A Semana da Enfermagem 2025, realizada em Três Passos nos dias 12, 14 e 20 de maio, promoveu reflexões cruciais sobre os desafios e a importância dos profissionais da enfermagem na atualidade. O evento, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital de Caridade de Três Passos e o Centro de Educação Profissional Francisco de Assis (EFA), reuniu especialistas para discutir temas relevantes para a categoria.
As palestras, que ocorreram no auditório da Prefeitura Municipal, na Sala de Espera do Setor de Imagem do Hospital e no Auditório do Campus Unijuí Três Passos, abordaram diversos aspectos da prática profissional.
A enfermeira Tais Dalla Nora Trombetta destacou o papel fundamental da enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando a importância desses profissionais no atendimento integral e na garantia de acesso à saúde para todos, especialmente populações vulneráveis. Em um mundo cada vez mais conectado, a enfermeira Silvia Regina Ceccato trouxe um alerta sobre a ética profissional nas redes sociais, ressaltando que a responsabilidade e a confidencialidade devem ir além do ambiente físico e se estender ao digital.
Com o tema "Valorizando quem cuida para transformar o cuidado", a enfermeira Viviane Boneli inspirou os participantes sobre a importância do reconhecimento, bem-estar e formação contínua dos enfermeiros. Segundo ela, investir na saúde desses profissionais fortalece todo o sistema de saúde e eleva a qualidade do atendimento ao paciente.
Já a médica nefrologista Dra. Maria Isabel Leszczynski Dutra abordou o papel essencial da enfermagem no cuidado a pacientes com insuficiência renal, destacando a atuação dos enfermeiros como essencial no acompanhamento, orientação e acolhimento desses pacientes, promovendo autocuidado e qualidade de vida.
A Semana da Enfermagem 2025 se consolidou como uma valiosa oportunidade de aprendizado e debate, reforçando a importância da atuação, ética e valorização dos profissionais de enfermagem. A colaboração entre as instituições organizadoras demonstrou o poder do esforço conjunto para aprimorar o cuidado em saúde e inspirar continuamente os profissionais a garantir um atendimento de qualidade e humanizado.
Na EFA, preparar os estudantes para os desafios do futuro vai muito além da sala de aula. Por meio de uma proposta inovadora que integra estágio, orientação personalizada e vivências acadêmicas reais, os alunos do Terceirão estão um passo à frente na escolha de suas carreiras.
No mês de abril, os estudantes participaram de uma experiência transformadora ao serem visitados pela UNIJUÍ, universidade parceira da EFA. Durante essa imersão, puderam conhecer de perto os cursos de seu interesse, conversar com coordenadores e mergulhar no universo do ensino superior. Um momento de inspiração e descoberta que fortalece sonhos e amplia horizontes.
Mas o diferencial da Escola vai ainda mais longe. Na EFA, os alunos têm a chance única de realizar 80 horas de estágio na área que desejam seguir — antes mesmo do vestibular. Essa vivência prática, no contraturno, aproxima os jovens do ambiente profissional e ajuda na tomada de decisões mais conscientes sobre seu futuro.
A jornada é acompanhada por momentos de orientação pedagógica e culmina em um seminário, onde cada estudante compartilha suas experiências e aprendizados com colegas e educadores e entrega o relatório destas vivências. Uma verdadeira conexão entre teoria, prática e autoconhecimento.
Na EFA, educar é promover conexões entre saberes, valores e projetos de vida, formando não apenas estudantes, mas protagonistas conscientes e atuantes do próprio futuro.
No dia 05 de Maio aconteceu no Centro de Eventos da Unijuí a 3ª edição da Mesa Literária, organizada pela turma do terceiro ano do Ensino Médio da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, sob orientação do professor de Literatura, Dr. Leandro Renner de Moura.
Com o tema “Em português nos entendemos: história, cultura e poesia nas trilhas da Literatura lusófona”, o evento contou com a presença dos estudantes do Ensino Médio da escola, equipe diretiva e da convidada especial deste ano, a professora Vera Raddatz, coordenadora do projeto do município de Ijuí, “Roda Literária”.
Em um ambiente acolhedor, com música e distribuição de cartões postais, a Mesa desse ano apresentou a literatura produzida em países falantes do Português, dando destaque para oito obras literárias de escritores e escritoras de grande renome, em um dia muito especial, em que se comemora o dia internacional da língua portuguesa.
Divididos em seis grupos, os terceiranistas organizaram suas apresentações em três momentos: um percurso pela história e cultura do país lusófono, o reconhecimento da trajetória pessoal e intelectual dos escritores e a contemplação das obras, que foi objeto de leitura ao longo do primeiro trimestre.
Segundo o professor Leandro Moura, “a dedicação integral dos estudantes garantiu a qualidade dos trabalhos e o alcance do principal objetivo da Mesa, que é ser um espaço de interlocução e aprendizagem pelo viés da Literatura. A organização do evento começa pela escolha da temática, das obras e da leitura das mesmas. Concluída a primeira etapa, a turma divide ações e inicia a estruturação do trabalho, o que compreende a confecção do Banner do evento, dos cartões postais alusivos ao tema, a organização do rol de entrada tematizado, e, por fim, a produção de conteúdo, curtas-metragens, mini documentários e podcasts. Sobre esta última etapa, devo acrescentar que os grupos apresentaram performance extraordinária na transmissão das informações e também ao articularem questões que despontam de cada livro com temas contemporâneos e nacionais, mostrando segurança, apropriação linguística e amplo domínio das narrativas”.
De acordo com a diretora da escola, Maristela Cristiane Heck, “a Mesa Literária tem se consolidado na EFA como uma iniciativa de grande relevância, destacando-se pelo papel transformador que exerce há três anos consecutivos, sob a orientação criteriosa e perspicaz do professor Dr. Leandro Renner de Moura. Com maestria, ele tem promovido uma experiência encantadora de aproximação dos estudantes às obras clássicas e contemporâneas da literatura mundial, possibilitando-lhes a ampliação do repertório cultural por meio do contato sensível e significativo com a leitura. É gratificante acompanhar o crescimento individual de cada estudante ao longo desse percurso. Este evento representa, de forma concreta, a consolidação dos objetivos formativos da EFA, que tem, em sua base pedagógica, o compromisso com as ciências, a arte e, especialmente, a literatura.”.
Abaixo, segue a lista das obras com seus respectivos autores e países de origem:
MOÇAMBIQUE
Obra: Niketche: uma história de poligamia
Autoria: Paulina Chiziane
Obra: O último voo do flamingo
Autoria: Mia Couto
ANGOLA
Obra: Mayombe
Autoria: Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, pseudónimo Pepetela
PORTUGAL
Obra: O conto da ilha desconhecida
Autoria: José Saramago
CABO VERDE
Obra: Chiquinho
Autoria: Bastasar Lopes da Silva
TIMOR LESTE
Obra: O plantador de abóboras
Autoria: Luís Cardoso
BRASIL
Obra: Ainda estou aqui
Autoria: Marcelo Rubens Paiva
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Obra: As meninas
Autoria: Lygia Fagundes Telles
Em alinhamento com a Semana Nacional da Educação Financeira, a turma C91 e os estudantes do Ensino Médio tiveram uma oportunidade enriquecedora na última sexta-feira, 16, participando de uma palestra focada nessa temática, com tema crucial para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida adulta.
A convite da escola, a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Ijuí marcou presença, trazendo expertise e informações valiosas sobre o universo financeiro. A responsável por conduzir a palestra foi Maria Luísa Viana, renomada advogada com especialização em direito bancário e coordenadora da referida comissão.
Durante o encontro, os estudantes puderam absorver conhecimentos sobre planejamento financeiro, orçamento pessoal, a importância da poupança e investimentos conscientes. A abordagem da Dra. Maria Luísa Viana, com sua experiência em direito bancário proporcionou uma perspectiva fundamental sobre os direitos e deveres dos consumidores no sistema financeiro.
A iniciativa reflete o engajamento da EFA em oferecer aos seus estudantes uma formação integral, que vai além do conteúdo acadêmico tradicional. Ao abordar a educação financeira, a escola prepara os jovens para tomadas de decisão mais seguras e informadas com planejamento em suas escolhas para a vida futura.
Na última quinta-feira, 16.05, a turma 211 do Ensino Médio vivenciou nos Laboratórios de Gastronomia e Nutrição da Unijuí atividades práticas sobre processos fermentativos aplicados à produção de alimentos. Na ocasião, os estudantes executaram algumas receitas, acompanhados de professores e alunos do Curso de Gastronomia, um estudo que ampliou aprendizagens e contribuiu no processo de formação dos estudantes. O momento interdisciplinar foi preparatório para o desafio gastro empreendedor que acontece no final deste ano, tendo como propósito apresentar para uma banca um produto elaborado pelos alunos, respeitando todos os critérios pré estabelecidos.
A atividade faz parte do projeto CONEXÕES, iniciado há quatro anos, tendo como objetivo possibilitar que os estudantes vivenciem práticas formativas e experiências em diferentes áreas do saber, a fim de conhecerem as diversas possibilidades profissionais, contribuindo assim para suas escolhas profissionais.
A proposta pedagógica para o Ensino Médio da EFA visa uma formação crítica e com protagonismo dos estudantes, conectando-se à realidade que os cerca e propondo soluções sustentáveis embasadas no conhecimento científico, relacionando conceitos em diferentes áreas e espaços.
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