COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cultura

Confira os destaques dos últimos dias de programação da Fenadi Virtual

               

A Fenadi Virtual 2020 entra na reta final com uma programação variada. Após cinco dias de evento as atrações não param e ainda serão apresentados simultaneamente 10 salas culturais em paralelo com o Talk Show, que acontece no Salão de Atos do Campus Ijuí, a casa da Feira.

Confira os destaques dos dias finais de programação: 

Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, das 19 às 20h, a temática discutida será  Legados e Tradição, com pessoas que fizeram história nos Centros Culturais Étnicos e na Comissão Gaúcha de Folclore. Das 20 às 21h, A Cultura como Agente Transformador da Sociedade, é assunto entre autoridades culturais do Estado e do País. O cine drive-in acontece às 20h e a transmissão do show pelo YouTube às 21h, ao vivo com A SBORNIA KONTR’ATRACA.

No sábado dia 17, das a Linguagem Universal da Dança é assunto com a presença de Carlinhos de Jesus, Marcelo Chocolate, Alessandra Motta Integrante do Comissão Gaúcha de Folclore e representantes dos Centros Culturais Étnicos de Ijuí. Das 20 às 21h, a temática é A Arte que Revela o ser Brasileiro com  os artistas Jackson Antunes MonahDelacy J. Maia Rubinho de Oliveira. O show fica por conta de Luiz Carlos Borges e acontece das 21h às 22h. Haverá também um show extra com as irmãs letas Laima e Katrina Dimant.

No domingo 18, as 19 às 20, o bate-papo é sobre A importância da preservação da língua pátria, com representantes dos Centros Culturais Étnicos de Ijuí e autoridades internacionais. Das 20h às 21h, a temática é A importância da inclusão social na cultura, com Gabriella Meindrad Secretária Adjunta de Cultura do Rio Grande do Sul, Natália Guastuci gaiteira e cantora, Cheila Souza intérprete de línguas e Cristian Rafael de Paula funcionário da Unijuí. Acontecerá também o show com o pianista sueco Mattias Nilsson. O drive-in acontece das  21h às 22h, e o show ao vivo fica por Renato Borguetti e a Fábrica de Gaiteiros. 

No último dia de programação segunda-feira, dia 19, aniversário de Ijuí, das 19h às 21h, acontece a Integração pela Paz Mundial, “Abraço virtual entre Nações” e reúne autoridades locais e inúmeras participações internacionais. Das 21h às 22h será exibido o documentário  “Ijuí – Terra das culturas diversificadas”.

Para mais detalhes acesse o site do evento, neste link.

Fotos: Mateus Mitsuo Asada

 Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí.


O resgate da história e da cultura na Fenadi Virtual 2020

             

O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) tem uma participação especial na Fenadi Virtual, que iniciou nesta segunda-feira, 12 e encerra na próxima segunda, dia 19 de outubro. As fotos que compõem o cenário do Talk Show, o palco principal de atrações, por exemplo, fazem parte do acervo. E a Sala 2, que leva o nome de História e Cultura, foi totalmente organizada pela equipe do MADP.

“Desde julho, quando soubemos que teríamos esta sala, começamos a realizar debates com professores da Unijuí, que tiveram uma colaboração importante na construção das temáticas que iremos apresentar ao público. Tiveram papéis de destaque a nossa historiadora, Belair Stefanello, e também nosso colaborador, Fabrício Souza, que realizou toda a filmagem, junto com o estagiário Giordano Toniazzo”, explicou a diretora do Museu, Vivian Stroschein.

De acordo com a diretora, a Sala 2 foi pensada e organizada com conteúdos disponíveis no Museu. Ela poderá ser acessada das 19h às 20h, até o dia 19 de outubro. A Sala 2 abriu sua programação no dia 13, com um passeio virtual pelo Museu, narrado pela diretora da Rádio Unijuí FM, Claudia Bohrer. Ocorrem narrativas, neste dia, dos povos Guarani e Charrua. No dia 14, segue a narrativa dos povos Kaingang; além de fala de africanos e afro-brasileiros, com o professor Leandro Daronco.

Nesta quinta-feira, dia 15, o professor Jaeme Callai apresenta o tema “Ijuí antes de Ijuí”. E no dia 16, o professor Adelar Baggio e representantes dos Centros Culturais trazem a temática “Imigração – Uma visita ao passado” – assunto que também será abordado no dia 17. “Nestes dois dias, teremos falas dos representantes das etnias, contando como foi a vinda para Ijuí”, comenta a diretora. O professor Ivo Canabarro trata a “História da Fotografia e a importância do Museu nesta história”, no dia 18.

Já no dia 19, o público irá conferir duas atrações: primeiro, conteúdo com a temática “Artesanato e Gastronomia”, a cargo das professoras Maria Regina Johann, Eilamaria Libardoni Vieira e a acadêmica de Gastronomia, Aline Vogt. Por fim, ocorre um passeio virtual realizado pela Cia Cadagy. Este será um conteúdo mais descontraído, segundo Vivian, produzido para as crianças dentro do Museu.

Confira toda a programação e acesse as salas no site da Feira, neste link.  

                         

Promoção: União das Etnias de Ijuí

Apoio: Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV - Organização Internacional de Folclore

PARCEIRO: CIOFF - International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore

Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural

Financiamento da PRÓ-CULTURA RS - GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.

 


Unijuí realiza os últimos ajustes para receber a Fenadi Virtual 2020

               

Os professores, estudantes e equipe técnica da Unijuí estão engajados para a Fenadi Virtual 2020, que acontece na próxima semana, tenha sucesso. Agora as equipes de montagem, finalização e transmissão aceleram o trabalho para realizar os últimos ajustes e testes antes do início do evento.

Nesta sexta-feira (09), a Coordenadoria de Informática ajustou as imagens, editou os vídeos e cenários para deixar o conteúdo atrativo, descontraído e principalmente informativo. Os canais de Youtube estão todos preparados para que o público tenha a melhor experiência possível das atrações. Além disso, os profissionais que vão atuar nos dias de evento estão alinhados com suas tarefas e aguardando o início do do evento. Os uploads de vídeos serão realizados ao longo do final de semana, sendo que os equipamentos de T.I estão todos montados em um Laboratório dedicado exclusivamente para o evento, com computadores de grande poder de processamento e softwares próprios para eventos desta magnitude. 

Uma das atrações da Feira é a gastronomia. E na tarde e noite desta sexta-feira está sendo gravado, no Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade, onde as professoras a professora Tiana Maxine Kronbauer Hintz e os estudantes irão auxiliar as etnias na produção dos seus pratos típicos. A sala As gravações serão veiculadas na sala 3, a partir do dia 13 de outubro.

Já no domingo, a Coordenadoria de Informática, juntamente com a diretora do Museu Antropológico, Vivian Stroschein, e empresas da região vão auxiliar em um ensaio e testes finais para a abertura oficial do evento, que será realizada na segunda-feira, dia 12. Confira a programação completa.

União de esforços pela cultura

Diante do atual cenário de pandemia, pessoas e organizações precisaram se reinventar e planejar de uma forma diferente suas atividades. Por esse motivo, a União das Etnias de Ijuí (Ueti), a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Ijuí uniram esforços para dar continuidade na Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi), que em 2020 chega a sua 34ª edição. A cerimônia oficial acontece dia 12 de outubro, às 19h, no palco do Talk Show, instalado no Salão de Atos do Campus Ijuí. O evento contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. 

O palco principal das atrações culturais do evento será o Salão de Atos do Campus Ijuí. Destinada a todas as faixas etárias, a programação contará diariamente com 10 salas simultâneas e conteúdos variados, incluindo palestras, debates, oficinas, mostras e danças ao vivo, além da reprodução de materiais que marcam a história da Fenadi. Confira uma entrevista completa sobre o evento realizada pela Unijuí FM: 

Para saborear o Festival

O Festival Gastronômico será uma das grandes atrações da Feira. Quem saboreia todos anos os pratos típicos das etnias nas Casas do Parque de Exposição esse ano poderá provar em casa, curtindo as atrações da Fenadi pelo Youtube. Quem nunca provou, terá uma nova oportunidade de conhecer a culinária dos povos imigrantes. Confira como pedir no site do evento.

Tudo se inicia com a ideia de um dos principais articuladores do trabalho da Universidade pela Feira, quando o professor  Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, entra em contato com os cursos de Administração e Ciências Contábeis para criar algo relacionado a gastronomia, que de pronto abraçou a ideia e assim que possível foi apresentada para a UETI.  Após debates, surge o modelo do Festival Gastronômico, proposta para o público experimentar pratos típicos de cada etnia, ultrapassando a barreira do virtual e tornando-seu ma experiência. 

A produção da marca do Festival Gastronômico, o material para o aplicativo Aiqfome, adesivo para as entregas e imagens que serão divulgadas na mídia e redes sociais, foi desenvolvida pelo estudante do curso de Design Eduardo Rubin Deutschmann, com o  auxílio do professor-orientador do estágio obrigatório de Design, José Paulo Medeiros da Silva e de Laura Allabrandt, supervisora. Este projeto tem a condução da professora Fernanda Pasqualini, com a inserção dos cursos de Administração e Ciências Contábeis

           

O Festival Gastronômico vai ocorrer nos dias de Fenadi Virtual e todas as etnias irão participar, exceto os gaúchos. Cada uma delas escolheu um restaurante que irá representá-la, podendo ser ofertado de um a três pratos típicos para esse período. Essa oferta ocorrerá de maneira diferente para cada restaurante, alguns ofereceram ao meio dia, alguns a tarde e outros à noite, diferentes pratos para momentos distintos. A compra pode ser feita diretamente com o restaurante pelo seus canais de contato, ou pelo aplicativo de entregas Aiqfome. Todos os detalhes no site do evento.

Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí. 

 


Professora da EFA lança livro de literatura infantil

            

A professora de literatura da EFA, professora Anamaria Pereira Moreira, lançou seu primeiro livro, intitulado “O Menino cego e a menina invisível”, voltado ao público infantil.

Segundo a autora, a obra nasceu de um desejo, ainda nos tempos da graduação em Letras. “Que pessoa apaixonada por literatura não sonharia em se tornar escritora um dia? Levou 15 anos de ensino para amadurecer essa possibilidade aqui dentro. Hoje, à beira do término de um doutorado, em meio ao caos de uma pandemia, foi possível realizar essa aspiração”. 

Foram quase dois anos entre criação de texto e a felicidade de encontrar alguém sensível e competente para a confecção das belíssimas ilustrações ao longo das suas 32 páginas, realizadas pela ex-auxiliar pedagógica da Escola, hoje mestranda em Educação, Mariane Bach, conta Anamaria. Além disso, contou com a diagramação gráfica da graduanda de Psicologia Daniella Giuliana e editoração da gráfica e Editora GD, que fez a catalogação e a inserção do ISBN de autor.

"Trata-se de um livro infantil, porém com uma proposta humanística que pode ser apreciada por todos os públicos. Possui uma abordagem inclusiva, embora a arte não necessite função, além dela mesma, pensamos em utilizá-la para transformar e trazer equidade de condições para todos os cidadãos. É um excelente pedido para quem trabalha com o público infantil, servindo de auxílio ao fazer pedagógico", salienta.

Com a ajuda da família, dos amigos e do Conselho de Pais da EFA, que investiram e compraram uma ideia, foi possível entregar esta obra para a sociedade.

 


Unijuí é a casa da Fenadi Virtual 2020

            

Salão de Atos será o palco principal da Feira

Em 2020, o evento que celebra a cultura, a diversidade e a vida será realizado de forma diferente: a Festa Nacional das Etnias (Fenadi) ocorrerá de 12 a 19 de outubro, exclusivamente online, com transmissão pelo YouTube. A Unijuí abriu as portas para acolher a Feira neste momento de pandemia, mobilizando professores, estudantes e técnicos-administrativos e de apoio para a realização do evento, em uma conjunção de esforços com a União das Etnias e a Prefeitura de Ijuí. Confira todos os detalhes no site do evento. 

O palco principal das atrações culturais do evento será o Salão de Atos do Campus Ijuí. Na programação serão apresentadas, simultaneamente, 10 salas culturais e, em paralelo, também acontecerá um Talk Show. “As diferentes linguagens da cultura e da arte se tornam meios para a expressão da diversidade étnica, através de uma plataforma multicanal, em uma ampla programação da Feira: atrações ao vivo serão mescladas com reproduções de material de arquivo da Festa e das diferentes associações étnico-culturais. O projeto de divulgação inclui uma projeção de alcance virtual dessa proposta, que por seu desenho tem de fato um grande potencial de ampliar o número de espectadores, pois incorpora os aspectos locais e globais, provocando um debate sobre os processos migratórios e de miscigenação étnica para muito além do município”, salienta Francisco Roloff, produtor cultural da Fenadi Virtual.  

O professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, um dos principais articuladores do trabalho da Universidade pela Feira, ressalta que com a interação abre-se um espaço para a prática profissional de estudantes. De alguma forma, isso se converte em um grande palco de interação profissional e formação. "A Unijuí abraça a Fenadi e a reconhece como um elemento que impulsiona o desenvolvimento local, que também é um dos compromissos da Universidade. Além disso, a Feira vai movimentar economicamente o setor cultural, que está muito prejudicado em razão da pandemia da covid-19, por isso a Universidade é parceira na realização do evento", complementa.

Confira mais detalhes sobre a participação da Unijuí na Feira

A diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), Vivian Stroschein, que tem trabalhado na articulação das diferentes áreas ressalta, “a Fenadi é um evento que resgata, revive e preserva costumes, tradições, danças, músicas, arquiteturas, vestimentas e gastronomias dos imigrantes, que chegaram a partir de 1890, quando iniciou o processo de colonização. A Unijuí está engajada como apoiadora deste evento, além de termos o envolvimento de professores e estudantes dos nossos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Design, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia e Gastronomia, a Universidade ainda está disponibilizando sua infraestrutura e equipe de trabalho para realização da transmissão do evento, para que este aconteça da melhor forma possível”, observa.

Os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda produziram a campanha Fenadi Virtual, com materiais gráficos e criação de conteúdo. Para a produção do palco principal, onde vai ocorrer o Talk Show, houve a inserção dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, além da marcenaria da Universidade, com orientação dos professores Diane Meri Weiller Johann e do professor Igor Norbert Soares. O curso de Gastronomia irá disponibilizar laboratórios e professores para o preparo de receitas típicas das etnias ao vivo. Já o curso de Pedagogia auxiliou na sala cinco, que vai trazer a temática do conteúdo infantil. 

Para viabilizar a transmissão, a Coordenadoria de Informática da Universidade vai disponibilizar a estrutura de conexão e os computadores, preparar as salas do Youtube, e profissionais da área. Para maior aproximação com o público, foi criado um site para a Fenadi Virtual, elaborado pelo professor Sandro Sawicki, do curso de Ciência da Computação. Acesse neste link. O Museu Antropológico Diretor Pestana contribuirá com conteúdo para a sala História e Cultura, com assuntos ligados ao município de Ijuí e à cultura do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Este trabalho também tem a inserção dos Grupos Culturais da Universidade: Cia. Cadagy e Coral Unijuí.

Uma das atrações diferentes do evento é o Festival Gastronômico, em que uma rede de profissionais e restaurantes vai preparar os pratos típicos de cada uma das etnias. Será possível saborear as receitas no sistema drive thru e delivery. Este projeto tem a condução da professora Fernanda Pasqualini, com a inserção dos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Acesse este link e saboreie alguns dos melhores pratos típicos de cada etnia.

           

Por fim, a Unijuí também prestará todo amparo de patrimônio, fornecendo toda limpeza e suporte para conferência de temperatura, manutenção dos espaços. Além disso, a Universidade ainda irá ceder os espaços de laboratórios e estacionamento para drive-in durante o evento. 

 

 

“Somos todos, somos um”: diversidade cultural marca a estratégia de comunicação da Fenadi Virtual 

A campanha publicitária e os materiais de produção de conteúdo do evento foram desenvolvidos por estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí. A Fenadi tem como posicionamento a frase: “somos todos, somos um”.

A campanha foi desenvolvida durante o desafio criativo PlayCom e a ação integra a proposta de criação de materiais de divulgação da Fenadi Virtual, que também possui uma nova marca, desenvolvida pela “Lavoro Design Integrado”. Os materiais foram criados visando atender as estratégias de divulgação do evento, que será veiculado nos meios tradicionais através de televisão, jornais e rádios, assim como através de estratégias de comunicação digital, com o intuito de atingir o público regional, o nacional e o internacional.             


Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí. 

 


Unijuí e Orquestra Jovem firmam parceria para atividades no Campus Santa Rosa

           

A Unijuí firmou, nesta terça-feira, dia 06 de outubro de 2020, uma parceria inédita para oferecer a estrutura da Universidade para sediar atividades desenvolvidas pela Associação Coral e Orquestra Jovem de Santa Rosa. 

O Campus Santa Rosa será o palco de ensaios dos integrantes do coral, composto por mais de 35 membros, enquanto que os espaços e ambientes acadêmicos serão também o utilizados por 30 integrantes instrumentistas realizarem ensaios, também pequenas apresentações experimentais da orquestra, com o objetivo de trabalhar esse aspecto da exposição ao público, valendo-se do público acadêmico que circula normalmente durante as noites de aula da Universidade.

A Associação é uma entidade da comunidade, que este ano completou 15 anos de atividades, e que realiza o trabalho de forma gratuita, oferecendo aulas de música instrumental e também de coral para jovens e adultos, principalmente focado na comunidade mais carente do município. 

Para a Universidade, que também é uma instituição da comunidade regional, é muito importante esse momento e essa parceria, pois com ela se está contemplando mais uma grande ação em benefício da coletividade, cumprindo assim seu propósito institucional de promover o desenvolvimento, a cultura, a arte, a música. “Ganham também os estudantes universitários, que serão contemplados frequentemente com um ambiente mais alegre, cordial, inspirando-se ainda mais para suas rotinas de estudo, pesquisa e extensão, durante a sua permanência no campus da Universidade”, observa o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer.

 

Live

Neste ano, a Associação Coral e Orquestra Jovem de Santa Rosa já fez uma live no auditório do Campus Santa Rosa, durante a pandemia de covid-19, marcando os 15 anos de atividades do grupo. Confira como foi este evento:

           


Museu promove o Recital da Primavera neste domingo

           

O Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com o Coral da UNIJUÍ, convidam para o Recital de Primavera que será realizado no dia 27 de setembro, às 15h, no canal YouTube do Museu, neste link.

O Coral UNIJUÍ interpretará canções de compositores e gêneros musicais gaúchos (pop, rock, reggae, gaúcha e regionalista) através de coros virtuais, solistas e instrumentistas do grupo. 

O evento faz parte da programação da "14ª Primavera dos Museus". Ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Neste ano, o tema é "Mundo Digital: Museus em Transformação”.

 


Fenadi Virtual vai mostrar a diversidade cultural de Ijuí de forma inédita

O evento de lançamento da Programação foi realizado nesta terça, dia 22, no Centro de Eventos da Unijuí - Campus Ijuí. 

              

A União das Etnias de Ijuí (Ueti), a Unijuí e a Prefeitura Municipal uniram esforços e vão realizar a Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi) que, em 2020, chega a sua 34ª edição. Em razão da pandemia, esta edição será online, a primeira Fenadi Virtual, uma celebração multiétnica diferente das demais que ocorreram no município. Com transmissão pelo YouTube da Ueti, entre 12 e 19 de outubro, o evento tem o objetivo de levar a diversidade cultural de Ijuí para o mundo, ao mesmo tempo em que celebra a vida e a união dos povos.

Participaram do ato de lançamento a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, o Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o presidente da União das Etnias de Ijuí, Nelson Casarin, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, o presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí, Rubem Jagmin, o presidente da ExpoIjuí, Nilo Leal, o produtor Cultural da Ueti, Francisco Rollof, a diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana, Vivian Stroschein e o secretário de Cultura do Município, Sérgio Corrêa.

Confira na íntegra a transmissão realizada pelo Youtube:

           

Programação da Fenadi Virtual é destinada a todas as faixas etárias 

A Fenadi reinventou-se frente ao atual cenário de pandemia e, para garantir a segurança do público e dos grupos étnicos, transformou-se na Fenadi Virtual, um evento que reunirá toda a riqueza e diversidade dos povos do município, em uma experiência multiétnica que poderá ser acessada no mundo todo, através do YouTube. Destinada a todas as faixas etárias, a programação contará diariamente com 10 salas simultâneas e conteúdos variados, incluindo palestras, debates, oficinas, mostras e danças ao vivo, além da reprodução de materiais que marcaram a história da Fenadi. 

Além das salas virtuais, ações offline serão desenvolvidas durante a semana do evento, como o Festival Gastronômico que irá contemplar a culinária das diferentes etnias. Outra atração programada é o Drive-in. A Fenadi Virtual é uma realização da Ueti com apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí com planejamento cultural da Impacto. 

Confira imagens do ato oficial de lançamento da Fenadi Virtual

Programação completa: 

Data: 12 a 19 de outubro de 2020 

Horário: 19h10 às 20h 

Transmissão: As atividades de todas as salas serão transmitidas através do YouTube, canal oficial do evento. 

SALA 1 – ETNIAS AO VIVO 

Organização: UETI/Centros Culturais 

Ambiente de integração internacional e troca cultural. Contará com a participação de pessoas dos mais variados lugares do mundo, como embaixadores, integrantes de outros centros culturais e membros de instituições internacionais, que irão compartilhar mais sobre sua cultura. 

SALA 2 - HISTÓRIA E CULTURA 

Organização: Museu Antropológico Diretor Pestana 

Exibição de documentários, palestras e programas que possuem ligação com o município de Ijuí e a cultura gaúcha e brasileira. 

SALA 3 - GASTRONOMIA AO VIVO 

Organização: UETI/Centros Culturais 

Nesse espaço, o público poderá aprender diversas receitas e especiarias de culinária, interagindo ao vivo com o cozinheiro por intermédio de um apresentador. Os interessados receberão com antecedência a receita completa da iguaria produzida, para que possam fazer o prato diretamente de suas casas. 

SALA 4 - COMISSÃO GAÚCHA DE FOLCLORE 

Organização: Comissão Gaúcha de Folclore 

Conteúdo ao vivo com notáveis folcloristas de todo o país, que transmitirão saberes relacionados à formação cultural do Brasil, suas relações internacionais e o processo evolutivo da cultura. 

SALA 5 - CONTEÚDO INFANTIL 

Organização: Centros Culturais e cursos de Licenciatura da Unijuí 

Conteúdo qualificado para crianças e pré-adolescentes, contemplando palestras interativas, contação de histórias, brincadeiras e oficinas. Além disso, serão veiculadas produções das Secretarias Nacional e Estadual da Cultura, organizações de arte e folclore de todo o Brasil e participação de artistas convidados e membros da Ueti. 

SALA 6 - DEBATES AO VIVO 

Organização: UETI/Unijuí 

Sala destinada a discussões sobre assuntos de relevância cultural e ações que promovem o folclore e a responsabilidade social. Os conteúdos podem variar entre palestras, mesas redondas e depoimentos. 

SALA 7 - PALCO FENADI 

Organização: UETI/Centros Culturais 

Nesse ambiente ocorrerá a representação dos melhores momentos que ocorreram diretamente no Palco das Etnias, durante as edições de 2017, 2018 e 2019 da Fenadi. 

SALA 8 - VIDEOTECA PRÓ-CULTURA RS 

Organização: UETI/Secretaria de Cultura Estadual 

Este espaço terá exibições de trabalhos que foram financiadas pelo Sistema Pró-Cultura RS nos últimos dez anos, entre eles festivais, peças de teatros e apresentações históricas. 

SALAS 9 (ESPAÇO CIOFF - International Council of Organizations of Folklore) e 10 

(ESPAÇO IOV - Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) 

Nessas salas, a International Council of Organizations of Folklore (CIOFF) e a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), irão reapresentar grandes festivais internacionais organizados pelas entidades. 

Outras atrações: 

19h às 21h: Programa ao vivo com a presença de apresentadores e convidados. Interação nas redes sociais, descontração, informações sobre a programação das 10 salas, quadros culturais diversos e participações internacionais. 

21h às 22h: Exibição de filmes, reprises de desfiles, bailes e shows, com interação de artistas e apresentadores. 

Produção Textual: Amanda Thiel e Natália Langer 

Revisão: professora Gisele Noll 

Assessoria de Comunicação: Usina de Ideias 

Uma produção do Curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí 

            


Conheça a Exposição Virtual Diversidade Urbana do Museu

                

A Exposição Virtual Diversidade Urbana é constituída por fotografias e mapas, que foram captadas no decorrer dos anos e que hoje fazem parte do acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí/RS. 

A exposição evidencia a diversidade de olhares e análises que podem ser feitos sobre a cidade de Ijuí: a ocupação do espaço, a retirada da mata original, o tamanho dos lotes, a densidade populacional, os eixos de expansão horizontal, a verticalização, enfim todos os processos sócios espaciais.

Com o objetivo de provocar um olhar crítico sobre o processo cultural e histórico na formação da cidade de Ijuí, a exposição visa a conscientização sobre a necessidade de valorização dos legados históricos, fundamentais para nossa identidade.

Para conhecer a exposição na íntegra acesse o site, clicando neste link

               

 


Arte em Benefício da Saúde

            

A linguagem é uma característica intrínseca da humanidade. Nos definimos e buscamos sentido para  nossa atuação no mundo a partir dela, desde a arte rupestre, gravada em paredes de cavernas há milhares de anos, com cenas do cotidiano, a natureza e o mundo que circundava aquelas pessoas. A medida que o tempo foi passando, a linguagem e as formas de expressão humanas também evoluíram, se sofisticaram e hoje possuímos o Teatro, a Música, a Literatura, as Artes Plásticas, o Cinema e muito mais. 

Mas, para além dessa necessidade de expressão, a arte também é importante para a nossa saúde. Uma grande prova disso estamos inclusive verificando nesta pandemia, por meio de lives de grupos e artistas das mais variadas áreas, com grande destaque para a música, que ajudaram a suportar muitos dos momentos críticos em que estivemos metidos em 2020. Vale evocar até aquele velho clichê: a arte é um alimento para a nossa “alma”! Muito além da pandemia, precisamos reconhecer mais o valor da arte para a nossa vida. O Rizoma desta semana vai discutiu essas questões no debate “Arte em Benefício da Saúde”!

 Confira na íntegra:

       

Os convidados da edição foram: Alessandra Giovanella, artista visual e arte-educadora, Mestra em Educação. Vive e trabalha em Porto Alegre. Atualmente é Educadora Social, com ênfase em atividades de Arte Educação no CAPS AD III Amanhecer Canoas/RS e Professora da Rede Municipal de Porto Alegre. Helena Sala, Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, regente do Coral Unijuí e Fabio Novelo, ator e diretor de Teatro, pesquisador de ténicas circenses, atualmente dirigindo a Cia. Cadagy, grupo cultural da Unijuí.