Intercâmbio: período de intensas emoções - Unijuí

Intercâmbio: período de intensas emoções

As emoções começaram antes mesmo de chegar a Portugal. Dar até logo para a família e amigos, a minha primeira viagem aérea, ficar tanto tempo longe... Coração acelerado, suando frio, até o avião subir completamente, literalmente eu estava nas nuvens...

Quando cheguei a Porto ainda não acreditava, pensava que estava vivendo um sonho. Eu na Europa? Sim, estou em Portugal. Tudo muito diferente, as pessoas, a cultura, somente a língua que facilitava, ainda era a mesma.

No começo nada é fácil, até acostumar com o local, com a cidade, com as pessoas, com a nova casa, os novos amigos. Acreditem, é fascinante.

Na faculdade fui recebida muito bem, todos muito simpáticos e queridos, mas me deparei logo com um probleminha. Assim que fui apresentada para o meu orientador do estágio, ele me deu cinco artigos para ler e todos em inglês, e esse foi o meu primeiro desafio, não sabia muita coisa de inglês. Mas nada na vida vem de graça, adoro um desafio, e assim começou a minha jornada de altas noites e dias de estudos na Universidade do Porto.

A cidade do Porto é muito bonita, cheia de atrativos: costumes, crenças, culinária, festas. E tudo deve ser muito bem apreciado, principalmente a culinária. Tem que ter cuidado com os quilinhos a mais. A típica francesinha, sabor esse que jamais esquecerei, o pastel de nata, sonhos, o vinho do Porto, sangria, enfim, sabores que só aqui encontraremos.

Estudar, aprender, conhecer, festejar, brincar, viajar, nos surpreender, tudo faz parte do intercâmbio... emoções intensas, os dias passam rápido e temos que aproveitar ao máximo cada segundo.

A minha primeira viagem fora de Portugal foi para Paris, inacreditável, um espetáculo, uma das cidades mais bonitas que já vi em toda a minha vida!
Mais que estudar e concluir o meu curso de Farmácia, estou vivendo novas culturas, conhecendo pessoas de vários países, fazendo amizades, conhecendo lugares incríveis, cada dia aprende-se algo novo, o crescimento pessoal, cultural é enorme.

Posso afirmar que este é o semestre mais intenso da faculdade, e agradeço a todos que me proporcionaram essa grande oportunidade e me apoiaram, à minha família, amigos, professores, e a nossa Universidade, a UNIJUÍ, sem a qual jamais estaria aqui. Certamente a saudade de todos é imensa, mas a experiência vale à pena!

Daiane Splendor
Acadêmica do curso de Farmácia da UNIJUÍ, realiza intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal.