Eyjafjallajoekull - Unijuí

Eyjafjallajoekull

Calma! Isto não foi um palavrão! Você já ouviu falar no Eyjafjallajoekull? Não? Pois então, nós o apresentamos à você: o Eyjafjallajoekull é um vulcão islandês que tirou o sono de milhares de passageiros da Europa no início do mês de maio. As cinzas do vulcão afetaram cerca de mil voos.

Os saguões dos aeroportos ficaram lotados, com pessoas perdidas, sem ter para onde ir. E no meio desta multidão desolada, eis que uma universitária da Unijuí observa os painéis informativos de chegadas e partidas dos voos, a maioria cancelada, do aeroporto de Bergamo, próximo a Milão.

Cristine Scheuer, acadêmica do Curso de Farmácia da UNIJUÍ, realiza intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, desde fevereiro. Aproveitou a folga na faculdade para viajar e conhecer a Europa.

“À primeira vista isso não nos assustou, achamos um tanto estranho, mas não nos importamos muito com os cancelamentos. Mas será que isso não seria algo importante? Sim, isso era importante! Às 4h da madrugada, meio sonolentos, duas brasileiras que também estudam na Universidade do Porto, vieram nos dar bom dia com a notícia: Voo para o Porto – Portugal cancelado devido à nuvem de fumaça formada pela atividade vulcânica na Islândia! Sentimento inicial – desesperoooo... ahhhh!”, destacou Cristine.

Mas, como diz o velho ditado: A união faz a força. Os sete brasileiros e mais duas portuguesas se uniram em busca de uma solução para conseguir voltar a Portugal.

Daqui por diante eu deixo as palavras da Cris guiarem você:

“Inicialmente trocamos nossas passagens aéreas com destino a Porto para às 7h do dia seguinte (realmente iríamos esperar um bocado para chegar em casa). Em seguida nos informaram que a nuvem de fumaça estava exatamente sobre o aeroporto do Porto, resultando em seu fechamento. Fomos à fila novamente, durante duas horas e conseguimos trocar nossa passagem para Faro (cidade ao sul de Portugal) e de lá chegaríamos ao Porto de trem (isso nos custaria uns 50 euros mais umas 6 horas de viagem) – resultado: estresse emocional e físico.
Enfim, na manhã seguinte o aeroporto reabriu e os voos voltaram a decolar, inclusive pra Porto. E então? Nós tínhamos trocado erroneamente nossa passagem para Faro. O que fazer? Esperar!
De repente uma notícia espetacular!!! Vagas disponíveis no avião com destino a Porto, porém o check in já havia terminado, faltava meia hora para a decolagem. O que fazer?
Convencemos as atendentes a reabrir o check in e atrasar o voo. Passamos à frente de várias pessoas na fila da revista da polícia e por fim: conseguimos!
Apesar de passar dois dias dormindo no chão duro e gelado do aeroporto, cansaço, estresse e angústia, toda história tem um final feliz, e a minha também. Passei por um novo desafio, trocas de experiências, cultivei novas amizades, ou seja, tudo tem um lado positivo e o melhor: senti saudades... é bom voltar!!!”