências da comunidade ijuiense, que como o Arquivo FIDENE, também reúne diferentes gêneros documentais dotados de imagem e ou som, incluindo o musical. Dentre os materiais em destaque estão as fotografias, com mais de 5.000 documentos iconográficos em cores e monocromáticos (preto e branco) desde o início do século XX, rolos de filmes e fitas magnéticas com entrevistas, a discoteca, constituída por quase 3.000 discos de vinil e um pequeno acervo de notação musical, principalmente partituras. Os índices temáticos e de sobrenome das fotografias estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa dos demais acervos pode ser feita no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. O arquivo fotográfico possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Os documentos audiovisuais e sonoros estão parcialmente organizados e sua grande maioria está apenas ordenada cronologicamente, com índices para pesquisa.



Família Beck

Documentação proveniente da família Beck, cujas atividades foram iniciadas por Carlos Germano Beck, imigrante alemão estabelecido em Cruz Alta e posteriormente em Ijuí, instalando seu primeiro estúdio em 1908. Carlos, que ensinou o ofício à família, também contou com auxílio dos seus seis filhos homens, que se tornaram fotógrafos. O conjunto preservado no MADP possui mais de 7.500 imagens, cuja aquisição inicial ocorreu em 1982, com a compra de uma parte do conjunto de negativos de vidro. Mais tarde o fotógrafo Alfredo Beck (1912-2003), um dos filhos, consciente da importância de preservar seu trabalho, também doou parte dos seus originais. Os índices temáticos das fotografias estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. A documentação fotográfica possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Também veja aqui o índice.





Eduardo Jaunsem

Fotografias produzidas por Eduardo Jaunsem (1896-1997), nascido na Letônia, fotógrafo e agricultor que imigrou ao Brasil, estabelecendo-se na Linha 11 Leste em 1914, região próxima a Ijuí. Sua obra enriquece a história regional, por seu olhar artístico e pelo registro de paisagens do cotidiano rural, onde viveu. Os documentos chegam a 5.500 imagens, conjunto custodiado pelo MADP desde 1978, inicialmente com a doação de 2.636 negativos de vidro. Os índices temáticos das fotografias estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. O arquivo fotográfico possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE Também veja aqui o índice.





Jornal da Manhã

Coleção fotográfica com mais de 100.000 imagens, tanto coloridas como monocromáticas (preto e branco), em negativos flexíveis e positivos em papel. Os documentos foram adquiridos em 25 de abril de 2000, representando a memória fotojornalística de Ijuí entre 1980 e 2000. Os autores são os fotógrafos Eurides Martins (Pancho), com imagens até 1990 e posteriormente, de Elimar Martins (Panchinho). Do total, cerca de 4.000 fotografias foram descritas para pesquisa, mas um grande volume do acervo ainda se encontra em tratamento, a ser higienizado, acondicionado e descrito. Os índices temáticos das fotografias organizadas estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. A documentação fotográfica possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Também veja aqui o índice.





Ildo Weich

Conjunto formado por positivos em papel e negativos flexíveis, ainda em processo de tratamento. Natural de Palmeiras das Missões (RS), Ildo Weich começou a fotografar com 15 anos, sendo autor da bela fotografia da neve de 1965, registrada na Estação Ferroviária de Ijuí. Seu primeiro estúdio ficava no Cine América, que foi destruído por um raio, fato que o fez instalar outro, próximo à escola Ruizinho, o “Foto Cisne”. Weich também foi reconhecido por seu pioneirismo no processo fotográfico em cores. A documentação não possui instrumentos de pesquisa.





Arquivo Cooperativismo

Com documentos fotográficos de diferentes proveniências sobre as cooperativas da região Noroeste do Estado, do período entre 1950 e meados de 1970. O acervo possui 40 fotografias referentes à Cooperativa Agropecuária & Industrial (COTRIJUÍ), inicialmente Cooperativa Regional Tritícola Serrana Ltda, digitalizadas para acesso e descritas em catálogo eletrônico, sem arranjo, apenas ordenadas por sequência de registro (número tombo).


Sindicalismo

Com documentos fotográficos de diferentes proveniências que representem as entidades sindicais, por sua natureza jurídica, conforme a Comissão Nacional de Classificação – CONLCA: sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, de trabalhadores ou patronais. O conjunto contém 207 fotografias em papel, que abrangem o período entre décadas de 1920 e 1980, a maioria de 1970 e 1980. Os documentos estão descritos em fichas catalográficas manuais, sem arranjo estabelecido, apenas ordenados por sequência de registro (número tombo) e por enquanto, não possui índices de busca.





Regional

Com documentos fotográficos que representam a memória dos municípios ou cidades da região do Rio Grande Sul, exceto Ijuí e contém 1570 fotografias. Os documentos estão descritos em fichas catalográficas manuais, sem índices para busca. O arranjo para organização foi estabelecido conforme o código de classificação dos municípios, de uso do IBGE, cuja tabela de classificação por áreas territoriais é elaborada pela Comissão Nacional de Classificação – CONLCA (que monitora, define normas de utilização e padronização das classificações estatísticas nacionais).





Indígena

Conjunto formado por fotografias que buscam retratar o cotidiano de diversas tribos indígenas da região e do Brasil. A coleção contém aproximadamente 200 fotografias, que estão descritas em fichas manuais e uma pequena parcela em catálogo eletrônico, sem arranjo estabelecido, apenas ordenados por sequência de registro (número tombo) e por enquanto, não possui índices de busca.






Documentos textuais, bibliográficos e cartográficos

Documentos textuais, bibliográficos e cartográficos

O museu preserva documentos dos gêneros textuais, bibliográficos e cartográficos que contextualizam a memória regional, o que o torna referência para estudantes, pesquisadores e estudiosos da cultura e da história de Ijuí e região. Esta documentação está classificada aos seguintes conjuntos documentais: Ijuí, Regional, Sindicalismo, Cooperativismo, Kaingang, Guarani e Xetá e FIDENE, totalizando 975,41 metros lineares de documentos. A hemeroteca é formada por 40 títulos de publicações da imprensa, relacionados à cidade de Ijuí, Estado do Rio Grande do Sul e Brasil, considerados de grande relevância histórica, em sua maior parte, proveniente de Ijuí e região. A seguir, as coleções e fundo Fidene. A consulta também pode ser feita pela plataforma de acesso online clique aqui.

Ijuí

Destina-se à guarda, registro e conservação da documentação referente às atividades dos diversos setores do município de Ijuí. Formado por documentos de diferentes proveniências. Sua sistemática de organização tem por base a classificação da documentação por assunto e o arranjo da mesma por órgãos que têm relação com o âmbito informativo ou produção documental.

Reúne documentos relativos à administração pública, com destaque ao município de Ijuí; documentação de 489 famílias; 107 casas comerciais e 79 indústrias; empresas ligadas à agropecuária; prestação de serviços; meios de comunicação e transporte; educação e cultura; organizações civis como: entidades benemerentes, classistas, culturais, esportivas, recreativas, estudantis, comunitárias; política e partidos políticos; religião e saúde.


Destaques

Históricos familiares, árvores genealógicas, documentos como certidões de batismo, casamento, nascimento e óbito, passaportes e outros documentos de famílias ijuienses, desde que originais, podem ser doadas por qualquer cidadão para inclusão neste item. Organizado em pastas por sobrenome paterno. Os documentos da Comissão de Terras e Colonização, com 378 documentos, datados de 1877 a 1912, anteriores à emancipação do município de Ijuí, documentos usados para pesquisas de cunho histórico e socioculturais da Colônia Ijuhy e fonte única de comprovação de registro de lotes urbanos e rurais. Microfilmados e digitalizados.

Os documentos do Cartório Eleitoral de Ijuí – 26.780 processos eleitorais das décadas de 1950, 1960 e 1970, em geral, são usados para complementação de processos de aposentadoria de cidadãos ijuienses e pesquisas genealógicas. O Índice alfabético por sobrenome está disponível – datilografado - na Sala de Pesquisa. A documentação da Prefeitura Municipal de Ijuí – 96.626 documentos da Administração Pública Municipal custodiados pelo MADP, sendo 1.054 relatórios de atividades da Intendência Municipal e de Secretarias (de 1912 a 1981), 15.593 telegramas expedidos e recebidos (de 1912 a 1982) e 63.839 correspondências expedidas e recebidas (de 1911 a 1973). Salienta-se que os documentos da administração municipal que estão preservados no Museu, não constituem todo o acervo de valor histórico da Prefeitura Municipal de Ijuí. O índice dos documentos está disponível – datilografado - na Sala de Pesquisa.


Cooperativismo

Documentação sobre o movimento cooperativista e a coleta inicial de documentos foi iniciada em 1985. Estão preservados documentos de 82 cooperativas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul.



Regional

Conjunto formado na década de 80, constituído por documentos de 280 municípios gaúchos. A classificação é de acordo com o código numérico estipulado pelo IBGE para cada município na data de sua emancipação.



Kaingang/Guarani e Xetá

A documentação relaciona-se aos três grupos indígenas mencionados no título, com destaque para o Guarani e o Kaingang. A proposição de organização é da antropóloga Ligia Teresinha Lopes Simonian, quando professora da instituição e desenvolvendo o projeto “Índios e Brancos no Rio Grande do Sul”. O núcleo inicial da documentação se constituiu com o material existente no Museu, acrescido de publicações e documentos advindos de diferentes instituições do país, em sua grande maioria, constituídas por fotocópias. A classificação é por grupo étnico e tipo de documento.


Sindicalismo

O conjunto tem por objetivo preservar a documentação referente a Entidades Sindicais, definidas segundo a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) em função da natureza jurídica como sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, de trabalhadores ou patronais. Sua organização foi iniciada no ano de 1985, devido à Exposição Comemorativa aos 50 Anos do Sindicalismo em Ijuí. Neste mesmo ano o professor do Departamento de Ciências Sociais, Hilário Barbian, proferiu palestras sobre A História do Sindicalismo Operário Brasileiro e Ijuiense a um público de 567 pessoas, entre os quais professores, estudantes e operários.

A documentação referente às entidades de fiscalização do exercício profissional e às associações profissionais ou de classe estão arquivadas no em Ijuí, na classe Organizações Civis.


Fidene

Fundo documental da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE, desde a instalação da FAFI, em 1957, a constituição da FIDENE em 1969, o reconhecimento da UNIJUI em 1985, a regionalização desta, em 1993. A partir de 1994, com a implantação do Projeto Sistema de Arquivos da Fidene foi adotada a classificação funcional em todos os arquivos correntes (em cada órgão/setor da instituição).



Genealogia

Genealogia

Genealogia é o registro da história de nossos ancestrais sob forma de texto ou árvore genealógica da família, com nomes, datas e lugares por onde eles passaram para conhecimento de seus descendentes. Ao estruturar a árvore genealógica de sua família faça uma pesquisa nos documentos de identidade, certidões dos seus pais, tios, avós e bisavós para se descobrir os nomes dos antepassados, quando e onde nasceram, casaram e faleceram, e de onde vieram. A partir daí pode-se programar visitas a cartórios, cemitérios, paróquias e ao museu para levantamento de dados mais antigos.

No Museu Antropológico Diretor Pestana, os documentos que tratam de indivíduos e famílias foram adquiridos a partir de doações. As doações recebidas pela comunidade seguem critérios que auxiliam na organização dos conjuntos preservados no MADP, neste sentido você também pode nos ajudar a partir das orientações em doação ao acervo.


Um pouco mais sobre genealogia

A consciência de família e de tradição é a raiz da cidadania e da autoestima. O conhecimento da origem da família, sua ligação a uma tradição, a uma cultura, a uma religião é o campo da Genealogia. Esse conhecimento é parte fundamental da estrutura de identidade do Eu e requisito fundamental também para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.

A pesquisa genealógica é antes de tudo uma busca paciente de documentação. Um dos mais importantes documentos para a genealogia é o registro de casamento. Este registro foi responsabilidade exclusiva da igreja, durante um período da história brasileira, que durou até o século XIX. Após a proclamação da República (1889) passou a existir também o registro civil. O registro feito pela igreja teve início após a realização do Concílio Tridentino, que terminou por volta de 1563 e os vigários foram obrigados a manter livros de registro em suas paróquias. Por isso, os arquivos da Igreja Católica são considerados os mais ricos do Brasil, em geral, alocados nas Cúrias Diocesanas e Arquidiocesanas, ou nas próprias Ordens Religiosas.

Ainda há outras opções de busca de documentos relacionados aos indivíduos, como cartórios, arquivos municipais, estaduais e o Arquivo Nacional. Existem também arquivos na Marinha, no Exército e em outras repartições que retém por algum tempo sua documentação, antes de encaminhá-la ao Arquivo Nacional.

A leitura da documentação antiga é uma tarefa um tanto difícil para o iniciante, mas que, após algum tempo de pesquisa, torna-se cada vez mais fácil. Existem algumas regras que facilitam a leitura dos documentos, como por exemplo, o conhecimento de abreviaturas comuns em cada época e as variações gráficas de nomes e sobrenomes. As palavras comuns e frequentemente repetidas em textos oficiais podem sofrer abreviações, assim, também existem livros dedicados a este caso. Alguns nomes e sobrenomes passaram a existir a partir de abreviaturas como exemplos: "Roiz" de Rodrigues; “Brites” de Beatriz; “Alves”, provável abreviatura de Alvarez, etc.


Genealogia nos documentos fotográficos e textuais do Museu

A seguir, confira o índice de sobrenomes identificados nas imagens de documentos fotográficos de fundos e coleções do MADP: Índice de sobrenomes.

Abaixo, confira os índices de sobrenomes dos documentos textuais:


Confira a lista completa


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