Da Polônia à terra de samba e pandeiro - Unijuí

Da Polônia à terra de samba e pandeiro

Agata Jankowska, intercambista da Polônia, descobre um "novo" Brasil.

Vim para o Brasil para realizar a pesquisa para o meu trabalho final de Mestrado. Faz três anos que me dedico a estudar assuntos relacionados com o Brasil, e estou maravilhada com a miscigenação do povo e a riqueza dos gêneros musicais que a terra brasileira produz e também apaixonada perdidamente pelo folclore nordestino. Agora aproveito a estadia no RS para descobrir as músicas gauchescas e a história do Rio Grande do Sul, que é muito interessante, até porque os poloneses fizeram parte da construção desta história.

O intercâmbio no Brasil não é o primeiro e espero que não seja o último que estou realizando. Adoro viajar e conhecer novas culturas e para isso não existe melhor país do que o Brasil, com o seu povo tão diferenciado e tão bonito.

Adorei o povo do Rio Grande do Sul e do Paraná, as pessoas são muito queridas, acolhedores e bem humoradas. Fiz amizades e vou sentir saudades. Estou feliz aqui, o único problema é que a minha alma é muito mais nordestina e carioca do que gaúcha, ou até do que polonesa :), a minha alma é do violão da bossa nova e da roda de samba, é dos bares de Lapa e do Mercado Modelo, é da vagabundagem numa tarde em Itapuã mesmo.

Agata Jankowska
Estudante do 5º ano da Filologia Ibérica da Universidade Maria Curie-Skłodowska, em Lublin, Polônia. Filologia Ibérica abrange estudos sobre a língua, literatura, cultura e história dos países da fala espanhola e portuguesa.