Estágio prático de vida - Unijuí

Estágio prático de vida

Pode até parecer brincadeira, mas é real. O sonho de estar em outro continente, vivendo totalmente o tão esperado (ou inesperado) estágio no exterior, é realmente uma loucura. Idioma novo, trabalho novo, resumindo, tudo novo, menos o fato de ter que se virar sozinho e conquistar o que se deseja: sucesso profissional e um futuro promissor.

 

Pois bem, estou na Alemanha, tendo a oportunidade que muitos esperam e às vezes não conseguem. Esperei, também, por ela, e por mais incrível que possa soar isto, quando recebi a confirmação bateu, ao mesmo tempo, emoção e medo! Pois não se trata de uma semana ou um mês longe da galera, da família, mas sim um ano.

Passado o primeiro mês, desde a chegada à Alemanha, o pensamento já é totalmente outro: aproveitar ao máximo e se esforçar para que este ano seja inesquecível. Os primeiros dias foram complicados, mas qual a dificuldade que a gente, brasileiro, não supera nessa vida? Não importa onde a gente esteja, dificuldades sempre surgirão e isso é o que se leva da vida: lições de superação.

Estou estagiando na Mastel CNC Technik GmbH, onde são feitas usinagens de peças em alumínio. Sou programador e operador de máquina CNC. A empresa está localizada em Talheim, que é um distrito industrial da cidade de Heilbronn, onde estou morando. Meu contrato tem duração de um ano, sendo que cheguei aqui no dia 27 de julho. Eu sou o terceiro brasileiro aqui nessa empresa.

Agora está ficando cada dia melhor, as amizades surgindo e encontrando mais brasileiros por aqui, também ainda um tanto quanto “perdidos”, e que acabam se tornando quase amigos de infância.

A saudade é complicada, mas não é algo que possa fazer você se sentir triste ou pensar em largar tudo e voltar correndo para sua casa. Pelo contrário, ela que dá mais força para colocar a cara pra bater e seguir sempre em frente, sabendo que algo bom te aguarda num futuro muito próximo. E é isso aí, bola pra frente, que não há do que reclamar, apenas se empenhar ao máximo e deixar a vida te levar...

Dionas Stein
Acadêmico de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ / Campus Panambi, realiza estágio na Mastel CNC Technik GmbH, cidade de Heilbronn, Alemanha, onde permanecerá até agosto de 2011.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.