
Em uma iniciativa para conectar o conhecimento teórico à prática, o projeto “Conexões” do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, proporcionou aos estudantes do segundo ano do Ensino Médio uma oficina sobre mobilidade urbana. A atividade, realizada no dia 21 de agosto, foi ministrada por Marcos e Júnior, proprietários da empresa ijuiense Pindorama Bicicletas.
A tarde de aprendizado foi dividida em dois momentos. Na primeira parte, mais teórica e explicativa, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, compreendendo os desafios e as soluções para a mobilidade nas cidades. A discussão incluiu tópicos como o uso de transportes alternativos, a importância das ciclovias e os benefícios ambientais e sociais de uma cidade mais acessível.
Em um segundo momento, a turma visitou o espaço da Pindorama Bicicletas, onde pôde conhecer de perto a proposta da empresa. A visita serviu como uma forma de visualizar as ideias discutidas na teoria, mostrando como a empresa contribui para a mobilidade urbana em Ijuí por meio da promoção do uso de bicicletas e patinetes elétricos. A experiência proporcionou uma visão concreta de como os negócios locais podem ser agentes de mudança positiva na comunidade.
A oficina reforça o objetivo do projeto “Conexões” de ir além da sala de aula, estimulando os estudantes a pensar criticamente sobre questões relevantes para o seu cotidiano e para o futuro das cidades. A parceria com a Pindorama Bicicletas demonstra o valor de trazer a experiência de profissionais do mercado para enriquecer o processo de aprendizagem dos estudantes.
Na última quinta-feira, 14 de agosto de 2025, o projeto Conexões do Ensino Médio da EFA promoveu uma tarde especial para a turma 211, com a realização de duas oficinas que combinaram teoria e prática para aprofundar o conhecimento dos estudantes em áreas essenciais para a vida profissional.
A primeira oficina, mediada por Stela Maris Enderli, professora de Administração da Unijuí, abordou a complexa temática dos impostos e seus impactos diretos na vida pessoal e empresarial. A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão clara sobre como a carga tributária afeta as finanças e as decisões no cotidiano, tanto de indivíduos quanto de negócios.
Em seguida, a professora de Comunicação Social da Unijuí, Rubia Schwanke, conduziu a segunda oficina, focada em marketing, comunicação e propaganda, explorando como esses elementos são cruciais para a divulgação de ideias, produtos e serviços, oferecendo aos estudantes uma visão prática sobre as estratégias utilizadas para alcançar diferentes públicos.
O projeto Conexões, que completa quatro anos de existência, tem como principal meta auxiliar os estudantes do Ensino Médio em suas escolhas profissionais. A iniciativa busca proporcionar vivências e experiências em diversas áreas do saber, permitindo que os alunos explorem as diferentes possibilidades de carreira de forma prática e informada.
A proposta pedagógica da EFA para o Ensino Médio visa ir além do ensino tradicional, incentivando a formação crítica e o protagonismo estudantil. Ao conectar o conhecimento científico à realidade que cerca os alunos, a escola propõe que eles busquem soluções sustentáveis para problemas reais, relacionando conceitos de diferentes áreas e espaços.
Essas oficinas são um exemplo prático do compromisso da escola em oferecer uma educação que não apenas prepare os estudantes para o futuro, mas que também os incentive a serem agentes de mudança em suas comunidades.
No dia 14 de agosto, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, sob orientação do professor Leandro Renner de Moura, embarcaram em uma experiência pedagógica criativa e interdisciplinar: a produção de dioramas artísticos retratando a Literatura Quinhentista no Brasil.
A atividade, desenvolvida ao longo de várias semanas, teve início com a pesquisa e o estudo do conteúdo em sala de aula. Os alunos revisitaram o contexto histórico do século XVI, marcado pelo período do descobrimento e da colonização, e analisaram textos fundamentais, como a Carta de Pero Vaz de Caminha e as produções de missionários jesuítas. Esse mergulho literário foi essencial para compreender as primeiras manifestações escritas no Brasil, que uniam descrição da terra recém-descoberta e projetos de catequese.
Com base nesse conhecimento, os grupos de estudantes deram início à construção dos dioramas, utilizando técnicas artísticas e recursos visuais variados. Papel, tinta, argila, tecidos e materiais recicláveis foram transformados em verdadeiras maquetes narrativas, que ilustraram episódios marcantes do Quinhentismo, como o encontro entre indígenas e portugueses, as descrições da natureza exuberante e os primeiros contatos culturais e religiosos.
O processo, no entanto, não se restringiu à confecção dos dioramas. A proposta envolveu também a organização de roteiros de encenação teatral, integrando literatura, arte e expressão cênica. Os alunos elaboraram diálogos, ensaiaram cenas e buscaram transmitir a atmosfera do período histórico por meio da dramatização. Cada grupo vivenciou intensos momentos de preparação, que exigiram colaboração, disciplina e dedicação nos ensaios.
Segundo o professor Leandro, a atividade proporcionou não apenas o aprendizado sobre o Quinhentismo, mas também o aperfeiçoamento de competências como trabalho em equipe, criatividade, expressão oral e a valorização da arte como linguagem de conhecimento.
O resultado final foi uma apresentação que encantou as turmas convidadas. Os dioramas, expostos em conjunto com as encenações, transportaram o público para o século XVI, revelando o olhar crítico e criativo dos alunos sobre o período que marca o início da história cultural brasileira. A experiência demonstrou, de forma prática e envolvente, como o estudo literário pode ultrapassar os limites dos livros e ganhar vida em múltiplas linguagens, tornando-se uma verdadeira ponte entre passado e presente.
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Entre os dias 28 e 30 de maio de 2025, a Turma 211 do Ensino Médio viveu uma incrível viagem de estudos até Porto Alegre/RS! Com foco em aprendizagem significativa e contextualizada, os estudantes tiveram a chance de aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades sociais.
A jornada incluiu aprendizagem teórico-prática com a revisão, aprofundamento e articulação de temas trabalhados em sala de aula de forma vivencial. Através do estudo in loco, exploraram o Museu da PUC e o Centro Histórico, realizando um city tour pela Bienal e outros principais pontos da Capital.
Professores que acompanharam:
@murilomiquelucci (Biologia)
@janainafeller (Arte)
@fabiane.sprestes (Geografia)
Entre os dias 06 a 09 de agosto de 2025, a Turma 231 do Ensino Médio da EFA viveu uma incrível viagem de estudos à Tríplice Fronteira (Brasil - Argentina – Paraguai).
A jornada incluiu aprendizagem teórico-prática com a revisão, aprofundamento e articulação de temas trabalhados em sala de aula de forma vivencial. Através do estudo in loco, compreenderam os impactos socioeconômicos e ambientais de grandes obras de infraestrutura, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, discutiram a importância da biodiversidade e das unidades de conservação na região da Tríplice Fronteira e refletiram sobre os impactos históricos e geopolíticos da região de Foz do Iguaçu, promovendo a compreensão das dinâmicas territoriais, econômicas e políticas.
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