COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cultura

Aberta seleção para regente no Coral Unijuí

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), por meio de sua mantida, a Unijuí, seleciona prestador de serviço para atuar na regência do Coral Unijuí, campus Ijuí.

Do candidato, exige-se que possua empresa constituída no ramo e disponibilidade para atuar três turnos semanais – considerando dois turnos, de 3h cada, de ensaios com o Coral Unijuí e um turno de planejamento junto à Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Solicita-se, ainda, disponibilidade para estar presente em todos os ensaios, oficinais e apresentações do Coral Unijuí; disponibilidade para atuar em finais de semana; disponibilidade para realizar viagens e ter formação superior em música e experiência prática de regência de coral por período superior a 3 anos.

Interessados devem enviar currículo até o dia 4 de março para o e-mail cultura@unijui.edu.br. Junto com o currículo, deve constar uma proposta de remuneração, que será analisada. Os candidatos que atenderem aos requisitos do edital serão convidados para a entrevista, que ocorrerá no dia 8 de março.

Mais informações na Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, pelos telefones 3332.0200 ou 3332.0346, ou pelo e-mail cultura@unijui.edu.br. O edital está disponível neste link


Coral Unijuí tem projeto aprovado e recebe recursos da Lei Aldir Blanc

Foto produzida antes da pandemia

A Unijuí, por meio de sua mantenedora, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), conquistou a aprovação do projeto “Coral Unijuí – Na era da pandemia” junto ao Edital nº 10/2020, lançado pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). O edital contou com recursos disponibilizados pelo governo do Estado, em atendimento à Lei Aldir Blanc – Lei Federal nº 14.017 de 2020.

Com a aprovação, o Coral Unijuí foi contemplado com R$ 99.798,00, que permitirão a aquisição de bens, equipamentos e/ou materiais para qualificação da gravação e produção de coros virtuais, de diferentes estilos musicais, além da melhoria dos eventos presenciais, momentaneamente prejudicados, em razão da pandemia de covid-19. O recurso já foi depositado em conta bancária específica do projeto.

O encaminhamento do projeto pela Fidene, através do Coral Unijuí, aconteceu ainda no ano passado. O edital tinha como objeto a seleção de iniciativas culturais que buscassem viabilizar a aquisição de bens, equipamentos e/ou materiais. Para garantir a distribuição regional dos recursos, o Rio Grande do Sul foi dividido em nove regiões, sendo que Ijuí pertencia à Região 7, junto com outros 76 municípios.

Ao todo, 640 projetos foram inscritos no edital. Na Região 7, apenas três foram contemplados.


Roda Literária prestará homenagem ao centenário de Clarice Lispector

O Curso de Letras da Unijuí, em parceria com a EFA e com o Museu Antropológico Diretor Pestana, promoverá nesta terça-feira, dia 22 de dezembro, a Roda Literária ‘Centenário do nascimento da escritora Clarice Lispector'. O evento será online, aberto ao público e transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.

O objetivo da atividade é homenagear a escritora Clarice Lispector, que completaria 100 anos no dia 20 de dezembro – último domingo. Também busca oportunizar aos estudantes, egressos, professores da rede básica de ensino, comunidades interna e externa, além de amantes da literatura, um momento de conversa sobre a obra e a importância literária da escritora.

Participam da Roda Literária a professora do curso de Letras da Unijuí, Taíse Neves Possani, e a professora da EFA, Anamaria Pereira Moreira. A mediação ficará por conta do professor Anderson Amaral de Oliveira, do curso de Letras.


Museu Antropológico Diretor Pestana realiza palestra online sobre Consciência Negra

O Museu Antropológico Diretor Pestana convida para o webinar diálogos “Consciência negra: uma construção histórica”. A palestra online contará com a presença do professor Sandro Maximo Campos da Silva, graduado em Geografia e professor da rede pública de Ijuí, atuando principalmente no tema estudo e pesquisa; Enio Waldir da Silva, Doutor em Sociologia, professor do Curso de Mestrado em Direitos Humanos, onde atua na Pesquisa e Extensão Universitária fará a mediação.

O webinar será realizado no dia 19 de novembro de 2020, às 10h, no canal do Youtube do Museu (https://youtu.be/_SOVx6BdXMo).

           


Unijuí FM e Unijuí divulgam vencedores do Concurso Literário 2020

             

Representantes da Rádio UNIJUÍ FM e professores do curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ estiveram reunidos para selecionar as dez redações a serem premiadas no Concurso Literário “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”, que teve a sua edição 2020 no formato online. Aos estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental foi solicitada a produção textual do gênero conto, dando à pandemia um fim utópico ou distópico, envolvendo ainda as relações sociais, a humanidade e o meio ambiente.

Ao total, 11 escolas participaram do Concurso Literário e 170 contos foram avaliados pela Comissão Julgadora, que selecionou os vencedores seguindo os critérios de qualidade do enredo, clareza de ideias, adequação ao gênero e ao tema no que se refere à inventividade e criatividade na forma e conteúdo e demais itens presentes em edital.

Para o aluno classificado em primeiro lugar será concedida uma bolsa de estudos 100% gratuita no curso de Inglês do Yázigi, por um período de um ano e kit personalizado UNIJUÍ FM, UNIJUÍ e apoiadores. Os alunos classificados do 2º ao 10º lugar serão premiados igualmente com o kit personalizado. Alunos e professores orientadores das 10 redações selecionadas ganharão certificado de participação. As entregas serão organizadas através da escola e/ou professor.

A equipe da Rádio UNIJUÍ FM trabalha agora nos contos roteirizados para o rádio, que tradicionalmente acontece, sendo o material veiculado na programação da emissora.

O Concurso Literário de 2020 tem apoio de Fonte da Ilha, Unimed Noroeste RS, Bem Seguro Corretora de Seguros, Yázigi Ijuí e NetCopy.

Conheça os vencedores:

:: 1º lugar

Conto: Humanidade

Aluno: YASMIN FRANÇA GARCIA

Escola: Ruizinho

Ano: 9º ano

Professor Orientador: Maria Fabiane Lima Hasse Steinke

:: 2º lugar

Conto: O Fim ou um novo começo?

Aluno: LIZ CRISTINA PINTO ATKINSON

Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus

Ano: 6º ano

Professor Orientador: Nilza Ana Piovesan Manfio

:: 3º lugar

Conto: Púrpura

Aluno: Helena Casagrande Kuzli

Escola: Colégio Evangélico Augusto Pestana

Ano: 9º ano

Professor Orientador: Bianca Terra

:: 4º lugar

Conto: Relato de um vírus na Terra

Aluno: Laura Felipin

Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus

Ano: 8º ano

Professor Orientador: Cláudia Giovana F. da Silva

:: 5º lugar

Conto: Será que isso irá passar?

Aluno: Eduardo Hermann Oster

Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus

Ano: 6º ano

Professor Orientador: Nilza Ana Piovesan Manfio

:: 6º lugar

Conto: A quarentena que não vemos

Aluno: Leonardo Elias Spies Filipim

Escola: Ruizinho

Ano: 8º ano

Professor Orientador: Angela Knebel Michael

:: 7º lugar

Conto: “Vovô, você viveu a pandemia de 2020?”

Aluno: Kayan Diorge Schütz

Escola: Imeab

Ano: 8º ano

Professor Orientador: Leila Aparecida de Ataides

:: 8º lugar

Conto: Era uma vez uma quarentena

Aluno: Isabela Bortolan Voltz

Escola: Osvaldo Aranha

Ano: 7º ano

Professor Orientador: Sigrid Buchner do Amaral

:: 9º lugar

Conto: No meio de tudo”

Aluno: Sthefany Schmidtke Olbrich

Escola: 6 de Agosto (Linha 6 Norte)

Ano: 6º ano

Professor Orientador: Sigrid Buchner do Amaral

:: 10º lugar

Conto: Há males que vem para o bem”

Aluno: Maria Antônia Welter Mainieri de Oliveira

Escola: Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA)

Ano: 9º ano

Professor Orientador: Rosana Silva Barros


Mecenato: comunidade pode apoiar o MADP destinando parcela de impostos

Pessoas Físicas e Jurídicas podem colaborar com o Museu Antropológico Diretor Pestana, até 30 de dezembro, destinando uma parcela do Imposto de Renda.

             

Qualquer pessoa, Física ou Jurídica, pode ajudar o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), da Unijuí, a manter e fortalecer suas atividades e estrutura ao longo de todo o ano. Isso é possível por meio da modalidade de mecenato – um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos e, mais amplamente, de atividades artísticas e culturais.

Conforme explica a analista de Projetos do Museu, Sandra Denise Felipin Boger, é possível colaborar destinando uma parcela do Imposto de Renda para a Instituição.

A Pessoa Física que opta pela declaração do Imposto de Renda, através de formulário completo, pode contribuir com até 6% do imposto devido; enquanto que a Pessoa Jurídica, que faz a declaração com base no lucro real, pode colaborar com até 4% do imposto devido.

Ambos, Pessoa Física e Jurídica, podem deduzir 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado pelo Museu se enquadra no Artigo 18 da Lei de Incentivo, que autoriza essa dedução. O Projeto Plano Plurianual de Atividades – Documentação Museológica e Manutenção do Acervo do Museu – Pronac 192683, tem como proponente a Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, sendo uma realização da Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo.

As captações acontecem durante todo o ano, até o dia 30 de dezembro. Somente em 2019, foi possível arrecadar R$ 47.270,00 – valor que poderá não se repetir neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. “Nos últimos meses, por conta da pandemia, passamos a viver um momento ‘anormal’ em nossas vidas. A situação passou a ser instável para muitos e, naturalmente, refletiu na captação de recursos. Mas, estamos otimistas que tudo irá melhorar”, destacou Sandra, lembrando que há, hoje, um número maior de doadores Pessoa Física. Porém, o montante em valores é maior por meio da Pessoa Jurídica.

O recurso captado vai possibilitar a aquisição do sistema de traineis em mezanino, além de equipamentos para continuidade dos processos documentais e de sistematização, mantendo a preservação integral dos bens culturais, reunidos em quase seis décadas de existência do MADP. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br. 

Como contribuir?

Deve ser feito um depósito em nome do MINC PRONAC 192683, Banco do Brasil, Agência 0371-9, conta 59681-7.

Identificador 1: informar CPF ou CNPJ do doador. 

Identificador 2: informar o número 1 para PATROCINADOR e 2 para DOADOR. 

Enviar cópia do depósito, juntamente com os dados pessoais do doador, nome completo e endereço, para o e-mail madp@unijui.edu.br.

 


Fenadi Virtual mostrou a diversidade étnica e cultural de Ijuí para o mundo

            

A Unijuí abriu as portas para acolher a Festa Nacional das Culturas Diversificadas neste momento de pandemia, em uma comunhão de esforços com a União das Etnias e a Prefeitura de Ijuí, dando início ao projeto da Fenadi Virtual. O evento aconteceu durante os dias 12 e 19 de outubro,com muita cultura, gastronomia, música, debates e educação, simultaneamente em 10 salas culturais, mais o Talk Show, tendo o Salão de Atos do Campus Ijuí como palco principal de atividades. 

Dessa forma, a Universidade mobilizou professores, estudantes e técnicos-administrativos e de apoio. A reitora Cátia Nehring ressalta a importância da inserção da Unijuí no Projeto. “Nossos estudantes aprenderam com a Fenadi Virtual, nossos técnicos administrativos se colocaram para transformar esses oito dias no mais perfeito possível, e os nossos professores aceitaram o desafio de transformar de fato a Fenadi em uma Fenadi Virtual”, disse.

O professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, um dos principais articuladores das atividades pela Instituição, destaca: “uma Fenadi em casa, aqui na Unijuí, que é uma instituição que abriu suas portas para um abraço à comunidade de Ijuí e região. Foi uma bela oportunidade para transmitir ao mundo a alegria deste movimento étnico, desta vivência da multiculturalidade, desta expressão, da cultura, aconchego e confraternização”, complementou.

Por sua vez  o produtor cultural da Fenadi Virtual, Francisco Roloff, destaca a força e a união das instituições para a realização do evento, que foi pioneiro. “Gostaria de agradecer a todos os técnicos, todos os trabalhadores que nos oportunizaram, em um grande trabalho nesses últimos 60 dias, esta grande evento. Meu sentimento é de agradecimento a todos que fazem parte desta grande festa”, disse.

No encerramento do evento, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, observou “em uma época difícil, desta pandemia que nos desafiou, fomos corajosos, não tememos, fomos a luta e aqui está um legado, seguramente”. Por sua vez, o presidente da União das Etnias de Ijuí (UETI), Nelson Casarin, complementou: “o sentimento é de dever cumprido, pois foi um trabalho especialíssimo, de qualidade acima da média. Levamos ao mundo um trabalho maravilhoso que temos na nossa comunidade de Ijuí”, finalizou.

A universidade com a mão na massa 

A campanha publicitária e os materiais de produção de conteúdo do evento foram desenvolvidos por estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí, com a orientação da professora coordenadora dos cursos Rúbia Beatriz Schwanke. Ao todo, nove equipes participaram do desafio durante duas semanas tendo como vencedoras, na categoria Criação de Campanha, a equipe Cool Tour, integrada por Davi Covari, Fidel dos Santos, Ianka Rüdell, Marcelo Barbosa, Márcio Mayer e Marjory Mayer. E o vencedor da categoria de Produção de Conteúdo foi a equipe Fuzz Coworking, formada por Amanda Calegaro Thiel, Lucas Junges, Natalia Langer, Pedro Person e Vitor Mohr. 

Os cursos de Gastronomia e Nutrição disponibilizaram os laboratórios e professores para o preparo de receitas típicas das etnias ao vivo. A chef de cozinha Tiana Maxine Kronbauer Hintz, a professora Eilamaria Libardoni Vieira e a coordenadora Adriane Huth, orientaram e auxiliaram os estudantes no preparo de receitas típicas. 

Para o desenvolvimento do projeto da sala com conteúdo exclusivo para público infantil, o curso de Pedagogia auxiliou na curadoria dos conteúdos, com o envolvimento de estudantes e a orientação da professora Eulália Marin, que acompanhou as estudantes Francis Helena Mendonça e Alana Vieira, envolvidas na montagem da sala e durante as gravações. 

Para a produção do palco principal, onde ocorreu Talk Show, houve a inserção dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, além da marcenaria da Universidade, com orientação dos professores Diane Meri Weiller Johann e do professor Igor Norbert Soares. O Projeto foi elaborado pelo Escritório de Design, composto por Laura Allebrandt, funcionária e egressa do curso de Design, Franciele Zientarski Engerroff estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e Jonas Herbert, do curso de Design.

Para viabilizar a transmissão, a Coordenadoria de Informática da Universidade disponibilizou  da estrutura de conexão e os computadores, preparou as salas do Youtube e dos profissionais da área. Para uma maior aproximação com o público, foi criado um site para a Fenadi Virtual, elaborado pelo professor Sandro Sawicki, do curso de Ciência da Computação.

O Museu Antropológico Diretor Pestana, com a coordenação da diretora Vivian Stroschein, contribuiu com conteúdo para a sala História e Cultura, trazendo assuntos ligados ao município de Ijuí e à cultura do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Este trabalho também tem a inserção dos Grupos Culturais da Universidade: Cia. Cadagy e Coral Unijuí.

 

Uma das atrações diferenciadas do evento foi o Festival Gastronômico, em que uma rede de profissionais e restaurantes preparou os pratos típicos de cada uma das etnias. Durante os dias de Feira foi possível saborear as receitas no sistema drive thru e delivery. Este projeto foi conduzido pela professora Fernanda Pasqualini, com a inserção dos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. 

Já a produção da marca do Festival Gastronômico, o material para o aplicativo Aiqfome, adesivo para as entregas e imagens que foram divulgadas na mídia e redes sociais, foi desenvolvida pelo estudante do curso de Design Eduardo Rubin Deutschmann, com o  auxílio do professor-orientador do estágio obrigatório de Design, José Paulo Medeiros da Silva e da técnica-administrativa Laura Allebrandt, que supervisionou o trabalho. 

A Unijuí também prestou todo amparo de patrimônio, fornecendo limpeza e suporte para conferência de temperatura, manutenção dos espaços, entre outros serviços. Além disso, a Universidade ainda cedeu os espaços de laboratórios e estacionamento para drive-in durante o evento. 

Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí.

 


Confira os destaques dos últimos dias de programação da Fenadi Virtual

               

A Fenadi Virtual 2020 entra na reta final com uma programação variada. Após cinco dias de evento as atrações não param e ainda serão apresentados simultaneamente 10 salas culturais em paralelo com o Talk Show, que acontece no Salão de Atos do Campus Ijuí, a casa da Feira.

Confira os destaques dos dias finais de programação: 

Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, das 19 às 20h, a temática discutida será  Legados e Tradição, com pessoas que fizeram história nos Centros Culturais Étnicos e na Comissão Gaúcha de Folclore. Das 20 às 21h, A Cultura como Agente Transformador da Sociedade, é assunto entre autoridades culturais do Estado e do País. O cine drive-in acontece às 20h e a transmissão do show pelo YouTube às 21h, ao vivo com A SBORNIA KONTR’ATRACA.

No sábado dia 17, das a Linguagem Universal da Dança é assunto com a presença de Carlinhos de Jesus, Marcelo Chocolate, Alessandra Motta Integrante do Comissão Gaúcha de Folclore e representantes dos Centros Culturais Étnicos de Ijuí. Das 20 às 21h, a temática é A Arte que Revela o ser Brasileiro com  os artistas Jackson Antunes MonahDelacy J. Maia Rubinho de Oliveira. O show fica por conta de Luiz Carlos Borges e acontece das 21h às 22h. Haverá também um show extra com as irmãs letas Laima e Katrina Dimant.

No domingo 18, as 19 às 20, o bate-papo é sobre A importância da preservação da língua pátria, com representantes dos Centros Culturais Étnicos de Ijuí e autoridades internacionais. Das 20h às 21h, a temática é A importância da inclusão social na cultura, com Gabriella Meindrad Secretária Adjunta de Cultura do Rio Grande do Sul, Natália Guastuci gaiteira e cantora, Cheila Souza intérprete de línguas e Cristian Rafael de Paula funcionário da Unijuí. Acontecerá também o show com o pianista sueco Mattias Nilsson. O drive-in acontece das  21h às 22h, e o show ao vivo fica por Renato Borguetti e a Fábrica de Gaiteiros. 

No último dia de programação segunda-feira, dia 19, aniversário de Ijuí, das 19h às 21h, acontece a Integração pela Paz Mundial, “Abraço virtual entre Nações” e reúne autoridades locais e inúmeras participações internacionais. Das 21h às 22h será exibido o documentário  “Ijuí – Terra das culturas diversificadas”.

Para mais detalhes acesse o site do evento, neste link.

Fotos: Mateus Mitsuo Asada

 Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí.


O resgate da história e da cultura na Fenadi Virtual 2020

             

O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) tem uma participação especial na Fenadi Virtual, que iniciou nesta segunda-feira, 12 e encerra na próxima segunda, dia 19 de outubro. As fotos que compõem o cenário do Talk Show, o palco principal de atrações, por exemplo, fazem parte do acervo. E a Sala 2, que leva o nome de História e Cultura, foi totalmente organizada pela equipe do MADP.

“Desde julho, quando soubemos que teríamos esta sala, começamos a realizar debates com professores da Unijuí, que tiveram uma colaboração importante na construção das temáticas que iremos apresentar ao público. Tiveram papéis de destaque a nossa historiadora, Belair Stefanello, e também nosso colaborador, Fabrício Souza, que realizou toda a filmagem, junto com o estagiário Giordano Toniazzo”, explicou a diretora do Museu, Vivian Stroschein.

De acordo com a diretora, a Sala 2 foi pensada e organizada com conteúdos disponíveis no Museu. Ela poderá ser acessada das 19h às 20h, até o dia 19 de outubro. A Sala 2 abriu sua programação no dia 13, com um passeio virtual pelo Museu, narrado pela diretora da Rádio Unijuí FM, Claudia Bohrer. Ocorrem narrativas, neste dia, dos povos Guarani e Charrua. No dia 14, segue a narrativa dos povos Kaingang; além de fala de africanos e afro-brasileiros, com o professor Leandro Daronco.

Nesta quinta-feira, dia 15, o professor Jaeme Callai apresenta o tema “Ijuí antes de Ijuí”. E no dia 16, o professor Adelar Baggio e representantes dos Centros Culturais trazem a temática “Imigração – Uma visita ao passado” – assunto que também será abordado no dia 17. “Nestes dois dias, teremos falas dos representantes das etnias, contando como foi a vinda para Ijuí”, comenta a diretora. O professor Ivo Canabarro trata a “História da Fotografia e a importância do Museu nesta história”, no dia 18.

Já no dia 19, o público irá conferir duas atrações: primeiro, conteúdo com a temática “Artesanato e Gastronomia”, a cargo das professoras Maria Regina Johann, Eilamaria Libardoni Vieira e a acadêmica de Gastronomia, Aline Vogt. Por fim, ocorre um passeio virtual realizado pela Cia Cadagy. Este será um conteúdo mais descontraído, segundo Vivian, produzido para as crianças dentro do Museu.

Confira toda a programação e acesse as salas no site da Feira, neste link.  

                         

Promoção: União das Etnias de Ijuí

Apoio: Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV - Organização Internacional de Folclore

PARCEIRO: CIOFF - International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore

Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural

Financiamento da PRÓ-CULTURA RS - GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.

 


Unijuí realiza os últimos ajustes para receber a Fenadi Virtual 2020

               

Os professores, estudantes e equipe técnica da Unijuí estão engajados para a Fenadi Virtual 2020, que acontece na próxima semana, tenha sucesso. Agora as equipes de montagem, finalização e transmissão aceleram o trabalho para realizar os últimos ajustes e testes antes do início do evento.

Nesta sexta-feira (09), a Coordenadoria de Informática ajustou as imagens, editou os vídeos e cenários para deixar o conteúdo atrativo, descontraído e principalmente informativo. Os canais de Youtube estão todos preparados para que o público tenha a melhor experiência possível das atrações. Além disso, os profissionais que vão atuar nos dias de evento estão alinhados com suas tarefas e aguardando o início do do evento. Os uploads de vídeos serão realizados ao longo do final de semana, sendo que os equipamentos de T.I estão todos montados em um Laboratório dedicado exclusivamente para o evento, com computadores de grande poder de processamento e softwares próprios para eventos desta magnitude. 

Uma das atrações da Feira é a gastronomia. E na tarde e noite desta sexta-feira está sendo gravado, no Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade, onde as professoras a professora Tiana Maxine Kronbauer Hintz e os estudantes irão auxiliar as etnias na produção dos seus pratos típicos. A sala As gravações serão veiculadas na sala 3, a partir do dia 13 de outubro.

Já no domingo, a Coordenadoria de Informática, juntamente com a diretora do Museu Antropológico, Vivian Stroschein, e empresas da região vão auxiliar em um ensaio e testes finais para a abertura oficial do evento, que será realizada na segunda-feira, dia 12. Confira a programação completa.

União de esforços pela cultura

Diante do atual cenário de pandemia, pessoas e organizações precisaram se reinventar e planejar de uma forma diferente suas atividades. Por esse motivo, a União das Etnias de Ijuí (Ueti), a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Ijuí uniram esforços para dar continuidade na Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi), que em 2020 chega a sua 34ª edição. A cerimônia oficial acontece dia 12 de outubro, às 19h, no palco do Talk Show, instalado no Salão de Atos do Campus Ijuí. O evento contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. 

O palco principal das atrações culturais do evento será o Salão de Atos do Campus Ijuí. Destinada a todas as faixas etárias, a programação contará diariamente com 10 salas simultâneas e conteúdos variados, incluindo palestras, debates, oficinas, mostras e danças ao vivo, além da reprodução de materiais que marcam a história da Fenadi. Confira uma entrevista completa sobre o evento realizada pela Unijuí FM: 

Para saborear o Festival

O Festival Gastronômico será uma das grandes atrações da Feira. Quem saboreia todos anos os pratos típicos das etnias nas Casas do Parque de Exposição esse ano poderá provar em casa, curtindo as atrações da Fenadi pelo Youtube. Quem nunca provou, terá uma nova oportunidade de conhecer a culinária dos povos imigrantes. Confira como pedir no site do evento.

Tudo se inicia com a ideia de um dos principais articuladores do trabalho da Universidade pela Feira, quando o professor  Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, entra em contato com os cursos de Administração e Ciências Contábeis para criar algo relacionado a gastronomia, que de pronto abraçou a ideia e assim que possível foi apresentada para a UETI.  Após debates, surge o modelo do Festival Gastronômico, proposta para o público experimentar pratos típicos de cada etnia, ultrapassando a barreira do virtual e tornando-seu ma experiência. 

A produção da marca do Festival Gastronômico, o material para o aplicativo Aiqfome, adesivo para as entregas e imagens que serão divulgadas na mídia e redes sociais, foi desenvolvida pelo estudante do curso de Design Eduardo Rubin Deutschmann, com o  auxílio do professor-orientador do estágio obrigatório de Design, José Paulo Medeiros da Silva e de Laura Allabrandt, supervisora. Este projeto tem a condução da professora Fernanda Pasqualini, com a inserção dos cursos de Administração e Ciências Contábeis

           

O Festival Gastronômico vai ocorrer nos dias de Fenadi Virtual e todas as etnias irão participar, exceto os gaúchos. Cada uma delas escolheu um restaurante que irá representá-la, podendo ser ofertado de um a três pratos típicos para esse período. Essa oferta ocorrerá de maneira diferente para cada restaurante, alguns ofereceram ao meio dia, alguns a tarde e outros à noite, diferentes pratos para momentos distintos. A compra pode ser feita diretamente com o restaurante pelo seus canais de contato, ou pelo aplicativo de entregas Aiqfome. Todos os detalhes no site do evento.

Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí.