Outras notícias - Unijuí

Capacitações

Módulo 1 - Capacitação para o uso da Biblioteca

Capacitação ao usuário para utilização dos Serviços da Biblioteca. Informações sobre renovação, empréstimo, reserva, multas, localização de materiais bibliográficos nas estantes.

1. Apresentação do site da Biblioteca
  2. Solicitação de COMUT
  3. Pesquisa no catálogo on-line aplicando diversos filtros de busca. O sistema disponibiliza diversas informações sobre o item pesquisado, como por exemplo, a situação e a localização. Qualquer documento do acervo pode ser localizado por meio de consulta on-line
  4. Normas da Biblioteca

Apresentação e Normas/Regras da Biblioteca

Pesquisando na Biblioteca

Módulo 2 - Capacitação Biblioteca Virtual

A Capacitação em Bases de Dados tem como objetivo capacitar o usuário para pesquisa bibliográfica em bases de dados, seu funcionamento e particularidades. São demonstradas nas bases do Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Digital da UNIJUÍ e bases de acessos gratuito existentes.

1. Cadastro do aluno no Portal da Capes via Rede CAFe
  2. Capacitação da Base de dados da CAPES. Portal de Periódicos da Capes – Apresentação
  3. Como elaborar uma pesquisa bibliográfica; o que existe de comum em todas as bases de dados
  4. Capacitação Biblioteca Digital UNIJUÍ
  5. Capacitação Bases de dados BVS-Psi e BVS-Vet
  6. Bases multidisciplinares

Biblioteca Virtual - Portal CAPES e Biblioteca Digital Unijuí

Módulo 3 - Capacitação sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Capacitar os pesquisadores quanto à apresentação, normalização e estruturação de trabalhos científicos (trabalho de conclusão de curso, dissertação e tese) de acordo com as normas e padrões de documentação nacionais, a ABNT.

1. Conceito e função de uma norma técnica
  2. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e suas normas de Documentação
  3. Trabalhos acadêmicos:
    • Apresentação de Trabalhos Acadêmicos NBR 14724
    • Referências Bibliográficas NBR 6023
    • Citações NBR 10520

Módulo 4 - Visita Orientada

Fornecer informações sobre o regulamento da biblioteca, a disposição do acervo nas estantes (CDU e CUTTER), os direitos e deveres dos usuários, entre outras informações. Além disso, o usuário toma conhecimento dos serviços oferecidos.

Programação:

1. Palestra e posterior visita dirigida às instalações da Biblioteca, oferecido aos alunos da Unijuí com o objetivo de fornecer informações sobre o regulamento da biblioteca, a disposição do acervo nas estantes, os direitos e deveres dos usuários, entre outras informações.
  2. Adquirir conhecimento dos serviços oferecidos.
  3. Fornecer informações gerais sobre: horário de atendimento, regulamento da biblioteca, direitos e deveres dos usuários.
  4. Apresentação dos serviços oferecidos: empréstimo, comutação bibliográfica, levantamentos e normalização bibliográfica, entre outros.