Sim, o intercâmbio é possível - Unijuí

Sim, o intercâmbio é possível

Angélica

Ela é coordenadora de intercâmbio com universidades portuguesas e garante que estudar na Europa não é um sonho distante

Angélica Moreira é professora do Departamento de Ciências da Saúde (DCSa) da UNIJUÍ, com mestrado na Universidade do Porto ela é responsável, também, atualmente, pela coordenação de intercâmbio com universidades portuguesas. Com sua experiência e conhecimento a professora desmistifica a ideia de que estudar em outro país está fora da realidade da maioria dos estudantes. Em entrevista ao Tá Ligado ela fala sobre custos e possibilidades para quem quer realmente fazer um intercâmbio.

Tá Ligado - Com sua base de experiências na orientação de alunos da UNIJUÍ que realizaram intercâmbio é possível dizer que, atualmente, está mais acessível viver esta experiência?

Angélica - Com certeza. A facilidade com que os alunos da UNIJUÍ encontram em realizar um período de estudos em renomadas instituições de ensino superior da comunidade européia, por exemplo, se dá principalmente pelo fato de que os coordenadores do intercâmbio conhecem a realidade à que os nossos acadêmicos serão encaminhados.

Tá Ligado - Uma das maiores dificuldades na questão intercâmbio é o fator custo. Para que valor econômico um estudante que quer estudar no exterior precisa estar preparado?

Angélica - A Reitoria da Universidade do Porto (em Portugal) apresenta um setor responsável pela mobilidade de estudantes provenientes de países latino americanos. Após o aceite do aluno da UNIJUÍ para a realização de um período de estudos na referida instituição, este setor nos encaminha juntamente com a carta de aceite, informações básicas sobre custo de vida, devidamente atualizado, incluindo valor do litro de leite, jornal, cinema, transporte urbano, etc., e também sobre possíveis moradias, caso não haja vaga em residência universitária. Portanto, para que um aluno consiga pagar as suas despesas que incluem moradia, alimentação e transporte, informamos um custo mensal de R$ 1400,00.

Tá Ligado - Onde é possível economizar?

Angélica - Com base em informações provenientes de alunos que retornaram do intercâmbio no mês de fevereiro de 2009, os mesmos conheceram países europeus economizando em alguns pontos como por exemplo: realizando as refeições apenas em cantinas universitárias, ou preparando-as em casa e/ou dividindo apartamento com mais estudantes ficando dentro do orçamento estimado em R$ 1400,00 mensais. Ta Ligado - Que dicas você pode dar aos alunos interessados em realizar intercâmbio para que realmente possam viver esta experiência?

Angélica A experiência de ser "intercambista" é única e inesquecível. Como coordenadora acompanho os alunos durante toda a realização do intercâmbio. A UNIJUÍ isenta os alunos do pagamento das mensalidades dos componentes curriculares cursados no exterior mediante o seu aproveitamento, tornando esta experiência extremamente viável do ponto de vista econômico.
Participar de um período de estudos em instituições renomadas de ensino superior do exterior enriquece o currículo do nosso acadêmico, traz para a sua vida uma inestimável bagagem sociocultural promovendo uma visão globalizada com relação ao seu campo profissional, podendo este ser o grande segredo do sucesso.