Vivenciando o ensino de Química na Espanha - Unijuí

Vivenciando o ensino de Química na Espanha

O intercâmbio foi possível através do convênio estabelecido entre a Unijuí e a UAM, que tem a professora Drª Helena Callai como tutora na Unijuí, e Clemente Herrero, diretor de Departamento de Didáticas Específicas e tutor do convênio na UAM. Entre os dias 19 de janeiro e 26 de fevereiro, trabalhei com a professora Maria Del Carmen Garcia Gómez, catedrática de Didáctica de las Ciências Experimentales.

Essa experiência fará parte de um estudo comparativo que faço entre os Programas de Ensino de Química na Educação Básica em três escolas estaduais situadas no município de Espumoso/RS, que é o lócus de minha pesquisa empírica, que tem a orientação do professor Dr. Otavio Aloisio Maldaner.

O que guia os programas de ensino de química dos professores na Comunidade Autônoma de Madrid e o que concebem enquanto formação Básica em Química são as questões centrais da minha investigação. Nesse sentido, meu plano de atividades incluiu o estudo desses documentos oficiais; visita aos Institutos, para conversar com os professores, ter acesso aos Programas de Ensino de Química e compará-los com os livros de texto, os documentos oficiais e o desenvolvimento das aulas; e o acompanhamento de aulas na UAM, em classes de formação de professores.

Quanto ao valor e o significado de uma experiência de intercâmbio internacional na formação de um mestrando, posso dizer que vai além da formação acadêmica. A oportunidade de nos inserirmos em outro mundo significa vivenciar a cultura daquele povo, o que nos permite ser menos extremistas diante de nossas crenças e concepções.

Inserir-me no contexto europeu de ensino, além de ampliar as interpretações e ferramentas intelectuais e culturais de minha formação, oportunizou equiparar questões mais amplas de ensino, de concepções teóricas aliadas à necessidade de estabelecer diálogo e comunicação. Logo, uma experiência internacional é altamente enriquecedora, principalmente quando apostamos numa formação acadêmica de professores mais generalistas e com as condições de estabelecer o diálogo com a cultura e com o entorno social.

Jaqueline Ritter Pereira, aluna do Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, realizou intercâmbio na Universidade Autônoma de Madri (UAM), Espanha, nos meses de janeiro e fevereiro