
Um gesto de generosidade e amor ao próximo marcou a rotina da Escola de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) nos últimos dias. Hector Pillatt Ramos, estudante do 4º ano do ensino fundamental, demonstrou uma maturidade e empatia admiráveis ao decidir doar seus cabelos à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN).
A doação de cabelos representa um importante apoio para pacientes com câncer, que muitas vezes lidam com a perda capilar como um efeito colateral do tratamento. As perucas confeccionadas a partir dessas doações contribuem significativamente para a recuperação da autoconfiança e para a melhora da qualidade de vida durante esse período desafiador.
“Doei meu cabelo pra deixar outras pessoas felizes”, contou. A mãe, Nadiane Pillatt Ramos relata que "Há dois anos, o Hector nos pediu para deixar o cabelo crescer, e nós, como pais, apoiamos essa decisão dele. Agora, em abril, ele decidiu cortar. Tentamos conversar um pouco, mas o Hector é muito determinado quando tem uma ideia. Então, sugeri se ele não gostaria de doar o cabelo, e ele topou na hora! Expliquei o quanto esse gesto seria bonito e importante".
A iniciativa de Hector serve como um belo exemplo para toda a comunidade escolar e para a sociedade em geral. Seu ato de bondade demonstra que a solidariedade não tem idade e que pequenas ações podem gerar um impacto enorme na vida de outras pessoas.
Na tarde do dia 17 de abril, a turma 221 do Ensino Médio da EFA embarcou em uma jornada de aprendizado que extrapolou os muros da sala de aula. Acompanhados pelos professores do projeto Conexões, os estudantes realizaram um enriquecedor city tour pela emblemática Rua do Comércio, traçando um percurso que conectou o presente vibrante da cidade com as marcas de seu passado.
A iniciativa, que teve como ponto de partida a própria EFA e como destino final a histórica Praça da República, foi cuidadosamente planejada para complementar os estudos da turma sobre "Cidades inteligentes e o Futuro das cidades". A experiência prática foi precedida por um importante trabalho de identificação de prédios antigos na paisagem urbana de Ijuí. Para isso, os alunos mergulharam na rica Exposição Diversidade Urbana de Ijuí, gentilmente oferecida pelo MADP (Museu Antropológico Diretor Pestana).
Munidos do conhecimento adquirido na exposição, os jovens exploradores percorreram a Rua do Comércio com um olhar mais atento e crítico. Cada edificação, cada detalhe arquitetônico, ganhou um novo significado, revelando camadas da história e da evolução urbana de Ijuí.
O roteiro do city tour contemplou pontos de grande relevância histórica e cultural para o município. A imponente estação ferroviária, outrora um importante centro de conexão e desenvolvimento, despertou a imaginação dos estudantes sobre os tempos áureos do transporte ferroviário. O moderno viaduto da 12 de Outubro, por sua vez, contrastou com as construções mais antigas, levantando discussões sobre o crescimento e as transformações da cidade ao longo do tempo.
Um olhar nostálgico foi dedicado ao local onde outrora se erguia o antigo Hotel Glitz, um marco na história da hotelaria ijuiense. Os prédios comerciais que circundam a Praça da República e as ruas José Bonifácio e 15 de Novembro também integraram o percurso, permitindo aos alunos observar a dinâmica do comércio local e a arquitetura que moldou o centro da cidade.
A atividade proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de vivenciar a história de Ijuí de forma palpável, conectando o conteúdo teórico estudado em sala de aula com a realidade concreta do seu entorno. Ao observar e analisar os edifícios antigos, os alunos puderam refletir sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural para a construção de cidades mais inteligentes, que valorizam sua identidade e memória.

A nova diretoria do Grêmio Estudantil Chico Mendes – GECOM, da EFA, foi empossada na manhã do dia 29 de maio, no auditório da Escola. Com 85% de aprovação, a chapa “Fluxo Estudantil” assume o comando das atividades do Grêmio no ano de 2025. A presidente é a aluna Eduarda Reichert da turma 231, tendo como vice, Henrique Huth da turma 211.
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na Escola, permitindo que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

A EFA lançou este ano um novo projeto extraclasse para seus estudantes, a Patinação Artística. Essa prática desenvolve coordenação, flexibilidade e força, permitindo realizar figuras, saltos, giros e coreografias ao som da música. A modalidade pode ser praticada tanto como hobby quanto em nível competitivo.
A EFA oportuniza a todos seus estudantes diversas possibilidades para ampliar seus conhecimentos, desenvolver o crescimento socioemocional, expandir suas habilidades, se expressar de maneira autêntica e se comunicar de forma eficaz, por meio de diferentes vivências envolvendo a música, o teatro e as artes plásticas. Para além do turno da aula, as crianças, adolescentes e jovens podem participar de outros projetos já consolidados, como o Balé, Futsal, Judô, Vôlei, Música, Banda Marcial, Cadagy Infantil e Atletismo.
As inscrições estão abertas para os estudantes da EFA e a comunidade e podem ser realizadas na secretaria da Escola. Crianças com idade de 6 a 10 anos têm aulas todas às terças-feiras, das 9h às 10h15min, e de 11 a 16 anos às quartas-feiras, das 15h30min às 17h, ambas no Ginásio da Escola.
Na última terça-feira, 18 de março, aconteceu no auditório da EFA, a solenidade de posse dos novos pais conselheiros das turmas e a escolha da nova gestão do Conselho de Pais para os próximos dois anos, sendo eleita como presidente a mãe Vanessa Bamberg e vice-presidente a mãe Nadiane Pillatt.
Os pais conselheiros são membros da comunidade escolar que se voluntariam para colaborar com a gestão da Escola. Eles têm um papel fundamental na construção de um ambiente educacional mais participativo e democrático, atuando como representantes dos pais e responsáveis nas decisões da escola.
A solenidade de posse foi um momento de celebração e compromisso. A diretora da escola, professora Maristela Cristiane Heck, agradeceu o empenho dos pais e destacou a importância da participação da família na vida escolar dos estudantes, uma vez que, quando escola e família se alinham, os estudantes sentem que têm uma rede de apoio sólida. Isso pode ajudar a superar desafios, seja na vida escolar ou fora dela, proporcionando mais segurança e estabilidade para crianças, adolescentes e jovens.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.