Mais de 250 estudantes participam de premiação do Concurso Literário - Unijuí

Mais de 250 estudantes participam de premiação do Concurso Literário

Nesta terça-feira, 29 de outubro, ocorreu a premiação do Concurso Literário “Folclore brasileiro e o nosso meio ambiente”. Realizado pela Rádio Educativa Unijuí FM e Unijuí, o concurso integra o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas 2019. O evento aconteceu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum e contou com a participação de estudantes e professores de escolas de Ijuí e região.

A proposta do Concurso Literário deste ano era desafiar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a produzirem um conto envolvendo o folclore brasileiro, em um enredo relacionado ao meio ambiente e à sustentabilidade nos tempos atuais.

A cerimônia de premiação iniciou-se com uma fala da vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon. “Esse é um momento muito significativo. Recebemos mais de 250 estudantes que participaram do concurso literário e com isso refletiram, discutiram e se envolveram com a temática proposta. Ao desenvolver a escrita desde os anos iniciais, esses cidadãos estarão mais preparados no futuro”.

Em seguida, os professores do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, Anderson Amaral de Oliveira e Taíse Neves Possani, promoveram uma reflexão sobre o tema “Literatura, folclore e meio ambiente”.

Para a professora Taíse, o concurso, além de contemplar a temática da sustentabilidade, visa a formação de novos leitores. “Nosso objetivo primordial é incentivar essa galerinha a ler e também se permitir contar, inventar. Queremos resgatar a importância da literatura e da cultura na formação das futuras gerações”.

O professor Anderson ressalta o envolvimento de toda a comunidade escolar no projeto. “É um prazer imenso ver todo esse esforço conjunto: de alunos, professores e pais, que vêm se desafiando em um trabalho intelectual, que é prestigiar a literatura, a cultura brasileira, o nosso folclore e diversidade”.

A Companhia Cadagy também esteve presente na solenidade de premiação, dando vida a alguns dos personagens do folclore que mais apareceram nas redações.

Os vencedores do Concurso Literário foram:

6º ano - 1º lugar: Uma missão difícil mas não impossível, do aluno Caetano Rohenkohl
Professora orientadora: Rosana Silva Barros
Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA

6º ano - 2º lugar: À espera de um futuro melhor, da aluna Milena Schneider Wiercinski
Professora orientadora: Rosana Silva Barros

6º ano - 3º lugar: Papo reto, da aluna Marina Pereira Moraes
Professora orientadora: Nilza Ana Manfio

7º ano - 1º lugar: SOS Floresta Amazônica, do aluno Henrique Soares Kinetz
Professora orientadora: Mirian Weller
Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Maciel

7º ano - 2º lugar: Betty, a nova defensora da floresta, do aluno Matheus Veiga Nenhaus
Professor orientador: Airton Pott
Escola Estadual de Ensino Médio Agostinha Dill

7º ano - 3º lugar: A fazenda folclore, do aluno Carlos Arthur Felipin Woitchunas
Professora orientadora: Nilza Ana Manfio

8º ano - 1º lugar: A salvação veio do céu, do aluno Eduardo Santos
Professora orientadora: Leila Ataides
Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil - Imeab

8º ano - 2º lugar: Conscientização, da aluna Letícia Barriquello Gatto

8º ano - 3º lugar: Os defensores da natureza!, da aluna Estefania da Silva
Professora orientadora: Eliana Biolchi

9º ano - 1º lugar: Botonildo, da aluna Isadora Beckmann
Professora orientadora: Maria Fabiane Hane Steinke
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa

9º ano - 2º lugar: Para onde foi Saci?, da aluna Laura Savian

9º ano - 3º lugar: Meu vô contou, do aluno Natan Franzen
Colégio Sagrado Coração de Jesus - CSCJ

Além de serem compiladas em um livro, que foi distribuído no evento, as redações também foram transformadas em radionovelas pela equipe da Unijuí FM.

Os alunos vencedores receberam medalha, certificado, livro impresso contendo as 12 redações premiadas, CD com o áudio das radionovelas e brindes dos apoiadores. Além disso, os ganhadores em 1º lugar também levaram um smartphone, em 2º lugar um fone de ouvido sem fio com bluetooth e entrada para cartão de memória e em 3º lugar um vale-livro no valor de R$ 50,00.

Todos os 12 professores que tiveram seus alunos premiados ganharam certificados de participação como orientadores da atividade, livro com as 12 redações premiadas e CD contendo as radionovelas.

O projeto conta com o apoio do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí (DHE), Cia Cadagy, Unimed Noroeste RS, Fonte da Ilha, Yázigi, Pró-Audi, Literatus Xok’s, Net Copy, Casa Elisa, Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Regional de Educação. Este Concurso Literário foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS), através de convênio firmado entre o Município de Ijuí – Poder Executivo e o Estado do Rio Grande do Sul.