Uma chilena construindo sua história na UNIJUÍ - Unijuí

Uma chilena construindo sua história na UNIJUÍ

Sou oriunda da cidade de Los Andes, Chile, tenho 27 anos, e sou professora de História e Geografia, formada na Universidade Academia do Humanismo Cristiano (U.A.H.C), de Santiago do Chile. Trabalhava em uma escola municipal em minha cidade, e decidi, com meu marido, empreender este desafio de estudo no Brasil. Saímos do Chile em fevereiro (um dia antes do terremoto) e comecei, em março, o Mestrado em Educação das Ciências, na UNIJUÍ. E, em Ijuí ficaremos até o término do curso, com a apresentação e defesa da minha dissertação.

A minha professora orientadora é a Helena Copetti Callai, pessoa que possibilitou minha vinda à UNIJUÍ e que, junto a seu marido Jaeme, tem cuidado de nós o tempo todo. Foi a professora Helena, em colaboração com Marcelo Garrido, professor de Geografia da U.A.H.C, que acolheu meu pedido de fazer Mestrado no Brasil. A escolha do Brasil, e da UNIJUÍ, tem a ver com alguns coisas em comum entre as duas instituições (sua história e política), e a possibilidade de estudar o pensamento de Geografia com pessoas como Helena Copetti Callai, cuja produção intelectual é bastante conhecida no Chile.

Como estudante intercambista, estou vivendo um processo importante da aprendizagem, em um espaço onde as aulas, acompanhadas de chimarrão, e leituras, estimulam um pensamento crítico, aberto à discussão e à construção de conhecimento. Não tem sido fácil falar outro idioma, só que os professores e colegas têm manifestado vontade e tolerância de escutar outra língua e integrar as minhas opiniões, até trocar algumas receitas de comida.

A adaptação a Ijuí é um processo que possivelmente levará mais tempo, sinto falta de espaços de entretenimento, de cinema, entre outras coisas, porém, acho que também é parte do desafio de estudantes estrangeiros trocar ideias, mostrar outras identidades e poder criar espaços desde o próprio estudante que permitam ir criando a universidade.

Paulina Lozano Mesías, professora de História e Geografia, formada na Universidade Academia do Humanismo Cristiano (U.A.H.C), de Santiago do Chile, realiza intercâmbio de estudos do Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.