COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cultura

Ijuí será palco de workshop universitário binacional de intervenção urbana

                  

Ijuí receberá neste ano uma ação diferente de intervenção urbana, que será protagonizada por estudantes da Unijuí e da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, numa parceria inédita para o Estado. Trata-se de um exercício acadêmico em que estudantes dos cursos de Arquitetura, Design, Engenharias, entre outros, de ambas as instituições, são desafiados a construir, de forma colaborativa, dispositivos urbanos em madeira, os quais serão distribuídos pela cidade. Inicialmente, a Avenida Pinheiro Machado será um dos palcos privilegiados para a realização do projeto.

A proposta foi apresentada, na tarde desta quinta-feira, pela Unijuí ao prefeito Valdir Heck. Além do chefe do executivo, estiveram presentes na reunião o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, o Presidente da União das Etnias (UETI), Nelson Casarin, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Correa, o Chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng), Maurício Campos, e os professores dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil, Igor Norbert Soares e Tarcísio Dorn, além de Francisco Roloff, também representando a UETI.

Com o objetivo de pensar a cidade de Ijuí, em diálogo com o movimento étnico, e trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano, o projeto será desenvolvido em setembro próximo, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades vão estudar o espaço urbano de Ijuí no primeiro semestre para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade. Como parte da proposta, será realizado um projeto de iluminação para a Avenida Pinheiro Machado.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, o projeto trata-se de uma inovação para Ijuí. “Inicialmente, a proposta foi pensada como uma das ações de internacionalização que a universidade realiza com vistas a enriquecer as experiências formativas de nossos estudantes. Contudo, a partir do know-how dos colegas da UNC, das discussões com o Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias, o apoio da UETI e as boas ideias dos professores da Unijuí, percebemos que a iniciativa poderia tomar outra dimensão, bem maior que o de um exercício acadêmico, e se converter num acontecimento com impacto perene na cidade. Nesse sentido, as reuniões que se sucederam passaram a envolver também a ACI e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, das quais surgiram novas ideias que enriqueceram ainda mais a proposta. Dessa forma, o apoio que o prefeito manifestou hoje ao projeto é fundamental e é o pontapé inicial para desencadear o conjunto de ações que as instituições parceiras (Unijuí, UNC, Poder Executivo Municipal, UETI, ACI) deverão realizar nos próximos meses, para a proposta ter todo o impacto projetado”.

Na reunião, as entidades e o poder público trataram, ainda, de alguns detalhes da execução da iniciativa, que agora serão aprimorados. “Esta proposta que nos foi apresentada está de acordo com o que almejamos para Ijuí. No que depender do município, criaremos todas as condições possíveis para que ele seja viabilizado”, salienta o prefeito de Ijuí, Valdir Heck.

O Projeto na Argentina

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria  do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.

Na galeria de fotos, alguns registros das intervenções realizadas em 2018, em Córdoba.


Museu Antropológico Diretor Pestana tem novo horário de atendimento

            

O Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE, inicia o ano de 2019 com novo horário de atendimento. Confira:

  • Segunda-feira somente no turno da tarde: 13h30min às 17h
  • Terça à quinta-feira, nos turnos manhã e tarde: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
  • Sexta-feira somente no turno da manhã, das 8h às 11h30min.
  • Horários diferenciados mediante agendamento.

O Museu estará fechado de 07 a 26 de janeiro, em função de férias coletivas, retornando suas atividades normais a partir de 28 de janeiro de 2019. 

Criado em 25 de maio de 1961, o Museu preserva documentos textuais, bibliográficos, iconográficos, sonoros, audiovisuais e museais, visando a preservação da memória e da história bem como a difusão/acesso do acervo.

Neste sentido, fazemos um convite especial a toda comunidade: participe das ações promovidas pelo Museu! Pois, o MADP tem nas pessoas, sua razão de existir. 

No Museu você encontra a história da FIDENE, a memória de Ijuí e região noroeste, um espaço para evitar o esquecimento, um espaço de educação e promoção da cidadania, um lugar de estudo e comunicação e, um espaço em que a comunidade esteja representada. Para agendamentos: (55) 3332-0257 / E-mail: madp@unijui.edu.br

 


Coral está com seleção para novos integrantes

                  

O Coral Unijuí está em busca de novas vozes. Até o dia 20 de fevereiro é possível se inscrever para participar do processo seletivo. É necessário ter no mínimo 17 anos, disponibilidade para participar dos ensaios quarta‐feira à noite e sábados à tarde e demais atividades do grupo e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações do Coral.

Na seleção será realizada uma entrevista individual. Nela, o candidato terá que realizar exercício de vocalização e cantar duas canções: uma de livre escolha e outra disponibilizada em anexo o áudio do Cânone Aleluya, de Mozart, e sua respectiva partitura. Para acessar a ficha de inscrição e os anexos, bem como outros detalhes, acesse a página de Editais e Informes da Instituição.

As vagas são para pessoas de toda a comunidade, externa e interna. O resultado será divulgado no site da Unijuí até 15 dias após a realização de todas as entrevistas.

Sobre o Coral Unijuí

O Coral da UNIJUÍ é um espaço de integração entre o meio universitário e a comunidade, que leva a cultura em forma de música a diferentes públicos. Há mais de 20 anos a história do Coral UNIJUÍ se confunde com a história cultural da região levando a alegria da música. É um projeto cultural vinculado a Vice-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ. Apresentando-se em diversas oportunidades o Coral tornou-se um espaço de integração do meio universitário com a comunidade, levando a cultura em forma de música a diferentes públicos.


Coral Unijuí: Concertos de Natal levam apresentações para a comunidade regional

                         

Neste mês de dezembro o Coral Unijuí está realizando uma série de apresentações para celebrar o espírito natalino. Os Concertos de Natal, oferecidos pelo grupo para a comunidade regional, apresentam canções natalinas, sacras, eruditas e populares.

No sábado, dia 15, o grupo cantou em Panambi, na Praça Walter Faulhauber. E, neste domingo, dia 16, a apresentação foi na Praça da República, em Ijuí. Também já foram realizadas apresentações, todas gratuitas, em frente ao Campus Três Passos e no Campus Ijuí, na programação do Entardecer Cultural.

Neste ano, ainda, será realizada mais uma apresentação do grupo, no próximo dia 19, na Congregação Evangélica Luterana Emanuel, em Ijuí, que fica próxima a Sogi, às 19h30 min.

O Coral Unijuí tem o patrocínio do Programa Empreender para transformar da Sicredi das Culturas RS.


“Natal Encanto Três Passos 2018” proporcionou apresentações culturais para a comunidade

              

O campus Três Passos recebeu, na noite de sábado, dia 08, a abertura do evento “Natal Encanto Três Passos 2018”. Com diversas atrações, realizadas em frente ao prédio da Universidade, que esteve iluminado, milhares de pessoas conferiram as atrações da noite. 

Na abertura do evento, o Coral da Unijuí realizou uma apresentação, com um repertório composto de músicas natalinas e canções já apresentadas no espetáculo “Na Onda do Rock”. Na sequência, os alunos do “Projeto Cante e Encante”, reunindo 220 crianças, cantaram das janelas do prédio. Um dos principais momentos do evento foi a chegada do Papai Noel, que neste ano apareceu em uma das janelas de Unijuí, descendo de rapel. 

Acompanhado de sua companheir, a Mamãe Noel, o Papai Noel recebeu, das mãos do prefeito José Carlos Amaral, do vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, e do presidente da CACIS, Alisson Rafael Müller, a chave do município, simbolizando assim a abertura oficial do Natal Encanto do município de Três Passos. 


Noite Natalina da EFA apresentou o tema “Num piscar de Luzes, Energia e Vida”

“Num piscar de Luzes, Energia e Vida”. Este foi o tema da apresentação que marcou os festejos natalinos da EFA em 2018. A Noite Natalina da EFA foi realizada na terça-feira, dia 04, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum.

O evento, que envolveu toda a comunidade escolar, contou as apresentações marcaram dos projetos de Dança, a Orquestra Estudantil e também do projeto Baú da Leitura. A noite foi repleta de encantamento e magia, uma exaltação da vida e das coisas boas. As famílias puderam assistir ao espetáculo e, ao final, participaram de uma integração com coquetel.

Confira algumas imagens do evento:

 


Coral Unijuí apresenta os Concertos de Natal

               

O Coral Unijuí dará início aos Concertos de Natal. Serão diversas apresentações em Ijuí e também em Panambi, todas gratuitas. O repertório contempla canções natalinas, sacras, eruditas e populares.

O Coral Unijuí tem o patrocínio do Programa Empreender para transformar da Sicredi das Culturas RS.

Confira a agenda completa:

                


Evento "Gastronomia que transforma" teve bate-papo com o chef Henrique Fogaça

                 

O Salão de Atos Argemiro Jacob recebeu, nesta segunda-feira, o evento "Gastronomia que transforma", com diversos convidados e troca de experiências na área. Uma das principais atrações foi a presença do chef Henrique Fogaça, jurado do MasterChef Brasil, que encerrou o evento.

Fogaça, enquanto preparava algumas de suas receitas para o público, com o auxílio de um chef convidado, contou sua trajetória na gastronomia, recheando a conversa com o público com uma série de histórias de vida e visões sobre o trabalho. Alguns dos pontos destacados por Fogaça foi a da inovação, a busca por surpreender os clientes e proporcionar uma excelente experiência gastronômica para quem frequenta seus restaurantes. A participação no programa MasterChef Brasil também não ficou de fora da conversa. Por fim, ele atendeu a perguntas e, ao final, alguns convidados do público foram convidados a subir ao palco e provar as receitas do chef.

Segundo o gerente do Sebrae Ijuí, Armando Petinelli, a programação a ideia foi fazer com que as conexões no setor da gastronomia aconteçam. “No Noroeste do RS há grandes potencialidades em termos de insumos, além de pessoas capacitadas e chefs de renome na região”. De acordo com ele, a decisão de chamar Henrique Fogaça para participar do evento partiu da frase "menos é mais", frequentemente utilizada pelo chef durante os programas, visando incentivar a elaboração de pratos cada vez mais complexos com uma menor quantidade de insumos.

A programação contou, ainda, com a degustação de produtos das agroindústrias regionaise uma série de palestras e apresentações de cases de sucesso, entre eles: “Palestra de Tendências do Setor de Alimentos”, com Gustavo Ângelo Rech, “Bate Papo Gastronomia e as Mídias Digitais”, por Tatiane Alves, “Talk Show “modelos de negócio em gastronomia”, com Chica Sperling, cliente Sebrae e Chef de Cozinha e Marcelus Vieira, também cliente Sebrae, cozinheiro e trabalha com Turismo Gastronômico, com a mediação de Aline Sperling Colovini. O evento contou, ainda, com a palestra “O que a carne gaúcha tem para falar à gastronomia moderna”, realizada por Roberto Andrade Grecellé e a apresentação do case da empresária Viviana Sperotto.

O evento integrou a Semana Global do Empreendedorismo e foi uma realização da Unijuí e do Sebrae.


Mostra de cursos e shows musicais são atrações do Domingo no Campus

                 

A edição de verão do Domingo no Campus está marcada para este domingo, 25 de novembro, no Campus da UNIJUÍ, no estacionamento dos ônibus. Música, mateada, brinquedos infláveis e atividades com os cursos, departamentos e grupos da Unijuí serão algumas das atrações oferecidas à comunidade a partir das 16h30.

Fazem parte da mostra de cursos, as seguintes ações: ASA Delta Virtual (com o curso de Ciência da Computação); Conhecendo a Engenharia Química; atividade Piso Permeável (com o curso de Engenharia Civil); Interação Robô (com o curso de Engenharia Elétrica); Desenvolvimento de recursos assistivos com materiais alternativos (com o curso de Design); Mostra de Maquetes (com o curso de Arquitetura e Urbanismo); atividade sobre Teor de sal, açúcar e gorduras de alimentos ultra processados e a Trilha dos alimentos (promoção do curso de Nutrição); Glicemia Capilar (promovido pelo curso de Biomedicina); Tipagem Sanguínea (com o curso de Farmácia); Oficina de Gênero (curso de Direito); Vivências em Stand Up Paddle e Canoagem (promovido pela Educação Física); “Livrada”, ação social dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com o objetivo de proporcionar aos amantes de leitura e de cultura um momento em que possam trocar livros, dicas culturais, ideias e conhecimento; Orientações sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha (com os cursos de Administração e Ciências Contábeis); atividade Polinizadores (promovida pelo curso de Ciências Biológicas); Avaliação da Pele (com o curso de Estética e Cosmética); também a atividade Interdisciplinaridade na Agronomia; Campanha de Prevenção ao Câncer em Pequenos Animais (com o curso de Medicina Veterinária); e intervenções artísticas e culturais, com a Cia Cadagy.

A Mostra de Cursos faz parte de uma programação especial voltada à comunidade que deseja conhecer as áreas de atuação dos cursos de graduação da UNIJUÍ, lembrando que durante todo o evento será possível realizar inscrições para o Vestibular de Verão 2019, com desconto, sendo possível também efetuar o pagamento durante o domingo.

Ainda haverá apresentação do espetáculo Na Onda do Rock, que conta a história desse gênero musical, promovido pelo Coral UNIJUÍ e Cia Cadagy e um super show musical com a banda Pimenta e Seus Comparsas. O Domingo no Campus ainda fará uma ação do Concurso Cultural Férias de Ouro, parceria com a Goldentur Viagens e Turismo, disponibilizando cupons e urna para a comunidade que deseja concorrer a um voucher em R$ 2.500,00 em viagem.

O evento tem apoio da Topway Ijuí, Ecos Sistema de Ensino, Erva Mate Seiva Pura, Ótica Albrecht, Tabaimóveis Ijuí, Goldentur, Brincarolando Animações, Vivo Internet Fibra, Garupa App - Ijuí e CD Lândia Som e Luz.

 


Domingo no Campus terá show com a banda Pimenta e Seus Comparsas

Comunidade poderá conferir mostra dos cursos de graduação da UNIJUÍ            

             

A edição de verão do Domingo no Campus está marcada para este domingo, 18 de novembro, no Campus da UNIJUÍ, no estacionamento dos ônibus. Música, mateada, brinquedos infláveis e atividades com os cursos, departamentos e grupos da Unijuí serão algumas das atrações oferecidas à comunidade a partir das 15h.

Fazem parte da mostra de cursos, as seguintes ações: ASA Delta Virtuall (com o curso de Ciência da Computação); Desenvolvimento de recursos assistivos com materiais alternativos (com o curso de Design); Interação Robô (com o curso de Engenharia Elétrica); atividade Piso Permeável (com o curso de Engenharia Civil); Conhecendo a Engenharia Química; Mostra de Maquetes com o curso de Arquitetura e Urbanismo; atividade sobre Teor de sal, açúcar e gorduras de alimentos ultra processados e a Trilha dos alimentos, promoção do curso de Nutrição; Glicemia Capilar (promovido pelo curso de Biomedicina); Tipagem Sanguínea (com o curso de farmácia); Oficina de Gênero (curso de Direito); Vivências em Stand Up Paddle e Canoagem (promovido pela Educação Física); ação social denominada de Livrada, dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com o objetivo de proporcionar aos amantes de leitura e de cultura um momento em que possam trocar livros, dicas culturais, ideias e conhecimento; também a atividade Interdisciplinaridade na Agronomia; Campanha de Prevenção ao Câncer em Pequenos Animais (com o curso de Medicina Veterinária); e intervenções artísticas e culturais, com a Cia Cadagy.

A mostra de cursos faz parte de uma programação especial pensada para a divulgação das várias áreas do conhecimento da UNIJUÍ tendo em vista o Vestibular de Verão 2019, com prova marcada para o dia 2 de dezembro. A comunidade poderá realizar inscrição para este processo seletivo durante todo o Domingo no Campus.

Ainda haverá apresentação do espetáculo Na Onda do Rock, que conta a história desse gênero musical, promovido pelo Coral UNIJUÍ e Cia Cadagy e um super show musical com a banda Pimenta e Seus Comparsas. O Domingo no Campus ainda fará uma ação do Concurso Cultural Férias de Ouro, parceria com a Goldentur Viagens e Turismo, disponibilizando cupons e urna para a comunidade que deseja concorrer a um voucher em R$ 2.500,00 em viagem.

O evento tem apoio da Topway Ijuí, Ecos Sistema de Ensino, Erva Mate Seiva Pura, Ótica Albrecht, Tabaimóveis Ijuí, Goldentur, Brincarolando Animações, Vivo Internet Fibra, Garupa App - Ijuí e CD Lândia Som e Luz.