COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cultura

Entardecer Cultural será realizado nesta quarta-feira no Campus Ijuí

                 

O Entardecer Cultural é um momento preparado para expressões culturais, de música e arte dentro da Universidade. Nesta quarta-feira, dia 23 de maio, integrantes do Coral Unijuí vão realizar apresentações, marcando o Entardecer Cultural, no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, às 18h30. 

A apresentação musical contará com duetos, trios e quartetos com música a capella, e com acompanhamento instrumental de variados gêneros musicais nas vozes de  Alisson Matuzalém Berno Frós, Luciane Zanchi Horn Braz, André Braz, Ezequiel B. Teichmann, Bianca Alexsandra T. P. Teichmann, Marcelo Wuttig Friske, Mariana Woermann Rick Friske, Rafael Diel Teixeira com a coordenação da Regente do Coral Unijuí, Helena Sala.


Tertúlia Universitária quer descobrir talentos que expressem o legado da cultura gaúcha

                     

Um evento que já está se tornando tradição e que veio para marcar o 20 de setembro e seus simbolismos na Unijuí, a Tertúlia Universitária, em 2018, está selecionando talentos para o evento. Quem possui vínculo institucional e tem talento de sobra para realizar uma performance artística pode participar da seleção e se apresentar para o público. Neste ano a Tertúlia Universitária será realizada durante o domingo no campus, dia 2 de setembro. 

Subirão ao palco da "3ª Tertúlia Universitária: descobrindo talentos" 15 (quinze); expressões/performances artísticas, selecionadas a partir de triagem realizada pela banca organizadora. O evento será transmitido ao vivo pela UNIJUÍ FM. 

Os objetivos do evento são de promover um evento artístico e cultural por meio de um intercâmbio universitário entre professores, estudantes e técnicos administrativos e de apoio da Instituição a fim de revelar talentos artísticos buscando registar, preservar e expressar o legado da cultura gaúcha. 

Quem pode participar da seleção? 

Professores, técnicos-administrativos e de apoio e estudantes dos 4 Campi da Unijuí; *somente o artista/intérprete principal deverá ter vínculo, os demais integrantes não é necessário possuir vínculo. No caso de solos, duetos e trios, estes deverão possuir vínculo. 

Quais expressões artísticas terão espaço? 

Dança (tradicional gaúcha);

Interpretação Vocal;

Música Instrumental;

Trova;

Declamação (Poesia Regional Gaúcha). 

Até quando é possível se inscrever?

Até o dia 31 de julho, pelo Portal da Unijuí, na Página do evento Tertúlia Universitária: descobrindo talentos.   

A organização é da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, através do Coral Unijuí, com apoio da Unijuí FM e Coordenadoria de Marketing. Dúvidas e informações adicionais pelo cultura@unijui.edu.br ou pelo telefone 3332-0346 ou ramal 2042.

Confira algumas apresentações da edição 2017

                        

                     

                       

 

                      

 

 


4º Cine Rock de Três Passos marcará o Mês do Rock

No Mês do Rock, em julho, a cidade de Três Passos recebe o 4º Cine Rock, um festival de Rock no Cinema. O evento acontece no dia 28 de julho no Cine Teatro Globo e a Unijuí é apoiadora do evento.

Com o objetivo de promover espaços para novos talentos musicais e bandas, o 4º Cine Rock terá início às 17h e término às 5h. A expectativa é reunir mais de 20 bandas e um grande público.

De acordo com o coordenador geral do evento, Tiago Zagonel, a parceria entre Cine Rock e Unijuí foi muito propositiva desde as primeiras edições. “A Unijuí foi parceria, ela entendeu a proposta do evento e a partir daí viabilizou o evento”, comenta.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho por meio do preenchimento de uma ficha. Elas podem ser solicitadas pelo e-mail cinerocktp@hotmail.com. O Festival será gravado em Full HD e transmitido ao vivo pelo Youtube no canal Cine Globo Cinemas. Outras informações na página do Festival.


Museu Antropológico Diretor Pestana comemora o 57º aniversário

 

No dia 25 de maio de 2018, o Museu Antropológico Diretor Pestana comemora 57 anos de existência e, para celebrar uma data tão importante, irá realizar uma programação especial. Dia 18 de maio: sessão de Cinema no Museu, com o filme Uma Noite no Museu 3, às 19h30, no auditório do Museu.

No dia 25 de maio, o MADP estenderá seu atendimento no final da tarde para visitação. Às 19h30min a programação fica a cargo da apresentação do Coral UNIJUÍ no espaço da Exposição de Longa Duração. Durante o evento, o MADP vai apresentar uma novidade: será realizada a venda de cupcakes de erva-mate.

Também fará parte das atividades, visitação às exposições do MADP.

 

Participe dos eventos culturais do MADP! Traga toda sua família para viver um momento de informação, cultura e lazer.


Quinteto da Orquestra da Georgia se apresenta na Unijuí


Com uma nova formação e repertório, a Orquestra da Georgia se apresenta na Unijuí, dia 10 de junho, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. A nova turnê leva ao palco o Quinteto, formado por Quarteto de Cordas mais piano, formado por professores da University of Georgia (UGA) e um professor da Southwestern Adventist University, Rogério Nunes, único brasileiro do grupo.

Rogério é violonista, ex-aluno da UGA e organizador da turnê no Brasil. Segundo ele, o Quinteto se apresenta em duas oportunidades antes das apresentações no Brasil. Em entrevista ele conta detalhes da apresentação na Unijuí.

A Orquestra da Georgia realizou uma apresentação em 2017 na Unijuí. Qual a diferença das apresentações?

A principal diferença entre o concerto do ano passado é que este ano se trata de um grupo menor, não uma orquestra e sim um Quinteto, Quarteto de Cordas mais Piano. Uma das mais importantes formações para Música de Câmara. A adição do piano também acrescenta um som muito diferente do que foi apresentado ano passado pela orquestra, por esta ser só de cordas.

Qual será o repertório do concerto?
O repertório que vamos tocar será: O Quinteto de J. Brahms e o Quinteto de R. Schumann. Estas duas obras são sem dúvida as duas mais importantes para esta formação e também estão entre as mais importantes de todo o repertório de Música de Câmara. Elas apresentam tanto virtuosismo do conjunto quanto temas que certamente prendem a atenção do ouvinte.

Qual a formação do Quinteto?

O Quinteto é formado por professores da University of Georgia que são: Levon Ambartsumian, violino, Shakhida Azimkhodjaeva, violino, David Starkweather, cello e Evgeny Rivkin, piano. Eu sou professor da Southwestern Adventist University e toco viola.

Qual a expectativa para a apresentação na Unijuí?

A nossa expectativa para a apresentação em Ijuí é sem dúvida muito grande, uma vez que tivemos uma fantástica recepção tanto do público, com a casa lotada, como por da parte da Unijuí com a orquestra ano passado, o que nos deixa muito motivados para o retorno este ano.

Os ingressos para o concerto estão disponíveis nos Caixas da Unijuí, nos quatro campi, Pano Leve, Literatus e Kika Moda Íntima, a partir de R$ 20,00. Outras informações estão disponíveis no e-mail: cultura@unijui.edu.br ou (55) 3332-0334.

O Concerto Internacional tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, e Fecomércio/RS Sesc.


Equipe SOGI-EFA participa de competição estadual com excelentes resultados

           

A equipe SOGI-EFA Noroeste de Judô participou da Supercopa Canoas, no dia 28 de abril. A competição ocorreu no Centro Olímpico Municipal e serviu como seletiva para o Campeonato Brasileiro da Classe SUB18 que será realizado em julho, na Bahia, e contou com a participação de mais de 700 atletas das grandes equipes do estado, entre elas: Sogipa, Grêmio Náutico União, Grêmio Náutico Gaúcho, Recreio da Juventude, Avenida Tênis Clube, entre outras.

A equipe participou da competição com doze atletas, conquistando ótimos resultados, tendo sete atletas se tornado campeões em suas categorias e três atletas conquistando o terceiro lugar. O destaque foi a conquista do atleta João Pedro Brasil Campos, que ficou campeão da Seletiva do Brasileiro, ganhando suas lutas por Ipon (golpe perfeito no Judô), o detalhe importante é que o atleta tem a graduação mínima exigida pela Confederação Brasileira de Judô (Faixa Verde) para participar do Campeonato Brasileiro. Ele participou da seletiva para ganhar experiência para o próximo ano, quando estará apto, mesmo assim, derrotou atletas mais graduados e com experiência em competições nacionais e internacionais.

A equipe SOGI-EFA Noroeste de Judô, que conta com o apoio do Poder Público Municipal, Associação Noroeste de Judô e a UNIJUÍ, realizará, no dia 26 de maio, a abertura do Circuito Estímulo Noroeste de Judô, reunindo mais de 150 alunos dos projetos de Judô da região.

 

Classificação dos Atletas na Supercopa Canoas

EVENTO

SUPERCOPA CANOAS

 

NAIPE

CLASSE

PESO

CATEGORIA

CLASSIFICAÇÃO

NOME

FEMENINO

SU13

-63

MEDIO

ELIANE BORGES PORCH

MASC.

DIV. ACESSO

INFANTIL

-50

M.PESADO

ERICK RAFAEL FREITAS

SUB15

-53

M.MEDIO

JOÃO GUILHERME RODRIGUES

SUB 18

-50

S. LIGEIRO

GUSTAVO RODRIGUES GARDIN

-55

LIGEIRO

ALEXANDRE KAUÊ OTTONELLI

MASC.

DIV. PRINCIP

SUB 15

-64

M.PESADO

KAUÃ DROPPA DA SILVA LEVAY

 

SUB18

-50

S. LIGEIRO

JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS

-50

S. LIGEIRO

1º SEL. BRAS

JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS

-66

M.MEDIO

LUCAS RODRIGUES DE OLIVEIRA

VETERANOS 1

-81

M.MEDIO

ALVARO MONEGAT DE OLIVEIRA

VETERANOS 2

-66

M.LEVE

JEAN VEIGA DE SOUZA

-81

M.MEDIO

JEFERSON OLIVEIRA


"Oceanos de Plástico” e “Bunyan e Babe – Os Amigos da Floresta” serão exibidos no Museu Antropológico Diretor Pestana

               

O Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP e a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - AIPAN, com o apoio do Sinpro Noroeste e o SindiComerciários Ijuí, promovem durante todo o ano o CINE AIPAN, por meio da exibição de filmes com temática socioambiental. Os filmes são exibidos, gratuitamente, às 19h30, no Auditório do Museu. 

Confira os filmes que serão exibidos em maio de 2018: 

02/05/2018 (quarta-feira): OCEANOS DE PLÁSTICO

Uma enorme capa tóxica de plástico cobrindo os oceanos. Dezenas de pelicanos estranhamente mortos com isqueiros, soldadinhos de plástico e outros fragmentos do mesmo material no estômago. Baleias azuis e uma misteriosa síndrome que as deixa famintas. Pode parecer um cenário de ficção, mas trata-se de um alerta bastante real: a poluição das águas por plásticos, uma ameaça à biodiversidade marinha e à vida humana.

Tempo de duração: 102 min 

04/05/2018 (sexta-feira): BUNYAN E BABE - OS AMIGOS DA FLORESTA 

Durante as férias na fazenda dos avós, o garoto Travis Barclay conhece Paul Bunyan, um homem que se afastou do mundo civilizado. Juntos, Travis, Paul e o boi Babe tentam salvar uma cidadezinha e a floresta da especulação imobiliária. Tempo de duração: 84 min 

Participe!

Traga toda sua família para um momento de informação, cultura e lazer. 

Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP

Rua Germano Gressler, 96, Bairro São Geraldo (ao lado da Sede Acadêmica da UNIJUÍ)

Mais informações: telefone (55) 3332-0257 / e-mail madp@unijui.edu.br.


Projeto “Entardecer Cultural” irá recepcionar estudantes com apresentações artísticas

 

A partir de agora, mensalmente, os estudantes do campus Ijuí serão recebidos com apresentações culturais. O projeto, idealizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE), leva o nome de “Entardecer Cultural” e tem como proposta criar um espaço cultural no hall do Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. “Será um espaço organizado para que interessados da comunidade acadêmica possam se inscrever e se apresentar. Além disso, o local receberá os grupos culturais da Unijuí para a apresentação de atrações como: mostra do Museu, orquestra da EFA, noite de autógrafos com declamação de poesias e outras ações que o comitê julgar pertinente, efetuando assim um intercâmbio cultural”, explica a assessora VRPGPE, Sirlei Schneider.

 Confira as próximas atrações do Entardecer Cultural:

 26/04 – 18h45 - Entardecer Cultural (CIA CADAGY): adaptação do monólogo "As Mãos”

 10/05 - 18h45 - Entardecer Cultural (CIA CADAGY):  performances cênicas

 23/05 - 18h45 - Entardecer Cultural (Solos do Coral)

 14/06 - 18h45 - Entardecer Cultural (CIA CADAGY) - performances cênicas 

 28/06 - 18h45 - Entardecer Cultural (CIA CADAGY) 

 22/08 - 18h45 - Entardecer Cultural (participantes/inscritos na Tertúlia Universitária)


Museu lança campanha “Essa História Também é Sua” e apresenta ao público o espaço revitalizado com apoio da CAIXA

Na manhã desta sexta-feira, 6, funcionários do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) estiveram reunidos com autoridades locais e regionais; secretários municipais; representantes da Caixa Econômica Federal; veículos de imprensa e comunidade em geral. O evento aconteceu nas dependências da entidade e teve por objetivo o lançamento da campanha "Essa História Também é Sua!", parceria do Museu com o Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei).

Com 57 anos de história, o MADP é um guardião de memórias da região noroeste do Rio Grande do Sul, disponibilizando um espaço para conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo. O Museu também contribui no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento da região. E para aproximar ainda mais a Instituição da comunidade, a campanha surgiu em parceria com o Demei, a fim de que as pessoas possam fazer suas doações via conta de luz. A contribuição não possui valor específico, sendo possível doar qualquer quantia a partir de R$10. "Então, 'essa história também é sua' porque nós queremos que todos deixem a sua marca e sua história gravada e preservada aqui nessa instituição", disse a diretora do MADP, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira, em entrevista transmitida no programa Rizoma pela Unijuí FM.

Em um segundo momento, também foram oficialmente recebidas a primeira e segunda etapas do projeto "Adaptação do Espaço da Exposição de Longa Duração com Vistas à Universalização do Acesso", o qual visa qualificar a Exposição de Longa Duração do MADP e seus acessos, com ações voltadas à acessibilidade cognitiva, sensorial e motora. Para tal, o Museu fez algumas reformas em seu espaço físico, a exemplo de escadas substituídas por rampas, corrimões e guarda-corpo. "Todas essas adaptações que fizemos foi visando a questão da segurança e da acessibilidade para o nosso visitante", complementou a diretora.

Selecionado pelo programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro (2017/2018), o projeto foi um dos três aprovados no âmbito estadual, recebendo o valor de R$250 mil e iniciando sua execução em maio de 2017, finalizando em dezembro desse ano. "A próxima etapa é adequarmos a exposição com monitores touch, possibilitando que qualquer pessoa, independente de sua dificuldade, possa ter acesso às informações e a esse patrimônio riquíssimo que temos nessa instituição", conclui.

Durante a cerimônia desta sexta-feira, o público também prestigiou os pronunciamentos do vice-reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg, do gerente-adjunto da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Rogério Hansen, que realizou a apresentação da campanha “Essa História Também é Sua”; do presidente da Associação dos Amigos do Museu, Josei Pereira; e do gerente da Caixa Econômica Federal de Ijuí, Marcos Rogério Martins.


Unijuí FM abre temporada do projeto que acompanha festivais nativistas

                 

Santo Ângelo é a primeira parada da nova etapa do Projeto Trilha dos Festivais da UNIJUÍ FM. A nova temporada inicia com a transmissão do 11º Canto Missioneiro, que acontece de 22 a 24 de março. Nesta edição o festival será realizado no Teatro Antônio Sepp, a partir das 19h30, com a fase local.

Da mesma forma como aconteceu no ano passado, a fase geral do Canto Missioneiro será realizada em um único dia. Na sexta-feira, com transmissão da UNIJUÍ FM, o festival recebe renomados artistas que fazem o circuito da música nativista do Estado, sendo que a final está marcada para sábado. 

No dia 22, às 19h30, show de abertura será com Fábio de Oliveira e Grupo Alma Campesina e show de encerramento com a Família Maicá; no dia 23, às 19h30, show de abertura com a Família München e show de encerramento com Nilton Ferreira; e no dia 24, às 19h30, o show de abertura ficará por conta da Assetrasa e o show de encerramento com Daniel Torres.

A equipe de jurados conta com nomes expoentes da música gaúcha como: Mauro Moraes, Fátima Gimenez, Vinicius Brum, Fábio Dalla Costa e Lenin Nunez.

Este é o quarto ano do  Projeto Na Trilha dos Festivais da Unijuí FM que conta com o apoio de: Clic Rápido, Guia Fácil, Ramos e Copini Auto Peças, VIP Rent a Car Locadora, Erva Mate Seiva Pura e Odontovitta.