Na última segunda-feira, dia 17 de junho, as turmas C61 e C62 dos Anos Finais da EFA participaram de uma oficina de jogos didáticos no laboratório de matemática da Unijuí. O momento aconteceu durante a aula de Matemática do professor Alan Cavallin, que levou os estudantes até o local. A professora Cláudia Piva iniciou com um momento mágico e matemático dos números, tecendo uma ponte entre a teoria e a prática de forma lúdica e inspiradora, culminando com um circuito de jogos.
Em conjunto com o projeto “A Formação e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática e do Professor Que Ensina Matemática na Educação Básica", a oficina proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora além da sala de aula, desenvolvendo suas habilidades matemáticas de forma prazerosa e significativa, e construindo uma relação mais positiva com essa disciplina.
Para completar a experiência, a turma teve a honra de receber a presença do professor Peterson Cleyton Avi, coordenador do projeto, e seus bolsistas. Juntos, eles proporcionaram aos alunos um contato ainda mais rico com a matemática, estimulando a curiosidade e o interesse por essa área do conhecimento.
A iniciativa demonstra o compromisso da escola em oferecer aos seus alunos uma educação de qualidade, que valoriza a experimentação, a criatividade e o trabalho em equipe. Através de atividades inovadoras e motivadoras, a escola busca despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem e prepará-los para os desafios do futuro.
Desde pequenas, as crianças precisam ser incentivadas a conhecerem as diversas possibilidades de uma alimentação saudável, que proporciona selecionar o que é importante e o que é dispensável para nutrir o corpo.Dessa forma, precisam ser estimuladas a consumir os alimentos apresentados na cadeia alimentar, como exemplo, alimentos in natura ou minimamente processados.
A partir destas constatações, as turmas A31 e A32 da Educação Infantil da EFA - Centro de Educação Infantil Francisco de Assis, desenvolveram o projeto "Comer, comer para poder crescer!", no qual as crianças realizaram uma vivência interativa denominada “Semáforo dos Alimentos”, indicando quais dão sinal "Verde" para a nossa saúde: Perigo: Evite usar. Cuidado: Comer pouco. Avance: Comer à vontade. Ao refletir sobre estas necessidades de cuidado, as professoras regentes Sônia Falcão e Deisi Boelter realizaram uma oficina literária com a história “ O Sanduíche da Maricota” e na sequência prepararam com as crianças um delicioso e nutritivo sanduíche.
O projeto visa desenvolver o conhecimento sobre alimentos saudáveis, a importância de uma alimentação balanceada, e habilidades para fazer escolhas alimentares conscientes, alinhados aos objetivos da BNCC.
Na noite da última quinta-feira, dia 6 de junho, o Salão de Atos da Unijuí recebeu um público engajado para a palestra sobre "Escola e Família: Limites e potencialidades das tecnologias digitais.” Promovida pela EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis e pelo Conselho de Pais, o evento reuniu famílias da escola e professores para um debate sobre os desafios e riscos que as tecnologias digitais apresentam na educação das crianças e jovens.
A mediação da palestra esteve sob a responsabilidade da Professora Mestra Sandra Nunes Rosa, que conduziu o diálogo com maestria, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e reflexões. As palestras ficaram por conta da Professora Doutora Sirlei Rigodanzo e do Professor Doutor Sidnei Pithan da Silva, ambos especialistas renomados na área de educação e tecnologia.
Em suas apresentações, os palestrantes abordaram diversos aspectos relacionados às mídias digitais, como a importância do uso responsável das mídias digitais por crianças e jovens, o papel fundamental da família e da escola na orientação e acompanhamento dos alunos no ambiente online. A professora Drª Sirlei, destacou a importância do diálogo aberto e honesto entre pais e filhos sobre o uso das tecnologias, enquanto que o professor Dr. Sidnei ressaltou o papel da escola na formação de cidadãos digitais críticos e responsáveis. Ao final do evento, os palestrantes responderam perguntas da plateia e ofereceram dicas práticas para o uso consciente das mídias digitais em casa e na escola.
Na tarde do dia 6 junho, as turmas B41 e B51 da EFA realizaram a Feira de Ideias e Criações, finalizando o projeto da Jornada de Pesquisa sobre a invenção do dinheiro. Durante a feira, os alunos apresentaram suas criações, como brinquedos, jogos e até mesmo uma moeda própria, a MOEFA.
As crianças se dedicaram à pesquisa e à produção de suas invenções ao longo dos últimos meses. Elas aprenderam sobre a história do dinheiro, desde as primeiras trocas de bens até a criação das moedas e cédulas que utilizamos hoje em dia.
"A Feira de Ideias e Criações é um fechamento do nosso projeto da Jornada de Pesquisa, que era sobre a invenção do dinheiro", explica a professora Magda Raquel, regente da turma B41. "O grupo estudou sobre um tempo em que não existia o dinheiro e o dinheiro que jä circulou no nosso país. Esse trabalho também abordou a questão do reaproveitamento e da reciclagem, que também fizeram jogos e brinquedos."
Além de aprender sobre a história do dinheiro, os alunos também desenvolveram suas habilidades de criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas. A feira foi uma oportunidade para que apresentassem e explorassem suas criações entre as duas turmas e para que aplicassem o que aprenderam sobre a importância da. Educação Financeira.
"Os alunos se dedicaram muito ao projeto e estão muito felizes com o resultado", afirma a professora Raquel. "A feira foi um grande sucesso e uma ótima maneira de finalizar a Jornada de Pesquisa."
Um dos destaques da feira foi a criação da MOEFA, a moeda própria da EFA. As crianças criaram os seus próprios modelos de cédulas, votadas e escolhidas de forma democrática, em sala de aula. A MOEFA foi utilizada para a compra e venda de produtos na feira, e também para a locação de brinquedos e jogos.
"A criação da MOEFA foi uma forma de os alunos aprenderem sobre o valor do dinheiro e sobre a economia", explica a professora Raquel. "Eles também aprenderam sobre a importância do trabalho e da responsabilidade."
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, em parceria com o Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí, realizaram para os estudantes no dia 4 de junho, uma Exposição Interativa de Experimentos de Física. A mostra, que também esteve disponível para a comunidade no auditório da Escola, reuniu mais de 40 experimentos que exploraram diferentes áreas da física, como Mecânica, Eletricidade, Magnetismo, Óptica, Física Moderna e Astronomia.
A exposição, que tem como objetivo despertar a curiosidade e o interesse pela ciência, proporcionou aos visitantes uma experiência imersiva e interativa. Através de experimentos práticos e lúdicos, os participantes puderam aprender sobre diversos conceitos físicos de forma divertida e acessível, indo ao encontro da proposta do Projeto de Extensão.
"A física está presente em tudo ao nosso redor, desde o funcionamento do nosso corpo até as tecnologias que utilizamos no dia a dia", explica o professor Nelson Toniazzo, coordenador do Projeto Física para Todos. "Com essa exposição, queremos mostrar que a física não é uma disciplina abstrata e difícil, mas, sim, uma área do conhecimento que pode ser compreendida por todos, de forma divertida e interessante."
A Exposição Interativa de Física é uma iniciativa que contribui para a difusão da cultura científica e tecnológica na comunidade. Ao promover o aprendizado de forma lúdica e interativa, a exposição desperta a curiosidade e o interesse pela ciência, especialmente entre os jovens.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.