Terra à Vista - Unijuí

Terra à Vista

Redescobrindo terras já visitadas - relatos de intercambistas da UNIJUÍ

Quinhentos e nove anos após os primeiros Portugueses desembarcarem em terras Brasileiras, nós estudantes intercambistas da UNIJUÍ, nos encontramos aqui em Portugal para uma tarefa muito semelhante à de Pedro Álvares Cabral: buscar riquezas e ampliar nossos horizontes.

Certamente esta é uma das mais gratificantes experiências que um estudante pode se sujeitar. Assim, seduzido por esta certeza, eu e mais quatro alunos, das mais diversas áreas da UNIJUÍ, nos determinamos a embarcar nesta aventura, repleta de descobertas e conhecimentos e surpresas jamais imaginadas antes.

Conseguimos essa proeza, graças ao o programa de intercâmbios da UNIJUÍ, que hoje é um dos programas mais completos da região, pois além de oferecer vagas em praticamente todas as áreas da graduação, disponibiliza contatos diretos com Instituições de ensino de diversos países. Desta forma, em meu caso, estudante de Engenharia Mecânica pela UNIJUÍ- UERGS, realizei minha inscrição tendo como destino a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), uma das melhores faculdades de engenharia de toda Europa.

Existem fatos que ocorrem em um intercâmbio que não são esquecidos e por isso se tornam esta passagem totalmente única e especial. Conhecer, conviver e, muitas vezes, fazer amizade com pessoas das mais diversas partes do mundo como Letônia, Rep. Checa, Japão, Estônia, Alemanha, Itália e nossos anfitriões os portugueses, é um belo exemplo do que pode acontecer em momentos completamente únicos!

Assim, a travessia que hoje fazemos, pouco se difere da realizada por nosso descobridor pois também fazemos descobertas únicas. E cada aventureiro que for capaz de retirar das linhas dos livros os relatos estudados ao longo de sua formação e transformá-los neste intercâmbio, certamente levará consigo ,além de muito conhecimento, o sentimento de crescimento pessoal e de que terá muitas histórias para contar!

Renato Zambonato Júnior – intercambista da UNIJUÍ na Universidade do Porto